Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal)

+2
Fernando FMGJ
paulorocha
6 participantes

Ir para baixo

Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal) Empty Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal)

Mensagem por paulorocha Ter 14 Out 2008 - 9:53

Amigos, enquanto não tenho conhecimento suficiente para falar do nosso karro, quero compartilhar com vocês a minha grande paixão: cutelaria.

A cutelaria é a arte de se confeccionar instrumentos de corte. E como a primeira ferramenta criada pelo ser humano foi a faca de pedra, podemos afirmar que a cutelaria é a mais antiga atividade humana (aquela outra foi criada depois, para ser utilizada como troca pelas facas...). Foi a faca que permitiu ao ser humano que evoluísse, pois ao passar a se alimentar de carne seu cérebro teve os nutrientes necessários para crescer.

Durante um longo período da humanidade, as lâminas foram as principais armas de guerra, e os seus criadores, os ferreiros, eram as pessoas mais importantes da sociedade. Ao final de uma batalha, os únicos integrantes do exército derrotado a serem poupados eram os ferreiros, pois o seu conhecimento era valioso.

Com o advento da pólvora, as facas e espadas perderam a sua importância bélica, mas mantiveram o seu status de instrumento indispensável a vida humana. Tentem imaginar um único dia sem a utilização de uma faca...

A faca, apesar de ser o mais antigo instrumento humano, é o que menos alterações teve em sua evolução. Desde o início até hoje, é basicamente um objeto cortante dotado de um cabo.