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Mensagem por brunoricheri Seg 10 Set 2012 - 9:22

Olá pessoal bom dia...
Gostaria de ver alguns relatos do pessoal sobre a caixa de direção mecanica do Ka
tenho um 2002/03 e ja troquei a caixa 2 vezes esse ano e a segunda ja esta batendo novamente
verifiquei em auto peças e há varias marcas de caixa,vcs ja usaram quais marcas?quais recomendam?
algumas marcas como:DHB,TRW mais é muito cara,Nakata, Ampri mais nao sei qual delas comprar
nao quero ficar trocando de caixa a cada 4 meses um grande abraço a todos e qualquer ajuda é bem vinda
abraço a todos.

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Mensagem por alex63 Seg 10 Set 2012 - 10:22

Amigo, TRW ou NAkata estas são as única marcas Boas !

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Mensagem por brunoricheri Seg 10 Set 2012 - 18:56

Olá Alex63 grato pela resposta vc usa alguma delas?
faz quanto tempo que esta com ela?a direção fica mole ou meio dura?
desculpa o excesso de perguntas um mecanico proximo de casa disse que
original seria DHB procede a informação?
Grato abraço

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Mensagem por alex63 Seg 10 Set 2012 - 19:18

Bruno,

Não uso nenhuma delas, pois o meu tem direção hidraulica de fábrica! Provavelmente é TRW, que é marca parceira da Ford.

Mais já usei, várias TRW, em jipes, monzas e alem disso TRW é uma marca de peso no mercado ! Infelizmente, ela acaba sendo mais cara por isso !

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Mensagem por brunoricheri Ter 11 Set 2012 - 7:49

Alex63 agradeço as respostas e compreensão um grande abraço

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Mensagem por kapeta Sex 14 Set 2012 - 21:51

Esse folga acontece mesmo, o meu ta com isso , tenho que trocar mas penso em colocar logo hidraulica , deixar os pneus muito baixo influencia muito !!
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Mensagem por brunoricheri Sáb 15 Set 2012 - 18:58

É realmente os pneus baixos influenciam mesmo mais evito isso calibrando toda semana
ja que estou ficando com trauma da caixa de direção, agora se pneu murcho ja ferra imagina rodas enormes

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Mensagem por bagmf Dom 16 Set 2012 - 12:40

Rpz, o meu era um 98 vendi tem 1 mês porém ficava na mesma coisa que você, cheguei a trocar por 3 alternativas. Daí me indicaram de comprar Nakata e comprar a Junção original e trocar os dois ao mesmo tempo, fiz a troca uns 3 anos atrás, nunca mais me deu dor de cabeça. vai gastar uns 500 reais, mas tb vc não vai mais se preocupar.

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Mensagem por Patymagalhaes Qui 20 Set 2012 - 19:34

Ola pessoal! Boa noite.
Sera que voces conseguem me ajudar?
Levei o meu Ka 2010/11 para um orçamento, pois um mecanico me disse para fazer a troca do coxim (dianteiro). Ele havia me orientado quanto a marca e etc para comprar e aconselhou que eu nao esperasse muito para fazer, pois poderia afetar o sistema de suspensao e ficaria bem mais caro.
Hoje quando levei em uma oficina, o mecanico falou que teria que trocar a caixa de direcao (setor de direcao) e mais algumas coisas referentes a essa parte do carro (acredito que a cruzeta ja esta orcada tambem, pois é uma peça comum de ser danificada e muitas vezes nao adianta trocar a caixa e nao trocar a cruzeta).
Aproveitei e pedi o orcamento da revisao dos 24 meses (o carro esta com menos de 17.000 km), pois preciso trocar o oleo, filtro de oleo, essas coisas básicas (nos itens da lista da revisao nao foi encontrado nenhum problema que influenciasse no orçamento).
O mecanico me veio com um orçamento de mais de R$ 2.500,00 e eu quase cai pra tras!
É possivel o carro estar realmente com esse problema na caixa de direcao se o alinhamento dele está perfeito ha meses?
Alguem ja fez esse serviço no carro? O valor é isso mesmo?
Me ajudem, é a primeira vez que levo o carro para fazer algum conserto e, realmente, nao entendo nada de mecanica, apesar de procurar me informar bem. Estou me sentindo perdida e bem disconfiada dos principios dessa oficina.
Patricia

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Mensagem por brunoricheri Qui 20 Set 2012 - 21:11

Patymagalhaes a sua direção é mecanica ou hidraulica?
se for mecanica é um roubo se for hidraulica ainda é mais menos
pq hidraulica é caro mesmo para arrumar e ele te deu uma lista das peças
para troca?


