[DÚVIDA] - Qual o liquido de arrefecimento do KA G3?
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[DÚVIDA] - Qual o liquido de arrefecimento do KA G3?
ola esta baixando meu liquido de arrefecimento, e gostaria de repo-lo,
qual que se usa ? o motorcraft só encontrei na ford por 60,00 reais o litro, achei um absurdo !
como está na marca um pouco abaixo da minima apos rodar 40mil km, qro completar para voltar a marca Maxima (coloquei apenas agua para atingir o minimo)
Li que o correto é completar com o mesmo que se usa, entao pergunto: é esse o original que vem :
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721556694-aditivo-para-radiador-motorcraft-ford-compre-3-ganhe-2-limpa-_JM
obrigado, pois preciso adquiri-lo ! vou ter que morrer nos 60,00 da CSS aqui em americana mesmo =/
qual que se usa ? o motorcraft só encontrei na ford por 60,00 reais o litro, achei um absurdo !
como está na marca um pouco abaixo da minima apos rodar 40mil km, qro completar para voltar a marca Maxima (coloquei apenas agua para atingir o minimo)
Li que o correto é completar com o mesmo que se usa, entao pergunto: é esse o original que vem :
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721556694-aditivo-para-radiador-motorcraft-ford-compre-3-ganhe-2-limpa-_JM
obrigado, pois preciso adquiri-lo ! vou ter que morrer nos 60,00 da CSS aqui em americana mesmo =/
vima9093- Piloto de Kart
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Re: [DÚVIDA] - Qual o liquido de arrefecimento do KA G3?
Amigão, não precisa comprar o produto na concessionária, basta comprar um produto que atenda à especificação técnica da Ford. Você encontra nos postos Ipiranga, é o fluido de arrefecimento Ipiranga pronto para uso, cor laranja. Mas preste atenção, tem o "pronto para uso" e o "concentrado". O pronto para uso é só você abrir o tanquinho (com o motor frio, é lógico) e completar o nível. Ah, uma má notícia: custa quase R$ 60,00 o litro, você não vai economizar muito não, hehehe!
Professor- Tô tirando a carteira
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Re: [DÚVIDA] - Qual o liquido de arrefecimento do KA G3?
mas eu posso misturar marcas diferentes ?? eu qria saber qual é o original justamente por isso !
vima9093- Piloto de Kart
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Re: [DÚVIDA] - Qual o liquido de arrefecimento do KA G3?
O importante, nesse caso, não é a marca do produto, mas a especificação técnica. O fluído da Ipiranga tem essa especificação no rótulo, que é a mesma especificação motorcraft que a Ford exige no manual. Pode usar esse Ipiranga sem medo!
Professor- Tô tirando a carteira
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Re: [DÚVIDA] - Qual o liquido de arrefecimento do KA G3?
mas professor, o composto do ipiranga(etilenoglicol) eh diferente do motorcraft(monoetileno). E ai ???
vima9093- Piloto de Kart
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Re: [DÚVIDA] - Qual o liquido de arrefecimento do KA G3?
Etilenoglicol e monoetilenoglicol é a mesma substância química. É como chamar álcool hidratado de etanol. O fluido da Ipiranga atende à norma Ford WSSM97B44D, que é a mesma especificação que consta no manual do novo Ka. Entretanto, se você vai ficar inseguro usando esse produto, esqueça, compre o original da concessionária e seja feliz. Como mencionei anteriormente, a diferença de preço é mínima!
Professor- Tô tirando a carteira
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Re: [DÚVIDA] - Qual o liquido de arrefecimento do KA G3?
Etilenoglicol e monoetilenoglicol não são iguais e ainda é importantíssimo saber se é orgânico ou inorgânico (sintético aqui diferente dos óleos o sintético é inferior ) e como disse o professor tem que atender norma do fabricante .
coloquei texto abaixo para conhecimento e ajudar quem estiver com mesma duvida : desculpe o tamanho !!
O aditivo de radiador tem a função de modificar as propriedades da água, o que melhora o desempenho do sistema de arrefecimento e o protege de corrosão. Sua composição é: etilenoglicol (EG, e também chamado de MEG quando for monoetilenoglicol), anticorrosivos, corante e antiespumante.
Como sabemos, a água atinge sua temperatura de congelamento e ebulição a 0°C e 100°C, respectivamente. Com o auxílio do aditivo essas temperaturas passam para -33°C (congelamento) e 163°C (ebulição), melhorando a eficácia do sistema.
Isso acontece porque, quando adicionado água, o etilenoglicol atrai fortemente suas moléculas, criando atrações elétricas entre esses dois tipos de molécula que dificultam a organização dos cristais de gelo. Essa interação também diminui a pressão de vapor da água, o que cria um ponto de ebulição intermediário, maior que o da água e inferior ao etilenoglicol.
O EG é uma substancia extremamente tóxica e pode levar a morte. Sendo assim, recentemente, o EG vem sendo substituído pelo seu primo propilenoglicol, que possui as mesmas propriedades anticongelantes e não tóxico aos seres humanos.
Diferença etilenoglicol e monoetilenoglicol usado em aditivo de radiador
De forma geral, o a diferença entre o etilenoglicol e monoetilenoglicol é a quantidade de ligação que seus átomos conseguem fazer. No etilenoglicol podem ser feitas diversas ligações enquanto no monoetilenoglicol apenas uma.
Esses números de ligações são representados fisicamente como polimerização, conhecidos comumente pelos mecânicos como borra do radiador.
E ai está a grande diferença entre o etilenoglicol e monoetilenoglicol usado como aditivo de radiador. O monoetilenoglicol faz menos ligações que o etilenoglicol, ele tem um tempo de duração maior. Normalmente o aditivo de radiador a base de etilenoglicol duram de 1 a 3 anos, já os de monoetilenoglicol de 3 a 5 anos.
Vale lembrar que, como são substancias distintas, o etilenoglicol e monoetilenoglicol não podem ser misturados, por isso, nunca misture um aditivo de radiador com bases diferentes em seu veículo. Isso pode ocasionar bolhas, sujeira e modificações nas propriedades químicas.
O aditivo para radiador é um produto barato e que pode fazer a diferença na durabilidade das peças do sistema de arrefecimento e no controle da temperatura interna do motor, pois ele, misturado à água, é responsável por retirar o calor interno do motor do carro e dissipá-lo no radiador. Esse processo é muito importante para o motor do carro, para que ele não superaqueça e possivelmente venha a fundir, queimar junta do cabeçote ou empenar o cabeçote, dentre outros possíveis problemas. Saiba mais sobre os benefícios em usar aditivo para radiador.
Existem disponíveis no mercado dois tipos de aditivo, o orgânico e o inorgânico, também chamado de aditivo sintético. Ambos os produtos servem perfeitamente para contribuir para a dissipação de calor e prevenir desgaste e oxidação de peças. Tanto o orgânico quanto o inorgânico tem como principal agente o monoetilenoglicol ou o etilenoglicol, para controlar o ponto de congelamento e ebulição da água. A diferença entre essas duas substâncias é que o monoetilenoglicol é mais durável que o etilenoglicol. Apesar de tanta semelhança, eles possuem diferenças.
Aditivo orgânico
O aditivo orgânico é desenvolvido através de materiais orgânicos – OAT (Organic Acid Technology), ou seja, de origem natural. Este tipo de aditivo deve atender a norma NBR 15297, que regula o desenvolvimento e fabricação de aditivos do tipo coolants orgânicos concentrados. Segundo a ABNT, o objetivo desta norma é:
Especificar os requisitos exigíveis e os ensaios para determinação das características dos líquidos de arrefecimento concentrados tipo orgânico à base de monoetilenoglicol, destinados à preparação da solução refrigerante que, por sua vez, deve promover o arrefecimento do motor endotérmico e conferir proteção adequada contra congelamento, fervura, cavitação e corrosão.
O aditivo orgânico é mais durável do que o sintético, além disso, por serem de origem orgânica, são biodegradáveis. Ou seja, são deteriorados naturalmente, não oferecendo riscos de contaminação ao meio ambiente.
Aditivo inorgânico ou sintético
Ao contrário do orgânico, o inorgânico é sintético, ou seja, completamente desenvolvido em laboratório, assim como acontece com o óleo sintético e o mineral. Enquanto um é proveniente de substâncias naturais, o outro é desenvolvido em laboratório, o sintético.
O aditivo inorgânico costuma ter uma vida útil menor que o orgânico. Além disso, seu descarte na natureza pode causar contaminação por substâncias que podem trazer prejuízos ao meio ambiente.
Este tipo de aditivo deve atender a norma NBR 13705. Segundo a ABNT, o objetivo desta norma é:
Esta Norma especifica os requisitos e os métodos de ensaio para a determinação das características dos aditivos concentrados dos tipos monoetilenoglicol e monopropilenoglicol, tipos A e B, destinados à preparação da solução refrigerante, que por sua vez deve promover o arrefecimento do motor endotérmico e conferir proteção adequada contra o congelamento, fervura, cavitação e corrosão.
Tanto o aditivo orgânico quanto o inorgânico podem ser encontrados em diversas cores, como azul, vermelho, verde, rosa, laranja ou amarelo. Na verdade, essa mistura de cores causa muita confusão na cabeça de muitos donos de carros e até mesmo de mecânicos.
Escolher o aditivo pela cor
Na verdade, não é possível saber qual é o tipo de aditivo apenas observando sua cor. De maneira geral, cada tipo de aditivo tem uma coloração específica, mas isso não é determinante. Os aditivos costumam ter as seguintes cores:
Aditivo orgânico: costumam ter cor vermelha, amarelo ou rosa.
Aditivo inorgânico (sintético): costumam ter cor verde ou azul
No entanto, como já foi dito, não é possível determinar se o aditivo é sintético ou orgânico apenas pela cor, pois é possível encontrar aditivos sintéticos na cor rosa ou vermelha, por exemplo.
Segundo o INMETRO, os aditivos:
São encontrados no mercado em várias cores, que são meramente um apelo comercial que não impacta no desempenho dos mesmos. Na linha de produção das montadoras a cor é um diferencial importante, pois evita que diferentes aditivos sejam confundidos.
Sendo assim, a dica é sempre ler o rótulo para verificar qual tipo de aditivo você está comprando. Se no rótulo não disser se é orgânico ou inorgânico, tente localizar a qual norma ele atende, e a partir daí tenha certeza de qual é o tipo de aditivo que está comprando.
Abraço.
coloquei texto abaixo para conhecimento e ajudar quem estiver com mesma duvida : desculpe o tamanho !!
O aditivo de radiador tem a função de modificar as propriedades da água, o que melhora o desempenho do sistema de arrefecimento e o protege de corrosão. Sua composição é: etilenoglicol (EG, e também chamado de MEG quando for monoetilenoglicol), anticorrosivos, corante e antiespumante.
Como sabemos, a água atinge sua temperatura de congelamento e ebulição a 0°C e 100°C, respectivamente. Com o auxílio do aditivo essas temperaturas passam para -33°C (congelamento) e 163°C (ebulição), melhorando a eficácia do sistema.
Isso acontece porque, quando adicionado água, o etilenoglicol atrai fortemente suas moléculas, criando atrações elétricas entre esses dois tipos de molécula que dificultam a organização dos cristais de gelo. Essa interação também diminui a pressão de vapor da água, o que cria um ponto de ebulição intermediário, maior que o da água e inferior ao etilenoglicol.
O EG é uma substancia extremamente tóxica e pode levar a morte. Sendo assim, recentemente, o EG vem sendo substituído pelo seu primo propilenoglicol, que possui as mesmas propriedades anticongelantes e não tóxico aos seres humanos.
Diferença etilenoglicol e monoetilenoglicol usado em aditivo de radiador
De forma geral, o a diferença entre o etilenoglicol e monoetilenoglicol é a quantidade de ligação que seus átomos conseguem fazer. No etilenoglicol podem ser feitas diversas ligações enquanto no monoetilenoglicol apenas uma.
Esses números de ligações são representados fisicamente como polimerização, conhecidos comumente pelos mecânicos como borra do radiador.
E ai está a grande diferença entre o etilenoglicol e monoetilenoglicol usado como aditivo de radiador. O monoetilenoglicol faz menos ligações que o etilenoglicol, ele tem um tempo de duração maior. Normalmente o aditivo de radiador a base de etilenoglicol duram de 1 a 3 anos, já os de monoetilenoglicol de 3 a 5 anos.
Vale lembrar que, como são substancias distintas, o etilenoglicol e monoetilenoglicol não podem ser misturados, por isso, nunca misture um aditivo de radiador com bases diferentes em seu veículo. Isso pode ocasionar bolhas, sujeira e modificações nas propriedades químicas.
O aditivo para radiador é um produto barato e que pode fazer a diferença na durabilidade das peças do sistema de arrefecimento e no controle da temperatura interna do motor, pois ele, misturado à água, é responsável por retirar o calor interno do motor do carro e dissipá-lo no radiador. Esse processo é muito importante para o motor do carro, para que ele não superaqueça e possivelmente venha a fundir, queimar junta do cabeçote ou empenar o cabeçote, dentre outros possíveis problemas. Saiba mais sobre os benefícios em usar aditivo para radiador.
Existem disponíveis no mercado dois tipos de aditivo, o orgânico e o inorgânico, também chamado de aditivo sintético. Ambos os produtos servem perfeitamente para contribuir para a dissipação de calor e prevenir desgaste e oxidação de peças. Tanto o orgânico quanto o inorgânico tem como principal agente o monoetilenoglicol ou o etilenoglicol, para controlar o ponto de congelamento e ebulição da água. A diferença entre essas duas substâncias é que o monoetilenoglicol é mais durável que o etilenoglicol. Apesar de tanta semelhança, eles possuem diferenças.
Aditivo orgânico
O aditivo orgânico é desenvolvido através de materiais orgânicos – OAT (Organic Acid Technology), ou seja, de origem natural. Este tipo de aditivo deve atender a norma NBR 15297, que regula o desenvolvimento e fabricação de aditivos do tipo coolants orgânicos concentrados. Segundo a ABNT, o objetivo desta norma é:
Especificar os requisitos exigíveis e os ensaios para determinação das características dos líquidos de arrefecimento concentrados tipo orgânico à base de monoetilenoglicol, destinados à preparação da solução refrigerante que, por sua vez, deve promover o arrefecimento do motor endotérmico e conferir proteção adequada contra congelamento, fervura, cavitação e corrosão.
O aditivo orgânico é mais durável do que o sintético, além disso, por serem de origem orgânica, são biodegradáveis. Ou seja, são deteriorados naturalmente, não oferecendo riscos de contaminação ao meio ambiente.
Aditivo inorgânico ou sintético
Ao contrário do orgânico, o inorgânico é sintético, ou seja, completamente desenvolvido em laboratório, assim como acontece com o óleo sintético e o mineral. Enquanto um é proveniente de substâncias naturais, o outro é desenvolvido em laboratório, o sintético.
O aditivo inorgânico costuma ter uma vida útil menor que o orgânico. Além disso, seu descarte na natureza pode causar contaminação por substâncias que podem trazer prejuízos ao meio ambiente.
Este tipo de aditivo deve atender a norma NBR 13705. Segundo a ABNT, o objetivo desta norma é:
Esta Norma especifica os requisitos e os métodos de ensaio para a determinação das características dos aditivos concentrados dos tipos monoetilenoglicol e monopropilenoglicol, tipos A e B, destinados à preparação da solução refrigerante, que por sua vez deve promover o arrefecimento do motor endotérmico e conferir proteção adequada contra o congelamento, fervura, cavitação e corrosão.
Tanto o aditivo orgânico quanto o inorgânico podem ser encontrados em diversas cores, como azul, vermelho, verde, rosa, laranja ou amarelo. Na verdade, essa mistura de cores causa muita confusão na cabeça de muitos donos de carros e até mesmo de mecânicos.
Escolher o aditivo pela cor
Na verdade, não é possível saber qual é o tipo de aditivo apenas observando sua cor. De maneira geral, cada tipo de aditivo tem uma coloração específica, mas isso não é determinante. Os aditivos costumam ter as seguintes cores:
Aditivo orgânico: costumam ter cor vermelha, amarelo ou rosa.
Aditivo inorgânico (sintético): costumam ter cor verde ou azul
No entanto, como já foi dito, não é possível determinar se o aditivo é sintético ou orgânico apenas pela cor, pois é possível encontrar aditivos sintéticos na cor rosa ou vermelha, por exemplo.
Segundo o INMETRO, os aditivos:
São encontrados no mercado em várias cores, que são meramente um apelo comercial que não impacta no desempenho dos mesmos. Na linha de produção das montadoras a cor é um diferencial importante, pois evita que diferentes aditivos sejam confundidos.
Sendo assim, a dica é sempre ler o rótulo para verificar qual tipo de aditivo você está comprando. Se no rótulo não disser se é orgânico ou inorgânico, tente localizar a qual norma ele atende, e a partir daí tenha certeza de qual é o tipo de aditivo que está comprando.
Abraço.
Maraccini- Motorista Veterano
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Re: [DÚVIDA] - Qual o liquido de arrefecimento do KA G3?
agora ficou mt mais explicativo
como eu disse, nao se pode misturar tipos diferentes ! se seguisse oq vc disse Professor estaria fazendo a coisa errada !
o negocio vai ser morrer na CSS aki da ford msm pra completar essa porcaria, e tudo isso devido a falha de projeto da tampa do motor que faz o liquido vazar !
grande abraço
como eu disse, nao se pode misturar tipos diferentes ! se seguisse oq vc disse Professor estaria fazendo a coisa errada !
o negocio vai ser morrer na CSS aki da ford msm pra completar essa porcaria, e tudo isso devido a falha de projeto da tampa do motor que faz o liquido vazar !
grande abraço
vima9093- Piloto de Kart
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Re: [DÚVIDA] - Qual o liquido de arrefecimento do KA G3?
RESUMO do ASSUNTO : ADITIVOS de ARREFECIMENTO
O etilenoglicol ou EG é uma substancia extremamente tóxica e pode levar a morte. Sendo assim, recentemente, o EG vem sendo substituído pelo seu primo propilenoglicol, que possui as mesmas propriedades anticongelantes e não tóxico aos seres humanos. Muitos fabricantes ainda usam o nome etilenoglicol mesmo usando propilenoglicol nos frascos !!! Normalmente o aditivo de radiador a base de etilenoglicol duram de 1 a 3 anos.
Monoetilenoglicol também chamado de MEG, Mas por causa da língua portuguesa o termo mono pode ser suprimido e causa confusão o termo mono indica que substancia faz somente uma ligação de seus átomos .
Normalmente o aditivo de radiador a base de monoetilenoglicol duram de 3 a 5 anos.
Vale lembrar que, como são substancias distintas, o etilenoglicol e monoetilenoglicol não podem ser misturados, por isso, nunca misture um aditivo de radiador com bases diferentes em seu veículo. Isso pode ocasionar bolhas, sujeira e modificações nas propriedades químicas.
Existem dois tipos de aditivo : orgânico e o inorgânico, também chamado de aditivo sintético.
Cuidado : Tanto o orgânico quanto o inorgânico tem como principal agente o monoetilenoglicol ou o etilenoglicol
Aditivo orgânico
O aditivo orgânico é desenvolvido através de materiais orgânicos – OAT (Organic Acid Technology), ou seja, de origem natural. Este tipo de aditivo deve atender a norma NBR 15297, à base de monoetilenoglicol .
******Então todo aditivo orgânico é de Monoetilenoglicol MAS NEM todo Monoetilenoglicol é orgânico !!!!!! ******
Aditivo inorgânico ou sintético
O inorgânico é sintético, ou seja, completamente desenvolvido em laboratório, Mas aqui diferente dos óleos o sintético é pior ! E só devem ser usados em carros que o fabricante recomende seu uso !!!.
Este tipo de aditivo deve atender a norma NBR 13705, e compostos por
monoetilenoglicol e monopropilenoglicol, tipos A e B. Ou Etilenoglicol .
******ATENÇÃO NÃO é possível reconhecer um aditivo orgânico ou inorgânico pela COR !! Falta de padrão normativo no Brasil ! ******
Mas os aditivos costumam (geralmente) tem as seguintes cores:
Aditivo orgânico: costumam ter cor vermelha, amarelo ou rosa.
Aditivo inorgânico (sintético): costumam ter cor verde ou azul
No entanto, como já foi dito, não é possível determinar se o aditivo é sintético ou orgânico apenas pela cor, pois é possível encontrar aditivos sintéticos na cor rosa ou vermelha por exemplo .
Sendo assim, a dica é sempre ler o rótulo para verificar qual tipo de aditivo você está comprando. Se no rótulo não disser se é orgânico ou inorgânico, tente localizar a qual norma ele atende, e a partir daí tenha certeza de qual é o tipo de aditivo que está comprando
Abraço .
O etilenoglicol ou EG é uma substancia extremamente tóxica e pode levar a morte. Sendo assim, recentemente, o EG vem sendo substituído pelo seu primo propilenoglicol, que possui as mesmas propriedades anticongelantes e não tóxico aos seres humanos. Muitos fabricantes ainda usam o nome etilenoglicol mesmo usando propilenoglicol nos frascos !!! Normalmente o aditivo de radiador a base de etilenoglicol duram de 1 a 3 anos.
Monoetilenoglicol também chamado de MEG, Mas por causa da língua portuguesa o termo mono pode ser suprimido e causa confusão o termo mono indica que substancia faz somente uma ligação de seus átomos .
Normalmente o aditivo de radiador a base de monoetilenoglicol duram de 3 a 5 anos.
Vale lembrar que, como são substancias distintas, o etilenoglicol e monoetilenoglicol não podem ser misturados, por isso, nunca misture um aditivo de radiador com bases diferentes em seu veículo. Isso pode ocasionar bolhas, sujeira e modificações nas propriedades químicas.
Existem dois tipos de aditivo : orgânico e o inorgânico, também chamado de aditivo sintético.
Cuidado : Tanto o orgânico quanto o inorgânico tem como principal agente o monoetilenoglicol ou o etilenoglicol
Aditivo orgânico
O aditivo orgânico é desenvolvido através de materiais orgânicos – OAT (Organic Acid Technology), ou seja, de origem natural. Este tipo de aditivo deve atender a norma NBR 15297, à base de monoetilenoglicol .
******Então todo aditivo orgânico é de Monoetilenoglicol MAS NEM todo Monoetilenoglicol é orgânico !!!!!! ******
Aditivo inorgânico ou sintético
O inorgânico é sintético, ou seja, completamente desenvolvido em laboratório, Mas aqui diferente dos óleos o sintético é pior ! E só devem ser usados em carros que o fabricante recomende seu uso !!!.
Este tipo de aditivo deve atender a norma NBR 13705, e compostos por
monoetilenoglicol e monopropilenoglicol, tipos A e B. Ou Etilenoglicol .
******ATENÇÃO NÃO é possível reconhecer um aditivo orgânico ou inorgânico pela COR !! Falta de padrão normativo no Brasil ! ******
Mas os aditivos costumam (geralmente) tem as seguintes cores:
Aditivo orgânico: costumam ter cor vermelha, amarelo ou rosa.
Aditivo inorgânico (sintético): costumam ter cor verde ou azul
No entanto, como já foi dito, não é possível determinar se o aditivo é sintético ou orgânico apenas pela cor, pois é possível encontrar aditivos sintéticos na cor rosa ou vermelha por exemplo .
Sendo assim, a dica é sempre ler o rótulo para verificar qual tipo de aditivo você está comprando. Se no rótulo não disser se é orgânico ou inorgânico, tente localizar a qual norma ele atende, e a partir daí tenha certeza de qual é o tipo de aditivo que está comprando
Abraço .
Maraccini- Motorista Veterano
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