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[DÚVIDA] - Vela de ignição do New KA 2015 está correta?

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Mensagem por Maraccini Seg 6 Abr 2015 - 22:11

Pessoal a vela do new KA 1.0 3 Cil motor TiCVT são Ngk  LNAR7A- 9G. Hex 14mm , Rosca longa M 12  e  são de níquel e duram 60.000 km, mas  aconselho corrigir o GAP ( abertura dos eletrodos) de 10.000 km  para melhor eficiencia e a abertura 0,9
Aa maioria no Brasil são de cobre Rocam deve ser trocadas a cada 20.000 km a 30.000 km  e as do new ka 1.5 que são iguais ao do rocam 1.0  velas NGK Green e devem ser trocadas com 40.000 Km ( mas pessoalmente não acho que duram tanto com eficiencia) e as de iridium que duram 100.000 Km

11/abril:
Gente a Ford com total falta de respeito ao consumidor mudou o prazo das revisões da linha 2015 Agora a primeira é 6 meses ou 5.000 Km e segunda com 10.000 km ou 12 meses isto quer dizer que o óleo sintético baratinho deles vai ser trocado nesta duas primeiras revisões onde mão de obra é grátis com só 5.000 Km absurdo para consumidor e ao meio ambiente e as velas tb foram modificadas a troca para 40.000 km igual a uma de cobre enquanto esta é de níquel e duraria bem mais. Fim da picada
Não basta termos que pagar um absurdo por nossos carros ainda somos explorados em suas revisões.
Vela custa R$ 33,33 e jogo sai por R$ 100,00 fica a dica no EUA tem vela motorcraft SP 538- A de iIridiun para motor ecoboost 1.0 que difere do nacional pelo turbo e pela injeçáo direta, e taxa de compressão que duram 100.000 Km e custam mais ou menos R$ 39,00 ( US $ 10,70) cada .

A Ford americana indica a troca de oleo sintetico com 10.000 milhas ou 16.000 Km ( fabricantes de oleo sintético troca indicam no Brasil troca de 15.000 a 20.000 Km- um uso ainda bem conservador óleos 0Wxx, 5 WXx duram mais e a Ford quer trocar com 5.000 Km nas duas primeiras revisões um absurdo falta total de respeito.

E este oleo 0W20 ainda acho muito fino todos que tem KA 2015 1.0 reclamam de barulho quando quente, será que oleo náo esta errado e deveria usar um 0W30 ou 5W30. Vamos ver com tempo o que a engenharia da Ford vai indicar.

Mais um erro Ford no manual indicam troca de filtro dé combustível cada 10.000 Km mas não consta no histórico da revisão de 10.000 Km.

13/abril

Sr. Moderador houve modificação do título mas não houve por minha parte duvida nenhuma informei a vela utilizada pela Ford e dei uma sugestão de troca a esta devido a Dona Ford ter sacaneado o consumidor e reduzido o prazo de utilização desta de 60.000 Km para 40.000 Km lembrando que é de níquel e dura bem mais que as de cobre que ela indica troca tb com 40.000 Km .
Quanto ao oleo a mesma Ford indicava para new fiesta o oleo 0W 20 e depois trocou pelos 5W 30 e tem relato aqui no fórum e em outros lugares de carros com barulho quando estão frios e quando estão quentes, indicando que lubrificavção pode não estar sendo boa , então pode ser novamente que Ford deva troca a indicação do oleo.
Obrigado.

27/maio

Pelo manual está especificado o óleo 5W20 , achei que era 0W20 pois foi este que colocaram quando peguei o carro e nível estava baixo (deve ser estoque velho pois Ford não mais utiliza este óleo então.)
Existe um novo manual para carros 2015 no site da Ford mas não consigo abrir nem no IPad nem no Note, se conseguir verifique se indicam outro óleo para motor. Mas ainda acho o 20 muito fino para fase quente apesar deste motor estar muito bem acertado (calibrado) e não ter uma reação exotermica grande ( não esquenta muito) ao contrario da maioria de outros Ford .

Gente ficou comprovado que barulho téc.- téc.-téc que carro faz agora que passou período de amaciamento (3.000 km) usei um redutor de atrito no oleo usei um Triboil um aditivo americano mas que agora tem representante no Brasil e diminuiu quase todo os barulhos do motor indicando que Não se trata de característica do motor como alegam na CCS e sim lubrificação deficiente (Ford teve problema de lubrificação nos motores sigma no motor da ecosport da revista quatro rodas trocaram para 5W30) espero que troquem dos nossos tb.
Este Tufoil tem uma superfície de atrito tão baixo que faz Tufoil a substância mais escorregadia conhecida pelo homem e reconhecido pelo Guinness Book of Records, como "O Lubrificante mais eficiente do mundo". Alguns preparadores americanos falam que é melhor que Militec , usei porque tinha em casa ( era do meu carro )
Mas sem entrar em discussão aconselho a usar um dos redutores para conservar seus motores em boas condições: Militec, Tufoil, Triboil e Molykote A2 este ultimo ainda estou vendo com fabricante seu uso em óleos sintéticos pois texto no site deles tem um erro, assim fica a duvida se pode usar ( fora isso muito bom e usado a bastante tempo)

Em teoria um motor tão tecnológico (moderno) deveria usar óleo mais fino para melhor rendimento só que nem sempre a teoria se confirma na pratica, devido a tanta gasolina adulterada no mercado e a contaminação do óleo muito fino diminui muito a lubrificaçáo e provoca barulhos

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Mensagem por Admin Sex 29 maio 2015 - 10:59

Marraccini, favor quando adicionar comentários num mesmo post editando o post inicial, e não acrescentando novos posts sem que haja comentários de outras pessoas.
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Mensagem por Maraccini Sex 29 maio 2015 - 15:46

Foi continuação de idéia e conclusão final por experiencia propria adquirida posteriormente , que pode ajudar a quem tinha a mesma idéia sobre o óleo e sua relação com barulho que motor apresenta. Se ver texto em nenhum momento foi colocado algo para tópico retornasse ao inicio tb serve para outros tópicos meus. Estou ciente das regras e se ler vera que existe uma seqüência lógica e informativa.

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Mensagem por Admin Sex 29 maio 2015 - 16:20

Eu sei que foi continuação da ideia, mas lendo um tópico como esse, fica parecendo um monólogo com tantas postagens contínuas sem algum debate. Sua contribuição é importante para o fórum, porém, a ordenação também.
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Mensagem por Ottosmaniotto Sex 10 Fev 2017 - 11:25

obrigado pelas informações maraccini

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Mensagem por Maraccini Sáb 11 Fev 2017 - 18:58

Cabe aqui uma ressalva apesar da informação de que o hexagonal da vela de ignição dos motores 1.0 de 3 cilindros ser 14 ter sido dada por engenheiro da NGK e constar no primeiro catalogo que vi na realidade ele é hexagonal 12 .  Abraço

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Mensagem por Ottosmaniotto Ter 21 Fev 2017 - 21:10

Maraccini escreveu:Cabe aqui uma ressalva apesar da informação de que o hexagonal da vela de ignição dos motores 1.0 de 3 cilindros ser 14 ter sido dada por engenheiro da NGK e constar no primeiro catalogo que vi na realidade ele é hexagonal 12 .  Abraço

Mas o modelo LNAR7A- 9G tem hexagonal de 14mm, e é o apontado pela NGK. Comprei e vou tentar fazer a troca assim que achar um soquete de 14mm e posto aqui o resultado.

Quer dizer que o modelo LNAR7A- 9G esta incorreto?

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[DÚVIDA] - Vela de ignição do New KA 2015 está correta? Empty Troca de Velas Realizada com Sucesso

Mensagem por Ottosmaniotto Qua 22 Fev 2017 - 14:15

Ottosmaniotto escreveu:
Maraccini escreveu:Cabe aqui uma ressalva apesar da informação de que o hexagonal da vela de ignição dos motores 1.0 de 3 cilindros ser 14 ter sido dada por engenheiro da NGK e constar no primeiro catalogo que vi na realidade ele é hexagonal 12 .  Abraço

Mas o modelo LNAR7A- 9G tem hexagonal de 14mm, e é o apontado pela NGK. Comprei e vou tentar fazer a troca assim que achar um soquete de 14mm e posto aqui o resultado.

Quer dizer que o modelo LNAR7A- 9G esta incorreto?

Vamos lá... acabei de fazer a troca de velas do novo KA G3 12v e tenho a confirmação de alguns pontos e recomendações:

Você PRECISA:

-Chave de vela de 14mm (confirmo que esta é medida das velas originais e das velas da NGK para o novo Ka G3), importante a borracha por dentro para prende-la na chave, pois é relativamente fundo no cilindro
-Chave sextavada de 8mm para soltar as bobinas (a curva), o novo Ka tem 3 bobinas individuais ligadas diretamente no cilindro (na vela), elas precisam ser desaparafusadas e desencaixadas, não possui por consequência cabo de vela
-Pano para dar uma limpada nas bobinas.
-Não usei torquímetro (mas é uma boa ideia), utilizei a recomendação de 1/16 de volta com a chave após apertar com a mão

Considerações:

-Não há nenhum sextavado de 12mm em todo processo, alguem passou alguma informação errada ao amigo Maraccini.
-Fazer a troca antes de 60mil km, pois comprei meu carro com 62mil e troquei por segurança (me informaram que todas as manutenções estavam em dia, não confiei, ainda bem) e tinha uma vela que estava em PÉSSIMA condição, ainda bem que troquei, espero que melhore os problemas de consumo que vinha verificando, vou tirar uma foto e aprender a posta-la aqui no fórum para todos poderem dar uma olhada
-Conforme maraccini informou ainda não temos vela de Iridium no Brasil, vamos aguardar pois com certeza é melhor que ficar forçando a rosca a cada 60mil KM (1.0) / 40 mil KM (1.5)
-O cabo que prende das bobinas meio e direita é preso por uma presilha, é só puxar com jeito
-O modelo NGK LNAR7A- 9G é o modelo correto para o novo Ka G3 12v 3 cilindros 1.0.

Qualquer outra consideração e as fotos das velas antigas, posto para vocês depois...

Um abraço!

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Mensagem por Maraccini Sáb 25 Fev 2017 - 19:51

Fui verificar pessoalmente informação do mecânico e realmente o hexagonal é de 14 e chave 14 o que é M12 é a rosca ele havia me dito que vela era diferente dos outros Fords e que era 12 acho que interpretei mal - peço desculpa por passar informação sem verificar antes !!!!!!

Quanto as velas de iridium temos as seguintes opções no Brasil em comerciantes especiais : 

Motor Rocam Flex 1.6 pode usar vela de ignição NGK IRIDIUM    - LTR6IX-11. Ou  vela Denso ITV 20 

Motor 1.5 sigma ( ou sigma 1.6 )  e Rocam 1.0 Flex pode usar vela de ignição NGK IRIDIUM    - LTR7IX-11. Ou vela Denso ITV 22

***** atenção que alguns comerciantes informam que NGK TR6IX e TR7IX  servem nos Rocam e Sigma mas NÃO serve!!!! importei estas e não serve mesmo !!! *****+

Quanto ao motor 1.0 de 3 cilindros há opção de usar a vela do ECOBOOST 1.0 (iridium) vendido no New Fiesta que pode ser a  NGK  SILZNAR8C7H ou motorcraft SP 538 (mais nova) ou SP 535 e tem ainda outra dos primeiros ecobooster .

*** a vela com certeza é mais fria e seria interessante compara- las para ver tamanho de rosca e outras quando der vou na CCS e se tiver comparo com do nosso 3 cilindros e coloco aqui se são compatíveis *** 

Abraço

Maraccini
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Mensagem por sergio.fernando Qui 16 Jan 2020 - 12:03

Bom dia, alguém sabe qual o torque de aperto que temos que dar nessas velas do 1.0? Só consegui achar do 1.5 que é 15nm ou 1,5kgfm

sergio.fernando
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