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Novo Ka na Quatro Rodas - De que ele é feito

2 participantes

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Mensagem por Convidado Qui 4 Set 2008 - 0:10

Dezembro 2007

Ford Ka 1.0 Flex - Idade da razão:
O outrora extrovertido e exótico Ka cresceu, amadureceu e agora até pensa numa família

Por MARCELO MOURA | FOTOS MARCO DE BARI

Desde que chegou ao Brasil, em 1997, o Ka era um Peter Pan sobre rodas, divertido e livre de obrigações. Tinha espaço para levar um casal de namorados e dois caronas, desde que fossem guerreiros. No porta-malas, cabiam mochilas. Carro para gente desencanada, que trocava custo-benefício por estilo sem igual e prazer ao dirigir. O acerto de chassi não primava pelo conforto, mas fazia o caminho da casa para a faculdade ficar divertido. Mas eis que, um dia, alguém bate à porta do quarto do Ka. É a Ford. Traz numa das mãos um bolo com velinhas acesas. Na outra, um caderno de classificados. "Feliz aniversário, filhão. Hoje começa uma nova fase da sua vida. Você já é grandinho, tem que ajudar mais nas despesas. Veja o filho da nossa vizinha (abre a janela e aponta para um Celta, do outro lado da rua), falam bem dele até em Detroit. Seus irmãos que moram na Bahia custam mais caro e são mais bem-sucedidos. É a hora de você assumir responsabilidades."

Fãs do velho Ka, corram para as lojas e arrematem as últimas unidades de um carro que vai deixar saudade. No dia 2 de janeiro, seu lugar nas concessionárias será ocupado pelo estande de pré-vendas do novo modelo (entregas começam dia 23). Um carro menos apaixonante, mas que aposta fundo no custo-benefício: o Ka 1.0 de entrada custa 25 190 reais (o 1.6 começa em 31 800) e traz de série um sistema de alerta de revisão (por tempo ou distância, o que vier antes), trava elétrica com acionamento automático a 15 km/h e abertura
de porta-malas, além de alarme, tudo com controle remoto. Todo Ka terá pára-choques pintados - e pensar que o desenhista do original, o francês Claude Lobo, odiava quando faziam isso... As diferenças externas do básico para o modelo da foto são as rodas aro 13 (com calotas), a falta do brakelight e da faixa preta entre as janelas, além de retrovisores, frisos e régua da placa sem pintura. O aerofólio traseiro, com vincos que começam no meio do teto, também é de série. Vem esculpido na lataria.

O novo Ka começou a ser desenhado no Brasil em 2004, para ser vendido na América Latina. Em comum com a futura geração européia (que será derivada do novo Fiat 500), nada muito além do nome. Nosso carro parece bem maior que o anterior, e é fato: está 15 centímetros mais comprido, tanto quanto o Fiesta Street. Quase todos os centímetros foram destinados ao espaço no bagageiro, que passou de 106 a 205 litros (conforme a inclinação do banco) para 263 litros. O porta-malas do Ka virou exemplo de praticidade: é fácil embarcar as compras (pois a boca é baixa como numa perua, a 55 centímetros do asfalto), desembarcar (o degrau entre o piso e a boca é pequeno) e alcançar a tampa aberta (uma alça de náilon ajuda os baixinhos).

Providência necessária, num carro cujo teto ficou bem mais alto na traseira. "A gente desenhou a capota acompanhando a linha das janelas, mas não deixaram", diz João Marcos Ramos, gerente de design. "Pediram para dar mais espaço aos passageiros de trás." Para disfarçar a larga faixa de metal que ficou até o teto, puseram um vinco acima da janela e criaram o aerofólio da tampa traseira. A aerodinâmica melhorou: o índice passou de 0,43 para 0,39.

Comparar a evolução no banco de trás é covardia. No antigo, um adulto de 1,90 metro viajaria com o queixo colado no peito. Agora mal raspará a cabeça, como em carros de nível superior. O espaço para ombros é igual ao do Fiesta hatch. O Ka é pior por ter menos espaço para os quadris (devido à invasão das caixas de roda) e porque o assento é mais baixo. Isso dificulta o entra-e-sai, ainda mais num carro duasportas. Para evitar briga de irmãos, a Ford diz que as quatro portas continuarão exclusivas do Fiesta. Fato é que elas existem no projeto. E dizem que ficou bom.

