[TUTORIAL] - Como regular o acelerador do seu Ka
+19
franco_dalto
KA GL
PacoMed
alex63
Rubinho
mosher
Felipe Brandão
Gilmar Oliveira
Vogel Design
Bruno Garcia
PedroMachado
Andrezão
felipelombardi
allanp3na
Leonardo andrade
Tar
Alessandro
igordmb
Paulo Marques
23 participantes
Fórum Clube do Novo Ka :: Assuntos sobre o Ka G1 / G2 e G3 :: Manutenção, Reparo & Tutoriais :: Tutoriais
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
[TUTORIAL] - Como regular o acelerador do seu Ka
Outro mini-tutorial. Dessa vez vamos ver como se regula o pedal do acelerador do seu Ka. Se você nota ele muito molenga(balança para frente e para trás). Se você acha que a resposta está muito lenta, isso pode ser melhorado ajustando o cabo do acelerador. É simples.
Primeiro, abra o capô do carro. Localize o cabo do acelerador ele está embaixo da caixa do filtro de ar. Veja:
Primeiro, abra o capô do carro. Localize o cabo do acelerador ele está embaixo da caixa do filtro de ar. Veja:
Uma foto mais próxima:
Na segunda foto vocês podem ver uma peça metálica é nela que vamos mexer. Outra foto para não deixar dúvidas:
É fácil, é só puxar a peça para cima. Assim você solta a mesma e deixa o cabo livre. Caso se queira deixar o pedal mais alto, esticado é só puxar o cabo(peça preta) para a sua direita. Para deixar o cabo mais folgado e o acelerador mais baixo, é empurrando o cabo para a esquerda. Segure o cabo e encaixa a peça metálica. Tá feito!
É fácil, é só puxar a peça para cima. Assim você solta a mesma e deixa o cabo livre. Caso se queira deixar o pedal mais alto, esticado é só puxar o cabo(peça preta) para a sua direita. Para deixar o cabo mais folgado e o acelerador mais baixo, é empurrando o cabo para a esquerda. Segure o cabo e encaixa a peça metálica. Tá feito!
Relembrando: Cabo mais puxado, acelerador mais alto e mais sensível.
Cabo mais frouxo, acelerador mais baixo e mais calmo.
Outra coisa, a lógica seria ao empurrar para a esquerda o cabo iria apertar e puxando para a direita folgar, né? Mas é assim mesmo como está lá em cima. Invertido, esquerda folga, direita aperta. Ok?
Convidado- Convidado
Re: [TUTORIAL] - Como regular o acelerador do seu Ka
pra que serve isso...oq ue mudaria?
Paulo Marques- Carteira Provisória
- Número de Mensagens : 637
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : 1.6, preto
Código de Opcionais : KPI9+Air Bag+Couro+Xenon no farol de milha e Bi xenon 8000k+Angel Eyes+DVD Pionner +Roda 17 Scorro S173 e Pneu 205/40, recentemente NITRO, suspencao esportiva e escapamento RaceWay em Inox....
Paulo Marques escreveu:pra que serve isso...oq ue mudaria?
Brvita escreveu:Outro mini-tutorial. Dessa vez vamos ver como se regula o pedal do acelerador do seu Ka. Se você nota ele muito molenga(balança para frente e para trás). Se você acha que a resposta está muito lenta, isso pode ser melhorado ajustando o cabo do acelerador. É simples.
...
Cabo mais frouxo, acelerador mais baixo e mais calmo.
...
Convidado- Convidado
como e que vc deixa o seu cabo?
essa foto ai e quando a regulagem tava original?
igordmb- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09
valeu pela dica...
Código de Opcionais : KPI9+Air Bag+Couro+Xenon no farol de milha e Bi xenon 8000k+Angel Eyes+DVD Pionner +Roda 17 Scorro S173 e Pneu 205/40, recentemente NITRO, suspencao esportiva e escapamento RaceWay em Inox....
igordmb escreveu:como e que vc deixa o seu cabo?
Essa foto já tá todo puxado. É encostou, acelerou. Antes ele tava frouxo, tanto que o pedal do acelerador mexia pra frente e para trás.
Paulo Marques escreveu:valeu pela dica...
Estamos aqui para trocar idéias e experiências.
Convidado- Convidado
eu mechi no meu ontem e nao deu diferença nao
eu vou ver iso hoje...
igordmb escreveu:eu mechi no meu ontem e nao deu diferença nao
O seu já devia estar bem puxado então. O meu tava bem solto.
