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Como retirar pequenos arranhões

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Como retirar pequenos arranhões Empty Como retirar pequenos arranhões

Mensagem por Convidado Sex 12 Dez 2008 - 19:40

Olá pessoal, este mini-tutorial é rápido e simples. Esta semana minha querida irmã raspou com o salto do sapato dela na porta do meu Ka preto sólido (Ford Focus possui preto perolizado, só para constar). Ficou um belo risco branco e um idiota(eu) com raiva Mad . No dia seguinte aproveitei que fui ao hipermercado e dei uma paradinha rápida no parte para veículos, comprei lá um belo pote de Massa para polir nº 2. Vou mostrar para vocês o que fiz e os resultados:

Materiais:

- Massa para polir nº 2
- Cera automotiva
- Estopa para polimento
-
Lixa d’água 2000(opcional)

Como retirar pequenos arranhões Dsc01113


Primeiro limpamos a área, para retirar a poeira e sujeira, e deixamos secar.

Como retirar pequenos arranhões Dsc01114

O segundo passo é com pouco de estopa levemente úmida(não molhada) passamos a Massa para polir, depois espalhamos e esfregamos em movimentos circulares(força no pulso). Depois de bem esfregado, pegamos outro pedaço de estopa e retiramos a massa com a estopa nova.

Como retirar pequenos arranhões Dsc01115

Não acabou, depois de usar a Massa é hora da Cera automotiva para dar o acabamento final, faça do mesmo jeito que fez com a massa e pronto!

Como retirar pequenos arranhões Dsc01116

Para casos extremos pode-se usar uma Lixa d’água. Dica: Tente tirar o risco evitando o lixamento usando-o somente em ultimo caso. Se for necessário tente passar uma lixa menos abrasiva como a 2000. Agora usa a lixa junto com bastante água, muita água, deixe a lixa sempre molhada!

Outro caso:

Antes:
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Depois:
Como retirar pequenos arranhões Dsc01118

Quem quiser pode usar para polir metais Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing lol! , olha minha aliança de noivado como ficou:
Como retirar pequenos arranhões Dsc01210

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Mensagem por Tar Sex 12 Dez 2008 - 21:12

Belo tutorial, mas tomara que eu demore para precisar dele.

Mas não tem perigo de chegar na lataria? (ñ manjo muito do assunto)
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Mensagem por Alessandro Sex 12 Dez 2008 - 23:05

Caramba isso serve também pra prata, e se tem que ser essa cera Brvita, ou pode ser outra, pois o que eu tenho aqui em casa é a da GranPrix e a liquida. Valeu Abraços
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Mensagem por Renato F. Sáb 13 Dez 2008 - 8:51

Gostei do tutorial, mas tb estou com algumas dúvidas.
1 - Qual é o papel da massa para polir
2 - O risco volta a aparecer depois de algum tempo

Não entendo nada sobre pintura de carro, por isso as dúvidas. Achei que para cobrir um risco era necessário algum tipo de "tinta" ou algo parecido. Mas pelo que eu entendi a massa serve para qualquer cor de pintura do carro. É isso mesmo
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Mensagem por Convidado Sáb 13 Dez 2008 - 11:59

Tar escreveu:Belo tutorial, mas tomara que eu demore para precisar dele.
Mas não tem perigo de chegar na lataria? (ñ manjo muito do assunto)

Não, na verdade aqui estamos mexendo na camada de verniz da pintura. Estamos "aplainando" essa camada que foi agradida no momento do risco, não é todo risco que vamos retirar, em casos mais graves tem que usar a lixa d'água, ou se chegou mesmo na lata tem que fazer micro-pintura.

Alessandro escreveu:Caramba isso serve também pra prata, e se tem que
ser essa cera Brvita, ou pode ser outra, pois o que eu tenho aqui em
casa é a da GranPrix e a liquida. Valeu Abraços

A cera é para dar o brilho, pode ser a GranPrix sim, a cera é para dar acabamento, brilho. É um processo de polimento como se dá em metais. Sabe aquela peça grosseira fosca? Toda riscada? O polimento vai passando uma lixa grossa, depois uma mias fina e assim vai até ficar espelhado.

A mesma coisa é com a pintura. Aqui vamos passar um material mais grosso no verniz(Massa nº2) até o mais fino(Cera) para deixar espelhado. Entre a massa e a cera ainda existe o líguido polidor(nº3) esse é mais chato de achar mais melhora o nível do serviço.

Os nº das massas indicam o grau de abrasividade, ou seja a nº1 é mais abrasiva(não use, deixe para as oficinas), mais grossa que a nº2 e esta mais forte que o liquido de polimento nº3. E a Cera fica no fim desta lista.

Renato F. escreveu:Gostei do tutorial, mas tb estou com algumas dúvidas.
1 - Qual é o papel da massa para polir
2 - O risco volta a aparecer depois de algum tempo

Não entendo nada sobre pintura de carro, por isso as dúvidas. Achei que para cobrir um risco era necessário algum tipo de "tinta" ou algo parecido. Mas pelo que eu entendi a massa serve para qualquer cor de pintura do carro. É isso mesmo

Oi, o risco não volta. Porque "aplainamos" o verniz que estava riscado. A Massa é um abrasivo que junto com o movimento de esfregar lixa a superfície do verniz. Se tiver uma politriz(Máquina com boina, quem quiser tentar com furadeira) melhor fica o polimento, é mais fácil.

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Mensagem por igordmb Sáb 13 Dez 2008 - 12:41

quantas polidas da pra dar num carro? aplainar o verniz do carro deve ir comendo ele. sera que dura muito tempo?
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Mensagem por Convidado Sáb 13 Dez 2008 - 13:06

igordmb escreveu:quantas polidas da pra dar num carro? aplainar o verniz do carro deve ir comendo ele. sera que dura muito tempo?

Realmente, não saberia te dizer quantas depende da pintura, mas o ideal é fazer isso o mínimo possível. Olha isto:

A proteção que falam que vêm de fábrica diz respeito a camada de
verniz. Olhem estas partes de textos que retirei de um grupo de
recuperação de pintura português:

Uma pintura tem
típicamente 130-150 um(mícron) de espessura de verniz. Um detalhe com
polimento de 3 fases remove 2 a 3 um, dos quais 2 - 2,5 são removidos
na fase de corte, ficando 0,5 - 1um para as restantes fases. A fase de
polimento é responsável por 99,99% desses 0,5 - 1um. Penso que no teu
caso não deverá ser necessário mais do que isso.


A quantidade de verniz que desbasta é de tal maneira residual que pode ser considerado como se não desbastasse.

Mas aqui estou falando de carros europeus. Quem sabe como é a qualidade da nossa pintura comparada com a deles?

Para ver mais dá uma olhada neste tópico: Sobre a pintura e a lavagem do Ka.

A partir da 2ª página tem alguns textos sobre tratamento de pintura que eu coloquei. Dá uma lida.

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Mensagem por Renato F. Sáb 13 Dez 2008 - 14:12

legal, valeu!!!
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Mensagem por igordmb Sáb 13 Dez 2008 - 15:18

olha esse site aqui, vem falando um mote de coisa

http://www.apostilasgratuitas.info/tuning/57-polimento-faz-bem-ou-mal-pra-pintura
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Mensagem por Felinto Sérgio Sáb 13 Dez 2008 - 18:44

Muito bom esse tutorial. Tenho um arranhão no meu carro e vou ver o que faço com ele. Abraços

EDIT:

Acabei de retirar um. Funciona mesmo. Show.
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Mensagem por Tar Sáb 13 Dez 2008 - 19:25

Brvita,

Temos um verona, mandamos fazer o motor, iremos pintar as rodas pois estão descascando e certas regiões, iremos arrumar o estofamento das portas e das partes trazeira.
Como iremos gastar um bom dinheiro para fazer tudo isso, então eu queria realizar um polimento em casa mesmo.
Minhas duvidas são as seguintes:
-Quanto custa essa massa para polir que vc usou?
-Se posso passar a massa por todo o carro e somente depois retirar ela. Ou fazer isso dividido em partes do carro
-Se eu passar essa massa somente em riscos ou em manchas, vai ocorrer de ficar mais brilhoso em certas partes
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Mensagem por Felinto Sérgio Sáb 13 Dez 2008 - 20:06

Tar escreveu:Brvita,


-1)Quanto custa essa massa para polir que vc usou?
-2)Se posso passar a massa por todo o carro e somente depois retirar ela. Ou fazer isso dividido em partes do carro
-3)Se eu passar essa massa somente em riscos ou em manchas, vai ocorrer de ficar mais brilhoso em certas partes

1) Deve custar em média uns R$15 ou menos.
2) Vc deve fazer em partes. Tipo uma porta depois outra e assim vai.
3)Não acontece não. Pode passar tranquilo.
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Mensagem por Convidado Sáb 13 Dez 2008 - 20:42

igordmb escreveu:como e recomendado polir o carro de no minimo 6 em 6 meses vai demorar muuiiiittto pra tirar a camada de verniz, isso se for polir, muitas vezes so passar uma cera basta

Pois é tem uma diferença entre polimento e enceramento. A cera não debasta o verniz como a prática do polimento. Mas polimento de 6 em 6 meses eu acho exagero. Basta lavar regularmente e encerar uma vez no mês. Tá ótimo.

Felinto Sérgio escreveu:
Tar escreveu:Brvita,


-1)Quanto custa essa massa para polir que vc usou?
-2)Se posso passar a massa por todo o carro e somente depois retirar ela. Ou fazer isso dividido em partes do carro
-3)Se eu passar essa massa somente em riscos ou em manchas, vai ocorrer de ficar mais brilhoso em certas partes

1) Deve custar em média uns R$15 ou menos.
2) Vc deve fazer em partes. Tipo uma porta depois outra e assim vai.
3) Não acontece não. Pode passar tranquilo.

O Felinto já respondeu tudo, valeu. É bom lembrar que não se deve passar a Massa de polir em plásticos e borrachas, isole elas com um fita crepe para a massa não pegar nestas partes. E depois da massa, se tiver o polidor ótimo, mas sempre passe a cera para fechar o serviço.

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Mensagem por BrutuZ Ter 31 Mar 2009 - 23:46

Ótima dica, vou deixar guardada depois de me botarem tanto terror sobre riscos na pintura preta
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Mensagem por Mr. Magoo Seg 11 maio 2009 - 19:21

Sempre tenho massa de polir em casa, já mesmos pra esses casos, mas foi boa a dica.
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Mensagem por Rodrigo Sartori Seg 11 maio 2009 - 22:16

Tinta do carro, lixa 2000, 1200, massa pra polir e cera é o meu kit de reparos nas marcas de pedras no para choque dianteiro.
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Mensagem por igordmb Seg 18 maio 2009 - 3:32

eu nem reparo nada, vai juntando ate eu mandar polir... com certeza vai ser no minimo de 2 em 2 anos e olhe la, se precisar, a nao ser que aconteça algo mais serio
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Mensagem por fandonovoka Qua 28 Abr 2010 - 10:48

Bom Dia pessoal ...
Eu tenho Um kasão preto um dia em uma festa um cara encostou o carro dele no meu so que o parachoque dele era sem pintura acabou raspando o plastico na porta do meu carro ... nao chegou arranhar mas ficou aquela mancha de plastico cinza na porta ... por favor alguem pode me dizer oq eu faço pra sair essa plastico q grudou Como retirar pequenos arranhões Icon_question
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Mensagem por BrutuZ Qua 28 Abr 2010 - 15:11

Já tentou esfregar um pano ou esponja (lado macio!!!) molhados pra ver se sai? Quando barbeirei no estacionamento e trouxe um pedaço da coluna pra casa, tirei a tinta/massa com uma esponja molhada, saiu tudinho do borrachão (só ficou com a camada de brilho meio descascada) e o pouquinho da porta saiu fácil também, ainda dei sorte de ter raspado parede e não riscar a pintura do carro, só trouxe a tinta da coluna Como retirar pequenos arranhões Icon_smile
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Mensagem por fandonovoka Qua 28 Abr 2010 - 16:16

Brutuz já tentei sim mas nao deu certo nao o plastico grudo de uma maneira q parece plastico derretido em cima do carro. sera que polimento resolve ? quando faz polimento tem q ser no carro todo ou so nesse local q precisa ???
valeu
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Mensagem por BrutuZ Qua 28 Abr 2010 - 17:41

Segundo o próprio tópico, polimento pode ser localizado sim (repare que só foi feito num pequeno pedaço da porta). Mas se resolve não tenho certeza, é possível já que a pasta de polimento é abrasiva e com isso pode tirar o plástico, mas melhor esperar a opnião de quem entende do assunto.
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Mensagem por fandonovoka Qua 28 Abr 2010 - 19:14

Obrigada Brutuz
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Mensagem por Big Spin Seg 7 Jun 2010 - 10:09

Essa do polimento eu já conhecia, mas ao invés de usar estopa eu uso algodão, fica mais fino o serviço.
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Mensagem por allbass Sex 3 Set 2010 - 8:36

fandonovoka escreveu:Brutuz já tentei sim mas nao deu certo nao o plastico grudo de uma maneira q parece plastico derretido em cima do carro. sera que polimento resolve ? quando faz polimento tem q ser no carro todo ou so nesse local q precisa ???
valeu

Bom a pergunta é meio antiga eu não sei se a dona dop carro ja resolveu mas so para constar nesse tópico que esta bem explicativo:

Sim, vai retirar o plastico com a massa de polir, vai dar um pouco de trabalho, não esqueça de fazer somente movimentos circulares.

Pra quem ficou com a pintura fosca depois de manchar com tinta do estacionamento ai, é só usar a massa de polir nº 2 que também resolve.
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