Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

+18
erads
Carlos Florencio
seduardo
rodrigo2993
Hades666
fabriciomorige
MoisesDias
Cristiano Oliveira
Williamvt
Fernando Comparetti
Moretto
beto00
EGUIMAR PEREIRA XAVIER
marcoaam
Lucas Campos Dallaval
Daniel Dias
Maraccini
djfernandolages
22 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por djfernandolages Seg 18 maio 2015 - 8:26

Prezados, bom dia, abri este tópico para discutirmos o problema mencionado no título, este barulho incômodo que está me preocupando e creio que também esteja preocupando quem está com isso no carro. Bom, o meu New KA estava tudo aparentemente normal (sem barulho) e após a 1ª revisão realizada semana passada (terça dia 1205) começou com este barulho (parecido com tuchos batendo mais nao tenho certeza que são os tuchos) quando na fase quente em que o motor já atingiu a temperatura ideal de trabalho, parado em semáforos na marcha lenta fica este barulho chato de tec, tec, tec, já levei na concessionária e não chegam a nenhuma solução disto e nem num consenso sobre o que seria, por isso resolvi abrir o tópico para debatermos sobre este barulho e pergunto aos que estão tendo este problema: apareceu depois da primeira revisão ou antes dela?
Grato.
Atenciosamente,
Fernando.
djfernandolages
djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 428
Idade : 43
Cidade/Estado : Lages-SC
Motorização/Cor : New KA 1.0 - Branco
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 23/08/2010

http://www.djfernando.br21.com

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Maraccini Qua 20 maio 2015 - 2:10

Há relatos aqui no clube de carros fazem este barulho tanto com motor frio como com motor quente,  o óleo indicado pela Ford  para motor de 3 Cil. é o 0W20 (muito fino) , na fase fria ele é 0 (zero- muito fino) e na fase quente 20 (tb muito fino) este mesmo óleo já tinha sido indicado para os motores Sigma no começo mas depois do problema com Ecosport que foi reprovada na revista quatro rodas trocaram pelo 5W30. Ainda acho que vão trocar o óleo dos new KA 1.0 por este 5W30.
Meu carro ainda esta amaciando e não pode usar aditivo ainda mas alguém no clube já colocou um aditivo de óleo redutor de atrito ? Tipo  Militec, molykote, triboil  - se colocou parou o barulho téc. Téc. Téc. ? 
O barulho em si não me incomoda o que me deixa apreensivo é o que ele representa - o que esta acontecendo dentro do motor!
Tenho impressão as vezes de vir dos variadores de comandos e as vezes do tucho

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por djfernandolages Qua 20 maio 2015 - 13:06

Maraccini, é o que eu também acho, que o problema está no óleo errado e fico preocupado com o que pode ocorrer futuramente (desgaste prematuro) estou bem "tentado" a colocar um destes aditivos redutores de atrito no motor com certeza vai parar esse ruído, estive na concessionária na segunda feira reclamando deste barulho e o pessoal (mecânicos) olharam, ouviram, identificaram o barulho, mais não descobriram do que se trata, me mostraram outro veículo KA que estava lá para revisão e tinha o parulho pior que o meu, acho que depois da próxima revisão (de um ano) eu vou por um aditivo destes que você citou já que daí o preríodo de troca de óleo fica de ano em ano (no meu caso sempre faço por tempo porque eu não chego a rodar km suficiente no período das revisões).
Abraço.
djfernandolages
djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 428
Idade : 43
Cidade/Estado : Lages-SC
Motorização/Cor : New KA 1.0 - Branco
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 23/08/2010

http://www.djfernando.br21.com

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Maraccini Qua 20 maio 2015 - 17:26

Tb vou fazer só esperando amaciamento terminar e primeira troca de óleo pois com redutor de atrito motor não amacia corretamente , e acho que vou pedir na revisão para colocarem o 5W30 que Ford indica como substituto ao 0w20.( nosso péssimo combustivel fraudado tanto oficialmente pelo governo - gasolina formulada e 27% - como por terceiro adulterada é *oda demais para motor).

