[DÚVIDA] - O motor Sigma 1.5 é muito diferente do Rocam 1.6?
3 participantes
Fórum Clube do Novo Ka :: Assuntos sobre o Ka G1 / G2 e G3 :: Desempenho :: Velocidade, Aceleração & Retomada
Página 1 de 1
[DÚVIDA] - O motor Sigma 1.5 é muito diferente do Rocam 1.6?
Tenho um KA + SEL 1.5. Até o ano passado possuia um Fiesta Rocam 1.6. Achei uma diferença muito grande na aceleração e retomada em favor do Novo Ka. Muito melhor em aceleração e em retomada com relação ao Fiesta Rocam.
lucasminduri- Piloto de Controle Remoto
- Número de Mensagens : 21
Idade : 61
Cidade/Estado : Minduri - MG
Motorização/Cor : KA + 1.5 Prata SEL
Código de Opcionais : SEL
Data de inscrição : 16/06/2015
Re: [DÚVIDA] - O motor Sigma 1.5 é muito diferente do Rocam 1.6?
lucasminduri,
Em comparação ao meu 1.6 da GM é bem diferente mesmo.
Só acho ele um pouco "consumista".... adora um etanol.
No geral ele é muito bom.
Abraços!
Em comparação ao meu 1.6 da GM é bem diferente mesmo.
Só acho ele um pouco "consumista".... adora um etanol.
No geral ele é muito bom.
Abraços!
Re: [DÚVIDA] - O motor Sigma 1.5 é muito diferente do Rocam 1.6?
No alcool ja fiz 13,5 km/l andando bem... acho ele bem econômico, gasolina ja fiz 15,7.
lucasminduri- Piloto de Controle Remoto
- Número de Mensagens : 21
Idade : 61
Cidade/Estado : Minduri - MG
Motorização/Cor : KA + 1.5 Prata SEL
Código de Opcionais : SEL
Data de inscrição : 16/06/2015
Re: [DÚVIDA] - O motor Sigma 1.5 é muito diferente do Rocam 1.6?
Lucas,
Estrada certo?
Vc deve andar a menos de 100km/h, porque comigo é uma miséria.
Nunca andamos na gasolina, mas farei isso em breve numa viagem programada para Julho.
Abraços!
Estrada certo?
lucasminduri escreveu:No alcool ja fiz 13,5 km/l andando bem... acho ele bem econômico, gasolina ja fiz 15,7.
Vc deve andar a menos de 100km/h, porque comigo é uma miséria.
Nunca andamos na gasolina, mas farei isso em breve numa viagem programada para Julho.
Abraços!
Re: [DÚVIDA] - O motor Sigma 1.5 é muito diferente do Rocam 1.6?
entre 100 e 130 km/h + - . com ar ligado em alguns trechos.
lucasminduri- Piloto de Controle Remoto
- Número de Mensagens : 21
Idade : 61
Cidade/Estado : Minduri - MG
Motorização/Cor : KA + 1.5 Prata SEL
Código de Opcionais : SEL
Data de inscrição : 16/06/2015
Re: [DÚVIDA] - O motor Sigma 1.5 é muito diferente do Rocam 1.6?
Lucas,
Me ensina a receita, porque eu não consigo fazer isso não.... risis
Abraços!
Me ensina a receita, porque eu não consigo fazer isso não.... risis
lucasminduri escreveu:entre 100 e 130 km/h + - . com ar ligado em alguns trechos.
Abraços!
Re: [DÚVIDA] - O motor Sigma 1.5 é muito diferente do Rocam 1.6?
Os motores Rocam eram excelentes e bem duráveis, depois da experiência do Rocam a álcool de 2002 (na perua escort) veio os primeiros flex que foram os mais fortes 115 hp (2004 e parte 05) mas no dino conseguiram 121 hp, depois um engenheiro esperto economizou ( vivo falando que isto é comum e bem apreciado pela Ind.. Automobilística ) um sensor de fase e desempenho caiu para 109 hp ( 06-07) em 2008 voltou sensor por acusa de emissão em 2010 outros falam que foi a partir de 2011 veio um Rocam 1.6 muito mas muito mal calibrado que além de emitir muito calor perdeu desempenho e consumo exagerado até 2013/14 .
Estes vinham com um sistema (conhecido popularmente como orelhinha de Sherek) que é composto de 2 partes a orelhinha em si e um tubo dentro da tampa da caixa de filtro que tem a função de acelerar o ar admitido conseguindo diminuir ligeiramente sua temperatura (muito pouco na realidade) e aumentar torque em baixa rotação ( reclamação geral 1.6 e 1.0) mas como não variava seu formato a partir de 4.500 rpm já funcionava como constritor e carro perdia desempenho.
Da a impressão de piora consciente para melhorar um produto que vem vindo ( estratégia de venda e marketing)
Motor começou a morrer (sem evolução) quando deixou de ser produzido na Europa e ficou na Ásia (Índia,etc) , África do Sul, Brasil e México.
Os Sigmas são geração seguinte e o primeiro foi o mexicano 1.6 16v. com somente um variador de comando que está hoje na Ecosport, depois evoluiu e vieram os 1.6 16v. TIVCT ( com duplo variador de comando) presenteemos New Fiesta e Focus e o motor 1.5 foi desenvolvido em cima do mexicano mas sem o variador de comando, motor usa comandos que privilegiam o torque em baixa ( bom torque apartir de 2000 rpm) e não a potência , Mas usa mesmo cambio com relações GENÉRICAS de todos os modelos novos!!! E foi desenvolvido para paises "emergentes" , Alguns países da Ásia ( Índia , etc), Europa oriental Romênia , etc e Brasil. (México e África do Sul já não tem este motor 1.5).
Assim como os Rocam os motores Sigmas ( todos ) tendem a não ter evolução pois foram trocados pelo Ecoboost em quase todos os mercados , existe um motor sendo desenvolvido Dragon 1.5 de 3 Cil. Aspirado com mais de 130 hp. para mercados "emergentes"
Na minha opinião este motor sigma 1.5 apesar de ser BOM (e era o carro que pretendia comprar mas não achei quando precisei) é uma sacanagem com consumidor pois os variadores não devem ser tão caros , pois se até os 1.0 3cil. tem e ainda nos dois comandos e é um carro de lucro menor, não vejo razão técnica só a maldita redução de custo!
Se comparar desempenho entre os últimos Rocam 1.6 com sigma 1.5 realmente os Sigmas estão melhores. Mas se comparar com dos anos anteriores o Rocam era melhor em potencia e torque (15,8 - 14,9kgf).
Maraccini- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015
Re: [DÚVIDA] - O motor Sigma 1.5 é muito diferente do Rocam 1.6?
O meu Fiesta rocam era 2012... "os piores"...rsrsrsrs
lucasminduri- Piloto de Controle Remoto
- Número de Mensagens : 21
Idade : 61
Cidade/Estado : Minduri - MG
Motorização/Cor : KA + 1.5 Prata SEL
Código de Opcionais : SEL
Data de inscrição : 16/06/2015
Re: [DÚVIDA] - O motor Sigma 1.5 é muito diferente do Rocam 1.6?
Maraccini,
Bacana a explicação.
Bom saber do que vem pra nós. Como sempre o "café" que fica é o de menor qualidade.
Mas gosto desse motor, atende bem as expectativas e deixa muita gente pra trás.
Abraços!
Bacana a explicação.
Bom saber do que vem pra nós. Como sempre o "café" que fica é o de menor qualidade.
Mas gosto desse motor, atende bem as expectativas e deixa muita gente pra trás.
Abraços!
Re: [DÚVIDA] - O motor Sigma 1.5 é muito diferente do Rocam 1.6?
Tb gosto do motor ( moderno) é só pela falta de respeito com mortais do terceiro mundo " emergentes"
Maraccini- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015
Tópicos semelhantes
» [INFORMAÇÃO] - Velas para motor Rocam e New KA 1.5 Sigma
» [DÚVIDA] - O que é um número em alto relevo contido no Cabeçote do motor sigma 1.5?
» [DÚVIDA] - Aonde fazer uma retífica do motor rocam 1.0 2009.
» [DÚVIDA] - Troca de óleo do motor Zetec Rocam. O que recomendam?
» [DÚVIDA] - Qual a Correia do Alternador do Ka 09? Motor Zetec Rocam?
» [DÚVIDA] - O que é um número em alto relevo contido no Cabeçote do motor sigma 1.5?
» [DÚVIDA] - Aonde fazer uma retífica do motor rocam 1.0 2009.
» [DÚVIDA] - Troca de óleo do motor Zetec Rocam. O que recomendam?
» [DÚVIDA] - Qual a Correia do Alternador do Ka 09? Motor Zetec Rocam?
Fórum Clube do Novo Ka :: Assuntos sobre o Ka G1 / G2 e G3 :: Desempenho :: Velocidade, Aceleração & Retomada
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos