Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

+9
Alessandro
bfnaka
Victor Motta
djfernandolages
juscie
Lasek
Ricardo Soldera
Rubinho
cabrahão
13 participantes

Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty [DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

Mensagem por cabrahão Qua 7 Mar 2012 - 19:12

Oi pessoal! Tenho um Ka 2010/2011, está com 15.000km. Fiz a revisão de 6 meses em junho/2011, troquei óleo e filtro de ar com 12 meses e o cara disse que eu precisava trocar o líquido de arrefecimento...como não entendo NADA sobre mecânica, fui na onda dele...hoje paguei 100,00 em 4 garrafinhas do produto. Andei pesquisando pela internet , mas não ficou bem esclarecido na minha cabeça... Eu precisava mesmo trocar o tal líquido ou o cara me enganou???
cabrahão
cabrahão
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Idade : 48
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : .
Data de inscrição : 07/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Re: [DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

Mensagem por Rubinho Qua 7 Mar 2012 - 21:30

A limpeza e sua importância

O líquido de arrefecimento tem validade, ao contrário de que muitos pensam, e deve ser trocado com certa frequência.

Normalmente o período de troca é de 12 meses, sendo que pode ser extendido pelo fabricante para até 3 anos. Deve-se observar também a validade do aditivo utilizado, que determina quando deverá ser feita uma nova troca.

Se não realizada, a limpeza e troca de todo o líquido, o sistema irá enferrujar, danificando os radiadores, principalmente o de ar quente pois este é mais delicado; a mistura irá se tornar ácida e corroer as borrachas, a ferrugem entupirá as galerias no bloco e cabeçote do motor, danificando-os e podendo os inutilizar. O motor pode vir a fundir.
Geralmente troco do meu quando vejo q a água esta muito suja.
Rubinho
Rubinho
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 405
Idade : 38
Cidade/Estado : Patos de Minas - MG
Motorização/Cor : 1.0 Preto 08/09
Código de Opcionais : fly, Ve, Rodas liga leve,G5, limp desembaçador traseiro, Som, lamp. diamond vision, aux MIlhas, leds na placa, pingo 4 leds.
Data de inscrição : 30/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty preços

Mensagem por Rubinho Qua 7 Mar 2012 - 21:33

Cálculos rápidos

3 Litros de aditivo inorgânico de qualidade: R$84,00
1 frasco de Bardahl Rad Clean: R$7,00
Tempo de trabalho: 2h preparar limpeza, 2h finalizar limpeza e colocar aditivo
São gastos em média 91 reais e 4 horas de serviço, que economizam no mínimo R$150,00 de um radiador comum de um carro sem ar condicionado e o mesmo gasto em aditivo e limpeza se o radiador ou alguma mangueira estourar.
Rubinho
Rubinho
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 405
Idade : 38
Cidade/Estado : Patos de Minas - MG
Motorização/Cor : 1.0 Preto 08/09
Código de Opcionais : fly, Ve, Rodas liga leve,G5, limp desembaçador traseiro, Som, lamp. diamond vision, aux MIlhas, leds na placa, pingo 4 leds.
Data de inscrição : 30/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Re: [DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

Mensagem por Ricardo Soldera Qui 8 Mar 2012 - 16:11

cabrahão,

Qual aditivo você comprou. Tem que seguir a especificação FORD WSS-M97B44-D. As marcas q tem essa especigicação são: Motorcraft, Havoline, Valvoline e Ipiranga.

Abraço,

Ricardo.

