Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal)

+2
Fernando FMGJ
paulorocha
6 participantes

Ir para baixo

Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal) Empty Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal)

Mensagem por paulorocha Ter 14 Out 2008 - 9:53

Amigos, enquanto não tenho conhecimento suficiente para falar do nosso karro, quero compartilhar com vocês a minha grande paixão: cutelaria.

A cutelaria é a arte de se confeccionar instrumentos de corte. E como a primeira ferramenta criada pelo ser humano foi a faca de pedra, podemos afirmar que a cutelaria é a mais antiga atividade humana (aquela outra foi criada depois, para ser utilizada como troca pelas facas...). Foi a faca que permitiu ao ser humano que evoluísse, pois ao passar a se alimentar de carne seu cérebro teve os nutrientes necessários para crescer.

Durante um longo período da humanidade, as lâminas foram as principais armas de guerra, e os seus criadores, os ferreiros, eram as pessoas mais importantes da sociedade. Ao final de uma batalha, os únicos integrantes do exército derrotado a serem poupados eram os ferreiros, pois o seu conhecimento era valioso.

Com o advento da pólvora, as facas e espadas perderam a sua importância bélica, mas mantiveram o seu status de instrumento indispensável a vida humana. Tentem imaginar um único dia sem a utilização de uma faca...

A faca, apesar de ser o mais antigo instrumento humano, é o que menos alterações teve em sua evolução. Desde o início até hoje, é basicamente um objeto cortante dotado de um cabo.

Com a revolução industrial, as facas passaram a ser produzidas em série, perdendo a sua característica de objetos únicos. Porém, sempre houveram ferreiros que preservaram as antigas técnicas, e ainda hoje eles são encontrados. Suas peças agora são objetos de desejo daquelas pessoas que querem um objeto artístico e de qualidade jamais alcançada numa peça industrial.

Tenho orgulho de dizer que sou um destes ferreiros!

Sempre tive um contato bastante íntimo com as facas. Por ter crescido num sítio, minha primeira faca foi ganhada aos 5 anos de idade. Foi uma brítola, um canivete italiano com a lâmina em formato de foice e que é muito utilizada na poda de parreiras.

A cerca de 3 anos atrás, tive a oportunidade de participar da 3ª turma de Cutelaria Artesanal, promovida pela Universidade de Brasília em parceria com a SBC - Sociedade Brasileira dos Cuteleiros. Hoje sou membro da SBC e responsável pelo seu web site (www.sbccutelaria.org.br).

E estas são algumas das minhas peças:

Figther Integral. Forjada a partir de uma barra redonda (1 polegada de diâmetro) de aço 52100. Empunhadura em sucupira-negra e bainha de couro.

Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal) 8


Gaúcha Scagell. Forjada a partir de uma barra redonda (1/2 polegada de diâmetro) de aço 5160. Empunhadura em aneis de couro e chifre de cervo.

Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal) HPIM1624


Hunter Damasco. Forjada de uma barra de aço damasco padrão torcido (aços 15n20 e O1). Empunhadura em Maple.

Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal) Hpim1758


Bowie. Forjada a partir de uma barra de aço 52100. Empunhadura em Maple e pino mosaico.

Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal) Hpim2040




Espero que gostem
paulorocha
paulorocha
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 122
Idade : 53
Cidade/Estado : Brasília / DF
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KFC9
Data de inscrição : 26/09/2008

http://www.sbccutelaria.org.br

Ir para o topo Ir para baixo

Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal) Empty Re: Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal)

Mensagem por Convidado Ter 14 Out 2008 - 11:11

Parabéns, belas peças! Acho muito bonita e interessante esta arte, tenho muita curiosidade sobre os tipos de metais e técnicas, mas confesso que ainda não procurei pesquisar. Gosto de ficar admirando as peças deste site(Trueswords.com) que cria réplicas de espadas de filmes ou animes.

Fico babando por esta que é a réplica de um anime chamado Bleach:


Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal) Bankai10
Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal) 12080610

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal) Empty Re: Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal)

Mensagem por Fernando FMGJ Ter 14 Out 2008 - 11:38

Bem legal Paulo, não consegui ver as fotos aqui no trabalho ( bloqueiam tudo por aqui ) mas verei de casa. Visitei o site também, muito legal e vi seu nome lá na lista dos afiliados como "cuteleiro", então, segue uma pergunta de leigo, você forja suas próprias lâminas?
Abraços cara, parabéns pelo hobby, se é que se pode chamar isso de hobby, tá mais pra profissão mesmo.
Abraços.
Fernando FMGJ
Fernando FMGJ
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 734
Idade : 58
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Motorização/Cor : 1.0 Prata Geada
Código de Opcionais : KPE9
Data de inscrição : 27/04/2008

http://www.rcrio.net

Ir para o topo Ir para baixo

Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal) Empty Re: Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal)

Mensagem por paulorocha Ter 14 Out 2008 - 12:17

Brvita, fique a vontade para perguntar o que quizer, o máximo que pode acontecer é eu te dizer: não sei! Mas o que eu sei está a tua disposição. Inclusive se quizer tentar fazer a sua própria faca eu posso te ajudar. O mesmo vale para qualquer colega.

Fernando, é um hobby sim. Tá certo que é um hobby até certo ponto lucrativo, mas ainda assim, um hobby. Viver de cutelaria está longe dos meus planos.

E respondendo a tua pergunta, sim, sou eu mesmo que forjo minhas lâminas. Também faço a têmpera, empunhadura e bainha. Tudo feito usando as técnicas de antigamente. Só os aços é que utilizo os modernos. É bem mais fácil do que produzir o próprio aço...



Um grande abraço
paulorocha
paulorocha
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 122
Idade : 53
Cidade/Estado : Brasília / DF
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KFC9
Data de inscrição : 26/09/2008

http://www.sbccutelaria.org.br

Ir para o topo Ir para baixo

Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal) Empty Re: Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal)

Mensagem por LeonardoHB Ter 14 Out 2008 - 12:39

Cara... a um tempo atras eu tava procurando alguem q manjasse disso... tava querendo uma faca pequena para carregar a tira colo qdo dou umas voltas pelo sitio nos finais de semana... rs e achei vc... caramba... mta sorte manin... me manda uma MP com um preco medio ae... PLZ!

Valeu!
LeonardoHB
LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Idade : 39
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9
Data de inscrição : 23/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal) Empty Re: Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal)

Mensagem por igordmb Sex 26 Dez 2008 - 18:44

e verdade que existe faca que nao precisa de amolar?
igordmb
igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09
Data de inscrição : 08/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal) Empty Re: Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal)

Mensagem por paulorocha Dom 28 Dez 2008 - 22:13

Oi Igordmb. Olha, a única faca que nunca precisará ser afiada é aquela que nunca for usada.
O que existem são facas cuja durabilidade do corte é muito superior ao de outras facas. É uma questão de dureza do aço na área do corte: quanto mais duro o aço, mais tempo irá levar para perder o fio.
Mas mesmo assim existe um limite. Se o aço for duro demais (numa tentativa de manter a afiação indefinidamente) ele se tornará quebradiço. E mesmo que a faca não se quebre, será quase impossível afiá-la novamente.
O ideal é que uma faca mantenha a sua afiação pelo menos pelo seu ciclo de trabalho completo. Por exemplo: Uma faca chef, utilizada por cozinheiros, terá que ter uma dureza adequada ao trabalho de cozinha - carnes, verduras, etc. E deve ser facilmente afiada pelo próprio cozinheiro. Portanto, não poderá ser muito dura (e consequentemente não irá ter um fio muito duradouro). Já uma faca skinner, que é utilizada para retirar a pele de um animal abatido (como um boi no frigorífico) deve possuir um fio agudíssimo (para agilizar a tarefa - que não é nada fácil...) e duradouro (porque é uma tarefa demorada). Neste caso a faca deverá ter uma dureza superior, o que fará com que seu fio dure mais, mas também dificultará a sua afiação.


Se tiver mais dúvidas, é só perguntar.


Um abraço
paulorocha
paulorocha
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 122
Idade : 53
Cidade/Estado : Brasília / DF
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KFC9
Data de inscrição : 26/09/2008

http://www.sbccutelaria.org.br

Ir para o topo Ir para baixo

Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal) Empty Re: Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal)

Mensagem por Hitokiri Adriel Qui 22 Jan 2009 - 22:57

Ja ouvi falar q akelas facas/facões de lamina preta (aço carbono) precisam ser afiadas a cada 2 anos.. eu justamente tenho um facão de aço carbono q tenho a 1 ano e nunca precisei sequer encostar ele na pedra para amolá-lo.
Hitokiri Adriel
Hitokiri Adriel
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1082
Idade : 36
Cidade/Estado : São Caetano do Sul / SP
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPN9
Data de inscrição : 26/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal) Empty Re: Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal)

Mensagem por gricwb Qui 22 Jan 2009 - 23:37

Hitokiri Adriel escreveu:Ja ouvi falar q akelas facas/facões de lamina preta (aço carbono) precisam ser afiadas a cada 2 anos.. eu justamente tenho um facão de aço carbono q tenho a 1 ano e nunca precisei sequer encostar ele na pedra para amolá-lo.

Os aços carbono (1020, 1045, etc) são aços mais moles, talvez por isso vc tenha ouvido falar sobre ter que afiar a cada 2 anos este facão. Mas deixa o mestre reponder isso que ele é o cara.

