[TUTORIAL] Como trocar os tuchos do motor (Zetec RoCam)
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[TUTORIAL] Como trocar os tuchos do motor (Zetec RoCam)
Fala meus caros, tudo bem? Troquei hoje os tuchos do motor do meu Ka e vim aqui compartilhar com vocês como foi.
1. Por que trocar?
Bom, pra quem não sabe, o motor do nosso carro usa tuchos hidráulicos, que são montados desta forma no cabeçote:
Com o tempo, é normal os tuchos começarem a "descarregar", ou seja, não ficam cheios de óleo e criam uma folga, causando aquele ruído que lembra de tucho mecânico dos motores mais antigos. Eu notei que os do meu carro começaram a descarregar em rotações mais altas, fazendo ele engasgar e perder potência perto dos 4 krpm, então decidi que era hora de trocar.
2. O que comprar?
Eu até pensei em já trocar os balancins também, mas nosso amigo Dragoniten aqui do fórum já me deu a dica de que os balancins do RoCam são MUITO resistentes e dificilmente dão problema, então comprei só os tuchos mesmo. Achei estes aqui, originais Motorcraft, por R$200 no Mercado Livre:
Eu não troquei a junta da tampa de válvulas porque a minha tem menos de uma semana, mas, se a do seu carro está há muito tempo sem mexer, pode ter certeza de que ela não vai mais vedar o óleo se reaproveitada. Então recomendo gastar uns R$30 e já fazer a troca por uma de marca boa (Sabó é a de praxe).
3. O passo a passo
3.1 Desmontar a tampa de válvulas
A tampa de válvulas do RoCam é presa ao cabeçote por dez parafusos M6 com cabeça sextavada de 8 mm. Um deles é aquele que também segura a chapinha que fica em frente ao regulador de combustível, e ele é o único mais curto. Muito cuidado para não colocar um mais longo nesse furo! Circulei ele em vermelho nesta imagem:
Além de soltar esses parafusos, você também deve soltar o plugue do sensor de fase, a válvula PCV e a mangueira do respiro do motor. Desconecte a bobina e atente-se para a mangueira da DH e a mangueirinha da partida a frio que ficam presas do lado do passageiro. Tudo isso está indicado em azul na imagem acima.
3.2 Colocar o motor "no ponto"
Quando o primeiro e o quarto cilindro estão no PMS (ponto morto superior), todos os cames do comando aliviam a pressão sobre os seus respectivos balancins. Com o motor sem a tampa de válvulas, é possível ver uma indicação bem discreta desse ponto na polia do comando. Ela deve estar na posição 12 horas:
Se você abrir a tampa de válvulas e o motor já estiver no ponto, aproveita pra jogar na loteria Caso contrário, basta usar uma chave de 19 mm pra virar a polia do virabrequim. É esta, indicada como "VB":
O correto é virar no sentido de funcionamento do motor, como se estivéssemos apertando o parafuso. Uma dica: a polia do comando tem o dobro do tamanho da polia do vira, então uma volta completa lá embaixo significa meia volta no comando
3.3 Tirar as capas dos mancais do comando
Teve uma vez em que quebrei TRÊS parafusos dos mancais no cabeçote do motor que o Vogel tirou do XR dele, então imaginem o medo que eu tenho de mexer nessas coisas sem torquímetro, né? Então, com cuidado redobrado, eu soltei os parafusos nesta ordem cruzada, pra aliviar a tensão da maneira mais uniforme possível:
Qualquer parafuso que fica em local que aquece e esfria fica "preso", o que significa que precisamos forçar um pouquinho até eles começarem a sair. O ideal é soltar os parafusos aos poucos e não soltar nenhum por completo enquanto os outros ainda estão firmes no lugar. Os mancais têm ordem certa. Eu, que já tenho um certo TOC de colocar tudo no mesmo lugar de onde tirei, me senti em casa
Curiosidade: ao serem soltos, quase todos os parafusos fizeram um "tss" e liberaram um pouco de enxofre, então não faça como eu, que coloquei o rosto muito perto do motor e senti um cheiro bem desagradável nessa hora
E pronto! O comando ficou preso só pela polia (que eu não soltei e ainda por cima prendi a corrente com enforca-gato só pra garantir que não iria se soltar):
3.4 Tirar os balancins e substituir os tuchos
Essa parte não tem segredo. Ao tirar as capas dos mancais, o comando se afasta quase 1 cm dos balancins. Os balancins ficam apoiados em uma ponta no retentor da válvula e em outra, no tucho. Basta empurrar pro lado, pra frente ou pra trás, por onde ele sair, saiu. E o tucho é encaixado no espacinho dele também, é tirar um e pôr outro:
Nesse vídeo eu aproveitei pra dar uma boa olhada nos balancins também e conferir se por um azar não estavam com folga. É normal o rolete ter um pouco de jogo na direção do seu eixo, como indiquei na imagem abaixo. Só não é normal ele ter jogo em direção perpendicular a essa. Recomendo girar o rolete com a mão para ver se ele não tem nenhuma resistência.
(Curiosidade: RoCam significa Rollerfinger Camshaft. Nosso motor recebeu esse nome porque é o primeiro da família Zetec a usar balancins roletados)
Aproveitei para indicar acima onde são os encaixes do retentor da válvula (no meio dos dois "trilhos" ali numa ponta) e do tucho (a concavidade na outra ponta).
Única coisa chata que aconteceu é que eu deixei o ponto um tiquinho avançado e o balancim da válvula de escape do segundo cilindro não saía, então girei só um pouco a polia do virabrequim no sentido inverso até um pouco antes do PMS e ele saiu. Troquei o tucho, encaixei o balancim, voltei o motor para um pouco depois do PMS e troquei os outros sete tuchos.
Todos os tuchos fora do motor, na posição relativa em que ficam montados:
3.5 Montar de volta as capas de mancal
Lembram do meu medo de mexer nesses parafusos? Pois é, a minha paranoia foi TÃO grande que eu contei quantas voltas cada parafuso deu do momento em que começou a sair até a hora em que se soltou completamente. Deu 13 voltas, então, se você, assim como eu, não tem torquímetro e tem medo de quebrar parafusos pequenos, anote esse número, mande todo mundo que estiver perto ficar em silêncio, marque um ponto na chave ou no parafuso (eu tomei como referência a inscrição da marca e medida da chave canhão) e conte quantas voltas está dando.
Pode apertar todos eles livremente com 11 voltas. Depois disso, dê a 12ª volta na ordem cruzada inversa da desmontagem e por fim dê a 13ª volta nessa mesma ordem. Se você estiver usando torquímetro, o indicado pelos manuais de manutenção da Ford é 9 N·m. Atenção para o fato de que o torque é medido em NEWTON-metro e não kgf·m. 1 kgf·m = 9,8 N·m, ou seja, se você errar a escala e tentar dar 9 kgf·m de torque, vai dar mais de 88 N·m. Pequena chance de quebrar e ter que levar seu cabeçote para refazer as roscas dos mancais, né?
3.6 Montar de volta a tampa de válvulas
A tampa de válvulas também não tem segredo. Se você prendeu a corrente à polia, lembre-se de cortar os enforca-gatos antes de fechar. Confira se todos os tuchos novos estão no lugar, se todos os balancins estão alinhados com os cames do comando, e coloque a tampa no lugar. Verifique se o parafusinho menor está no furo certo e aperte todos com 9 N·m ou 11 voltas (sim, eu contei isso também). O cabeçote do RoCam é de alumínio e é muito fácil espanar uma rosca por torque excessivo, então fique atento se você tem a mão pesada e tende a arrochar demais os parafusos. O segredo é usar uma chave canhão, apertar até onde o parafuso encontrar uma resistência (o famoso "encostar") e depois dar um leve aperto só pra ficar firme. Monte de volta tudo que foi desmontado, mangueiras de DH e partida a frio, cabos de vela, plugue da bobina, válvula PCV, respiro e o que mais você tiver tirado do lugar.
3.7 Comemore, você acabou de consertar seu carro!
Só não saia pra dirigir logo depois de tomar uma
E é isso aí galera, me desculpem pelo post longo mas eu gosto de mostrar bem os detalhes e espero que seja útil pra quem quer meter as caras e economizar uma graninha de mão de obra
1. Por que trocar?
Bom, pra quem não sabe, o motor do nosso carro usa tuchos hidráulicos, que são montados desta forma no cabeçote:
Com o tempo, é normal os tuchos começarem a "descarregar", ou seja, não ficam cheios de óleo e criam uma folga, causando aquele ruído que lembra de tucho mecânico dos motores mais antigos. Eu notei que os do meu carro começaram a descarregar em rotações mais altas, fazendo ele engasgar e perder potência perto dos 4 krpm, então decidi que era hora de trocar.
2. O que comprar?
Eu até pensei em já trocar os balancins também, mas nosso amigo Dragoniten aqui do fórum já me deu a dica de que os balancins do RoCam são MUITO resistentes e dificilmente dão problema, então comprei só os tuchos mesmo. Achei estes aqui, originais Motorcraft, por R$200 no Mercado Livre:
Eu não troquei a junta da tampa de válvulas porque a minha tem menos de uma semana, mas, se a do seu carro está há muito tempo sem mexer, pode ter certeza de que ela não vai mais vedar o óleo se reaproveitada. Então recomendo gastar uns R$30 e já fazer a troca por uma de marca boa (Sabó é a de praxe).
3. O passo a passo
3.1 Desmontar a tampa de válvulas
A tampa de válvulas do RoCam é presa ao cabeçote por dez parafusos M6 com cabeça sextavada de 8 mm. Um deles é aquele que também segura a chapinha que fica em frente ao regulador de combustível, e ele é o único mais curto. Muito cuidado para não colocar um mais longo nesse furo! Circulei ele em vermelho nesta imagem:
Além de soltar esses parafusos, você também deve soltar o plugue do sensor de fase, a válvula PCV e a mangueira do respiro do motor. Desconecte a bobina e atente-se para a mangueira da DH e a mangueirinha da partida a frio que ficam presas do lado do passageiro. Tudo isso está indicado em azul na imagem acima.
3.2 Colocar o motor "no ponto"
Quando o primeiro e o quarto cilindro estão no PMS (ponto morto superior), todos os cames do comando aliviam a pressão sobre os seus respectivos balancins. Com o motor sem a tampa de válvulas, é possível ver uma indicação bem discreta desse ponto na polia do comando. Ela deve estar na posição 12 horas:
Se você abrir a tampa de válvulas e o motor já estiver no ponto, aproveita pra jogar na loteria Caso contrário, basta usar uma chave de 19 mm pra virar a polia do virabrequim. É esta, indicada como "VB":
O correto é virar no sentido de funcionamento do motor, como se estivéssemos apertando o parafuso. Uma dica: a polia do comando tem o dobro do tamanho da polia do vira, então uma volta completa lá embaixo significa meia volta no comando
3.3 Tirar as capas dos mancais do comando
Teve uma vez em que quebrei TRÊS parafusos dos mancais no cabeçote do motor que o Vogel tirou do XR dele, então imaginem o medo que eu tenho de mexer nessas coisas sem torquímetro, né? Então, com cuidado redobrado, eu soltei os parafusos nesta ordem cruzada, pra aliviar a tensão da maneira mais uniforme possível:
Qualquer parafuso que fica em local que aquece e esfria fica "preso", o que significa que precisamos forçar um pouquinho até eles começarem a sair. O ideal é soltar os parafusos aos poucos e não soltar nenhum por completo enquanto os outros ainda estão firmes no lugar. Os mancais têm ordem certa. Eu, que já tenho um certo TOC de colocar tudo no mesmo lugar de onde tirei, me senti em casa
Curiosidade: ao serem soltos, quase todos os parafusos fizeram um "tss" e liberaram um pouco de enxofre, então não faça como eu, que coloquei o rosto muito perto do motor e senti um cheiro bem desagradável nessa hora
E pronto! O comando ficou preso só pela polia (que eu não soltei e ainda por cima prendi a corrente com enforca-gato só pra garantir que não iria se soltar):
3.4 Tirar os balancins e substituir os tuchos
Essa parte não tem segredo. Ao tirar as capas dos mancais, o comando se afasta quase 1 cm dos balancins. Os balancins ficam apoiados em uma ponta no retentor da válvula e em outra, no tucho. Basta empurrar pro lado, pra frente ou pra trás, por onde ele sair, saiu. E o tucho é encaixado no espacinho dele também, é tirar um e pôr outro:
Nesse vídeo eu aproveitei pra dar uma boa olhada nos balancins também e conferir se por um azar não estavam com folga. É normal o rolete ter um pouco de jogo na direção do seu eixo, como indiquei na imagem abaixo. Só não é normal ele ter jogo em direção perpendicular a essa. Recomendo girar o rolete com a mão para ver se ele não tem nenhuma resistência.
(Curiosidade: RoCam significa Rollerfinger Camshaft. Nosso motor recebeu esse nome porque é o primeiro da família Zetec a usar balancins roletados)
Aproveitei para indicar acima onde são os encaixes do retentor da válvula (no meio dos dois "trilhos" ali numa ponta) e do tucho (a concavidade na outra ponta).
Única coisa chata que aconteceu é que eu deixei o ponto um tiquinho avançado e o balancim da válvula de escape do segundo cilindro não saía, então girei só um pouco a polia do virabrequim no sentido inverso até um pouco antes do PMS e ele saiu. Troquei o tucho, encaixei o balancim, voltei o motor para um pouco depois do PMS e troquei os outros sete tuchos.
Todos os tuchos fora do motor, na posição relativa em que ficam montados:
3.5 Montar de volta as capas de mancal
Lembram do meu medo de mexer nesses parafusos? Pois é, a minha paranoia foi TÃO grande que eu contei quantas voltas cada parafuso deu do momento em que começou a sair até a hora em que se soltou completamente. Deu 13 voltas, então, se você, assim como eu, não tem torquímetro e tem medo de quebrar parafusos pequenos, anote esse número, mande todo mundo que estiver perto ficar em silêncio, marque um ponto na chave ou no parafuso (eu tomei como referência a inscrição da marca e medida da chave canhão) e conte quantas voltas está dando.
Pode apertar todos eles livremente com 11 voltas. Depois disso, dê a 12ª volta na ordem cruzada inversa da desmontagem e por fim dê a 13ª volta nessa mesma ordem. Se você estiver usando torquímetro, o indicado pelos manuais de manutenção da Ford é 9 N·m. Atenção para o fato de que o torque é medido em NEWTON-metro e não kgf·m. 1 kgf·m = 9,8 N·m, ou seja, se você errar a escala e tentar dar 9 kgf·m de torque, vai dar mais de 88 N·m. Pequena chance de quebrar e ter que levar seu cabeçote para refazer as roscas dos mancais, né?
3.6 Montar de volta a tampa de válvulas
A tampa de válvulas também não tem segredo. Se você prendeu a corrente à polia, lembre-se de cortar os enforca-gatos antes de fechar. Confira se todos os tuchos novos estão no lugar, se todos os balancins estão alinhados com os cames do comando, e coloque a tampa no lugar. Verifique se o parafusinho menor está no furo certo e aperte todos com 9 N·m ou 11 voltas (sim, eu contei isso também). O cabeçote do RoCam é de alumínio e é muito fácil espanar uma rosca por torque excessivo, então fique atento se você tem a mão pesada e tende a arrochar demais os parafusos. O segredo é usar uma chave canhão, apertar até onde o parafuso encontrar uma resistência (o famoso "encostar") e depois dar um leve aperto só pra ficar firme. Monte de volta tudo que foi desmontado, mangueiras de DH e partida a frio, cabos de vela, plugue da bobina, válvula PCV, respiro e o que mais você tiver tirado do lugar.
3.7 Comemore, você acabou de consertar seu carro!
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E é isso aí galera, me desculpem pelo post longo mas eu gosto de mostrar bem os detalhes e espero que seja útil pra quem quer meter as caras e economizar uma graninha de mão de obra
Última edição por Maiza Hyodo em Ter 4 maio 2021 - 14:28, editado 2 vez(es)
Maiza Hyodo- Piloto de Controle Remoto
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Re: [TUTORIAL] Como trocar os tuchos do motor (Zetec RoCam)
um detalhe importante sobre os tuchos hidraulicos. Eh recomendavel deixar de molho dentro de um pote cheio de oleo, assim ela ficara internamente preenchida para nao ficar vazia na instalacao...
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