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Consumo de Fábrica - Qual o mistério?

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Consumo de Fábrica - Qual o mistério? Empty Consumo de Fábrica - Qual o mistério?

Mensagem por Convidado Seg 18 maio 2009 - 23:13

Você provavelmente já se perguntou: por que os números de consumo de fábrica são tão otimistas? A resposta está dentro dos laboratórios, não nas ruas. Na década de 90, por força das leis de emissões de gases criadas para evitar o caos ambiental, surgiu a norma técnica NBR 7024 que estabelecia regras de simulação do uso normal de um automóvel em dinamômetro. A norma era específica para medir a emissão de poluentes, mas acabou servindo também para as aferições de consumo.
A NBR 7024 exige que o veículo fique em uma câmara fechada por 24 horas antes do teste para estabilizar a temperatura de todos os componentes mecânicos. Com o motor desligado, o carro é levado para o dinamômetro de rolo e só então o motor é ligado. A primeira fase procura reproduzir um ciclo urbano, em que o veículo roda à velocidade média de 30 km/h, com acelerações, freadas e uma parada total. No ciclo de estrada, ele roda à velocidade média de 80 km/h. É o mundo ideal, sem buracos, semáforos, variações de temperatura e de humor do motorista. Diferente dos resultados que você vê na C/D.
"Os motoristas veem o consumo no manual ou nos anúncios e reclamam da diferença entre o que as fábricas dizem e o que eles conseguem. Isso acontece porque a medição de fábrica é feita em condições controladas e repetidas e não
na rua em que se está sujeito a todo tipo de interferência", afirma Alfredo Castelli, diretor de Eventos da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva).

Como queimar combustível
Ensinamos, em oito lições, como você pode jogar pelo ralo boa parte do seu salário

Eduardo Hiroshi FOTOS: João Mantovani

Para ajudar você a desperdiçar, preparamos oito lições que devem ser seguidas no seu dia a dia. Os resultados foram garantidos a partir das medições feitas na pista de testes da TRW, em Limeira, no interior de São Paulo, em um Ford EcoSport 2.0 Flex abastecido com álcool (mas que também poderia receber gasolina, pois as condições relatadas abaixo servem para qualquer tipo de combustível).

Os resultados foram comprovados pelos consultores da FEI, a Fundação Educacional Inaciana, um dos mais prestigiados celeiros de engenheiros do País. O professor Ricardo Bock nos ajudou a definir a metodologia do ensaio e o estudante de engenharia Pedro Luiz Souza Pinto Filho colaborou nas medições de consumo e na preparação do carro.

Antes de prosseguir a leitura, guarde algumas referências:
1- O consumo médio do EcoSport em perfeitas condições foi de 11,8 KM/L de álcool - vamos entender esta média como "consumo ideal";
2- Quinze mil quilômetros é a distância média que os brasileiros rodam por ano;
3- R$ 1,329 foi o preço médio do litro do álcool no Estado de São Paulo no mês de fevereiro;
4- R$ 1.689,40 é o valor anual estimado que o dono de um Eco 2.0 igual ao nosso gastaria se rodasse à velocidade constante de 80 km/h.

Morro acima:

Resumimos nossa aula de como ser sócio-contribuinte das petrolíferas em apenas oito lições. Mas há outras, como acelerar e frear bruscamente, dirigir esticando as marchas, manter as rodas e suspensão desalinhadas. Também não consideramos alguns fatores que não dependem diretamente da manutenção do carro ou da maneira como se dirige, como morar em cidades com relevo irregular ou rodar em dias muito quentes, quando o ar fica rarefeito e a queima do combustível não se dá por completo.

Enfrentar sistematicamente congestionamentos nos horários de pico também ajuda a esvaziar o tanque e o seu bolso mais rapidamente. Há quem tente amenizar o desperdício - as fábricas de automóveis em conjunto com as de autopeças estão desenvolvendo soluções para reduzir o consumo dos veículos. Uma delas é o sistema que desliga o motor automaticamente quando o carro para por mais de alguns segundos, na espera da abertura do semáforo, por exemplo. O mecanismo, que já vem sendo usado em alguns veículos, como o híbrido Honda Insight, desde o fim do século passado, tende a se popularizar, como acredita a Bosch.


1 Colchão de ar
Com as janelas abertas, forma-se um grande colchão de ar no interior do veículo que, além de produzir incômoda turbulência, interfere na aerodinâmica - e, portanto, no consumo. "Acima de 60 km/h, a janela aberta já aumenta o consumo", diz Roger Guilherme, gerente de aplicações da área de Powertrain da Volkswagen.

Consumo aferido: 11,6 km/l
Aumento do consumo ideal: 1,6%
Gasto adicional por ano: R$ 29,13 ( 21,91 l )

2 Armário ambulante
Colete as tralhas de sua casa e deposite no seu carro para aumentar a resistência ao rolamento do veículo. O aumento do consumo é mais sensível no anda-e-para do trânsito, devido à necessidade de vencer a inércia, mas também foi registrado no teste em velocidade constante. Fomos generosos: nosso lastro tinha apenas 110 quilos.

Consumo aferido: 11,2 km/l
Aumento do consumo ideal: 5,1%
Gasto adicional por ano: R$ 90,51 ( 68,10 l )

3 Prazo de validade
Esqueça as velas e despreze a troca de óleo. Se as velas não estiverem em perfeitas condições, a explosão da mistura ar-combustível será mais fraca. O lubrificante vencido pode ficar mais espesso, dificultando a ação da bomba de óleo - que, em consequência, vai exigir mais do motor. Nesta demonstração, adulteramos apenas as velas.

Consumo aferido: 11,1 km/l
Aumento do consumo ideal: 5,9%
Gasto adicional por ano: R$ 106,54 ( 80,16 l )

4 Entupimento

Nunca troque o filtro de ar. "Um carro com o filtro de ar entupido é como um atleta correndo com as narinas tapadas", diz Reinaldo Nascimbeni, supervisor de serviços técnicos para automóveis da Ford. O rendimento cai e, para obter o mesmo desempenho, o consumo de energia - no caso, o combustível - aumenta.

Consumo aferido: 11,1 km/l
Aumento do consumo ideal: 5,9%
Gasto adicional por ano: R$ 106,54 ( 80,16 l )

5 Pressão baixa
Abaixo da pressão ideal, a área de contato com o solo dos pneus aumenta. "Pneus descalibrados também prejudicam a estabilidade e apresentam desgaste nas bordas", diz José Carlos Quadrelli, gerente-geral de vendas da Bridgestone Firestone. No teste, baixamos a pressão recomendada de 30 libras para 22 libras.

Consumo aferido: 10,6 km/l
Aumento do consumo ideal: 10,2%
Gasto adicional por ano: R$ 191,26 ( 143,91 l )

6 Bagagem extra
Ande sempre com bagagem no teto. E lute com a aerodinâmica. Para entender melhor o que isso representa, repare nos aviões durante a aterrissagem. Eles levantam os flaps, dispositivos nas asas, para reduzir a velocidade no ar e em solo. Nos carros, a bagagem no teto fará você acelerar mais para conseguir a mesma velocidade.

Consumo aferido: 10,4 km/l
Aumento do consumo ideal: 11,9%
Gasto adicional por ano: R$ 227,42 ( 171,12 l )

7 Ar fresco
Rode sempre com o ar-condicionado ligado, mesmo que seja inverno ou a temperatura interna esteja próxima da externa. E aqui não se trata de desperdício, pois o ar representa grande investimento em conforto e em segurança. Mas o acessório pode aumentar o consumo de combustível do seu carro em até 25%.

Consumo aferido: 9,5 km/l
Aumento do consumo ideal: 19,5%
Gasto adicional por ano: R$ 409,02 ( 307,76 l )

8 Tudo ao mesmo tempo
E agora, o gran finale - a hora de torrar dinheiro de verdade: simulamos todas as situações anteriores, certos de que isso pode ser mais comum que você imagina. Rodamos com bagageiro no teto, janelas abertas, ar-condicionado ligado, velas sujas, filtro de ar entupido, peso morto no porta-malas e pneus sem pressão.

Consumo aferido: 7,9 km/l
Aumento do consumo ideal: 33,1%
Gasto adicional por ano: R$ 834,01 ( 627,54 l )


Artigo da revista Car and Drive Brazil:
http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carro-moto-testes/16/artigo131362-1.asp

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Mensagem por Alessandro Ter 19 maio 2009 - 20:35

Que loko não sabia que tanta coisa poderia fazer o nosso dinheiro que é rico quando tem ir para o escapamento a toa.

e tudo bem explicado, gostei.

Valeu Brvita.
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Mensagem por Rodrigo Sartori Ter 19 maio 2009 - 21:05

Com certeza é isso mesmo. Tenho reparado vários desses fatores e realmente fazer a diferença.
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Mensagem por Hitokiri Adriel Ter 19 maio 2009 - 21:45

sabia de todos eles .... todas essas informações foram passadas picotadas em outros tópicos Razz
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Mensagem por Rodrigo Sartori Ter 19 maio 2009 - 21:56

Pois é, basicamente é sempre o mesmo intuito. A diferença é q aqui tá bem detalhado.
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Mensagem por vinny Ter 19 maio 2009 - 23:58

Adorei a materia Smile vou presta mais atenção em algumas coisas q eu peco.
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Mensagem por igordmb Qua 20 maio 2009 - 1:52

huahuahua, a ultima e sinistra!!! sou neurotico com consumo, no começo quando eu comprei o carro tirava ate a areinha que ficava no tapete pra nao dar peso morto!!! mas essa neura ja passou... mas eu calibro os pneus uma vez por semana, so ando com o necessario dentro do carro, a partir de 50 km/h ja fecho mais o vidro, nao tenho ar condicionado, mas ai foi falta de $$ e ando igual a uma lesma em cima do vidro liso...

no dinamometro e sacanagem, onde e que entra a resistencia do ar?? fabrica safada

eles falaram pra nao esticar a marcha, mas tambem nao adianta nada passar a marcha cedo so que pisar fundo pra chegar na velocidade que quer, se e pra pisar fundo e melhor deixar a rotaçao subir na marcha mais curta porque pelo menos chega na velocidade que vc que mais rapido, depois e so por a marcha adequada pra manter
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Mensagem por vinny Qua 20 maio 2009 - 14:32

haha meu carro nem andando no vapor do alcool chega a 6 UAiuha.
Mais as dica estão de parabens seria legal até fixar esse topic.
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Mensagem por Alessandro Sex 22 maio 2009 - 0:02

Vinny não é só vc que anda fazendo coisas e pecando com o kazão, mas isso é sem noção não é por fazer e sim por não endender como que acontece com o motor.
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Mensagem por igordmb Sex 22 maio 2009 - 0:55

faltou falar ai pra por rodao e encher o carro de som hehehehehe, dependendo do som o carro arria legal, principalmente se precisar por baterias extras pra aguentar o tranco
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Mensagem por vinny Sex 22 maio 2009 - 1:16

AHHAHAHA
essa ae nao conta igor ;D
se não geral se enquadra
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Mensagem por Convidado Sex 22 maio 2009 - 15:06

igordmb escreveu:faltou falar ai pra por rodao e encher o carro de som hehehehehe, dependendo do som o carro arria legal, principalmente se precisar por baterias extras pra aguentar o tranco

Pior que o rodão contribui mesmo, e desgasta também os rolamentos das rodas mais rapidamente. Mas não vamos cortar o prazer do pessoal, né? Wink Wink

Valews.

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Mensagem por Alessandro Sáb 23 maio 2009 - 23:29

Mas as rodanas ajuda os Discos de freios pois ele não se aquecem muito em relação as rodas 13", pois com as rodas 15" pra frente tem a relação de entrar mais ar nesse equipamento vital para para o Kazão.

e com isso a vida util do disco aumenta, dependendo é claro de qual forma ele for sendo usado.
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Mensagem por igordmb Sáb 23 maio 2009 - 23:54

ehehehe, do jeito que o alcool aqui e caro eu vo po aro de bike que e grande e pneu de bike que e fino, ai vou economizar alcool e ventilar os discos de freio
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Mensagem por duche Ter 26 maio 2009 - 15:14

por isso q eu digo ka traill eh 1 bosta ... aumenta peso aumenta largura de pneu aumenta aerodinamica escrota...merecemos um ka XR isso sim =)
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Consumo de Fábrica - Qual o mistério? Empty Re: Consumo de Fábrica - Qual o mistério?

Mensagem por Alessandro Qua 27 maio 2009 - 11:05

Ohh Duche ai mandou bem um ka Xr com kit aerodinamico pra eonomizarmos no combustivel.

gostei.
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