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[DICA] - Brilho na Lata - Dicas de Lavagem e Polimento!

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Mensagem por Adolfo Luiz Sex 9 Out 2009 - 23:05

REPORTAGEM
 Brilho na lata
Fonte:Site Car Driver Brasil.

         Aprenda a manter seu carro com jeito de novo. E o melhor: dá para fazer isso em casa
         
                                 
[DICA] - Brilho na Lata - Dicas de Lavagem e Polimento! I144886
     O SEU VIZINHO AMBIENTALISTA
certamente olha torto para você todo sábado de manhã - o período que
você reserva para dar um trato no seu carro. Ele, o vizinho, tem razão:
de 200 a 500 litros de água são usados na lavagem de um carro de porte
médio. É muita água.
     Mas você também está certo - lavar
carro não é apenas questão de vaidade, mas de preservação da pintura. A
limpeza, como você verá nas próximas páginas, ajuda a manter a pintura
bem-conservada por mais tempo, evita o surgimento de focos de ferrugem
(que exigiriam uma ação menos amigável ao ambiente, que é a pintura
feita com tintas com chumbo, usadas pela maioria das funilarias e boa
parte das fábricas). E, afinal, nada como circular com um carro
brilhando, certo?
     
De 200 a 500 litros de água são usados na lavagem. E é bom lavar toda semana
                                                               
[DICA] - Brilho na Lata - Dicas de Lavagem e Polimento! I144888

           Fim da lavagem: lataria tinindo, carro cheiroso, pintura mais bem-conservada

         
     Carro
se lava à sombra e com produtos específicos. A água acumulada em gotas
sobre a carroceria age como uma lupa sob o sol, queimando a superfície
da lataria, enquanto todos os sabões domésticos possuem alguma acidez
que é potencializada com a temperatura externa.
     Mesmo
aquelas barras brancas de coco, ao contrário do que você aprendeu em
casa, não são neutras. Elas têm soda cáustica na composição. O certo é
usar um xampu automotivo. Despeje água sempre de cima para baixo. Use
uma mangueira de jardim, de preferência as com gatilho, ou abra e feche
a torneira quando não precisar da água, para não desperdiçar - e atrair
ainda mais a ira do vizinho.
      Se preferir usar baldes,
certifique-se de que toda a carroceria foi molhada e que a sujeira mais
grossa foi removida antes de começar a ensaboar. Use esponja, aquelas
grandes específicas para lavar carro. "Se for um pano, ele precisa ser
bem macio, ou então uma toalha felpuda", diz Denis Barba, da 3M.
Mantenha dois baldes: no primeiro, dilua o detergente na água; no
outro, somente água limpa, para enxaguar o pano ou a esponja.
     Durante
a lavagem, troque a água do segundo balde. Deixe para lavar as partes
mais sujas, que são as saias laterais, a parte inferior dos
para-choques e, principalmente, as rodas no final. Assim você não
contamina desnecessariamente a sua esponja (e por contaminação
entenda-se sujeiras que podem riscar a tinta). No fim, seque tudo com
um pano macio.
     PUXAR O BRILHO
     Com
o carro todo limpo e seco, a dúvida é: polir ou encerar? A resposta
depende de uma avaliação crítica. Se a carroceria estiver em bom
estado, o enceramento é suficiente. As ceras são polímeros que aderem
ao verniz superficial da carroceria, protegendo a pintura de ataques
externos.
     Há diversos tipos de ceras: em pasta, líquidas,
em spray, limpadoras... "A função da cera é dar brilho e proteger.
Alguns produtos dão mais brilho e outros dão mais proteção", diz Barba.
Se você quiser reforçar o brilho é preciso usar as ceras limpadoras,
que têm abrasivos em sua composição e que fazem um pequeno polimento.
     Mas
se o objetivo for a proteção, prefira os outros produtos. Lembrese: o
passar do tempo, a ação do sol e a água da chuva acabam dissolvendo a
proteção. De forma geral, as ceras em spray e líquidas duram menos que
as em pasta. Evite excessos, aplicando uma leve camada, e utilize uma
flanela, estopa macia ou papel de polimento.
     "Faça a
aplicação em pequenas áreas, sempre em movimentos circulares. Após a
secagem, use estopa macia e limpa para remover o material, uniformizar
a área e puxar o brilho necessário", explica Sophia Milner Cury,
engenheira da Ceras Johnson.
     No caso da cera em pasta
há um truque para saber o momento exato: espere um minuto e passe o
dedo sobre a superfície ainda lambuzada. Se o produto estiver seco e a
carroceria brilhar, retire o resto. Se a consistência ainda for
pastosa, aguarde
     

Aprenda a manter seu carro com jeito de novo. E o melhor: dá para fazer isso em casa
         
         
                                                               
[DICA] - Brilho na Lata - Dicas de Lavagem e Polimento! I144887

           Nada de sabão de coco ou aquele sabão em pó que promete branco total: carro se lava com xampu

         
                                     
[DICA] - Brilho na Lata - Dicas de Lavagem e Polimento! I144889
     QUEIMADA
     Pinturas muito queimadas, que não consigam recuperar o brilho somente com as ceras limpadoras, precisam de um polimento.
     O
serviço usa uma pasta com abrasivos que removem a camada superficial do
verniz, que está queimada, e uniformizam a superfície, deixando tudo
brilhando novamente.
     O procedimento para polir a
lataria é o mesmo do enceramento. Parece bom. Mas é preciso tomar
cuidado. Se o polimento for mal-executado, ele deixará manchas na
pintura. Repare que alguns carros pretos possuem pequenas manchas que
mudam de acordo com o ângulo do Sol.
     São o que os
profissionais de pintura chamam de "holograma", resultado de polimentos
e enceramentos incorretos. Outro problema é que o polimento, justamente
por remover a camada superficial da tinta, não pode ser executado a
toda hora.
     Um polimento feito corretamente retira de um
a cinco mícrons da superfície (um milímetro tem 1.000 mícrons) e o
verniz, que é a parte da pintura responsável pela proteção do conjunto
e pelo brilho, tem espessura de 50 mícrons.
      "Não recomendo polir em dia chuvoso, pois a pasta vai demorar para secar, embaçando o brilho", diz Sophia.
     ESPELHO
     Há
outro tipo de polimento, a cristalização ou espelhamento, dependendo da
marca que vende os produtos. O princípio é o mesmo: trata-se de uma
limpeza mais profunda na pintura usando até lixas (por isso só pode ser
feita por empresas especializadas) e, no fim, aplica-se uma cera com
teflon.
     O brilho fica mais intenso, homogêneo e
duradouro. Custa caro - chega a R$ 800 em alguns lugares, ou quatro
vezes mais do que um polimento comum. Fala-se que o espelhamento e a
cristalização prejudicam uma eventual repintura (por exemplo, em caso
de uma pequena colisão). Mas se o pintor for um bom profissional, ele
vai lixar uma área suficiente da carroceria antes de aplicar a tinta e
o verniz, independentemente de o carro ter recebido o teflon ou não.
                                                                                         
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Mensagem por Supertsunami Sáb 10 Out 2009 - 2:33

Muito legais essas dicas de lavagem.
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Mensagem por Hitokiri Adriel Sáb 10 Out 2009 - 4:18

legal.... a da cera eu sempre fa'co da maneira q foi dita... alias faz TEMPO que nao encero o kazim...

esse tempo de chuva ta foda de mandar lavar =\
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Mensagem por hostert Sáb 10 Out 2009 - 9:41

o meu ka lavo com muita frequencia e encero tb com frequencia pois mora no litoral e preciso proteje-lo da marisia
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Mensagem por PoLGaMeS Sáb 10 Out 2009 - 10:52

as dicas sao boas...
mais foi postado no lugar errado
movido pra area correta
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Mensagem por Adolfo Luiz Sáb 10 Out 2009 - 14:18



Valeu amigo desculpe ter postado em lugar errado! Forte Abraço e Obrigado pela corresão!
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Mensagem por Danilovl69 Sáb 10 Out 2009 - 18:54

Muinto bom esse tutorial
Valeu pelas dicas
XD
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Mensagem por Adolfo Luiz Sáb 10 Out 2009 - 21:01



Amigo Danilo, sempre alerta na net para trazer boas informações para nos Kazeiros! Abraço e Bom Fim de Semana a Todos do Fórum!
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Mensagem por rafaelhc_23 Ter 20 Out 2009 - 10:44

alguem dá alguma dica de qual produto (marca) usar??
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Mensagem por JOC_KÁ Ter 20 Out 2009 - 11:51

rafaelhc_23 escreveu:alguem dá alguma dica de qual produto (marca) usar??


dizem q a 3m é a melhor pois tem uma gama de produtos muito grande.......porem é caro......mais se vc quer qualidade.....
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Mensagem por felipelombardi Sex 23 Out 2009 - 4:29

Amigos,desculpem a minha ignorância, mas onde eu encontro esses xampús para carro, esponjas, ceras?

Abraços para todos!
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Mensagem por hostert Sex 23 Out 2009 - 7:12

no site autoz..
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Mensagem por Jonh_lemos Sex 23 Out 2009 - 8:38

hostert escreveu:no site autoz..


ESSE SITE E MTOO BOM

E OS PRODUTO 3M...

SAO FODAS...
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Mensagem por felipelombardi Sex 6 Nov 2009 - 0:16

Amigos,

Uma pergunta. Vocês têm costume de lavar embaixo do carro, tipo, na parte de dentro das rodas para tirar o grosso, etc?
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Mensagem por Adolfo Luiz Sex 6 Nov 2009 - 1:04



Eu Geralmente lavo por baixo do Carro, e é recomendado de tempo em
tempo lavar geral por baixo para tirar agentes que pode provocar corrosão no
carro!
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Mensagem por felipelombardi Sex 6 Nov 2009 - 1:07

Adolfo, mas vc joga somente játo d'água com forte pressão ou coloca algum produto? quais partes que vc lava? O escapamento vc passa esponja com sabão neutro?
Abraços!
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Mensagem por Adolfo Luiz Sex 6 Nov 2009 - 1:23

Amigo Felipe, Basta o Jato de agua forte, não é recomendado usar produtos pode
danificar borrachas etc; quanto ao escapamento não tem problema usar
sabão neutro, eu como só meio "doido" passo um trapo molhado com
anti ferrugem em todo o escapamento uma vez por mês.! Ps: não precisar
ser muito molhado basta esta humedecido um pouco! Abraço.
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Mensagem por felipelombardi Sex 6 Nov 2009 - 1:49

Valeu meu camarada!
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Mensagem por Adolfo Luiz Sex 6 Nov 2009 - 1:52

Fico feliz em ter ajudado! Abraço! [DICA] - Brilho na Lata - Dicas de Lavagem e Polimento! Icon_cool
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Mensagem por quias tosta Qui 28 Jan 2010 - 21:43

muito legal essas dicas obrigado
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Mensagem por Flávio Miguel Dom 14 Mar 2010 - 14:17

Galera, vai aí a minha dica! Deu muito certo!!!

Quem tem Ka preto sabe q tudo arranha ou suja!!

Bom, ontem fui polir o rapaz e usei a Grand Prix impermeabilizadora (rótulo preto) e fiz o seguinte!

Passei a cera em todo o carro conforme o rótulo (sem mistério), mas antes de polir voltei e passei outra demão leve da cera. Tive então a real sensação de estar polindo/limpando a lataria do carro. Até os movimentos ficam mais pesados devido a cera ja ter secado. Mas quando terminei e fui dá o brilho, fiquei impressionado!!!!!!

Todas as manchinhas q tinhas de cocô de pássaros, gotinhas de resina de árvore q nunca saiam e até um monte de pequenos arranhões saíram, inclusive os próximo à maceneta da porta (q sei lá como se formaram) Parece q tirei o carro da loja!!!!

Deu mais trabalho, mas o resultado ficou show!!! Ta brilhando muito e sem variação da cor, ta uniforme mesmo!!!!

Recomendo! Fiquem na sombra, liguem o som e manda vê! O Karro merece!
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Mensagem por Leonardo andrade Dom 14 Mar 2010 - 17:38

gostei muito das dicas!!!

tava lavando o meu ka de forma errada.
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Mensagem por Alessandro Dom 14 Mar 2010 - 19:40

Ihh ae Curti o tuto mto bom Adolfo, mandou bem como sempre, ihh eu estava fazendo errado também, eu uso shampoo da Granprix, esponja e recente adiquiri panos de micro fibra e escova de rodas, mas eu as usei para limpar os parabarros, tanto da frente quanto de trás, e nelas eu percebi um resultado muito melhor.


Mas q nem agora eu estou querendo usar os produtos da Meguiar's no meu Karango, para dar um trato e otimo em casa msm, e deixando sempre novo.
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Mensagem por xfx777 Seg 5 Abr 2010 - 13:13

Tbm procuro encerrar meu carro de vez enquanto, a maneira de lavar sempre lavei assim.
Alguém já lavou o carro com querosene ?
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[DICA] - Brilho na Lata - Dicas de Lavagem e Polimento! Empty Re: [DICA] - Brilho na Lata - Dicas de Lavagem e Polimento!

Mensagem por Tar Seg 5 Abr 2010 - 13:39

Ja lavei nosso verona com querosene, na sombra e com bastante água... não vi diferença nenhuma não... só que a querosene tira toda a cera que estiver na lata, dava pra ver claramente a água saindo "esbranquiçada" por conta da cera tirada... Sem falar que as manchas de piche se não esfregar não sai... então prefiro tirar na cera mesmo, ou que querosene aplicada somente no local
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Mensagem por xfx777 Seg 5 Abr 2010 - 15:55

Hum sim eu v os caras lavando no posto , não ficou nem uma marquinha de pinche um gol branco de empresa sai tudo mesmo achei interessante ...
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Mensagem por SAMIR Sex 23 Jul 2010 - 11:35

Olá galera!!!

Tenho uma dica bem legal para quem quer deixar o ka sempre zero e sem gastar muito.
Conversando com um grande amigo meu e mestre em polimentos, ele me deu uma dica que n deixo de seguir (e por causa disse ele até hoje diz que se arrepende de ter me ensinado, pois nunca mais precisei dar polimento no carro e ele deixou de ganhar com isso... ehehehe).

1º - Como todo mundo já sabe, dê preferência a lavar carros com mangueiras, quanto mais forte for o jato d'agua melhor;
2º - Use esponja apropriada para lavar carros;
3º - Use shampoo neutro apropriado para veículos;
4º - Após a lavagem, para deixar o carro brilhando, faça um enceramento (não precisa encerar toda semana, uma vez no mês está ótimo, e com a dica que segue abaixo vc vai ficar mais tempo ainda sem tocar numa cera);

Até então nenhuma novidade. Mas agora vai a dica:

5º - Nas lavagens seguintes, após a que foi feito o enceramento, em vez de encerar novamente utilize um produto chamado "Grand Prix Lava Auto com Cera (custa menos de R$ 10,00)". Este produto ajudará a manter o seu enceramento ou polimento anterior por muito mais tempo, criando uma camada protetora e dando mais brilho à pintura.

Modo de usar:

Após a lavagem, com o carro limpo, mas ainda molhado, dilua 50 ml do produto em um recipiente com água e aplique na pintura do carro (eu costumo aplicar com um borrifagor) e com um pano úmido com o produto diluído passe na pintura enxaguando o carro. Após o carro SECO, pegue uma franela bem macia e limpa (é ela quem vai abrir o brilho na pintura) e passe na pintura tirando as marcas da franela que foi utilizada para enxugar a pintura), depois disso o seu carro estará novo, brilhando e protegido.

Todos sabemos que repetidas sessões de polimento é prejudicial para a pintura do carro, embora o manual sugere que seja feito um polimento a cada 6 meses, então está aí uma sugestão para quem quer manter a pintura sempre nova e protegida. Toda vez que lavo meu Ka ele fica parecendo que acabou de ser polido, como ele é preto então... fica igual um espelho, a noite quando os faróis dos outros carros batem na pintura olhe pelo retrovisor a sua pintura e veja se não parece que vc esta olhando diretamente pro farol dele (hehehehehe).

Pessoal, utilizem sempre produtos de boa qualidade.

Abraço!
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Mensagem por Matheus_Acre Qui 12 Ago 2010 - 17:16

Sinceramente eu adoro lavar meu carro [DICA] - Brilho na Lata - Dicas de Lavagem e Polimento! Icon_cool , não gosto de ver ele sujo, ontem fui ao Makro e comprei um kit 4 em 1 muito bom...e bem barato, 9,90 [DICA] - Brilho na Lata - Dicas de Lavagem e Polimento! Icon_cheers ...segue o link> http://proauto.windauto.com.br/produtos/kit-limpeza/kit-limpeza

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Mensagem por Magno Qui 19 Ago 2010 - 10:35

pow muito massa as dicas,
a galera ta de parabéns.... Bebemorar
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Mensagem por robshow Seg 30 Ago 2010 - 19:29

SAMIR escreveu:Olá galera!!!

Tenho uma dica bem legal para quem quer deixar o ka sempre zero e sem gastar muito.
Conversando com um grande amigo meu e mestre em polimentos, ele me deu uma dica que n deixo de seguir (e por causa disse ele até hoje diz que se arrepende de ter me ensinado, pois nunca mais precisei dar polimento no carro e ele deixou de ganhar com isso... ehehehe).

1º - Como todo mundo já sabe, dê preferência a lavar carros com mangueiras, quanto mais forte for o jato d'agua melhor;
2º - Use esponja apropriada para lavar carros;
3º - Use shampoo neutro apropriado para veículos;
4º - Após a lavagem, para deixar o carro brilhando, faça um enceramento (não precisa encerar toda semana, uma vez no mês está ótimo, e com a dica que segue abaixo vc vai ficar mais tempo ainda sem tocar numa cera);

Até então nenhuma novidade. Mas agora vai a dica:

5º - Nas lavagens seguintes, após a que foi feito o enceramento, em vez de encerar novamente utilize um produto chamado "Grand Prix Lava Auto com Cera (custa menos de R$ 10,00)". Este produto ajudará a manter o seu enceramento ou polimento anterior por muito mais tempo, criando uma camada protetora e dando mais brilho à pintura.

Modo de usar:

Após a lavagem, com o carro limpo, mas ainda molhado, dilua 50 ml do produto em um recipiente com água e aplique na pintura do carro (eu costumo aplicar com um borrifagor) e com um pano úmido com o produto diluído passe na pintura enxaguando o carro. Após o carro SECO, pegue uma franela bem macia e limpa (é ela quem vai abrir o brilho na pintura) e passe na pintura tirando as marcas da franela que foi utilizada para enxugar a pintura), depois disso o seu carro estará novo, brilhando e protegido.

Todos sabemos que repetidas sessões de polimento é prejudicial para a pintura do carro, embora o manual sugere que seja feito um polimento a cada 6 meses, então está aí uma sugestão para quem quer manter a pintura sempre nova e protegida. Toda vez que lavo meu Ka ele fica parecendo que acabou de ser polido, como ele é preto então... fica igual um espelho, a noite quando os faróis dos outros carros batem na pintura olhe pelo retrovisor a sua pintura e veja se não parece que vc esta olhando diretamente pro farol dele (hehehehehe).

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Abraço!

quanto mais forte o jato dágua melhor ? tem certeza ?
se sim, então o jato da ducha do posto é melhor que lavar em casa....
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