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por djfernandolages Qua 20 maio 2015 - 19:10

Pois é, tudo "ajuda" a dar defeito, esse nosso combustível mesmo é uma porcaria.
djfernandolages
djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 428
Idade : 43
Cidade/Estado : Lages-SC
Motorização/Cor : New KA 1.0 - Branco
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 23/08/2010

http://www.djfernando.br21.com

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Maraccini Ter 26 maio 2015 - 21:19

Gente ficou comprovado que barulho téc.- téc.-téc que carro faz as vezes frio e as vezes quente é devido ao óleo muito fino tanto na fase quente. Como na fase fria usa oleo 0W20 e agora que passou período de amaciamento (3.000 km) usei um redutor de atrito no oleo usei um Triboil um aditivo americano mas que agora tem representante no Brasil e diminuiu quase todo os barulhos do motor indicando que Não se trata de característica do motor como alegam na CCS e sim lubrificação deficiente ( já expliquei que este óleo já foi usado pela Ford nos motores sigma e que depois do problema no motor da ecosport da revista quatro rodas trocaram para 5W30) espero que troquem dos nossos tb.
Este Tufoil tem uma superfície de atrito tão baixo que faz Tufoil a substância mais escorregadia  conhecida pelo homem e reconhecido pelo Guinness Book of Records, como "O Lubrificante mais eficiente do mundo". Alguns preparadores americanos falam que é melhor que Militec , usei porque tinha em casa ( era do meu carro )
Mas sem entrar em discussão aconselho a usar um dos redutores para conservar seus motores em boas condições: Militec, Tufoil, Triboil e Molykote A2 este ultimo ainda estou vendo com fabricante seu uso em óleos sintéticos pois texto no site deles tem um erro, assim fica a duvida se pode usar ( fora isso muito bom e usado a bastante tempo).

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por djfernandolages Qua 27 maio 2015 - 13:21

Maraccini, obrigado por compartilhar sua experiência, vou rovidenciar um frasco deste produto e colocar no motor, enquanto ao óleo, engraçado que na nota da minha revisão saiu como 5w20 não sei se procede este mesmo óleo que eles colocaram no motor, enfim, sempre suspeitei da deficiência de lubrificação, estou com um protocolo aberto no 0800 da Ford eles estão para marcar um dia para levar o carro lá na CSS e me disseram (pelo menos na teoria) que vão repassar algumas informações técnicas para os mecânicos da CSS, talvez eles já tenham detectado esta falha, só que na CSS eles falam isso mesmo que você citou, que é característica de projeto.
Abraço.
djfernandolages
djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 428
Idade : 43
Cidade/Estado : Lages-SC
Motorização/Cor : New KA 1.0 - Branco
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 23/08/2010

http://www.djfernando.br21.com

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Maraccini Qua 27 maio 2015 - 20:24

Pelo manual está especificado o óleo 5W20 , achei que era 0W20 pois foi este que colocaram quando peguei o carro e nível estava baixo (deve ser estoque velho pois Ford não mais utiliza este óleo então.) 
Existe um novo manual para carros 2015  no site da Ford mas não consigo abrir nem no IPad nem no Note, se conseguir verifique se indicam outro óleo para motor. Mas ainda acho o 20 muito fino para fase quente apesar deste motor estar muito bem acertado (calibrado) e não ter uma reação exotermica  grande ( não esquenta muito) ao contrario da maioria de outros Ford .


Em teoria um motor tão tecnológico (moderno) deveria usar óleo mais fino para melhor rendimento só que nem sempre a teoria se confirma na pratica, devido a tanta gasolina adulterada no mercado e a contaminação do óleo muito fino diminui muito a lubrificaçáo e provoca barulhos.



Quanto ao molykote A2 estou na duvida sei que é dissolvido em óleo mineral mas quantidade é pouca para causar problema só que já mandei 2 e-mail questionando o fabricante e nenhuma resposta ( nem por educação) então por prudência não usem ( ou por sua conta e risco ) segue e-mail com duvida e erro texto do fabricante :

Gostaria de uma informação participo de um clube de carros que usam óleos 100% Sintéticos e gostaria de indicar o Molykote A2 mas como no site de vocês tem um erro na frase: extraída do seu texto - " Pode ser utilizado em óleos minerais, semi-sintéticos e sintéticos de base mineral " .

Na própria definição um óleo sintético com base mineral é na realidade um semi-sintético (blend) , então a frase no texto dentro do seu site está errada. Fica a duvida se pode ser utilizado com óleos 100% sintéticos ( redundante ).

Sei que é fornecido misturado a óleo mineral ou já existe com sintético ?

Gostaria de saber também se pode usar o produto "molykote para câmbios" em câmbio que utilizam também óleo sintético ou devemos usar o A2 no cambio e qual a proporção ?

Gente fica a dica. Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Maraccini Ter 2 Jun 2015 - 22:56

Cara os new KA tanto o 1.0 e 1.5 tem tucho mecânico e pode ser que estejam batendo por falta de regulagem, coloquei minhas duvidas num tópico em - desempenho - , vamos deixar duvidas sobre isto lá.
Mas o que mais me deixa apreensivo é que não consta regulagem em nenhuma revisão ! Nem como é feita?

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por djfernandolages Qui 4 Jun 2015 - 13:24

Pos, é Maraccini, também andei pesquisando sobre isso, e não consta nada no manual mesmo, mais a minha quase certeza sobre o barulho ainda paira sobre a deficiência de lubrificação, um fato curioso que está acontecendo agora que a temperatura baixou e muito aqui na região onde moro é que na partida à frio ao acelerar para arrancar o carro de manhã parece que o motor está à seco (sem óleo), já agendei uma visita à concessionária e abri um protocolo de reclamação junto ao SAC da Ford exigindo solução definitiva, pois estou bem preocupado com danos futuros no motor.
djfernandolages
djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 428
Idade : 43
Cidade/Estado : Lages-SC
Motorização/Cor : New KA 1.0 - Branco
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 23/08/2010

http://www.djfernando.br21.com

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Maraccini Qui 4 Jun 2015 - 14:05

Como sabe tb tenho esta duvida mas vc Fez o certo se tiver noticia avise mas se não tiver nenhuma soução depois da visita a concessionária coloque um Militec por garantia..
Não sou a favor de aditivação extra mas no Brasil com combustivel ruim que temos , este contamina o óleo dificultando a lubrificaçáo somando mais esta deficiência que estamos sentindo não resta outra solução se fabrica não der jeito pois no futuro os problemas de motores vão para nosso bolso.
Como já havia dito o meu melhorou muito depois do aditivo no barulho , maciez, no rodar e até parece mais forte ( e ligeiramente mais econômico) então só vi vantagem!
Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por djfernandolages Qui 4 Jun 2015 - 21:33

Blz, caso eles não resolvam, já estou vendo para colocar um aditivo destes, andei pesquisando sobre o Triboil que você comentou, gostei do valor do produto e vi uns testes (não muito recentes mais satisfatórios sobre ele) que me surpreenderam, segue o teste que eu vi:

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? 2na5j0z
djfernandolages
djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 428
Idade : 43
Cidade/Estado : Lages-SC
Motorização/Cor : New KA 1.0 - Branco
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 23/08/2010

http://www.djfernando.br21.com

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Maraccini Sex 5 Jun 2015 - 13:55

Fernando como disse em carro original e motorista normal não há necessidade de aditivo para óleo, mas no caso especifico do new ka  coloquei aditivo que foi o Tufoil  saiu errado no texto.

Como sempre tive carros mexidos (turbos e aspirados) já usei  vários aditivos inclusive o Triboil e outros que indiquei.

Na minha opinião por teste pratico os melhores são ( por ordem ):

1) Tufoil  

2) Triboil a base de Teflon.

3) Militec - muitos preparadores gostam , mas para mim é devido a propaganda grande, mas é bom. É um produto sintético que dizem ser um sintético do bissulfato de molibidênio ( molykote ) mas fabrica não confirma.

4) Bardhal Racing Race Turbo Aspro - este coloca antes da troca e  não precisa aquecer motor antes .

Mas algo importante que grande maioria desconhece é como deve ser colocado o aditivo depois da troca deve - ** Aquecer motor e óleo, quando estiver quente ai sim deve ser colocado o aditivo, pois ou são  condicionadores de metal e as peças precisam estar quente para ele aderir ou outros como são mais densos tendem a ir para fundo do cárter e dificulta a circulação dele pelo óleo e consequentemente  a aderência as peças, mesmo quando são misturados com o óleo (diluidos) antes de colocar no motor tem este problema

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por djfernandolages Seg 29 Jun 2015 - 11:17

Pessoal, dando um feedback sobre o problema, e como eu suspeitava e o Maraccini também comentou, o problema está relacionado ao óleo, em contato com o SAC da Ford eles informaram que a recomendação é para ser utilizado o óleo 5w30 e a concessionária vem "empurrando" o 5w20, o erro está aí, essa é a causa de todos os problemas, as CSS Ford estão como as da Fiat que empurra o 5w30 para os motores do uno EVO (1.4 se não me engano, me corrijam se eu estiver errado) sendo que o mesmo utiliza o 10w40, sacanagem das CSS, eu abri reclamação mais sei que eles não vão fazer nada, então segue a dica que quando forem fazer a revisão peguem o óleo no balcão em embalagens de 1 litro e não deixem eles usarem o óleo de tambor de 200l porque eles vão te empurrar o óleo mais caro e como eu vocês vão ter problemas, lembrando que meu problema só acontece de manhã com o motor frio ao acelerar para arrancar o motor fica bem áspero (rajando) como se estivesse sem lubrificação, eu já encrenquei com a CSS mais pouco adiantou, o que eu fiz para amenizar (tapar com a peneira) foi colocar um Militec e o problema sumiu.
Abraços.
djfernandolages
djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 428
Idade : 43
Cidade/Estado : Lages-SC
Motorização/Cor : New KA 1.0 - Branco
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 23/08/2010

http://www.djfernando.br21.com

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Barulhos do motor

Mensagem por Daniel Dias Seg 6 Jul 2015 - 19:22

Boa noite prezados! Eu estou passando por este mesmo problema com meu novo Ka, porém o meu carro esta com apenas 4800 km rodados, estou bem próximo da primeira revisão. Já estive na concessionária e eles informaram que não sabem ao certo ao que refere o barulho e que ainda não tem orientações da Ford de como proceder, informaram que vão esperar o carro chegar a 10.000 km pra amaciar e verificar como proceder. Como o problema de vcs ao que parece começou apos a troca de óleo das revisões o que vcs sugerem que eu faça visto que o barulho em meu motor esta ocorrendo mais ou menos desde os 2 mil km rodados? Além disso meu carro também faz um barulho muito estranho na primeira e segunda marcha parecendo que existe algo raspando arranhando. O óleo que esta indicando no meu manual é o SAE 5W-20 meu carro e manual é 15/15 se puderem me ajudar, pois já gostaria de ir pra revisão com estas informações.

Daniel Dias
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : Goiânia-Go
Motorização/Cor : ford ka sel - Branco
Código de Opcionais : 2015
Data de inscrição : 06/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Maraccini Seg 6 Jul 2015 - 21:54

O meu ainda não foi para revisão de 5.000 Km não.

Este Barulho ainda não foi identificado pela Ford só que como ela já teve problema de lubrificação com motor da ecosport (veja reprovação na quatro rodas) tinha idéia que poderia ser isto tb e coloquei um aditivo extra e melhorou muito e inclusive o criador do tópico tb fez e chegou a mesma conclusão isto leva a conclusão lógica que deva ser mesmo problema de lubrificação.
Inclusive o Fernando criador do tópico entrou em contato com Ford e ela mudou o oleo 5W20 pelo 5W30 indicando mesmo problema de lubrificação como suspeitava !!
A noticia deveria ser mais bem observada por todos pois evita que tenha problemas futuros , esperar que fabrica assuma erro e faça recall é contar com o ovo no .. Da galinha !! Hoje em dia só assumem recall se fabricante de peça com defeito tb assumir falha antes e arcar com custos!!
Como óleo é indicado pela Ford já viu !!!
Inclusive os motores Sigmas do new Fiesta usavam este óleo 5w20 e trocaram tb para 5W30
Vá para a revisão e se conseguir peça para usar o 5w30 e/ou depois coloque um aditivo pode ser o Militec ou outro que indiquei e garanta seu motor até Ford achar onde está o problema !!

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Daniel Dias Ter 7 Jul 2015 - 8:29

Maraccini,


Obrigado pela resposta e pelo auxílio. Você saberia me informar onde encontro estes aditivos sugeridos? Militec, Tufoil, Triboil é a marca correto? Existe alguma especificação no produto (como os vários tipos oléo, por exemplo 5w20)? Adicionar este tipo de aditivo, na visão da Ford poderia ter algum impacto como perda de garantia?

Para finalizar, vocês também sentem o motor meio que "aranhando" nas transições de marcha, principalmente 1ª e 2ª no momento de arranque? Além do barulho do tac tac do motor que ouço principalmente quando estou nos semafóros, sinto o motor como estive arranhando, fazendo um barulho parecendo algo raspando.

Se puderem compartilhar mais estas dúvidas, ficarei agradecido. Abraços.

Daniel Dias
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : Goiânia-Go
Motorização/Cor : ford ka sel - Branco
Código de Opcionais : 2015
Data de inscrição : 06/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Lucas Campos Dallaval Qua 8 Jul 2015 - 7:30

Pessoal, peguei meu Ka semana passada e a pessoa responsável pela entrega frisou que o óleo que será utilizado no carro é o 5W30 mesmo. Inclusive anotou a caneta no manual. Realmente devem ter identificado esse problema e solucionado dessa maneira.
Lucas Campos Dallaval
Lucas Campos Dallaval
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 63
Idade : 37
Cidade/Estado : Taubaté/SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. / Branco
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 13/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Maraccini Qua 8 Jul 2015 - 16:39

A fabrica Ford não tem condição de identificar uma alteração na composição (aditivo Militec por exemplo) somente fabricante do óleo tem composição e poderia identificar!! Muito menos a concessionária !!!

Perda de garantia é fogo acredite se trocar velas pelas NGK (que produzem para Ford -motorcraft) pode perder a garantia apesar de ser o mesmo fabricante das velas.

Aditivo não tem especificação.

Vc encontra em lojas de troca de óleo, auto peças e alguns postos de combustível grande.

Arranhar não vi até agora mas existe um lag (um tempo ou falha) na reaceleração por causa da regularem do acelerador eletrônico e em alguns carros o lag fica constante ( bug erro) em outros volta ao normal , tem um tópico sobre isso.

Quanto ao óleo sempre aleguei o problema de lubrificação bem antes da Ford reconhecer ainda bem que mudou ! mas e quanto a que já rodou 5.000km, 10.000km e mais, será que teve algum problema interno no motor ?

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por djfernandolages Dom 12 Jul 2015 - 0:41

Daniel Dias escreveu:Maraccini,


Obrigado pela resposta e pelo auxílio. Você saberia me informar onde encontro estes aditivos sugeridos? Militec, Tufoil, Triboil é a marca correto? Existe alguma especificação no produto (como os vários tipos oléo, por exemplo 5w20)? Adicionar este tipo de aditivo, na visão da Ford poderia ter algum impacto como perda de garantia?

Para finalizar, vocês também sentem o motor meio que "aranhando" nas transições de marcha, principalmente 1ª e 2ª no momento de arranque? Além do barulho do tac tac do motor que ouço principalmente quando estou nos semafóros, sinto o motor como estive arranhando, fazendo um barulho parecendo algo raspando.

Se puderem compartilhar mais estas dúvidas, ficarei agradecido. Abraços.

Além do tec, tec, esse barulho era o que mais me incomodava, pois parecia que o motor estava trabalhando a seco sem óleo, depois do militec no motor pelo menos este barulho parou, mais o tec, tec amenizou bastante, tem horas que fica quase imperceptível, infelizmente mesmo a fábrica nem os mecânicos da concessionária sabem o que fazer  e de onde é a origem dos  barulhos, deixei o carro dois dias na concessionária e não resolveram, meu medo é entrar numa fria tipo os proprietários do Gol com o motor EA111 que tem o histórico do desgaste prematuro, na p´roxima revisão vou fazer como citei antes, vou pegar o óleo 5w30 dos frascos de 1 litro no balcão, para que seja posto corretamente, enquanto ao aditivo é como o Maraccini disse, a ford não tem como saber que foi colocado, porque o aditivo não altera as características do óleo, nem muda a coloração (no caso do militec) ele "gruda" nas partes metálicas e não sai no óleo, eu comprei numa loja de autopeças, paguei praticamente o mesmo preço que estão vendendo no mercado livre, foi o único aditivo deste gênero que encontrei por aqui.
djfernandolages
djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 428
Idade : 43
Cidade/Estado : Lages-SC
Motorização/Cor : New KA 1.0 - Branco
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 23/08/2010

