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Ka não liga quando quente

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Mensagem por simplyhawk Qua 20 Abr 2011 - 8:50

Fala aí pessoal,

Estou passando por um problema bem chato com o meu Ka. No momento ele está com 60.000km, todas as revisões feitas na concessionária e um defeito que ninguém consegue solucionar.

Seguinte, uns 20.000km atrás, o carro começou a dar uma "engasgada" pra ligar, de vez em quando. Meu pai então disse que minha bateria estava indo embora, mas não dei atenção, pois o defeito era fantasmagórico, quase nunca acontecia. Porém, aos 55.000km, ao ter um pneu furado no meio de uma via expressa engarrafada, quando terminei todo o trabalho sujo de trocar o pneu, ao ligar o carro, ele não queria ligar. Eu girava a chave, as luzes do painel acendiam, mas o motor não ligava. Fiquei tentando várias vezes e nada, até que apareceu o guincho da via expressa, me empurrou alguns metros e eu pensei em dar um tranco, mas preferi não fazer isso. No acostamento, continuei tentando e nada, até que milagrosamente começou a chover e, voilá, o carro pegou.

Continuei usando normalmente o carro, até que um dia fui ao shopping, fiquei pouco tempo nas lojas e, quando voltei pra pegar o carro, ele não quis ligar, mesmo defeito. Então o que eu fiz, limpei um pouco do zinabre no contato da bateria e nada. Aí usei uma chave de fenda para "ferir" um dos bornes da bateria e, depois disso, o carro deu partida.

Comecei então a investigar o defeito, levei na casa de baterias achando que solucionaria o problema e...nada. Minha bateria está boa. Testamos com uma bateria nova também e o defeito continuou. Então dei uma pesquisada na internet e achei vários casos, em carros MUITO mais antigos que o meu e mais rodados, aonde o problema poderia ser motor de arranque ou bobina. Mas primeiro, tentei colocar gasolina no reservatório de partida a frio, mesmo usando gasolina, pois alguém em algum lugar disse que dá problema não colocar gasolina ali. Mesmo fazendo isso, o problema continuou.

Então levei no eletricista, ele limpou o motor de arranque que estava bem sujo, e o carro parou de apresentar o defeito...por dois ou três dias. Ainda não tentei ver nada sobre a bobina. Também já limpei os cabos de vela, verifiquei fuga de faísca, mudei a gasolina, testei a bomba de combustível e, nada.

Resumo da ópera, para quem não quiser ler o histórico todo

Meu carro, um Ka 1.6 2008/2009, aos 60.000km, não dá partida no motor quando está quente, apenas quando está frio. Alguém tem alguma idéia? Very Happy
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Mensagem por Black Devil Car Qua 20 Abr 2011 - 9:22

Isso ocorreu uma única vez comigo!

Subi a Serra de petrópolis "forçando" meu Ka e com o ar-condicionado ligado. Ao chegar próximo onde moro, tenho o hábito de desligar o ar-condicionado e ligar o ar quente para secar os dutos e não dar mal cheiro... Ao passar por um quebra-mola, o carro morreu (não foi barberagem Surprised ). Ao virar a chave, só o motor de arranque fazia barulho e nada. toda a parte elétrica funcionava e o carro não ligava, embora o motor de arranque estivesse "virando" depois de uns minutos... tentei novamente e pegou do nada. nunca mais aconteceu isso no Ka.

Na família temos uma F-1000 que está voltando a vida aos poucos... Quando rodamos por muito tempo com ela, ao tentar ligá-la quente, ocorre o mesmo problema, porém dá apenas um estalo no motor de arranque. levamos ao eletricista que regulou alguma coisa no motor de arranque (não me lembro o que ao certo) e melhorou sensivelmente! Poderia ser algo parecido no Ka?

Abraço.
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Mensagem por simplyhawk Qua 20 Abr 2011 - 9:36

Black Devil, quando levei no eletricista, ele só desmontou o motor de arranque todo e limpou. Tenho quase certeza que nenhuma regulagem foi feita, mas vou dar uma verificada nisso baseado no seu caso da F-1000.

Dei uma pesquisada no fórum, na parte de problemas mecânicos, e vi alguns casos sobre o filtro de combustível, mas, acho que se fosse o problema do filtro dilatar e entupir, acho que o carro morreria quando quente...

Mas, pensando pelo lado do filtro de combustível também, meu carro é sensívelmente mais forte quando está na temperatura ideal do que quando está muito quente. Sinto uma perda de rendimento considerável quando o trânsito "abre" depois de um engarrafamento e eu tenho espaço pra dar aquela aceleradinha. Talvez o filtro entupido possa estar deixando a mistura ar-combustível mais pobre...
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Mensagem por Black Devil Car Qua 20 Abr 2011 - 10:01

Essa do filtro de combustível ainda não li os relatos... Até agora tenho seguido a "minha" agenda de manutenção, trocando óleo do motor e filtro de combustível a cada 5.000km e o líquido de arrefecimento e reservatório anualmente! Sei que é pouquíssimo tempo, mas o custo não é tão elevado asssim se feito fora das concessionárias. Acredito que pode evitar algumas encheções de saco futuras...

A questão do carro ficar um pouco fraco após o congestionamento não seria tbm pela admissão de ar quente, já que o carro fica muito tempo somente esquentando o cofre do motor e puxando ar quente para a mistura ar x combustível? bem, se há a possibilidade de ser o filtro de bombustível, custa próximo a R$16,00 na própria concessionária, e é bem simples de trocar. Já substituiu depois da pane? experimente!

Abraço.
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Mensagem por simplyhawk Qua 20 Abr 2011 - 10:04

Bem, a pane começou uns 20.000km atrás e, de acordo com a agenda das revisões, teoricamente foi trocado, não sei se na revisão de 40k ou 50k. Mas vou trocar sozinho e ver se resolve também.

Sobre o ar quente, pode ser, mas no meu Gol 1.6 que eu tinha antes do Ka, isso não acontecia...

Valeu pelas dicas. Abração!
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Mensagem por Black Devil Car Qua 20 Abr 2011 - 10:06

novidades, escreva aí!

Abraço
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Mensagem por cgsbauer Sáb 23 Abr 2011 - 0:03

Meu Ka é exatamente igual ao seu: 1.6 2008/2009 KPH9 com 24100 Km

Estou exatamente com o mesmo problema.
Ja troquei as velas, filtro de ar, de oleo e o oleo e verifiquei todo o sistema de injecao e ta tudo perfeito. Alternador carregando perfeitamente e bateria com a voltagem boa.

O carro sempre pega bem quando está frio.

Minha suspeita eh o motor de arranque que nao verifiquei ainda pois estou com outros problemas no carro. O pressostato do ar condicionado ta ruim e o ar ta desligando toda hora.

Adotei como parametro o seguinte: So vou trocar a bateria no dia em que o carro nao pegar quando estiver frio, que eh a condicao pior para se dar a partida.

Qualquer novidade me avise pois este probelma é irritante.

Abracos
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Mensagem por simplyhawk Qui 5 maio 2011 - 16:22

Galera, problema resolvido.

Após várias tentativas de descobrir o defeito consultando casos no Google e, inclusive chegar a condenar a Bobina de Ignição entre outros itens, consegui descobrir o defeito e, adivinhem, era a bateria.

Com o carro quente, fizemos um teste de ligar ele com outra bateria nova e carregada dando "chupeta" na minha bateria. Com isso o carro ligou. Ao desconectar a bateria, não ligou.

Eu não desconfiava plenamente da bateria pelo fato do carro ligar normal frio, além da parte elétrica funcionar normalmente com o carro desligado. Porém, ao realizar um teste na casa de baterias, foi identificado que minha bateria Motorcraft original estava tendo picos de corrente quando ela ficava quente, o que causava o problema.

Por R$ 195,00, comprei uma Heliar e resolveu todo o problema.
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Mensagem por Magri Seg 8 Ago 2011 - 10:45

O grande problema da bateria é que normalmente ela não dá aviso de que está ruim. Mesmo que um eletricista "teste", ele nada irá descobrir: a bateria provavelmente fornecerá algo em torno de 12V.

O detalhe é que no momento da partida a corrente necessária é extremamente elevada, da ordem de algumas centenas de Ampères, pois além de acionar o motor de partida, ainda é necessário prover tensões suficientes para o centelhamento das velas, a alimentação da UCE e da bomba de combustível, dentre outros. E isto só uma bateria em excelentes condições consegue fornecer.

Na média, com nossos carros cada vez mais utilizando dispositivos eletrônicos - bem diferente de antigamente, onde a principal função da bateria era unicamente dar partida no motor - uma bateria de boa qualidade dura algo em torno de dois anos. Se passar disso, já está na "hora extra", e pode apresentar defeito a qualquer momento, pois o material interno já está no limite de sua vida útil.

Outro detalhe que quase ninguém se liga é o cabo de massa, ou seja, aquele que liga o negativo da bateria a um ponto na carroceria. Por trepidação, ele pode ficar frouxo e acabar causando mau contato, limitando a corrente. Os sintomas são praticamente os mesmos de uma bateria ruim - e neste caso pode ser que ela não esteja realmente ruim.

Portanto, a bateria é algo que dispensa uma certa atenção. Se for do tipo selada, cada vez mais utilizado, não há muito o que fazer. Caso contrário, verifique o nível do eletrólito mensalmente e substitua-a se notar qualquer tipo de vazamento ou trinca.

Quem tem/teve carro automático aprende FÁCIL que a bateria é sim muito importante... hehehe

Uma dica: o valor que realmente importa na etiqueta da bateria é a corrente de partida, pois ela é um bom indicativo da qualidade dos materiais utilizados na construção desta. Bateria de, por exemplo, 12V/65Ah tem várias no mercado, e cada uma tem um preço diferente. E você vai notar que o preço é mais ou menos proporcional a grandeza da tal corrente de partida, que também é mostrada na etiqueta em letrinhas menores. É este dado, o valor da corrente de partida, que vai determinar se a bateria (usada) está em condições de uso ou não, e infelizmente poucos eletricistas tem conhecimento e equipamento suficiente para testá-la.

E só pra não ficar nenhuma dúvida, no caso da bateria citada no parágrafo acima, o valor "65Ah" significa que ela consegue fornecer uma corrente de 65 Ampères durante 1h antes de ficar totalmente sem carga; ou de 32,5A por 2 horas, 16,25A por 4 horas, 1A por 65 horas e assim por diante. Portanto, na hora de ligar o motor, esta grandeza pouco importa.

Abraços.

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Mensagem por Lasek Seg 8 Ago 2011 - 11:45

Aqui na loja q troco a baterias dos carros da familia...O cara tem um aparelho q ele liga e vai testando a bateria n sei explicar bem, ele da uma puxada afu na amperagem e se ela guentar é porq ta boa...E esse lance de n pegar quando quente me lembrei do fusca do meu pai q esquentava a bobina e n pegava nem com reza...Ai sempre tinha uma garrafa com agua pra esfriar a bobina...Era batata bobina fria o fusqueta pegava q era uma beleza!!!hehehe...
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Mensagem por Magri Seg 8 Ago 2011 - 12:05

Lasek, você fez me lembrar agora da "Tríade Maldita" dos motores VW: Bobina - Platinado - Condensador.

Argh!
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Mensagem por Lasek Seg 8 Ago 2011 - 15:38

Era um inferno...e volta e meia tinha q ta empurrando!
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