Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nível de Oléo, Cuidado !!

+2
alex63
Igor
6 participantes

Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por Igor Qua 4 Abr 2012 - 10:25

Pro Pessoal Que possue Ford Ká com mais de 100 mil KM... Usando O óleo 5w30 o Nível de oleo diminui mais rapido por que?

Devido ao maior desgaste dos anéis e maior folga entre as peças este óleo se torna "fino" demais , fazendo com que queime mais rapido.

Neste Caso é recomendável usar qual óleo nos nossos Ká's?

20w40 ? 15w03 ? ...
Igor
Igor
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 653
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/ Paraná
Motorização/Cor : KA ST Ártico 2013
Código de Opcionais : KFI3
Data de inscrição : 29/11/2011

https://www.facebook.com/igorhw

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por alex63 Qua 4 Abr 2012 - 13:03

Igor,

O óleo a ser usado deve continuar a ser o especificado pelo fabricante. Usar óleo mais " grosso" é muito prejudicial na partida. Onde ocorrem quase 90% dos problemas de desgaste, pois o "filme" protetor de óleo é mínimo, pois ele escorre e acaba ficando sem quase nada, aumentando o atrito entre as partes, no momento inicial.
O carro ter mais de 100mil Km não quer dizer nada, o que deve ser levando em consideração é o consumo de óleo a cada 1000km, o qual deve estar de acordo com o manual de instruções do veículo. Normalmente para veículos de passeio e em condições normais de uso ele é igual a 1 litro a cada 1000km.

Usar um óleo mais grosso é apenas uma falsa sensação de melhora, porem o desgaste das peças acabará sendo maior. Quanto mais " grosso" ou seja maior viscosidade, mais tempo ele levará para circular pelo motor...e conseguentemente masi tempo para " proteger' as peças de atrito entre si.

Por isso cada vez mais vemos óleos, com especificações 5w30 / 5w40 e ate mesmo 0W30 ou 0W40 ou seja são extremamente " finos" quando frios , facilitando a circulação / lubrificação e mantndo as características ideais quando atingem a temperatura de trabalho do motor.

Então um conselho, se esta gastando mais óleo do que isto, e esta " fumando" significa que esta na hora de abrir o motor e ver onde esta o problema , que pode ser quia de válvulas, retentores de válvula e aneis de segmento e raspadores de óleo gastos... E em assim sendo, uma boa retifica, com procedimentos de montagem corretos e materiais especificados para o veículo, resolvem 100% os problemas e seu carro volta a ter um coração novo de novo !!!

Obs: Depois da retífica, é normal gastar um pouqinho mais de óleo, devido ao assentamento de aneis de segmento e raspadores de óleo, mais depois tudo retorna ao normal.

Como praxe, o ideal é apos retificado a 1° troca de óleo ser feita com 1000Km, para remover as limalhas e pequenas sobras metálicas que podem ter ficado retidas nas canaletas de óleo , durante o processo de retifica.

Troque óleo e filtro todas as vezes que substituir o óleo...

Abcs
alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por marcoalves1970 Qua 4 Abr 2012 - 13:07

Igor escreveu:Pro Pessoal Que possue Ford Ká com mais de 100 mil KM... Usando O óleo 5w30 o Nível de oleo diminui mais rapido por que?

Devido ao maior desgaste dos anéis e maior folga entre as peças este óleo se torna "fino" demais , fazendo com que queime mais rapido.

Neste Caso é recomendável usar qual óleo nos nossos Ká's?

20w40 ? 15w03 ? ...

5W40 é uma boa opção, é o mesmo usado no Gol GV, mas é mais caro q o 5W30, pode usar tb o 10W40, no manual diz pode usar até esse ultimo. Jamais use um 20W40 ou 20W50 pois vc vai ter muitos problemas com a primeira partida.


Última edição por marcoalves1970 em Qua 4 Abr 2012 - 13:25, editado 4 vez(es)
marcoalves1970
marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1090
Idade : 54
Cidade/Estado : Franca, SP
Motorização/Cor : Honda Fit 1.4 CVT
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por marcoalves1970 Qua 4 Abr 2012 - 13:22

alex63 escreveu:Igor,

O óleo a ser usado deve continuar a ser o especificado pelo fabricante. Usar óleo mais " grosso" é muito prejudicial na partida. Onde ocorrem quase 90% dos problemas de desgaste, pois o "filme" protetor de óleo é mínimo, pois ele escorre e acaba ficando sem quase nada, aumentando o atrito entre as partes, no momento inicial.
O carro ter mais de 100mil Km não quer dizer nada, o que deve ser levando em consideração é o consumo de óleo a cada 1000km, o qual deve estar de acordo com o manual de instruções do veículo. Normalmente para veículos de passeio e em condições normais de uso ele é igual a 1 litro a cada 1000km.

Usar um óleo mais grosso é apenas uma falsa sensação de melhora, porem o desgaste das peças acabará sendo maior. Quanto mais " grosso" ou seja maior viscosidade, mais tempo ele levará para circular pelo motor...e conseguentemente masi tempo para " proteger' as peças de atrito entre si.

Por isso cada vez mais vemos óleos, com especificações 5w30 / 5w40 e ate mesmo 0W30 ou 0W40 ou seja são extremamente " finos" quando frios , facilitando a circulação / lubrificação e mantndo as características ideais quando atingem a temperatura de trabalho do motor.

Então um conselho, se esta gastando mais óleo do que isto, e esta " fumando" significa que esta na hora de abrir o motor e ver onde esta o problema , que pode ser quia de válvulas, retentores de válvula e aneis de segmento e raspadores de óleo gastos... E em assim sendo, uma boa retifica, com procedimentos de montagem corretos e materiais especificados para o veículo, resolvem 100% os problemas e seu carro volta a ter um coração novo de novo !!!

Obs: Depois da retífica, é normal gastar um pouqinho mais de óleo, devido ao assentamento de aneis de segmento e raspadores de óleo, mais depois tudo retorna ao normal.

Como praxe, o ideal é apos retificado a 1° troca de óleo ser feita com 1000Km, para remover as limalhas e pequenas sobras metálicas que podem ter ficado retidas nas canaletas de óleo , durante o processo de retifica.

Troque óleo e filtro todas as vezes que substituir o óleo...

Abcs

Alex, não sei se entendi o q vc queiz dizer, eu concordo q o motor queime oleo, mas eu acho q 1 L a cada 1000 km é muita coisa, pra mim ja está na hr da retífica, o meu Fiesta só baixou 3mm do maximo da vareta + -200 ML, quando fui fazer a primeira revisão, isso sim é normal pq no manual diz q na primeira troca de oleo iria baixar até 500 ML a cada 5000km, no entanto,agora q o meu carro está com 9000, não baixou 1mm se quer, ou seja, foi trocado o oleo pela coss quando ele estava com 5000 e 6 meses, de lá pra k ja andei 4000, se baixasse 1 L de oleo a cada 1000 km eu ja estava sem oleo ou teria colocado 4 litros não é? Meu chefe tinha um Palio 2002 com 150.000 km e estava fumando, baixava 1L a cada 1000 km, ele ja não estava aguentado mais de tanto gastar com oleo, resultado, teve q fazer o motor inteiro.
marcoalves1970
marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1090
Idade : 54
Cidade/Estado : Franca, SP
Motorização/Cor : Honda Fit 1.4 CVT
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por alex63 Qua 4 Abr 2012 - 14:04

Marcos,

O que eu quiz dizer é " Queimar no máximo 1Litro a cada 1000Km" ou seja isso é o limite!!! E é o que a maioria das montadoras define como LIMITE de normalidade, só que na Ford é diferente, conforme abaixo.

Informação retirada do MAnuals do ford KA 2012 , página 2-81
CONSUMO DE ÓLEO
" Nos primeiros 5000km ( período de amaciamento)
O consumo de óleo é maior, portanto o nível de óleo deve ser verificado com maior frequência. O consumo máximo aceitável neste período é de 1 litro. Após o período de amaciamento o motor pode consumir até 1 litro a cada 10.000km. Se o consumo observado for maior dirija-se a um Distribuidor Ford"

Ainda nesta página no topo diz o seguinte:
" Sob cargas elevadas, o motor consome mais óleo" porém não definem valores.

Abcs
alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por marcoalves1970 Qua 4 Abr 2012 - 14:22

alex63 escreveu:Marcos,

O que eu quiz dizer é " Queimar no máximo 1Litro a cada 1000Km" ou seja isso é o limite!!! E é o que a maioria das montadoras define como LIMITE de normalidade, só que na Ford é diferente, conforme abaixo.

Informação retirada do MAnuals do ford KA 2012 , página 2-81
CONSUMO DE ÓLEO
" Nos primeiros 5000km ( período de amaciamento)
O consumo de óleo é maior, portanto o nível de óleo deve ser verificado com maior frequência. O consumo máximo aceitável neste período é de 1 litro. Após o período de amaciamento o motor pode consumir até 1 litro a cada 10.000km. Se o consumo observado for maior dirija-se a um Distribuidor Ford"

Ainda nesta página no topo diz o seguinte:
" Sob cargas elevadas, o motor consome mais óleo" porém não definem valores.

Abcs

Bleza, não havia entendido... Valeu

Abcs
marcoalves1970
marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1090
Idade : 54
Cidade/Estado : Franca, SP
Motorização/Cor : Honda Fit 1.4 CVT
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por alex63 Qua 4 Abr 2012 - 14:29

Marcos,
Uma coisa que vc não comentou... viu que no manual fala em período de " amaciamento = 5000 Km "??? Depois o pessoal diz que isso é besteira... o meu inclusive quando chegar nesta kilometragem ou 6 meses , trocarei o óleo e o filtro...

Ou seja , vou continuar com meu velho e bom procedimento padrão....

Abcs
alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por marcoalves1970 Qua 4 Abr 2012 - 15:25

alex63 escreveu:Marcos,
Uma coisa que vc não comentou... viu que no manual fala em período de " amaciamento = 5000 Km "??? Depois o pessoal diz que isso é besteira... o meu inclusive quando chegar nesta kilometragem ou 6 meses , trocarei o óleo e o filtro...

Ou seja , vou continuar com meu velho e bom procedimento padrão....

Abcs

Realmente, tem no manual, o engrassado é q na coss. eles falam q o motor se ajusta com 500 a 1000 km, pode até ser mas amaciar eu não creio, só com 5000 mesmo.

Mas me fala, o q vc está achando da ferinha 1.6, anda q só não é? Vc ja usou o etanol? Se não, use, vc vai se surpreender o tanto q anda... he he he. Infelizmente os motores flex é muito ruim na gasolina, principalmente essa gasolixo comum q temos, eu tenho até medo de usar, quando faço a migração, a cada 5.000, vou de podium, mas tb só um tanque depois volto pro etanol aditivado.

Abcs.
marcoalves1970
marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1090
Idade : 54
Cidade/Estado : Franca, SP
Motorização/Cor : Honda Fit 1.4 CVT
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por alex63 Qua 4 Abr 2012 - 15:45

Marcos, no meu eu ainda não rodei com Etanol não... mais no que eu testei estava com etanol e vi que da muita diferença!. Olha o carro anda muito bem, acho ate que anda muito para o carro que é.... E concordo com vc carro flex é uma bomba, pois não é nem um nem outro.. na verdade é mais para etanol do que gasolina, devido a alta taxa de compressão... O mais engraçado é o seguinte, ja fiz de tudo pra ver se ele bate pino ( detonação) e ate agora nada.... Aqui na Ilha do Governador onde moro, realmente esta complicado ter a gasolina de qualidade e tem posto de bandeira aprontando aqui.... agora eu sempre abasteço no Posto Shell que conheço o dono, la num tem promoção a gasolina normalmente é 10 centavos mais cara.. mais em compensação é boa !! Ate para limpar peças é melhor hhehehehehehe!!!

Agora acho a relação de marchas muito longas olha só:
vamos a comparação entre o 1.0 e o 1.6
******* 1.0 ******1.6
1 marcha 4,083:1 3,545:1
2 marcha 2,292:1 2,045:1
3 marcha 1,517:1 1,281:1
4 marcha 1,108:1 0,951:1
5 marcha 0,878:1 0,756:1
Relação final ( diferencial)
1.0 4,25:1
1.6 3,82:1
Ou seja acredito que ele ficaria mais " nervoso" menos economico é claro, se tivesse as mesmas relações de marcha do 1.0 só que com o diferencial 3,82:1....

Eu por diversas vezes, deixo de passar a 5 marcha , porque simplesmente ele não " pede ' ela ! Outra coisa que observei, o meu num passa nem por decreto de 170Km/h de 5 marcha... vou tentar passar de 4 e acho que vai rolar .... minha Ranger STX era assim vc vinha de 4 marcha a 190Km/h e passava a 5 marcha ( overdrive = a do Ka Sport) e ela ia caindo ate 150 ou 160Km por hora.... ou seja falta fólego par empurrar com relação tão alta...

Agora uma coisa é fato, ele é bem economico e silencioso... acredito que a Ford tenha feito alguma mudança no software de gerenciamento dos modelos 2012.

Por enquanto, estou naquela fase do casamento onde tudo é ' amor"..... Vamos ver quado ele começar a ficar mais rodadinho....
Só pra finalizar.. esse se não der nenhum problema durante a grantia, nunca mais coloca as " borrachas" no piso da Ford...

Abcs



alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por Igor Qua 4 Abr 2012 - 16:46

Valeu pelas dicas galera, meu Ka baixou muito o nivel de oleo em menos de 3 semanas eu havia completado, e hoje fui verificar e estava no no primeiro nivel da vareta levei hoje em um mecanico, e vou ter q trocar a tampa de valvula. Saiu por 35,00 reais. agora em casa vou completar o óleo novamente e verificar o nivel em 1 semana e em quilometragem, e vamos ver o que está acontecendo com o Kázinho. uso o Oleo 5w30 é o mais TOP da lubrax 30 pila o litro, não posso vencer com tanta quiema de oleo hahahahahah. espero q o problema seja resolvido pois não há mais vazamentos aparentes. E o Carro não " fuma"
Igor
Igor
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 653
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/ Paraná
Motorização/Cor : KA ST Ártico 2013
Código de Opcionais : KFI3
Data de inscrição : 29/11/2011

https://www.facebook.com/igorhw

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por alex63 Qua 4 Abr 2012 - 16:55

Igor,

Se ele não esta soltando fumaça " azulada" pela descarga ele não esta queimando óleo não.... agora tem de ver se não tem vazamentos... Agora só oleo 5w30 não quer dizer nada! Ele tem de atender as especificações FORD... Da uma olhada no seu manual pois la tem esta info.. eu não sei se para o old é a mesma especificação do novo Ka não, acho que mudou!
Abcs
alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por Igor Qua 4 Abr 2012 - 17:00

O problema é q meu carro não veio o manual, eu comprei usado ja... mas na proxima troca eu vou comprar o da motorcraft da propria ford e só levo pra trocar junto com o filtro...
Igor
Igor
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 653
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/ Paraná
Motorização/Cor : KA ST Ártico 2013
Código de Opcionais : KFI3
Data de inscrição : 29/11/2011

https://www.facebook.com/igorhw

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por Igor Qua 4 Abr 2012 - 17:02

se eu usar o aditivo para óleo será ele terá mais durabilidade? o mecanico me disse que não há mais vazamentos e o carro não está queimando oleo. o unico vazamento é o da tampa da valvula q levei pra trocar hoje... vamos ver como vai ficar o consumo dele.
Igor
Igor
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 653
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/ Paraná
Motorização/Cor : KA ST Ártico 2013
Código de Opcionais : KFI3
Data de inscrição : 29/11/2011

https://www.facebook.com/igorhw

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por alex63 Qua 4 Abr 2012 - 17:21

Igor,

Não precisa usar aditivo nenhum, alem do óleo recomendado pela Ford ! Só isso e é claro monitorar o nível de óleo...

Abcs
alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por lzdls Qua 4 Abr 2012 - 17:39

Use 5w30 ou 10w40. Como o amigo disse em cima, o manual rpeve o uso do 10w40 semi.

lzdls
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 15
Cidade/Estado : BSB/DF
Motorização/Cor : 2009/09 1.0 Prata
Código de Opcionais : Vidros, travas e desembaçadores.
Data de inscrição : 27/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por Lasek Qua 4 Abr 2012 - 18:30

Todo motor consome oléo isso é fato! quando pistão sobe pela camisa sobe oléo junto pra lubrificar e na volta do pistão aquele filme q fica queima junto na combustão...Se vc ver um pistão de perto verá q tem tres rasgos para os anéis dois são inteiriços pra dar compressão e o ultimo tem furos por onde o oléo passa pra lubrificar a subida e a descida...

Teu carro ta com mais de 100 mil km? é rocam? vc pode colocar um oléo mais "grosso" sim devido as folgas q motor tem as peças q aquecem dentro ficam com mais folga e os anéis já estão mais cansados pelo desgaste... se vc ficar colocando 5w30 vai quebrar teu bolso...experimenta um 10w40 tem o bardahl prolonga pra motores acima de 100 mil km ele parece um melado e preenche essas folgas q o motor tem pelo tempo de uso!
Lasek
Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Idade : 38
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo
Data de inscrição : 21/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por marcoalves1970 Qua 4 Abr 2012 - 19:54

alex63 escreveu:Marcos, no meu eu ainda não rodei com Etanol não... mais no que eu testei estava com etanol e vi que da muita diferença!. Olha o carro anda muito bem, acho ate que anda muito para o carro que é.... E concordo com vc carro flex é uma bomba, pois não é nem um nem outro.. na verdade é mais para etanol do que gasolina, devido a alta taxa de compressão... O mais engraçado é o seguinte, ja fiz de tudo pra ver se ele bate pino ( detonação) e ate agora nada.... Aqui na Ilha do Governador onde moro, realmente esta complicado ter a gasolina de qualidade e tem posto de bandeira aprontando aqui.... agora eu sempre abasteço no Posto Shell que conheço o dono, la num tem promoção a gasolina normalmente é 10 centavos mais cara.. mais em compensação é boa !! Ate para limpar peças é melhor hhehehehehehe!!!

Agora acho a relação de marchas muito longas olha só:
vamos a comparação entre o 1.0 e o 1.6
******* 1.0 ******1.6
1 marcha 4,083:1 3,545:1
2 marcha 2,292:1 2,045:1
3 marcha 1,517:1 1,281:1
4 marcha 1,108:1 0,951:1
5 marcha 0,878:1 0,756:1
Relação final ( diferencial)
1.0 4,25:1
1.6 3,82:1
Ou seja acredito que ele ficaria mais " nervoso" menos economico é claro, se tivesse as mesmas relações de marcha do 1.0 só que com o diferencial 3,82:1....

Eu por diversas vezes, deixo de passar a 5 marcha , porque simplesmente ele não " pede ' ela ! Outra coisa que observei, o meu num passa nem por decreto de 170Km/h de 5 marcha... vou tentar passar de 4 e acho que vai rolar .... minha Ranger STX era assim vc vinha de 4 marcha a 190Km/h e passava a 5 marcha ( overdrive = a do Ka Sport) e ela ia caindo ate 150 ou 160Km por hora.... ou seja falta fólego par empurrar com relação tão alta...

Agora uma coisa é fato, ele é bem economico e silencioso... acredito que a Ford tenha feito alguma mudança no software de gerenciamento dos modelos 2012.

Por enquanto, estou naquela fase do casamento onde tudo é ' amor"..... Vamos ver quado ele começar a ficar mais rodadinho....
Só pra finalizar.. esse se não der nenhum problema durante a grantia, nunca mais coloca as " borrachas" no piso da Ford...

Abcs




Alex, acho q o seu carro não grilou ainda pq talvez esse Shell q vc coloca é mesmo de qualidade, mas tem um outro problema q devemos tomar muito cuidado, vc deve saber da detonação e da pré-ignição, uma é completamente diferente da outra mas a pior é a pré-ignição, ela não faz barulho, vai destruindo o motor sem a gente saber, a detonação , como faz o grilo sabemos q tem algo errado, como hj a maioria das pessoas estão colocando gasolina comum nos flex, é direto q ouço os carros do meu çado grilar pra sair nom sinal verde, isso geralmente faz o motor perder potencia, eu ja vi um Gol G5 quase morrer do meu lado depois de fazer o barulho, e olha q o motor do G5 é o pior de todos, a compressão deste motor quase q chega a passar dos 13:1, ja o seu a compressão é mais baixa, 12,3:1 mais ainda é alta pra gasolina, o meu q é 1.0 é de 12,8:1, nem me atrevo colocar gasolina comum... he he he.

As relações de marcha do 1.6 e 1.0 são bem diferentes mesmo, quando estou a 120 o giro chega a 4.100 RPM, ja do 1.6 deve de ser mais baixa, não é?
marcoalves1970
marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1090
Idade : 54
Cidade/Estado : Franca, SP
Motorização/Cor : Honda Fit 1.4 CVT
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por alex63 Qua 4 Abr 2012 - 21:36

Marcos, se não me engano em 5 marcha a 120Km/h ele esta +/- uns 2700rpm.... teria de olhar para responder com certeza. Agora quando ha pré-ignição dá pra sentir mudança de desempenho, o carro fica meio que bobo já que a explosão acontece de forma ordenada, porém antes do tempo ideal. Mais para mim pre-ignição e detonação são "quase" a mesma coisa, e só que a pre-ignição não causa ruído algum. Já a detonação causa o ruído característico chamado de " bater pinos" " grilar" e se insistir leva a abrir buraco na cabeça do pistão. E ambas são perigosas.
Eu tive uma Cherokee Sport, que batia pino direto com gasolina comum, e quando eu colocava a V-power da Shell ela ficava ótima. Tive tbm uma Ranger STX V6 4.0, essa tbm só andava bem com a V-power ( Não batia pinos) . Eu tive de remover os cabeçotes dela , pois um dos tuchos hidráulicos não estava funcionando direito ( as vezes custava a encher),e fazia barulho. Então importei todas as varetas e tuchos originas dos USA e troquei .
Quando abri, veio a surpresa positiva, que foi ver que a quantidade de carbonização nos dutos de admissão, válvulas de admissão e escape e cabeças de cilindros eram irrisórios.... e acredito que isso foi por causa da gasolina aditivada... e olha que ela ja estava com 130mil Km... e com certeza ainda rodava mais uns 200Mil KM... os cilindros (todos) ainda mostravam as marcas de brunimento... ou seja tirando os tuchos estava tudo zerado mesmo. Alias , vc sabe qual é a função do brunimento nas camisas dos cilindros ?Pouca gente sabe.....

No Ka, eu ainda vou remover uma das velas, quando ele fizer 5mil km, pois a vela é o retrato fiel do que acontece na câmara de combustão... inclusive pelo estado delas, dá para ver se ha pre-ignição, mistura rica ou pobre, queima de óleo e etc..

Mais inegavelmente, o motor flex é uma evolução... só que ainda precisa ser melhor desenvolvida.... Alias isto não é novidade nenhuma, havia um Caminhão Militar (REO) que era multi combustível.. podia usar , gasolina, querosene, diesel e isso la em meados de 1951.... ou seja agora com a eletrônica ainda é mais fácil...

O problema maior nosso é um só, a qualidade do combustível ! Pior a cada dia que passa devido a ganancia e etc.... este motores FLEX foram projetados para andar com gasolina misturada com 22 ou 25 % de álcool anidro.. só que o governo mandou baixar isso ae já viu pouca octanagem... e acaba nesses problemas ae....

Abcs

alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por marcoalves1970 Qui 5 Abr 2012 - 7:16

É isso mesmo alex, os 2 destroi o motor, tem até uma matéria q achei q fala certinho sobre isso... veja?
http://www.carrosinfoco.com.br/carros/mecanica-automotiva/2011/11/detonacao-e-pre-ignicao-dois-males-que-podem-quebrar-o-seu-motor./

A V-power saõ combustiveis muito bom, tanto a gasolina como o etanol, desde q não se altere... he he he, eu só vo em um posto Shell q tem perto de casa q sei q é de confiança.

Esse caminhão de multi combustivel é novo pra mim, não sei nem como pode usar gasolina em um motor q usa diesel, são bem diferentes, principalmente a compressão altissima do motor a diesel.

Concordo q o motor flex é uma evolução e tb acho q precisa ser mais estudado. Não quanto tempo vai permanecer esses 20% de etanol na gasolina, enquento for assim vai te muitos motores grilando.

Abcs
marcoalves1970
marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1090
Idade : 54
Cidade/Estado : Franca, SP
Motorização/Cor : Honda Fit 1.4 CVT
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por marcoalves1970 Qui 5 Abr 2012 - 7:22

Lasek escreveu: Todo motor consome oléo isso é fato! quando pistão sobe pela camisa sobe oléo junto pra lubrificar e na volta do pistão aquele filme q fica queima junto na combustão...Se vc ver um pistão de perto verá q tem tres rasgos para os anéis dois são inteiriços pra dar compressão e o ultimo tem furos por onde o oléo passa pra lubrificar a subida e a descida...

Teu carro ta com mais de 100 mil km? é rocam? vc pode colocar um oléo mais "grosso" sim devido as folgas q motor tem as peças q aquecem dentro ficam com mais folga e os anéis já estão mais cansados pelo desgaste... se vc ficar colocando 5w30 vai quebrar teu bolso...experimenta um 10w40 tem o bardahl prolonga pra motores acima de 100 mil km ele parece um melado e preenche essas folgas q o motor tem pelo tempo de uso!

Cara... vc ja viu esse prolonga? Rapaz!! Vc vira o frasco e o trem demora a escorrer, acho q para o motor Rocam não é uma boa pois tem caminhos q o oleo percorre q são furos muito finos, acho q esse prolonga pode até entupir esses furos... he he he, melhor usar o 5W40, q é bem mais parecido com o 5W30, ou o 10W40 como vc disse... he he he.

Usei um desses quando tinha um Ka 98 com o motor endura q tava fumando, melhorou, mas não resolveu, o carro ja não andava, quando coloquei ai q não andava mesmo, esse prolonga engrossa tanto o oleo q o motor fica duro de rodar...nunca mais, vendi o carro por um preço menor e sai fora... he he he.
marcoalves1970
marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1090
Idade : 54
Cidade/Estado : Franca, SP
Motorização/Cor : Honda Fit 1.4 CVT
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por alex63 Qui 5 Abr 2012 - 7:52

Marcos,
Sobre o caminhão ele usa um sistema de pressurização se não me engano, para poder utilizar vários combustiveis.... Eu tenho um amigo que esta restaurando um vou vere se consigo mais info com ele.

Amanhã é feriado e devo pegar estrada se tudo correr bem hoje e ae te aviso a questão rotação x velocidade

abcs
alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por alex63 Qui 5 Abr 2012 - 7:56

Marcos,
minha opinião , e seria o que eu faria , seria usar no máximo um 5w40 o problema é que quanto mais viscoso, mais demora a circular quando frio na partida......e ae vc resolve em parte o problema de ruídos e queima de óleo, e começa um desgaste maior... de qq forma é sempre um paliativo....

Em alguns motores aeonáuticos, existe um acessório chamado " bomba de pre-óleo" ela funciona da seguinte forma, antes da partida do motor, vc a aciona até haver circulação total de óleo e pressão no sistema, ae vc a desliga e depois dá partida no motor normalmente... Isso sim é um acessório interessante....

Abcs
alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por Igor Qui 5 Abr 2012 - 9:24

Então meu motor é o rocam, ta certo, q tava com vazamento na tampa de valvula, ja concertei ontem e completei o óleo hoje, agora vou só observar... acho q vou por o 10w40 ou o 5w40 pq s enão vou me quebrar...
Igor
Igor
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 653
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/ Paraná
Motorização/Cor : KA ST Ártico 2013
Código de Opcionais : KFI3
Data de inscrição : 29/11/2011

https://www.facebook.com/igorhw

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por marcoalves1970 Qui 5 Abr 2012 - 9:27

alex63 escreveu:Marcos,
minha opinião , e seria o que eu faria , seria usar no máximo um 5w40 o problema é que quanto mais viscoso, mais demora a circular quando frio na partida......e ae vc resolve em parte o problema de ruídos e queima de óleo, e começa um desgaste maior... de qq forma é sempre um paliativo....

Em alguns motores aeonáuticos, existe um acessório chamado " bomba de pre-óleo" ela funciona da seguinte forma, antes da partida do motor, vc a aciona até haver circulação total de óleo e pressão no sistema, ae vc a desliga e depois dá partida no motor normalmente... Isso sim é um acessório interessante....

Abcs

Cara, se esse motor multi funciona bem, seria um exemplo para melhorar os motores Flex meia boca, vc não acha?

Bom, eu citei o 5W40 pq é o mais parecido com o 5W30, creio q na partida a frio ele vai ser igual, poderiamos escolher o 0W40, mas, é dificil achar e quando acha é carissimo, o 5W40, o mais barato q achei foi 35 reais o litro, bem carinho tb.

Nossa!! Precisamos parar de mandar 2 post seguida, senão vamos levar fumo... he he he
marcoalves1970
marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1090
Idade : 54
Cidade/Estado : Franca, SP
Motorização/Cor : Honda Fit 1.4 CVT
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por Lasek Qui 5 Abr 2012 - 13:24

eu e meu pai quando estavamos apertados de grana a gente trocou os anéis de uma fiorino melhorou um pouco e parou de fumaciar, mas n faz milagres o certo seria fazer uma retifica completa e troca de peças ai fica 100%...
o prolonga num motor bem rodado vai embora só q n faz milagressssss hehehe!
Lasek
Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Idade : 38
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo
Data de inscrição : 21/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por alex63 Sex 6 Abr 2012 - 12:01

Pessoal, corrigindoa minha informação anterior...

A 120Km/h em 5 marcha o Sport gira a 3000Rpm.

Abcs
alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por Krempel Sex 6 Abr 2012 - 15:18

Essa história de usar óleo mais grosso é conversinha de meXanico, não caiam nessa. O Rocam foi feito pra usar 5w30 pro resto da vida, meu Old ta com 95.000km e baixa óleo no especificado (+- 30ml) isso quando abaixa.

Óleo mais grosso só vai destruir o motor e fazer vc se enfiar em uma retífica.
Krempel
Krempel
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 64
Idade : 35
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : 2.0 16v Duratec
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 03/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de Oléo, Cuidado !! Empty Re: Nível de Oléo, Cuidado !!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos