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Mitos e Verdades sobre os motores BIcombustivel

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Mensagem por Leo San Dom 18 maio 2008 - 8:15

Segue uma matéria que li em outro fórum referente a algumas dúvidas sobre o motor Bicombustível:

MITOS E VERDADES

1) O motor flex, quando abastecido somente com álcool, demora mais para funcionar pela manhã. Qual a razão?

R) Verdade. O álcool combustível tem como característica física possuir menor capacidade de evaporação a frio do que a gasolina. Isto dificulta a formação da mistura ar combustível e a combustão na partida a frio.

2) Abastecer com 30% de gasolina e 70% de álcool melhor o desempenho?

R) Mito. Não existe vantagem aparente no abastecimento com alguma proporção dos dois combustíveis. Porém, manter uma porcentagem mínima de 15% de gasolina no tanque ajuda durante a partida a frio, principalmente no inverno.

3) Abastecer o carro por muito tempo apenas com um álcool diminui o tempo de vida de um motor flex?

R) Mito. As fábricas garantem para o motor flex a mesma durabilidade do propulsor a gasolina. Os sistemas que têm contato com o álcool, de fato um combustível mais corrosivo, são projetados para isso.

4) É aconselhável encher o tanque somente com gasolina após uma seqüência de abastecimento com álcool?

R) Mito. Não existe nenhuma recomendação nesse sentido.

7) Se a gasolina do reservatório do sistema de partida a frio acabar e o motorista não perceber, isso pode prejudicar o motor ou o sitema de injeção?

R) Verdade. Nesse casso o veiculo poderá apresentar dificuldades durante a partida quanto se utiliza álcool e o motor está frio.

Cool O cálculo que indica qual o combustível mais viável na hora de abastecer, é uma regra para todos os carros equipados com o sistema flex?

R) Verdade. O motorista deve chegar ao posto e verificar os preços das bombas. Então, basta dividir o preço do litro do álcool pelo litro da gasolina. Se o valor ultrapassar a 0,70, o motorista deve optar pelo derivado de petróleo. Abaixo de 0,70, use álcool.

9) O primeiro abastecimento deve ser feito com gasolina, para evitar problemas de partida?

R) Mito. Desde o início de sua vida útil, o motor pode funcionar tanto com gasolina quanto com álcool.

10) O carro só pode ser abastecido com gasolina ou com álcool, para evitar falha do motor?

R) Mito. O sistema é projetado para funcionar com os dois combustível. Falhas, quando acontecem, estão relacionadas à má qualidade do combustível, como o excesso de água no álcool. Convém abastecer apenas em postos de confiança e, na dúvida, pedir um teste de qualidade. O posto é obrigado a fazê-lo.

11) A substituição de álcool por gasolina, e vice-versa, deve ser feita gradativamente?

R) Mito. O gerenciamento do motor é eletrônico, e o sistema é programado para instantaneamente reconhecer o combustível.


* Fonte: Jornal Folha de Londrina
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Mensagem por Eulalio Dom 18 maio 2008 - 10:33

O pior é que na recomendação do manual fala em abastecer com gasolina aditivada a cada 5.000km rodados. Pelo menos pretendo seguir à risca esta recomendação, mesmo abastecendo essencialmente com álcool.
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Mensagem por Fabio Dom 18 maio 2008 - 21:58

4) É aconselhável encher o tanque somente com gasolina após uma seqüência de abastecimento com álcool?

R) Mito. Não existe nenhuma recomendação nesse sentido.

Se fosse mito, o manual não ia mandar abastecer com gasolina aditivada a cada 5.000km rodados... não entendi essa Neutral
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Mensagem por LeonardoHB Seg 19 maio 2008 - 0:27

Cara... tenho um contato forte dentro da ford... até trabalhou no projeto do ka novo... e ele me disse q isso de a tantos kilometros... ou a cada 3 tanques... é td mito... não tem essa não... enche com oq quiser o quanto quiser... só tomar cuidado com o reservatório de gasolina e já era...

Falows!
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Mensagem por Leo San Seg 19 maio 2008 - 4:59

Isso, é o que ja tinha ouvido falar tambem e que a reportagem confirma. Abs!
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Mensagem por Tiago Medeiros Seg 19 maio 2008 - 15:33

LeoSandero escreveu:Cool O cálculo que indica qual o combustível mais viável na hora de abastecer, é uma regra para todos os carros equipados com o sistema flex?

R) Verdade. O motorista deve chegar ao posto e verificar os preços das bombas. Então, basta dividir o preço do litro do álcool pelo litro da gasolina. Se o valor ultrapassar a 0,70, o motorista deve optar pelo derivado de petróleo. Abaixo de 0,70, use álcool.

Lembrando que isso é uma regra geral, para cada motor flex existe um desempenho específico para álcool e gasolina, o melhor é fazer a média de consumo usando os dois combustíveis e a partir daí fazer o seu próprio cálculo.
Eu já percebi que no KA, pelo menos comigo, a relação é de 75% (e não 70% como diz a regra geral). Ou seja, fazendo essas contas, se ficar abaixo de 0,75 pra mim é melhor usar o álcool. Além de que com o álcool o KAzinho fica muito melhor. Very Happy

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Mensagem por Felinto Sérgio Seg 19 maio 2008 - 16:23

Eu não vou nem atrás. Só vejo a galera falando de álccol, ntão vai ele mesmo.
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Mensagem por Adolfo Luiz Sex 3 Abr 2009 - 23:53

Leo San escreveu:Segue uma matéria que li em outro fórum referente a algumas dúvidas sobre o motor Bicombustível:

MITOS E VERDADES

1) O motor flex, quando abastecido somente com álcool, demora mais para funcionar pela manhã. Qual a razão?

R) Verdade. O álcool combustível tem como característica física possuir menor capacidade de evaporação a frio do que a gasolina. Isto dificulta a formação da mistura ar combustível e a combustão na partida a frio.

2) Abastecer com 30% de gasolina e 70% de álcool melhor o desempenho?

R) Mito. Não existe vantagem aparente no abastecimento com alguma proporção dos dois combustíveis. Porém, manter uma porcentagem mínima de 15% de gasolina no tanque ajuda durante a partida a frio, principalmente no inverno.

3) Abastecer o carro por muito tempo apenas com um álcool diminui o tempo de vida de um motor flex?

R) Mito. As fábricas garantem para o motor flex a mesma durabilidade do propulsor a gasolina. Os sistemas que têm contato com o álcool, de fato um combustível mais corrosivo, são projetados para isso.

4) É aconselhável encher o tanque somente com gasolina após uma seqüência de abastecimento com álcool?

R) Mito. Não existe nenhuma recomendação nesse sentido.

7) Se a gasolina do reservatório do sistema de partida a frio acabar e o motorista não perceber, isso pode prejudicar o motor ou o sitema de injeção?

R) Verdade. Nesse casso o veiculo poderá apresentar dificuldades durante a partida quanto se utiliza álcool e o motor está frio.

Cool O cálculo que indica qual o combustível mais viável na hora de abastecer, é uma regra para todos os carros equipados com o sistema flex?

R) Verdade. O motorista deve chegar ao posto e verificar os preços das bombas. Então, basta dividir o preço do litro do álcool pelo litro da gasolina. Se o valor ultrapassar a 0,70, o motorista deve optar pelo derivado de petróleo. Abaixo de 0,70, use álcool.

9) O primeiro abastecimento deve ser feito com gasolina, para evitar problemas de partida?

R) Mito. Desde o início de sua vida útil, o motor pode funcionar tanto com gasolina quanto com álcool.

10) O carro só pode ser abastecido com gasolina ou com álcool, para evitar falha do motor?

R) Mito. O sistema é projetado para funcionar com os dois combustível. Falhas, quando acontecem, estão relacionadas à má qualidade do combustível, como o excesso de água no álcool. Convém abastecer apenas em postos de confiança e, na dúvida, pedir um teste de qualidade. O posto é obrigado a fazê-lo.

11) A substituição de álcool por gasolina, e vice-versa, deve ser feita gradativamente?

R) Mito. O gerenciamento do motor é eletrônico, e o sistema é programado para instantaneamente reconhecer o combustível.
Não da pra entender, já encontrei em Sites do genero (CARROS) recomendação na substituição de Alcool P/ Gasolina, e vice-versa, que quando o Tanque estiver com o nivel muito baixo, ao trocar de combustivel e recomendado andar 10Km em media para o sistema reconhecer o combustivel que foi colocado. "Sites Quatro Rodas, Best Cars"


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Mensagem por vinighost Sáb 4 Abr 2009 - 15:12

É importante meter uma gasolina aditivada sim, não que o motor não irá funcionar se vc não coloar, ou diminuirá sua vida util.... é uma recomendação devido a falta de inspeção nos postos brasileiros o que faz com que o alcool contenha impurezas e outras coisas que podem sujar os bicos....

Para quem anda sempre com o tanque meio vazio, é muito importante colocar um pouco de gasolina aditivada ou aditivo para motores flex, pois o oxigênio dentro do tanque oxida o combustivel gerando borra o que pode diminuir o fluxo nos bicos.

A gasolina aditivada possui uma especie de detergente... assim como o aditivo, então é saudável para o veiculo fazer uma "limpeza" no sistema de injeção com esses produtos de vez em quando....

Eu mantinha uma planilha de consumo do meu Uno (se quiserem eu passo ela pra vcs controlarem o do carro de vcs)... quando eu usa alcool por tempo demasiado, enchia meio tanque de podium e rodava ele inteiro.... os tanques subsequentes novamente preenchidos somente com alcool apresentavam menor consumo pois o sistema de injeção estava limpo, rendendo mais....

Devido a esse fato que no manual é recomendado colocar gasolina de vez em quando...

Quem entende de engenharia saberá do que estou falando a seguir.

Em qualquer tipo de escoamento existe um fenômeno chamado encrustação, para qualquer fluido...
Todos sabemos que com o passar do tempo o chuveiro começa a perder vazão, pois os pequenos furinhos estão com seu diametro diminuto devido a esse fenômeno...
Como isso acontece se só circula água?
Fora o fato de a água chegar até sua casa por tubulações metalicas e de concreto (cheias de impurezas), a água como solvente universal carrega uma serie de minerais, que com o tempo vão formando cristais nas paredes dos furos do chuveiro, diminuido assim sua vazão....
O melhor jeito de adulterar o alcool é com água, pois são completamente misciveis, e assim vc tem um alcool mineralizado, que para entupir os micro furos de um bico injetor é 2p....
Fora que tem muita gente que abastece em postos onde as bombas são muito velhas e todo o seu mecanismo oxidado libera uma serie de particulas prejudiciais ao sistema de injeção....

Sigam o conselho do manual.... de vez em quando coloquem o aditivo ou uma gasolina de qualidade para dissolver tais impurezas...

Verão que o desempenho do motor irá melhorar!
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Mensagem por Chokitao Sáb 4 Abr 2009 - 17:47

Sou a favor de colocar gasolina (e de preferência aditivada) de vez em quando que além de limpar o motor, também lubrifica. O motor fica mais redondinho e o consumo melhora nas abastecidas posteriores com álcool.

Atualmente estou andando pouco com o carro (uns 700km por mês) mas um mês sim outro não, no mínimo, coloco uns 10l de gasosa. Espero entrar na reserva, coloco a gasolina, ando 70km e completo com álcool!

No meu Karro, percebo que quando eu abasteço pelo menos 4 vezes só com álcool, escuto uns estalos e uns pipocos bem de leve no escapamento - abastecendo sempre em 2 postos de confiança. Depois de colocar gasolina, fica bala (um relógio)!
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Mensagem por vinighost Sáb 4 Abr 2009 - 17:57

Esses pipocos suponho serem devido a má queima do combustível....

Como os carros flex tem uma taxa de compressão intermediaria entre a da Gasosa 10:1 a 11:1 e a do alcool 12:1(bem baixa) a 13:1, a queima do alcool fica depreciada, e a da Gasosa fica mtoooo melhor....
Ka 1.0 (12,8:1 -> alta pra gasosa, quase ideal pra alcool)
Ka 1.6 (12,3:1 -> alta pra gasosa, um pouco baixa pra alcool)

Cuidado com gasolinas vagabundas de baixa octanagem, em altas rotações pode acontecer alto detonação que zoa todo o motor....

Se vai usar motor com alta taxa, ponha gasosa aditivada Wink
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Mensagem por Cibulska Seg 5 Abr 2010 - 15:40

Gostei dessa dica do vini sobre a taxa de compressao!

Vou rever meus calculos sobre a melhor opcao de combustivel...

Desde mto tempo tenho abastecido a gasolina pela minhas contas (que dao uns 0,65 alcool/gasolina...)

Vou ver e dps digo o que mudou!

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Mensagem por stratico Seg 5 Abr 2010 - 21:58

tem um site bem bacana pra consultar a média de preços, no site diz que é atualizado a cada semana os preços,
segue:
http://precodoscombustiveis.com.br/

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Mensagem por xfx777 Dom 25 Abr 2010 - 23:49

Só uso álcool e até agora não tive problema o carro está com quase
20 mil kilometros ...
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Mensagem por Magri Qua 3 Ago 2011 - 11:46

Eulalio escreveu:O pior é que na recomendação do manual fala em abastecer com gasolina aditivada a cada 5.000km rodados. Pelo menos pretendo seguir à risca esta recomendação, mesmo abastecendo essencialmente com álcool.

Bom Dia!

O problema é que o manual não explica bem esta recomendação: ela só é válida para aqueles que abastecem só com gasolina comum. O uso da aditivada de tempos em tempos, neste caso, teria por função limpar o sistema de alimentação, eliminando as borras deixadas pela gasolina sem aditivo - inclusive evitando o entupimento dos bicos injetores.

O "aditivo" da gasolina nada mais é do que um preparado com função detergente, muito similar àqueles que usamos para lavar louças, adicionado de substâncias antiespumantes e dispersantes. Na realidade, é no caminhão da distribuidora que a gasolina aditivada é "formada": a carreta é abastecida com gaslina comum, sem aditivo, e com base na quantidade de combustível abastecido é adicionado, na boca do tanque, uma quantidade calculada do aditivo. Assim, no trajeto da refinaria até a distribuidora, com a movimentação do caminhão, o aditivo é misturado ao combustível.

Quem não quer usar gasolina aditivada pode recorrer a outros produtos: existem aditivos podem ser misturados ao combustível diretamente no tanque do veículo - um método que era utilizado por muitos na época em que não existia a gasolina aditivada.

Se você só usa álcool no tanque, esta recomendação não precisa ser seguida. O álcool não forma borras e nem deixa resíduos pelo sistema ou depósitos de carvão em velas, câmaras de combustão ou válvulas.
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Mensagem por Magri Ter 9 Ago 2011 - 11:07

Só pra constar: o termo "Motor Bicombustível" tecnicamente não se aplica aos veículos flex.

Bicombustível é aquele veículo que pode ser movido por dois combustíveis. Até aí tudo bem. O grande detalhe é que estes dois combustíveis não podem ser misturados. Por exemplo: aquela Blazer "seis canecos" a gasolina onde o dono adaptou GNV antes de ir à bancarrota; este sim pode ser chamado de bicombustível, pois o veículo é pode ser movido por dois combustíveis diferentes, porém um de cada vez e que são armazenados em locais separados.

Os veículos flex são isto mesmo: flexíveis. Aceitam dois combustíveis, e estes combustíveis podem ser misturados em qualquer proporção dentro do mesmo tanque.
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Mensagem por marcoalves1970 Sex 14 Out 2011 - 13:24

Bom pessoal, é meio tarde pra eu me expressar mas vou falar mesmo assim, para mim esse " MITOS E VERDADES " é furada, tem muito carro flex por aí dando pau por usar só etanol, eu mesmo ja coloquei em "NOTICIAS" falando sobre carros flex e o q é considerado mitos logo acima é verdade, por ex:

3) Abastecer o carro por muito tempo apenas com álcool diminui o tempo de vida de um motor flex?

Não é bem assim, motores flex com tuchos mecânicos, se usar só alcool tem um tempo mais curto para regular as valvulas, por causa de sua secura e seu aquecimento na camara, e as velas, bicos e inclusive a bomba de combustivel tb da pau se abastecido só com alcool, existem varios relatos de bombas q travam com 20.000 e bicos q trocam com a mesma km. Então ja deixou de ser um mito.

4) É aconselhável encher o tanque somente com gasolina após uma seqüência de abastecimento com álcool?

Se assim fosse nos manuais de nossos carros não pedia pra abastecer com gasolina aditivada a cada 5000 km. Furada, tb não é mito.

7) Se a gasolina do reservatório do sistema de partida a frio acabar e o motorista não perceber, isso pode prejudicar o motor ou o sitema de injeção?

Exagero, não prejudica o sistema nem o motor, o q pode danificar é o proprio reservatorio se a gasolina ficar velha la dentro por falta de usar. E o máximo q pode acontecer é se estiver muito frio mesmo é o carro não pegar, é a bateria arrear.


E é isso aí pessoal, eu continuo achando q motor flex ainda é meia boca e tem muito q se melhorar, as taxas de compressão dos rocans flex são altas, de 12,8:1 no 1.0 e 12,3:1 no 1.6, e se usarmos gasolina comum nesses motores logo acontece a pré-ignição (detonação) e aí começa aquela grilação, e q é prejudicial, é por isso q digo denovo, flex é meia boca, quem sabe no futuro os engenheiros melherem isso.

Abraços

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