Ricardo Soldera
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 31
Idade : 40
Cidade/Estado : Vinhedo/SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Fly Neo
Data de inscrição : 02/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Re: [DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

Mensagem por cabrahão Qui 8 Mar 2012 - 18:49

Oi pessoal...
Bem, usei o ADITIVO PARA RADIADORES IPIRANGA à base de etilenoglicol!
Ford: WSS-M97B44-D.
Então agi corretamente... estou mais tranquila.
Muito obrigada . Very Happy
cabrahão
cabrahão
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Idade : 48
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : .
Data de inscrição : 07/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Re: [DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

Mensagem por Lasek Qui 8 Mar 2012 - 20:39

Eu só uso o ipiranga rosa concentrado 500 ml é um dos melhores! eu usei um ano direto e ele tava bom mas como tinha comprado 5 frascos fiz uma lavagem e coloquei agua nova com aditivo... E lavei o tanque de expansão com sal grosso deixei td bem limpo agora só rodar e ser feliz!
Lasek
Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Idade : 38
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo
Data de inscrição : 21/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Re: [DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

Mensagem por juscie Sex 9 Mar 2012 - 11:45

ixi galera o meu ta ficando escura a gua hora de trocar ei lasek como assim lavar com sal grosso? explica ai ... e outra passa uns macetes ai de como eu trocar a agua onde tiro a agua como faço para limpar dentro essas coisas valeu ai galera...
juscie
juscie
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 78
Idade : 39
Cidade/Estado : Presidente Prudente SP
Motorização/Cor : Ford Ka 1.0 - Prata
Código de Opcionais : RODAS Originais por enquanto, molas esportivas Red Coil, SOM: modulo Stetsom 1000rms, Sub 309 Pionner 12'' , CD/MP3 pioneer DEH 148 ub, 2 de 6’’ nas portas de 80 rms da pioneer, 2 6/9 de 120 rms nos tampões pioneer, LAMP: diamond vision, led nas meias, piscas com Osram Diadem, led nas placas, ré e cortesia. AUX, Milhas e xenon completo 4 lamp. de 6000K, =]
Data de inscrição : 25/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Re: [DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

Mensagem por djfernandolages Sex 9 Mar 2012 - 20:31

eu limpei o meu com 6 meses o original motorcraft tava bem enferrujadão, coloquei paraflu up tá mais de um ano e tá limpinho o líquido, aconselho paraflu pra quem quer trocar o líquido, o preço é meio salgado mais vale a pena.
djfernandolages
djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 428
Idade : 43
Cidade/Estado : Lages-SC
Motorização/Cor : New KA 1.0 - Branco
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 23/08/2010

http://www.djfernando.br21.com

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Re: [DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

Mensagem por Lasek Sex 9 Mar 2012 - 22:18

o reservatorio de expansão do ka tem um problema com o tempo ele racha, ai só lavando bem pra ver se ta trincado ou naum. A primeira vez eu lavei com areia e sabão em pó fico bem limpinho, ai tava trincado coloquei um novo ai esse ano em fev. tirei toda a agua e lavei o reservatorio novamente só q com sabão em pó e sal grosso, fica muito limpo, antes n enxergava as marcas de Max. e Min. Fazendo isso fica show.
Obs.: o reservatorio é retirado do motor e lavado fora, vão meter areia e sal grosso no bichinho do motor hehehe!
Lasek
Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Idade : 38
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo
Data de inscrição : 21/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Re: [DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

Mensagem por Victor Motta Ter 13 Mar 2012 - 14:30

Lasek escreveu:o reservatorio de expansão do ka tem um problema com o tempo ele racha, ai só lavando bem pra ver se ta trincado ou naum. A primeira vez eu lavei com areia e sabão em pó fico bem limpinho, ai tava trincado coloquei um novo ai esse ano em fev. tirei toda a agua e lavei o reservatorio novamente só q com sabão em pó e sal grosso, fica muito limpo, antes n enxergava as marcas de Max. e Min. Fazendo isso fica show.
Obs.: o reservatorio é retirado do motor e lavado fora, vão meter areia e sal grosso no bichinho do motor hehehe!

Lasek, como que desmonta o reservatorio mano??

Preciso fazer isso no meu...
Victor Motta
Victor Motta
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 4611
Cidade/Estado : Belo Horizonte / MG
Motorização/Cor : 1.0 - Prata
Código de Opcionais : :D Em breve...
Data de inscrição : 04/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Re: [DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

Mensagem por juscie Qua 14 Mar 2012 - 11:42

eu tambem...
juscie
juscie
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 78
Idade : 39
Cidade/Estado : Presidente Prudente SP
Motorização/Cor : Ford Ka 1.0 - Prata
Código de Opcionais : RODAS Originais por enquanto, molas esportivas Red Coil, SOM: modulo Stetsom 1000rms, Sub 309 Pionner 12'' , CD/MP3 pioneer DEH 148 ub, 2 de 6’’ nas portas de 80 rms da pioneer, 2 6/9 de 120 rms nos tampões pioneer, LAMP: diamond vision, led nas meias, piscas com Osram Diadem, led nas placas, ré e cortesia. AUX, Milhas e xenon completo 4 lamp. de 6000K, =]
Data de inscrição : 25/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Re: [DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

Mensagem por Victor Motta Qua 14 Mar 2012 - 13:12

juscie escreveu:eu tambem...

Problema é arrancar o reservatorio de lá, nem sei como faz! hahaha

Alguem ae sabe nos dizer??

Valeu!
Victor Motta
Victor Motta
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 4611
Cidade/Estado : Belo Horizonte / MG
Motorização/Cor : 1.0 - Prata
Código de Opcionais : :D Em breve...
Data de inscrição : 04/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Re: [DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

Mensagem por juscie Qua 14 Mar 2012 - 13:15

o reservatorio e de boa... tens uns parafusos ali do lado.. o duro e tirar as mangueiras rsss.
juscie
juscie
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 78
Idade : 39
Cidade/Estado : Presidente Prudente SP
Motorização/Cor : Ford Ka 1.0 - Prata
Código de Opcionais : RODAS Originais por enquanto, molas esportivas Red Coil, SOM: modulo Stetsom 1000rms, Sub 309 Pionner 12'' , CD/MP3 pioneer DEH 148 ub, 2 de 6’’ nas portas de 80 rms da pioneer, 2 6/9 de 120 rms nos tampões pioneer, LAMP: diamond vision, led nas meias, piscas com Osram Diadem, led nas placas, ré e cortesia. AUX, Milhas e xenon completo 4 lamp. de 6000K, =]
Data de inscrição : 25/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Re: [DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

Mensagem por Victor Motta Qua 14 Mar 2012 - 15:22

As mangueiras são de boa.. só tirar a debaixo primeiro por que tem lá dentro vazar...
E é tudo com braçadeira, bem simples isso!!
Victor Motta
Victor Motta
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 4611
Cidade/Estado : Belo Horizonte / MG
Motorização/Cor : 1.0 - Prata
Código de Opcionais : :D Em breve...
Data de inscrição : 04/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Re: [DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

Mensagem por juscie Qua 14 Mar 2012 - 15:27

preciso fazer uma lempeza no sistema todo... queria esse esquema ai de limpar o recipiente com sal grosso e sabão em pó para ficar bem limpo ... e ver tambem qtos litros de cada para comprar ... vo ver se faço esse fds.
juscie
juscie
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 78
Idade : 39
Cidade/Estado : Presidente Prudente SP
Motorização/Cor : Ford Ka 1.0 - Prata
Código de Opcionais : RODAS Originais por enquanto, molas esportivas Red Coil, SOM: modulo Stetsom 1000rms, Sub 309 Pionner 12'' , CD/MP3 pioneer DEH 148 ub, 2 de 6’’ nas portas de 80 rms da pioneer, 2 6/9 de 120 rms nos tampões pioneer, LAMP: diamond vision, led nas meias, piscas com Osram Diadem, led nas placas, ré e cortesia. AUX, Milhas e xenon completo 4 lamp. de 6000K, =]
Data de inscrição : 25/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Re: [DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

Mensagem por Lasek Ter 20 Mar 2012 - 19:18

Esses reservatorios é barbada de tirar geralmente é um parafuso q trava eles e duas mangueiras q entram ai tira com alicate se for de pressão ou uma chave de fenda se for parafuso.
pra lavar é simples mete sabão em pó e sal grosso fecha as bocas com as mãos e sai sacudindo hehe!
Lasek
Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Idade : 38
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo
Data de inscrição : 21/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Re: [DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

Mensagem por bfnaka Seg 2 Abr 2012 - 22:17

que deus abençoe quem criou esse forum... kkkkkkkkk
meu ka com 45 mil rodados teve sua primeira troca de reservatório feita agora, sim desde as sete tava trabalhando nele....
ontem vi uma pequena trinca nele q tava saindo uma quantidade considerável de fluido por la... hj com outro carro fui numa loja e comprei um novo por 40 reais... so cheguei a noite da facul mas nao foi impecilio....
tirei ele fora, drenei tudo, coloquei o novo e conectei apenas o mangote q leva p fluido pra o radiador...
o mangote mais fino q tras o fluido do radiador para o reservatorio deixei fora pra q na medida q o motor funcionasse fosse jogado fora toda a sujeira ao inves de voltar pro reservatorio e contibuar o ciclo com sujeira...
q quanta sujeira, coloquei una 30 litros de agua limpa no reservatorio e foi lavando todo o sistema, depois disso a agua saia mais limpa do q entrava kkkkk
drenei tudo de novo e ( graças ao forum e a esse topico principalmente) fui num posto ipiranga e comprei tres litros do aditivo rosa com a especificaçao dada pelo amigo ai...
completei o sistema e fui dar uma voltinha rapida, bem rapida pra ver se tinha vazamentos... depois de.varias puxadas ate uns 5500 rpm de primeira segunsa e terceira, tudo aprovado....
gastei 54 com os tres litros de fluido e 40 com o reservatorio 94 no total... iria gastar 160 da limpeza num posto e os 40 do reservatório, economia graaande...
mais uma vez o forum salvando nosso bolso kkkkkkk
bfnaka
bfnaka
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 162
Cidade/Estado : João Pessoa/PB
Motorização/Cor : 1.6/Prata
Código de Opcionais : PERFORMER + Coletor 4x1 + Inflow inbox
Data de inscrição : 30/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Re: [DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

Mensagem por Lasek Seg 2 Abr 2012 - 23:56

em casa é barbada de fazer só n pode deixar nenhuma mangueira desconectada hehehe! o meu to assim o reservatorio sujou eu lavo ele e se aparecer tricando eu tenho um zeradinho em casa de reserva! e todo ano tiro a agua. Coloco nova do ma banda dreno ai coloco agua até sair limpinha e meto aditivo.

E BF Naka se teu reservatorio ficar baixando agua troque a tampinha custa na media de 5,00 reais ela com o tempo da problema tb!!!!
Lasek
Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Idade : 38
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo
Data de inscrição : 21/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Re: [DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

Mensagem por Alessandro Dom 22 Abr 2012 - 9:03

cabrahão escreveu:Oi pessoal! Tenho um Ka 2010/2011, está com 15.000km. Fiz a revisão de 6 meses em junho/2011, troquei óleo e filtro de ar com 12 meses e o cara disse que eu precisava trocar o líquido de arrefecimento...como não entendo NADA sobre mecânica, fui na onda dele...hoje paguei 100,00 em 4 garrafinhas do produto. Andei pesquisando pela internet , mas não ficou bem esclarecido na minha cabeça... Eu precisava mesmo trocar o tal líquido ou o cara me enganou???

Olá Cabrahão tudo bem ? Olha vc fez certinho pq é bom trocar o liquido a cada 10mkm para não acomular ferrugem ou sujeiras, e com isso vc deixa o sistema do teu Ka respirando melhor..

Ricardo Soldera escreveu:cabrahão,

Qual aditivo você comprou. Tem que seguir a especificação FORD WSS-M97B44-D. As marcas q tem essa especigicação são: Motorcraft, Havoline, Valvoline e Ipiranga.

Abraço,

Ricardo.

Ih Ricardo essas marcas q vc citou são as nacionais, e tem outras marcas q eu vi q são identicas e também tem o msm código q são da Motul e da Pentosin, são esses aq:
Motul

Pentosin

No meu Karango vou fazer uma limpeza pesada para garantir e com a troca do reservatório e da tampa e adicionando esse da Motul, e na proporção q está no manual q é de 6,25lts, sendo 60% água (3,5lts) e 40% aditivo (2,5lts).. Ai fica bem mais fácil...

Lasek escreveu:Eu só uso o ipiranga rosa concentrado 500 ml é um dos melhores! eu usei um ano direto e ele tava bom mas como tinha comprado 5 frascos fiz uma lavagem e coloquei agua nova com aditivo... E lavei o tanque de expansão com sal grosso deixei td bem limpo agora só rodar e ser feliz!

Melhor coisa q vc fez Lasek, limpeza completa só com aditivo, mandou bem pra caramba.

Lasek escreveu:em casa é barbada de fazer só n pode deixar nenhuma mangueira desconectada hehehe! o meu to assim o reservatorio sujou eu lavo ele e se aparecer tricando eu tenho um zeradinho em casa de reserva! e todo ano tiro a agua. Coloco nova do ma banda dreno ai coloco agua até sair limpinha e meto aditivo.

E BF Naka se teu reservatorio ficar baixando agua troque a tampinha custa na media de 5,00 reais ela com o tempo da problema tb!!!!

E é legal fazer uma limpeza eu já sofri desse mal galera no meu Karango com perda de cabeçote (2), queima de junta Embarassed , ECA não quero sofre desse mal novamente..

Sobre a tampa ela não é somente uma coisa simples, ela ajuda pq faz parte do projeto, e se está acontecendo isso de "vazar" água é pq ela está defeituosa..

Abs
Alessandro
Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4662
Idade : 34
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo
Data de inscrição : 08/08/2008

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Líquido de Arrefecimento

Mensagem por Cristiane Azevedo Sex 24 Jan 2014 - 22:59

Olá pessoal, sou nova no fórum e gostaria de tirar uma dúvida, comprei um Ka 2009 há poucos dias e o mecânico disse que precisava trocar todo o líquido do radiador, troquei e foi usado 3l do STP Antirust Radiador Rosa, depois em casa li no manual que este não era recomendado, agora estou preocupada, gastei R$ 125,00 só com este produto, será preciso descartar este e colocar o recomendado pela Ford WSS-97B44-D?

Grata,

Cristiane Azevedo
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 1
Cidade/Estado : Maceió/AL
Motorização/Cor : Prata
Código de Opcionais : NAO
Data de inscrição : 24/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Re: [DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

Mensagem por Alvaro Nunes Sex 31 Jan 2014 - 16:18

Cristiane Azevedo escreveu:Olá pessoal, sou nova no fórum e gostaria de tirar uma dúvida, comprei um Ka 2009 há poucos dias e o mecânico disse que precisava trocar todo o líquido do radiador, troquei e foi usado 3l do STP Antirust Radiador Rosa, depois em casa li no manual que este não era recomendado, agora estou preocupada, gastei R$ 125,00 só com este produto, será preciso descartar este e colocar o recomendado pela Ford WSS-97B44-D?

Grata,

Cris, apesar da especificação do produto ser a que está no manual, nada impede você de utilizar outra marca que contenha os princípios ativos que constam no recomendado pelo fabricante, como por exemplo, a composição deverá ter mono etileno glicol ou etileno glicol. Veja na embalagem se o produto que você utilizou contem essa substância. Daqui um ano (se o aditivo for sintético) ou dois anos (se o aditivo for orgânico) você faz a troca/limpeza do sistema de arrefecimento. Um bom aditivo é o Petronas Colant Orgânico. Quando efetuar a limpeza, se o reservatório de expansão estiver escuto, faça a substituição também e peça ao mecânico que utilize a máquina para limpar o sistema. O aditivo original utilizado pela ford é ruim porque ele escurece com um ano de uso ou menos, então trocá-lo por outro na mesma especificação citada a cima, não fará mal nenhum.

No mais, curta o carro. Abraços.
Alvaro Nunes
Alvaro Nunes
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 165
Idade : 44
Cidade/Estado : Belo Horizonte, Brazil
Motorização/Cor : 1.0 GL
Código de Opcionais : AR/DIR/VE/TE
Data de inscrição : 26/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Re: [DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

Mensagem por Alessandro Seg 3 Fev 2014 - 10:47

Alvaro Nunes escreveu:
Cristiane Azevedo escreveu:Olá pessoal, sou nova no fórum e gostaria de tirar uma dúvida, comprei um Ka 2009 há poucos dias e o mecânico disse que precisava trocar todo o líquido do radiador, troquei e foi usado 3l do STP Antirust Radiador Rosa, depois em casa li no manual que este não era recomendado, agora estou preocupada, gastei R$ 125,00 só com este produto, será preciso descartar este e colocar o recomendado pela Ford WSS-97B44-D?

Grata,

Cris, apesar da especificação do produto ser a que está no manual, nada impede você de utilizar outra marca que contenha os princípios ativos que constam no recomendado pelo fabricante, como por exemplo, a composição deverá ter mono etileno glicol ou etileno glicol. Veja na embalagem se o produto que você utilizou contem essa substância. Daqui um ano (se o aditivo for sintético) ou dois anos (se o aditivo for orgânico) você faz a troca/limpeza do sistema de arrefecimento. Um bom aditivo é o Petronas Colant Orgânico. Quando efetuar a limpeza, se o reservatório de expansão estiver escuto, faça a substituição também e peça ao mecânico que utilize a máquina para limpar o sistema. O aditivo original utilizado pela ford é ruim porque ele escurece com um ano de uso ou menos, então trocá-lo por outro na mesma especificação citada a cima, não fará mal nenhum.

No mais, curta o carro. Abraços.


Alvaro tenho q descordar de vc em partes, pq o antigo original da Ford q era o G12 da Wurth é ruim de mais, esse q estou usando no meu Karango é o atual q é da Motul, na própria Ford recomenda a troca dele por mais de 100 mil km. Orgânico misturado com água desmineralizada (bateria), Tanto q no Fiesta Rocam da minha Mãe completei com q usei no eu Karango e o código bate certinho e está perfeito no dela, e em agora vão fazer 2 anos. Tem uma tabela legal do Inmetro q avaliou os q são comercializados.. Cristiane esse da STP é complicado, teve um tempo q ficava completando com ele e é foda, não gostei.. Fica um tempo com ele e depois completa com esse da Motul q usei. É perfeito de mais.. Very Happy
Alessandro
Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4662
Idade : 34
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo
Data de inscrição : 08/08/2008

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Re: [DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

Mensagem por Alvaro Nunes Ter 4 Fev 2014 - 10:11

Alessandro escreveu:
Alvaro Nunes escreveu:
Cristiane Azevedo escreveu:Olá pessoal, sou nova no fórum e gostaria de tirar uma dúvida, comprei um Ka 2009 há poucos dias e o mecânico disse que precisava trocar todo o líquido do radiador, troquei e foi usado 3l do STP Antirust Radiador Rosa, depois em casa li no manual que este não era recomendado, agora estou preocupada, gastei R$ 125,00 só com este produto, será preciso descartar este e colocar o recomendado pela Ford WSS-97B44-D?

Grata,

Cris, apesar da especificação do produto ser a que está no manual, nada impede você de utilizar outra marca que contenha os princípios ativos que constam no recomendado pelo fabricante, como por exemplo, a composição deverá ter mono etileno glicol ou etileno glicol. Veja na embalagem se o produto que você utilizou contem essa substância. Daqui um ano (se o aditivo for sintético) ou dois anos (se o aditivo for orgânico) você faz a troca/limpeza do sistema de arrefecimento. Um bom aditivo é o Petronas Colant Orgânico. Quando efetuar a limpeza, se o reservatório de expansão estiver escuto, faça a substituição também e peça ao mecânico que utilize a máquina para limpar o sistema. O aditivo original utilizado pela ford é ruim porque ele escurece com um ano de uso ou menos, então trocá-lo por outro na mesma especificação citada a cima, não fará mal nenhum.

No mais, curta o carro. Abraços.


Alvaro tenho q descordar de vc em partes, pq o antigo original da Ford q era o G12 da Wurth é ruim de mais, esse q estou usando no meu Karango é o atual q é da Motul, na própria Ford recomenda a troca dele por mais de 100 mil km. Orgânico misturado com água desmineralizada (bateria), Tanto q no Fiesta Rocam da minha Mãe completei com q usei no eu Karango e o código bate certinho e está perfeito no dela, e em agora vão fazer 2 anos. Tem uma tabela legal do Inmetro q avaliou os q são comercializados.. Cristiane esse da STP é complicado, teve um tempo q ficava completando com ele e é foda, não gostei.. Fica um tempo com ele e depois completa com esse da Motul q usei. É perfeito de mais.. Very Happy


Alessandro, em relação ao tempo disse apenas o que consta nas próprias embalagens dos produtos, por exemplo, os da petronas coolant (que eu utilizo) o prazo de validade é de 2 anos (orgânico). Outrossim, a honda utiliza um que se troca a cada 100.000 km. Mas grosso modo, a grande maioria das embalagens recomenda que se troque num período de 1 a 2 anos, sintético/orgânico.
Alvaro Nunes
Alvaro Nunes
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 165
Idade : 44
Cidade/Estado : Belo Horizonte, Brazil
Motorização/Cor : 1.0 GL
Código de Opcionais : AR/DIR/VE/TE
Data de inscrição : 26/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Completar o nível do fluido

Mensagem por Caribé Qui 27 Ago 2015 - 15:11

Olá pessoal.
No meu veículo anterior, quando o nível do liquido no reservatório de arrefecimento ficava perto do mínimo, eu apenas completava com água. Nunca coloquei nenhum fluido.
Com o meu novo KA, gostaria de fazer diferente, completando o nível com a mistura de 50/50 água pura e fluido.
No manual a FORD recomenda a especificação WSS-M97B44-D, especificamente o ANTICONGELANTE MOTORCRAFT SUPERPLUS.
Minhas dúvidas: a especificação que citei e a WSS-M97B44-D1 são a mesma?
Posso utilizar qualquer marca com essa especificação?
Caribé
Caribé
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 55
Idade : 44
Cidade/Estado : Campo Grande
Motorização/Cor : 1.5 branco artico
Código de Opcionais : SEL
Data de inscrição : 19/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Re: [DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

Mensagem por Maraccini Qui 27 Ago 2015 - 21:59

Cuidado que já existe produto pronto para uso (diluído) no mercado além do concentrado.
Quanto a misturar falam que não se deve misturar marcas diferentes mas diferente dos óleos que tem aditivos diferentes no aditivo para radiador (acho preciosismo) todos usam mesmo produto mono etileno glycol orgânico talvez mudem o antiferrugem incorporado.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Re: [DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

Mensagem por Maraccini Qui 27 Ago 2015 - 22:07

Normalmente na Ford uma letra ou número indica outro uso ( outro carro/motor ).

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento? Empty Re: [DÚVIDA] - Com quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos