Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DÚVIDA] - Erro grosseiro no hodômetro x consumo elevado.O q fazer?

+29
itdasilva
Vinicius Gajewski
alexis_ctba
azuos.onurb
Danilla
mosher
eng.feliperodrigues
alex63
djfernandolages
JP
Fins
Paulo de Souza
jotaoriginal
Philipe Antunes
Branco
Herumor
Man On The Edge
Luquinha
AluirBh
neydesch
oReIaAaA
Robs
Lasek
a.j_tech
GRBN
Frodo
Faria3
Groth
limafabioh
33 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

[DÚVIDA] - Erro grosseiro no hodômetro x consumo elevado.O q fazer? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Erro grosseiro no hodômetro x consumo elevado.O q fazer?

Mensagem por Danilo Qua 29 maio 2013 - 20:27

Ai galera... acabei de ver no Google Mapas e está correto...

Teve uma diferença de 300m q nawn tira o consumo do Ka...

Ainda bem q meu Ka tá bem no consumo...

Abrç...
Danilo
Danilo
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4617
Idade : 31
Cidade/Estado : Arujá - SP
Motorização/Cor : 1.0L - Vermelho
Código de Opcionais : KBP3
Data de inscrição : 12/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Erro grosseiro no hodômetro x consumo elevado.O q fazer? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Erro grosseiro no hodômetro x consumo elevado.O q fazer?

Mensagem por Dragoniten Qui 30 maio 2013 - 0:00

A galera das 17" acha que o carro está "bebendo mais", enquanto na verdade está bebendo menos. Se você pega o erro do odômetro, mais a diferença de rodagem pela roda com tamanho diferente, a diferença fica MUITO grande.

Vamos considerar o meu caso, em que as diferenças geralmente ficam na casa dos 8% do odômetro para o OBD2.

Temos 92% (0,92) que o meu odômetro diz que eu rodei, menos do que deveria aparecer, que já me faz pensar que meu carro marca errado. E vamos considerar a diferença pela troca de roda de 6,2%, que muitos saem do 165/70 R13 para o famoso 205/40 R17. Ou seja, uma diferença de 0,938.
0,938*0,92 = 0,86296

Ou seja, a diferença se agrava ainda mais, marcando 13,7% de diferença combinando o erro das duas características. Então o cara que achava que o carro fazia 10km/l depois que colocou as rodas 17", por exemplo, está na verdade fazendo (quase) 11,6km/l. (10/0,86296).

Marchas longas = maior economia, menor performance.
O carro pode até ficar mais "amarrado" como a maioria diz, mas fica mais econômico SIM.
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Erro grosseiro no hodômetro x consumo elevado.O q fazer? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Erro grosseiro no hodômetro x consumo elevado.O q fazer?

Mensagem por Paulojgd Seg 17 Jun 2013 - 12:50

Bom Dia, meu ka 2010/2010 1.0, está marcando entre 25% a 35% a menos do normal, observei alguns comentários no fórum sobre Erro no Odometro, e fiz o teste com o meu, e não é que está errado o odmetro, tanto no parcial como no na kilometragem normal.
 
Primeiramente comparei com meu Classic GM 1.0 com o Google Earth e bateu igualzinho na metragem de distancias, percorri com o classic 1 km e o no Earth deu o mesmo 1 km, Ok! Aí, fiz o mesmo com o meu Ka 2010/2010 1.0 8v, percorri 1 km (mesmo caminho) medidos no google Earth e deu a diferença de 300m ou 30%, aí fui além disso, fiz outro teste, em um percurso de 3.6km  e marcou no ka 2.6 km, e agora? Como vou corrigir esse odometro, será que veio de fábrica esse erro? Ou quem me vendeu adulterou? Pois peguei ele com 19 mil km com todas as revisões e tempo de trocas em media corretos. Alguém aí está com o mesmo problema e já resolveu?  

Paulojgd
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 6
Cidade/Estado : Fortaleza/Ce
Motorização/Cor : 1.0 8v - preta
Código de Opcionais : Ka
Data de inscrição : 17/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Erro grosseiro no hodômetro x consumo elevado.O q fazer? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Erro grosseiro no hodômetro x consumo elevado.O q fazer?

Mensagem por Dragoniten Seg 17 Jun 2013 - 17:15

Paulo, esse é um problema de fábrica que ocorre com maior intensidade em trajetos urbanos. Na estrada a diferença, do odômetro pro celular com o OBD2, é zero. O anda e para, por algum motivo, faz com que o odômetro não registre todo o percurso. Não tem muito o que fazer.
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Erro grosseiro no hodômetro x consumo elevado.O q fazer? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Erro grosseiro no hodômetro x consumo elevado.O q fazer?

Mensagem por diegosgarcia81 Ter 18 Jun 2013 - 9:04

Pois é, complicado isso pra mim que ando trechos curtos, só rodo no bairro a semana inteiro pois eu e minha esposa trabalhamos a 2 km de casa e minha filha estuda a 5 km então uso o carro somente nesse transito trabalho e escola rodo apenas uns 15km por dia com isso meu consumo vai la em cima e o odometro chega a marcar uma diferença de 40%, pela porta obd ele marca direitinho pois uso o torque + obd bluetooth e fico acompanhando por ali, mas enche o saco saber que uma função tão simples não funciona direito...

diegosgarcia81
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 24
Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Motorização/Cor : Prata
Código de Opcionais : 0
Data de inscrição : 18/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Erro grosseiro no hodômetro x consumo elevado.O q fazer? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Erro grosseiro no hodômetro x consumo elevado.O q fazer?

Mensagem por Dragoniten Ter 18 Jun 2013 - 20:14

Pois é, Paulo. Também uso o Torque. O mais engraçado é que se você desativar o GPS, ele marca a distância pela injeção e mesmo assim fica certinho, diferente do odômetro. Nunca vou entender por que a Ford utiliza duas formas diferentes de medir a distância, um pro odômetro e outro pra injeção.
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Erro grosseiro no hodômetro x consumo elevado.O q fazer? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Erro grosseiro no hodômetro x consumo elevado.O q fazer?

Mensagem por limafabioh Seg 12 Ago 2013 - 14:15

Sinceramente, eu já desisti, eu ia trocar o sensor VSS mas vi que outra pessoa trocou e não resolveu. O meu odometro marca 25 a 30% a menos. O velocímetro marca normal.

Esse problema não ocorre em outro carro que temos, que bate exatamente a distância com o GPS, Google, etc (inclusive as vezes dá uns 100m a mais)

Pelo menos "descobri" que o consumo não está tão ruim.

limafabioh
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 62
Cidade/Estado : Recife/PE
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KBD9
Data de inscrição : 28/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Erro grosseiro no hodômetro x consumo elevado.O q fazer? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Erro grosseiro no hodômetro x consumo elevado.O q fazer?

Mensagem por diegosgarcia81 Seg 12 Ago 2013 - 15:13

limafabioh escreveu:Sinceramente, eu já desisti, eu ia trocar o sensor VSS mas vi que outra pessoa trocou e não resolveu. O meu odometro marca 25 a 30% a menos. O velocímetro marca normal.

Esse problema não ocorre em outro carro que temos, que bate exatamente a distância com o GPS, Google, etc (inclusive as vezes dá uns 100m a mais)

Pelo menos "descobri" que o consumo não está tão ruim.
Poxa tinha esperança que alguém tivesse resolvido...rsrsrsrs...o meu também ta assim eu troquei o VSS porque parou mesmo mas mesmo assim continuou marcando errado...

diegosgarcia81
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 24
Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Motorização/Cor : Prata
Código de Opcionais : 0
Data de inscrição : 18/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Erro grosseiro no hodômetro x consumo elevado.O q fazer? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Erro grosseiro no hodômetro x consumo elevado.O q fazer?

Mensagem por Dragoniten Seg 12 Ago 2013 - 17:43

O negócio é pelo menos saber que o consumo não é tão ruim quanto achávamos, só tem que saber como medir, rs.
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Erro grosseiro no hodômetro x consumo elevado.O q fazer? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Erro grosseiro no hodômetro x consumo elevado.O q fazer?

Mensagem por Danilo Seg 12 Ago 2013 - 17:50

Pra mim tá bom!

Meu consumo já é excelente e agora tô sabendo que ele consome menos. Boa notícia!

Abrç!
Danilo
Danilo
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4617
Idade : 31
Cidade/Estado : Arujá - SP
Motorização/Cor : 1.0L - Vermelho
Código de Opcionais : KBP3
Data de inscrição : 12/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Erro grosseiro no hodômetro x consumo elevado.O q fazer? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Erro grosseiro no hodômetro x consumo elevado.O q fazer?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos