Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado
+13
Lasek
luis adriano
André Campos
Hitokiri Adriel
Maiquel
Adolfo Luiz
Chokitao
Supertsunami
Blobh
PoLGaMeS
lantisbr
Alessandro
Rafael Koch
17 participantes
Página 1 de 1
Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado
Então pessoal... estive na comunidade do carro no orkut e verifiquei que têm gente com problemas no reservatório do arrefecimento...
Meu carro está com 13 meses de uso e apenas 6800kms rodados... Assim como o membro da comunidade, nunca mechi no reservatório, mesmo porquê como o carro não apresenta nenhum problema acabei nem dando importância a isto...
Hoje pela manhã resolvi abrir meu capô para dar uma olhada nisso... tive uma imensa surpresa! Meu reservatório está literalmente FUD***! Mas não está vazando... ainda!
Não irei na Ford para reclamar, é perda de tempo! Vou direto ao meu mecânico para trocar o reservatório e colocar o líquido. Se conheço bem, vão me cobrar uns 400 reais para fazer isso!
Seguem as fotos da situação:
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado Dscn0754j](https://2img.net/r/ihimizer/img9/2927/dscn0754j.jpg)
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado Dscn0755d](https://2img.net/r/ihimizer/img36/320/dscn0755d.jpg)
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado Dscn0756m](https://2img.net/r/ihimizer/img196/3008/dscn0756m.jpg)
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado Dscn0758w](https://2img.net/r/ihimizer/img196/556/dscn0758w.jpg)
Vamos ver no que vai dar...
Meu carro está com 13 meses de uso e apenas 6800kms rodados... Assim como o membro da comunidade, nunca mechi no reservatório, mesmo porquê como o carro não apresenta nenhum problema acabei nem dando importância a isto...
Hoje pela manhã resolvi abrir meu capô para dar uma olhada nisso... tive uma imensa surpresa! Meu reservatório está literalmente FUD***! Mas não está vazando... ainda!
Não irei na Ford para reclamar, é perda de tempo! Vou direto ao meu mecânico para trocar o reservatório e colocar o líquido. Se conheço bem, vão me cobrar uns 400 reais para fazer isso!
Seguem as fotos da situação:
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado Dscn0754j](https://2img.net/r/ihimizer/img9/2927/dscn0754j.jpg)
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado Dscn0755d](https://2img.net/r/ihimizer/img36/320/dscn0755d.jpg)
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado Dscn0756m](https://2img.net/r/ihimizer/img196/3008/dscn0756m.jpg)
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado Dscn0758w](https://2img.net/r/ihimizer/img196/556/dscn0758w.jpg)
Vamos ver no que vai dar...
Re: Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado
Ihh Rafão isso que é foda de mais, e ainda não sei como q o seu está novo e está feio de mais, mas leva sim no seu mecânico mas o aconselhável msm é comprar na própria concessionaria e original é mais barato q comprar paralelo, e paralelo já mais só original.
Mas faz uma limpeza por maquinas adequadas.. Vou fazer isso no meu também e que nem hj coloquei o dedo lá dentro e estava quente pra caramba, queimei o dedo mas tudo bem.
Mas faz uma limpeza por maquinas adequadas.. Vou fazer isso no meu também e que nem hj coloquei o dedo lá dentro e estava quente pra caramba, queimei o dedo mas tudo bem.
Re: Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado
Mas Rafael, você não viu que a cor do liquido no reservatório estava ficando estranho?
lantisbr- Piloto de Kart
- Número de Mensagens : 63
Idade : 44
Cidade/Estado : Bhte/MG
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Pulse
Data de inscrição : 27/02/2009
Re: Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado
Por mais que tenha visto... isso não é normal em um carro zero! Mas enfim... ficou o prejuízo!
Seguem as fotos do conserto:
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado Dscn0760u](https://2img.net/r/ihimizer/img193/3311/dscn0760u.jpg)
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado Dscn0761k](https://2img.net/r/ihimizer/img231/7959/dscn0761k.jpg)
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado Dscn0762z](https://2img.net/r/ihimizer/img34/5434/dscn0762z.jpg)
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado Dscn0763](https://2img.net/r/ihimizer/img146/6192/dscn0763.jpg)
Seguem as fotos do conserto:
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado Dscn0760u](https://2img.net/r/ihimizer/img193/3311/dscn0760u.jpg)
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado Dscn0761k](https://2img.net/r/ihimizer/img231/7959/dscn0761k.jpg)
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado Dscn0762z](https://2img.net/r/ihimizer/img34/5434/dscn0762z.jpg)
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado Dscn0763](https://2img.net/r/ihimizer/img146/6192/dscn0763.jpg)
Re: Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado
muito estranho issu.... eu levaria na concessionaria afinal os unicos q completaram a agua foram eles la... eu nunca enchi o meu... vou verificar amanha a situacao do meu e se tiver muito escuro eu mesmo vou trocar o liquido ou levar na ford e perguntar certinho...
flwss
flwss
Re: Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado
É normal o líquido se deteriorar, mas não assim tão rápido.
Pode ser que o o aditivo que a Ford usa não ser de boa qualidade.
Pode ser que o o aditivo que a Ford usa não ser de boa qualidade.
Blobh- Piloto de Controle Remoto
- Número de Mensagens : 43
Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
Motorização/Cor : 1.0L - Preto Ebony
Código de Opcionais : KBC9
Data de inscrição : 31/07/2009
Re: Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado
o meu soh ta com tom meio amarelado mais nao ficou com ferrugem nao...
Re: Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado
Eu achei que estava muito sujo pra tão pouco tempo de uso. Ainda mais pra um carro que nunca foi mexido. O meu não rodou muito, por isso ainda está limpo, mas vou ficar de olho.
Supertsunami- Carteira Provisória
- Número de Mensagens : 641
Idade : 42
Cidade/Estado : Niterói / RJ
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KPM9
Data de inscrição : 29/07/2009
Re: Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado
O estranho é que no manual do Ka fala para substituir o líquido do radiador a cada 3 anos... o líquido do meu não está lindo, mas acho que não está com ferrugem na tampa. Vou dar uma olhada melhor...
Chará (Rafael Bebete): apesar de seu carro ter passado da garantia, eu reclamaria na Ford ou em alguma Concessionária para eles pelo menos fazer um desconto, já que recomendação de troca é mais que o dobro do tempo que você está com o carro.
Chará (Rafael Bebete): apesar de seu carro ter passado da garantia, eu reclamaria na Ford ou em alguma Concessionária para eles pelo menos fazer um desconto, já que recomendação de troca é mais que o dobro do tempo que você está com o carro.
Chokitao- Tô tirando a carteira
- Número de Mensagens : 375
Idade : 44
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : 1.6/Azul Iporanga - 195/55 R15 Dragon-Pirelli - Impacto
Código de Opcionais : KPG9
Data de inscrição : 21/09/2008
Re: Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado
Confira os três mosqueteiros do arrefecimento:
Muitos pensam que o sistema de arrefecimento do carro resume-se apenas ao radiador. Ele é uma peça importante, mas sozinho não garante a
temperatura ideal para o motor trabalhar. Três componentes são de fundamental importância no funcionamento do sistema: a válvula termostática, o termo-interruptor e o sensor de temperatura. Juntos, eles comandam a refrigeração do motor.
Sintomas que indicam o fim da vida do arrefecimento:
Estes componentes possuem uma vida útil de 30.000 km. Geralmente os sintomas mais leves que indicam a necessidade de levar os veículos até uma oficina por falta de cuidados com o sistema de arrefecimento são: nível do líquido de arrefecimento baixando constantemente e com cor de ferrugem, temperatura de trabalho inadequada (tanto alta, quanto baixa), consumo excessivo de combustível, rotação do motor alterada e queda de potência.
Arrefecimento: cabeçote é o primeiro a pedir socorro
A primeira peça a “pedir socorro” por falta de uma Manutenção Preventiva do sistema é a junta do cabeçote. Se o sistema não estiver funcionando corretamente pode causar o superaquecimento, queimar a junta e causar um estrago enorme dentro do motor, que pode vir a fundir.
Oinverso – trabalhar abaixo da temperatura especificada por fábrica – também é danoso e os estragos, como o travamento, são muito semelhantes aos do superaquecimento. Além disso, o motor que trabalhar com a temperatura irregular terá sua vida útil drasticamente diminuída.
Válvula Termostática. Dê uma boa espiada nela.
O radiador é a peça que mantém a temperatura da água de refrigeração do motor, e por conseguinte ele próprio, dentro do previsto pelo
fabricante do veículo. É no radiador que o calor do motor absorvido pela água passa para o ar ambiente, isso num regime de permanente
circulação entre motor e radiador.
Há momentos, porém, em que a água não precisa e nem deve chegar ao radiador, que é quando o motor está frio ou não está produzindo potência, como ao descer uma longa serra. Esse controle é feito por uma peça chamada válvula termostática.
A peça é um pequeno conjunto de mola, válvula propriamente dita e um sistema de expansão baseado em temperatura, instalado na passagem de água e geralmente na saída que leva ao radiador. Enquanto a temperatura da água não chegar a certo valor, em torno de 80° C, a válvula
permanece fechada e não deixa a água seguir para o radiador. Acima disso ela começa a abrir e chega ao ponto de máxima abertura ao redor
de 95° C.
Se a válvula termostática funcionar bem... Confira benefícios.
O bom funcionamento da válvula termostática assegura período de aquecimento logo após a partida, dessa forma permitindo que seja logo
alcançada a temperatura ideal. Entre os benefícios do curto período de funcionamento frio, há melhor atomização da mistura ar-combustível, o
que acaba reduzindo o consumo; produção quase imediata de ar quente, qualidade apreciada nas regiões mais frias do país; maior fluidez do
óleo lubrificante, protegendo mais eficazmente o motor contra o atrito; melhor resposta e potência do motor poucos minutos após a partida. No
caso de descida de serras, evita que o motor esfrie demais, mantendo-se as vantagens já citadas.
Injeção eletrônica? Cuidado com engano no gerenciamento do motor.
Nos motores de injeção eletrônica, a água muito fria, medida pelo sensor de temperatura, “engana” o sistema de gerenciamento do motor, que assim determina enriquecimento desnecessário da mistura ar-combustível. As conseqüências são aumento de consumo, funcionamento deficiente do motor e contaminação do óleo lubrificante, além de possível dano ao catalisador.
Válvula termostática exige poucos, mas necessários cuidados
Os cuidados com a válvula termostática felizmente são poucos. A água do sistema deve manter a proporção da mistura com aditivo de radiador
recomendada pelo fabricante do veículo (evitar adicionar apenas água, pois a proporção é alterada).
Cada fábrica tem suas próprias recomendações também quanto à marca, mas tal aditivo sempre é um composto à base de etilenoglicol.
Além do líquido de arrefecimento correto contribuir para a refrigeração do motor, pois se eleva a temperatura em que a água ferve, é importante para manter válvula termostática lubrificada e funcionando bem. A cada 30.000 km, diz a MTE-Thomson divisão Temperatura, que fabrica o componente, a válvula termostática deve ser inspecionada por um mecânico, que na remontagem deve utilizar junta ou anel de vedação novo.
O papel do ventilador no sistema de arrefecimento.
O sistema de arrefecimento do motor de praticamente todos os carros conta com um ventilador, que se destina a acelerar a passagem de ar pelo radiador e desse modo possibilitar ou acelerar a troca de calor da água para o ar.
Saiba por que o ventilador elétrico impera na indústria automobilística
Na década de 1970 surgiu uma nova maneira de movimentar o ventilador. Em lugar de uma correia trapezoidal levar movimento do virabrequim do motor, por meio de uma polia, para o ventilador, surgiu um pequeno motor elétrico para fazer o ventilador funcionar.
Hoje o ventilador elétrico impera na indústria automobilística por suas vantagens incontestáveis. Ele só funciona quando é necessário, como ao
estar o veículo parado com o motor funcionando, num congestionamento, ou trafegando em velocidade muito baixa, em que passa pouco ar pelo veículo. Exatamente ao contrário do ventilador mecânico, que está com baixa rotação quando mais ar é necessário e girando rapidamente quando não é preciso, como numa estrada.
Há uma pequena porém importante peça para comandar o funcionamento do ventilador elétrico, que é o interruptor térmico. É constituído basicamente de um corpo rosqueado na parte inferior do radiador, dentro do qual há um disco bimetálico calibrado para se expandir numa determinada faixa de temperatura. Quando água esquenta acima de um certo ponto, o disco se expande e movimenta um pequeno pino, que por sua vez fecha um interruptor e alimenta o motor do ventilador com corrente elétrica. A água depois de alguns minutos esfria o suficiente para o interruptor térmico abrir o circuito, e o ventilador pára de funcionar.
Outro interruptor térmico é empregado para comandar a luz de advertência de motor superaquecido, no carro que não possuem termômetro, sempre funcionando no mesmo princípio. Só que em vez de ligar o ventilador, faz acender uma luz no painel.
Interruptores térmicos do ventilador precisam de checagem. Saiba quando.
É bom checar os interruptores térmicos a cada 30.000 km, aconselha a MTE-Thomson, ou antes, caso seja notada qualquer deficiência do sistema de arrefecimento, que na maior parte das vezes é indicada pela luz no painel ou, se for caso, pelo ponteiro do termômetro tendendo a se aproximar da zona indicada como quente.
Muitos pensam que o sistema de arrefecimento do carro resume-se apenas ao radiador. Ele é uma peça importante, mas sozinho não garante a
temperatura ideal para o motor trabalhar. Três componentes são de fundamental importância no funcionamento do sistema: a válvula termostática, o termo-interruptor e o sensor de temperatura. Juntos, eles comandam a refrigeração do motor.
Sintomas que indicam o fim da vida do arrefecimento:
Estes componentes possuem uma vida útil de 30.000 km. Geralmente os sintomas mais leves que indicam a necessidade de levar os veículos até uma oficina por falta de cuidados com o sistema de arrefecimento são: nível do líquido de arrefecimento baixando constantemente e com cor de ferrugem, temperatura de trabalho inadequada (tanto alta, quanto baixa), consumo excessivo de combustível, rotação do motor alterada e queda de potência.
Arrefecimento: cabeçote é o primeiro a pedir socorro
A primeira peça a “pedir socorro” por falta de uma Manutenção Preventiva do sistema é a junta do cabeçote. Se o sistema não estiver funcionando corretamente pode causar o superaquecimento, queimar a junta e causar um estrago enorme dentro do motor, que pode vir a fundir.
Oinverso – trabalhar abaixo da temperatura especificada por fábrica – também é danoso e os estragos, como o travamento, são muito semelhantes aos do superaquecimento. Além disso, o motor que trabalhar com a temperatura irregular terá sua vida útil drasticamente diminuída.
Válvula Termostática. Dê uma boa espiada nela.
O radiador é a peça que mantém a temperatura da água de refrigeração do motor, e por conseguinte ele próprio, dentro do previsto pelo
fabricante do veículo. É no radiador que o calor do motor absorvido pela água passa para o ar ambiente, isso num regime de permanente
circulação entre motor e radiador.
Há momentos, porém, em que a água não precisa e nem deve chegar ao radiador, que é quando o motor está frio ou não está produzindo potência, como ao descer uma longa serra. Esse controle é feito por uma peça chamada válvula termostática.
A peça é um pequeno conjunto de mola, válvula propriamente dita e um sistema de expansão baseado em temperatura, instalado na passagem de água e geralmente na saída que leva ao radiador. Enquanto a temperatura da água não chegar a certo valor, em torno de 80° C, a válvula
permanece fechada e não deixa a água seguir para o radiador. Acima disso ela começa a abrir e chega ao ponto de máxima abertura ao redor
de 95° C.
Se a válvula termostática funcionar bem... Confira benefícios.
O bom funcionamento da válvula termostática assegura período de aquecimento logo após a partida, dessa forma permitindo que seja logo
alcançada a temperatura ideal. Entre os benefícios do curto período de funcionamento frio, há melhor atomização da mistura ar-combustível, o
que acaba reduzindo o consumo; produção quase imediata de ar quente, qualidade apreciada nas regiões mais frias do país; maior fluidez do
óleo lubrificante, protegendo mais eficazmente o motor contra o atrito; melhor resposta e potência do motor poucos minutos após a partida. No
caso de descida de serras, evita que o motor esfrie demais, mantendo-se as vantagens já citadas.
Injeção eletrônica? Cuidado com engano no gerenciamento do motor.
Nos motores de injeção eletrônica, a água muito fria, medida pelo sensor de temperatura, “engana” o sistema de gerenciamento do motor, que assim determina enriquecimento desnecessário da mistura ar-combustível. As conseqüências são aumento de consumo, funcionamento deficiente do motor e contaminação do óleo lubrificante, além de possível dano ao catalisador.
Válvula termostática exige poucos, mas necessários cuidados
Os cuidados com a válvula termostática felizmente são poucos. A água do sistema deve manter a proporção da mistura com aditivo de radiador
recomendada pelo fabricante do veículo (evitar adicionar apenas água, pois a proporção é alterada).
Cada fábrica tem suas próprias recomendações também quanto à marca, mas tal aditivo sempre é um composto à base de etilenoglicol.
Além do líquido de arrefecimento correto contribuir para a refrigeração do motor, pois se eleva a temperatura em que a água ferve, é importante para manter válvula termostática lubrificada e funcionando bem. A cada 30.000 km, diz a MTE-Thomson divisão Temperatura, que fabrica o componente, a válvula termostática deve ser inspecionada por um mecânico, que na remontagem deve utilizar junta ou anel de vedação novo.
O papel do ventilador no sistema de arrefecimento.
O sistema de arrefecimento do motor de praticamente todos os carros conta com um ventilador, que se destina a acelerar a passagem de ar pelo radiador e desse modo possibilitar ou acelerar a troca de calor da água para o ar.
Saiba por que o ventilador elétrico impera na indústria automobilística
Na década de 1970 surgiu uma nova maneira de movimentar o ventilador. Em lugar de uma correia trapezoidal levar movimento do virabrequim do motor, por meio de uma polia, para o ventilador, surgiu um pequeno motor elétrico para fazer o ventilador funcionar.
Hoje o ventilador elétrico impera na indústria automobilística por suas vantagens incontestáveis. Ele só funciona quando é necessário, como ao
estar o veículo parado com o motor funcionando, num congestionamento, ou trafegando em velocidade muito baixa, em que passa pouco ar pelo veículo. Exatamente ao contrário do ventilador mecânico, que está com baixa rotação quando mais ar é necessário e girando rapidamente quando não é preciso, como numa estrada.
Há uma pequena porém importante peça para comandar o funcionamento do ventilador elétrico, que é o interruptor térmico. É constituído basicamente de um corpo rosqueado na parte inferior do radiador, dentro do qual há um disco bimetálico calibrado para se expandir numa determinada faixa de temperatura. Quando água esquenta acima de um certo ponto, o disco se expande e movimenta um pequeno pino, que por sua vez fecha um interruptor e alimenta o motor do ventilador com corrente elétrica. A água depois de alguns minutos esfria o suficiente para o interruptor térmico abrir o circuito, e o ventilador pára de funcionar.
Outro interruptor térmico é empregado para comandar a luz de advertência de motor superaquecido, no carro que não possuem termômetro, sempre funcionando no mesmo princípio. Só que em vez de ligar o ventilador, faz acender uma luz no painel.
Interruptores térmicos do ventilador precisam de checagem. Saiba quando.
É bom checar os interruptores térmicos a cada 30.000 km, aconselha a MTE-Thomson, ou antes, caso seja notada qualquer deficiência do sistema de arrefecimento, que na maior parte das vezes é indicada pela luz no painel ou, se for caso, pelo ponteiro do termômetro tendendo a se aproximar da zona indicada como quente.
Adolfo Luiz- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1661
Idade : 61
Cidade/Estado : João Pessoa / Paraiba
Motorização/Cor : 1.0 - Prata Geada
Código de Opcionais : Basico - Frisos, Retrovisores e Regua do Porta Malas na Cor do Veiculo, Colanas Laterais na Cor Preta e Luz de Freio Elevada.
Data de inscrição : 16/03/2009 -
Re: Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado
Com certeza colocaram água de péssima origem no reservatório. Deve ter ocorrido em alguma revisão, aconteceu comigo algo assim. O reservatório estava limpinho, então ao revisarem o carro deixaram a tampa frouxa e sumiu a água. Reclamei, eles disseram que iriam verificar o sistema e por fim que completaram a solução. Depois eu vi que haviam colocado água e com pouco tempo ficou desse jeito aí.
P.S: Tem um produto da Bardahl que faz a limpeza do sistema. É esse aqui:
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado 30](https://2img.net/h/www.bardahl.com.br/upload/produtos/ampliada/30.gif)
P.S: Tem um produto da Bardahl que faz a limpeza do sistema. É esse aqui:
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado 30](https://2img.net/h/www.bardahl.com.br/upload/produtos/ampliada/30.gif)
Convidado- Convidado
Re: Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado
Oi Amigos do Fórum ai esta as fotos da revisão feita no sistema de arrefecimento do meu Kazão onde foi trocado tudo o sistema inclusive a válvula temostatica completa e o reservatório de agua, a vauvula estava com defeito e o Carro quando disparava não desligava e não fazia a circulação da agua no sistema.do motor. Ps: seque as fotos abaixo! OBS: Todo Trocado na Garantia Ford! Ainda Bem!!hehehe.
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado Icon_lol](https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_lol.gif)
Antes, Veja a Cor do Reservatório com menos de um Ano de Uso!
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado Sdc10343](https://2img.net/r/ihimizer/img171/9127/sdc10343.jpg)
Depois.
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado Sdc12784](https://2img.net/r/ihimizer/img147/3598/sdc12784.jpg)
Depois.
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado Sdc12781j](https://2img.net/r/ihimizer/img34/157/sdc12781j.jpg)
A Valvula Trocada.
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado Sdc12789u](https://2img.net/r/ihimizer/img30/9656/sdc12789u.jpg)
Adolfo Luiz- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1661
Idade : 61
Cidade/Estado : João Pessoa / Paraiba
Motorização/Cor : 1.0 - Prata Geada
Código de Opcionais : Basico - Frisos, Retrovisores e Regua do Porta Malas na Cor do Veiculo, Colanas Laterais na Cor Preta e Luz de Freio Elevada.
Data de inscrição : 16/03/2009 -
Me enganaram no reservatório e na válvula
Meu amigo, o mesmo caso aconteceu comigo e aconselho você a realmente ir a um mecânico particular. Eu estava no último dia da garantia, quando fui fazer a minha segunda revisão e os caras disseram que era necessário fazer a limpeza do sistema e trocar o reservatório, porque estava enferrujado. Deixei o carro e quando fui buscar o cara disse que por causa da ferrugem a válvula termostática havia travado. O detalhe é antes de chegar lá, o carro não havia apresentado nenhum problema, os caras trocaram a válvula e tudo o mais. Bom, ontem fui fazer minha terceira revisão e para minha surpresa o lance estava com ferrujem outra vez e disseram para trocar o líquido e o reservatório e, mais uma vez, quando fui buscar, o cara disse que a válvula termostática tinha parado. Fiquei revoltado. E tudo mais. Mais sou um cara que não arrumo problema a toa. Simplesmente agora não vou mais levar meu carro em nenhuma FORD, prefiro o risco de pagar um mecânico conhecido, que não seja especialista em FORD, mas seja honesto. O problema é que dessa fez tive que pagar a budega e tomei um tremendo prejuízo. FORD nunca mais.
Rafael Koch escreveu:Então pessoal... estive na comunidade do carro no orkut e verifiquei que têm gente com problemas no reservatório do arrefecimento...
Meu carro está com 13 meses de uso e apenas 6800kms rodados... Assim como o membro da comunidade, nunca mechi no reservatório, mesmo porquê como o carro não apresenta nenhum problema acabei nem dando importância a isto...
Hoje pela manhã resolvi abrir meu capô para dar uma olhada nisso... tive uma imensa surpresa! Meu reservatório está literalmente FUD***! Mas não está vazando... ainda!
Não irei na Ford para reclamar, é perda de tempo! Vou direto ao meu mecânico para trocar o reservatório e colocar o líquido. Se conheço bem, vão me cobrar uns 400 reais para fazer isso!
Seguem as fotos da situação:
Vamos ver no que vai dar...
Maiquel- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 23/10/2009
Re: Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado
Amigo Maiquel o meu caso apresentou o problema na válvula que não abria
para a agua circular no bloco do motor então levei o carro para
autorizada na época, e foi tudo trocado na garantia Ford! Abraço!
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado Icon_eek](https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_eek.gif)
Adolfo Luiz- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1661
Idade : 61
Cidade/Estado : João Pessoa / Paraiba
Motorização/Cor : 1.0 - Prata Geada
Código de Opcionais : Basico - Frisos, Retrovisores e Regua do Porta Malas na Cor do Veiculo, Colanas Laterais na Cor Preta e Luz de Freio Elevada.
Data de inscrição : 16/03/2009 -
Re: Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado
eita.... o meu ta limpinho ainda ![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado Icon_razz](https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_razz.gif)
ja disseram para completar com agua... fiquei meio assim e nunca coloquei... qnd estava perto da revisão eu comprei o liquido vermelho igual da ford e completei...
![Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado Icon_razz](https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_razz.gif)
ja disseram para completar com agua... fiquei meio assim e nunca coloquei... qnd estava perto da revisão eu comprei o liquido vermelho igual da ford e completei...
Hitokiri Adriel- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1082
Idade : 35
Cidade/Estado : São Caetano do Sul / SP
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPN9
Data de inscrição : 26/12/2008
Re: Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado
Será que a Ford efetua a manutenção deste sistema após o término da garantia? O meu pedi para completarem a água na 2ª revisão, mas devem ter colocado água da torneira mesmo.. percebi esse dias que a ventoinha anda ligando direto, olhei hoje o nível está ok mas o reservatório está horrível e a água está com aquela aparência de ferrugem. Será que se eu ligar no 0800 consigo alguma coisa?
Acabou a garantia a 3 meses mas tou vendo que se deixar assim vai da problema.
Acabou a garantia a 3 meses mas tou vendo que se deixar assim vai da problema.
André Campos- Piloto de Controle Remoto
- Número de Mensagens : 36
Cidade/Estado : Santo André - SP
Motorização/Cor : 1.0 / Preto Ebony
Código de Opcionais : KFB9
Data de inscrição : 27/02/2009
Re: Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado
Aconteceu exatamente o mesmo comigo.
O meu carro estava com 10000 km e já tava todo zuado.
Fui na Ford, após a garantia e me pediram 400,00
para arrumar.(só limpeza e troca do reservatório e colocação dos fluídos.)
Fiz em uma particular e gastei 100,00
O meu carro estava com 10000 km e já tava todo zuado.
Fui na Ford, após a garantia e me pediram 400,00
![Shocked](https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_eek.gif)
Fiz em uma particular e gastei 100,00
![Very Happy](https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_biggrin.png)
Re: Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado
Eu troco a agua e meto aditivo novo todo ano...a principal causa de estora a valvula é deixar a agua fica podre que nem nas fotos acima...
Lasek- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1585
Idade : 38
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo
Data de inscrição : 21/03/2009
Re: Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado
de 6 em 6 meses eu mando limpar todo o sistema, e por aditivo misturado com água desmineralizada. MAS o Aditivo qu enão deixa enferrujar pq se tu poem em um carro q usava água a muito tempo aditivo para limpeza, ja era ! Teus vazamentos vão começar ! Como o antigo dono só usava agua eu só limpei o sistema com agua corrente e meti aditivo que protege contra ferrugem, troquei reservatorio e valvula termostática e tampa q tava podre de ferrugem. gastei 269 reais. nunca mais tive problema com aquecimento.
Re: Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado
O meu aconteceu isso. E ainda trincou o reservatório, tive que trocar. Cobraram R$50,00 pelo reservatório sem a tampa (não jogue a tampa, senão vai ter que comprar também e já sabe: deve ser caro pra caramba).
Coloquei o aditivo original e até agora está normal.
Coloquei o aditivo original e até agora está normal.
Mckarttney- Tô tirando a carteira
- Número de Mensagens : 104
Idade : 36
Cidade/Estado : Maceió/AL
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KFF9
Data de inscrição : 23/11/2008
Re: Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado
o mais indicado pro ford pelo q eu saiba é o aditivo sintético (vermelho/ rosa). É o que vem de fábrica. Se o nível abaixar completar com água desmineralizada custa R$ 2,50 o litro e dura pra caramba. depois de 6 meses você limpa o sistema e reservatório( limpa ou troca), e completa com a mistura aditivo/agua desmineralizada. depois é só ir completando até os 6 meses de novo. se começar a soltar ferrugem no liquido do reservatório recomenda a limpeza novamente.
Re: Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado
o meu com seis meses já ficou podrão assim como o seu estava, então mandei limpar e colocar paraflú deste verde mesmo e após um ano e meio a água está ainda limpa sem ferrugem apenas o reservatórios está meio amarelado, sendo que mês que vem vou manda limpar de novo por precaução e trocar o reservatório, acho que esse líquido vermelho da wurth que a ford usa é de muito baixa qualidade.
Re: Reservatório do sistema do arrefecimento enferrujado
Meus amigos, bom dia.
Meu FORD KÁ 09/10 - comprado ZERO KM na BRACOM aqui em Cabo frio, com apenas dois (2) anos de uso esta totalmente tomado pela corrosão, é um processo que vem de dentro para fora. Veja o blog que montei onde relato a história com fotos. E o descaso da FORD e a BRACOM é total, hoje movo um processo JUDICIAL para amenizar o meu prejuízo.
http://problemasfordka.blogspot.com
Paulo Roberto Waltz Ribeiro
paulowaltz@uol.com.br
22-2645-3120
22-8121-3550 tim
22-9257-1764 claro.
Meu FORD KÁ 09/10 - comprado ZERO KM na BRACOM aqui em Cabo frio, com apenas dois (2) anos de uso esta totalmente tomado pela corrosão, é um processo que vem de dentro para fora. Veja o blog que montei onde relato a história com fotos. E o descaso da FORD e a BRACOM é total, hoje movo um processo JUDICIAL para amenizar o meu prejuízo.
http://problemasfordka.blogspot.com
Paulo Roberto Waltz Ribeiro
paulowaltz@uol.com.br
22-2645-3120
22-8121-3550 tim
22-9257-1764 claro.
PAULO RIBEIRO- Piloto de Controle Remoto
- Número de Mensagens : 39
Cidade/Estado : CABO FRIO - RJ
Motorização/Cor : FORD KÁ / CINZA
Código de Opcionais : 0
Data de inscrição : 13/06/2012
![-](https://2img.net/i/fa/m/tabs_less1.gif)
» Sistema de arrefecimento
» Reservatório da água do arrefecimento
» [DÚVIDA] - Paraflu no Sistema de Arrefecimento é recomendado?
» PROBLEMA NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO
» 200 km rodados e o reservatório de líquido de arrefecimento já está seco.
» Reservatório da água do arrefecimento
» [DÚVIDA] - Paraflu no Sistema de Arrefecimento é recomendado?
» PROBLEMA NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO
» 200 km rodados e o reservatório de líquido de arrefecimento já está seco.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|