bagmf grato pela experiencia acho que farei a mesma coisa que vc viu,o duro que a caixa da nakata ta quase 400 reais aqui nas auto peças e achei a DHB alguns dizem ser original por 280 bem mais barato só a junção ''cruzeta'' que nao faço ideia do valor e nome da marca mais farei o mesmo que vc grato pela ajuda abraço

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Mensagem por Patymagalhaes Qui 20 Set 2012 - 21:18

Brunoricheri, nao é hidraulica nao... entao esta caro mesmo, como ja disconfiava?
A cruzeta andei olhando os valores, nao é muuito caro, por volta de 80$, mas nao sei as marcas. Se voce conseguir me fala?
A lista nao esta comigo, pois nao foi eu que levei. Estou anciosa esperando para pegar.
Muito obrigada!

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Mensagem por Hugo_Victor Ter 30 Out 2012 - 13:18

Tô na dúvida:
Nakata - R$275,00
TRW - R$390,53
THT - R$258,00


E ai? Posso ir sem medo do Nakata? Alguém tem experiência com ela? Dura bem?
Qual a Original? NAKATA ou TRW?
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Mensagem por bagmf Ter 30 Out 2012 - 14:11

Postei mais acima a minha história, só vc ler... =]

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Mensagem por alex63 Ter 30 Out 2012 - 14:21

Hugo,

Tanto Nakata como TRW são boas e são marcas de peso no mercado. Eu iria de TRW, baseado na minha experiencia no passado com caixas TRW.

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Mensagem por Tarcísio Neto Ter 30 Out 2012 - 14:48

Amigos, por experiência (após trocar por 2x seguidas e colocando pecas remanufaturadas) tomei vergonha na cara e escalei uma grana a mais e coloquei o TRW, lembrando que Nakata é o mesmo padrão. Porém é o seguinte: as caixas de direção quebravam por conta do amortecedor estourado e cruzeta com folga. Ela resseca a junção por nao haver nenhuma projeção de borracha nela... No caso ao trocar o setor de direção deve se trocar a cruzeta também, além dos terminais de direção. Fiz todos esses procedimentos e nunca mais me deu dor de cabeça.

Então amigo, como nao se brinca com direção, invista e terás vida longa no Ka

Obs: se optar por trocar pra direção hidráulica tenha muito cuidado e faca em empresa que te de garantia posterior!

Abracos

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Mensagem por Hugo_Victor Ter 30 Out 2012 - 15:10

Valeu galera,
A situação não é nem tanto QUAL marca escolher, era a questão de durabilidade mesmo...
Se dizem que caixa Nakata é bom, acredito. Porque colocamos amortecedores no Del Rey daqui de casa e não durou muito, ai eu fiquei com o pé atrás na marca.

E ficou assim:
Caixa: R$275,00
Coxim + Batedor: R$140,00
Cruzeta: R$60 (cotação mercadolivre)
Pneus diant: R$260,00
Alinham+Balanc: R$50,00
Fora a mão de obra...
Total: R$785,00
No$$a $enhora!!! kkkk

Também ele vai ficar ''uma moça'' depois de tudo trocado, viu?
Não estava nos meus planos trocar a cruzeta, mas como citaram a importância, melhor fazer logo tudo né?
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Mensagem por Hugo_Victor Qua 12 Dez 2012 - 10:00

Galera, só pra dar o feedback:

Mandei fazer a suspensão do Ka'zera!
GRAÇAS A VOCÊS não precisei trocar a caixa de direção, o problema da batida era mesmo somente a cruzeta! Então, fiquem de olho, batida na direção não necessariamente será a caixa.
Troquei Cruzeta (R$71), coxim original (R$66x2), buchas da bandeja (R$44x2), pivô (R$33x2) 04pneus (R$600), alinhamento e balanceamento (R$100).
O carrinho tá um brinco!

Fica só a dica pra, no futuro, se alguém tiver dúvida e ver esse tópico, lembrar de verificara cruzeta.
Vlw
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Mensagem por jspatta Seg 17 Dez 2012 - 16:55

Pessoal,
Sou novata aqui no Forum, preciso de ajuda !!
Tenho um Ka 2002 e fui informada pelo mecanico que ele esta com problema na Cruzeta.
Me disseram que por ele ser direção hidraulica, devo trocar toda a coluna da direção. É isso mesmo ?
Ja pesquisei na cidade e não encontro a tal de cruzeta, e se tiver mesmo que trocar toda a coluna, somente peça paralela pq original nao fabricam mais ...
Me ajudem !! tao pedindo R$ 1500,00 só pela peça paralela.
é possivel conseguir pela net esta peça "cruzeta" p/ direção hidraulica ?
Agradeço desde já.

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Mensagem por Hernanny Michaello Ter 18 Dez 2012 - 12:44

Amigo Brunoricheri,

tive que trocar a aminha,e não usei uma marca boa.
Me arrependi amargamente...

Coloquei uma NAKATA, foi a melhor coisa não precisei trocar mais nada..

NAKATA, é mais cara, porem mais garantida!!
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Mensagem por Reginaldo Ter 18 Dez 2012 - 13:22

Falando em direção, ultimamente o old do meu pai está com a direção mais dura que o normal ou é falta de costume, pois ando muito pouco no carro. Percebi que além disso tem mais outros dois problemas: está fazendo uma zuada ao fazer o giro, como se tivesse raspando ferro no ferro e quando paro o carro, depois de um tempo fica dois pingos de óleo/graxa e as marcas no chão ficam em linha reta.
OBS: Não é hidraúlica.
Pela as experiência de vocês, o que acham?
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Mensagem por brunoricheri Ter 18 Dez 2012 - 20:34

Hernanny Michaello quanto pagou na nakata?
eu coloquei DHB até agora nao posso reclamar ja
faz um tempo que esta no carro e nenhuma dor de cabeça
uma belezinha espero que continue assim ainda mais agora que o ipva chega
ai ja viu né hehehe mais que bom que resolveu...
se quiser mandar MP para trocarmos algumas experiencias com o Ka
estou a disposição pra conversar h7ahuaauhuahu
principalmente sobre suspensão

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Mensagem por rodrigosoracco Qua 19 Dez 2012 - 8:08

Só para contribuir com o tópico, troquei a cruzeta do meu (direção mecânica) fazem alguns dias. Acabou uma folga na direção e o chiado ao virar as rodas. Os rolamentos dela estavam completamente secos. Gastei R$ 59,00 na peça, mais R$ 30,00 de mão de obra, além da geometria e balanceamento. Não sei quanto vai durar, mas já inclui no orçamento da manutenção anual do carrinho Very Happy
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Mensagem por Hugo_Victor Qua 19 Dez 2012 - 19:46

Troquei tudo no meu!
Depois de tudo, fiz alinhamento, balanceamento... MAS O CARRO AINDA PUXA PRA DIREITA!!!

O mecânico da loja de pneus disse que eu procurasse uma loja que fizesse o serviço de ''Cyborg" O.o (Sei lá que diabos é isso).
É como se a roda tivesse ''atrasada''...

Alguém sabe o que é isso?
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Mensagem por rodrigosoracco Qua 19 Dez 2012 - 20:35

Hugo_Victor escreveu:Troquei tudo no meu!
Depois de tudo, fiz alinhamento, balanceamento... MAS O CARRO AINDA PUXA PRA DIREITA!!!

O mecânico da loja de pneus disse que eu procurasse uma loja que fizesse o serviço de ''Cyborg" O.o (Sei lá que diabos é isso).
É como se a roda tivesse ''atrasada''...

Alguém sabe o que é isso?

Cyborg é um alinhador de carrocerias que prende o carro em várias pontas e o estica até ele ficar dentro das medidas originais de fábrica. Geralmente é usado pra desentortar carros batidos, ou pra ajustar a suspensão quando o carro deu uma batida.

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Se tu deu uma porrada no carro, passou por um quebramolas ou uma cratera a toda velocidade, pode ter entortado o monobloco. Pesquisa nas oficinas aí perto e pede pra fazerem um orçamento.
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Mensagem por Hugo_Victor Qua 19 Dez 2012 - 21:48

Valaminhanossasenhora...

Então ele tá doido!
Meu carro nunca bateu, os farois ainda tem os selos da ford, originais, para-choques, tudo alinhado...

Suspensão toda nova, bandejas originais ford, os ''pivô'' que eu troquei agora, ainda eram cravados de fábrica, e ainda estavam meia vida, e o carro é 2001... Ou seja, é muito difícil o carro ter sido danificado a tal ponto e ninguém ter trocado nada... Não sei nem o que fazer agora... haha
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Mensagem por rodrigosoracco Qui 20 Dez 2012 - 7:51

Hahaha! E os pneus? Será que um rodízio não faria diferença?
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Mensagem por alex63 Qui 20 Dez 2012 - 8:27

Bom dia !

Aqui vão algumas dicas sobre isto.

1- Primeiro pneus de medidas diferentes ou com desgastes diferentes por menor que sejam, podem fazer com que o carro puxe para um dos lados. Para descobri se é o Pneu, sugiro trocar o da direita pelo da esquerda , se passar a puxar para esquerda ou parar é o pneu. Se continuar... é preciso olhara geometria da suspensão.

2 - ir a outro alinhador , e pedir para checar pois pode ter havido erro do primeiro, os pneus devem estar calibrados, para evitar erros também.

3 - Como o KA não tem tensor de suspensão , pode ser que o cáster do lado direito esteja fora, ou seja a roda esta um pouco mais para tras , por causa de buracos ou ate mesmo subida em meio fio ou guia com velocidade maior que a devida.

De qualquer forma, é necessário analisar

Abcs


Hugo_Victor escreveu:Valaminhanossasenhora...

Então ele tá doido!
Meu carro nunca bateu, os farois ainda tem os selos da ford, originais, para-choques, tudo alinhado...

Suspensão toda nova, bandejas originais ford, os ''pivô'' que eu troquei agora, ainda eram cravados de fábrica, e ainda estavam meia vida, e o carro é 2001... Ou seja, é muito difícil o carro ter sido danificado a tal ponto e ninguém ter trocado nada... Não sei nem o que fazer agora... haha
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Mensagem por Hugo_Victor Qui 20 Dez 2012 - 12:38

Valeu pelas dicas mas...

Vamos aos fatos: Quando peguei ele, em Setembro, os pneus estavam meia vida. Fui na Oficina de sempre e pedi pra alinhar pois puxava pra direita. "Seu carro não pegou alinhamento, senhor". E olhe que eu não vou pra sala de espera não, eu sempre ACOMPANHO TODO O PROCESSO, desde balanceamento e alinhamento, eu fico lá, no pé do mecânico, examinando tudo o que eles fazem, inclusive fiquei amigo de alguns... =)

Como o carro não pegou alinhamento, ele condenou os pneus, pois ja estavam meia vida. Então, fui pra casa com os pneus velho, puxando muito pra direita, pois, como precisava fazer suspensão, não iria colocar pneu novo numa suspensão velha, era perda de $$$.

Fui fazer suspensão: Coxim, batedor, cruzeta, pivô, buchas da bandeja... Só não precisou trocar a caixa de direção, pois era novíssima. Ok? Ok! Comprei 04 pneus novos de medidas originais 165/70 R13, pois pretendo colocar aros 14 no próximo ano. Levei pra lá, coloquei os 04 e mais uma vez foi balanceado e alinhado. O que aconteceu? NÃO PEGOU ALINHAMENTO! Eu vi!!! O carro estava perfeitamente alinhado! Os laser'es perfeitos! Ok então, puxar pra direita pode ser problema da suspensão ou os velhos pneus, e como troquei, vai ficar bom.
Pego a estrada e, melhorou 70%, mas o carro ainda puxa pra direita. Pra vocês verem, ele puxava tanto que acho que até o consumo melhorou, devido ao menor ''arrasto'' do carro.. haha
Voltei lá e ele falou isso do cyborg, disse que não poderia macaquear a roda pois o ka não dispunha dessa função... Então, só pode realmente ter algo empenado na suspensão? Mas... o que?

Alex63, no caso, se for a opção 3, o que fazer?
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Mensagem por rodrigosoracco Qui 20 Dez 2012 - 13:43

Tu é o único dono desse carro? Se não, tem certeza que ele nunca caiu em um buraco ou mesmo, levou uma batida?
Se o mecânico já está dizendo que não pega alinhamento, os pneus estão novos, e as rodas balanceadas, então ele se baseou no equipamento de geometria. Aí, a roda está deslocada.
Eu já tive que trocar o MONTANTE da roda, a peça onde ela fica apoiada, depois de uma viagem com a minha minivan, porque ele trincou. Obviamente, não pegava geometria.
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Mensagem por alex63 Qui 20 Dez 2012 - 13:48

Em caso de opção 3 - é preciso uma análise detalhada da estrutura do carro, para tentar entender o que aconteceu. Depois disto, proceder a correção necessária.

Eu não vi se você trocou a bandeja completa do lado direito, ou só as buchas dela.. se só as buchas, pode ser que ela esteja empenada e ae é mais fácil só trocar ela.

Agora, eu pegaria um laudo ou análise de outra oficina de alinhamento. de preferencia alguma com boa reputação ou indicação ae no seu local !

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