Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver?

+5
Luluka
alex63
luis adriano
Lasek
Eulalio
9 participantes

Ir para baixo

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Empty [DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver?

Mensagem por Eulalio Sáb 16 Jun 2012 - 10:16

Alguém já enfrentou este problema?

Tenho feito revisão do meu ka no CAPS - Centro Automotivo Porto Seguro e nesta última vez me informaram que não havia condições de abrir a tampa da caixa de filtro de ar porque o parafuso estava girando junto com a porca, que fica embutida na caixa. Reclamei que a caixa estava até mau fechada e a última troca do filtro foi realizada lá, portanto, esse problema deveria ter sido verificado na última revisão e me alertado.

Achei uma sacanagem, pois se eu tivesse realizado a revisão em outra oficina não teria como comprovar que foram eles que fizeram esse serviço.

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Img20120615114555



[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Img20120615114611



[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Img20120615114510
Eulalio
Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Idade : 45
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Empty Re: [DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver?

Mensagem por Lasek Sáb 16 Jun 2012 - 16:29

já aconteceu cmg amigo e fiz assim: peguei uma esmerilhadeira e cortei a cabeça do parafuso e bati com um pino da espessura do parafuso pra baixo e por enquanto to usando aquelas cintas plasticas. ta bem vedado e a tampa fica bem encaixada...
mas vo refurar todos parafusos e coloca parafusos alien de baixo pra cima com porca do tipo borboleta...

o meu o parafuso emperrou e só cortando pra tirar um saco na verdade!!
Lasek
Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Idade : 38
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo
Data de inscrição : 21/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Empty Re: [DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver?

Mensagem por luis adriano Sáb 16 Jun 2012 - 21:59

pessoal esse problema acredito que seja cronico. o meu tá do mesmo jeito e tô achando que vou ter de cortar o parafuso na próxima troca.
luis adriano
luis adriano
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 31
Idade : 49
Cidade/Estado : santos/sp
Motorização/Cor : ka 1.0 / azul / 2010
Código de Opcionais : class completo
Data de inscrição : 28/03/2010

http://www.autoestradaseguros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Empty Re: [DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver?

Mensagem por alex63 Dom 17 Jun 2012 - 9:17

Pessoal,

Este problema e fácil de ser evitado. Da próxima vez que removerem os parafusos, coloquem um pouco de graxa, e eles nunca mais vão prender!

Abcs
alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Empty Re: [DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver?

Mensagem por Eulalio Dom 17 Jun 2012 - 18:13

alex63 escreveu:Pessoal,

Este problema e fácil de ser evitado. Da próxima vez que removerem os parafusos, coloquem um pouco de graxa, e eles nunca mais vão prender!

Abcs

Eu percebi com meu Fiesta que nas revisões na concessionária há a preocupação de lubrificar algumas partes do veículo, enquanto em oficinas não há.
Eulalio
Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Idade : 45
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Empty Re: [DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver?

Mensagem por Lasek Dom 17 Jun 2012 - 21:59

Aquilo na verdade é mal projetado uma rosca fundida no plastico e o parafuso é rosca fina... qualquer virada no parafuso errado ele atravessa e pra tirar só cortando! mas a minha idéia dos parafusos aliens com porca borboleta n vai mais me dar dor de cabeça...
Lasek
Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Idade : 38
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo
Data de inscrição : 21/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Empty Re: [DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver?

Mensagem por alex63 Seg 18 Jun 2012 - 9:29

Lasek,

Verdade, o inserto de metal no plastico não é uma boa ideia, pois o metal dilata mais do que o plastico , e desta forma acaba com o tempo " alargando " a sede da bucha rosqueada . Sua ideia de parafuso alem + porca borboleta é ótima ! Dependendo do material utilizado, a estética vai ficar muito legal. Sugiro, utilizar ou aço inox, ou metal, afim de evitar corrosão e travamentos.

Abcs
alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Empty Re: [DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver?

Mensagem por Lasek Seg 18 Jun 2012 - 23:11

eu vo por inox tudo q parafuso aqui em casa é inox hehehe...n enferruja n encomoda td de bom!!
Lasek
Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Idade : 38
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo
Data de inscrição : 21/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Empty Re: [DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver?

Mensagem por Eulalio Seg 25 Jun 2012 - 17:31

Bem, neste fim de semana serrei os parafuso e extrai as "porcas" da caixa. Coloquei provisoriamente fita "helerman", aquelas braçadeiras plásticas. Vou procurar no mercado parafuso e porca com "cabeça borboleta", assim não será necessário uso de ferramentas para aparafusar e desaparafusar a tampa da caixa.

Conforme minha suspeitas, as porcas que roletaram dentro da caixa (total de três) estava com o parafuso com a rosca montada na porca, ou seja, foi forçado o torque com o parafuso montado e isso provocou o desprendimento da porca.
Eulalio
Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Idade : 45
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Empty Re: [DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver?

Mensagem por Luluka Seg 10 Dez 2012 - 13:23

Já aconteceu isso comigo.
Há uma dica simples. Serve para o Ka e Fiesta Rocam. NÃO corte o parafuso:

Solução do problema dos parafusos da tampa da caixa do Filtro de Ar girando falso:
1. Vá desrosqueando os parafusos.
2. Se um ou mais parafuso estiver girando em falso, passe para os outros.
3. Levante um pouquinho a tampa, até onde os parafusos presos deixarem.
4. Com uma outra chave de fenda, "calce" o espaço livre da tampa.
5. Pressione o "calço" improvisado para baixo enquanto desrosqueia os parafusos.
6. Bingo! A tampa desacopla!

Imagens (legenda embaixo da imagens):

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Caixafiltroarparafuso4c
Figura 1: Um dos parafusos da tampa da caixa do filtro de ar teima girar em falso.

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Caixafiltroarparafuso5b
Figura 2: Não se desespere. Levante um pouquinho a tampa com a própria chave de fenda até onde puder.

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Caixafiltroarparafuso8c
Figura 3: Coloque um "calço" qualquer bem firme no espaço da tampa.
Então, pressione o calço para baixo, enquanto desaparafusa o parafuso teimoso.

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Caixafiltroarparafuso9b
Figura 4: Pronto. Com paciência o parafuso teimoso saiu.
Isso acontece porque ao pressionar o calço para baixo, a tampa exerce força para cima; o parafuso encosta na rosca da base permitindo a chave de fenda trabalhar.


Última edição por Luluka em Ter 11 Dez 2012 - 16:25, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Imagens e detalhes)
Luluka
Luluka
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 43
Cidade/Estado : Rio de Janeiro/RJ
Motorização/Cor : 1.0/preto
Código de Opcionais : Class
Data de inscrição : 04/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Empty Re: [DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver?

Mensagem por Alessandro Seg 10 Dez 2012 - 18:18

Puts Eulalio q mlk q aconteceu com vc, e colocaram de mal jeito. No meu eu q monto o filtro de ar..

E deixo fixo tudo certinho e desse jeito entra até ar no local errado. :S
Alessandro
Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4662
Idade : 34
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo
Data de inscrição : 08/08/2008

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Empty Re: [DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver?

Mensagem por Eulalio Dom 23 Dez 2012 - 21:06

Respondendo,

O parafuso ficou montado na porca e forçaram, ou seja, por mais que se desse um jeito, não conseguia desaparafusar.

Serrei os parafusos e tenho eles guardados aqui. Depois tiro umas fotos. Como solução temporária estou usando aquelas braçadeiras de nylon (fita hellerman) e está funcionando que uma beleza.
Eulalio
Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Idade : 45
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Empty Re: [DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver?

Mensagem por Lasek Seg 24 Dez 2012 - 10:06

o meu o cara da CSS boto atravessado só com lixadeira pra serrar o parafuso hehehe
Lasek
Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Idade : 38
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo
Data de inscrição : 21/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Empty Re: [DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver?

Mensagem por aguanova1960 Sáb 30 Mar 2013 - 12:05

Eu vos digo que tentei a solução apontada pelo usuário abaixo, mas sem sucesso. Tentei forçar e esse esforço rendeu amassamento da base, de metal, frente ao filtro de ar. A questão, na verdade, é falta de qualidade do material. Trata-se de uma rotina que qualquer frentista de posto deveria realizar sem essa dificuldade toda. Infelizmente a Ford Company do Brasil não aprende e está piorando a qualidade das peças empregadas.

Semana que vem levo a um mecânico de confiança para resolver esse assunto simples, mas que a Ford consegue tornar espinhoso.

Corte de parafuso, braçadeira etc, improvisos tais depreciam o carro.

A montadora, ciente do problema, tinha que chamar TODOS os proprietários para um recall.



Luluka escreveu:Já aconteceu isso comigo.
Há uma dica simples. Serve para o Ka e Fiesta Rocam. NÃO corte o parafuso:

Solução do problema dos parafusos da tampa da caixa do Filtro de Ar girando falso:
1. Vá desrosqueando os parafusos.
2. Se um ou mais parafuso estiver girando em falso, passe para os outros.
3. Levante um pouquinho a tampa, até onde os parafusos presos deixarem.
4. Com uma outra chave de fenda, "calce" o espaço livre da tampa.
5. Pressione o "calço" improvisado para baixo enquanto desrosqueia os parafusos.
6. Bingo! A tampa desacopla!

Imagens (legenda embaixo da imagens):

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Caixafiltroarparafuso4c
Figura 1: Um dos parafusos da tampa da caixa do filtro de ar teima girar em falso.

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Caixafiltroarparafuso5b
Figura 2: Não se desespere. Levante um pouquinho a tampa com a própria chave de fenda até onde puder.

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Caixafiltroarparafuso8c
Figura 3: Coloque um "calço" qualquer bem firme no espaço da tampa.
Então, pressione o calço para baixo, enquanto desaparafusa o parafuso teimoso.

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Caixafiltroarparafuso9b
Figura 4: Pronto. Com paciência o parafuso teimoso saiu.
Isso acontece porque ao pressionar o calço para baixo, a tampa exerce força para cima; o parafuso encosta na rosca da base permitindo a chave de fenda trabalhar.

aguanova1960
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 1
Cidade/Estado : maringa pr
Motorização/Cor : 1.0 branca
Código de Opcionais : asu0840
Data de inscrição : 30/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Empty Re: [DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver?

Mensagem por Eulalio Sáb 30 Mar 2013 - 16:06

aguanova1960,

Não digo que é falta de qualidade da Ford, mas sim falta de manutenção mesmo. Comparando a revisão do Fiesta que sempre faço na concessionária em relação ao Ka, que é feito em oficinas fora da concessionária, está na lubrificação de algumas partes que não são feitas. Não digo que o preço praticado em uma concessionária é justo, tampouco que o serviço é realizado 100%, mas digo que sempre que faço uma revisão na concessionária encontro o carro mais "apertado" e percebo algumas peças lubrificadas. Já em oficinas fora eles fazem somente o trivial, não se preocupam com mais nada e assim foi da revisão dos 40.000km até a revisão de 80.000km, ou seja, praticamente 5 revisões sem ao menos ter a preocupação com demais ajustes, o que levou a um mecânico simplesmente deixar o parafuso montado e a porca roletar por dentro da caixa sem algum tipo de lubrificação, o que provocou o dano.

aguanova1960 escreveu:Eu vos digo que tentei a solução apontada pelo usuário abaixo, mas sem sucesso. Tentei forçar e esse esforço rendeu amassamento da base, de metal, frente ao filtro de ar. A questão, na verdade, é falta de qualidade do material. Trata-se de uma rotina que qualquer frentista de posto deveria realizar sem essa dificuldade toda. Infelizmente a Ford Company do Brasil não aprende e está piorando a qualidade das peças empregadas.

Semana que vem levo a um mecânico de confiança para resolver esse assunto simples, mas que a Ford consegue tornar espinhoso.

Corte de parafuso, braçadeira etc, improvisos tais depreciam o carro.

A montadora, ciente do problema, tinha que chamar TODOS os proprietários para um recall.

Eulalio
Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Idade : 45
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Empty Re: [DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver?

Mensagem por Vinicius de Oliveira Preu Qui 27 Fev 2014 - 2:20

O meu deu o mesmo problema e serrei, usando a braçadeira para fechar. Ficou legal... coloquei o filtro Inflow (que ainda não deu para testar)

mas uma coisa me preocupou. Ao encaixar a tampa da caixa de volta, a extremidade dos parafusos ficou certinha mas a de trás, com os encaixes, ficou ligeiramente aberta, com uma fendinha.

A borracha vermelha em volta do filtro Inflow parece forçar cobrindo a abertura, mas não lembro se a tampa estava melhor encaixada antes. Não testei com o filtro antigo para ver se a tampa fechava melhor... vou ver se posto umas fotos aqui.
Vinicius de Oliveira Preu
Vinicius de Oliveira Preu
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 13
Idade : 45
Cidade/Estado : Rio de Janeiro/RJ
Motorização/Cor : 1.0/Azul noronha
Código de Opcionais : Fly
Data de inscrição : 23/07/2013

http://www.aulasdeteclado.com

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Empty Re: [DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver?

Mensagem por risadaflu Seg 9 Jun 2014 - 15:00

Fala Galera,

Bom... o fato do parafuso ser colocado de forma errada e ter ficado trepado na porca da caixa de filtro de ar, também aconteceu comigo e acreditem.... Na CSS isso me deixou p...

Mas Vamos lá.... O recomendado aqui (Já que o original não dá para usar mais) seria colocar os parafusos de INOX (melhor) junto com porcas borboletas...

Enfim, fiz o recomendado e não consigo postar a foto delas, mas acho que irão ajudar muito deixar muito bem selado....

Valew

Abs
risadaflu
risadaflu
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 7
Idade : 39
Cidade/Estado : Niterói/ RJ
Motorização/Cor : 1.0 Flex
Código de Opcionais : VE/ TE/ DIR/ AR/ Roda Liga/ Sensor de ré/ Camera de ré/ Escape Sport Zélo Z1925
Data de inscrição : 27/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver? Empty Re: [DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos