[TUTORIAL] - Troca da água do radiador KA G2 + limpeza passo a passo.
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T.SOUZA
Dragoniten
RANZINZA
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[TUTORIAL] - Troca da água do radiador KA G2 + limpeza passo a passo.
Primeiro um salve aos amigos do clube,eu já vi uma outra dica que também fala sobre o sistema de arrefecimento do novo KA em outros lugares e então resolvi passar um pouco de conhecimento para frente,o que eu pretendo fazer é somar com todos do clube afim de que uma pessoa em sua casa com um pouco de ferramentas e uma pequena noção de mecânica pode realizar essa tarefa que não é tão complicada assim.
Segundo,quero ressaltar que ((se o dono do veiculo não tem destreza para faze-lo não faça simplesmente leve seu veículo ao mecânico )) porque por exemplo se você não encaixar uma mangueira direito pode acarretar em um enorme prejuízo para seu motor.
Terceiro,tenha muito cuidado com os produtos que irá manipular pois são produtos químicos,então leia atentamente os rótulos.
Quarto,use equipamentos do tipo óculos de proteção e luvas para manipular tais produtos.
Quinto,este tutorial aplica-se ao modelo Ford KA 1.0 8v que não tem sistema de ar quente,mas o dono do seu KA que vem com sistema de ar pode usa-lo também desde que faça o calculo da mistura (água desmineralizada+aditivo orgânico) certa conforme o manual de seu carro.
Lista de ferramentas:
1 Alicate bomba d' água 10".(eu usei este que serve,mas existe o alicate para abraçadeira elástica)
1 chave Philips média.
1 chave de fenda média.
1 chave tipo (l) 8 mm
1 funil pequeno.
1 garrafa pet de 2 litros
2 bacias médias
lista de materiais
fita crepe.
1 sacola plástica.
1 litro de acido para limpeza (pedreiros usam para limpeza de piso) encontrado em materiais de construção
" />
3 litros de água desmineralizada ou destilada.(não tem problema só porque no rótulo diz que é pra bateria,água desmineralizada ou destilada são iguais)
" />
2 litros de aditivo orgânico com a especificação Ford:SS-97B44-D ( este dado esta no manual mas foi uma briga pra achar coisa parecida a altura)
você pode usar este: http://italiaricambi.com.br/index.php?route=product/product&path=42_149&product_id=318
eu utilizei este porque é um produto 100% equivalente: https://www.wurth.com.br/portal/Produtos/Info/3890..._ADITIVO%20ORGANICO.pdf
use o de cor laranja que esta com o numero: 3890 165 1
agora com o motor frio comece a desmontagem
desmontagem:
1°visualize as mangueiras que devem ser desconectadas
A primeira que deve ser desconectada é a que fica debaixo do radiador ao lado da buzina do carro como na foto a seguir:
" />
coloque a bacia embaixo do carro para não fazer meleca no chão
use o Alicate Bomba D'Água 10. para isso ele abrirá até o tamanho das pontas da abraçadeira (branca acima)).
aperte com o alicate abra a abraçadeira e depois afaste até o ponto em que já não se apoie no bocal do radiador,como neste exemplo:
" />
deixe sair toda a água.
desaparafuse com a mão o gire parafuso de dreno que fica embaixo do radiador que fica para o lado do passageiro e deixe sair toda a água vá soltando ele até que o resto de agua do radiador comece a sair então pare de girar
((atenção não se esqueça de aparafusar de volta assim que parar de sair água))
" />
depois atraz do motor em cima da caixa de direção solte a abraçadeira que fica na ponta da mangueira junto ao motor " />
esta abraçadeira fica bem escondida e é meio ruim de alcançar
" />
esta mangueira vai esgotar toda a água que resta no motor
solte o reservátorio de água com a chave (l) 8mm
" />
puxe o reservatório para cima para ele desencaixar ao lado ele tem um encaixe
" />
depois solte as abraçadeiras das duas mangueiras do reservatório de agua
" />
retire o reservatório e tampe bem as duas saídas de agua com o plástico e fita crepe
" />
coloque no reservatório uns dois copos americanos de ácido dentro
((cuidado use seu equipamento de proteção e faça isso em um local seguro e de preferência próximo a um ponto de água da sua casa e bem longe de curiosos ))
feche a entrada de água onde fica a tampa e agite bem devagar
" />
você verá que o reservatório vai ficando limpo aos poucos conforme vai agitando,veja o antes
" />
e o depois...
" />
com cuidado retire o ácido e enxague com bastante água corrente
coloque o reservatório de volta e encaixe as mangueiras de volta com as abraçadeiras que foram afastadas.
encaixe todas as mangueiras que foram soltas do carro mas estas que restaram você não coloca as abraçadeiras ainda...
pode colocar agua de torneira com uma mangueira de jardim até encher o reservatório e ligue o carro por apenas vinte segundos e desligue o motor((ligue o motor só uma vez durante essa fase)),depois solte todas as mangueiras apenas puxando-as para que o resto da água suja possa sair toda
então repita esta drenagem por umas duas vezes e sem miséria com a água
encaixe de volta as mangueiras desta vez com as abraçadeiras e ((confira se todas abraçadeiras foram bem encaixadas)) corretamente
((((principalmente mangueira a que fica atraz do motor,porque ela tem a ponta do tubo que sai do motor meio curto então capriche neste encaixe))))
" />
em uma garrafa pet de 2 litros coloque 1 litro de agua desmineralizada + um pote de aditivo orgânico (1 litro) e agite um pouco e coloque no reservatório e tampe o reservatório bem,depois prepare outra porção desta mistura água+aditivo novamente e desta vez vá colocando até atingir o um pouco acima do limite máximo do reservatório,tampe o reservatório bem e depois ligue o motor por mais 20 segundos,desligue o motor e aguarde até que o nível do liquido volte a abaixar.
Vá colocando a mistura aos poucos que você notará que quando acabar a porções da segunda mistura/remessa, vai faltar um pouco para chegar ao nível recomendado que esta no reservatório então use o ultimo frasco de água desmineralizada somente até atingir este nível o que vai dar mais ou menos uns 100 ml de água desmineralizada num total de 4 litros e cem ml no total.
então ligue o motor até que que a ventoinha do radiador acione e fique sempre atento a possíveis vazamentos porque é melhor que vaze na sua garagem,por exemplo, e ai sim você possa corrigir do que sair pela rua e depois chorar numa retifica
atenção esta medida foi exatamente o que o Ford KA aceitou até que o nível ficou ok e esse modelo,o qual usei para criar o tutorial((não tem sistema de ar quente ele é 1.0 8v flex básico))
modelos com sistema de ar quente tem capacidade de 6 litros e 250 ml de mistura água+aditivo orgânico conforme o manual...
Bem amigos eu penso que este tutorial possa ajuda-lo nesta tarefa,peço desculpas pelo meu português e agradeço as críticas constutivas e as destrutivas o cara que as introduza...em outro clube.
Agradeço ao meu amigo e colaborador Fernando Marques (com óculos) que permitiu que fosse realizado o tutorial usando seu carro
" />
até a próxima e fiquem com DEUS.
Segundo,quero ressaltar que ((se o dono do veiculo não tem destreza para faze-lo não faça simplesmente leve seu veículo ao mecânico )) porque por exemplo se você não encaixar uma mangueira direito pode acarretar em um enorme prejuízo para seu motor.
Terceiro,tenha muito cuidado com os produtos que irá manipular pois são produtos químicos,então leia atentamente os rótulos.
Quarto,use equipamentos do tipo óculos de proteção e luvas para manipular tais produtos.
Quinto,este tutorial aplica-se ao modelo Ford KA 1.0 8v que não tem sistema de ar quente,mas o dono do seu KA que vem com sistema de ar pode usa-lo também desde que faça o calculo da mistura (água desmineralizada+aditivo orgânico) certa conforme o manual de seu carro.
Lista de ferramentas:
1 Alicate bomba d' água 10".(eu usei este que serve,mas existe o alicate para abraçadeira elástica)
1 chave Philips média.
1 chave de fenda média.
1 chave tipo (l) 8 mm
1 funil pequeno.
1 garrafa pet de 2 litros
2 bacias médias
lista de materiais
fita crepe.
1 sacola plástica.
1 litro de acido para limpeza (pedreiros usam para limpeza de piso) encontrado em materiais de construção
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3 litros de água desmineralizada ou destilada.(não tem problema só porque no rótulo diz que é pra bateria,água desmineralizada ou destilada são iguais)
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2 litros de aditivo orgânico com a especificação Ford:SS-97B44-D ( este dado esta no manual mas foi uma briga pra achar coisa parecida a altura)
você pode usar este: http://italiaricambi.com.br/index.php?route=product/product&path=42_149&product_id=318
eu utilizei este porque é um produto 100% equivalente: https://www.wurth.com.br/portal/Produtos/Info/3890..._ADITIVO%20ORGANICO.pdf
use o de cor laranja que esta com o numero: 3890 165 1
agora com o motor frio comece a desmontagem
desmontagem:
1°visualize as mangueiras que devem ser desconectadas
A primeira que deve ser desconectada é a que fica debaixo do radiador ao lado da buzina do carro como na foto a seguir:
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coloque a bacia embaixo do carro para não fazer meleca no chão
use o Alicate Bomba D'Água 10. para isso ele abrirá até o tamanho das pontas da abraçadeira (branca acima)).
aperte com o alicate abra a abraçadeira e depois afaste até o ponto em que já não se apoie no bocal do radiador,como neste exemplo:
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deixe sair toda a água.
desaparafuse com a mão o gire parafuso de dreno que fica embaixo do radiador que fica para o lado do passageiro e deixe sair toda a água vá soltando ele até que o resto de agua do radiador comece a sair então pare de girar
((atenção não se esqueça de aparafusar de volta assim que parar de sair água))
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depois atraz do motor em cima da caixa de direção solte a abraçadeira que fica na ponta da mangueira junto ao motor " />
esta abraçadeira fica bem escondida e é meio ruim de alcançar
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esta mangueira vai esgotar toda a água que resta no motor
solte o reservátorio de água com a chave (l) 8mm
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puxe o reservatório para cima para ele desencaixar ao lado ele tem um encaixe
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depois solte as abraçadeiras das duas mangueiras do reservatório de agua
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retire o reservatório e tampe bem as duas saídas de agua com o plástico e fita crepe
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coloque no reservatório uns dois copos americanos de ácido dentro
((cuidado use seu equipamento de proteção e faça isso em um local seguro e de preferência próximo a um ponto de água da sua casa e bem longe de curiosos ))
feche a entrada de água onde fica a tampa e agite bem devagar
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você verá que o reservatório vai ficando limpo aos poucos conforme vai agitando,veja o antes
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e o depois...
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com cuidado retire o ácido e enxague com bastante água corrente
coloque o reservatório de volta e encaixe as mangueiras de volta com as abraçadeiras que foram afastadas.
encaixe todas as mangueiras que foram soltas do carro mas estas que restaram você não coloca as abraçadeiras ainda...
pode colocar agua de torneira com uma mangueira de jardim até encher o reservatório e ligue o carro por apenas vinte segundos e desligue o motor((ligue o motor só uma vez durante essa fase)),depois solte todas as mangueiras apenas puxando-as para que o resto da água suja possa sair toda
então repita esta drenagem por umas duas vezes e sem miséria com a água
encaixe de volta as mangueiras desta vez com as abraçadeiras e ((confira se todas abraçadeiras foram bem encaixadas)) corretamente
((((principalmente mangueira a que fica atraz do motor,porque ela tem a ponta do tubo que sai do motor meio curto então capriche neste encaixe))))
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em uma garrafa pet de 2 litros coloque 1 litro de agua desmineralizada + um pote de aditivo orgânico (1 litro) e agite um pouco e coloque no reservatório e tampe o reservatório bem,depois prepare outra porção desta mistura água+aditivo novamente e desta vez vá colocando até atingir o um pouco acima do limite máximo do reservatório,tampe o reservatório bem e depois ligue o motor por mais 20 segundos,desligue o motor e aguarde até que o nível do liquido volte a abaixar.
Vá colocando a mistura aos poucos que você notará que quando acabar a porções da segunda mistura/remessa, vai faltar um pouco para chegar ao nível recomendado que esta no reservatório então use o ultimo frasco de água desmineralizada somente até atingir este nível o que vai dar mais ou menos uns 100 ml de água desmineralizada num total de 4 litros e cem ml no total.
então ligue o motor até que que a ventoinha do radiador acione e fique sempre atento a possíveis vazamentos porque é melhor que vaze na sua garagem,por exemplo, e ai sim você possa corrigir do que sair pela rua e depois chorar numa retifica
atenção esta medida foi exatamente o que o Ford KA aceitou até que o nível ficou ok e esse modelo,o qual usei para criar o tutorial((não tem sistema de ar quente ele é 1.0 8v flex básico))
modelos com sistema de ar quente tem capacidade de 6 litros e 250 ml de mistura água+aditivo orgânico conforme o manual...
Bem amigos eu penso que este tutorial possa ajuda-lo nesta tarefa,peço desculpas pelo meu português e agradeço as críticas constutivas e as destrutivas o cara que as introduza...em outro clube.
Agradeço ao meu amigo e colaborador Fernando Marques (com óculos) que permitiu que fosse realizado o tutorial usando seu carro
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até a próxima e fiquem com DEUS.
Última edição por sousaman em Ter 9 Ago 2016 - 15:19, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : faltou agradecimento final ao dono do veículo., e erro em descrição 2x)
RANZINZA- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 11
Idade : 51
Cidade/Estado : SÃO PAULO
Motorização/Cor : 1.0 AZUL NORONHA
Código de Opcionais : VIDROS ELÉTRICOS POR ENQUANTO
Data de inscrição : 16/02/2014
Re: [TUTORIAL] - Troca da água do radiador KA G2 + limpeza passo a passo.
Shoooooooow! Parabéns pelo tópico! Esperamos que você possa ajudar mais vezes. Vou discutir com outros moderadores a hipótese de fixar o seu tópico, está super bem explicado e detalhado.
Continue assim!
Continue assim!
Dragoniten- Moderador
- Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012
Re: [TUTORIAL] - Troca da água do radiador KA G2 + limpeza passo a passo.
Cara ótimo tutorial , realizei o mesmo em meu ford ka 1.6 completo, acabou saindo igualzinho ao que falou duas garrafas Pet de 2 litros, o alicate foi fundamental para execução do serviço.
Meus gatos foram
-Reservatório água do radiador(O Outro estava furado) R$ 25,00
-2 litros de Aditivo R$ 7,00 cada total 14
-2 litros de água desmineralizada R$ 4,00 cada total R$ 8,00
-Alicate de bomba d'água 10 R$ 23,00
Custo Total = R$ 70,00
Meus gatos foram
-Reservatório água do radiador(O Outro estava furado) R$ 25,00
-2 litros de Aditivo R$ 7,00 cada total 14
-2 litros de água desmineralizada R$ 4,00 cada total R$ 8,00
-Alicate de bomba d'água 10 R$ 23,00
Custo Total = R$ 70,00
T.SOUZA- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 1
Cidade/Estado : sao paulo
Motorização/Cor : 1.6
Código de Opcionais : completo
Data de inscrição : 05/08/2014
Re: [TUTORIAL] - Troca da água do radiador KA G2 + limpeza passo a passo.
OOOpaaa fico feliz por ter ajudado você T.SOUZA estou ao dispor para qualquer dúvida que venha aparecer...DEUS te abençoe e até+.
RANZINZA- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 11
Idade : 51
Cidade/Estado : SÃO PAULO
Motorização/Cor : 1.0 AZUL NORONHA
Código de Opcionais : VIDROS ELÉTRICOS POR ENQUANTO
Data de inscrição : 16/02/2014
Re: [TUTORIAL] - Troca da água do radiador KA G2 + limpeza passo a passo.
Ótimo tutorial, segui ele para fazer a limpeza do sistema e ficou show....
dlorenzzi- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 1
Idade : 42
Cidade/Estado : Iperó / SP
Motorização/Cor : 1.0 Rocam / Preto
Código de Opcionais : n/a
Data de inscrição : 21/02/2014
Re: [TUTORIAL] - Troca da água do radiador KA G2 + limpeza passo a passo.
fico feliz por ter ajudado você dlorenzzi...tamo junto.
RANZINZA- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 11
Idade : 51
Cidade/Estado : SÃO PAULO
Motorização/Cor : 1.0 AZUL NORONHA
Código de Opcionais : VIDROS ELÉTRICOS POR ENQUANTO
Data de inscrição : 16/02/2014
Re: [TUTORIAL] - Troca da água do radiador KA G2 + limpeza passo a passo.
Ranzinza, boa noite!
Sou novo no fórum e pretendo fazer eu mesmo a limpeza e troca do aditivo. E como os amigos disseram anteriormente está muito bem explicado. Agora só estou sentindo falta das imagens. Você poderia "inseri-las" novamente ou algum membro mais antigo me explicar como faço para visualizar pois pra mim elas não aparecem.
E parabéns pela iniciativa e pela explicação!
Sou novo no fórum e pretendo fazer eu mesmo a limpeza e troca do aditivo. E como os amigos disseram anteriormente está muito bem explicado. Agora só estou sentindo falta das imagens. Você poderia "inseri-las" novamente ou algum membro mais antigo me explicar como faço para visualizar pois pra mim elas não aparecem.
E parabéns pela iniciativa e pela explicação!
rlobo- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : Mauá/São Paulo
Motorização/Cor : 1.0 8v/Preto
Código de Opcionais : Travas elétricas
Data de inscrição : 08/08/2016
Re: [TUTORIAL] - Troca da água do radiador KA G2 + limpeza passo a passo.
Rlobo,
O site aonde as imagens estão hospedadas saiu do ar ou as imagens que estavam lá se perderam.
Somente o Ranzinza pode nos ajudar, enviando novamente as imagens para colocá-las aqui.
Abraços!
O site aonde as imagens estão hospedadas saiu do ar ou as imagens que estavam lá se perderam.
rlobo escreveu:Ranzinza, boa noite!
Sou novo no fórum e pretendo fazer eu mesmo a limpeza e troca do aditivo. E como os amigos disseram anteriormente está muito bem explicado. Agora só estou sentindo falta das imagens. Você poderia "inseri-las" novamente ou algum membro mais antigo me explicar como faço para visualizar pois pra mim elas não aparecem.
E parabéns pela iniciativa e pela explicação!
Somente o Ranzinza pode nos ajudar, enviando novamente as imagens para colocá-las aqui.
Abraços!
imagens não estão abrindo
olá pessoal, eu vi que as imagens não estão mais abrindo ...isso deve ser por conta do site de armazenamento,eu vou ver se consigo achar as imagens em meus arquivos,para posta-las novamente...abraço
RANZINZA- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 11
Idade : 51
Cidade/Estado : SÃO PAULO
Motorização/Cor : 1.0 AZUL NORONHA
Código de Opcionais : VIDROS ELÉTRICOS POR ENQUANTO
Data de inscrição : 16/02/2014
Re: [TUTORIAL] - Troca da água do radiador KA G2 + limpeza passo a passo.
Saudações Pessoal, entrei no fórum agora e gostaria de realizar esse procedimento no meu Kazinho 2009. Alguém teria as fotos do procedimento? Abraços a todos e no aguardo de um retorno
Joel Santos- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : 1.0 / 2009
Código de Opcionais : Vidros e Travas
Data de inscrição : 11/07/2018
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