Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

+12
w.morilla
eddpo brunno
Macedo
Aloncio
alex63
monicagmfraga
Tortugo
Flá Menezes
Lucas Corrêa
sergio biazao
Vogel Design
derigeek
16 participantes

Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por derigeek Ter 25 Out 2011 - 18:30

Porfavor,

Acendeu agora a pouco no painel essa bendita luz do motor, que não desligou depois do funionamento do mesmo:
[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Img0060hu





Procurei no manual imediatamente e , só tem escrito sobre um tal "LIM" e que devo pra procurar uma agência da ford. Mas, a concessionária mais proxíma da minha cidade fica a mais de 100km.

Minhas dúvidas:

Será que é algum problema sério?
Alguém do forum já teve o mesmo problema?
O que devo fazer?

Desde já Grato!!
derigeek
derigeek
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 36
Cidade/Estado : Camacan/Bahia
Motorização/Cor : 1.0/ Vermelho Bari
Código de Opcionais : Basico
Data de inscrição : 02/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por derigeek Ter 25 Out 2011 - 21:53

Alguém????????????
derigeek
derigeek
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 36
Cidade/Estado : Camacan/Bahia
Motorização/Cor : 1.0/ Vermelho Bari
Código de Opcionais : Basico
Data de inscrição : 02/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por Vogel Design Ter 25 Out 2011 - 22:02

cara, se a luz ta acessa, deve passar no scanner na concessionaria ou em um mecanico que possua o sistema para descobrir o que pode ser, pode ser N fatores, pode ser uma falha simples como pode ser uma sonda ou sensor crucial do carro que com o tempo pode sim prejudicar o funcionamento do veiculo
Vogel Design
Vogel Design
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 9256
Idade : 39
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais : Tudo que for possivel
Data de inscrição : 27/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por sergio biazao Qua 26 Out 2011 - 13:29

Essa Luz acende quando o reservatorio de combustivel de partida está vazio), quando a bomba de gasolina no tanque tá em curto ou quando há mau contato no plug eletrico de conexão do reservatorio de gasolina do motor, apos lavagem do motor, etc... Se há gasolina, elimina o item 01. se o motor pega, eleimina o item 02, ai so passar white lub nos conectores

sergio biazao
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 6
Cidade/Estado : Londrina- Paraná
Motorização/Cor : 1.0 flex prata
Código de Opcionais : GLASS
Data de inscrição : 26/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por Lucas Corrêa Qua 26 Out 2011 - 14:09

O meu ja aconteceu isso, foi o combustivel ruim que coloquei, assim que sai do posto maldito uns 2 km ela acendeu, tive que fazer a limpeza do sistema de injeção todo desde o tanque ate os bicos, foi cruel, mas como o Vogel falou pode ser N fatores.

Boa sorte!!
Lucas Corrêa
Lucas Corrêa
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 437
Idade : 34
Cidade/Estado : Goiania-Goias
Motorização/Cor : Zetec Rocan 1.0 8 V Ebony
Código de Opcionais : # !!!! # \ o /
Data de inscrição : 07/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por Flá Menezes Ter 1 Nov 2011 - 11:37

Isso aconteceu comigo tbm.

Levei na Ford e o problema era no sensor de velocidade.


Flá Menezes
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : SP/SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : -
Data de inscrição : 01/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por Tortugo Seg 7 Nov 2011 - 10:17

Olá a todos.
Ontem, domingo, essa luz de motor acendeu e não apagou mais. Coincidentemente, foi logo após a troca do óleo, feita por eu mesmo. Fui no manual e:

" MANUTENÇÃO - Luz de verificação do motor - Acende com a chave da ignição na posição "II". Deve apagar-se assim que o motor entrar em funcionamento, indicando que o sistema está operacional. Se acender ou piscar com o veículo em movimento, evite acelerações bruscas e procure os serviços de um Distribuidor Ford para verificação do sistema."

"IMPORTANTE - O uso contínuo do veículo com a luz de verificação do motor acesa poderá comprometer o consumo do combustível, o desempenho e até mesmo a durabilidade do motor e seus componentes."

Aí vim aqui para ver o que se diz a respeito. O Sergio Biazao deu uma luz. Faz tempo que o reservatório da gasolina está sem nem sequer ser olhado... Moro em Cuiabá, MT, e partida a frio aqui é piada. Se não resolver, vou checar numa concessionária e ver se o Box Rápido funciona mesmo e qual a $olu$$ão que vão dar. Naturalmente que vou postar o resultado aqui. Até lá!
Tortugo
Tortugo
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Idade : 65
Cidade/Estado : Varzea Grande/MT
Motorização/Cor : 1.0 flex / branco
Código de Opcionais : DH,AC,VEs,Travas, Alarme
Data de inscrição : 19/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por Tortugo Ter 8 Nov 2011 - 13:15

Olá.
O saldo do meu caso e a luz de verificação do motor foi... apagou! Pois é, do nada , do jeito que acendeu, ontem mesmo ao sair do trabalho, tudo voltou ao normal. Não precisei levar em nenhum profissional. Hoje também está OK, então considero, por enquanto, morto o problema.
Lições a tirar do caso: não se desesperar e andar na maciota por algum tempo (pelo menos um dia) para dar tempo ao sistema voltar ao normal. Daí, se não acontecer isso, levar a uma concessionária ou oficina que tenha o scanner.
Ah! estava esquecendo de dizer que meu Ka me foi entregue em 11 de junho 2008 , já conta com 75.000 km e nunca havia dado esse problema. Claro que outros já aconteceram, mas isso, se for o caso, é para outros posts.
Valeu!
Tortugo
Tortugo
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Idade : 65
Cidade/Estado : Varzea Grande/MT
Motorização/Cor : 1.0 flex / branco
Código de Opcionais : DH,AC,VEs,Travas, Alarme
Data de inscrição : 19/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por monicagmfraga Seg 15 Abr 2013 - 18:59

Meu ford ká é ano 2010/2011 tem apenas 13.000 km.
Hj fui trabalhar e essa bendita luz acendeu e ainda minha quilometragem sumiu, e no lugar apareceram pontinhos piscando. Não sei o que aconteceu. Abasteço o carro sempre no mesmo posto (shell)... entrei em pânico... e agora??????

monicagmfraga
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : Ford ká vermelho
Código de Opcionais : 1222
Data de inscrição : 15/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por alex63 Seg 15 Abr 2013 - 23:43

Boa noite, no seu caso e o sensor de velocidade que esta com defeito. Infelizmente alguns Ka tem apresentado este problema com alguma frequencia.

Abcs
alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por monicagmfraga Qui 18 Abr 2013 - 20:18

Meu carro apagou a luz sozinho.
Abri a tampa do combustível e na hora saiu ar.
Depois disso esperei acabar a gasolina que estava no tanque e coloquei gasolina aditivada. Tudo isso foi as dicas que li no manual. E a luz apagou mesmo...

monicagmfraga
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : Ford ká vermelho
Código de Opcionais : 1222
Data de inscrição : 15/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por alex63 Qui 18 Abr 2013 - 20:42

Monica, fique de olho pois provavelmente como eu disse anteriormente, seunsensor de velocidade deve estar começando a dar problemas.

Abcs
alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por Aloncio Qua 15 maio 2013 - 9:23

o meu só deu isso 1x... fiquei morrendo de medo que teria que levar em uma oficina e iria gastar dindim... Porém me arrisquei depois de pesquisar um pouco aqui, e num dia, desconectei e conectei a maioria dos sensores do motor (o que eu conseguir ver e desconectar e conectar) na mesma hora quando eu liguei o carro a luz apagou.

Aloncio
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 115
Cidade/Estado : Rio de janeiro / RJ
Motorização/Cor : 1.0 Flex Zetec Rocam / Preto
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 26/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por Macedo Seg 20 maio 2013 - 22:37

quando essa luz ta acesa e o carro ainda funciona, quer dizer que o motor opera agora com a isntrução basica da injeção eletronica, nada de mais. pode levar na FORD que a garantia vai resolver.

provavelmente é/foi combustível ruim.
Macedo
Macedo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 263
Cidade/Estado : Rio - RJ
Motorização/Cor : 2.0 16v AT - Prata
Código de Opcionais : Ghia+ couro+ My conection
Data de inscrição : 26/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por eddpo brunno Ter 25 Jun 2013 - 12:28

o meu carro é básico, ano 2011 e hoje quando saí de manha ele acendeu a luz o painel de velocidade não está funcionando e o marcador de velocidade tb não esta funcionando, ando com ele normal, mas estou preocupado, pelo que já li aqui é algum problema com o sensor de velocidade, alguém já teve esse problema sabe dizer o preço desse sensor ou se conseguiu resolver esse problema sem precisar trocar o sensor de velocidade?

eddpo brunno
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 1
Cidade/Estado : Arapiraca/Alagoas
Motorização/Cor : 1.0/prata
Código de Opcionais : Ford Ka 1.0 8V Flex 3p
Data de inscrição : 25/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por Macedo Ter 25 Jun 2013 - 13:01

só no eletricista automotivo (auto-elétrico).

é melhor do que arriscar trocar peças e não resolver.
Macedo
Macedo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 263
Cidade/Estado : Rio - RJ
Motorização/Cor : 2.0 16v AT - Prata
Código de Opcionais : Ghia+ couro+ My conection
Data de inscrição : 26/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por w.morilla Qua 2 Abr 2014 - 18:22

ola.. o meu deu o problema do velocimetro e hoje troquei o sensor de velocidade, o ponteiro resolveu porem a luz do motor continua acesa, alguem sabe oq pode ser? obrigado.

w.morilla
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Cidade/Estado : são paulo
Motorização/Cor : 1.6 preto
Código de Opcionais : completo
Data de inscrição : 26/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por Luquinha Qui 3 Abr 2014 - 12:05

Passe no scanner da CSS
Luquinha
Luquinha
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1371
Cidade/Estado : Penápolis - SP
Motorização/Cor : xport
Código de Opcionais : 0
Data de inscrição : 25/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Luz da injeção acesa mesmo depois de levar à concessionaria Ford

Mensagem por Osmar Luz Ter 22 Abr 2014 - 22:51

Comprei meu Ka 10/11 há 1 mês e a luz da injeção já acendeu algumas vezes, tenho levado à concessionaria, em uma das vezes não foi identificado combustível ruim, provavelmente alguma falha de leitura, segunda vez, foi identificado combustível ruim, a injeção foi reprogramada, passei a abastecer com aditivado shell o v power, a luz tornou a acender. Tenho utilizado aditivos e abastecido em postos  indicados por amigos que possuem carros da Ford mesmo e até outros Kas que não apresentam o mesmo problema.

Alguém pode me ajudar?

Osmar Luz
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : KFN1
Data de inscrição : 31/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por Dragoniten Ter 22 Abr 2014 - 23:59

Na concessionária eles tem um scanner que indica exatamente qual o erro pra luz a injeção acender. Você costuma abastecer com gasolina? Tente uns tanques de etanol e veja se resolve.
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por Cassianno Qua 23 Abr 2014 - 14:36

w.morilla escreveu:ola.. o meu deu o problema do velocimetro e hoje troquei o sensor de velocidade, o ponteiro resolveu porem a luz do motor continua acesa, alguem sabe oq pode ser? obrigado.
Some em breve. Comigo pelo menos, foi assim. Se não me engano uns 2 ou 3 dias.
Verifica também o radiador.
Cassianno
Cassianno
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 18
Cidade/Estado : Salvador / Bahia
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho
Código de Opcionais : Itens de série
Data de inscrição : 03/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por Osmar Luz Qui 24 Abr 2014 - 21:25

Osmar Luz escreveu:Comprei meu Ka 10/11 há 1 mês e a luz da injeção já acendeu algumas vezes, tenho levado à concessionaria, em uma das vezes não foi identificado combustível ruim, provavelmente alguma falha de leitura, segunda vez, foi identificado combustível ruim, a injeção foi reprogramada, passei a abastecer com aditivado shell o v power, a luz tornou a acender. Tenho utilizado aditivos e abastecido em postos  indicados por amigos que possuem carros da Ford mesmo e até outros Kas que não apresentam o mesmo problema.

Alguém pode me ajudar?

Estive ontem na concessionaria em que comprei meu carro para verificar o problema ocorrido. Na leitura do scanner acusou que o módulo necessitava de uma atualização, o que foi feito em pouco tempo. Durante a checagem feita pelos mecânicos analisado o funcionamento da sonda lâmbida e octanagem do combustível, que estavam normais. Agora é testar novamente com etanol ver se o funcionamento realmente normalizou.

Osmar Luz
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : KFN1
Data de inscrição : 31/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por Dragoniten Qui 24 Abr 2014 - 22:32

Essa história de atualização pra mim é balela, não faz muito sentido... Te cobraram algo?
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por Osmar Luz Sex 25 Abr 2014 - 23:00

Não se trata de balela a atualização, como o módulo de injeção (PCM) havia sido trocado há pouco tempo, ele funcionou por pouco tempo sem acender a luz da injeção, com o tempo, após ter feito a leitura de todos os sensores e com temperaturas diferentes do motor, ele cobrou por ajustes, o que seria normal num sistema eletrônico, como codecs ou firmware em aparelhos eletrônicos.
Acompanhei todo o processo desde a leitura pelo scanner e vi quando o software da concessionária apresentou a leitura. Como os mecânicos da loja são conhecidos meus, permitiram que eu acompanhasse e fomos conversando durante o processo todo de testes e programação.
Como comprei o carro também a pouco tempo, não tive custo algum, tudo por conta da loja. Não havendo assim a necessidade de dar um diagnostico falso ou sem necessidade.

Osmar Luz
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : KFN1
Data de inscrição : 31/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por Dragoniten Sáb 26 Abr 2014 - 0:49

Entendi. Isso muda muito o quadro, Osmar, porque já li aqui no fórum de concessionárias que cobraram (se não estou enganado) mais de 200 reais para atualizar a injeção de um colega nosso. Não sabia da troca do seu módulo de injeção, porque você não tinha comentado antes, rs.

Acho um pouco absurdo engenheiros trabalharem anos em cima de um motor pra transformar ele em Flex e conseguir todos os parâmetros corretos e depois de pouco tempo lançarem uma atualização. Não sei se você me entende, mas nem fazendo mudanças de forma empírica testando "antes e depois" demoraria tanto tempo assim.
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por Osmar Luz Qui 22 maio 2014 - 21:33

Concordo também com a sua opinião, na verdade só vi casos destes avisos ou atualizações na Ford. Torna-se um problema para o consumidor. Segundo conversei com os mecânicos da oficina esta atualização custa em torno de R$ 200,00 mesmo e seria um transtorno ter que fazer mais atualizações.
Se houver mais alguma coisa que puder ajudar ou ficar sabendo, vou postando pra ajudar.

Osmar Luz
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : KFN1
Data de inscrição : 31/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Pq a luz do motor está acesa no painel? E agora?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos