[INFO] - Combustivel adulterado com ferro está entupindo bicos e estragando sistema de ignição
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[INFO] - Combustivel adulterado com ferro está entupindo bicos e estragando sistema de ignição
Tirei as velas para limpar/ lixar e regular o GAP (abertura dos eletrodos) mas constatei que estavam contaminados com oxido de ferro (vermelho) e provavelmente este ferro é que está tb entupindo os bicos. Fui conversar com alguns mecânicos amigos e falaram que tem muitos carros com este problema vi em 3 cidades difentes então é geral a adulteração .
Achei que o oxido de ferro poderia estar vindo do etanol pois este é adulterado com água da torneira que pode enferrujar os tanque de ferro dos postos antigos, os novos devem (e tb os velhos deveriam trocar e ) usar os de plástico, mas Brasil .... ! . Se fosse com água desmineralizada a única consequência seria a perda de rendimento e aumento de consumo. Para mascarar o densimetro, os fdp ainda colocam cal na água.
A NGK descobriu o oxido na gasolina desde 2013 ( pode ser por contaminação (ingenuidade !! ) ou uso de aditivo com ferro para aumentar octanagem (o pentacarbonil ferro [Fe(CO)5], ferroceno (ou diciclopentadienil ferro) [Fe(C5H4)2] que não deveria existir segundo normas vigentes !! e Nenhum destes produtos teve sua produção industrial desenvolvida por razões de toxicidade, custos econômicos ou efeitos secundário relacionados diretamente com seu uso segundo a literatura ..
No Brasil só se usou os : chumbo tetra etila (CTE que é proibido uso somente em gasolina de aviação mas que derrete o catalisador se usado em carros ), o MTBE (que não tem ferro na composição e era usado no periodo de frio na região sul do Brasil, hoje não sei se ainda o utilizam ! Provavelmente não ! só até década de 90
A NGK diz que após verificar a presença de óxido de ferro acumulado na ponta ignífera das velas, por meio de uma inspeção visual. Nesta situação, a fabricante recomenda a substituição imediata do jogo de velas de ignição (mas uma boa limpeza : com escova de cobre, lixa de metal e química acho que basta !!!) e a verificação do sensor de oxigênio e do catalisador, que também podem ser afetados.
Os sintomas pode ser : aumento do consumo, perda de potência , marcha lenta irregular, retomada com falha , aceleração tb com falha.
Difícil saber o que é pior!! Fica a dica para olharem as sua velas e bicos para proteger seus motores de mais uma adulteração que além destes sintomas podem trazer prejuízos grandes ao motor !!!
Cuidado gente !!
Abraço
Em tempo :
Resolução da ANP . Esta sugestão de complementação da resolução esta relacionada à preocupação com a importação de gasolina comercial com aditivos contendo contaminantes (ferro e manganês). Em outras palavras, estes contaminantes são proibidos mas não são controlados. Kkkkk
limites :
Ferro (Fe) = 2 mg/kg
Manganês (Mn) = 5 mg/kg
ANP ainda permite que tenha até 5% de ETBE na gasolina (mas ninguém informa quem usa!!) :
Etil tert-butil éter (ETBE)
A formação do ETBE (etil-terc butiléter) a partir do etanol e isobuteno é uma reação moderadamente exotérmica e via catálise ácida [7].
É comumente usado como um aditivo oxigenado na produção da gasolina a partir de petróleo bruto. ETBE oferece benefícios de qualidade de ar iguais ou maiores como etanol, enquanto sendo tecnicamente e logisticamente menos desafiador. Ao contrário do etanol, o ETBE não induz a evaporação da gasolina, que é uma das causas da poluição, e não absorve a umidade da atmosfera [17].
Abraço
Achei que o oxido de ferro poderia estar vindo do etanol pois este é adulterado com água da torneira que pode enferrujar os tanque de ferro dos postos antigos, os novos devem (e tb os velhos deveriam trocar e ) usar os de plástico, mas Brasil .... ! . Se fosse com água desmineralizada a única consequência seria a perda de rendimento e aumento de consumo. Para mascarar o densimetro, os fdp ainda colocam cal na água.
A NGK descobriu o oxido na gasolina desde 2013 ( pode ser por contaminação (ingenuidade !! ) ou uso de aditivo com ferro para aumentar octanagem (o pentacarbonil ferro [Fe(CO)5], ferroceno (ou diciclopentadienil ferro) [Fe(C5H4)2] que não deveria existir segundo normas vigentes !! e Nenhum destes produtos teve sua produção industrial desenvolvida por razões de toxicidade, custos econômicos ou efeitos secundário relacionados diretamente com seu uso segundo a literatura ..
No Brasil só se usou os : chumbo tetra etila (CTE que é proibido uso somente em gasolina de aviação mas que derrete o catalisador se usado em carros ), o MTBE (que não tem ferro na composição e era usado no periodo de frio na região sul do Brasil, hoje não sei se ainda o utilizam ! Provavelmente não ! só até década de 90
A NGK diz que após verificar a presença de óxido de ferro acumulado na ponta ignífera das velas, por meio de uma inspeção visual. Nesta situação, a fabricante recomenda a substituição imediata do jogo de velas de ignição (mas uma boa limpeza : com escova de cobre, lixa de metal e química acho que basta !!!) e a verificação do sensor de oxigênio e do catalisador, que também podem ser afetados.
Os sintomas pode ser : aumento do consumo, perda de potência , marcha lenta irregular, retomada com falha , aceleração tb com falha.
Difícil saber o que é pior!! Fica a dica para olharem as sua velas e bicos para proteger seus motores de mais uma adulteração que além destes sintomas podem trazer prejuízos grandes ao motor !!!
Cuidado gente !!
Abraço
Em tempo :
Resolução da ANP . Esta sugestão de complementação da resolução esta relacionada à preocupação com a importação de gasolina comercial com aditivos contendo contaminantes (ferro e manganês). Em outras palavras, estes contaminantes são proibidos mas não são controlados. Kkkkk
limites :
Ferro (Fe) = 2 mg/kg
Manganês (Mn) = 5 mg/kg
ANP ainda permite que tenha até 5% de ETBE na gasolina (mas ninguém informa quem usa!!) :
Etil tert-butil éter (ETBE)
A formação do ETBE (etil-terc butiléter) a partir do etanol e isobuteno é uma reação moderadamente exotérmica e via catálise ácida [7].
É comumente usado como um aditivo oxigenado na produção da gasolina a partir de petróleo bruto. ETBE oferece benefícios de qualidade de ar iguais ou maiores como etanol, enquanto sendo tecnicamente e logisticamente menos desafiador. Ao contrário do etanol, o ETBE não induz a evaporação da gasolina, que é uma das causas da poluição, e não absorve a umidade da atmosfera [17].
Abraço
Maraccini- Motorista Veterano
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Re: [INFO] - Combustivel adulterado com ferro está entupindo bicos e estragando sistema de ignição
Sexta- feira estava de bobeira e passei em alguns amigos preparadores e outros especialistas em injeção/ignição e vi várias velas inclusive de Iridium com problemas com o óxido de ferro, estas normalmente duram mais de 100.000 km sem manutenção e para voltar a funcionar bem, tiveram que passar por jateamento com microesfera de vidro.
Também soube que estão entupindo os bicos de injeção inclusive das diretas de Jetta, Tiguan e outros . A pressão alta não está conseguindo mantém-Los limpos! (segundo eles está ficando comum este problema!)
Cada bico de inj. direta custa 650,00 Reais .
Abraço
Também soube que estão entupindo os bicos de injeção inclusive das diretas de Jetta, Tiguan e outros . A pressão alta não está conseguindo mantém-Los limpos! (segundo eles está ficando comum este problema!)
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Re: [INFO] - Combustivel adulterado com ferro está entupindo bicos e estragando sistema de ignição
Só completando as informações anteriores :: moderadores não vou mais colocar nada neste topico se não houver questionamentos !
As cidades são Jundiai , Vinhedo e Várzea Paulista todas em São Paulo e dentro da mesma área de distribuição da fornecedora e distribuidoras. Mas liguei para amigos em Campinas e São Paulo e problema se repete !!
A NGK já em 2013 junto ao Centro Tecnológico de Controle de Qualidade, a Falcão Bauer identificou contaminação nos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais e logo depois (mesmo ano) nos estados da região Sul ( Paraná e Santa Catarina.) hoje parece estar em todo lugar!!
Antes apareceram em postos sem bandeira ( ou pequenas bandeiras ) mas hoje dizem estar em todas as bandeiras . A Ipiranga ( que pessoalmente não gosto mas ...) que foi a primeira grande a ser contaminada hoje foi mencionada por quase todos como a melhor e menos contaminada ( talvez controle melhor da qualidade ) depois BR e por ultimo Shell quanto ao nível de contaminação !!
Segundo relatos não tem como provar que os entupimentos são efeitos do óxido só que o número de bicos entupidos aumentou muito depois da contaminação ( então 1 +1 = 2) .
E pensando bem os 2% permitidos pela ANP não causam danos pois antigamente todos os postos tinham tanques de ferro mas contaminação começou só em 2013 então nível deve ser BEM maior e pode causar (óxido é pó de ferro!) dependendo da micrometria destes, entupir os bicos ou pela pressão ou alta pressão desgastar material dos bicos e os furos destes, causando entupimento ou alteração da vazão original !!
Se a ANP alega que não faz controle de óxido de ferro e a Petrobras diz que compra a gasolina ou componentes desta no mercado pelo menor preço e outros dizem que é pela maior "gorjeta" - cada um acredite na situação mais real !! Quer dizer que não há controle do que se compra e o problema da peças vai cair no nosso bolso ! Meu Deus onde se olha neste pais só tem "droga" é Lula, Dilma, PT, Gasolina Formulada, gasolina com oxido, Etc...
Seria legal se algum químico pudesse orientar a usar um reagente que identificasse este óxido de ferro ou seria óxido férrico (ferrugem) ninguém informa corretamente !! na gasolina antes de abastecer ?? Dependendo do tipo do Óxido pode ser magnético ai uns imãs no tanque (dentro) poderia eliminar !!
Até mesmo as distribuidoras poderiam fazer uma filtragem nem que fosse só magnética !
Abraço
As cidades são Jundiai , Vinhedo e Várzea Paulista todas em São Paulo e dentro da mesma área de distribuição da fornecedora e distribuidoras. Mas liguei para amigos em Campinas e São Paulo e problema se repete !!
A NGK já em 2013 junto ao Centro Tecnológico de Controle de Qualidade, a Falcão Bauer identificou contaminação nos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais e logo depois (mesmo ano) nos estados da região Sul ( Paraná e Santa Catarina.) hoje parece estar em todo lugar!!
Antes apareceram em postos sem bandeira ( ou pequenas bandeiras ) mas hoje dizem estar em todas as bandeiras . A Ipiranga ( que pessoalmente não gosto mas ...) que foi a primeira grande a ser contaminada hoje foi mencionada por quase todos como a melhor e menos contaminada ( talvez controle melhor da qualidade ) depois BR e por ultimo Shell quanto ao nível de contaminação !!
Segundo relatos não tem como provar que os entupimentos são efeitos do óxido só que o número de bicos entupidos aumentou muito depois da contaminação ( então 1 +1 = 2) .
E pensando bem os 2% permitidos pela ANP não causam danos pois antigamente todos os postos tinham tanques de ferro mas contaminação começou só em 2013 então nível deve ser BEM maior e pode causar (óxido é pó de ferro!) dependendo da micrometria destes, entupir os bicos ou pela pressão ou alta pressão desgastar material dos bicos e os furos destes, causando entupimento ou alteração da vazão original !!
Se a ANP alega que não faz controle de óxido de ferro e a Petrobras diz que compra a gasolina ou componentes desta no mercado pelo menor preço e outros dizem que é pela maior "gorjeta" - cada um acredite na situação mais real !! Quer dizer que não há controle do que se compra e o problema da peças vai cair no nosso bolso ! Meu Deus onde se olha neste pais só tem "droga" é Lula, Dilma, PT, Gasolina Formulada, gasolina com oxido, Etc...
Seria legal se algum químico pudesse orientar a usar um reagente que identificasse este óxido de ferro ou seria óxido férrico (ferrugem) ninguém informa corretamente !! na gasolina antes de abastecer ?? Dependendo do tipo do Óxido pode ser magnético ai uns imãs no tanque (dentro) poderia eliminar !!
Até mesmo as distribuidoras poderiam fazer uma filtragem nem que fosse só magnética !
Abraço
Maraccini- Motorista Veterano
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Re: [INFO] - Combustivel adulterado com ferro está entupindo bicos e estragando sistema de ignição
Putz! agora fiquei de cara no chão, além da mijolina custar o preço de ouro, ainda mais essa contaminação.
Re: [INFO] - Combustivel adulterado com ferro está entupindo bicos e estragando sistema de ignição
Boa noticia a "contaminação " com oxido de ferro acabou . Segundo amigos mecânicos !
Este oxido é usado para enganar testes de octanagem do combustível .
Abraço
Este oxido é usado para enganar testes de octanagem do combustível .
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