Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira)

+25
Bruno Fortunato
kleber cruz
Thiago Ávila
leandropm1989
CaeL
fabioamaral
Madsonvander
Riedel
Claiton Cesar
Jean Rodrigues
Vogel Design
Big Spin
iguin_fordka
fabiojr
Rapsil
Birósca
Adriano Falcão
Leti
Leonardo andrade
Matheus_Acre
AndreSantana
sailon
mpxt
Eulalio
dalbino
29 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira)

Mensagem por CaeL Sex 1 Abr 2011 - 12:48

fala cara....é so uma borracha, q fica colada e tem tipo um lugar para segurar a tampa...e uma das idas a ford...eu reparei isso em um modelo 2011 e conversando com o vendedor ele arranjou para mim....deve ser coisa barata para ter sido 0800...huahuahuahuahua...

obs: tive q colocar uma fita dupla face forte pois o carro ja vem com a peça colada de fabrica
CaeL
CaeL
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 111
Idade : 36
Cidade/Estado : Niterói/RJ
Motorização/Cor : 1.0/Azul Noronha
Código de Opcionais : KPM0
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira)

Mensagem por fabioamaral Sex 1 Abr 2011 - 15:56

Leonardo andrade escreveu:conseguiu as borrachas da tampa do porta malas onde?

o meu tá mto barulhento.

Cara ... se não me engano existem duas borrachas com rosca na ponta da parte interna do porta malas , tenta dar uma regulada e observa se o barulho diminui. O ideal é regular a borracha para fora , assim o porta malas fecha com mais ajuste.
fabioamaral
fabioamaral
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 37
Idade : 46
Cidade/Estado : RJ / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : Novo Ka 2010
Data de inscrição : 07/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira)

Mensagem por leandropm1989 Sex 24 Jun 2011 - 18:05

Meu Ka está com muito barulho vindo da região da fechadura da tampa traseira.... Utilizei muito a tampa traseiras nos ultimos meses, a qual eu tinha que sempre estar abrindo e batendo (fechando) para pegar materiais no porta-malas, acho que soltou algum coisa dentro da lataria atras da placa.

Alguem passou pelo mesmo problema? Como solucionar??? Como tirar akele tecido de tras da placa sem estragar os arrebites??

Até

leandropm1989
leandropm1989
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 39
Idade : 34
Cidade/Estado : Campo Grande/MS
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : DVD 7" + Camera de ré + VE
Data de inscrição : 27/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira)

Mensagem por Thiago Ávila Sex 25 Nov 2011 - 14:38

Galera,

Quem tem problema com a tampa interna do porta malas batento o tempo todo ao passar por buracos, tem uma solução.

No ford ka 2012 vem um batente de borracha q vc fixa abaixo do vidro do porta malas que segura o tampao interno e evita dele trepidar a cada buraco. Não é um borrachão circular não que vem no novo ka desde o modelo 2009. Ele tem formato de uma garra.

Numero da peça:

AS55/B46664/AA

Preço: R$4,60

Nao tenho fotos ainda, eu encomendei a peça. So deve chegar semana que vem.

Ai eu posto aqui.

Abraçoo!

Thiago Ávila
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 75
Idade : 39
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : 1.0 Prata
Código de Opcionais : KPE9 CLASS + PULSE + RETROVISOR ELÉTRICO + REDE PORTA MALAS ORIGINAL + PIONEER DEH-P850MP "ROBOCOP" 2X BOMBER UPGRADE 250 RMS + 2 CORNETAS HINOR +2 TWITTERS HINOR
Data de inscrição : 12/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira)

Mensagem por kleber cruz Qua 11 Abr 2012 - 23:05

No meu ka 2012 depois de 5000 km só foi pegar a primeira estrada de chão a porta fica fazendo um barulho na parte superior junto a coluna B, o barulho é de da borracha com a porta, o que seria?
kleber cruz
kleber cruz
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 31
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Fly
Data de inscrição : 26/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira)

Mensagem por kleber cruz Dom 15 Abr 2012 - 20:33

hoje, pedi pra minha esposa ouvir o barulho e tentar verificar de onde vinha o barulho, e parece que é um suporte interno de onde sai o cinto de segurança, vou levar na concessionaria e ver se eh esse o motivo do barulho
kleber cruz
kleber cruz
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 31
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Fly
Data de inscrição : 26/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira)

Mensagem por kleber cruz Ter 17 Abr 2012 - 21:55

Peguei o carro hoje a tarde e pelo que o consultor me disse era o cabo do freio de mão que estava batendo na lataria e uma pequena regulagem da porta, mas a peça do cinto que eu vi nem mexeram, parou o barulho e realmente o freio de mão não estava muito bom, porem andaram 11 km com o carro e na lavagem apareceu um risco na porta e arranhados na parte superior da janela traseira esquerda, fiz eles polirem na hora, suavisou mas esta lá, concessionaria eh f....!!!!
kleber cruz
kleber cruz
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 31
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Fly
Data de inscrição : 26/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira)

Mensagem por Bruno Fortunato Qua 18 Abr 2012 - 0:02

CSS são flóridas mesmo, na ultima revisão que eu fiz na CSS o meu carro voltou com um arranhão e um amassado. Pena que eu não vi isso no ato...aí não pude fazer nada...
Bruno Fortunato
Bruno Fortunato
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 260
Idade : 40
Cidade/Estado : Duque de Caxias/RJ
Motorização/Cor : 1.0 Vermelho Bari
Código de Opcionais : Ar condicionado, forração do porta-luvas, da parte traseira dos bancos traseiros, (by BFortunato), manopla prata, Osram Night Breaker p farois, Osram Cool Blue p lanterna, bicos de led para os pneus
Data de inscrição : 15/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira)

Mensagem por arai Seg 14 Mar 2016 - 21:55

Boa noite!

Desculpem, pois não queria ressuscitar o tópico, mas como não houve retorno para MP que passei para Thiago, estou reabrindo o tópico.

Trata-se do seguinte: existe post do Thiago sobre Batente da Porta Traseira.

[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Borracha_Tampa_Traseia_Ka_4

A peça até já achei na internet na Memorial Peças a R$4,01 a unidade. Acabei também de fazer consulta à revenda local (Horizonte - Jacareí) via e-mail e aguardando retorno.

Porém, não sei onde exatamente aplicar - creio ser em par e onde encosta na tampa (a interna, de fibra) - e gostaria de indicação, se possível com foto ou algum diagrama esquemático.

Valeu!

PS.: Ah, meu Ka é 2010.
A resposta que tive é que seria onde está marcado em amarelo.
[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Borracha_Tampa_Traseia_Ka_1


Última edição por arai em Sáb 2 Set 2017 - 21:58, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Atualiizando hospedagem de fotos (anterior era Photobucket))
arai
arai
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 149
Cidade/Estado : Jacareí/SP
Motorização/Cor : 1.0/Vermelho
Código de Opcionais : Class
Data de inscrição : 14/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira)

Mensagem por sousaman Seg 14 Mar 2016 - 22:46

Arai,

Encaixe a peça entre a borracha do vidro e o vidro.
Ela se apoiará no tampão melhorando o jogo dele dentro do espaço.

arai escreveu:Boa noite!

Desculpem, pois não queria ressuscitar o tópico, mas como não houve retorno para MP que passei para Thiago, estou reabrindo o tópico.

Trata-se do seguinte: existe post do Thiago sobre Batente da Porta Traseira.

[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 AS55B46664AA_250.jpg

A peça até já achei na internet na Memorial Peças a R$4,01 a unidade. Acabei também de fazer consulta à revenda local (Horizonte - Jacareí) via e-mail e aguardando retorno.

Porém, não sei onde exatamente aplicar - creio ser em par e onde encosta na tampa (a interna, de fibra) - e gostaria de indicação, se possível com foto ou algum diagrama esquemático.

Valeu!

PS.: Ah, meu Ka é 2010.

Recomendo colocar um pequeno pedaço de carpete ou feltro nas partes plásticas aonde o tampão se acomoda.
Melhora bastante.

Abraços!
sousaman
sousaman
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1271
Idade : 48
Cidade/Estado : Guarulhos - SP
Motorização/Cor : 1.5 - Branco
Código de Opcionais : SEL Completo
Data de inscrição : 08/10/2012

http://www.uol.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira)

Mensagem por arai Seg 14 Mar 2016 - 22:55

Obrigado Sousaman!

Vou providenciar os batentes e farei isso que explicou.

A concessionária nem me respondeu ainda. Já, se comprar pela internet, só o frete PAC ficaria em R$17,72 (contra 7,30 pelas 2 peças). O duro é que semana passada comprei tensionador de corrente pela mesma loja e podia ter aproveitado o mesmo frete...

Contatarei a css amanhã.

Obrigado por ora e fique com Deus!
arai
arai
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 149
Cidade/Estado : Jacareí/SP
Motorização/Cor : 1.0/Vermelho
Código de Opcionais : Class
Data de inscrição : 14/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira)

Mensagem por arai Sáb 9 Abr 2016 - 19:40

sousaman escreveu:Arai,

Encaixe a peça entre a borracha do vidro e o vidro.
Ela se apoiará no tampão melhorando o jogo dele dentro do espaço.

[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 AS55B46664AA_250.jpg

Recomendo colocar um pequeno pedaço de carpete ou feltro nas partes plásticas aonde o tampão se acomoda.
Melhora bastante.

Abraços!

Oi SOusaman!

Chegaram as peças! Só que por mais que olhe, não faço a mínima ideia de como colocá-las.Embarassed

Você teria alguma foto ou ilustração dessas peças colocadas? Sei que terei de colar em algum lugar. Mas... onde, de que jeito? Cool

Valeu!
arai
arai
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 149
Cidade/Estado : Jacareí/SP
Motorização/Cor : 1.0/Vermelho
Código de Opcionais : Class
Data de inscrição : 14/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira)

Mensagem por arai Sáb 9 Abr 2016 - 20:07

Fotos dos batentes

As "caixinhas" com peças - a lapiseira é meramente para referência
[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Borracha_Tampa_Traseia_Ka_3


O Batente
[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Borracha_Tampa_Traseia_Ka_4

Idem
[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Borracha_Tampa_Traseia_Ka_6


Postarei colocados quando descobrir/souber onde e como colcar.


Última edição por arai em Sáb 2 Set 2017 - 22:02, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Atualiizando hospedagem de fotos (anterior era Photobucket))
arai
arai
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 149
Cidade/Estado : Jacareí/SP
Motorização/Cor : 1.0/Vermelho
Código de Opcionais : Class
Data de inscrição : 14/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira)

Mensagem por Caribé Sex 22 Abr 2016 - 15:10

Bem barulhos, barulhos...
Informei a concessionária na primeira revisão de um barulho na coluna do cinto de segurança do motorista...disseram que não acharam nada.
É um barulho parecido a de uma peça solta. O foda é que é na altura do ouvido do condutor e incomoda. Mais alguém está com esse problema e resolveu na CCS? preciso de uma possível causa, já detectada pra cobrar na revisão dos 10 mil.
Outro problema me parece que vem da região da porta do carona e do passageiro de trás. Acho que está relacionado com o vidro do passageiro traseiro ou da coluna do cinto tb.
Atualmente são esses os dois principais baruhos que enfrento. Acredito que dirão na CCS que nao encontraram a razão...vou pedir pra darem uma volta no carro.
Há também muita pancada seca na parte traseira, quando passo em asfalto irregular, que reverbera por causa do para-choque traseiro nao ter isolamento...como resolver isso? é a suspensao que é ruim?
Abraços a todos.
Caribé
Caribé
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 55
Idade : 44
Cidade/Estado : Campo Grande
Motorização/Cor : 1.5 branco artico
Código de Opcionais : SEL
Data de inscrição : 19/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira)

Mensagem por arai Sáb 30 Abr 2016 - 20:32

Garela!

Ainda não vi onde fixar as borrachas que comprei.

Mas o carro estava parecendo uma bateria de escola de samba em pleno sambôdromo.

Fazia rangido só de entrar e sair no carro. E no paralelepípedo antão? Do rangido, levei à oficina e trocaram borracha do tirante da suspensão traseira. Melhorou, mas ainda fazia.

O dono da oficina recomendou mandar lavar o carro por baixo, que poderia ser sujeira/ressecamento geral (a estrada é de terra onde moro - agora que começaram o serviço de asfaltamento).

Pois bem, hoje mandei lavar e jogar vaselina por baixo e voilá! Todos barulhos sumiram - digamos 99% - até barulho que era aparentemente nos batentes da porta.

Recomendo a todos que estiverem com problema de barulho a mandar lavar antes de levar à oficina.
arai
arai
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 149
Cidade/Estado : Jacareí/SP
Motorização/Cor : 1.0/Vermelho
Código de Opcionais : Class
Data de inscrição : 14/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira)

Mensagem por arai Sáb 2 Set 2017 - 22:29

Bom, aqueles batentes ficaram guardados por bastante tempo desde que comentei aqui.

Só esses dias - uns 30 dias atrás - é que pude colocar os ditos cujos. Dizem que uma olhada é melhor que mil explicações (é isso mesmo, o ditado?), por isso vou começar por fotos que tirei durante o serviço.

O batente e o código
[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Coloca_o_Borracha_1

"Ensaio" para ver onde colar - aqui já tinha pedaço de carpete colado - removi o carpete e fixei temporariamente
[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Coloca_o_Borracha_2
[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Coloca_o_Borracha_3

Dá para notar que o batente comprime bem a borda do tampão
[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Coloca_o_Borracha_4
[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Coloca_o_Borracha_5
[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Coloca_o_Borracha_6

Posição final dos batentes
[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Coloca_o_Borracha_8


Conclusão:
1 - Não sei se esse é o lugar correto. Mas foi o que achei mais adequado de acordo com o esquema abaixo que foi passado pelo vendedor
[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Borracha_Tampa_Traseia_Ka_1

2 - Acabou a "bateção" que vinha do tampão traseiro. De quebra regulei o batente da tampa (porta) traseira e não se percebe quase mais nada da tampa também quando ando em paralelepípedos.
arai
arai
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 149
Cidade/Estado : Jacareí/SP
Motorização/Cor : 1.0/Vermelho
Código de Opcionais : Class
Data de inscrição : 14/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira)

Mensagem por Daianbr Dom 6 Out 2019 - 18:19

Boa noite. Estou com o mesmo problema no meu Ford Ka 2015. A borracha que segurava o tampão soltou e a tampa fica batendo o tempo todo.
Alguém saberia dizer o nome dessa peça e onde eu acho para comprar?
Obrigado.

Daianbr
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Cidade/Estado : Salvador/BA
Motorização/Cor : FORD KA SE 1.0 2015
Código de Opcionais : SENSOR/PELÍCULA/PROTETOR DE CATER/ALARME
Data de inscrição : 29/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira)

Mensagem por arai Dom 6 Out 2019 - 18:49

Boa noite!

Sugiro perguntar na condessionária mais próxima. Essas da foto são "batentes" de borracha.

Já perdi também a borrachinha (as que ficam nas duas extremidade do Ka 2G) com regulagem que só achei na autorizada.

arai
arai
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 149
Cidade/Estado : Jacareí/SP
Motorização/Cor : 1.0/Vermelho
Código de Opcionais : Class
Data de inscrição : 14/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira) - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA] - Como resolver barulhos internos? (Lateral de Portas, Tampão, Parte Traseira)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos