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[RESOLVIDO] Não sai ar quente - Ka G2

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Mensagem por arai Ter 18 Fev 2020 - 15:14

Olá!

Tenho Ka 2010 que estava com problema de não sair ar quente. Já estava há uns dois anos assim - onde moro não faz tanto frio, apesar de ser estado de SP.

Mas resolvi "mexer" uns dias atrás porque a sirene do alarme deixou de funcionar - estava "rouca", mas parou de vez - e tinha que remover a "churrasqueira" para isso.

Aparentemente parecia ser a plaquinha eletrônica do painel de controle, porque a tensão que aparecia no conector não se alterava - em torno de 3,74V - seja qual fosse a posição de controle de temperatura (desligado, todo percurso da faixa azul para vermelha).

Encontrei uma no ML zero e troquei, mas deu a mesma tensão - sinal que plaquinha não era o responsável.

Comprei uma válvula "original Ford" também no ML e troquei. Aí o ar quente voltou a funcionar. Verifiquei depois que a válvula em si estava presa (havia uns dois pedaços pequeno de plástico duro dentro quando removi corpo de válvula do carro, provavelmente foi a causa de travamento da válvula na posição "fechada"). Até onde sei a válvula deveria fechar quando ligasse o motor, só abrindo quando acionasse o ar quente pelo painel.

O mais interessante nessa história toda é que a tensão (+/-3,74V como antes) no conector da válvula não se alterar apesar de agora funcionar o controle de temperatura, ou seja, posso variar a temperatura de frio a quente e vice-versa.

Procedimento (resumido) de como trocar
OBS: Há quem diga que bastaria remover só a cobertura (churrasqueira) do lado do passageiro, mas removi as duas por facilitar trabalhar com as travas das mangueiras.

Deve-se iniciar removendo primerior a cobertura do lado de motorista e depois a do passageiro.
1 - Remover as palhetas de limpador de parabrisa - Dica: a cobertura da porca sai da haste se estiver atrapalhando uso de chave);
2 - Remover as "tampinhas" que escondem parafusos Philips que prendem a cobertura (são 3 de cada lado) e desaparafusar;
3 - Tirar borrachão no comparitmento do motor;
4 - Soltar todos parafusos Philips que prendem cobertura seprarando de cobertura interna do compartimento do motor;
5 - Remover sirene, resistências, espaguete corrugado chicote, tubo de água para parabrisa, etc e remover cobertura interna;
6 - Aliviar pressão das presilhas das mangueiras e removê-las - são 2 do lado do cofre do motor e 2 de radiador de ar quente interno;
7 - A válvula está somente encaixada no próprio suporte de borracha. Só puxar para frente para soltar e trocar;
8 - Remontar tudo invertendo todo o processo até aqui.



Abaixo algumas fotos de válvula e plaquinha de controle
O carro é de 2010, mas já foi trocada pelo visto
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Válvula nova
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Válvula antiga desmontada
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Plaquinha de controle
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Bônus - plástico que cobre a caixa de ar para evitar infiltração de água para cabine - está dobrado para trás, mas cobre toda caixa de ar
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