Duas-portas, como está, o novo Ka é uma simpatia. A frente lembra o Fiesta anterior e isso tira um pouco da graça, mas o capricho nos detalhes valoriza o carro. Repare como a linha formada entre pára-choque dianteiro e lataria é continuada por um friso dentro do farol. Acompanhe o jogo de dobras e recortes no casamento da tampa traseira e seu vidro curvo com as laterais e o teto: ficou distinto e original, um Honda Fit melhorado. O resultado fica mais interessante ao notar que o desenho desse Ka trazia metas de reaproveitamento de peças dignas de um carro fora-de-série: a régua da placa traseira veio do Fiesta Sedan e o brake-light é do Fiesta hatch, assim como os retrovisores. Rodas de liga leve e calotas aro 14 são as recém-abandonadas pelo Fiesta. Limpadores de párabrisa vêm do Ka, assim como portas, antena e párabrisa. O volante antigo ganhou miolo novo e o compartimento do airbag do carona vem do painel do Ka europeu reestilizado em 2003. Cerca de 85% das partes do novo carro já existiam nas prateleiras da Ford. "Se as peças cumprem o esperado, já estão testadas e têm escala de produção, por que fazer outras?", diz Milton Lubraico, chefe de engenharia da Ford.

O painel e seus mostradores são inéditos, com console e saídas de ventilação inspirados no EcoSport e, inédito, porta-luvas com tampa. Foi feito pela Siemens VDO, que até agora fornecia apenas para a linha Celta. Isso ajuda a entender por que os dois rivais têm botões de ar-condicionado e padrão de qualidade do plástico tão parecidos. Tradicional sintoma de pobreza, a lataria continua exposta dentro da cabine. O resultado não incomoda aos olhos, mas aos ouvidos. Falta isolamento acústico nesse Ka. O barulho do motor é permanente e mesmo o rolar das rodas, em chão de cimento liso, chama atenção. Em nome do silêncio, a Ford trocou a cobertura de plástico do porta- malas, mais barata, pela de fibra acarpetada.

Ruído é um defeito do Ka. Outro é necessidade de uma segunda chave, só para abrir o tanque. Mas o pior é o estepe ficar por baixo do carro. "Foi um assunto muito debatido entre nós", diz Antônio Baltar Júnior, gerente de marketing da Ford. "Concluímos que a razão das reclamações era o roubo da roda, não a dificuldade de uso, então reforçamos a estrutura." Não vou entrar em detalhes nem passar a receita mas, apesar do reforço, continua fácil roubar o estepe.

Se algumas partes visíveis do novo Ka são aproveitadas de outros carros, imagine as invisíveis... A caixa de direção é do EcoSport. Motores 1.0 flex e 1.6 flex vêm do Fiesta. O câmbio é o do Fiesta mas o sistema de acionamento é novo, feito por cabos. O monobloco é interessante: a parte da frente é derivada do Fiesta Street. É que, diferentemente do Ka, ele trazia suspensão apoiada num subchassi (e isso ajuda a explicar a existência do "FiesKa", estranho protótipo que flagramos em 2005). "O Ka tinha um controle ótimo, mas faltava
alguma suavidade", diz Gilberto Geri, gerente de desenvolvimento. Com a adoção do subchassi e o ganho de 7% na rigidez de carroceria, a suspensão está menos sujeita a variações de posição imprevistas. A ponto de a Ford decidir economizar as barras estabilizadoras, mesmo na versão 1.6. "A empresa custou a se convencer de que não seriam necessárias, mas provamos isso", diz Geri.

A suspensão traseira é a do antigo Ka, com barra de torção enrijecida em 11%, para compensar a lataria 20 quilos mais pesada. Parece uma salada, mas ficou uma beleza. A direção parece comunicar um pouco menos, mas o fato é que ela tem menos notícias para contar, porque a carroceria ganhou movimentos mais progressivos. O antigo Ka era elétrico - para usar a expressão que virou clichê aqui e mundo afora, um kart de rua. O novo modelo é divertido só que mais equilibrado, pronto para assumir mais responsabilidades. Fiel aos jovens que ganharam um Ka de presente ao passarem no vestibular, dez anos atrás, e que agora precisam se levar mais a sério.


FIESTA

Será que o Ka crescido e renovado ameaça o novo Fiesta? "Em clínicas, vimos que são públicos diferentes", diz Antônio Baltar Júnior, gerente de marketing da Ford. Mas vale comparar. Com motor 1.0, os dois empatam em desempenho e o Ka é mais econômico. O espaço para a cabeça é igual na frente e maior atrás no... Ka. Por 5 milímetros. O Fiesta é mais largo e suas caixas de roda invadem menos a carroceria, trazendo mais espaço. Pelo sim, pelo não, o Ka terá só duas portas e o Fiesta, quatro - ao menos por ora.

FIESKA
"Maldade, vocês chamarem de FranKastein", diz Klaus Mello, supervisor de dinâmica veicular. "A gente batizou de FiesKa, mais carinhoso." Cara de Fiesta Street, corpo de Ka, era mula do novo modelo, que nós flagramos em 2005. No campo de provas de Tatuí (SP), em abril de 2006, o FiesKa foi avaliado por Richard Parry-Jones - o engenheiro que fez da Ford referência mundial em prazer ao dirigir. "Ele trouxe diversas sugestões para refinar a resposta da direção. Ajudou bastante."

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
O carro que divertia em qualquer passeio amadureceu. Ficou mais comportado, mas igualmente competente.

MOTOR E CÂMBIO
O desempenho não empolga nem decepciona. O novo trambulador, com cabos no lugar de varões, traz engates mais suaves e perceptíveis.

CARROCERIA
Recorre às formas da lataria para valorizar o carro, e consegue a proeza de encaixar as portas do Ka original, tão marcantes, num estilo tão diferente. De ruim, o estepe do lado de fora.

VIDA A BORDO
Louvável atenção à praticidade (com traseira com teto alto e boca do porta-malas baixa) e na iniciativa de dar alerta eletrônico de revisão e trava elétrica de série. O painel traz porta-luvas com tampa, mas não prima pelo aproveitamento de espaço. Falta isolamento acústico.

SEGURANÇA
O ótimo acerto de direção e freios ajuda muito: o carro perdoa erros do motorista e está menos arisco. Tem airbag duplo opcional, mas não ABS. Falta ajuste de altura do cinto de segurança.

SEU BOLSO
A Ford promete ter peças e condições de financiamento mais baratas que os rivais, além de seguro baixo (alarme e trava de série ajudam nisso).


O RIVAL

Chevrolet Celta

Pequeno nascido para custar pouco (e não um modelo maior, envelhecido), com peças vindas de um carro anterior. A cartilha do Ka foi escrita pelo Celta.

VEREDICTO

O Ka perdeu parte de sua personalidade (requinte e criatividade no interior, mais o comportamento nervoso) em nome do custo-benefício. Mas cumpre bem sua nova missão ao entregar espaço, praticidade e equipamentos a preço razoável. O desenho caprichoso valoriza um carro que já teria a seu favor o fato de ser novidade.

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Mensagem por CintiaCamila Qui 4 Set 2008 - 8:55

Gostei muito do texto!
Antes de lançarem o novo Ka, jamais pensei em adquirir um old Ka antes...
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Mensagem por Eulalio Qui 4 Set 2008 - 9:40

Eu tenho essa reportagem, primeiro reservei o ka, depois fui atrás de notícias sobre ele. A vendedora havia me dito que iria sair um monte de revistas sobre o novo ka, e foi a verdade. Tudo que era revista tinha o novo ka estampado nas capas e então comprei a quatrorodas, autoesporte e carro.

Imaginem que reservei um carro sem nem tê-lo visto pessoalmente.
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