Convidado- Convidado
Mais será que isso altera o RPM, quando está parado, ou seja, de manhã ele fica alto quando está todo pra direita e o consumo será q altera.
Alessandro escreveu:Mais será que isso altera o RPM, quando está parado, ou seja, de manhã ele fica alto quando está todo pra direita e o consumo será q altera.
nao, nao altera o rpm e nem o consumo, so tira a folga do acelerador... quando vc estiver no carro ao inves de empurrar o acelerador puxa ele com o pe, vc vai notar uma folga, e essa folga que o ajuste vai tirar, so vai tirar a folga que tem pra tras
Fiz isso no meu hoje, deixei ele "pisou e acelerou". Dava pra ter deixado mais puxado ainda, oq DEIXARIA O CARRO ACELERADO, além que ficou faltando acelerador no final, tipo, acelerava tudo e ainda faltava para encostar no final.
Alem de como sou grande, ficava com o pé muito de pé para deixar somente um pouco acelerado
Qndo cheguei no meu destino voltei como era antes.
Mas gosto é gosto.
Valeu pela dica Brvita!
Não tive akela tua impressão errada de direita afrouxar e esquerda apertar, ja que o sistema é muito parecido com um freio de bicicleta (que comparação essa minha heim!?), no caso esticamos o cabo do "carburador" e não do acelerador.
abraço a todos,
Alem de como sou grande, ficava com o pé muito de pé para deixar somente um pouco acelerado
Qndo cheguei no meu destino voltei como era antes.
Mas gosto é gosto.
Valeu pela dica Brvita!
Não tive akela tua impressão errada de direita afrouxar e esquerda apertar, ja que o sistema é muito parecido com um freio de bicicleta (que comparação essa minha heim!?), no caso esticamos o cabo do "carburador" e não do acelerador.
abraço a todos,
valeu a dica ficou mais alto, sempre reclamei das respostas lentas!!!
vlw a dica vou testar no meu, mesmo ele sendo 1.0 axo a aceleraçao mto lenta...
allanp3na- Piloto de Kart
- Número de Mensagens : 62
Cidade/Estado : Brasilia-DF
Motorização/Cor : 1.0/preto
Código de Opcionais : pé duro
Show de bola Brvita!
felipelombardi- Piloto de Controle Remoto
- Número de Mensagens : 37
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - Cidade Maravilhosa
Motorização/Cor : Ka 1.0 Flex 09/10 Preto Ebony
Código de Opcionais : KPM0
Bela Dica, vou testar isso no meu e ver o resultado!
Andrezão- Tô tirando a carteira
- Número de Mensagens : 127
Cidade/Estado : Brasília-DF
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Completo + Aro 17 + Suspensão a Ar + Escape!
Bom, acabei de fazer isso no meu. Tava achando ele meio lerdo. Ontem um amigo perguntou se o 1.6 andava bem, ai falei "anda sim. Olha na subida". Pisei até o final do acelerador e ele tava manco. Aí vi esse tópico e resolvi dar uma mexida no acelerador, agora só me resta andar um pouco com ele pra dizer se foi bom ou ruim.
Obs: Primeiro, estiquei tudo. No que liguei o carro ele já começou aelerando no máximo sem eu encostar no acelerador. Entao tem que ir regulando aos poucos, até ficar bom sem o carro ficar acelerado.
Obs²: Não me perguntem como, mas essa regulagem também tira folga da embreagem, assim como deixa ela mais dura ou mais suave.
Obs: Primeiro, estiquei tudo. No que liguei o carro ele já começou aelerando no máximo sem eu encostar no acelerador. Entao tem que ir regulando aos poucos, até ficar bom sem o carro ficar acelerado.
Obs²: Não me perguntem como, mas essa regulagem também tira folga da embreagem, assim como deixa ela mais dura ou mais suave.
PedroMachado- Tô tirando a carteira
- Número de Mensagens : 409
Cidade/Estado : Campo Grande - MS
Motorização/Cor : 1.6 / Preto
Código de Opcionais : KUG1
PedroMachado escreveu:Bom, acabei de fazer isso no meu. Tava achando ele meio lerdo. Ontem um amigo perguntou se o 1.6 andava bem, ai falei "anda sim. Olha na subida". Pisei até o final do acelerador e ele tava manco. Aí vi esse tópico e resolvi dar uma mexida no acelerador, agora só me resta andar um pouco com ele pra dizer se foi bom ou ruim.
Como a embreagem fica mais suave? Esticando ou soltando o cabo?
Bruno Garcia- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 6
Cidade/Estado : Belo Horizonte / MG
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KFM0
nossa não tem nada a ver, nossa embreagem é hidraulica! totalmente independente do acelerador!
Vogel Design- Moderador
- Número de Mensagens : 9256
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais : Tudo que for possivel
Vogel: Foi o que eu pensei também, que por ser hidráulica não teria nada a ver. FATO é que antes de eu regular isso se eu colocasse o pé atrás da embreagem eu conseguia puxar ela e ela ficava meio sambando, depois que eu regulei não deu mais isso e ficou um pouquinho mais dura. Inclusive, na primeira vez que eu regulei, tive que mudar de volta porque achei a EMBREAGEM muito dura.
Bruno: Quando se estica o cabo (pra esquerda), o acelerador e, com afirmei, a embreagem, ficam mais duros. Se soltar o cabo os pedais ficam mais frouxos. A boa é regular só o suficiente pro acelerador não ficar sambando.
Bruno: Quando se estica o cabo (pra esquerda), o acelerador e, com afirmei, a embreagem, ficam mais duros. Se soltar o cabo os pedais ficam mais frouxos. A boa é regular só o suficiente pro acelerador não ficar sambando.
PedroMachado- Tô tirando a carteira
- Número de Mensagens : 409
Cidade/Estado : Campo Grande - MS
Motorização/Cor : 1.6 / Preto
Código de Opcionais : KUG1
sei la, bem estranho isso! vou dar uma arriscada aqui pra ver no que da!
Vogel Design- Moderador
O meu é diferente então... pq não tem nada disso ae... o cabo do acelerador é ligado direto no pedal, não passa nem perto da embreagem... hehePedroMachado escreveu:Vogel: Foi o que eu pensei também, que por ser hidráulica não teria nada a ver. FATO é que antes de eu regular isso se eu colocasse o pé atrás da embreagem eu conseguia puxar ela e ela ficava meio sambando, depois que eu regulei não deu mais isso e ficou um pouquinho mais dura. Inclusive, na primeira vez que eu regulei, tive que mudar de volta porque achei a EMBREAGEM muito dura.
eu desconheço qualquer coisa do tipo tbm!
Vogel Design- Moderador
Tive essa mesma experiência: meu acelerador ao ser pressionado só um pouco, não alterava a rotação do motor e isso me irritava devido a resposta lenta da aceleração. Um belo dia resolvi dar uma forçada e quando pressionei o acelerado muito rapidamente, percebi que deu um pequeno tombo como se o cabo do acelerador tivésse quebrado. O acelerador ficou mais baixo, porém a resposta do motor ficou excelente: triscou, pegou! Numa ída à concessionária citei o ocorrido, então o mecânico deu uma mexida na regulagem e ele voltou a ficar lerdo novamente. Só que do jeito que estava antes, estava perfeito, reposta imediata. Vou tentar deixar como estava antes do mecânico ter regulado, pois a resposta estava meis rápida mesmo com o AC ligado.
Valeu galera!
Valeu galera!
Gilmar Oliveira- Piloto de Kart
- Número de Mensagens : 67
Cidade/Estado : Juazeiro-BA
Motorização/Cor : 1.0 - Prata Geada
Código de Opcionais : Completo
Aê pessoal,
Alguém sabe me dizer qual o nome dessa peça?
Estou precisando comprar para o meu carro, mas ninguém sabe o nome dela!rss
E ninguém entende tbm, quando eu digo que é a trava da regulagem do acelerador.
Preciso muito dela, tive que prender com uma gambiarra o cabo.
Abração!
F. Brandão.
Alguém sabe me dizer qual o nome dessa peça?
Estou precisando comprar para o meu carro, mas ninguém sabe o nome dela!rss
E ninguém entende tbm, quando eu digo que é a trava da regulagem do acelerador.
Preciso muito dela, tive que prender com uma gambiarra o cabo.
Abração!
F. Brandão.
Felipe Brandão- Carteira Provisória
- Número de Mensagens : 867
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / RJ
Motorização/Cor : 1.0 8V / Preto Ebony
Código de Opcionais : Rodas Ecosport XLT 15in / Trava / Alarme / G5 / Stetsom 4200W / New Edge 12 In / 2 Cornetas Hinor / DVD Philips CED229X / GPS Navcity WAY30 / Farol de Neblina com Xenon 8.000K / Aerofólio / Farol Angel Eyes / Botão de Caça para acionar Angel Eyes / Botão de Caça para acionar Módulo de Som / Capa de Couro - Extintor de Incêndio
Boa noite galera,
Acabei de fazer esse procedimento cirurgico aqui no meu menino novo, e relamente funciona!
Dei só uma volta no condominio mesmo pra testar e ja deu pra sentir bastante diferença.
Valeu BRvita!
Acabei de fazer esse procedimento cirurgico aqui no meu menino novo, e relamente funciona!
Dei só uma volta no condominio mesmo pra testar e ja deu pra sentir bastante diferença.
Valeu BRvita!
mosher- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 16
Vai fazer um ajuste desse na CSS la vai uns reais, e perigoso depois do serviço vim uma nota.
Regulagem = R$ 90,00. hahahahaha.....
Regulagem = R$ 90,00. hahahahaha.....
Rubinho- Tô tirando a carteira
- Número de Mensagens : 405
Cidade/Estado : Patos de Minas - MG
Motorização/Cor : 1.0 Preto 08/09
Código de Opcionais : fly, Ve, Rodas liga leve,G5, limp desembaçador traseiro, Som, lamp. diamond vision, aux MIlhas, leds na placa, pingo 4 leds.
Tutorial perfeito !
Só uma dica, o cabo não deve ficar muito ' esticado ", o ideal e fazer a regulagem com duas pessoas, e garantir que quando a borboleta do TBI chegue em seu batente o pedal do acelerador esteja enconstando no tapete ou em seu batente ! Pois se a borboleta chegar no batente dela e o acelerador ainda ficar alto sem chegar em seu batente, vcs correm o risco de estragar a borboleta ou ate mesmo ter ruptura prematura do cabo...
Fica ae a dica
abcs
Só uma dica, o cabo não deve ficar muito ' esticado ", o ideal e fazer a regulagem com duas pessoas, e garantir que quando a borboleta do TBI chegue em seu batente o pedal do acelerador esteja enconstando no tapete ou em seu batente ! Pois se a borboleta chegar no batente dela e o acelerador ainda ficar alto sem chegar em seu batente, vcs correm o risco de estragar a borboleta ou ate mesmo ter ruptura prematura do cabo...
Fica ae a dica
abcs
Brvita escreveu:Outro mini-tutorial. Dessa vez vamos ver como se regula o pedal do acelerador do seu Ka. Se você nota ele muito molenga(balança para frente e para trás). Se você acha que a resposta está muito lenta, isso pode ser melhorado ajustando o cabo do acelerador. É simples.
Uma foto mais próxima:Na segunda foto vocês podem ver uma peça metálica é nela que vamos mexer. Outra foto para não deixar dúvidas:
Cabo mais frouxo, acelerador mais baixo e mais calmo.Outra coisa, a lógica seria ao empurrar para a esquerda o cabo iria apertar e puxando para a direita folgar, né? Mas é assim mesmo como está lá em cima. Invertido, esquerda folga, direita aperta. Ok?
alex63- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1237
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Cara.. to em viajem e deixei meu Kascão na garagem, mais assim que chegar em casa vou fuçar nele.. ja tem tempo que to sentindo algo errado no acelerador... tipo folga, lerdeza, sei la... acho que apertando vai dar uma diferença boa la....
Valeu...
Valeu...
PacoMed- Carteira Provisória
- Número de Mensagens : 673
Cidade/Estado : Araguaina / Porto Nacional - TO
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Verde
Código de Opcionais : Class: Roda, Ar, Direção, Alarme e Vidros.
Pessoal, venho sentindo o meu carro se tremendo quando estou parado em ponto morto. Como se a aceleração estive-se abaixo do normal. Não tenho como confirmar pq nao tenho conta giros. Se mexer nesse cabo resolveria o meu problema ou a minha situação é só com regulagem de injeção?
KA GL- Carteira Provisória
- Número de Mensagens : 648
Cidade/Estado : PE
Motorização/Cor : 1.0/prata
Código de Opcionais : GL
Página 1 de 2 • 1, 2