Paulo, muito lindo seu trbalho, parabéns, só uma curiosidade, qual teperatura vc aquece esses aços para conseguir forjalos? Tenho muita curiosidade pois curso Engenharia de Produção, e já fiz tratanmentos térmicos em aços carbono, mas nunca mexi com aços mais duros como esses que vc usa. Após a forja, apenas depois de a lamina pronta que vc faz a tempera? Vc usa outros metodos como cozimento ou normalização? Se puder dar uma explicação de todo processo seria fantástico!
gricwb
gricwb
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 169
Idade : 40
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.0L/Preto
Código de Opcionais : KFL9
Data de inscrição : 03/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal) Empty Re: Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal)

Mensagem por paulorocha Seg 26 Jan 2009 - 16:44

Olha, para falar de aços é muito fácil escrever um livro... Laughing Laughing Laughing

Na cutelaria utilizam-se apenas os aços do tipo martensítico, ou seja, aqueles que podem ser temperados (endurecidos)

Podemos dividir os aços martensíticos em dois grandes grupos: carbono e ligados. Tecnicamente, os aços carbono (ou "ao carbono") são apenas ferro e carbono misturados, com pequenos traços de outros elementos químicos. Já os ligados possuem quantidades diversas de outros elementos, buscando adicionar determinadas características ao aço.

Os aços carbono são denominados por um número, que sempre começará pelo algarismo 1 seguido pela quantidade de carbono na liga. Assim, um aço 1020 será um aço carbono com percentual de 0,2% de carbono presente na liga. Para ser utilizado na cutelaria, é necessária a presença de no mínimo 0,7% de carbono, ou seja, um 1070. Já o máximo será de 1,2% - teoricamente seria o 1220 (não existe este código de aço). Comercialmente, o aço carbono de maior teor de carbono é o 1095, utilizado em limas de alta qualidade.

E o aço carbono não é mole não! Do 1070 ao 1095, desde que corretamente temperados eles são MUITO duros, alcançando durezas muito superiores que a maioria dos aços ligados.

Estes são os chamados "aços carbono puros".

Já os aços ligados possuem uma grande gama de elementos que podem fazer parte de sua composição. E também aqui existe uma divisão.

Se o aço possuir em sua liga o elemento cromo, numa percentagem superior a 12%, ele é denominado "inoxidável" (o termo correto seria "menos manchável", porque ele oxida sim...). E quando não tem cromo, ou tem em quantidade inferior a 12%, são chamados de "aços carbono ligados" (na minha opinião, incorretamente...).

Via de regra, os aços inoxidáveis possuem um percentual de carbono muito baixo, e devido a isto são "moles". Um exemplo é o aço 420, utilizado na quase totalidade dos faqueiros industrializados. Porém alguns aços inoxidáveis possuem uma quantidade muito alta de carbono, mas são caríssimos e muito difíceis de serem trabalhados, principalmente por forjamento.

Os aços mais comuns na cutelaria artesanal são:

1070, 1085 e 1095 - aços carbono puros
5160 - 0,6% de carbono e baixo teor de cromo. É o mesmo aço utilizado em molas de automóveis e caminhões.
52100 - 1% de carbono e médio teor de cromo. É o mesmo aço utilizado em rolamentos.
O1 - em torno de 1,2% de carbono. Utilizado em algumas lâminas de ferramentas industriais.
15N20 - 1% de carbono e alto teor de cromo (perto de 11%). É quase um inoxidável. Utilizado em lâminas de serras industriais.
420 - inoxidável com teor de carbono próximo de 0,2%. É o aço dos faqueiros comuns.
440C - inoxidável com teor de carbono próximo a 0,4%. Utilizado em bisturis e ferramental cirurgico. Devido a isto ficou conhecido como "aço cirurgico" - denominação incorreta pois não é o único aço com esta finalidade (e nem o melhor...).
paulorocha
paulorocha
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 122
Idade : 53
Cidade/Estado : Brasília / DF
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KFC9
Data de inscrição : 26/09/2008

http://www.sbccutelaria.org.br

Ir para o topo Ir para baixo

Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal) Empty Re: Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal)

Mensagem por paulorocha Seg 26 Jan 2009 - 17:03

gricwb escreveu:
Hitokiri Adriel escreveu:Ja ouvi falar q akelas facas/facões de lamina preta (aço carbono) precisam ser afiadas a cada 2 anos.. eu justamente tenho um facão de aço carbono q tenho a 1 ano e nunca precisei sequer encostar ele na pedra para amolá-lo.

Os aços carbono (1020, 1045, etc) são aços mais moles, talvez por isso vc tenha ouvido falar sobre ter que afiar a cada 2 anos este facão. Mas deixa o mestre reponder isso que ele é o cara.

Paulo, muito lindo seu trbalho, parabéns, só uma curiosidade, qual teperatura vc aquece esses aços para conseguir forjalos? Tenho muita curiosidade pois curso Engenharia de Produção, e já fiz tratanmentos térmicos em aços carbono, mas nunca mexi com aços mais duros como esses que vc usa. Após a forja, apenas depois de a lamina pronta que vc faz a tempera? Vc usa outros metodos como cozimento ou normalização? Se puder dar uma explicação de todo processo seria fantástico!

Olha, vou tentar resumir para você o processo (no caso eu só uso aços carbono):


O aço deve ser trabalhado na forja entre 750 a 950 graus. Abaixo de 750 ocorrem fissuras e acima de 950 o carbono começa a ser queimado. Como é quase impossível de se medir a temperatura durante o trabalho, utiliza-se o "olhômetro". A cor do aço deve estar entre vermelho cereja (750 graus) e laranja brilhante (950 graus). Se escurecer muito, chegando ao vermelho sangue, vai fissurar. E se passar a amarelo claro, vai queimar.

Após o forjamento, a peça passa pela normalização. É aquecida até o ponto para-magnético (não gruda imã - em torno de 750 graus) e resfriada ao ar livre até perder totalmente a incandescência (em torno de 400 graus). O processo é repetido de 3 a 5 vezes. Isto irá deixar o aço na sua forma mais macia. Alternativamente pode ser feito o processo de recozimento que consiste em aquecer a uma temperatura ligeiramente superior a para-magnética e deixar esfriar da forma mais lenta que for possível (pelo menos 6 horas para atingir a temperatura ambiente). Alguns cuteleiros (é o meu caso) combinam as duas técnicas.

O passo seguinte é a usinagem, que pode ser feita manualmente, com limas e lixas de mão, ou à máquina, com esmerilhadeiras e lixadeiras.

Com a lâmina completamente usinada, procede-se a têmpera. Aquece-se até a temperatura para-magnética e rapidamente mergulha-se em um meio refrigerante. O mais usual é óleo, mas dependendo do aço pode ser utilizada água (1070 e 1085) e até mesmo ar forçado (O1 e 15N20).

Depois da têmpera a lâmina deve passar pelo revenimento, que é um novo aquecimento para eliminar as tensões geradas na têmpera. No caso dos aços 1095 e 5160, são feitos dois ciclos de meia hora a 170 graus. Outros aços requerem outras combinações de tempo e temperatura.

Resumindo, é isto...

Se tiver alguma dúvida, é só perguntar!




Um grande abraço
paulorocha
paulorocha
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 122
Idade : 53
Cidade/Estado : Brasília / DF
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KFC9
Data de inscrição : 26/09/2008

http://www.sbccutelaria.org.br

Ir para o topo Ir para baixo

Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal) Empty Re: Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal)

Mensagem por Hitokiri Adriel Qua 28 Jan 2009 - 21:38

Eu adoro facas.. so fissurado... so escoteiro a muito tempo (desde meus 12) desde então Razz tenho varias facas no meu armario... ate brinco que saum as "irmãs" Laughing a q eu mais gosto é uma preta da nautika

escuta... n da pra se fazer uma kukre pra mim não?? Shocked
Hitokiri Adriel
Hitokiri Adriel
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1082
Idade : 36
Cidade/Estado : São Caetano do Sul / SP
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPN9
Data de inscrição : 26/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal) Empty Re: Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal)

Mensagem por igordmb Qui 29 Jan 2009 - 0:30

paulo, nas facas industrializadas sao as maquinas que fazem a faca? elas pegam o aço derretido e poem num molde?
igordmb
igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09
Data de inscrição : 08/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal) Empty Re: Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal)

Mensagem por gricwb Qui 29 Jan 2009 - 2:48

Obrigado pela explicação Paulo!
gricwb
gricwb
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 169
Idade : 40
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.0L/Preto
Código de Opcionais : KFL9
Data de inscrição : 03/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal) Empty Re: Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal)

Mensagem por paulorocha Qui 29 Jan 2009 - 10:56

Hitokiri, infelizmente não estou aceitando encomendas, pois estou com pouquíssimo tempo disponível. Mas posso verificar com alguns amigos também cuteleiros se alguém poderia te atender.

igordmb, as facas industrializadas são feitas básicamente por duas técnicas: estampagem e forjamento.
Na estampagem, as lâminas são (simplificando bastante) "recortadas" de um chapa de aço. É um processo feito à frio e é o mais comum.
Já no forjamento, a chapa aquecida é batida para dar o formato da lâmina. Pode ser feito à maquina (normalmente uma prensa) ou manualmente. Neste último caso é gravada na lâmina a inscrição "hand forged".

Um abraço
paulorocha
paulorocha
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 122
Idade : 53
Cidade/Estado : Brasília / DF
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KFC9
Data de inscrição : 26/09/2008

http://www.sbccutelaria.org.br

Ir para o topo Ir para baixo

Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal) Empty Re: Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos