[INFO] - Correia dentada de alta quilometragem? Vai nessa.
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[INFO] - Correia dentada de alta quilometragem? Vai nessa.
É por esse e outros motivos que não gosto de motores que usam correia dentada, viva o Rocam.
Última edição por marcoalves1970 em Qua 21 Ago 2013 - 17:28, editado 1 vez(es)
marcoalves1970- Motorista Veterano
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Re: [INFO] - Correia dentada de alta quilometragem? Vai nessa.
Marcos,
Eu sempre as troco de acordo com a manual do proprietário ou o de serviço. Nunca tive problemas. É facílimo de fazer, precisa ter em alguns casos ferramentas especiais e que são até baratas. O único carro que tive que deu um trabalho do cacete foi uma Ranger 2,5 Turbo diesel, trocar aquela correia era um saco e precisava de ferramentas caras, disposição e muita paciência.
Mais é o tipo de coisa que não deixo ninguém fazer por mim....
Acho que neste caso em específico ( Focus do Vídeo) , o cara não leu o manual do carro que pede pra trocar elas em caso de lama/poeira ou vazamento de óleo com a metade do tempo. E Pelo visto ocara roda nestas condições.
Com relação a desgaste das polias, só observei isso em um Uno que tivemos aqui, e que estava com 200Mil Quilômetros. e ao trocar a correia troquei as polias e o esticador ( não porque estavam com dentes afiados) mais porque estavam bem gastos....
Agora, da muito mais trabalho trocar uma corrente de comando ( Igual do ROCAM) que qualquer outra correia dentada. Já troquei uma vez para um colega, e jurei nunca mais fazer isso... troco 100 dentadas mais num troco mais nenhuma corrente....
Abcs
Eu sempre as troco de acordo com a manual do proprietário ou o de serviço. Nunca tive problemas. É facílimo de fazer, precisa ter em alguns casos ferramentas especiais e que são até baratas. O único carro que tive que deu um trabalho do cacete foi uma Ranger 2,5 Turbo diesel, trocar aquela correia era um saco e precisava de ferramentas caras, disposição e muita paciência.
Mais é o tipo de coisa que não deixo ninguém fazer por mim....
Acho que neste caso em específico ( Focus do Vídeo) , o cara não leu o manual do carro que pede pra trocar elas em caso de lama/poeira ou vazamento de óleo com a metade do tempo. E Pelo visto ocara roda nestas condições.
Com relação a desgaste das polias, só observei isso em um Uno que tivemos aqui, e que estava com 200Mil Quilômetros. e ao trocar a correia troquei as polias e o esticador ( não porque estavam com dentes afiados) mais porque estavam bem gastos....
Agora, da muito mais trabalho trocar uma corrente de comando ( Igual do ROCAM) que qualquer outra correia dentada. Já troquei uma vez para um colega, e jurei nunca mais fazer isso... troco 100 dentadas mais num troco mais nenhuma corrente....
Abcs
alex63- Motorista Veterano
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Re: [INFO] - Correia dentada de alta quilometragem? Vai nessa.
Bom, tem q notar q uma corrente não se troca com 40 ou 100 mil, a do Rocam não vi no manual, mas geralmente são trocadas com 200 ou mais mil km, ja vi por aqui trocarem com 250 mil, acho q por ae o motor ja ta até começando querer abrir o bico. Tive um Prisma a pouco tempo, logo q peguei troquei a correia dentada, muito facil, acho q este motor é o mais facil de todos mas não confio em correia de distribuição, já vi correia nova de boa qualidade arrebentar do nada e ferrar com o cabeçote, eu acho q correia deveria ser só de acessórios, nas partes mais pesadas como valvulas tem q ser algo mais forte, infelizmente no futuro elas, as dentadas vão mandar, é claro, fica mais em conta para os fabricantes, um motor com correia é bem mais facil e barato projetar do q um com corrente, pois tem q ser bem fechado para lubrificação.
No caso do Rocam, o problema é q não tem uma tampa da corrente, e dificulta a troca, mas o tensionador é o mais facil de trocar do q outros motores com corrente, ele fica do lado de fora, no cabeçote enquanto outros ficam dentro da tampa da corrente.
A corrente de um Rocam eu nunca troquei mas ja troquei varias vezes o esticador do CHT, esse é bem facil.
Abços
No caso do Rocam, o problema é q não tem uma tampa da corrente, e dificulta a troca, mas o tensionador é o mais facil de trocar do q outros motores com corrente, ele fica do lado de fora, no cabeçote enquanto outros ficam dentro da tampa da corrente.
A corrente de um Rocam eu nunca troquei mas ja troquei varias vezes o esticador do CHT, esse é bem facil.
Abços
marcoalves1970- Motorista Veterano
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Re: [INFO] - Correia dentada de alta quilometragem? Vai nessa.
Pois é, ainda prefiro também os com corrente do que com correia, além de uma preocupação à menos, mais segurança consequentemente.
Re: [INFO] - Correia dentada de alta quilometragem? Vai nessa.
Bem nos motores atuais e bem projetados como os da série FIRE da FIAT, se a correia arrebentar não acontece dano nenhum as válvulas ou pistões e cabeçote, pois não há menor chance de contato entre eles.
O futuro será sem correia alguma e sim a utilização de válvulas controladas eletricamente.
E mesmo durando 200mil km trocar a correia do Rocam é um pé no saco!!
Abcs
O futuro será sem correia alguma e sim a utilização de válvulas controladas eletricamente.
E mesmo durando 200mil km trocar a correia do Rocam é um pé no saco!!
Abcs
alex63- Motorista Veterano
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Re: [INFO] - Correia dentada de alta quilometragem? Vai nessa.
Então, eu ia comentar do Fire e acabei esquecendo, será q são todos os motores Fire ou só os a gasolina? Parece q mudou algo nos Flex, por causa da compressão aumentada, como diminui a câmara o pistão pode chegar mais perto das válvulas, será q os Flex tb não atropelam válvulas dos motores Fire?
Imagino q deve de ser um saco trocar a corrente do Rocam, ainda não tive a oportunidade de trocar, um que troque foi só do motor CHT, esse é facil pra danar he he he.
Legal saber q no futuro as válvulas serão controladas elétricamente.
Abços
Imagino q deve de ser um saco trocar a corrente do Rocam, ainda não tive a oportunidade de trocar, um que troque foi só do motor CHT, esse é facil pra danar he he he.
Legal saber q no futuro as válvulas serão controladas elétricamente.
Abços
marcoalves1970- Motorista Veterano
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Re: [INFO] - Correia dentada de alta quilometragem? Vai nessa.
Marcos, Nos FIRE ( Fully Integrated Rototized Engine) nem mesmo os FLEX acontece isso. Ou seja nos motores FIRE estamos livres deste problema.
CHT é moleza.... , tem muito espaço no compartimento do motor.
abcs
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abcs
alex63- Motorista Veterano
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Re: [INFO] - Correia dentada de alta quilometragem? Vai nessa.
Bom saber disso, é uma segurança boa, será q até os 1.4 são assim? A única coisa q não gosto nesses motores é q precisam de regulagem de válvulas, o de resto acho um bom motor.
Abços
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marcoalves1970- Motorista Veterano
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Re: [INFO] - Correia dentada de alta quilometragem? Vai nessa.
Marcos, sim tanto no 1.4 quanto no 1.0. Quanto a regulagem de válvulas, elas são bem raras nesta nova geração FIRE . Porém escutei relatos de alguns problemas logo no início da produção do FIRE EVO ( que equipa os 1.0/1.4) a partir de 2012.
São motores, de alta tecnologia desde sua fundição até a montagem final. Duram bastante, aturam muita judiação.
Abcs
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alex63- Motorista Veterano
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Re: [INFO] - Correia dentada de alta quilometragem? Vai nessa.
Legal, mas eu achei um outro video da troca da correia dentada do Fire evo 1.0, e ficou bem mais dificil do q o antigo... he he he, tem q tirar até a tampa de valvulas, veja o video
marcoalves1970- Motorista Veterano
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Re: [INFO] - Correia dentada de alta quilometragem? Vai nessa.
Marcos,
Estas ferramentas já estão disponíveis pela RAVEN ferramentas. Dá mais trabalho sim no EVO, mais mesmo assim ainda é menos do que no ROCAM. O mais chato é a remoção do suporte do motor, pois tem de apoiar ele ( motor). Com a ferramenta inferior ficou ate mais fácil , pois antes vc precisava do relógio comparador para achar o ponto Morto superior... agora tem essa ferramenta nova e ficou moleza.
Eu tenho todas estas ferramentas....
Abcs
Estas ferramentas já estão disponíveis pela RAVEN ferramentas. Dá mais trabalho sim no EVO, mais mesmo assim ainda é menos do que no ROCAM. O mais chato é a remoção do suporte do motor, pois tem de apoiar ele ( motor). Com a ferramenta inferior ficou ate mais fácil , pois antes vc precisava do relógio comparador para achar o ponto Morto superior... agora tem essa ferramenta nova e ficou moleza.
Eu tenho todas estas ferramentas....
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