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Informação/ Mitos e Verdades Sobre Automóvel!

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Mensagem por Adolfo Luiz Qua 5 Ago 2009 - 22:57


Adolfo

Obrigada pelo contato. Segue abaixo texto de reportagem para a sua apreciação:

Abraço,
Sandra Hadich
Atendimento ao Leitor
Revista QUATRO RODAS



PUBLICAÇÃO: Quatro Rodas EDIÇÃO: 504 PÁG.: 48-53

RESUMO: Conheça os mitos e as verdades sobre o veículo.
ASSUNTO PRINCIPAL: AUTOMÓVEL
PALAVRAS-CHAVES: AUTOPEÇA; COR; FREIO; MECÂNICA; MITOLOGIA; NEBLINA
OBSERVAÇÃO: Guia do carro.
Quatro Rodas Suplemento Guia do Carro
Suplemento Guia do Carro


Mitos e Verdades
Lenda ou realidade?


O que não falta no Brasil é dublê de técnico de futebol... e de
especialista em carro. Em qualquer mesa de bar, num papo de corredor no
escritório, sempre aparece aquele com a resposta para qualquer dúvida
sobre automóvel. Não raro, o tal do "conhecimento profundo" não passa
de simples repetição de mitos que existem e pouca gente parou para
verificar se refletem a verdade ou não. Afinal, pisar na embreagem
antes de ligar o automóvel é bom ou tanto faz? Esquentar o motor antes
de sair ajuda? Mandar lavar o motor pode trazer problemas? É permitido
dirigir descalço na estrada ou na cidade? Saiba o que é verdadeiro ou o
que é falso.




Pulverizar o chassi do carro com óleo de mamona ajuda na conservação
Falso.

A pulverização de óleo de mamona por baixo do carro era prática comum
após a lavagem, porém não é recomendada porque colabora para a
aderência de sujeira e, em alguns casos, pode corroer as borrachas de
vedação.


Lavar o motor pode trazer problemas em seu desempenho
Verdadeiro.

Antigamente, lavar o motor e deixá-lo tinindo era sinal de capricho
para os apaixonados por carro. Mas o tempo passou, a eletrônica invadiu
os veículos e trouxe algumas restrições, como a lavagem do motor. Mais
do que prejudicar o desempenho, a água pode danificar os componentes
eletrônicos instalados sob o capô. Muitos postos nem oferecem mais o
serviço. A alternativa é utilizar um pano umedecido ou uma escova para
retirar a sujeira do motor.


É melhor para o motor usar gasolina aditivada ou "premium"
Verdadeir
o.
Os dois tipos de gasolina contêm elementos químicos detergentes, que
ajudam a manter o motor limpo. Recomenda-se, entretanto, consultar a
especificação exata indicada no manual do proprietário e usar apenas o
combustível indicado para seu carro.


Esquentar o motor antes de sair com o carro aumenta sua vida útil
Depende.

Se o motor tiver sistema eletrônico de gerenciamento, como todos os
novos carros, é falso. Tanto a lubrificação como a dosagem da mistura
ar/combustível já estão devidamente programadas e a eficiência da bomba
de óleo, bem como da de gasolina, proporciona o desempenho adequado
mesmo com o motor ainda frio. Em veículos mais antigos a afirmação é
verdadeira, pois no início do funcionamento eles apresentam deficiência
de lubrificação e desequilíbrio na mistura ar/combustível, provocando
maior atrito entre as peças metálicas.

Deve-se pisar na embreagem antes de ligar o motor
Verdadeiro.
Acionando a embreagem, alivia-se a carga no volante do
motor no momento da ignição, embora não exista uma orientação oficial
das fábricas para que esse procedimento seja adotado.


Alarme disparado pode descarregar a bateria
Verdadeiro.
O
alarme, assim como todos os outros equipamentos eletrônicos, é ligado à
bateria, de onde retira energia para seu funcionamento. Se o
dispositivo for desligado assim que disparar, ou pouco depois, não há
problema. Porém, se o dono do carro não estiver por perto para
desativá-lo, ele continuará incomodando a vizinhança até que toda a
carga da bateria seja consumida. O mesmo pode acontecer nos carros
equipados com alarme que tem um sinal luminoso intermitente no painel.
É aconselhável desconectar os cabos da bateria quando houver previsão
de que o carro ficará parado por um longo período de tempo, como numa
viagem.


Peças compradas em concessionárias são melhores
Verdadeiro.

As concessionárias recebem peças das fábricas de automóveis devidamente
checadas pelo controle de qualidade. Dessa forma, em um eventual
defeito, o cliente terá a garantia da reposição, tanto da peça como do
serviço. Peças não originais podem até ser mais baratas, mas não terão
da montadora a garantia da procedência e da reposição em caso de
problema.


Em lombadas ou valetas, é melhor passar com o carro na diagonal, uma roda de cada vez


Falso. O sistema de suspensão foi preparado para funcionar em
qualquer situação, mas você deve levar em consideração que, em linha
reta, o carro sofrerá uma torção menor e molas e amortecedores
trabalharão ao mesmo tempo dos dois lados, gerando mais conforto a
todos passageiros, que não ficarão chacoalhando de um lado para o outro
dentro do carro.


Meu carro pode ser aberto por outra chave com código eletrônico
Falso.

Apesar de existir a possibilidade, as chances são remotíssimas. As
chaves eletrônicas possuem códigos numéricos que mudam cada vez que
elas são acionadas. É praticamente impossível que duas chaves tenham a
mesma combinação, uma vez que os segredos são criados por meio da
combinação de números que podem ir de 1 a 4294967296.

Existem cores de carros que são mais seguras
Verdadeiro
. Podem não ser as preferidas, mas cores como o amarelo e o
laranja se destacam tanto de dia quanto de noite, ou em situações de
risco, como chuva e neblina. Caso as cores não lhe agradem, não se
preocupe. A utilização correta dos instrumentos de sinalização do
carro, como farol, lanterna e pisca, também garante sua visibilidade e
segurança.


Carro movido a álcool consome mais que o movido a gasolina
Verdadeiro.

Para mover carros de igual peso é necessário mais álcool que gasolina.
Isso acontece porque a gasolina produz mais energia que o álcool. Para
que a diferença seja compensada, nos carros a álcool o combustível é
injetado em maior quantidade. Conseqüentemente, o tanque de
armazenamento do combustível também será maior para que a autonomia de
ambos (considerando capacidades de tanque diferentes) seja a mesma.


Chiados e assobios ao acionar os freios indicam problemas
Nem
sempre
. Alguns materiais utilizados na fabricação das pastilhas, e até
mesmo poeira ou sujeiras, podem fazer surgir ruídos e assobios, que
tendem a desaparecer com o uso contínuo. O simples desgaste dos discos
e das pastilhas também pode ser a causa de chiados e outros barulhos
estranhos. Para saber em que exata situação se encontram os freios do
seu carro, e para sua segurança, o melhor é levá-lo a uma oficina
especializada.


Posso descansar o pé no pedal da embreagem
Falso
. Mesmo não
pisando fundo no pedal, o disco da embreagem é acionado, provocando
desgaste precoce da peça. Se estiver com a perna esquerda cansada, você
deve apoiá-la no assoalho, ao lado do pedal.


Posso pisar na embreagem antes do freio
Falso.
Ao pisar na
embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma
marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e
colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio
e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.

Mulher grávida não deve dirigir
Falso
. Não existe nenhuma restrição quanto à condução de um veículo por
uma mulher grávida. Se houver a possibilidade de outro condutor assumir
o volante, melhor. De qualquer forma, o ideal é que a mulher guie até o
oitavo mês de gestação, desde que seja uma gravidez sem riscos.

Posso deixar o carro na "banguela" (câmbio no ponto-morto) para descer trechos de pista

Falso.
Apesar de costumeiramente se dizer que esse tipo de atitude
ajuda a economizar combustível (o que até é verdadeiro para veículos
sem injeção eletrônica), a prática não é aconselhada por uma questão de
segurança. Desengatado e sem o auxílio do freio-motor, o sistema de
freio é mais exigido e pode superaquecer e falhar. Deixe o carro
engatado na marcha mais alta, mesmo sem acelerar. Também há economia e
ainda será possível reduzir a marcha em caso de imprevisto.


Ao passar por um buraco, devemos acionar a embreagem
Verdadeiro.

Às vezes não dá para evitar um buraco ou valeta. Ao passar por uma
depressão exagerada, o carro sofre com a violência do impacto. Mas a
caixa de câmbio estará mais protegida do impacto se a embreagem for
acionada, pois a pancada não a atingirá diretamente. O mesmo acontece
com a marcha desengatada.

Devo ligar o pisca-alerta no meio da neblina para mostrar que estou trafegando por ali

Falso.
Nunca ligue o pisca-alerta (ou mesmo o farol alto) quando
estiver trafegando no meio da neblina. Pisca-alerta ligado significa
que o carro está parado, e só assim deve ser usado. O correto é
diminuir a velocidade e ligar os faróis baixos ou de neblina. Para
parar no acostamento, avise com antecedência, observando com atenção se
já não há outro carro parado à sua frente.


Passar folha de mamona no vidro impede que ele fique embaçado
Verdadeiro.

A oleosidade da folha impede que o vidro embace e garante melhor
visibilidade, pois o óleo funciona como um separador entre o vidro e a
água. Mas a solução dura por tempo limitado. Você ainda pode usar a
artimanha se, em um dia de chuva, o limpador de pára-brisa quebrar. Na
falta de mamona por perto, use batatas ou tabaco. O princípio ativo é o
mesmo.


Posso passar em semáforos vermelhos de madrugada
Falso.

Apesar do risco de assaltos, principalmente nas grandes cidades, não
existe lei que impeça a autuação por passar em farol vermelho em nenhum
horário. Mesmo assim, alguns motoristas preferem arriscar a vida e
passar reto ao ver o sinal de parada obrigatória. O ideal é diminuir a
velocidade e aproximar-se vagarosamente do cruzamento até que o
semáforo fique verde. Além de evitar a multa por infração gravíssima e
os 7 pontos na carteira, você escapa do risco de colidir com outro
carro e provocar acidentes.


Devo dar passagem ao veículo que vem mais rápido atrás, mesmo já estando no limite de velocidade da pista

Verdadeiro.
Apesar de o motorista apressado estar fora da lei,
andando acima da velocidade permitida, é melhor abrir passagem e
garantir sua segurança. Nunca se sabe até onde vai a pressa do condutor
e o porquê de ele estar dirigindo mais rápido. Em estradas de pista
dupla ou tripla de mão única, o artigo 298 do CTB ordena que se utilize
a faixa da esquerda apenas para ultrapassagem. Assim que completá-la, o
motorista deve retornar para a faixa da direita, sempre sinalizando com
a seta todos os seus movimentos.


Posso ouvir música no walkman enquanto dirijo
Falso.
Segundo
o artigo 252, inciso VI, do CTB, é proibido conduzir o veículo
utilizando-se de fones nos dois ouvidos conectados a aparelhagem sonora
ou de telefone celular. Como o motorista não estará ouvindo os avisos
sonoros dos outros veículos e até mesmo de autoridades do trânsito, sua
capacidade de concentração e atenção será reduzida. Desobedecer à regra
rende 4 pontos na carteira e uma multa de 78,16 reais. Já há
equipamento no mercado com apenas um fone de ouvido, aprovado pelo
Denatran.


Posso atender ou fazer ligações no telefone celular enquanto dirijo
Falso.

É o mesmo caso do uso do walkman, mas com um agravante. Também é
proibido dirigir o veículo com apenas uma das mãos, a não ser para
mudar de marcha e fazer sinais regulamentares de braço. O peso dessa
infração é de 4 pontos na carteira e multa de 78,16 reais. A saída é
usar um equipamento de viva-voz ou um com o fone de ouvido e microfone
no mesmo fio, que também libera as duas mãos.


Ao estacionar em uma via íngreme devo utilizar apenas o freio de mão
Falso.

Acionar o freio de mão é essencial ao estacionar o carro mas, quando
estiver em vias íngremes, não se esqueça de deixar a marcha engatada e
travar a direção virada para o meio-fio. No Brasil não existe lei que
obrigue a utilização desse método, mas é uma garantia de que seu carro
não descerá a ladeira contra sua vontade. Nos Estados Unidos, carro
parado em via íngreme em descida sem as rodas dianteiras encostadas na
guia da calçada pode até dar multa.


Posso dirigir descalço na estrada ou na cidade
Verdadeiro
. É
permitido dirigir descalço em ambas as situações, já que o Código de
Trânsito Brasileiro não faz nenhuma menção explícita sobre a questão. O
artigo 252 diz apenas que é proibido dirigir usando calçado que não se
firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais (ou possa se
enroscar neles), como chinelo de dedo ou outro calçado que não tenha as
tiras presas atrás dos calcanhares. Com calçados do tipo, o motorista
leva 4 pontos na carteira e ganha multa de 78,16 reais.


Conduzir passageiro no banco traseiro sem cinto de segurança dá multa
Verdadeiro.

O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros,
mesmo os do banco de trás, tanto na cidade quanto na estrada. Ser
flagrado na situação acima não é tão comum, mas o Código de Trânsito
Brasileiro é claro: o motorista paga multa de 127,69 reais e ganha 5
pontos na carteira.

É permitido dirigir sem usar camisa
Verdadeiro.
O Código de Trânsito não faz nenhuma menção sobre dirigir com ou sem a parte de cima do vestuário.


Atirar objetos na rua com o carro em movimento pode render uma multa
Verdadeiro.
Segundo o Código de Trânsito, não é permitido atirar ou
abandonar qualquer tipo de objeto ou substância, nem mesmo uma bituca
de cigarro, de dentro do carro, mesmo que ele esteja parado. Se o
motorista que suja as ruas da cidade - ou a estrada - for pego em
flagrante, terá de pagar 85 reais de multa, além de ter anotados 4
pontos na carteira de habilitação. A mesma punição é aplicada aos
motoristas que passarem por poças e espirrarem água, ou qualquer outro
dejeto, em pedestres ou até mesmo em outros carros. [/size]
Adolfo Luiz
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