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[DÚVIDA] - Vale a pena fazer a retirada do Catalisador?

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Mensagem por cvinicius Qui 6 Nov 2008 - 14:45

Pessoal , alguem aqui já tirou o catalisador o novo ford ka 1.0 ?
Vou retirar o meu amanhã, segundo meu preparador isso vai liberar entorno de 5 a 6 cavalos a mais no motor, vou conferir no dino e ver no que dá.

abrs!


Última edição por sousaman em Seg 23 Jan 2017 - 11:25, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Redundância da palavra "Catalisador" no título do tópico e alteração do local correto da postagem.)

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[DÚVIDA] - Vale a pena fazer a retirada do Catalisador? Empty Re: [DÚVIDA] - Vale a pena fazer a retirada do Catalisador?

Mensagem por Felinto Sérgio Qui 6 Nov 2008 - 16:09

Será que só um catalisador faz isso tudo?
Depois posta mesmo os resultados.
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Mensagem por jefer Qui 6 Nov 2008 - 16:52

olha, algum ganho vai dar sim
mas tanto assi?
isto eh uns 10% da potencia total do ka

tinha um outro foraum q o pessoal falava de trocar o filtro de ar e ganahr mais 10%

eu colei uma materia da 4rodas q fizeram testes e dava diferença irrisoria.
pq se assim, entao so tirando o catalisador, mudando o filtro mias uam coisa aki e ali simples assim ja ia ta com um ka 1.4 entao eheh
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Mensagem por LeonardoHB Qui 6 Nov 2008 - 16:57

Olha... eu acho q não muda td isso não...

O caso do filtro de ar na minha opinião é só pra mudar o barulho do carro... assim como a retirada do catalisador e a troca do escapamento por um esportivo... ganho de cavalos acho q não tem mto não...

Falows!
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Mensagem por jefer Qui 6 Nov 2008 - 17:30

na verdade assim...
eh fisica neh
se eu tiver uma saida forçada vai ser mai dificil de sair
se o negocio fluir entao funciona melhor
acredito q melhore
no entando
5cavalos de jeito nenhum
deve dar um pequeno ganho

ja q o cvinicius falou q tem um dinamometro
faz o teste e diz pra gente ae
com e sem
a diferença e tiramos a duvida
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Mensagem por Ricardo Qui 6 Nov 2008 - 22:39

Pra ter um resultado legal, além de tirar o catalisador tem que mexer no chip da injeção tb.

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Mensagem por jefer Sex 7 Nov 2008 - 0:03

faz um escapao reto
dae sim
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Mensagem por cvinicius Sex 14 Nov 2008 - 8:07

Pessoal finalmente, terminou a espera.
Retirei o catalizador do meu KA, o ganho no Dino foi de 3 cavalos, medido no alcool o carro passou de 73hp com catalisador para 76hp sem catalisador, por achar que a melhora foi muito pequena, fiz mais uma alteração, retirei o abafador traseiro e coloquei o abafador do Corcel 1.6, fomos novamente para o Dino e o ganho foi de 2hp, ainda não satisfeito troquei o filtro de ar por uma tubulação de aço + um filtro esportivo, que levou o filtro proximo a grade melhorando a admissão de ar, voltamos para o Dino e agora sim fez diferença 81hp medidos no alcool.

Custo da Modificação:
Retirada do Catalisador: R$ 90,00
Abafador do Corcel 1.6: R$ 60,00
Solda do Abafador e Suportes: R$ 30,00
Tubulução de Aço em Curva: R$ 50,00
Filtro Esportivo: R$ 70,00

Custo Total: R$ 300,00

Resultado Final: Após todas as modificações listadas acima o carro passou de 73hp no alcool para 81hp. Medimos depois a diferença na gasolina o carro passou de 70hp para 79hp.

Desculpem a demora em postar o resultado
Valeu galera.
Abrs!!

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Mensagem por jefer Sex 14 Nov 2008 - 10:14

opa
deu um resultado interessante
mas deu pr aperceber que teve q fazermais modificaçoes
o pessoal fala q so o filtro de ar da mais de 10%
o que eu disse qnao daria
vc conseguiu um pouco mais de 10% mas fazendo varias modificaçoes
valew por postar os testes e tudo certinho

informe sobre diferença no consumo
Smile

posta foto desta tubulacao de admiçao de ar ae
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Mensagem por G. Neto Dom 21 Dez 2008 - 21:08

realmente deu um resultado interessante

kero ver ae fts tb Cool
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Mensagem por PoLGaMeS Sex 30 Jan 2009 - 22:37

interessante... to vendo q preciso fazer issu no meu hehehe
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Mensagem por Sanvido Seg 16 Fev 2009 - 19:33

O problema dessas mudanças é que vc perde a garantia do carro, além de correr o risco de ser multado por estar emitindo muito mais poluentes que o permitido por lei!!!
Quer carro potente compre o 1.6!!! Não adianta ficar fazendo gambiarras!!!

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Mensagem por Hitokiri Adriel Seg 16 Fev 2009 - 19:55

Sanvido escreveu:O problema dessas mudanças é que vc perde a garantia do carro, além de correr o risco de ser multado por estar emitindo muito mais poluentes que o permitido por lei!!!
Quer carro potente compre o 1.6!!! Não adianta ficar fazendo gambiarras!!!

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Mensagem por Alessandro Seg 16 Fev 2009 - 21:16

NOssa também sem catalisador é uma Bela multa que vem junto..
Mas pera lá colocar escape do CORCEL... afff é brincadeira isso..
eu prefiro deixar o meu com catalisar pra respeitar o meio ambiente e também colocar um escape esportivo de inox, desde o coletor até o final.
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Mensagem por Tar Seg 16 Fev 2009 - 21:30

Caras, mas dessa questão de poluir é muito relativo, se estiver abastecido com alcool oq que vai liberar pelo escape? Somente CO2 e água, com catalisador ou sem. Ja com gasolina a história é diferente. Mas ja são poucas as regiões do brasil que é melhor botar gasolina ao inves do alcool, sem falar que com alcool se tem uns "cavalinhos" à mais, e quem faz isso no carro certamente vai andar só no alcool... Certamente o cara colocou o silenciador de corcel pelo preço, mas não deve ficar muito mais feio que com esse silenciador do ka stock
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Mensagem por jefer Seg 16 Fev 2009 - 21:57

ou o caradeveter algum conhecimento sobre preparaçao e sabe que pelo tipo do motor, encaixes, pressao de saida, o escape do corcel daria algum ganho....

e multa por estar sem o catalizador, so se o policial erguer o carro

ou tiver q passar pela fiscalizaçao ambiental como em SP

agora se vai brigar por poluir mais ou menos...
entao se ano quer andar a pé, compre um carro movido a hidrogenio.
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Mensagem por Alessandro Seg 16 Fev 2009 - 22:03

Mas já que é pra custo colocaria um JK usado , é legal e dá um ronco nervoso.

Poza é uma boa os Hybridos quando chegar o Fusion ou o EDGE aqui no Brasil eu vou pensar em trocar com o kazão.
hehehe
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Mensagem por Hitokiri Adriel Seg 16 Fev 2009 - 22:11

Alessandro escreveu:Mas já que é pra custo colocaria um JK usado , é legal e dá um ronco nervoso.

minha amiga coloco 1 JK no uno dela... Laughing

eu ainda keria uma explicação de um engenheiro pra saber pq q qnd vc tira oescape, catalisador etc, ele ganha potencia Rolling Eyes
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Mensagem por jefer Seg 16 Fev 2009 - 22:18

dou uma explicação de leigo....

a principio a retirada do catalizador por exemplo
diminuiria a resitencia de saida do ar

o motor precisaria fazer menos força para explir os gases

gerando um pequeno ganho de potencia

----

eh so pensar por exemplo, eh mais facil tirar o detergente da embalagem do detergente com akele bico finno ou de uma garrafa plastica de 2 litros de refrigerante onde o bico eh mais largo e nada impedindo a passagem?

eis o ganho

--

o escape reto tb geraria um ganho alem de bastante mais barulho
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Mensagem por Tar Seg 16 Fev 2009 - 22:24

"A preparação de motores é uma das áreas mais instigantes da mecânica. Conseguir extrair alguns cavalos a mais de potência é um desafio para qualquer preparador experiente. Para conseguir esse feito é preciso seguir uma receita básica - Aumentar a entrada de ar e combustível no motor e facilitar a saída dos gases de escape."                                                                                                                                                                                                                                                                                                "devido à constituição interna em forma de Colméia, o Catalisador restringe o fluxo de gases, dificultando sua saída."
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Mensagem por Sanvido Ter 17 Fev 2009 - 13:55

Tar escreveu:Caras, mas dessa questão de poluir é muito relativo, se estiver abastecido com alcool oq que vai liberar pelo escape? Somente CO2 e água, com catalisador ou sem. Ja com gasolina a história é diferente. Mas ja são poucas as regiões do brasil que é melhor botar gasolina ao inves do alcool, sem falar que com alcool se tem uns "cavalinhos" à mais, e quem faz isso no carro certamente vai andar só no alcool... Certamente o cara colocou o silenciador de corcel pelo preço, mas não deve ficar muito mais feio que com esse silenciador do ka stock

A queima do álcool liberaria só CO2 e água se fosse completa, isto é, se o motor fosse 100% eficiente. Como isso não acontece (e os motores de combustão interna tem uma eficiência em torno de 30%) o combustível queimado, seja álcool ou gasolina, libera poluentes, como CO (monóxido de carbono) e óxidos de enxofre (SOx), que o catalisador ajuda a tornar menos poluentes. Portanto, acho que deveríamos evitar a retirada do mesmo!!!

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Mensagem por Tar Qua 18 Fev 2009 - 1:21

A gasolina libera óxido de enxofre, mas o alcool não... =P (só se for enxofre que tem no ar, mas deve ser completamente despresivel, e nem pode ser considerado da quima incompleta do alcool)
Libera CO tbm, mas é BEM menos que a gasolina
Libera NO2 tbm, mas é BEM menos que a gasolina

Mas oq eu quis dizer, é que o ka a alcool sem catalisador polui semelhantemente a um ka a gasolina com catalisador.

Sem falar que um catalisador dura em média de 80 mil km, e qnto custa um catalisador? uns 300 ou 400 reais? NUNCA ouvi ninguem fala que vai trocar o catalisador pq ja venceu sua vida util e seu carro esta poluindo.

Olhe essa noticia:
http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u500606.shtml

"A vida útil dele é, em média, de 80 mil quilômetros. Tem carros ano 2003 ou 2004 que nunca o trocaram"
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Mensagem por duche Qua 18 Fev 2009 - 8:50

melhora bastante sem catalizador...agora nao vai melhorar tanto assim se vc tirar os o catalizador...tem que tirar ele e o abafador intermediario...so que tirando o intermediario fica 1 barulhao..ehehhe e eu adoro....o meu tah assim...e atras botei um abafador importado de 5" em fibra de carbono
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Mensagem por LeonardoHB Qua 18 Fev 2009 - 9:42

Se eu fizer isso serei barrado na inspeção veicular que estão fazendo aqui em sampa para medir a emissão de poluentes...

Daí to frito!
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Mensagem por PoLGaMeS Qua 18 Fev 2009 - 9:50

esse problema de inspecao q complica.... pq eu tbm queria fazer essa modificacao no escape mais pra frente...
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Mensagem por Alessandro Qua 18 Fev 2009 - 11:21

É com o escape modificado o inspetor vai com certeza embaçar no escape, ou será por causa do ronco, das emissões e ai vai indo até não para mais de botar " defeitos".
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Mensagem por Thiago BH Qua 18 Fev 2009 - 15:00

Sanvido escreveu:O problema dessas mudanças é que vc perde a garantia do carro, além de correr o risco de ser multado por estar emitindo muito mais poluentes que o permitido por lei!!!
Quer carro potente compre o 1.6!!! Não adianta ficar fazendo gambiarras!!!

De 1.6 pra cima neh!?
Se for Ka, aí sim compre um 1.6.Laughing

Concordo tbm!

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Mensagem por Cibulska Seg 5 Abr 2010 - 16:14

Certo galera, o kazera sem catalizador = multa.

Mas isso vale para a tubulacao em aço + filtro esportivo?

E para a alteracao no abafador tb?


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Mensagem por Chokitao Seg 5 Abr 2010 - 17:07

Cvinicius e o consumo, também aumentou na mesma proporção do ganho de potência?
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Mensagem por peuboneti Ter 6 Abr 2010 - 15:44

Cara finalmente alguem com coragem pra mexer em 1.0 e melhor, fez td em cima do dinamometro!!!

Aos poucos to mechendo no meu tb (to com um fiesta 1.0), ai ja vai algums dicas (nao sei se ja ouviu falar).

No meu ja troquei o coletor de admissao e tbi pelas do rocam 1.6. Ja senti melhora em alta. Agora falta colocar o coletor de escape de old ka 1.6 (action). Nessa de trocar o coletor de escape vai sair o catalizador, e fiquei animado q relamente deu resultado.

Hj to usando filtro esportivo interno, mais queria mesmo um conico (mais pelo barulho), e depois q colocar o coletor, qdo tiver q trocar o escape, pretendo colocar o original de 1.6, pra liberar ainda mais o escape. So fico com medo de deixar mto solto e perder mto torque. Em compensaçao em alta vai ficar o bixo!!

Parabens pelo carro!!

peuboneti
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