Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio?

+8
Alvaro Nunes
Dragoniten
Danilo
JP
C-220
gricwb
brunoricheri
marcelao
12 participantes

Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio? Empty [DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio?

Mensagem por marcelao Ter 20 Nov 2012 - 15:04

Ola colegas!!!
Alguem trocou o oleo da caixa de marcha? Como faço essa troca? E qual o km  e o tipo de oleo a usar?

Valeu Wink
marcelao
marcelao
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 15
Cidade/Estado : Osasco/SP
Motorização/Cor : Endura/Prata
Código de Opcionais : ve/te/
Data de inscrição : 22/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio?

Mensagem por brunoricheri Ter 20 Nov 2012 - 21:55

Tbm quero saber e tbm o preço e marca aconselhada né

brunoricheri
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 40
Cidade/Estado : Campinas-SP
Motorização/Cor : 1.0/Branco
Código de Opcionais : AC,LDT
Data de inscrição : 30/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio?

Mensagem por gricwb Qui 22 Nov 2012 - 3:25

Não consultei o manual, mas em outros carros que tive, me lembro que o óleo da caixa de câmbio só era indicada a troca do óleo no caso de vazamento, não é como o óleo do motor que tem que trocar num tempo pré-determinado.
O óleo de transmissão é um óleo muito pouco viscoso, super fino. Nem esquentem a cabeça com isso...
gricwb
gricwb
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 169
Idade : 40
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.0L/Preto
Código de Opcionais : KFL9
Data de inscrição : 03/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio?

Mensagem por C-220 Qui 22 Nov 2012 - 21:24

Nenhum tipo de óleo é vitalicio, então o ideal é trocar. Troque com 100.000Km ou 4 anos.
C-220
C-220
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 28
Idade : 44
Cidade/Estado : Natal RN
Motorização/Cor : 1.0/ Preto Ebony
Código de Opcionais : AR
Data de inscrição : 03/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio?

Mensagem por JP Ter 25 Jun 2013 - 16:39

Acabei ressuscitando esse tópico.

Alguém já trocou? Por qual óleo?

Procurei no manual e não é dito nada. Alguém sabe qual é a recomendação do fabricante?

Abs,
JP
JP
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 215
Idade : 43
Cidade/Estado : Piracicaba/SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : KBA9
Data de inscrição : 19/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio?

Mensagem por Danilo Ter 25 Jun 2013 - 16:59

Amigo, o óleo é o 5w30

Procura na net q vc acha....

Abrç...
Danilo
Danilo
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4617
Idade : 30
Cidade/Estado : Arujá - SP
Motorização/Cor : 1.0L - Vermelho
Código de Opcionais : KBP3
Data de inscrição : 12/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio?

Mensagem por Dragoniten Ter 25 Jun 2013 - 20:14

Danilo, ele perguntou sobre o óleo do câmbio, leia o nome do tópico.

JP, no manual tem sim a especificação do óleo, procure melhor.

Transmissão SAE 75W90 (sintético) especificação Ford WSD-M2C200-C2
São 2,3 litros de óleo. Página 2-135.
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio?

Mensagem por Danilo Ter 25 Jun 2013 - 20:22

Putz, verdade... desculpa aí JP...

Eu só li o começo do título e vi o nome óleo e nawn terminei de ler...

O Dragon jáh te respondeu...

Vlw Dragon...
Danilo
Danilo
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4617
Idade : 30
Cidade/Estado : Arujá - SP
Motorização/Cor : 1.0L - Vermelho
Código de Opcionais : KBP3
Data de inscrição : 12/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio?

Mensagem por JP Ter 25 Jun 2013 - 22:26

Dragoniten escreveu:Danilo, ele perguntou sobre o óleo do câmbio, leia o nome do tópico.

JP, no manual tem sim a especificação do óleo, procure melhor.

Transmissão SAE 75W90 (sintético) especificação Ford WSD-M2C200-C2
São 2,3 litros de óleo. Página 2-135.
Realmente, vc tem razão.

Mas lá é dito o seguinte: Normalmente não é necessário trocar ou completar o nível do fluido. Consulte a Tabela de Lubrificação e Manutenção. Se houver vazamentos, procure um Distribuidor Ford.

"Normalmente" é um termo vago por se tratar de um produto feito por engenheiros Laughing  Laughing o que consideramos como normal? Afinal, esse óleo fica em um local de impossível acesso a um simples proprietários.
JP
JP
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 215
Idade : 43
Cidade/Estado : Piracicaba/SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : KBA9
Data de inscrição : 19/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio?

Mensagem por Dragoniten Ter 25 Jun 2013 - 23:00

Acho que normal seria a situação em que não há vazamentos. O local de "troca" é de difícil acesso justamente pra não mexerem à toa. Acho que não há necessidade de troca nem preocupação até pelo menos uns 100 mil km. Já vi um old Ka com o câmbio que devia estar com pouco óleo. Quando mexia na manopla fazia um barulho como se fosse de metal arranhando seco, sabe? Horrível! Hahahaha. Acho que só se os engates ficarem muito duros ou começarem a fazer algum barulho que você deve se preocupar, fora isso... Nunca sequer ouvi falar de alguém que precisou trocar o óleo do câmbio.

Abraços.
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio?

Mensagem por Alvaro Nunes Sex 28 Jun 2013 - 22:22

No meu old, apareceu um pequeno vazamento na haste seletora do câmbio, ai aproveitei para trocar o óleo. Mas se você está pensando em trocar por precaução, então troque, mas coloque o indicado pelo fabricante. Além do mais, cuidado nunca é demais.
Alvaro Nunes
Alvaro Nunes
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 165
Idade : 44
Cidade/Estado : Belo Horizonte, Brazil
Motorização/Cor : 1.0 GL
Código de Opcionais : AR/DIR/VE/TE
Data de inscrição : 26/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio?

Mensagem por Dragoniten Sáb 29 Jun 2013 - 1:28

Mas Alvaro, se for um "mexânico", pode acabar trocando o que está funcionando e sei lá, dar algum problema de vedação quando for colocar a rosca novamente após trocar o óleo. Eu acho que troca de óleo (da transmissão) só em caso de vazamento ou nível muito baixo, fora isso, é mexer no time que tá ganhando, podendo correr riscos desnecessários.
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio?

Mensagem por Eulalio Sáb 29 Jun 2013 - 8:02

5 anos e 5 meses com o carro, praticamente 99.000km rodados e nunca troquei o óleo do câmbio. Alguns podem achar um absurdo, mas essa revisão de 100.000km estou fazendo na concessionária e não houve recomendação de substituição de troca de óleo do câmbio.
Eulalio
Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Idade : 45
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio?

Mensagem por JP Sáb 29 Jun 2013 - 9:24

Eulalio escreveu:5 anos e 5 meses com o carro, praticamente 99.000km rodados e nunca troquei o óleo do câmbio. Alguns podem achar um absurdo, mas essa revisão de 100.000km estou fazendo na concessionária e não houve recomendação de substituição de troca de óleo do câmbio.

Bom saber.

Bem, eu pensei em trocar por precaução, mas acho que vou deixar como está por enquanto.
JP
JP
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 215
Idade : 43
Cidade/Estado : Piracicaba/SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : KBA9
Data de inscrição : 19/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio?

Mensagem por Alvaro Nunes Seg 1 Jul 2013 - 11:20

Dragoniten escreveu:Mas Alvaro, se for um "mexânico", pode acabar trocando o que está funcionando e sei lá, dar algum problema de vedação quando for colocar a rosca novamente após trocar o óleo. Eu acho que troca de óleo (da transmissão) só em caso de vazamento ou nível muito baixo, fora isso, é mexer no time que tá ganhando, podendo correr riscos desnecessários.


Concordo plenamente, mas infelizmente sou muito metódico com minhas coisas e temos que tomar cuidado com os mexanicos mesmo. Mas para aqueles com excesso de zelo, sugiro que procurem uma boa oficina para execução do serviço. Porém, se não estiver apresentando vazamentos, não precisa se preocupar, mas no meu caso, como deu problema, aproveitei a oportunidade.
Alvaro Nunes
Alvaro Nunes
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 165
Idade : 44
Cidade/Estado : Belo Horizonte, Brazil
Motorização/Cor : 1.0 GL
Código de Opcionais : AR/DIR/VE/TE
Data de inscrição : 26/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio?

Mensagem por JP Seg 16 Mar 2015 - 14:10

Troquei o oleo do câmbio, mas acho que fiz burrada na escolha do óleo.

Comprei o Petronas Tutela Transmission ZC SAE 75W90 Synth

Pois é, pelo nome parece que é exatamente o que eu precisava mas pelo vi ele é semi-sintético e não sintético.

Será que me lasquei? Fiz isso no sábado.

Descrição que encontrei escreveu:Oleo TUTELA 75w90 API GL5 Semi-Sintético para transmissão mecanicas

Aplicações: Lubrificante multiviscoso semi-sintético para transmissões mecânicas com aplicação em caixas de câmbio e diferenciais. Sua formulação contém aditivo EP (Extrema Pressão), garantindo maior proteção as engrenagens hipóides que operam sob condições normais de uso

Marca: TUTELA - Petronas Lubrificantes Brasil ( FIAT )

Especificações: API GL-5 • SAE 75W-90 • MIL L 2105 D • SAE J 306

Embalagens: 1 litro
JP
JP
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 215
Idade : 43
Cidade/Estado : Piracicaba/SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : KBA9
Data de inscrição : 19/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio?

Mensagem por sanguinete Seg 22 Jan 2018 - 15:30

Oleo de Cambio é igual Direção Hidráulica, a fabrica diz que não é pra trocar porque ela quer que quebre! kkkkk Sério mesmo. Um carro é fabricado pra durar em torno de 200 mil km. E ai não precisa trocar se voce vivesse num país onde o acesso a esses bens é mais fácil, ou se vc não gosta do seu carro. Agora como muita gente usa o carro muito mais que 150 mil km, 200 mil km, o ideal é trocar sim! Quem troca oleo da DH com 50 mil km ou menos vai ver o quanto ela dura! Muito mais. DH algumas com 100 mil km já começa a dar bronca, o oleo saiu um lixo.

sanguinete
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 28
Cidade/Estado : Recife
Motorização/Cor : Qualquer
Código de Opcionais : Qualquer
Data de inscrição : 04/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio?

Mensagem por Professor Ter 23 Jan 2018 - 17:23

Tive um fiestinha 97 e troquei o óleo do câmbio com 140.000 kms. Ele funcionava perfeitamente, mas estava com metade da quantidade recomendada de óleo. Coloquei exatamente o óleo e a quantidade especificada pela Ford, e nas primeiras semandas após a troca o câmbio ficou duro, com dificuldade para engatar a primeira e a segunda marcha. Loucura total!

Professor
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 110
Cidade/Estado : curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.5 preto
Código de Opcionais : SEL
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio?

Mensagem por Maraccini Qui 25 Jan 2018 - 21:24

Tb concordo que deva trocar o oleo de cambio e DH na km indicada como a duração do motor ! Pois o oleo quando envasado (na embalagem ) a Ford coloca validade mas trabalhando no cambio não assim não faz sentido !
Em motores muito rodados ou seja já com desgaste acentuado o óleo original e novo pode ser muito grosso ! Abraços

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a troca de óleo do câmbio?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos