Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida no ar condicionado e o ventilador do motor!!

4 participantes

Ir para baixo

Duvida no ar condicionado e o ventilador do motor!! Empty Duvida no ar condicionado e o ventilador do motor!!

Mensagem por carlos_fbr Ter 3 Jul 2012 - 18:05

Galera minha duvida e a seguinte. No trampo eu ando muito em um gol g4 2012 da empresa e sempre que eu ligo o ar condicionado, o ventilador do motor liga logo, mesmo o motor estando frio.

O ka era para ser do mesmo jeito???
Pois quando eu ligo o ar condicionado do kazinho o ventilador não liga de jeito nenhum!! A não seja que o motor esteja quente??

Isso e normal ou não??

carlos_fbr
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 32
Cidade/Estado : Fortaleza / Ceara
Motorização/Cor : Zetec 1.0 / prata
Código de Opcionais : 11111
Data de inscrição : 15/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida no ar condicionado e o ventilador do motor!! Empty Re: Duvida no ar condicionado e o ventilador do motor!!

Mensagem por alex63 Ter 3 Jul 2012 - 19:15

No meu sport 2011/2012 ao ligar o ar sempre entra o ventilador do motor na primeira velocidade e se estiver quente logo em seguida liga a segunda velocidade.

Abcs
alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida no ar condicionado e o ventilador do motor!! Empty Re: Duvida no ar condicionado e o ventilador do motor!!

Mensagem por carlos_fbr Qua 4 Jul 2012 - 9:08

Sera um problema??

carlos_fbr
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 32
Cidade/Estado : Fortaleza / Ceara
Motorização/Cor : Zetec 1.0 / prata
Código de Opcionais : 11111
Data de inscrição : 15/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida no ar condicionado e o ventilador do motor!! Empty Re: Duvida no ar condicionado e o ventilador do motor!!

Mensagem por Lasek Qua 4 Jul 2012 - 10:35

acho q é um problema porq o ar condiconado rouba de 08 a 15 cv de potencia do motor, e consequencia disso o motor esquenta mais e a ventoinha ou eletro ventilador como chamam deve ser acionado junto com A/C...
Lasek
Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Idade : 39
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo
Data de inscrição : 21/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida no ar condicionado e o ventilador do motor!! Empty Re: Duvida no ar condicionado e o ventilador do motor!!

Mensagem por alex63 Qua 4 Jul 2012 - 11:09

Ao meu ver sim,

Pois ao ligar o ar a ventoinha do meu arma direto em baixa velocidade, independente da temperatura do motor ou externa. Aparentemente a do seu não esta fazendo isto. Quando ela liga , liga na 1° velocidade ou já liga na 2° ? Se já liga na segunda, isto pode ser um problema da resistência usada para reduzir a velocidade, ela costuma estragar... leve seu carro a um bom auto elétrico e peça para verificar isto.

Abcs
alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida no ar condicionado e o ventilador do motor!! Empty Re: Duvida no ar condicionado e o ventilador do motor!!

Mensagem por Magri Ter 16 Out 2012 - 13:49

Lasek escreveu:acho q é um problema porq o ar condiconado rouba de 08 a 15 cv de potencia do motor, e consequencia disso o motor esquenta mais e a ventoinha ou eletro ventilador como chamam deve ser acionado junto com A/C...

Informação errada. O A/C não "rouba" 8 a 15 CV do motor. Os compressores modernos - como os do Ka - são pequenos e raramente ultrapassam o "consumo" de 3CV. Note que não é só o A/C que consome potência do motor: o alternador e a bomba da direção hidráulica também precisam de energia do motor para funcionar. Só que o A/C é mais perceptível porque tem funcionamento intermitente: dá pra sentir quando o compressor liga e desliga. Já o alternador e a bomba da direção não são tão perceptíveis, uma vez que são acionados assim que o motor é ligado.

E também não é por causa do "roubo" de potência que a ventoinha liga: nos veículos com A/C, há na frente do radiador "normal" do carro, um outro radiador, que na verdade é o condensador do ar condicionado. O gás aquecido entra nesta peça e precisa ser resfriado (trocar calor com o ambiente) para voltar a se liquefazer e dar continuidade ao ciclo. É por isso que a ventoinha liga: para maximizar essa troca de calor do gás com o ambiente.

Nos aparelhos de A/C domésticos também há uma "ventoinha" que funciona durante o tempo que o compressor fica ligado, pelo mesmo motivo.

E, se a ventoinha não liga ao acionar o A/C, é melhor fazer uma revisão no sistema. Não é normal. Ela deve ser acionada sempre que o A/C for ligado, independente da temperatura do motor.

Abraços!
Magri
Magri
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 192
Idade : 45
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 2009, 1.6 Performer, preto
Código de Opcionais : ?
Data de inscrição : 18/07/2011

http://twitter.com/a_magri

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida no ar condicionado e o ventilador do motor!! Empty Re: Duvida no ar condicionado e o ventilador do motor!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos