Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

+18
erads
Carlos Florencio
seduardo
rodrigo2993
Hades666
fabriciomorige
MoisesDias
Cristiano Oliveira
Williamvt
Fernando Comparetti
Moretto
beto00
EGUIMAR PEREIRA XAVIER
marcoaam
Lucas Campos Dallaval
Daniel Dias
Maraccini
djfernandolages
22 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Cristiano Oliveira Sáb 19 Mar 2016 - 16:29

William,

Vazamento de óleo é grave ainda mais saindo pelas velas e junta do motor.
Esse barulho que você escuta é parecido com o de uma máquina de costura?
Se for pode ser tucho estourado.
Da uma olhada no tópico O que será esse vazamento de óleo no Ka G3?
E veja se o Maracine pode dar uma dica.
Boa sorte.

Cristiano Oliveira
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 108
Cidade/Estado : São Gonçalo - Rio de Janeiro
Motorização/Cor : 1.0 SEL - Branco Artico
Código de Opcionais : 0
Data de inscrição : 02/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Williamvt Sáb 19 Mar 2016 - 19:35

[quote="Cristiano Oliveira"]William,

Vazamento de óleo é grave ainda mais saindo pelas velas e junta do motor.
Esse barulho que você escuta é parecido com o de uma máquina de costura?
Se for pode ser tucho estourado.
Da uma olhada no tópico O que será esse vazamento de óleo no Ka G3?
E veja se o Maracine pode dar uma dica.
Boa sorte.


Boa noite sim parece com máquina de costura!

Williamvt
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 15
Cidade/Estado : São Lourenço Minas Gerais
Motorização/Cor : 1.0 branco
Código de Opcionais : 1
Data de inscrição : 30/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Maraccini Dom 20 Mar 2016 - 14:35

O mais provavel para óleo na cavidade das velas é junta da tampa de válvulas estourada ou com falta de torque correto pois tem junta na parte interna tb (virada para as velas ) .

O tucho deste motor é mecânico e diferente dos Rocam (hidráulicos ) que batem somente quando falta óleo ou este é grosso o do motor 3 cilindros batem por ser mecânico mas a falta de lubrificação o barulho aumenta MUITO ( no meu e de outros aqui quando colocamos aditivo extra no óleo o barulho sumiu ) indicando uma deficiência de lubrificação por isso que Ford trocou o óleo pelo 5W30.

A graxa da homocinetica deveria estar dentro da coifa , reclame na CCS.
Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Hades666 Dom 20 Mar 2016 - 16:03

Eu mandei trocar na ultima revisão para o 5W30..
Hades666
Hades666
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 189
Cidade/Estado : Poa/RS
Motorização/Cor : Nissan
Código de Opcionais : Nissan
Data de inscrição : 26/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Williamvt Seg 21 Mar 2016 - 1:08

Maraccini escreveu:O mais provavel para óleo na cavidade das velas é junta da tampa de válvulas estourada ou com falta de torque correto pois tem junta na parte interna tb (virada para as velas ) .

O tucho deste motor é mecânico e diferente dos Rocam (hidráulicos ) que batem somente quando falta óleo ou este é grosso o do motor 3 cilindros batem por ser mecânico mas a falta de lubrificação o barulho aumenta MUITO ( no meu e de outros aqui quando colocamos aditivo extra no óleo o barulho sumiu ) indicando uma deficiência de lubrificação por isso que Ford trocou o óleo pelo 5W30.

A graxa da homocinetica deveria estar dentro da coifa , reclame na CCS.
Abraço


Boa noite, na revisão que fiz óleo que colocaram é 5w30.

Williamvt
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 15
Cidade/Estado : São Lourenço Minas Gerais
Motorização/Cor : 1.0 branco
Código de Opcionais : 1
Data de inscrição : 30/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Hades666 Qua 30 Mar 2016 - 19:20

Coloquei Militec-1....parou totalmente o barulho na primeira partida. Meu Ka muitas vezes fica dois ou mais dias parado, quando ligava batia um pouco, parou Smile
Hades666
Hades666
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 189
Cidade/Estado : Poa/RS
Motorização/Cor : Nissan
Código de Opcionais : Nissan
Data de inscrição : 26/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por rodrigo2993 Sex 8 Abr 2016 - 17:22

Agora que já passou o período do amaciamento, quero por um aditivo tipo Militec, Tufoil, Triboil etc no meu KA G3. A minha dúvida é, claro que a CSS vai trocar o óleo agora na revisão, mas eu colocando em casa o aditivo não vai exceder ou seja encher muito, passar do nível da vareta MAX e isso não pode ocasionar vazamento de junta etc ? Pergunto pois fico abismado, sempre que troco óleo na CSS eles põe acima do nivel MAX e pelo o que sei isso não é bom. Ou será que se eu pedir na CSS para eles porem o aditivo eles vão permitir ?

rodrigo2993
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 66
Cidade/Estado : CAMPINAS
Motorização/Cor : 1.0 PRATA
Código de Opcionais : SE PLUS
Data de inscrição : 31/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Maraccini Sáb 9 Abr 2016 - 17:39

O Militec é um condicionador de metais eles falam que passa por adsorção gruda nas partes metálicas e não aumenta o nível de oleo ( o oleo serve apenas como transporte ate o metal !).

O Tufoil não me lembro mas acho que ocorre o mesmo que o Militec, mas frasco tb é pequeno.

O Triboil e o Molykote A2 são dissolvidos em óleo mineral o Triboil tem 500 ml e o outro não lembro mas o molykote não deve ser usado em determinados tipos de sintéticos (apesar que sendo mineral para mim não deveria ser usado por nenhum em mistura com óleo sintético) e o tipo do Castrol Magnatec (motorcraft ou FoMoCo) não pode ser utilizado. Vão sim aumentar o volume final na mistura tb. Apesar de bons não devem ser usados com oleo sintético.

Outra opção nova é o Bardhal B12 Sintético de 200 ml ( diferente do normal de 500 ml.) que quase não altera muito o nível.

Somente se tiver conhecido na CSS peça para colocar lá pois pode perder garantia, por segurança eu nunca coloco nada lá. Em lojas de troca de óleo tem como tirar um pouco por vácuo . (algumas)

Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Maraccini Qui 12 maio 2016 - 21:44

Antes de tudo quero deixar claro que este relato é sobre minhas observações e não um incentivo de fazer o que fiz.

Não fiz  a revisão por dois motivos 1) na ultima revisão apesar de meu pedido colocaram o óleo 5W20 e como de costume não resolveram nenhum dos problemas de barulho e outros e 2) estou duro e afastado do trabalho.

Observando por muitos o barulho na fase fria (tec tec) me incomoda muito pois tenho certeza ser de deficiência de lubrificação ainda mais sentindo com este óleo que CCS insistiu em usar e tb observei que quando está quente quase a ponto de ligar a ventoinha o barulho (tec tec) tb volta .

Com esta observação e sabendo que este motor 1.0 de 3 Cil. usa tucho mecânico então não depende do óleo (viscosidade)  para atuar decidi usar um mesmo óleo no caso Castrol Magnetic SN (aqui vai mais um repudio pela fabrica usar agora um óleo SL que tem carga de aditivos com 14 anos; Eu duvido que carros que tem previsão 240 k km cheguem a 150 k km com este óleo velho mas dai já não estarão na garantia problema do proprietário.!! Um absurdo !!!)  voltando usei um mesmo "modelo" de óleo  ou seja mesma carga de aditivo mas com duas viscosidade diferentes 5W30 (2 litros) e 10W40 (2 litros) ou seja fiz um Blend que deu um meio termo (se existisse) 7,5 W35  pois achei que usar direto o 10W 40 seria muito radical. Que na minha opinião dá uma melhor lubrificidade na fase fria e na quente.

Atenção nos Rocam que tem tucho hidráulico  NÃO dá para fazer isso vai bater tucho quando ligar (fase fria) .

Observação: 1)   o barulho na fase fria quase sumiu (não vai sumir nunca por causa dos tuchos mecânicos usados neste motor) e não fez barulho ainda quando quente,    2) sumiu o barulho de descarregamento dos variadores dos comandos (tchu tchu) e 3) o carro está com muito mais torque em baixa (bem acentuado!!) provavelmente a viscosidade maior esteja melhorando o trabalho dos variadores de comando que utilizam a pressão de óleo no trabalho.

Ainda não cheguei ao termino do tanque mas consumo aparentemente melhorou e o desempenho tb.

 Mas como disse em outro tópico já faz 2 k km do ultimo aditivo extra de limpeza e os bicos parecem estar sujos novamente (os furos deste bicos devem ser muito pequenos para melhor atomização e entopem com facilidade mesmo usando combustíveis aditivados  !!) falha ao andar em baixissima rotação. 

Se observar mais alguma alteração vou colocando aqui para quem quiser acompanhar  o experimento !!

Como tenho filtro de ar Inbox só troquei o filtro de óleo e os óleos e gastei R$ 209,00 .

Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por seduardo Sex 3 Jun 2016 - 11:56

Pessoal,

Sei que este tópico é antigo mas gostaria de esclarecer uma dúvida.
O meu é 1.5 e tb faz o barulho de TEC, TEC em marcha lenta a cada 20s +/- quando o ar condicionado está ligado.
O de vocês ocorre com o ar ligado ou desligado também?

seduardo
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 28
Cidade/Estado : Guarulhos
Motorização/Cor : 1.5/Prata
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 24/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Carlos Florencio Qua 3 Ago 2016 - 9:11

Bom dia,

meu Ka esta com 33.800km rodados, eu posso trocar o oleo para o 5w30??
Este aditivo, qual a proporçao devo usar??


Grato.

Carlos Florencio
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Cidade/Estado : Campinas/sp
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : basico
Data de inscrição : 03/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por djfernandolages Qua 3 Ago 2016 - 19:25

seduardo escreveu:Pessoal,

Sei que este tópico é antigo mas gostaria de esclarecer uma dúvida.
O meu é 1.5 e tb faz o barulho de TEC, TEC em marcha lenta a cada 20s +/- quando o ar condicionado está ligado.
O de vocês ocorre com o ar ligado ou desligado também?

Tanto com ar ligado, quanto desligado o barulho aparece, depois que usei militec e o óleo foi alterado para 5w30 não senti mais o barulho.
Abs.
djfernandolages
djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 428
Idade : 43
Cidade/Estado : Lages-SC
Motorização/Cor : New KA 1.0 - Branco
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 23/08/2010

http://www.djfernando.br21.com

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Hades666 Ter 16 Ago 2016 - 15:48

Como disse anteriormente....sigo utilizando uma lata de Millitec de 2 em 2 trocas de óleo e mais o 5W30 da CSS. Como troco óleo a cada 6 meses é um Millitec por ano.
Esta se comportando perfeitamente...
Hades666
Hades666
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 189
Cidade/Estado : Poa/RS
Motorização/Cor : Nissan
Código de Opcionais : Nissan
Data de inscrição : 26/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por erads Ter 6 Dez 2016 - 18:23

Pessoal, eu identifiquei que o barulho varia muito de acordo com o combustível que eu utilizo. No meu ka, já observei que o motor vibra consideravelmente (consequentemente fazendo o tec-tec) quando estou utilizando gasolina comum.

Curiosamente, quando comecei a colocar a tal da DT CLEAN (vulgo gasolina aditivida), o barulho praticamente cessou, aparecendo em pequenos momentos.

Alguém aqui já experimentou essa gasolina aditivada ?

Observação: Óleo 5W20

erads
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 20
Idade : 35
Cidade/Estado : São Paulo / São Paulo
Motorização/Cor : 1.0 S.E / Preto
Código de Opcionais : 0
Data de inscrição : 31/05/2016

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dev.erads.nive

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Maraccini Qua 7 Dez 2016 - 12:01

Acho que deve estar havendo um engano o barulho descrito aqui é devido a deficiência de lubrificação e pela sua descrição ( troca de combustível some o barulho !)  é a popular : batida de pino ou grilo ou grilagem ( pré - ignição) que é quando a mistura ar/combustível explode devido a pontos quentes na câmara de combustão e fora do tempo e que é muito prejudicial ao motor.  

O barulho é mais um tic, tic,  ( por isso a confusão com barulho do topico ) e aparece em aceleração, retomadas e é mais sentido em subidas (aclives) quando se tenta manter a marcha em vez de reduzir ( forçar o motor) e mesmo em retas .

Já descrevi aqui no fórum fatores que levam a estas batidas mas resumidamente : gasolina ruim e ou bicos sujos (mistura pobre) e ou bomba com baixa vazão e ou admissão de ar quente e etc e motores com taxa de compressão alta sofrem mais! 

Hoje ( dados de um ano atrás ) mais de 60 % de toda gasolina " normal" é FORMULADA a nossa gasolina tradicional já não é muito boa mas a formulada é a antiga adulterada mas de forma oficial ( aprovada pela ANP) é produzida com RESTOS petroquímicos como solventes e outros produtos menos nobres e ainda tem oxido de ferro ( outro produto que causa dano ao motor !!) para burlar o índice de octanagem mínimo e tem cheiro, densidade, poder de evaporação e tempo de queima diferente da gasolina normal tradicional e pode ocasionar mais facilmente batida de pino (pré-ignição) e consumo maior e desempenho menor !!! os fabricantes dizem que não é boa para os motores mas governo ........ 

E os maiores fabricantes/consumidores ( está escrito assim na ANP ) são Shell e Ipiranga e não existe obrigatoriedade de informar a venda desta gasolina no lugar da tradicional, somente no estado do Paraná que é obrigatório informar o consumidor 

Mas por lei nenhuma gasolina Aditivada pode ser formulada ( graças a Deus! ) e as melhores são as ; Grid ( petrobras) , VPower nitro (Shell ) e DT Clean  ( Ipiranga) pois além de detergentes e dispersantes tem a mais aditivos redutores de atrito ! E por isso menos sujeitada a batida de pino porque a capacidade anti detonante delas são melhores (octanagem ) do que a porcaria da gasolina formulada !!

Estou usando a DT Clean e achei boa principalmente na limpeza estabilizou a marcha lenta (limpou bico ) mas a Grid parece render pouco mais ! (muito pouco)

Desculpe texto grande mas pode ajudar a sua duvida e de outros ! Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por erads Sex 9 Dez 2016 - 13:53

Maraccini escreveu:Acho que deve estar havendo um engano o barulho descrito aqui é devido a deficiência de lubrificação e pela sua descrição ( troca de combustível some o barulho !)  é a popular : batida de pino ou grilo ou grilagem ( pré - ignição) que é quando a mistura ar/combustível explode devido a pontos quentes na câmara de combustão e fora do tempo e que é muito prejudicial ao motor.  

O barulho é mais um tic, tic,  ( por isso a confusão com barulho do topico ) e aparece em aceleração, retomadas e é mais sentido em subidas (aclives) quando se tenta manter a marcha em vez de reduzir ( forçar o motor) e mesmo em retas .

Já descrevi aqui no fórum fatores que levam a estas batidas mas resumidamente : gasolina ruim e ou bicos sujos (mistura pobre) e ou bomba com baixa vazão e ou admissão de ar quente e etc e motores com taxa de compressão alta sofrem mais! 

Hoje ( dados de um ano atrás ) mais de 60 % de toda gasolina " normal" é FORMULADA a nossa gasolina tradicional já não é muito boa mas a formulada é a antiga adulterada mas de forma oficial ( aprovada pela ANP) é produzida com RESTOS petroquímicos como solventes e outros produtos menos nobres e ainda tem oxido de ferro ( outro produto que causa dano ao motor !!) para burlar o índice de octanagem mínimo e tem cheiro, densidade, poder de evaporação e tempo de queima diferente da gasolina normal tradicional e pode ocasionar mais facilmente batida de pino (pré-ignição) e consumo maior e desempenho menor !!! os fabricantes dizem que não é boa para os motores mas governo ........ 

E os maiores fabricantes/consumidores ( está escrito assim na ANP ) são Shell e Ipiranga e não existe obrigatoriedade de informar a venda desta gasolina no lugar da tradicional, somente no estado do Paraná que é obrigatório informar o consumidor 

Mas por lei nenhuma gasolina Aditivada pode ser formulada ( graças a Deus! ) e as melhores são as ; Grid ( petrobras) , VPower nitro (Shell ) e DT Clean  ( Ipiranga) pois além de detergentes e dispersantes tem a mais aditivos redutores de atrito ! E por isso menos sujeitada a batida de pino porque a capacidade anti detonante delas são melhores (octanagem ) do que a porcaria da gasolina formulada !!

Estou usando a DT Clean e achei boa principalmente na limpeza estabilizou a marcha lenta (limpou bico ) mas a Grid parece render pouco mais ! (muito pouco)

Desculpe texto grande mas pode ajudar a sua duvida e de outros ! Abraço


Obrigado, Maraccini. Bela explicação !

Já percebi aqui que você é um guru do novo ka rs.

Basicamente, os barulhos que eu já identifiquei no meu novo ka são:

1 - Motor em marcha lenta bate em alguma parte do sistema (os usuários do forum comentaram que é em algum componente da caixa de câmbio) - O TEC TEC TEC ocorre quando o carro está parado;

2 - Após algumas horas parado, ao sair com o carro, escuto um barulho semelhante a máquina de costura. Aparentemente, relacionado com falta de lubrificação do óleo nas partes internas do motor. Esse barulho dura no máximo 2 minutos.

3 - (Identificado hoje :-X !!!) Ao ficar mais de um dia parado, o barulho de falta de lubrificação fica bem acentuado. Não sei se hoje eu deveria ter esperado um pouco mais na vaga, deixando o óleo circular pelas partes do motor, mas enfim, descobri esse novo sintoma após ficar dois dias sem usar o meu carro (algo que raramente acontece). Depois de uns 15 minutos rodando o barulho sumiu, basicamente o som é o da "máquina de costura", porém, com um barulho mais assustador.


Espero ter sido claro, colega Maraccini.

Abraços,




erads
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 20
Idade : 35
Cidade/Estado : São Paulo / São Paulo
Motorização/Cor : 1.0 S.E / Preto
Código de Opcionais : 0
Data de inscrição : 31/05/2016

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dev.erads.nive

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Maraccini Dom 11 Dez 2016 - 20:48

Erads

Não sou guru não !  apenas tento ajudar um  pouco com conhecimento adquirido com o tempo . 

Quanto as afirmações 1 e 2 são as que todos reclamam aqui no fórum e especificamente neste tópico 

Quanto a adirmação 3 deve estar com problema na válvula do filtro de óleo a função dela é evitar que óleo escorra do cabeçote para o cárter (assim sempre haverá óleo para lubrificar mesmo em partidas e instantes iniciais de uso) os filtros nacionais tem uma mola e uma tampa mas o filtro original do KA (made IN USA) tem anéis de borracha para fazer a função de válvula e reter o óleo no cabeçote. 

Pode ser que por usar o 5W20 e por este ter viscosidade mais fina na fase quente (quando desliga o motor) a válvula não vede bem , problema já apresentado na Ecosport da quatro rodas em que motor foi reprovado por desgaste das peças por isso que Ford trocou óleo para 5W30.

No seu caso pela descrição está ficando pouco óleo no cabeçote e lubrificação está sendo deficiente ! 

Apesar de a idéia hoje seja de ligar o carro e logo sair rodando (diminuir emissões) Neste seu caso (problema na lubrificação a frio ) e em carros que rodem menos de 12 km de uma vez (desde a partida) pois não atingem temperatura de trabalho correta e assim apresenta desgaste e contamina o óleo lubrificante (que posteriormente acarretará deficiência no lubrificante e portanto mais desgaste nas peças) o que o fabricante e o manual entendem como uso severo do carro/motor !  --- Seria melhor deixar aquecer o motor em marcha lenta por 2 minutos a 3 minutos e só ai sair rodando haverá muito menos desgaste, não haverá contaminação do óleo e consumo final será menor .

 Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por svcglobal Sex 16 Dez 2016 - 11:50

Alguém já tentou usar o 10W-40 num motor 1.5 Sigma?
No calor do verão do RJ acho o 30 fino demais, não?

svcglobal
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Cidade/Estado : Teresópolis, RJ
Motorização/Cor : Ka SEL 1.5 2017 Preto
Código de Opcionais : SEL
Data de inscrição : 05/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Maraccini Sex 23 Dez 2016 - 18:05

Alguns fabricantes de  carros recomendam ( em boletim técnico para ccs mas não no manual um absurdo mas manual é recomendação muito geral e não especifica para algumas regiões  ) o uso de óleo mais grosso para locais quentes como litoral e regiões norte e nordeste . Acho que pode usar principalmente agora no verão no RJ .Só recomendo aqueçer o melhor o motor de manhã antes de rodar mais forte !

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty barulho tec tec tec pode ser variador de fase

Mensagem por edu almeida Qui 6 Jul 2017 - 21:02

prezados, tem uns dez dias que meu ford ka 1.0 2015 50.000 km esta na oficina, com esse maldito barulho que pra mim era tucho, porem o mecanico disse que era no variador de fase, uma peça que fica na ponta do comando de valvulas... desmontou a parte de cima e lateral do cabeçote e constatou que era de fato esta peça que estava totalmente frouxa e sem oleo, por ser um motor novo nao se acha peças deste tipo para comprar, pessoal so vende o comando completo ou o cabeçote. Com muito custo meu mecanico conseguiu essas peças(sao duas) em SP ao custo de 400,00 cada total 800,00... fez a substituiçao ligou o carro e no inicio funcionou normal e sem barulho, porem a medida que o carro ia esquentando o barulho foi ficando cada vez maior...dai teve que desmontar de novo pra ver o motivo, constatou que o barulho estava somente em uma das peças, por algum motivo ainda nao explicado somente uma das peças esta recebendo oleo, a outra que nao recebe oleo esta fazendo o barulho, resumindo, esse barulho se deve a um problema de lubrificaçao, ocorre que a luz de oleo do painel nao acende o que indica teoricamente que esta tudo certo com a bomba de oleo. Talvez tenha alguma obstruçao impedindo o oleo chegar a uma das peças...ainda nao tenho uma posiçao conclusiva do mecanico sobre esse problema, caso algum de voçes esteja passando pelo mesmo problema por favor me ajude, muito obrigado!

edu almeida
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 1
Cidade/Estado : belo horizonte MG
Motorização/Cor : 1.0 prata
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 06/07/2017

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Maraccini Sex 7 Jul 2017 - 12:20

Edu os variadores funcionam por diferença da pressão de óleo não sei mas devem ter bombas de óleo especifica e exclusiva para eles. Acho dificil elas darem problema ! Fique de olho no mecanico e tente conversar com o chefe de oficina de alguma concessionária para ter mais referencia e nos mantenha informados . Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Eduardo Mateus Klein Ter 15 Ago 2017 - 8:27

Esses aditivos na minha opinião não valem a pena, vale muito mais a pena utilizar um óleo bom, ou trocar em períodos mais curtos. E cuidar essa viscosidade já falada acima.

Eduardo Mateus Klein
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Cidade/Estado : Igrejinha/RS
Motorização/Cor : 1.5 Vermelho Malbec
Código de Opcionais : SEL
Data de inscrição : 14/08/2017

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por rhuan diego Qua 16 Ago 2017 - 22:03

coloca militec no oleo dele que melhora o tec tec - quase acaba

rhuan diego
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Cidade/Estado : carpina pe
Motorização/Cor : 1.0 3 cil vermelho
Código de Opcionais : comp
Data de inscrição : 16/08/2017

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por rhuan diego Qua 16 Ago 2017 - 22:04

o tec tec é falta de lubrificação

rhuan diego
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Cidade/Estado : carpina pe
Motorização/Cor : 1.0 3 cil vermelho
Código de Opcionais : comp
Data de inscrição : 16/08/2017

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Barulho tec, tec, tec do motor em marcha lenta no KA G3. E agora?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos