Mais ágil, Ka 1.6 supera 206 1.4
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Mais ágil, Ka 1.6 supera 206 1.4
Com 28 cv a mais, Ford parte de R$ 31.990, ante R$ 32.300 do Peugeot. Itens de série confirmam vantagem
Ser um carro acessível não significa propiciar menor prazer de dirigir. O Ka 1.6, que tem a exata combinação de desempenho e preço, é um bom exemplo, por isso venceu esse comparativo com o Peugeot 206 1.4. Oferecido só com duas portas, o novo Ford parte de R$ 31.990, cerca de R$ 6.500 a mais que a versão 1.0. O valor extra compensa pela diversão em estradas sinuosas e a agilidade no dia-a-dia.
O Ka 1.6 é ainda R$ 310 mais barato que o 206 1.4 Sensation duas-portas (R$ 32.300) na tabela e traz mais itens de série. E seu motor tem 28 cv de vantagem sobre o do Peugeot.
Dirigibilidade
O hatch da Ford já era bom na geração anterior e manteve-se assim após a renovação. Graças à suspensão firme, a carroceria inclina pouco em curvas. O Ka parece ter sido criado para elas. O 206 tem boa estabilidade e, por trazer suspensão mais macia, proporciona conforto superior aos ocupantes na hora de enfrentar buracos.
Mas o motorista também é bem tratado no Ka, cuja direção é leve e boa para manobras. Poderia ter respostas um pouco mais rápidas, mas isso talvez o deixasse arisco demais. Para enfrentar o trânsito da cidade há poucas companhias tão boas quanto o motor 1.6 flexível do Ford. Com 110 cv (álcool), ele responde de “bate-pronto”. E o câmbio nem é curto, pelo contrário. A 120 km/h, o motor trabalha tranqüilo a 3.000 rpm, o que melhora consideravelmente o consumo de combustível.
Porém, não proporciona baixo nível de ruído, já que o acabamento piorou - e, conseqüentemente, o isolamento acústico. O 206 mostra mais cuidado com detalhes internos e, ante o Ka, parece ser de segmento superior. Na hora de acelerar, o 206 mostra as qualidades do motor 1.4 flexível de 82 cv (álcool). O carro responde bem na cidade, seu ambiente preferido. Tem menos fôlego que o Ka, mas o torque de 12,8 mkgf a 3.250 rpm contribui para a agilidade. Graças ao câmbio mais curto, na estrada, a 120 km/h, o motor do 206 fica a 3.600 rpm.
Apesar do acabamento melhor, nessa condição o ruído na cabine do 206 também é alto e causa desconforto. Fica difícil ouvir música porque a posição dos alto-falantes, abafados pelas pernas dos ocupantes, é ruim.
Direção hidráulica vem de série no Ford 1.6
O Ka tem ar-condicionado mais ruidoso que o do 206, seu interior abusa de plástico e o tecido dos bancos tem qualidade inferior à do rival. Falta ajuste no volante (o 206 tem de altura) e a posição de dirigir poderia ser melhor. Mesmo assim, o Ka dá mais conforto que o Peugeot.
Fica mais difícil bater o Ford no custo-benefício. Ele já vem com direção hidráulica e travas elétricas com comando remoto pela chave. Já o 206 traz itens como cintos traseiros laterais retráteis, limpador e desembaçador traseiro e ar quente.
O Ka tem opcionais mais baratos. Equipá-lo com ar-condicionado custa R$ 1.600 num pacote que inclui vidros elétricos. O ar custa R$ 3.900 no Peugeot. Os vidros e travas, instalados em autorizadas, saem ao todo por R$ 838.
Quem quiser pintura metálica gastará menos com o Ford, R$ 565, ante R$ 850 do Peugeot. O Ka também leva vantagem na manutenção, mais barata que a do Peugeot. Os preços dos seguros são compatíveis, com pequena vantagem para o Ka. Em uma das seguradoras, a diferença na apólice chega a R$ 428. Quem precisar acionar o seguro do Ford também gastará menos. O valor de sua franquia não passa de R$ 1.600. No Peugeot, pode chegar a R$ 1.803.
Fonte: http://paginas.terra.com.br/noticias/gbb/blueovalnews/
Ser um carro acessível não significa propiciar menor prazer de dirigir. O Ka 1.6, que tem a exata combinação de desempenho e preço, é um bom exemplo, por isso venceu esse comparativo com o Peugeot 206 1.4. Oferecido só com duas portas, o novo Ford parte de R$ 31.990, cerca de R$ 6.500 a mais que a versão 1.0. O valor extra compensa pela diversão em estradas sinuosas e a agilidade no dia-a-dia.
O Ka 1.6 é ainda R$ 310 mais barato que o 206 1.4 Sensation duas-portas (R$ 32.300) na tabela e traz mais itens de série. E seu motor tem 28 cv de vantagem sobre o do Peugeot.
Dirigibilidade
O hatch da Ford já era bom na geração anterior e manteve-se assim após a renovação. Graças à suspensão firme, a carroceria inclina pouco em curvas. O Ka parece ter sido criado para elas. O 206 tem boa estabilidade e, por trazer suspensão mais macia, proporciona conforto superior aos ocupantes na hora de enfrentar buracos.
Mas o motorista também é bem tratado no Ka, cuja direção é leve e boa para manobras. Poderia ter respostas um pouco mais rápidas, mas isso talvez o deixasse arisco demais. Para enfrentar o trânsito da cidade há poucas companhias tão boas quanto o motor 1.6 flexível do Ford. Com 110 cv (álcool), ele responde de “bate-pronto”. E o câmbio nem é curto, pelo contrário. A 120 km/h, o motor trabalha tranqüilo a 3.000 rpm, o que melhora consideravelmente o consumo de combustível.
Porém, não proporciona baixo nível de ruído, já que o acabamento piorou - e, conseqüentemente, o isolamento acústico. O 206 mostra mais cuidado com detalhes internos e, ante o Ka, parece ser de segmento superior. Na hora de acelerar, o 206 mostra as qualidades do motor 1.4 flexível de 82 cv (álcool). O carro responde bem na cidade, seu ambiente preferido. Tem menos fôlego que o Ka, mas o torque de 12,8 mkgf a 3.250 rpm contribui para a agilidade. Graças ao câmbio mais curto, na estrada, a 120 km/h, o motor do 206 fica a 3.600 rpm.
Apesar do acabamento melhor, nessa condição o ruído na cabine do 206 também é alto e causa desconforto. Fica difícil ouvir música porque a posição dos alto-falantes, abafados pelas pernas dos ocupantes, é ruim.
Direção hidráulica vem de série no Ford 1.6
O Ka tem ar-condicionado mais ruidoso que o do 206, seu interior abusa de plástico e o tecido dos bancos tem qualidade inferior à do rival. Falta ajuste no volante (o 206 tem de altura) e a posição de dirigir poderia ser melhor. Mesmo assim, o Ka dá mais conforto que o Peugeot.
Fica mais difícil bater o Ford no custo-benefício. Ele já vem com direção hidráulica e travas elétricas com comando remoto pela chave. Já o 206 traz itens como cintos traseiros laterais retráteis, limpador e desembaçador traseiro e ar quente.
O Ka tem opcionais mais baratos. Equipá-lo com ar-condicionado custa R$ 1.600 num pacote que inclui vidros elétricos. O ar custa R$ 3.900 no Peugeot. Os vidros e travas, instalados em autorizadas, saem ao todo por R$ 838.
Quem quiser pintura metálica gastará menos com o Ford, R$ 565, ante R$ 850 do Peugeot. O Ka também leva vantagem na manutenção, mais barata que a do Peugeot. Os preços dos seguros são compatíveis, com pequena vantagem para o Ka. Em uma das seguradoras, a diferença na apólice chega a R$ 428. Quem precisar acionar o seguro do Ford também gastará menos. O valor de sua franquia não passa de R$ 1.600. No Peugeot, pode chegar a R$ 1.803.
Fonte: http://paginas.terra.com.br/noticias/gbb/blueovalnews/
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