http://www.djfernando.br21.com

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Maraccini Seg 13 Jul 2015 - 22:29

Carro na CCS para revisão e consultor alegou que óleo é mesmo 5W20 e que o SAC da Ford está por fora, mas que empresinha!!! É meu setimo carro da Ford e cada vez cai mais o nivel dos acabamentos e dos profissionais.
Quero só ver na hora do recall quanto tempo vão demorar para tornar publico, pois ja houveram casos conhecidos e demoraram muito tempo e até processo judicial foi preciso : assim como o motor da ecosport (demostrado pela quatro rodas (para alguma coisa ainda serve foi-se época que era referência)) e do motor VW EA 111.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por djfernandolages Ter 14 Jul 2015 - 8:45

Maraccini, eu pensei nisso também de eles teimarem na CSS que não é o 5w30, quando eu for fazer revisão se o consultor teimar eu vou por o celular no viva-voz e ligar para o SAC da Ford e na frente dele tirar a "teima", hehehe, infelizmente o pardrão mesmo das CSS está caindo de forma absurda, a "revisão" na verdade só serve para trocar o óleo e filtros (as vezes nem o filtro é trocado, tem de ficar de olho), porque revisar mesmo eles não revisam nada, sou cliente Ford a mais ou menos uns 8 anos inclusive sempre fazia serviços mesmo fora da garantia na css, lembro-me a uns anos atrás a revisão era top, regulavam freio de mão, chegavam o torquímetro para reaperto nos parafusos de baixo, testavam quanto à ruidos internos, hoje se você chegar e não falar que uma porca da roda está frouxa eles deixam do jeito que está, o pior é que o valor das revisões só tende aumentar e a qualidade "zero".
djfernandolages
djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 428
Idade : 43
Cidade/Estado : Lages-SC
Motorização/Cor : New KA 1.0 - Branco
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 23/08/2010

http://www.djfernando.br21.com

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Maraccini Qua 15 Jul 2015 - 16:29

Carro chegou da revisáo de 5.000 km e consegui fazer o consultor colocar o 5W30 com argumentos técnicos, reaperto do painel e da suspensão, e apesar de meu carro ser 2015/15 e compra em abril havia uma atualizaçáo da ECU e do Acelerador eletrônico que foram feitas.
Quanto ao barulho novamente sem novidade, ainda mais porque no meu devido ao aditivo não fazia mais barulho.

Mas eles ouviram falar deste barulho ! mas ainda não sabem de onde vem o barulho !!! Contestando a idéia deles, Comentei que barulho não era dos bicos abrindo, nem dos tuchos mecânicos e nem dos coxins hidráulicos ( que fazem barulho tb) era de dentro do motor mesmo.
Vamos ver como fica com este óleo e qualquer novidade coloco aqui!
Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por marcoaam Qua 15 Jul 2015 - 23:35

Olá, Maraccini!

O pessoal da CCS chegou a comentar algo sobre essa atualização na ECU e no Acelerador, em termos do que ele agrega e/ou corrige?

Fiquei curioso... Acho que é importante exigirmos, em nossas revisões, a execução desse procedimento, porque imagino eu que são poucas as CCS que têm essa proatividade que a sua teve, de fazer o procedimento sem solicitação.

Valeu e abraço!

marcoaam
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 19
Idade : 33
Cidade/Estado : Niterói/RJ
Motorização/Cor : 1.0/Vanilla
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 13/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Maraccini Qui 16 Jul 2015 - 20:55

Fizeram a atualização da ECU e acelerador porque pedi , mas por falta de tempo não consegui conversar e ver o que mudou !

Sou chato e revisão é mesmo para corrigir defeitos-falhas-problemas !!

Deixei um papel com o que deveriam fazer !

1) Pedi verificar barulho no motor Tec tec ( lógico que no meu não tinha devido ao aditivo que coloquei mas fica o registro do problema) Deixei anotado no papel que barulho não era dos bicos abrindo, nem dos tuchos mecânicos  nem tampouco dos coxins hidráulicos do motor ( motor de 3 cil. Vibra bem ! ) e derrubou a teoria do chefe da oficina. E que barulho deveria ser deficiência da lubrifiacação. Com este argumento consegui que trocassem o óleo pelo 5W30.

Ainda em off comentei que barulho não era do projeto pois tinha colocado um aditivo e tinha sumido (barulho não surge do nada e tb não desaparece com lubrificação). Não indico falar isto pois o uso do aditivo pode causar perda de garantia !!!

Obs. Fabrica e nem CCS tem ainda alguma idéia do que esta causando tal barulho !!

2) Pedi para Reapertar devido a barulhos a suspensão ( bate final de curso e quica muito) painel e coluna B.

3) Atualização da ECU e do acelerador eletrônico. Comentei da direção muito mole em estrada e sabia que se modificassem a ECU ( o reset tb ) a direção entraria no modo de aprendizagem adaptativa e corrigiria como aconteceu mesmo! Ainda aleguei o baixo rendimento ( queda ) em 5a marcha em aclives suaves e buraco e tempo longo de resposta do acelerador eletrônico numa retomada em baixa rotação ( 2a marcha ) exemplo: retomada depois de lombadas ( muito fraca ) .

4) Pedi para verificar cabo negativo ( o terra junto a carroceria ) que alguns aqui no clube comentaram que receberam carta para a  correção , a  estrutura montada para local do aterramento pode causar mesmo um problema pois além de pintada é soldada ao monobloco ( carroceria ) e solda dificulta passagem de corrente ou o terra neste caso, o mesmo problema a pintura causa onde vai o contato.

2 dias e uma manhã na CCS para revisão de 5000 Km 

 Carro voltou com óleo 5W30 sendo que barulhos do motor ( ou no motor ) voltaram  MAS muito mais FRACOS que antigamente SEM o aditivo  ( duvida?? aditivo ainda grudado nas peças ou óleo novo reduziu barulho!! ) de qualquer forma ainda comprova que há uma deficiência de lubrificação.

Carro está bem melhor na aceleração , retomada e ainda não senti a falha em retomada em 2a ( ainda ! Não andei muito e praticamente só em estrada .) 

Está gostoso e está de forma geral respondendo melhor no desempenho ! 

Aconselho a atualização !!!

Direção está endurecendo melhor  ( como deveria! ) em estrada ( problema que minha esposa não gostava (muito mole)).

Descobri ainda que este motor  3 cilindros não tem tencionado hidráulico como o Rocam e que os tuchos mecânicos tem regulagem por copinho ( como motores da Toyota ) sendo assim dificilmente farão alguma  regulagem pois teriam que  : 1) medir folga  2) desmontar acionadores das valvulas 3) pegar um copinho novo com uma medida maior (espessura) e medir com micrômetro e calcular e ver se troca ficará entre as folgas desejadas (projeto) ou seja CCS não fará e nem sabe fazer!!  Devido a isto que não consta no manual regulagem das válvulas como tem para o motor 1.5 

 Ah comentem que fazem parte do clube do KA parece que houve uma melhor recepção depois que comentei isto !

Espero ter ajudado.

Abraços a todos

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por EGUIMAR PEREIRA XAVIER Seg 20 Jul 2015 - 11:01

Maracinni,
Tenho acompanhado seus debates neste fórum,e meu Ford ka G3 2014,apresenta um breve barulho nos comandos de válvula na primeira partida do dia ou quando parado por muito tempo.
Gostaria de saber se com você acontece o mesmo ou se há relatos deste evento  de alguém neste fórum.
Já liguei em diversas concessionárias mas não há unanimidade sobre o assunto.A desinformação é tanta que me disseram ser corrente de comando,só que este carro não possui corrente de comando,outras dizem ser normal e não resolvem nada,tudo para as concessionárias é normal.
Temos que resolver nos tribunais.
Concordo com você o óleo deste carro 5w20 é muito pouco viscoso com e com elevado poder de escoamento e baixo poder lubrificante.
Se possuir mais informações a este respeito,favor nos informar.
Você está usando o 5w30,colocado na concessionária isto não compromete sua garantia? e seu carro está comportando bem com este óleo? 
Se puder nos informar,agradeço muito.


Última edição por EGUIMAR PEREIRA XAVIER em Ter 4 Ago 2015 - 8:59, editado 2 vez(es)

EGUIMAR PEREIRA XAVIER
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Cidade/Estado : SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO
Motorização/Cor : 1.0 BRANCA
Código de Opcionais : 54
Data de inscrição : 17/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Maraccini Ter 21 Jul 2015 - 22:51

O oleo 5W30 esta no manual como alternativo ao 5W20 e assim não muda nada na garantia.

Como disse  " Carro voltou com óleo 5W30 sendo que barulhos do motor ( ou no motor ) VOLTARAM MAS muito mais FRACOS que antigamente SEM o aditivo e com o oleo 5W20  ( duvida?? aditivo ainda grudado nas peças ou óleo novo reduziu barulho!! ) de qualquer forma ainda comprova que há uma deficiência de lubrificação.

Carro está normal com novo oleo , não tem tucho hidráulico para fazer barulho de oleo mais grosso quanto tiver mais novidades informo.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por beto00 Ter 28 Jul 2015 - 9:10

Bom dia, pessoal.

Estou com o mesmo problema do "TEC, TEC", que mais parece uma máquina de costura do que qualquer outra coisa. Meu carro tem apenas 500 km, mas os barulhos começaram por volta dos 200!

Ainda não levei na CSS, pois estou precisando do carro para algumas viagens curtas a trabalho, e também porque tenho certeza que não resolverão o problema e eu ficarei pelo menos uns dois dias sem o carro.

Ontem, notei que quando piso na embreagem, o barulho "TEC, TEC" para. Então fiquei na dúvida se é realmente o problema de lubrificação ou algum problema na embreagem.

Além disso, como se não fosse suficiente, sinto um leve "TRRR" na embreagem ao sair em primeira...nas outras marchas isso não ocorre.

Tem vários outros BUGS neste carro, mas não vou fugir do assunto do tópico. Comprei zero, a princípio achei bacaninha, mas estou ficando desgostoso...

Por último: moro ao lado da CAOA da Av. Ibirapuera, em SP. Alguém já teve experiência com o serviço desta CSS?

Abs.!

beto00
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : Novo KA 2015 1.0 SE PLUS Branco Ártico
Código de Opcionais : Sistema SYNC, vidros elétricos etc
Data de inscrição : 28/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Lucas Campos Dallaval Ter 28 Jul 2015 - 10:31

Bom dia, Beto.

O meu também está fazendo o TEC TEC....em alguns momentos mais do que em outros. Me parece que neste último abastecimento a gasolina aumentou um pouco.

Quanto ao TRRR ao sair, o meu também faz!

O meu está com 2.300 km, vou aguardar a revisão dos 5.000 km e pedir para verificar.

Abraço
Lucas Campos Dallaval
Lucas Campos Dallaval
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 63
Idade : 37
Cidade/Estado : Taubaté/SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. / Branco
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 13/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Maraccini Ter 28 Jul 2015 - 20:31

O tec tec no meu sumiu (e de outras pessoas aqui no clube tb) com uso de Militec e outros aditivos que prova ser no motor e tb ser problema de lubrifiacação.

Quando ao barulho na embreagem ainda não ouvi ou o meu não fez ainda.

Será que não estão confundido com o barulho dos variadores de comando faz barulho parecido e no final um tipo como se tivesse um "tucho hidráulico" descarregando (só barulho pois carro tem tucho mecânico).

Há muitos relatos de problemas com embreagem e cambio tb aqui !!

Caoa não tem fama boa não com a assistência técnica (oficina) mas estou passando opiniões de outros que já li aqui e no fiesta clube

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos