Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado)

+2
danieloptico
Maiza Hyodo
6 participantes

Ir para baixo

[TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado) Empty [TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado)

Mensagem por Maiza Hyodo Qui 7 Ago 2014 - 2:03

Olá galera, como vão? Smile

Troquei hoje o filtro do ar da cabine do meu carro. Sempre troco em casa, é algo super simples, mas parece que muita gente não sabe como fazer ou mesmo não sabe que o Ka tem um filtro de pólen, daí resolvi fazer um post aqui explicando como trocar ou instalar caso o carro ainda não tenha.

"Mas Maiza, meu carro não tem AC"
Pode colocar mesmo assim, mal não faz. A entrada de ar é a mesma nos carros com e sem ar condicionado. Os carros que não têm AC normalmente vêm sem esse filtro, por isso quem ocupa o veículo corre o risco de respirar mais sujeitas e impurezas que vêm de fora. Sabe quando passa um caminhão fedido do seu lado e você corre para fechar os vidros e ligar o ar? Então, se tiver o filtro a quantidade de mau cheiro e sujeira que você vai respirar é menor. Wink

Nas concessionárias aqui perto ele custa em torno de 30 a 35 reais, mas, em alguns lugares, se você chorar consegue um bom desconto. Eu troco o meu umas duas vezes por ano. Quem anda em locais muito empoeirados ou com muita umidade, é melhor trocar com mais frequência e higienizar o sistema com aqueles sprays que vendem em mercados. Vale ressaltar que usar um filtro sujo é pior do que andar sem filtro nenhum, porque com o passar do tempo ele acumula poeira, fungos e bactérias e pode começar a sujar ao invés de limpar o ar que respiramos. Olha como estava o meu com 7 a 8 meses de uso em cidade:

[TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado) ZXSL3MB



Então vamos lá:

O compartimento do filtro fica logo abaixo daquela "grelha" abaixo do para-brisas, do lado do passageiro. Tem cinco parafusos ali. Três ficam do lado externo cobertos por umas tampinhas:

[TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado) Z4VzAvw


Os parafusos são philips, eu uso uma chave 3/16x4" e serve perfeitamente:

[TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado) QHB7YeP


Depois, é só abrir o capô e lá vai ter mais dois parafusos naqueles recortes:

[TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado) VSbwCvi


Uma vez tirados os parafusos, basta tirar a metade da grelha com jeito (ela é meio difícil de tirar e especialmente de colocar de volta) e lá estará o compartimento:

[TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado) N1a6yfb


Esse compartimento tem duas presilhas e um parafusinho no meio. O meu não tinha o parafuso, daí peguei um numa lata de parafusos sortidos que meu pai comprou  Laughing 

[TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado) RLkxjXD



Aí é só colocar o filtro lá dentro, fechar o compartimento, montar a grelha de volta e ser feliz. Smile



Dica 1:

Na hora de colocar os dois parafusos que ficam sob o capô, tome o cuidado de fazer o parafuso passar pelo furinho da camada entre a grelha e a base onde fica a rosca mesmo, senão ele trava:

[TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado) PjPZP8d


Dica 2:

Esses buracos são excelentes porta-chaves  Laughing 

[TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado) Kd1R3Rr


Dica 3:

A grelha é bem chata de recolocar, mas não desista. O truque é colocar ela da esquerda para a direita e de cima para baixo, para que ela encaixe com a outra metade.


E é isso aí, espero que seja útil Smile
Maiza Hyodo
Maiza Hyodo
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 22
Idade : 31
Cidade/Estado : Mauá/SP
Motorização/Cor : 2009/09 1.0 / Preto Ebony
Código de Opcionais : Kit Pulse KPN9 / Turbo
Data de inscrição : 06/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado) Empty Re: [TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado)

Mensagem por danieloptico Sex 8 Ago 2014 - 21:46

gostei ...vou olhar como esta o meu ....
danieloptico
danieloptico
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 6
Idade : 42
Cidade/Estado : Fortaleza/Ceara
Motorização/Cor : 1.0/prata
Código de Opcionais : ar-condicionado*direção hidráulica*alarme*travas*vidroseletrico*pre-som*
Data de inscrição : 02/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado) Empty Re: [TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado)

Mensagem por Alessandro Sex 8 Ago 2014 - 21:55

E ae Ma, mandou bem de mais mulher com o tuto.. Very Happy

E eu nem lembrava desse espaço pra por 1 parafuso ai, pq um dos ganchos da moldura quebrou (MLK), ai vou ver esse lance e colocar 1 parafuso pra vedar melhor.

Ah e pra limpar vc vez o esquema de limpar com aqueles limpa A/C, o legal msm é o q vc aplica direto nas saídas de ar, em 10 minutos. Eu tenho 1 e aplico de vez em quando e com 1 mascara pra tampar o nariz.

Bjss Very Happy
Alessandro
Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4662
Idade : 34
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo
Data de inscrição : 08/08/2008

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado) Empty Re: [TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado)

Mensagem por Maiza Hyodo Sex 8 Ago 2014 - 22:20

Então Ale, o meu também tá com uma das presilhas meio boba, por isso coloquei o parafuso pra fechar melhor Smile

Não usei o spray dessa vez pq uso a cada duas trocas e já tinha higienizado da última vez, mas da próxima vou usar sim Very Happy
Maiza Hyodo
Maiza Hyodo
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 22
Idade : 31
Cidade/Estado : Mauá/SP
Motorização/Cor : 2009/09 1.0 / Preto Ebony
Código de Opcionais : Kit Pulse KPN9 / Turbo
Data de inscrição : 06/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado) Empty Re: [TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado)

Mensagem por Alessandro Sáb 9 Ago 2014 - 16:05

Maiza Hyodo escreveu:Então Ale, o meu também tá com uma das presilhas meio boba, por isso coloquei o parafuso pra fechar melhor Smile

Não usei o spray dessa vez pq uso a cada duas trocas e já tinha higienizado da última vez, mas da próxima vou usar sim Very Happy

Ih isso é legal pelo jeito deu uma vedação melhor, pq 1 dos meus quebrou, são mto frágeis. Mandou bem viu... Very Happy
Alessandro
Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4662
Idade : 34
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo
Data de inscrição : 08/08/2008

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado) Empty Re: [TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado)

Mensagem por djfernandolages Seg 11 Ago 2014 - 21:15

Muito bom tutorial, eu sempre faço a troca em casa mesmo também, o meu não tem Ac, mais como é muito frio aqui no inverno ando sempre com o aquecedor ligado, e quando não tinha filtro "enchia" o interior de pó, completando seu tutorial para quem quiser comprar o filtro paralelo mais barato e com ótima qualidade, procure pelo tecfil ACP 200, colocando lado a lado com o original só não tem o logo Ford Motorcraft, de resto é igual e custa apenas 7,00 dilmas em lojas de filtros.
Abs.
djfernandolages
djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 428
Idade : 43
Cidade/Estado : Lages-SC
Motorização/Cor : New KA 1.0 - Branco
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 23/08/2010

http://www.djfernando.br21.com

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado) Empty Re: [TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado)

Mensagem por Crozatti Sáb 11 Out 2014 - 19:31

Boa Maiza!!!

No site da Mann Filter tem as instruções, mas as fotos eram do Ka antigo, fiquei com receio e vim ver com o pessoal aqui.
Valeu pelo tutorial!

Segue link pra quem quiser:
http://catalog.mann-filter.com/media/einbauanleitung/HBrgIoQy.pdf

Código do filtro:
Mann Filter CU 3554

Abs!!

Crozatti
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 229
Idade : 35
Cidade/Estado : Pedreira
Motorização/Cor : Zetec Rocam 1.0 Flex/Prata
Código de Opcionais : KPM0
Data de inscrição : 28/01/2010

http://cafedasanta.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado) Empty Re: [TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado)

Mensagem por JP Seg 26 Set 2016 - 8:37

Eu achava que filtro de cabine era apenas nos carros com Ar e que o meu por ser básico não teria. Esse final de semana abri e realmente tem a caixinha do filtro de ar de cabine, porém estava vazia.

Fui trocar o óleo do carro e já pedi para colocarem o filtro, ficou muito bom pois agora não passa cheiro nem poeira pela entrada de ar.

Recomendo a todos que se interessarem.

Meu Ka é 2008/2009 mas tem um vídeo do modelo antigo que tem o mesmo procedimento:

JP
JP
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 215
Idade : 43
Cidade/Estado : Piracicaba/SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : KBA9
Data de inscrição : 19/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado) Empty Re: [TUTORIAL] - Troca do filtro de ar da cabine (filtro de pólen ou do ar condicionado)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos