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[DÚVIDA] - Qual óleo usar?

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Mensagem por loducaregis Qui 11 Ago 2011 - 23:00

Respondendo aos comentários:

Man On The Edge; o óleo é 100% sintético, ou seja, não forma borras !!!

Ricardo Soldera; em primeiro lugar WSS-M2C913-B é só uma homologação e não uma especificação (requisito), além disso é uma homologação feita para atender ILSAC GF-3, ou seja, do ano de 2001.
O Mobil 1 5w30 atende a ILSAC GF-5 que é de 2010 !
Segundo que as Especificações dele são : API SN / CF e ACEA A1/B1; A5/B5[
sendo assim, como já disse, é o melhor óleo que existe para o nosso querido Ford Ka[u]

abraço

loducaregis
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[DÚVIDA] - Qual óleo usar? - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA] - Qual óleo usar?

Mensagem por Man On The Edge Sex 12 Ago 2011 - 0:04

loducaregis escreveu:Respondendo aos comentários:

Man On The Edge; o óleo é 100% sintético, ou seja, não forma borras !!!

Ricardo Soldera; em primeiro lugar WSS-M2C913-B é só uma homologação e não uma especificação (requisito), além disso é uma homologação feita para atender ILSAC GF-3, ou seja, do ano de 2001.
O Mobil 1 5w30 atende a ILSAC GF-5 que é de 2010 !
Segundo que as Especificações dele são : API SN / CF e ACEA A1/B1; A5/B5[
sendo assim, como já disse, é o melhor óleo que existe para o nosso querido Ford Ka[u]

abraço

Vai nessa... Você arriscaria seu motor só para provar que o fabricante do óleo tem razão?

Eu não. E acredito que você também não... E não são incomuns os casos de proprietários acharem que "óleo sintético não precisa de troca, só completa o nível"... Ou então que ao usarem esse óleo, trocam com 20, 30 mil km...

O motor fica uma beleza... Forma uma espécie de borra negra com a consistência de uma graxa no cabeçote...

O lance de formar borra está relacionado muito mais com a qualidade do combustível utilizado e o intervalo de troca de óleo do que com o óleo em si.
Não adianta absolutamente nada se você usar óleo sintético no motor e continuar usando combustível ruim...

A única diferença do óleo sintético para o óleo mineral é a sua base. Origem orgânica no caso do mineral e origem de laboratório no sintético... É verdade que o óleo sintético consegue apresentar maior estabilidade em situações extremas quando comparado ao óleo mineral, mas os benefícios só seriam notados em motores de alto desempenho.

Em motores de carros ditos "normais", esse benefício praticamente não se faz notar. Ou seja: gasto inútil. A relação custo-benefício dos óleos minerais e semissintéticos é bem melhor.

Abraços




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[DÚVIDA] - Qual óleo usar? - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA] - Qual óleo usar?

Mensagem por loducaregis Sex 12 Ago 2011 - 9:46

Todos os óleos recomendados para o Ford Ka são sintéticos !!

Mas é claro que eu não arriscaria fazer o teste!!
Mesmo porque os filtros de óleo vendidos no Brasil não aguentariam tantos Km.

Queria deixar bem claro que esse meu post foi somente para responder a pergunta do tópico e também coloquei informações adicionais a título de curiosidade !!

Esse site é muito bom e responde muitas dúvidas!
http://www.petrobras.com.br/produtos_servicos/port/minisitelubrax/perguntas.htm

Falando em filtros de óleo, alguém sabe se existe algum filtro de óleo da K&N ou também da MOBIL 1 que sirva no Kazinho ???
Se souberem de algum carro importado que use o mesmo tipo de filtro ajudaria muito !!

abs

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[DÚVIDA] - Qual óleo usar? - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA] - Qual óleo usar?

Mensagem por Ricardo Soldera Sex 12 Ago 2011 - 17:34

loducaregis,

Entendi o que vc quis dizer. O mais importante de se reter nesta discussão é o seguinte: a homologação FORD WSS-M2C913-B diz que o oleo a ser usado deve ser no mínimo API SL e ACEA A1/B1. Contudo, como vc disse, esta homologação é de 2001. Atualmente, surgiram oleos melhores como esse da mobil que vc está falando. Ele é SN, portanto, supera a homoilogação de 2001. Isso o torna preferível, mas não indispensável.
Como esse oleo da mobil é ACEA A1/B1, é melhor utilizar ele que os ACEA A3/B3, como os oleos da Ipiranga, AcDelco e Valvoline.
Enfim, mesmo utilizando um oleo ACEA A1/B1 e API SL ou superior (caso deste mobil) o oleo deve ser trocado a cada 6 meses ou 10 mil KM. Em caso de uso severo (resumidadamente, uso na cidade, caso da maioria), deve-se efetuar a troca a cada 5 mil km. Estas instruções estão no manual do carro.
O mais importante: mesmo que vc coloque o melhor oleo do mundo no seu carro, vc deve fazer as trocas a cada seis meses ou 5 mil km (uso severo). Mesmo se seu carro ficar parado durante seis meses, é necessário trocar, pois mesmo com o carro parado, o oleo está sujeito a contaminação pela poeira ou umidade, fazendo com que ele perca suas carcterísticas.
Neste sentido, ao menos, aos que rodam pouco, mas terão que efetuar a troca devido ao tempo, vale a pena colocar o oleo mais barato desde que dentro das especificações mínimas. É aí que o oleo da mobil se torna desinteressante, uma vez que ele deve ser mais caro que os demais. Conforme já mencionei em outro tópico, utilizo o Selenia Perform da Petronas que compro em Campinas por R$ 18,00 o litro.

Abraço,

Ricardo Soldera.

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Mensagem por Man On The Edge Sáb 13 Ago 2011 - 11:45

Ricardo Soldera escreveu:loducaregis,

Entendi o que vc quis dizer. O mais importante de se reter nesta discussão é o seguinte: a homologação FORD WSS-M2C913-B diz que o oleo a ser usado deve ser no mínimo API SL e ACEA A1/B1. Contudo, como vc disse, esta homologação é de 2001. Atualmente, surgiram oleos melhores como esse da mobil que vc está falando. Ele é SN, portanto, supera a homoilogação de 2001. Isso o torna preferível, mas não indispensável.
Como esse oleo da mobil é ACEA A1/B1, é melhor utilizar ele que os ACEA A3/B3, como os oleos da Ipiranga, AcDelco e Valvoline.
Enfim, mesmo utilizando um oleo ACEA A1/B1 e API SL ou superior (caso deste mobil) o oleo deve ser trocado a cada 6 meses ou 10 mil KM. Em caso de uso severo (resumidadamente, uso na cidade, caso da maioria), deve-se efetuar a troca a cada 5 mil km. Estas instruções estão no manual do carro.
O mais importante: mesmo que vc coloque o melhor oleo do mundo no seu carro, vc deve fazer as trocas a cada seis meses ou 5 mil km (uso severo). Mesmo se seu carro ficar parado durante seis meses, é necessário trocar, pois mesmo com o carro parado, o oleo está sujeito a contaminação pela poeira ou umidade, fazendo com que ele perca suas carcterísticas.
Neste sentido, ao menos, aos que rodam pouco, mas terão que efetuar a troca devido ao tempo, vale a pena colocar o oleo mais barato desde que dentro das especificações mínimas. É aí que o oleo da mobil se torna desinteressante, uma vez que ele deve ser mais caro que os demais. Conforme já mencionei em outro tópico, utilizo o Selenia Perform da Petronas que compro em Campinas por R$ 18,00 o litro.

Abraço,

Ricardo Soldera.

Disse tudo!

Abraços
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[DÚVIDA] - Qual óleo usar? - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA] - Qual óleo usar?

Mensagem por Edilmarmedeiros Qui 8 Set 2011 - 9:35

Gostaria de saber com quantos KM troca-se oleo com especificação 5w30.

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Mensagem por Ricardo Soldera Qui 8 Set 2011 - 11:18

Edilmarmedeiros,

O manual diz para trocar acada 10 mil km. No caso de uso severo, o manual diz para trocar a cada 5 mil km.
Podemos considerar como uso severo o nosso uso comum do dia a dia. Ou seja, uso em perímeto urbano, em estradas ou locais onde existe muita chuva ou poeira.

Abraço,

Ricardo

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Mensagem por TBar Sáb 10 Set 2011 - 12:31

Achei super pertinente a observação do Ricardo, em especial sobre aqueles que rodam pouco.
Neste sentido, ao menos, aos que rodam pouco, mas terão que efetuar a troca devido ao tempo, vale a pena colocar o oleo mais barato desde que dentro das especificações mínimas. É aí que o oleo da mobil se torna desinteressante, uma vez que ele deve ser mais caro que os demais.

Troquei o óleo hoje, na concessionária, juntamente com o filtro de óleo, filtro de combustítvel, além do fluído de freio (níver de 02 anos do KArrinho). Usaram o Havoline Energy, que ficou em R$20,00 o litro.
Daqui a 06 meses, troco só o óleo, daí faço num posto e, quiçá, pago menos ainda, hehe.

Valeu Ricardo.

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Mensagem por Lasek Sáb 10 Set 2011 - 20:11

O meu oléo é 100% sintético 5w30 e é ipiranga se atende a especificação ou naum eu uso...Aquele aditivo do radiador é motorcraft e pra mim é ruim desde q coloquei ele no ka n durava nada e tava sempre com aspecto barrento, Depois q troquei o oléo e o aditivo pra ipiranga n me encomodei mais... E troco o oléo a cada seis meses depedendo se andei 100 km ou 10.000km...
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Mensagem por JP Sex 19 Jul 2013 - 9:09

Sempre usei Motorcraft mas agora tá dificil encontrar e não quero ir na CSS pagar 3x o valor em um óleo Motorcraft superfaturado.

Qual desses vocês acham que é o melhor?

Óleo Mobil super eco power  5W-30

Óleo Texaco havoline energy 5W-30

Óleo Castrol Magnatec 5W-30

Os valores são meio que próximos e não me importo em pagar por algo de qualidade.

Alguém usa algum deles ou me recomenda algum?

Não encontrei na cidade outros óleos como Selena, etc. Somente esses. Sad
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Mensagem por tirakowski Sex 19 Jul 2013 - 10:01

Tchê, no mercadolivre tem o kit da motorcraft por 168. (Não sei quanto custa na css).

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-495952372-kit-troca-de-oleo-fiesta-ecosport-novo-ka-motorcraft-5w30-_JM

Óleo, filtro do óleo, filtro combustivel e filtro de ar.
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Mensagem por Ricardo Soldera Sex 19 Jul 2013 - 11:37

JP escreveu:Sempre usei Motorcraft mas agora tá dificil encontrar e não quero ir na CSS pagar 3x o valor em um óleo Motorcraft superfaturado.

Qual desses vocês acham que é o melhor?

Óleo Mobil super eco power  5W-30

Óleo Texaco havoline energy 5W-30

Óleo Castrol Magnatec 5W-30

Os valores são meio que próximos e não me importo em pagar por algo de qualidade.

Alguém usa algum deles ou me recomenda algum?

Não encontrei na cidade outros óleos como Selena, etc. Somente esses. Sad




Caro JP,

Destes óleos que você falou, só o Castrol e o Havoline possuem a homologação FORD WSS-M2C913-B.

Olhando o folheto técnico dos dois vi que o índice de viscosidade do Havoline é de 160 e o do Castrol é de 164. O índice de viscosidade mostra a variação das propriedades do óleo a medida que se usa. Quanto menos variar, melhor. Portanto, o Havoline é melhor.

Abraço,

Ricardo.

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Mensagem por Macedo Seg 22 Jul 2013 - 14:46

to usando selenia 5w-30 que atende a todas as especificações da ford, como o original.

mesmo usado no motor fiat fire original.

preço aqui: R$ 17,90
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Mensagem por tirakowski Ter 23 Jul 2013 - 12:55

Óleo sintético da Shell é bom?
Estou pretendendo usar esse..
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-496068594-oleo-motor-shell-helix-ultra-e-5w30-100-sintetico-_JM

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Mensagem por Macedo Ter 23 Jul 2013 - 13:08

Pode ir sem medo.

ele já é API SN...
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Mensagem por JP Ter 23 Jul 2013 - 13:16

Ricardo Soldera escreveu:
JP escreveu:Sempre usei Motorcraft mas agora tá dificil encontrar e não quero ir na CSS pagar 3x o valor em um óleo Motorcraft superfaturado.

Qual desses vocês acham que é o melhor?

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Alguém usa algum deles ou me recomenda algum?

Não encontrei na cidade outros óleos como Selena, etc. Somente esses. Sad




Caro JP,

Destes óleos que você falou, só o Castrol e o Havoline possuem a homologação FORD WSS-M2C913-B.

Olhando o folheto técnico dos dois vi que o índice de viscosidade do Havoline é de 160 e o do Castrol é de 164. O índice de viscosidade mostra a variação das propriedades do óleo a medida que se usa. Quanto menos variar, melhor. Portanto, o Havoline é melhor.

Abraço,

Ricardo.

Opa, valeu. No fim acabei trocando pelo Motorcraft novamente. Mas na próxima colocarei por outro que seja mais em conta que o motorcraft e que seja tão bom quanto.
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