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[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

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Mensagem por djfernandolages Dom 2 Ago 2015 - 19:04

Pessoal o meu praticamente sumiu o tec tec com o militec e como o beto00 comentou antes que o barulho estava com "força total" pisava na embreagem e sumia o barulho, isso porque ao pisar na embreagem o giro sobe um pouco, o pessoal da css até cogitou que poderia ser oriundo do atuador hidráulico da embreagem, mas não chegaram a trocar o componente porque analizaram melhor nos dois dias que deixei lá e constataram que não era dalí que vinha o problema, o trrrr (tipo um zumbido) também já notei quando saio da garagem em marcha ré, o meu ka anterior também tinha este barulho, para resolver este tec tec como paliativo com um aditivo vai de boa, mas em conversa off com os mecânicos da css eles até tiveram a idéia de abrir a tampa do comando (aqui eles terceirizam este serviço com uma retífica em geral e preparadora de cabeçotes de boa qualidade e confiável até) para conferir regulagem de válvulas (é uma hipótese) mais eu não aceitei porque fico com receio de abrir a tampa e se não for isso que depois fique vazando óleo pela guarnição da tampa de válvulas, estão estou meio esperto aqui o pessoal quando mandar alguma "cobaia" lá para verificar isso se resolver eles ficaram de me avisar se der certo, como eu trabalho ao lado da css que comprei o Karro é só um grito pelo janela é já encosto lá na oficina.
Qualquer novidade vou postando aqui.
Grande abraço a todos.
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Mensagem por Maraccini Seg 3 Ago 2015 - 21:46

Como já sabem estou usando o 5W30 e relatei que barulhos voltaram em menor intensidade do que com o 5W20 mas por precaução coloquei um Militec e parou novamente o barulho (mas ainda acho o Tufoil melhor) e depois da revisão e atualização (da ECU e acelerador elet.) o carro está bem melhor no quesito desempenho/consumo e até o Lag na aceleraçáo em baixa rotação (2a marcha) está melhor.

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Mensagem por EGUIMAR PEREIRA XAVIER Ter 4 Ago 2015 - 8:33

Bom dia pessoal,
Estive ontem na concessionária Ford e lá fui informado de que a partir daquela data todos os novos KA G3 1.0 que entrarem para revisão,sairão com óleo 5w30 no motor,não existindo mais o 5w20.
Portanto,quem tem problemas de barulho por lubrificação deficiente em seus carros,podem ficar livre deste incomodo.
Shocked

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Mensagem por djfernandolages Ter 4 Ago 2015 - 15:40

Eguimar, obrigado por compartilhar a informação, realmente quando entrei em contato com o SAC o atendente foi enfático em dizer que o óleo era o 5W30, acho que agora essa informação está veiculada em boletim interno da Ford para as concessionárias.
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Mensagem por Maraccini Ter 4 Ago 2015 - 18:01

Eguimar

Isto nos leva a duas conjecturas : 1) Ford reconheceu deficiência na lubrificação (isto é bom) e 2) infelizmente não vai resolver muito pois se olhar a minha postagem anterior a sua já estou usando o óleo 5W30 no lugar do 5W20 e o  barulho DIMINUIU  ( abaixou ) em relação a quando usava o óleo anterior descrito mas NÃO SUMIU para isso tive que colocar um aditivo extra no óleo 

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Mensagem por EGUIMAR PEREIRA XAVIER Qua 5 Ago 2015 - 8:37

Maraccini e djfernadolages,
Bom dia.
Como já postei anteriormente,o meu ka apresenta um barulho breve de máquina de costura na primeira partida do dia ou quando fica parado por muito tempo,sugestivo de deficiência no dispositivo que retém óleo no cabeçote ,e depois julgo o funcionamento normal e até bem silencioso.
A minha expectativa é que isto seja corrigido com o óleo 5w30 na  próxima revisão em dezembro.Já entrei em contato com diversas concessionárias que julgam normal,mas não é com todos kas que isto acontece,tudo para eles é normal e a desinformação a respeito deste motor é tanta que chegaram a me dizer que se trata da corrente de comando,coisa que este carro não possui.Acho que devemos continuar debatendo estes assuntos e caso não tenhamos solução para nossos problemas deveremos apelar para os tribunais,não podemos pagar o que pagamos para levar problemas para garagem.
Tão logo eu tenha mais informações as tornarei públicas neste fórum.
Abraço atodos

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Mensagem por Maraccini Ter 11 Ago 2015 - 19:23

Gente

Abri o filtro de óleo da 1a (primeira) revisão com 5500 km , filtro é americano  (made usa) e possui uma válvula diferente feita com 2 cintas de borracha que parece funcionar bem pois tinha bastante óleo ainda dentro do filtro e é bem diferente dos nacionais que tem uma mola e um pistãozinho.

Achei bastante particulados ( "limalha") de alumínio que me preocupa sei que está no amaciamento e que cabeçote é de alumínio e parece que os pistões tb ( maldita falta de informação da Ford) mas achei que quantidade é grande para tamanho do motor/peças (será desgaste acentuado da sede de válvulas (será de alumínio ?) , dos pistões? E os cilindros são tb de alumínio ?  vou aguardar a segunda revisão e abrir novamente o filtro para olhar .

Óleo indicado pela Ford é hoje um 5W30 Magnatec que possui partículas com carga magnéticas que atraem as limalha de ferro (ou de metais ferrosos) e levam para o filtro onde são separadas do óleo mas num motor com tanto alumínio fica sem sentido a indicação deste tipo de óleo somente acordo entre a Castrol  e Ford  pois esta lançou o Óleo Ford Magnetic esclarece !!

Atenção para carros usados principalmente Rocam que não usam este óleo desde o inicio do amaciamento motor estão cheios de limalha e dai este óleo em vez de bem pode acarretar entupimento de galerias e do próprio filtro e dificultaria lubrificação e levando a desgaste acentuado e até fundir !!

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Mensagem por Moretto Sáb 22 Ago 2015 - 0:25

Peguei meu Ka em 16 de junho 2015, agora em 16 de agosto fiz a revisão dos 5 mil km. No manual meu, consta q o óleo certo é o 5w20, porém a uma observação de que se não houver este tipo, pode ser usado o 5w30 q tbm atenda a norma da Ford, meu carro saiu da revisão com o 5w30, e eu não sei com qual óleo ele veio da CC quando comprei, porém nunca ouvi nada do motor.

Este barulho que vcs ouvem e eu tbm, é oriundo do câmbio, esse está me tirando o sono. Façam o seguinte teste.

O barulho ocorre em marcha lenta, ou seja, quando VC está parado, desta forma, quando VC ouvir o barulho de uma pequena movimentada pra frente ou para trás na alavanca de câmbio, VC vai ver q o barulho some, se VC estiver com a primeira engatada, empurre a alavanca um pouco mais pra frente, se estiver ponto morto, empurre pra frente ou pra trás sem engatar a marcha e o barulho tbm para.

Eu acredito que este barulho possa ser uma folga na engrenagens ou uma falta de lubrificação.

A falta de lubrificação já foi descartada pelo mecanico da CC pelo fato deste câmbio ser o mesmo do fiesta e já estar a muito tempo no mercado, e tbm se fosse isso ouviriamos o tempo todo e já teria dado pau.

Folga de engrenagens pode ser, mas deve ser mínima, pq esquentou o a engrenag dilata e para.

Vou tentar dar uma regulada no trambulador junto com o mecânico e volto a postar aqui.

Fiquem tranquilos, o motor de vcs está filé!

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Mensagem por Fernando Comparetti Sáb 22 Ago 2015 - 0:48

Boa noite Moretto...

Estou com o mesmo problema que vc..meu carro faz o msm barulho..a resposta que tive na CC foi que o coxim esta muito flexivel e que acarreta numa vibraçao maior do motor, com essa vibraçao o cabo da alavanca de marcha bate na carcaça do motor ocasiodando esse barulho chato, quando vc empurra a alavanca vc estica esse cabo que para de bater no motor...segundo o consultor tecnico ele ja pegou esse problema e resolveu trocando o coxim que segura essa vibraçao do motor...eu ja fiz o pedido do meu e assim que chegar e fizer a troca posto aqui o resultado se adiantou ou nao...mais vai ate uma CC e pessa para ver um ka ja rodado ligado e compare xom o seu motor para ver se esta vibrando muito..

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Mensagem por Moretto Sáb 22 Ago 2015 - 9:23

Bom dia Fernando, vou fazer isso, obrigado pela resposta, já fiquei mais aliviado huaahuahauaua

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Mensagem por Fernando Comparetti Sáb 22 Ago 2015 - 10:11

Opa magina eu tbm ja tava ficando doido com isso hehe..fique de olho em vazamentos na tampa da valvula e bomba d'agua..tive esses problemas tbm no meu..

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Mensagem por Maraccini Sáb 22 Ago 2015 - 19:12

O cambio IB5 é usado desde os Escort e mesmo no Fiesta Rocam 1.6 Apartir de 10/2010 que trabalha muito quente devido a calibração do motor numca apresentou problema no cambio como folgas nem barulhos.

O motor 3 cilindros vibra bem e já expliquei porque se realmente o varão do cambio bate no motor é erro grotesco da Engenharia.

Quanto a bomba de água defeito foi visto pelo aviso do painel, houve superaquecimento ? Devido (ou após ) a isto que houve o vazamento de óleo ? Queimou junta ?

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Mensagem por Fernando Comparetti Sáb 22 Ago 2015 - 23:53

Acredito tbm que deve ter sido um erro grotesco da engenharia da ford caso seja verdade, infelizmente vou demorar um pouco ainda para saber :/

Ja o vazamento na bomba d'agua Maraccini eu percebi quando fui filmar meu motor com barulho, nao houve nenhum aquecimento, no software Torque a temperatura estava otima e nenhum aviso no painel foi indicado tbm pois o vazamento era minimo, soh que o risco maior era que pingava em cima do alternador correndo risco de curtos circuitos e um possivel incendio...a CC soh reapertou e o problema parou...acredito que mais pra frente o problema volte....

Ja a junta nao me informaram se queimou soh me disseram que ela rasgou...contudo fizeram um serviço porco onde eles encheram a tampa de cola e a cola vazou pra fora..vao refazer o serviço e sem a cola que eu pedi para nao colocarem...

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Mensagem por Williamvt Dom 30 Ago 2015 - 12:01

Bom dia, sou novo aqui e gostaria de saber se alguém já teve retorno de alguma CCS, pois ontem levei o meu Ka 1.0 plus com 800 km na ccs para ver este barulho de Tec Tec que está vindo do seletor de marcha, o mecânico olhou retirou a carcaça plástica que proteje o mesmo pressionou o seletor e o barulho parou tirava mão e voltava, a explicação dada é que devo deixar a alvanca do câmbio em porto morto centralizada para que não ocorra o barulho. Bem não me convenceu pois em outro modelos de carros que tive nunca deu este problema e não tem muita lógica o câmbio ter que ficar centralizado corretamente uma vez que alguns milímetros não causariam tal incômodo, acho que este problema possa ser nas engrenagens o que me preocupa pois comprei um carro zero para não ter dor de cabeça, mas parece que não vou ficar livre disto. Se alguém tiver algum retorno agradeço muito.

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Mensagem por Cristiano Oliveira Dom 30 Ago 2015 - 19:29

Boa noite pessoal,
O meu KA 1.0 SEL está com 11 mil rodados e percebi um breve ruído ao subir pequenos aclives em 1a. marcha quando atinge entre 2000 e 3000 rpm. É um ruído estranho. Parece um trrrrrr. Como se tivesse algo arranhando e logo some.
O som me lembra muito um gato com raiva.
Pensei que fosse o ferro/haste que segura o capô aberto batendo no próprio e gerando trepidação por causa da vibração do motor ao subir o giro.
Então enrolei a haste em uma espuma e o ruído continua.
Alguém já percebeu esse ruído?

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Mensagem por Maraccini Seg 31 Ago 2015 - 19:51

Willians o barulho tec tec vem do motor (dentro - este é o único problemático ) , o barulho toc toc é que vem do seletor na caixa de marchas, eta motorzinho cheio de barulho ! Ainda tem o barulho normal (tr tr tr)  dos acionadores do comando variável que tem gente achando que é problema !
Tem ainda o barulho dos tuchos mecânicos.

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Mensagem por Williamvt Ter 1 Set 2015 - 7:17

Bom dia,Maraccini o barulho toc toc que vem do seletor de marcha alguma CCS te deu o porque está acontecendo, pois vou te falar é um barulho que está me incomodando demais, pois se coloca o câmbio um milímetro pra frente o barulho piora como se as engrenagens tivessem entrando em atrito, obrigado pelo retorno.

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Mensagem por MoisesDias Ter 1 Set 2015 - 11:41


Maraccini escreveu:O tec tec no meu sumiu (e de outras pessoas aqui no clube tb)  com uso de Militec  e outros aditivos que prova ser no motor e tb ser problema de lubrifiacação.

Quando ao barulho na embreagem ainda não ouvi ou o meu não fez ainda.

Será que não estão confundido com o barulho dos variadores de comando faz barulho parecido e no final um tipo como se tivesse um "tucho hidráulico" descarregando (só barulho pois carro tem tucho mecânico).

Há muitos relatos de problemas com embreagem e cambio tb aqui !!

Caoa não tem fama boa não com a assistência técnica (oficina) mas estou passando opiniões de outros que já li aqui e no fiesta clube


Esse barulho da embreagem tambem notei quando piso na embreagem ele para e quando solto ele faz Tec tec tec...., informei na primeira revisao agora aos 6 mil,  e me falaram que esta tudo normal...!

Tambem notei que a ré alguma vezes fez barulho no acoplamento plato/disco.. aconteceram algumas vezes...
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Mensagem por Maraccini Ter 1 Set 2015 - 15:20

O barulho no engate da marcha a ré é característica do cambio IB5

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Mensagem por Cristiano Oliveira Ter 1 Set 2015 - 18:38

Pessoal,

Deixei o carro ontem às 09h na CSS Besouro em Itaboraí - RJ para solução dos seguintes problemas:

1. Ruídos do painel (grade de ar + tampa do Sync).
2. Colar carpete (lado do carona).
3. Repor batentes da porta do carona que se perdeu.
4. Análise do tec tec tec do motor.
5. Análise do trrrrr em 1a. marcha nos aclives.

Liguei hoje para saber e informaram que os ruídos, carpete e batentes foram resolvidos e que o tec tec tec e o trrrrrr não conseguiram identificar.

Não vou reclamar muito, pois ontem andei com o mecânico durante uns 30 minutos e não ouvi o trrrrrr nem tampouco o tec tec tec em marcha lenta.

Vai entender.

Amanhã posto novidades.

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Mensagem por Fernando Comparetti Sex 4 Set 2015 - 19:05

Galera quem está com o barulho toc toc toc no seletor de marcha vá até a css e mandem trocar o coxim do motor...o seletor bate na carcaça do cambio por causa da vibração do motor...eu troquei o coxim e o carro ficou com a vibrção normal de um 3 cilindros e assim o seletor parou de bater na carcaça do cambio...


Abraços!!

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Mensagem por fabriciomorige Dom 6 Set 2015 - 17:48

Olá pessoal, td bem ?

Sou mais um do clube do Novo Ka 1.0 SE com TEC TEC TEC no motor, especialmente com o motor quente, carro com pouco mais de uma semana e 140 kms rodados !

Frio não nota-se mas quente, parece uma lata batendo !

Tbm estou com um barulho citado já aqui nesse post que é o seguinte: carro parado, vc engata 1ª, 3ª e 5ª: faz um barulho de vibração. Engatando 2ª, 4ª e ré, não faz ! É normal tbm o barulho do carro mudar quando vc pisa na embreagem ?

Valew pessoal !

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Mensagem por EGUIMAR PEREIRA XAVIER Sex 2 Out 2015 - 9:15

Prezados colegas do club do ka,fiquem atentos a vazamento de óleo de câmbio.O meu KA está com 5000 KM e ocorreu um merejamento na carcaça abaixo do semi eixo esquerdo.
Bem resolvido na concessionária mas tem que descer o câmbio.
Fiquem de olho,pode ocorrer mais casos.
Abraços a todos

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Mensagem por djfernandolages Qui 17 Dez 2015 - 20:37

Amigos, dando um feedback aqui no tópico que eu iniciei, após a 2ª revisão feita a exato 1 mês atrás a contar de hoje, com essa modificação do óleo para o 5w30 e exigi que fosse colocado óleo das garrafinhas de 1 litro e não do tambor de 200l, o carro ficou sereninho, ou seja, sem o barulho chato relatado, concluo que como suspeitávamos o barulho era proveniente de deficiência de lubrificação, e já ia esquecendo, a Ford encerrou contrato com a Castrol e passou a utilizar o óleo da Mobil, talvez (opinião minha) a engenharia tenha detectado que o Castrol não dava conta do recado, não tenho certeza disso, mais é o que eu suspeito.
Abraço.

Este óleo do vídeo que foi colocado na revisão:

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Mensagem por Maraccini Sex 18 Dez 2015 - 23:27

Pode colocar o endereço no YouTube estou com problema para visualizar .
Não sabia desta troca de fornecedor acabaram então os Magnatec ?

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Mensagem por djfernandolages Sáb 19 Dez 2015 - 19:01

Pois é, a Ford encerrou o contrato com a Castrol, o Magnatec agora não é mais o "oficial" utilizado pela ford.
Segue o link Maraccini.

https://www.youtube.com/watch?v=5yAFbM1lV5U
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Mensagem por Maraccini Dom 20 Dez 2015 - 18:30

Obrigado pela informação somente achei estranho terem regredido para um SL enquanto usava um SN.

No meu carro foi feita revisão com o Magnatec que acho um óleo muito bom se usado desde o inicio da vida do motor !! Mas aquele barulho me preocupava muito !!
Abraço

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Mensagem por Williamvt Sáb 19 Mar 2016 - 10:51

Bom dia a todos, Depois de já passado algum tempo alguma CSS conseguiu descobrir e resolver problema do tec tec tec do motor?
Abraço

William

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Mensagem por Cristiano Oliveira Sáb 19 Mar 2016 - 13:54

Fala William.
Hoje pela manhã, por volta das 9h30 liguei o carro para sair e não ouvi o tec tec tec. Depois de andar uns 300 metros parei o veículo para regular o banco. Deixei o KA em marcha lenta e o bendito tec tec tec voltou a acontecer.
Parece piada. Problema intermitente, vicio oculto e insanável.
Ele agora está com quase 17.000 km rodados. Vou aguardar os 20.000 km para fazer a revisão e na próxima vou exigir a troca do coxim do motor.
Se não o fizerem entrarei com uma ação contra a Ford e a CSS.
Pois estou cansado de retornar a CSS para resolver o problema explicar de onde provém e até mesmo mostrar vídeo e áudio do barulho acontecendo.
Após ficar 1 semana na CSS, retirei o carro na segunda passada (14/03/2016) após uma semana.
Disseram que regularam o seletor de marcha e lubrificaram, porém o maldito tec tec tec voltou hoje.

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Mensagem por Williamvt Sáb 19 Mar 2016 - 15:28

Cristiano Oliveira escreveu:Fala William.
Hoje pela manhã, por volta das 9h30 liguei o carro para sair e não ouvi o tec tec tec. Depois de andar uns 300 metros parei o veículo para regular o banco. Deixei o KA em marcha lenta e o bendito tec tec tec voltou a acontecer.
Parece piada. Problema intermitente, vicio oculto e insanável.
Ele agora está com quase 17.000 km rodados. Vou aguardar os 20.000 km para fazer a revisão e na próxima vou exigir a troca do coxim do motor.
Se não o fizerem entrarei com uma ação contra a Ford e a CSS.
Pois estou cansado de retornar a CSS para resolver o problema explicar de onde provém e até mesmo mostrar vídeo e áudio do barulho acontecendo.
Após ficar 1 semana na CSS, retirei o carro na segunda passada (14/03/2016) após uma semana.
Disseram que regularam o seletor de marcha e lubrificaram, porém o maldito tec tec tec voltou hoje.

Boa tarde Cristiano, o.meu tive que trocar a embreagem porque estava com problema em relação ao barulho do câmbio melhorou bastante porém após a revisão estou com outro barulho de Tec Tec como se tive um bola de esfera dentro do motor mas a CSS insiste em dizer que é normal, e agora abri o capô do carro e para minha surpresa está minando óleo aonde fica as velas e na junta do motor fora que está úmido de grava na coifa onde está a barra ligada ao motor do lado do motorista não seu dizer o nome desta peça. Vou te falar a toda hora aparece algum problema neste carro.

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