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[TUTORIAL] - Limpeza/substituição do filtro de ar do motor e limpeza da caixa

2 participantes

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Mensagem por Maiza Hyodo Ter 19 Ago 2014 - 2:00

Fala galera, como vão?

Hoje fiz a higienização do filtro de ar do motor e da caixa. No meu caso, é um InFlow HPF2050 inbox:

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Abrir a caixa é simples, são quatro parafusos na parte dianteira e uma abraçadeira com parafuso philips na lateral direita:

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Uma vez aberta, ao retirar o filtro encontramos uma esponjinha no canto direito:

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Essa esponja evita que entre óleo na caixa e que este contamine o filtro. A minha estava bem suja e velha, desmanchou na minha mão. Ainda não decidi o que vou usar para substituí-la, provavelmente será um algodão ou pedaço da esponja que uso para lavar o carro Laughing

Vamos à higienização em si: a caixa estava bem suja de poeira e óleo. O InFlow usa vaselina líquida, por isso é normal que haja mais óleo do que nos casos em que se usa filtro descartável. Usei um silicone líquido com álcool, cuja indicação normalmente é a limpeza de partes plásticas e emborrachadas no interior do carro. É encontrado em qualquer super mercado. Depois de passar o produto, passei um papel seco para retirar o excesso:

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Se você for minucioso, pode utilizar cotonetes para limpar esses buraquinhos mais difíceis de acessar Wink

Dica: esta peça é o coletor de ar externo. Ela sai se você puxar e girar com jeito e assim você pode limpar melhor o interior da caixa ali perto da esponjinha.

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Além disso, eu também limpei a tampa da caixa com o silicone líquido e me empolguei e limpei com pincel e papel toda a poeira visível dentro do cofre do motor, hahaha Laughing


Para quem usa filtro lavável, o próximo passo é lavar o filtro (não me diga!). Eu uso detergente e água, só. O importante é espalhar o sabão ou detergente por toda a superfície dele e depois jogar água fria ou morna e ir apertando delicadamente até não sair mais óleo nem sujeira nem espuma.

Importante: pelo amor de deus, não seque o filtro em forno, ou com secador de cabelo (que sopra ar quente), nem ao sol. O calor fragiliza as fibras da espuma e elas se tornam quebradiças, podendo soltar pedacinhos que vão entrar no motor. Ele deve secar naturalmente à sombra num ambiente arejado.

Quando o filtro estiver seco, espalhe um pouco de vaselina líquida por cima dele e aperte um pouco a espuma para que o óleo permeie todo o material. Cuidado para não besuntar demais o filtro!

Para fechar a caixa, observe que há duas presilhas na parte de trás, então comece encaixando a tampa nelas:

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Também é importante não apertar demais os parafusos da frente da tampa. Existe uma rosca metálica na parte inferior da caixa, mas a parte superior só tem plástico. Olha o que aconteceu na minha por causa do serviço de gente descuidada:

[TUTORIAL] - Limpeza/substituição do filtro de ar do motor e limpeza da caixa BJIrz0C


Já fui numa concessionária procurar por uma tampa nova e me disseram que não vendem só a tampa mas sim a caixa completa, e ela custava mais de 400 reais, portanto cuidado redobrado na hora de mexer aí!  Tá Bom

Observação: como eu lavei o filtro à noite, ele só vai estar seco pela manhã. Liguei o carro sem filtro para guardar de volta na garagem, mas é importante ressaltar que não se deve andar por aí assim, mesmo que você goste do ronco mais grave que ele faz. No site da InFlow tem uma página falando sobre a entrada de partículas no motor: http://www.filtrosinflow.com.br/potencia-qualidade-economia#potencia

E é isso aí, espero que tenha sido útil. Wink
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Mensagem por Dragoniten Ter 19 Ago 2014 - 10:52

Aí sim! Sobre a tampa arregaçada no parafuso: não é nem culpa do projeto da caixa, mas da economia porca da Ford em colocar simples arruelas metálicas pra evitar o desgaste do plástico da caixa ao tirar ou colocar os parafusos. Quando ainda utilizava a caixa original comprei 4 parafusos novos, porque um deles estava com a cabeça espanada, e 4 arruelas justamente pra evitar acontecer o que aconteceu no seu.
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