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[TUTORIAL] - Como realizar a Manutenção caseira do A/C?

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Mensagem por Magri Ter 16 Out 2012 - 10:23

Olá!

Sei que tem outro tópico específico para o filtro do ar-condicionado, mas achei interessante criar um novo. Neste tópico, pretendo propagar uma forma simples de manutenção do ar-condicionado - e, para quem não tem A/C, do próprio sistema de ventilação - visando uma grande melhora da qualidade do ar fornecido pelo sistema.

Em primeiro lugar, o filtro é uma peça muito importante. Principalmente se você mora em regiões poluídas ou poeirentas. Embora as oficinas recomendem a troca do filtro a cada 10.000 km, devido ao seu baixo custo, é muito interessante realizar a troca a cada seis meses - principalmente se você usa o carro nos grandes centros urbanos. O filtro de cabine, ou antipólen, custa muito barato - semana passada eu paguei R$ 7,33, da marca Tecfil (o código é o ACP-200).

Mas a simples troca do filtro nem sempre resolve o problema. Isto porque pode haver criação de mofo na caixa de ar - aquela onde fica o evaporador do ar condicionado, devido à umidade que este cria durante o funcionamento. Este mofo, além de prejudicar pessoas alérgicas, é o principal causador do mau cheiro proveniente do sistema.

Para evitar a formação do mofo, siga o que está no manual: desligue o ar-condicionado (o botão) dois ou três minutos antes de chegar ao seu destino, mantendo a recirculação desligada, para permitir a entrada de ar externo. Ao chegar no destino, ligue o ar quente no máximo, ainda com o ventilador ligado, espere alguns instantes até o ar sair quente e desligue o motor. É uma forma bem simples de evitar a formação do mofo, já que a caixa de ar será aquecida, eliminando a umidade.

Mesmo quando não for necessário o uso do ar condicionado ou aquecimento, procure manter o ventilador sempre na posição 1. Se o vento incomodar, posicione a chave seletora na posição do pára-brisas. Manter o ar circulando pelo sistema também evita o acúmulo de poeira - esta recomendação consta no manual dos Honda.

Lembre-se de que um filtro muito sujo acaba restringindo o fluxo de ar, diminuindo a eficiência do ar condicionado.

Por fim, veja como fazer a troca do filtro e a limpeza do sistema:

Você vai precisar de:
- Filtro de ar da cabine (novo)
- Uma lata de Lysoform Spray
- Uma chave de fenda pequena
- Uma chave Philips
- 20 minutos

Como fazer:

- Retire a "grelha" (também conhecida por alguns por "churrasqueira"). Trata-se daquela peça plástica entre o pára-brisas e o capô. Ela é dividida em duas - retire apenas a parte do lado direito do carro. Ela fica fixada por cinco parafusos: três estão cobertos por uma tampa de borracha na parte que fica visível da peça com o capô fechado, e dois parafusos na parte de dentro. Retire os três parafusos externos primeiro, usando a chave de fenda pequena para retirar as tampinhas. Depois de retirados os três parafusos, abra o capô.

- Retire os parafusos que restaram. A grelha já está solta. Para retirá-la, abaixe um pouco o capô para que ela saia pela lateral do carro.

- Você logo vai ver uma caixa, à sua esquerda, quase debaixo do pára-brisas. É lá que fica o filtro. Retire o parafuso de fixação da tampa, desencaixe-a e retire o filtro.

- Limpe cuidadosamente a região, para evitar a entrada de contaminantes.

- Ligue o ventilador na velocidade 4.

- Enquanto o ventilador funciona, espirre alguma quantidade de Lysoform no local onde fica o filtro. O intuito é fazer o produto circular pelo sistema de dentro do painel e limpar tudo, até as saídas de ar. Repita o procedimento, variando a posição do seletor de saídas de ar no painel (pára-brisas, região dos pés etc).

- Instale o filtro novo. Note que ele tem lado, indicado em sua lateral. A seta indicando o fluxo de ar deve ficar virada para baixo. Verifique se o filtro ficou bem instalado, sem dobras ou vãos que podem fazer com que parte do ar não passe por ele.

- Feche a tampa, remonte a grelha.

Pronto. Uma medida simples que é capaz de eliminar a sujeira, as bactérias e o mofo - o Lysoform nada mais é do que álcool em spray, e é bastante eficiente. Alguns tem perfume - escolha o que mais lhe agradar. Por secar rapidamente, não é perigoso.

Fazendo esta "manutenção" a cada seis meses - ou quando você sentir que o ar vindo do sistema está "pesado", com cheiro ruim ou - se você tiver rinite - fazer você espirrar - a qualidade do ar respirado dentro do carro será sempre muito boa.

Para vocês terem uma ideia, anexo uma foto do filtro que troquei semana passada. Embora não pareça, ele tinha sete meses de uso:

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/545/20121010192743.jpg



Espero ter sido útil.
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Mensagem por Ely Lopes Ter 16 Out 2012 - 21:44

Muito bom, vou providenciar o material e executar a limpeza.
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Mensagem por mbc2012 Seg 22 Out 2012 - 10:28

Tutorial muito bom! Caso alguém não saiba onde adquirir o filtro, segue o site onde costumo comprar: autoconforto.com.br/products/filtro-de-cabine-ford-ka-2010-%3E

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Mensagem por sousaman Ter 27 Nov 2012 - 20:26

Senhores,

Excelente tuto!

Parabéns!
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[TUTORIAL] - Como realizar a Manutenção caseira do A/C? Empty Muito bom!

Mensagem por dirceu.cor7 Seg 9 Dez 2013 - 11:50

Vou adicionar só um vídeo de como se troca:



Vale lembrar que pra versão 2012 tem uma capa plástica cobrindo a abertura do compartimento do filtro. Muito cuidado pra não rasgá-la.

Achei aqui em Porto Alegre um lugar que vende o filtro a 17 reais.

http://orionfiltros.com.br/lojavirtual/filtro-de-ar-condicionado-para-ford-fiesta-ka-courrier-95.html

Retirei na loja mas eles enviam pra todo brasil.

Obrigado Magri pela dica do Lysoform, acho fundamental higienizar além de trocar o filtro.

Abraços
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