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[DÚVIDA] - Válvula Termostática Eletrônica Ka2 -> Mecânica

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Mensagem por tales_rodrigues Ter 27 Set 2016 - 17:00

Bom dia

Estou com problemas no meu Ka2 1.0 2009, ele esta esquentando muito, e a ventoinha não faz a temperatura baixar.

Pesquisei no forum pelo problema e verifiquei que a válvula esta sempre fechada, pois a mangueira de baixo do radiador esta sempre fria e a de cima quente.

Achei um absurdo esta válvula custar em torno de R$ 270,00 reais aqui, fora que provavelmente vou ter que trocar a carcaça junto, isso na concessionárias gira em torno de R$ 500,00, e pelos relatos que li, a mesma não dura um ano.

Alguns membros do forum colocaram a válvula mecânica no lugar da eletrônica, e deixaram o conector de ligação elétrica desligado, este procedimento funcionou? Estava pensando em comprar a carcaça completa do 2007/gasolina com a válvula mecânica.

Gostaria de saber também se alguém usou as seguintes marcas paralelas, e se tiveram algum problema.

- Reservatório de água da marca Gonel.
- Reservatório de água original Ford. (Será que melhorou a qualidade? porque trincava)
- Carcaça válvula termostática Valclei.
- Carcaça válvula termostática MTE - Alumínio.  

Por este problema ser crônico no Ka 2, podendo trazer sérios prejuízos ao motor, a Ford deveria ter feito um recall para este modelo, mas no Brasil estas montadoras não tem o minimo de respeito com os consumidores.

Fico no aguardo.
Obrigado a todos.

tales_rodrigues
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Mensagem por Maraccini Qui 29 Set 2016 - 15:20

As melhores carcaças são as de alumínio tem da MTE Thomson e de outro fabricante que não conheço acho que Columbia ! E a Valclei não sei se tem de alumínio para os Rocam !
O vaso de expansão mesmo o original até 2010 ou 2012 eram muito ruim material quebrava depois melhorou mas não sei se peças dos carros mais antigos vem com "novo" material !
Aditivos tente os dos new KA G3 pois o dos Ka G1 e G2 (original são bem ruins) . Ou Motul, havoline

Maraccini
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Mensagem por tales_rodrigues Sex 30 Set 2016 - 8:55

Obrigado Maraccini, e em relação ao uso da válvula termostática mecânica em substituição a elétrica alguém conseguiu realizar a troca com exito, sem nenhum problema colateral?

tales_rodrigues
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Mensagem por Maraccini Sáb 1 Out 2016 - 21:50

Os motores flex tem a válvula termostatica eletrônica que abre por controle do modulo ECU pois para cada combustível utilizado ou mistura destes tem uma temperatura de trabalho diferente .

Os motores a gasolina a válvula é mecânica (abre conforme a temperatura do liquido de arrefecimento definida/programada na válvula) ou seja tem apenas uma temperatura de trabalho.

As tentativas que li tentaram usar as válvulas do gasolina mas os motores flex tem a taxa muito mais alta (gás. pouco mais de 8 contra pouco mais de 12 no flex) além do 1.6 ter um pistão ligeiramente maior e portanto geram maior temperatura e devem ter temperatura de trabalho diferente mesmo que se use sempre somente um combustível teria que ver qual a temperatura de trabalho em que a válvula eletrônica abre e usar uma mecânica com mesmo valor/temperatura !! 

O problema é que se temperatura for menor o consumo e desempenho são piores e há contaminação do óleo lubrificante que prejudica o motor !

Se temperatura for maior aumenta muito a chance de superaquecimento e de formar pontos quentes surgindo pré ignição (batida de pino) que pode ser destrutivo ao motor !!

Para quem vai usar etanol sempre tem a do Escort SW 1.6 a álcool (sim houve um motor Rocam 1.6 a etanol de fabrica mas somente saiu neste carro e em pouco tempo !) pode usar a válvula termostatica mecânica deste carro !

Quanto se há necessidade de adaptação na carcaça não sei dizer !! Mas sempre será uma modificação e terá que observar resultados e controla-los portanto necessita muito estudo antes. Abraço

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Mensagem por bruno77 Seg 24 Abr 2017 - 23:24

Troquei a termostática do meu Clio 1.0 16v com 154 mil km. A temperatura baixava mesmo numa viagem de 5 horas. Ainda bem que ela travou aberta. Foi um valor de 260,00 em 2016.

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Mensagem por Maraccini Ter 25 Abr 2017 - 23:29

A válvula termostatica eletrônica dos Rocam são bem mais complicadas e problemáticas (pela eletronica e pelo material de confecção da carcaça das originais ) e são controlada pela ECU (modulo) e não por molas (pelo calor !) como as tradicionais mecânicas. Abraço

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Mensagem por crisme ferreira Seg 8 maio 2017 - 10:39

cheguei um dia depois de 35 km andando com o carro desligado o radiador estava borbulhando, isso é normal? estranhei pois nunca vi isso em outro carro

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Mensagem por Maraccini Dom 14 maio 2017 - 14:34

O liquido de arrefecimento está sob pressão e não borbulha se borbulhou deve ser tampa do reservatório que está com defeito. Mas é bom conferir se a proporçáo de aditivo está correta tb !! Abraço

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Mensagem por bruno77 Seg 22 maio 2017 - 17:49

Gente me enganei, a válvula do Clio custou no ano passado R$ 95,00

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