Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
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Fórum Clube do Novo Ka :: Assuntos sobre o Ka G1 / G2 e G3 :: Viagens, Histórias e Fotos do seu Ka G2 (08-13)
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Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
Pessoal,
Como alguns sabem, meu Ka 1.6 é meu carro de dia a dia, então obviamente, os upgrades e pecinhas mas refinadas não estão indo p/ ele, mas sim pra outra ratoeira que uso para moeção, um VTi 94 Turbo. O que, no entanto, não quer dizer que eu não dê atenção ao pequeno vira-latas.... é um vira-latas, mas tem pai, porra!
Sem sair do assunto, venho apresentar a pequena maconha, de 107 cv, que me faz muito feliz no meu dia-a-dia, bem, quase perfeita, não fosse a ultima viagem que fiz do RJ a Penedo (afastado 195 km da capital).
Antes de explanar a viagem, vamos aos fatos do carro:
Ka 1.6 Flex 2011
Pacote Class (A/C, D/H, VE, TE, Limpador/Desembaçador, Ar quente)
Prata Geada
Retirado na Ford Sempre de Jacarepaguá (extinta) em Novembro de 2010.
Modelo 10/11
Som MP3 Pioneer (lixo...)
Farois de Neblina Originais (lixo tambem...)
Insul-Film G35 (instalado na Ford, um lixo...)
Uma película da bicheira
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/31/20120317104157.jpg
Atualmente está com 27.400 km, rodados 95% em cidade mesmo, sem frescura. Desde zero andou 90% do tempo no alcool e nunca tive frescura com uso. Se tiver que girar pra andar vai girar e se tiver que reduzir pra andar, vou reduzir.
Gostei demais do desempenho dele em ciclo urbano, arrancadas ágeis, saidas rapidas, direção muito direta e precisa, suspensão bem acertada apesar de um pouco dura pra pisos ondulados e freios adequados para os 107 cv originais.
O que me incomoda, além dos classicos barulhos internos, é o alto consumo: 6.5 km/l no alcool (ar ligado 100%) e 8.9 km/l na gasolina (ar 100% tb).
Os pneus permanecem os originais, GPS2 ou 3 (sei la) 175/65 14.
O carro foi revisado com 22.200 km, quando troquei:
- Oleo (Motorkraft)
- Filtro de oleo (Original Ford)
- Filtro de ar (Original Ford)
- Filtro de combustivel (Original Ford)
- Velas (Iridium Grau 7 originais Ford)
- Limpeza de bico
Já estou com o óleo e o filtro nas mãos para trocar agora, com 27 mil.
Nesse FDS peguei estrada com ele, pela 1a vez uma estrada livre e com boas retas e aproveitei para testar em subidas mais ingrimes o 8V. Me decepcionei de certa forma nas subidas, mesmo girando próximo ao redline (6 mil rpm), não conseguia uma boa desenvoltura com o carro (leia-se sustentar a velocidade que vinha, no embalo). A rodovia foi a Dutra, conhecida por ter alguns aclives e declives acentuados aqui no trecho do RJ, principalmente ali próximo a Piraí (aonde estão as melhores curvas da viagem tb). Fora isso, as curvas foram feitas no limite tambem, inclusive um dos parabarros acabo raspando na roda e está comido . Enfim, gostaria de saber de vcs, o que fazer para ganhar um pouco de desempenho de alta.
OBS:
1) Modificacao tem que ser reversivel (Nada de pistão taxado, comando SWR...)
2) Modificacao tem que manter o consumo atual (Nada de bico arrombado e essas porquices)
3) Não quero um carro de corrida pra usar no dia a dia, nada de escape reto, abafador de inox...
Pensei no seguinte:
- Filtro Inflow Inbox (dizem que da um ganho razoavel)
- Abafador final de Ka XR (dizem ter mais fluxo, confirma?)
- Coletor tubular de Ka XR ou Courrier 1.6 (esse é o bicho!!!)
- Unichip (É a ferramenta que uso no VTi atualmente, mas que vai sair pra dar lugar a outra).
Acredito que consiga ai, pelo menos uns 15 cv, não?
Como alguns sabem, meu Ka 1.6 é meu carro de dia a dia, então obviamente, os upgrades e pecinhas mas refinadas não estão indo p/ ele, mas sim pra outra ratoeira que uso para moeção, um VTi 94 Turbo. O que, no entanto, não quer dizer que eu não dê atenção ao pequeno vira-latas.... é um vira-latas, mas tem pai, porra!
Sem sair do assunto, venho apresentar a pequena maconha, de 107 cv, que me faz muito feliz no meu dia-a-dia, bem, quase perfeita, não fosse a ultima viagem que fiz do RJ a Penedo (afastado 195 km da capital).
Antes de explanar a viagem, vamos aos fatos do carro:
Ka 1.6 Flex 2011
Pacote Class (A/C, D/H, VE, TE, Limpador/Desembaçador, Ar quente)
Prata Geada
Retirado na Ford Sempre de Jacarepaguá (extinta) em Novembro de 2010.
Modelo 10/11
Som MP3 Pioneer (lixo...)
Farois de Neblina Originais (lixo tambem...)
Insul-Film G35 (instalado na Ford, um lixo...)
Uma película da bicheira
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/31/20120317104157.jpg
Atualmente está com 27.400 km, rodados 95% em cidade mesmo, sem frescura. Desde zero andou 90% do tempo no alcool e nunca tive frescura com uso. Se tiver que girar pra andar vai girar e se tiver que reduzir pra andar, vou reduzir.
Gostei demais do desempenho dele em ciclo urbano, arrancadas ágeis, saidas rapidas, direção muito direta e precisa, suspensão bem acertada apesar de um pouco dura pra pisos ondulados e freios adequados para os 107 cv originais.
O que me incomoda, além dos classicos barulhos internos, é o alto consumo: 6.5 km/l no alcool (ar ligado 100%) e 8.9 km/l na gasolina (ar 100% tb).
Os pneus permanecem os originais, GPS2 ou 3 (sei la) 175/65 14.
O carro foi revisado com 22.200 km, quando troquei:
- Oleo (Motorkraft)
- Filtro de oleo (Original Ford)
- Filtro de ar (Original Ford)
- Filtro de combustivel (Original Ford)
- Velas (Iridium Grau 7 originais Ford)
- Limpeza de bico
Já estou com o óleo e o filtro nas mãos para trocar agora, com 27 mil.
Nesse FDS peguei estrada com ele, pela 1a vez uma estrada livre e com boas retas e aproveitei para testar em subidas mais ingrimes o 8V. Me decepcionei de certa forma nas subidas, mesmo girando próximo ao redline (6 mil rpm), não conseguia uma boa desenvoltura com o carro (leia-se sustentar a velocidade que vinha, no embalo). A rodovia foi a Dutra, conhecida por ter alguns aclives e declives acentuados aqui no trecho do RJ, principalmente ali próximo a Piraí (aonde estão as melhores curvas da viagem tb). Fora isso, as curvas foram feitas no limite tambem, inclusive um dos parabarros acabo raspando na roda e está comido . Enfim, gostaria de saber de vcs, o que fazer para ganhar um pouco de desempenho de alta.
OBS:
1) Modificacao tem que ser reversivel (Nada de pistão taxado, comando SWR...)
2) Modificacao tem que manter o consumo atual (Nada de bico arrombado e essas porquices)
3) Não quero um carro de corrida pra usar no dia a dia, nada de escape reto, abafador de inox...
Pensei no seguinte:
- Filtro Inflow Inbox (dizem que da um ganho razoavel)
- Abafador final de Ka XR (dizem ter mais fluxo, confirma?)
- Coletor tubular de Ka XR ou Courrier 1.6 (esse é o bicho!!!)
- Unichip (É a ferramenta que uso no VTi atualmente, mas que vai sair pra dar lugar a outra).
Acredito que consiga ai, pelo menos uns 15 cv, não?
Maniche- Piloto de Controle Remoto
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
cara ao meu ver nisso tudo ai, acho que se tu colocar o chip de potencia em um carro 1.6, talvez voce ganhe com tudo junto uns 10cv. nessa faixa, mas LEMBRANDO isso gera custos em gas viu.
vai baixar mais ainda essa média. (:
vai baixar mais ainda essa média. (:
JúniorDF- Piloto de Controle Remoto
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
Bom,
Com o perdão da palavra mas eu vou discordar disso. Qualquer ferramenta de acerto, quando bem feita na aplicação desejada, melhora a média de consumo. As pessoas normalmente associam chip tuning e essas coisas todas ai a aumento de consumo porque nego faz um chip padaria vendido pronto e mete no carro. Obvio que vai ficar uma m*...
O acerto decente de ECU depende de inumeros fatores, sendo que você consegue atenua-los quando faz o acerto em cima de um dinamometro de inércia, com freio preferencialmente.
Com o dyno travado em uma certa velocidade, você consegue varrer todas as cargas de acelerador (de 10 a 100%) enquanto o carro está preso a uma velocidade. Fazendo esse esquema, você acerta todas as casas do seu mapa de combustivel e ponto. Por exemplo: travar o dyno a 50 km/h. Joga-se a 4a marcha, por exemplo. Te retorna 1 mil rpm (suposição).
- Com 10% de acelerador vc detecta que o melhor valor de ponto é 7 graus. Fica de olho na sonda wide pra procurar adequar a um padrão, sei lá, Lambda 0.86.
- Com 20% de acelerador vc detecta que o melhor valor de ponto é 9 graus. Mesma coisa pra mistura ar/combustivel via sonda wide.
- Com 30%...
- Com 50%...
- Com 90%...
Assim sucessivamente até completar todas as casas pra essa faixa de rotação (1000).
Repete-se o procedimento pra 1500... 2000... 2500... até o corte de giros... Assim, vc varre o mapa todo, consegue tirar todas as imperfeicoes do acerto e melhora sensivelmente o desempenho do carro tanto com meia carga (entre 10 e 90% de acelerador) quanto com carga plena (pé no fundo - 100% de acelerador).
Num carro aspirado, é relativamente fácil. E melhora-se o consumo, justamente por melhorar o acerto de ponto nas parciais e principalmente por dar uma emagrecida no combustivel com carga plena no acerto original de fábrica, que é bastante conservador pra evitar quebras (junta queimada, saia de pistão quebrada, canaleta derretida) por culpa de gasolina batizada.
Com um acerto feito corretamente, o consumo não piora.
Em suma: fazer um chip nas coxas, vendido pronto = lixo. Fazer um acerto em cima de um dinamometro, preferencialmente com freio, acertando parcial a parcial e depois carga plena = melhora de desempenho e consumo.
Digo isso porque conheco como é feito o acerto de Unichip, Motec, AEM e outras ferramentas e vejo isso com certa frequencia. Esse é o jeito mais preciso de se obter um acerto quase 100%. Digo isso, pois num carro com algum tipo de upgrade, o acerto nunca vai ser 100%...
Com o perdão da palavra mas eu vou discordar disso. Qualquer ferramenta de acerto, quando bem feita na aplicação desejada, melhora a média de consumo. As pessoas normalmente associam chip tuning e essas coisas todas ai a aumento de consumo porque nego faz um chip padaria vendido pronto e mete no carro. Obvio que vai ficar uma m*...
O acerto decente de ECU depende de inumeros fatores, sendo que você consegue atenua-los quando faz o acerto em cima de um dinamometro de inércia, com freio preferencialmente.
Com o dyno travado em uma certa velocidade, você consegue varrer todas as cargas de acelerador (de 10 a 100%) enquanto o carro está preso a uma velocidade. Fazendo esse esquema, você acerta todas as casas do seu mapa de combustivel e ponto. Por exemplo: travar o dyno a 50 km/h. Joga-se a 4a marcha, por exemplo. Te retorna 1 mil rpm (suposição).
- Com 10% de acelerador vc detecta que o melhor valor de ponto é 7 graus. Fica de olho na sonda wide pra procurar adequar a um padrão, sei lá, Lambda 0.86.
- Com 20% de acelerador vc detecta que o melhor valor de ponto é 9 graus. Mesma coisa pra mistura ar/combustivel via sonda wide.
- Com 30%...
- Com 50%...
- Com 90%...
Assim sucessivamente até completar todas as casas pra essa faixa de rotação (1000).
Repete-se o procedimento pra 1500... 2000... 2500... até o corte de giros... Assim, vc varre o mapa todo, consegue tirar todas as imperfeicoes do acerto e melhora sensivelmente o desempenho do carro tanto com meia carga (entre 10 e 90% de acelerador) quanto com carga plena (pé no fundo - 100% de acelerador).
Num carro aspirado, é relativamente fácil. E melhora-se o consumo, justamente por melhorar o acerto de ponto nas parciais e principalmente por dar uma emagrecida no combustivel com carga plena no acerto original de fábrica, que é bastante conservador pra evitar quebras (junta queimada, saia de pistão quebrada, canaleta derretida) por culpa de gasolina batizada.
Com um acerto feito corretamente, o consumo não piora.
Em suma: fazer um chip nas coxas, vendido pronto = lixo. Fazer um acerto em cima de um dinamometro, preferencialmente com freio, acertando parcial a parcial e depois carga plena = melhora de desempenho e consumo.
Digo isso porque conheco como é feito o acerto de Unichip, Motec, AEM e outras ferramentas e vejo isso com certa frequencia. Esse é o jeito mais preciso de se obter um acerto quase 100%. Digo isso, pois num carro com algum tipo de upgrade, o acerto nunca vai ser 100%...
Maniche- Piloto de Controle Remoto
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
VTI 94 TURBO!!!!
Luquinha- Motorista Veterano
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
Realmente, essa do Unichip ai foi bem interessante, não tinha esse conhecimento não! hehe
Coloca as fotos do VTI ai cara, junto com as do Kazinhos! hehehe
Coloca as fotos do VTI ai cara, junto com as do Kazinhos! hehehe
Victor Motta- Motorista Veterano
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
Se vc ver a questão do unichip, explana pra gente aê!!!
E domingo vamos nos encontrar aqui no Rio!!
Num anima de participar com o pessoal não!? Pode ir de Kazão ou de VTi...heheehe
Abs..
E domingo vamos nos encontrar aqui no Rio!!
Num anima de participar com o pessoal não!? Pode ir de Kazão ou de VTi...heheehe
Abs..
Felipe Brandão- Carteira Provisória
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Data de inscrição : 25/05/2011
Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
Po galera, até posto, mas o VTi é ratoeira... hehehehehe não tem frescura com ele, só Ar que eu fiz questão de manter. Mas de resto, ratoeira... relógio pra tudo quanto é lado, cofre feioso cheio de coisa... atualmente tá parado porque o fio da bobina externa MSD derreteu, e a gente ta reconstruindo o chicote.
Sobre a questão do acerto, não sou expert, apenas inxirido e acabo acompanhando o acerto do carro de muito amigo e os meus, claro. Tenho Unichip há 4 anos no VTi e é uma bela ferramenta. Enquanto aspirado, tinha 188.6 cv e depois da instalação do Unichip conseguimos 193.0 cv... parece pouco, mas o carro ganhou muito em parciais e em consumo. Fazia entre 10 e 10.5 sem o acerto. Com o acerto sempre bem próximo a 11 km/l em ciclo urbano.
Já já posto mais info's do VTi.
O encontro é aonde, domingo?
Abs!
Sobre a questão do acerto, não sou expert, apenas inxirido e acabo acompanhando o acerto do carro de muito amigo e os meus, claro. Tenho Unichip há 4 anos no VTi e é uma bela ferramenta. Enquanto aspirado, tinha 188.6 cv e depois da instalação do Unichip conseguimos 193.0 cv... parece pouco, mas o carro ganhou muito em parciais e em consumo. Fazia entre 10 e 10.5 sem o acerto. Com o acerto sempre bem próximo a 11 km/l em ciclo urbano.
Já já posto mais info's do VTi.
O encontro é aonde, domingo?
Abs!
Maniche- Piloto de Controle Remoto
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
Show ein!!!
Ahhhh.... 193 pocotózinhos... um dia terei!jheheheh
Cara, no "Encontros e Desencontros", tem o tópico do 2º encontro do Rio....
Estamos marcando pra esse Domingo - 09:30 - no Autódromo.
Aparece lá no topico, e acompanah...
Ahhhh.... 193 pocotózinhos... um dia terei!jheheheh
Cara, no "Encontros e Desencontros", tem o tópico do 2º encontro do Rio....
Estamos marcando pra esse Domingo - 09:30 - no Autódromo.
Aparece lá no topico, e acompanah...
Felipe Brandão- Carteira Provisória
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
Hm... show! Vou tentar comparecer.
Esses 193 cv eram enquanto aspirado. Agora estou esperando p/ ver quanto vem com o acerto enquanto turbo. To usando o kit turbo da Greddy, que vem com turbina TD05 18G da Mitsubishi e tem toda a pressurização desenhada para pegada em médias RPM. A principio vou usar 0.7 bar, mais que isso tenho um medo danado de fazer voar tudo.
Assim que tiver pronto, posto um tópico "Off" sobre ele, com gráficos de dyno, fotos e videos
Abs!
Esses 193 cv eram enquanto aspirado. Agora estou esperando p/ ver quanto vem com o acerto enquanto turbo. To usando o kit turbo da Greddy, que vem com turbina TD05 18G da Mitsubishi e tem toda a pressurização desenhada para pegada em médias RPM. A principio vou usar 0.7 bar, mais que isso tenho um medo danado de fazer voar tudo.
Assim que tiver pronto, posto um tópico "Off" sobre ele, com gráficos de dyno, fotos e videos
Abs!
Maniche- Piloto de Controle Remoto
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
O silencioso do XR é animal mesmo, 1/7/8 e você consegue enxergar o fim dele, eu tenho um semelhante porém com a ponteira chanfrada.. é impossível achar o original (ja caçei em todas as concessionárias) a ponteira você acha, mas o abafador eu aconselho pegar um semelhante.
Krempel- Piloto de Kart
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
pode não consumir mais, mas oq digo é subir os cv que sitou acima em um carro 1.0 talvez com um supercharger e com suas regulagens em questão de consumo seja uma boa.
quanto ao VTI ai sim sacaneou com o ka ;/
husauhshuasa'
sonho de consumo um VTI nao precisa ser turbo.
ele por si so ja me agrada o VTEC ajuda (:
tava quase pegando um 95 esse mes, mas melou ;/
quanto ao VTI ai sim sacaneou com o ka ;/
husauhshuasa'
sonho de consumo um VTI nao precisa ser turbo.
ele por si so ja me agrada o VTEC ajuda (:
tava quase pegando um 95 esse mes, mas melou ;/
JúniorDF- Piloto de Controle Remoto
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
Krempel escreveu:O silencioso do XR é animal mesmo, 1/7/8 e você consegue enxergar o fim dele, eu tenho um semelhante porém com a ponteira chanfrada.. é impossível achar o original (ja caçei em todas as concessionárias) a ponteira você acha, mas o abafador eu aconselho pegar um semelhante.
Fala Krempel! Te conheco de Oktane e Facebook nao?
O cara tem várias maconhas Ka em casa! uhaehueahuaeuaehuae
Então, o que vc recomenda de similar? Eu queria dar um up no carro, sem perder a usabilidade do dia a dia. Nada de comandão 500º e bico arrombado. Apenas um up pra alta, porque de saída é satisfatório.
Valeu!
JúniorDF escreveu:pode não consumir mais, mas oq digo é subir os cv que sitou acima em um carro 1.0 talvez com um supercharger e com suas regulagens em questão de consumo seja uma boa.
quanto ao VTI ai sim sacaneou com o ka ;/
husauhshuasa'
sonho de consumo um VTI nao precisa ser turbo.
ele por si so ja me agrada o VTEC ajuda (:
tava quase pegando um 95 esse mes, mas melou ;/
É o tipo de carro muito dificil achar inteiro. Só recomendo comprar se estiver realmente bom. A manutencao eh muito cara, apesar de ter pecas a rodo nos EUA, tudo vem com frete caro e pode ser tributado. Acho que nao teria outro VTi nao...
Abs!
Maniche- Piloto de Controle Remoto
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
pow voce é a primeira pessoa que eu vejo falando que nao teria outro VTI, mas tu ja pegou o teu VTI mechido??
ou veio originalzinho? (:
ou veio originalzinho? (:
JúniorDF- Piloto de Controle Remoto
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
Man, posta fotos do VTI ai
Luquinha- Motorista Veterano
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
Peguei com coletor 4x1 DC Sports so.
Nao teria outro pelo simples fato de ter outras opcoes que andam tanto, fazem tanta curva quanto e custam mais barato na hora de comprar e na hora de manter. Exemplos:
- ZX Dakar
- Xsara VTS 2.0
- Colt GTi
Falo com propriedade, tenho amigos com os 3 exemplares, são belos carros e com muitos atributos. Todos custam menos na hora da compra e na hora da manutencão.
Só teria outro VTi se achasse um realmente acima da média, em estado de 0.
[]s
Nao teria outro pelo simples fato de ter outras opcoes que andam tanto, fazem tanta curva quanto e custam mais barato na hora de comprar e na hora de manter. Exemplos:
- ZX Dakar
- Xsara VTS 2.0
- Colt GTi
Falo com propriedade, tenho amigos com os 3 exemplares, são belos carros e com muitos atributos. Todos custam menos na hora da compra e na hora da manutencão.
Só teria outro VTi se achasse um realmente acima da média, em estado de 0.
[]s
Maniche- Piloto de Controle Remoto
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
Só p/ atualiza-los, o consumo do Ka tem melhorado com frequencia, atingindo agora a marca de 10 km/l na cidade com frequencia e sempre ao redor de 9 km/l com alcool. Sempre ar ligado, transito pesado... estou ficando satisfeito, uma vez que quando mais novo, o carro fazia 6-6,5 com alcool e no máximo 7,5-8 com gasolina, nos mesmos percursos, nos mesmos horários e da mesma forma de dirigir. Acho que realmente melhora com o passar do tempo.
Com relação ao VTi, acertei, apenas 0.4 bar de pressão por enquanto. Conseguimos 280 cv com 26.5 kgfm de torque, gasolina Podium. Proximo passo é aumentar a pressão para 0.6 bar, com a ajuda da N75 e aliviar peso do interior.
Posso postar um video do carro fazendo um 50-180 km/h?
Abracos!
Com relação ao VTi, acertei, apenas 0.4 bar de pressão por enquanto. Conseguimos 280 cv com 26.5 kgfm de torque, gasolina Podium. Proximo passo é aumentar a pressão para 0.6 bar, com a ajuda da N75 e aliviar peso do interior.
Posso postar um video do carro fazendo um 50-180 km/h?
Abracos!
Maniche- Piloto de Controle Remoto
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
Nossa posta ai sim, vc entende pra caramba hein Maniche...e o caso da reprogramação vc tem conhecimento pode explicar como é feito se é a mesma coisa e o caso dos ganhos e se fica bom?
Pedro Neto- Tô tirando a carteira
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Cidade/Estado : cuiabá - mt
Motorização/Cor : 1.0 - prata
Código de Opcionais : completo
Data de inscrição : 16/03/2012
Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
OH Maniche mto me interesa saber o cógido das velas originais de iridium, pq pelo q eu sabia tem só as normais, e varia mais o grau delas, são 6 para os zetec's a gasolina e 7 para os flex.
E é mto interesante e posso lhe sugerir uns pneus, eu uso no meu Karango e recomendo q são os da Michelin, além de baixa resistencia, economiza combustivel e o meu é o XM1 aguenta os buracos tranquilos.
E cade as fotos das tuas máquinas...
Abs
E é mto interesante e posso lhe sugerir uns pneus, eu uso no meu Karango e recomendo q são os da Michelin, além de baixa resistencia, economiza combustivel e o meu é o XM1 aguenta os buracos tranquilos.
E cade as fotos das tuas máquinas...
Abs
Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
Amigos,
Sou meio bicho do mato, quase nao tiro foto dos carrinhos! hehehehe
Sei um pouquinho de reprogramacao, porque procuro acompanhar meus amigos que fazem e todas as vezes que o VTi foi acertado, procurei ficar ao lado para entender um pouco melhor o que fazem. Sou "amigo" do Rodrigo da Multi Turbo, que instala Unichip, dessa forma acabo tendo contato com alguem que tem bastente know how e faz a coisa certa, em cima de dinamometro, estudando variaveis e etc... não um chipador maluco que da ponto e engorda o carro a moda caralha.
Podem perguntar, vou procurar ajudar com o pouco que sei.
----
Novidade, acabo de fechar um coletor 4x1 de Ka XR 2001 pro Vira-Lata... acho que a alta melhora agora...
Sou meio bicho do mato, quase nao tiro foto dos carrinhos! hehehehe
Sei um pouquinho de reprogramacao, porque procuro acompanhar meus amigos que fazem e todas as vezes que o VTi foi acertado, procurei ficar ao lado para entender um pouco melhor o que fazem. Sou "amigo" do Rodrigo da Multi Turbo, que instala Unichip, dessa forma acabo tendo contato com alguem que tem bastente know how e faz a coisa certa, em cima de dinamometro, estudando variaveis e etc... não um chipador maluco que da ponto e engorda o carro a moda caralha.
Podem perguntar, vou procurar ajudar com o pouco que sei.
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Maniche- Piloto de Controle Remoto
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
Updates...
Comprei 1 pneu Firestone para substituir o estepe (que foi roubado). Agora estou atrás de uma roda de ferro 4x108 aro 14 para monta-lo.
Comprei os discos dianteiros na Fremax, paguei a bagatela de 105,00 neles. Agora estou atrás das pastilhas com um conhecido que vende peças originais Ford/Motorkraft em Niteroi. Pelo que ele me falou, morro em 99,00 nas pastilhas dianteiras originais. Feito isso, já levo para alinhar e balancear e era isso!
Abs!
Comprei 1 pneu Firestone para substituir o estepe (que foi roubado). Agora estou atrás de uma roda de ferro 4x108 aro 14 para monta-lo.
Comprei os discos dianteiros na Fremax, paguei a bagatela de 105,00 neles. Agora estou atrás das pastilhas com um conhecido que vende peças originais Ford/Motorkraft em Niteroi. Pelo que ele me falou, morro em 99,00 nas pastilhas dianteiras originais. Feito isso, já levo para alinhar e balancear e era isso!
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Maniche- Piloto de Controle Remoto
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
Maniche, o Alex63, aqui do fórum tem as pastilhas originais para vender, foi retirada do KA Sport dele. Dê uma olhada no tópico "feira do rolo"
Reginaldo- Carteira Provisória
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
Já consegui a 99,00 as originais Ford. Vou nelas... mesmo assim, obrigado pela oferta, amigo.
Abs!
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Maniche- Piloto de Controle Remoto
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
Reginaldo,
Corrigindo......
Eu tenho a venda os disco de freio do Sport 1.6 e não as pastilhas...
Obrigado de qualquer forma pela lembrança,
abcs
Corrigindo......
Eu tenho a venda os disco de freio do Sport 1.6 e não as pastilhas...
Obrigado de qualquer forma pela lembrança,
abcs
Reginaldo escreveu:Maniche, o Alex63, aqui do fórum tem as pastilhas originais para vender, foi retirada do KA Sport dele. Dê uma olhada no tópico "feira do rolo"
alex63- Motorista Veterano
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
Update 5-sep,
Discos (Fremax OE Replacement) + Pastilhas (Cobreq) trocados.
Que diferença... já estava no osso.
Chegamos aos 39.346 km rodados... vou trocar o óleo agora com 40 mil (fechar 5 mil no ciclo desse) junto com filtro e filtro de combustivel.
Abs!
Discos (Fremax OE Replacement) + Pastilhas (Cobreq) trocados.
Que diferença... já estava no osso.
Chegamos aos 39.346 km rodados... vou trocar o óleo agora com 40 mil (fechar 5 mil no ciclo desse) junto com filtro e filtro de combustivel.
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Maniche- Piloto de Controle Remoto
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
Update,
Comprei o estepe que haviam me roubado. Agora fica dentro de uma capa no porta malas.
Peguei na GBG pneus, uma unidade, 179,90. Pneu Firestone 175/65 14.
Comprei uma roda de um ser daqui (LeoV) e já ta tudo montado.
Segunda faço vistoria do Detran.
Abs!
Comprei o estepe que haviam me roubado. Agora fica dentro de uma capa no porta malas.
Peguei na GBG pneus, uma unidade, 179,90. Pneu Firestone 175/65 14.
Comprei uma roda de um ser daqui (LeoV) e já ta tudo montado.
Segunda faço vistoria do Detran.
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Maniche- Piloto de Controle Remoto
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
Estepe foi montado, botei as calotas originais de volta, coloquei o estepe de volta na mala (agora só uso dentro da mala, p evitar surpresas)...
Fiz a vistoria hoje, documento 2012 nas maos.. molezinha, cheguei 8h15 no detran e as 9 ja estava liberado. Fui super bem atendido.. Posto Alvorada, Barra da Tijuca.. fica a dica aos amigos..
Abasteci no dia 5/9 um alcool MUITO ruim.. meu carro fez 6,98 km/l... fugiu completamente da média usual, ao redor de 8 km/l... o posto em questao foi o Santa Filomena, no Anil (Jacarepagua). Acabei abastecendo lá porque estava proximo, mesmo ja sabendo que o posto não é de confianca. E o pior, é um posto com "de olho no combustivel" da petrobras e vende gasolina podium.. estamos perdidos mesmo.
Hoje ja abasteci novamente no posto que confio, um Ipiranga na Estrada do Gabinal.. vamos ver se melhora.
Abs!
Fiz a vistoria hoje, documento 2012 nas maos.. molezinha, cheguei 8h15 no detran e as 9 ja estava liberado. Fui super bem atendido.. Posto Alvorada, Barra da Tijuca.. fica a dica aos amigos..
Abasteci no dia 5/9 um alcool MUITO ruim.. meu carro fez 6,98 km/l... fugiu completamente da média usual, ao redor de 8 km/l... o posto em questao foi o Santa Filomena, no Anil (Jacarepagua). Acabei abastecendo lá porque estava proximo, mesmo ja sabendo que o posto não é de confianca. E o pior, é um posto com "de olho no combustivel" da petrobras e vende gasolina podium.. estamos perdidos mesmo.
Hoje ja abasteci novamente no posto que confio, um Ipiranga na Estrada do Gabinal.. vamos ver se melhora.
Abs!
Maniche- Piloto de Controle Remoto
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
3/10...
me cadastrei no km de vantagens ipiranga... vamos ver se sáporra vale a pena mesmo..
aproveitando o ensejo, patroã vai me dar de presente o par de farois mascara negra do Ka 2012 e esta semana devo trocar óleo, filtro de oleo, filtro de combustivel e filtro de ar. Esta na hora de um alinhamento e balanceamento tambem, afinal, tento fazer sempre de 10 em 10 mil kms esse tipo de servico (mais pra ser periodico mesmo). Vou ver se consigo horario essa semana tb.
Abs!
me cadastrei no km de vantagens ipiranga... vamos ver se sáporra vale a pena mesmo..
aproveitando o ensejo, patroã vai me dar de presente o par de farois mascara negra do Ka 2012 e esta semana devo trocar óleo, filtro de oleo, filtro de combustivel e filtro de ar. Esta na hora de um alinhamento e balanceamento tambem, afinal, tento fazer sempre de 10 em 10 mil kms esse tipo de servico (mais pra ser periodico mesmo). Vou ver se consigo horario essa semana tb.
Abs!
Maniche- Piloto de Controle Remoto
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
Olá, Maniche!
Tive um ka 2009 1.6 e agora estou com um Sport 2012...
Em ambos fiz a seguinte modificação:
Thermo-tape em todo o coletor e escapamento até o abafador traseiro
Filtro K&N inbox (que eu mesmo preparei...)
Freios de Eco na dianteira
Acerto com Unichip
Modulo Bluetooth para comutar entre os mapas (Podium, álcool, e outros com ponto de corte diferenciados)
Meus consumos atuais rodando na estrada somente com Podium e mantendo próximo a 2750rpm (+-100km/h) faço sempre acima de 14,5 km/l, e já consegui fazer 16,2km/l. Isto sem esmerilhar e sem o a/c... Só estava rodando na Podium, então não recordo de como fica o consumo na cana...
Se pisar, -percebe-se uma diferença enorme do carro depois do acerto... Original no álcool o carro estava com 120cv e depois passou para 125cv. Lembrando que este aumento foi apenas com o acerto!
Recomendo de olhos fechados o uso do Unichip para acerto fino do motor... Obvio que se botar pra esmerilhar, o bicho vai beber... Teve momentos de fazer com o mesmo carro 7km/l dentro da cidade só trocando as marchas acima das 5.000rpm...
Segue link com o gráfico do bicho na cana (abstraiam o "Fiesta" o Allan errou na seleção do carro no arquivo...)
Potência
http://www.dastek.com.br/img/graficos/FIESTA%202012%20FLEX%20P.pdf
Torque
http://www.dastek.com.br/img/graficos/FIESTA%202012%20FLEX%20T.pdf
O maior ganho ganho foi no torque, que aumentou significativamente em toda a faixa de rotação...
Abraço e espero ter auxiliado no que queria...
Tive um ka 2009 1.6 e agora estou com um Sport 2012...
Em ambos fiz a seguinte modificação:
Thermo-tape em todo o coletor e escapamento até o abafador traseiro
Filtro K&N inbox (que eu mesmo preparei...)
Freios de Eco na dianteira
Acerto com Unichip
Modulo Bluetooth para comutar entre os mapas (Podium, álcool, e outros com ponto de corte diferenciados)
Meus consumos atuais rodando na estrada somente com Podium e mantendo próximo a 2750rpm (+-100km/h) faço sempre acima de 14,5 km/l, e já consegui fazer 16,2km/l. Isto sem esmerilhar e sem o a/c... Só estava rodando na Podium, então não recordo de como fica o consumo na cana...
Se pisar, -percebe-se uma diferença enorme do carro depois do acerto... Original no álcool o carro estava com 120cv e depois passou para 125cv. Lembrando que este aumento foi apenas com o acerto!
Recomendo de olhos fechados o uso do Unichip para acerto fino do motor... Obvio que se botar pra esmerilhar, o bicho vai beber... Teve momentos de fazer com o mesmo carro 7km/l dentro da cidade só trocando as marchas acima das 5.000rpm...
Segue link com o gráfico do bicho na cana (abstraiam o "Fiesta" o Allan errou na seleção do carro no arquivo...)
Potência
http://www.dastek.com.br/img/graficos/FIESTA%202012%20FLEX%20P.pdf
Torque
http://www.dastek.com.br/img/graficos/FIESTA%202012%20FLEX%20T.pdf
O maior ganho ganho foi no torque, que aumentou significativamente em toda a faixa de rotação...
Abraço e espero ter auxiliado no que queria...
Black Devil Car- Tô tirando a carteira
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
Eu uso Unichip desde 2009 no meu VTi e conheco o produto. Sou um usuário 100% satisfeito.
No Ka, pretendo sim instalar o Unichip e quero tambem melhorar a tomada de ar para o filtro, que considero desastrosa a original (canudinho puxando ar quente).
Espero, junto com o coletor de Ka XR 2001 que comprei, algo em torno de 125 cv mesmo, na cana, já com acerto feito.
Abs!
No Ka, pretendo sim instalar o Unichip e quero tambem melhorar a tomada de ar para o filtro, que considero desastrosa a original (canudinho puxando ar quente).
Espero, junto com o coletor de Ka XR 2001 que comprei, algo em torno de 125 cv mesmo, na cana, já com acerto feito.
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Maniche- Piloto de Controle Remoto
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Re: Projeto - Vira-latas... 1.6 Flex '11
Pessoal,
Fiz umas continhas depois da manutenção de sabado utilizando o banco de dados que tenho aqui desde que comprei o carro, vejam só aonde chegamos:
Total percorrido (em kms) desde 14/janeiro: 19.305 km
Total gasto em combustivel: R$ 5.937,00
Total gasto em manutenções: R$ 1.421,00
Total gasto com IPVA 2012: 1.133,00
Total gasto com Seguro: R$ 1.300,00
Isso tudo, somado e dividido pela KM percorrida, nos retorna um custo médio de R$ 0,51 por km rodado. Foi mais ou menos o que eu havia estimado na minha cabeça, ou seja, um carrinho popular com consumo mediano (caso do Ka 1.6), fica em 50 centavos por km rodado na cidade, pagando alcool na media de 2,10 e gasolina na média de 2,80.
As médias de consumo com alcool tem ficado ao redor de 7,5 km/l na cidade em transito pesado e em torno de 8,5 km/l quando o transito fica mais light. Na estrada só uso gasolina, por conta da autonomia (odeio abastecer em posto desconhecido de beira de estrada). Já na gasolina, consigo fazer em torno de 8 km/l com transito pesado e 9 na melhor das hipóteses com transito tranquilo. Na estrada já cheguei a fazer 12 km/l.
Desta forma, o alcool continua sendo imbativel frente a gasolina. Hoje, o meu posto de confianca me cobra 2,09 no litro do alcool e 2,79 no litro da gasolina comum. Além de deixar o carro mais manco, a gasolina é um combustivel derivado do petroleo, INFINITAMENTE mais sujo do que o alcool.
Bem, vou fechar essa planilha anual até dezembro e posto um tópico só sobre isso, mostrando tim tim por tim tim o custo de um carro no dia a dia.
Abs!
Fiz umas continhas depois da manutenção de sabado utilizando o banco de dados que tenho aqui desde que comprei o carro, vejam só aonde chegamos:
Total percorrido (em kms) desde 14/janeiro: 19.305 km
Total gasto em combustivel: R$ 5.937,00
Total gasto em manutenções: R$ 1.421,00
Total gasto com IPVA 2012: 1.133,00
Total gasto com Seguro: R$ 1.300,00
Isso tudo, somado e dividido pela KM percorrida, nos retorna um custo médio de R$ 0,51 por km rodado. Foi mais ou menos o que eu havia estimado na minha cabeça, ou seja, um carrinho popular com consumo mediano (caso do Ka 1.6), fica em 50 centavos por km rodado na cidade, pagando alcool na media de 2,10 e gasolina na média de 2,80.
As médias de consumo com alcool tem ficado ao redor de 7,5 km/l na cidade em transito pesado e em torno de 8,5 km/l quando o transito fica mais light. Na estrada só uso gasolina, por conta da autonomia (odeio abastecer em posto desconhecido de beira de estrada). Já na gasolina, consigo fazer em torno de 8 km/l com transito pesado e 9 na melhor das hipóteses com transito tranquilo. Na estrada já cheguei a fazer 12 km/l.
Desta forma, o alcool continua sendo imbativel frente a gasolina. Hoje, o meu posto de confianca me cobra 2,09 no litro do alcool e 2,79 no litro da gasolina comum. Além de deixar o carro mais manco, a gasolina é um combustivel derivado do petroleo, INFINITAMENTE mais sujo do que o alcool.
Bem, vou fechar essa planilha anual até dezembro e posto um tópico só sobre isso, mostrando tim tim por tim tim o custo de um carro no dia a dia.
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