Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projeto para transformar um Som de carro em microsistem.

2 participantes

Ir para baixo

Projeto para transformar um Som de carro em microsistem. Empty Projeto para transformar um Som de carro em microsistem.

Mensagem por PacoMed Sex 25 maio 2012 - 23:29

Ola galera.
É o seguinte, tenho um mp3 Automotivo (4x40W) aqui parado, também tenho 2 falantes de 6" (acho que de uns 30 wrms a 8 ohms) e mais uma fonte ATX (12 Amp) de PC. Hoje fui fazer um teste e juntei tudo e lasquei na energia, e gostei do resultado, deu um som ate legal.
Bom... meu plano agora e compra um par te triaxial de uns 50 wrms pra completar o jogo e mais umas 2 tweeter de uns 10 wrms a 8 ohms pra fazer jogo com os 2 de 6" e aproveitar assim o maximo do meu som.
Só que tenho algumas duvidas tipo, modelo da caixa/posição dos falantes, se faço uma caixa unica pra tudo ou coloco os falantes em caixa separada, litragem para os falantes de 6" e os 6x9, espessura do mdf, tbm pensei na possibilidade de colocar um amplificador pequeno pra gerar uns 30 wrms a mais pro triaxiais, será que a fonte aquenta (ou da pra deixar direto no som)?
E outra.. gostaria que ficasse menor possível, porque pretendo colocar 2 entradas de energia, uma de 12 v pra ser ligado direto na bateria sem passar pela fonte (levar pra acampar, sempre passou uns 5 dias nas ferias acampado na praia, ai quanto menor, melhor) e outra entrada de 127/220 v passando pela fonte (ouvir em casa)
Bom.. sei que o pessoal aqui ta acostumado a mega sons de 1000, 2000, 5000 wrms, mais acho que todo projeto e valido.
To vendo a possibilidade de deixar só os 2 falantes de 6 mais as 2 tweeter pra não gastar muito, porque acredito que só a caixa pra colocar tudo isso vai ficar uns 150 mangos, ai mais uns 200 dos 6x9 e mais uns 70 do amplificador.

To aberto a dicas e a ideias....
PacoMed
PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 673
Idade : 36
Cidade/Estado : Araguaina / Porto Nacional - TO
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Verde
Código de Opcionais : Class: Roda, Ar, Direção, Alarme e Vidros.
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto para transformar um Som de carro em microsistem. Empty Re: Projeto para transformar um Som de carro em microsistem.

Mensagem por OnTheMind Sáb 26 maio 2012 - 19:47

Falantes 6x9 já tocam bem em free-air, imagine fazendo caixa prá eles... deve ficar muito bom.

Como são falantes diferentes, é bom fazer a caixa com divisão interna entre os de 6" e os 6x9, prá um não interferir na pressão do outro.

Não sou bom com caixas, mas arriscaria uma caixa de 40L, sendo 20L para cada par de falantes.

Acho que essa fonte de PC vai desarmar quando tudo estiver ligado, e com volume máximo... o pessoal costuma ligar três dessas prá segurar esse tipo de sozinho miniatura.... mas arrisca primeiro, pode ser que segure.

Não precisa de amp auxiliar... com certeza o player dá conta de seus equips.

Também tenho em mente um projetinho de som "portátil"... espero colocá-lo em prática logo.

Valews. Bebemorar
OnTheMind
OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 332
Idade : 45
Cidade/Estado : Vitória da Conquista BA
Motorização/Cor : KA 1.0 / Prata
Código de Opcionais : SOMMA (AR) + Vidros Elétricos (Só não têm Direção)
Data de inscrição : 14/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto para transformar um Som de carro em microsistem. Empty Re: Projeto para transformar um Som de carro em microsistem.

Mensagem por PacoMed Dom 27 maio 2012 - 15:55

Nossa.. to achando muito colocar esses 40L, vai ficar muito grande minha intenção era algo bem pequeno pra facilitar o transporte. Também to querendo colocar o aparelho de som no centro da caixa com um falante de 6 e um 6x9 de cada lado.
Como não comprei os 6x9 ainda, posso trocar por outros de 6".
Também gostaria de tirar o maximo de grave possivel desses de 6", por isso que tava querendo saber a litragem correta.
A fonte aguenta bem com os 2 de 6" ligado no maximo, sem piscar nada e com voltagem constante e o som tem fusivel de 10A e a fonte de 12A

Grato
PacoMed
PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 673
Idade : 36
Cidade/Estado : Araguaina / Porto Nacional - TO
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Verde
Código de Opcionais : Class: Roda, Ar, Direção, Alarme e Vidros.
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto para transformar um Som de carro em microsistem. Empty Re: Projeto para transformar um Som de carro em microsistem.

Mensagem por OnTheMind Seg 28 maio 2012 - 8:35

Estava dando umas olhadas pela net e o pessoal recomenda cerca de 10L para o mid de 6" e cerca de 12L a 17L para os 6x9, ou seja, um pouco maior até que os 40L que havia "chutado" rsrsrs

Acho que a caixa fica melhor com 3 "andares", uma única caixa com três câmaras:

- O player e a fonte no andar superior (A 15cm x L 46cm x P 30cm);
- O par de 6" no andar do meio, com cerca de 20L (A 18cm x L 46cm x P 30cm);
- O par de 6x9 no andar inferior com cerca de 30L (A 25cm x L 46cm x P 30cm);

As medidas totais da caixa ficariam aproximadamente com 60cm de Altura, 46cm de Largura e 30 de Profundidade, com uma alça no topo prá carregar como uma mala.

Você acha que esse tamanho é viável ou ainda é muito grande?
OnTheMind
OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 332
Idade : 45
Cidade/Estado : Vitória da Conquista BA
Motorização/Cor : KA 1.0 / Prata
Código de Opcionais : SOMMA (AR) + Vidros Elétricos (Só não têm Direção)
Data de inscrição : 14/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto para transformar um Som de carro em microsistem. Empty Re: Projeto para transformar um Som de carro em microsistem.

Mensagem por PacoMed Seg 28 maio 2012 - 11:07

Gostei desse esquema ai de 3 andares. Acho que vai ser o melhor esquema mesmo, e o tamanho ta bom, agora me diz uma coisa, será que se colocar dutos nos 6x9 faria diferença, ou e melhor deixar a caixa selada?
To de olho nesses falantes aqui, só que não 6x9 e sim 6x8 ou 5x7, mais tem outros muito bons no site também

http://www.amazon.com/Sony-Xplod-Xs-t5743-Watt-Speakers/dp/B003TMVAH8/ref=sr_1_83?s=car&ie=UTF8&qid=1338170238&sr=1-83

Esse aqui achei muito bonito, acho que também vale a pena

http://www.amazon.com/CH5730-Chaos-Series-3-Way-Speakers/dp/B0032FOKAQ/ref=pd_cp_e_0

E mais essas Tweeters pra fechar o projeto

http://www.amazon.com/Absolute-800WATTS-Efficiency-Tweeter-crossover/dp/B00329NYK4/ref=sr_1_50?s=car&ie=UTF8&qid=1338170175&sr=1-50

Esse seria o som pra levar pra praia, mais depois de navegar aqui comecei a animar em fazer uma 2ª caixa com um sub de 10" pra ficar um grave mais forte, mais essa iria ficar só no meu quarto com fonte e modulo independente, como tenho uma outra fonte de 100A que uso no som do carro vou ter que comprar só o falante, caixa e modulo. Mais esse já e bem mais pra frete, depois que o 1° tiver pronto, mais como já to pensando nele, já vou deixar as saídas RCAs + o remoto atras da caixa que ai e só plugar.

Seriam esse sub e esse modulo e essa caixa.

http://www.amazon.com/Pioneer-TS-W259D4-Champion-Series-Watts/dp/B004HW6F9W/ref=dp_cp_ob_e_title_1

http://www.amazon.com/MRP-M500-Alpine-Monoblock-Power-Amplifier/dp/B0013TQ6FK/ref=sr_1_7?s=car&ie=UTF8&qid=1338214777&sr=1-7

http://www.amazon.com/Atrend-Series-10-Inch-Subwoofer-Enclosure/dp/B0013MWT9O/ref=pd_sim_e_37
PacoMed
PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 673
Idade : 36
Cidade/Estado : Araguaina / Porto Nacional - TO
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Verde
Código de Opcionais : Class: Roda, Ar, Direção, Alarme e Vidros.
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto para transformar um Som de carro em microsistem. Empty Re: Projeto para transformar um Som de carro em microsistem.

Mensagem por OnTheMind Seg 28 maio 2012 - 16:38

Essas medidas são prá caixa selada.

Vai de Sony... a diferença de preço é relativamente pequena.

Acho que não precisa de tweeters não... os próprios triaxiais dão conta dos agudos.

Tá igual a mim... nem montei o meu som portátil ainda e também já estou pensando em caixa de SUB prá acompanhar. rsrsrs Tudo farinha do mesmo saco kkkkk

Valews. Bebemorar
OnTheMind
OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 332
Idade : 45
Cidade/Estado : Vitória da Conquista BA
Motorização/Cor : KA 1.0 / Prata
Código de Opcionais : SOMMA (AR) + Vidros Elétricos (Só não têm Direção)
Data de inscrição : 14/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto para transformar um Som de carro em microsistem. Empty Re: Projeto para transformar um Som de carro em microsistem.

Mensagem por PacoMed Seg 28 maio 2012 - 21:04

Pior que esse negocio de mexer com som vicia mesmo.. rsrs
Minha namorada me pediu pra montar um projeto pra ela de +/- R$1.000,00 pra colocar na mala da Space dela, já to cheio de ideias... rsrsrs
Eu fiz um esboço aqui em uma caixa de papelão só com o som e os 2 falantes de 6", e pra ter uma ideia da altura do som desses falantes, e pra mim já ta suficiente pra levar pra praia porque só quero um som ambiente mesmo, mais pra usar as 4 saídas do som vou comprar o par de triaxiais também. Só não comprei ainda porque to entrando de ferias, ai se comprar agora corre o risco de chegar e eu estar viajando, ai to esperando pra comprar e mandar já pro outro endereço.
Bom, tava pensando nessas tweeters porque estão bem baratas, e gosto do som do triangulo no forró pé-de-serra, mais pensando bem acho que tem razão, se colocar elas pode até ficar desproporcional.

Falou...
PacoMed
PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 673
Idade : 36
Cidade/Estado : Araguaina / Porto Nacional - TO
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Verde
Código de Opcionais : Class: Roda, Ar, Direção, Alarme e Vidros.
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto para transformar um Som de carro em microsistem. Empty Re: Projeto para transformar um Som de carro em microsistem.

Mensagem por PacoMed Seg 13 Ago 2012 - 22:28

Bom... Projeto montado... usei ele por 14 dias em um acampamento na praia... ele nao e muito alto, mais em terra de cego quem tem um olho e rei ne... rsrs

Projeto para transformar um Som de carro em microsistem. Foto0162x

Ele foi montado com um mp3 automotivo da Phaser 4x35 wrms (eu acho), 2 quadrixial da H-Buster 110 wrms cada e mais 2 falates da cce 30 wrms cada.

Projeto para transformar um Som de carro em microsistem. Foto0163o

Pra tocar eu usei uma fonte de pc AT antiga de 9 amperes em 12v, toca muito bem sem baixar a voltatem que e de 11,5v a 11,7v.

Reparem que alem de funcionar a 115v e a 230v da fonte, eu ainda deixei para fora o cabo para ligar em 12v, assim tenho varias opçoes pra nao faltar musica... rsrs

Ficou um pouco diferente do que eu estava imaginando, mais achei melhor assim pra diminuir no tamanho, ja que e pra carregar ne...

To pensando agora em colocar um modulo pequeno tipo um ab2000 ou algo assim pra ajudar o bixim a tocar esses H-Buster, mais ai ja e mais pra frente.
PacoMed
PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 673
Idade : 36
Cidade/Estado : Araguaina / Porto Nacional - TO
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Verde
Código de Opcionais : Class: Roda, Ar, Direção, Alarme e Vidros.
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto para transformar um Som de carro em microsistem. Empty Re: Projeto para transformar um Som de carro em microsistem.

Mensagem por Convidado Seg 13 Ago 2012 - 22:36

Pow, bacana ficou ..
Deve treme tudo em casa hein ! rsrsr ! Wink

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projeto para transformar um Som de carro em microsistem. Empty Re: Projeto para transformar um Som de carro em microsistem.

Mensagem por OnTheMind Seg 13 Ago 2012 - 22:55

Pô man, ficou legal D+. Sou mil vezes um sonzim caseiro desses do que um micro system comprado em loja... só o prazer de tá mexendo e quebrando a cabeça prá ficar do jeito certo, não tem preço que pague.

E a fonte, achei que iria desarmar, mas pelo jeito segurou beleza. Mas acho que se por um amp, aí não deve segurar... será que a fonte é tão "arretada" assim?

Os "pregos" alí p/ conectar uma bateria se necessário também foi uma ótima sacada.

Parabéns brother. cheers

Coincidência é que também fiz um "macro" system nesse mesmo período, mas o meu já é definitivo, sem futuros UPs.

Depois dá uma olhada: http://www.clubedonovoka.com/t7711-set-residencial-x-automotivo-x-diy-esse-sim-e-misto

Valews. Bebemorar
OnTheMind
OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 332
Idade : 45
Cidade/Estado : Vitória da Conquista BA
Motorização/Cor : KA 1.0 / Prata
Código de Opcionais : SOMMA (AR) + Vidros Elétricos (Só não têm Direção)
Data de inscrição : 14/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto para transformar um Som de carro em microsistem. Empty Re: Projeto para transformar um Som de carro em microsistem.

Mensagem por PacoMed Seg 13 Ago 2012 - 23:46

Tenho outra fonte de 25A pro modulo caso eu coloque mesmo... ela segura bem em volumes autos sem piscar nada no mp3.
agora ta faltando a armaçao do aparelho pra nao aparecer a manta dele, mais ainda nao comprei.

Pra mim a grande vantagem dele e que se comparado a um som normal (cce, philips, sony e por ai vai) ele deve chegar a uns 2000 pmpo +/-

Uma vantagem dessa entrada de 12v e que ela funciona como saida tbm pra carregar baterias...
PacoMed
PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 673
Idade : 36
Cidade/Estado : Araguaina / Porto Nacional - TO
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Verde
Código de Opcionais : Class: Roda, Ar, Direção, Alarme e Vidros.
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto para transformar um Som de carro em microsistem. Empty Re: Projeto para transformar um Som de carro em microsistem.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos