Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

+9
PacoMed
Black Devil Car
peca_schin
chuckzin
bfnaka
djfernandolages
Rafael......
oReIaAaA
Osemaru
13 participantes

Ir para baixo

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) Empty [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

Mensagem por Osemaru Sáb 1 Out 2011 - 14:55

Falae galera, tudo certo?
Estou criando esse tópico pra tirar alguma dúvidas minhas e de outros usuários a respeito desse novo produto emergindo no mercado, a TERMOTAPE.
Fiz algumas pesquisas breves e minhas conclusões foram:

Essa TERMOTAPE, quando aplicada no coletor do escapamento, além de reduzir de 30 a 60% da temperatura dentro do cofre do motor, ela mantém o calor dentro do escape, deixando o ar menos denso, facilitando assim o fluxo dos gases, ganhando um desempenho notável, além de aumentar a vida útil de alguns componentes de plástico/borracha dentro do cofre do motor, devido a redução da temperatura.
Quando aplicada em um sistema de admissão de ar (C.A.I - Cold Air Intake  / S.R.I - Short Ram Intake), ela segura a temperatura dentro da tubulação, que se bem localizada, admitindo ar frio, mantém um bom desempenho do automóvel.
Algumas pesquisas revelaram que carros que possuem a TERMOTAPE instalada no coletor, na tubulação do escapamento e no sistema de admissão de ar, tem um excelente desempenho a mais do que os mesmo carros sem a TERMOTAPE.

Então pessoal, queria deixar esse tópico em aberto aqui para ver com o povo mais experiente do CDK se realmente vale a pena essa TERMOTAPE, se funciona e se promete oque cumpre.
Além de tirar dúvidas para outros usuários também.
Um abraço pra todos.
Estamos as ordens.   o/

Osemaru
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 15
Cidade/Estado : -
Motorização/Cor : -
Código de Opcionais : -
Data de inscrição : 05/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) Empty Re: [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

Mensagem por oReIaAaA Ter 4 Out 2011 - 19:40

ah sei la cara...
pode até da uma melhora sim..
pq faz sentido as explicações..
mais axo q os cara valoriza d+!!.. naum deve dar uma diferença tão grande q vc possa notar um desempenho tão superior...

sei lah..
oReIaAaA
oReIaAaA
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 576
Idade : 38
Cidade/Estado : Marília/SP
Motorização/Cor : 1.0/Branco
Código de Opcionais : chimbiKa - Completasso!!!
Data de inscrição : 13/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) Empty Re: [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

Mensagem por Rafael...... Ter 4 Out 2011 - 21:38

Tbm axo que deve melhorar, mas funciona como filtro esportivo, não tem graaaaande melhora....

Mais psicológico
Rafael......
Rafael......
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1769
Idade : 33
Cidade/Estado : DF Taguatinga
Motorização/Cor : 1.0 Branco
Código de Opcionais : Basico
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) Empty Re: [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

Mensagem por djfernandolages Ter 15 Nov 2011 - 21:55

também acho só que ajuda a não dissipar o calor do escape para o cofre, mais que aumenta desempenho não acredito muito não.
djfernandolages
djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 428
Idade : 43
Cidade/Estado : Lages-SC
Motorização/Cor : New KA 1.0 - Branco
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 23/08/2010

http://www.djfernando.br21.com

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) Empty Re: [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

Mensagem por Rafael...... Qua 16 Nov 2011 - 9:33

djfernandolages escreveu:também acho só que ajuda a não dissipar o calor do escape para o cofre, mais que aumenta desempenho não acredito muito não.

acredito que possa ter um ganho, mas deve ser pequeno, devido ao melhor direcionamento do calor expelido pelo motor.
Rafael......
Rafael......
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1769
Idade : 33
Cidade/Estado : DF Taguatinga
Motorização/Cor : 1.0 Branco
Código de Opcionais : Basico
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) Empty Re: [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

Mensagem por bfnaka Sáb 19 Nov 2011 - 0:16

aumenta o desempenho um pouco sim...em 1.0 a diferença é imperceptivel mas no 1.6 ja da diferença... E em carro turbo entao ai q da... Encomendei meu rolo depois de um amigo colocar no gol power dele... Muito bomm...
bfnaka
bfnaka
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 162
Cidade/Estado : João Pessoa/PB
Motorização/Cor : 1.6/Prata
Código de Opcionais : PERFORMER + Coletor 4x1 + Inflow inbox
Data de inscrição : 30/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) Empty Re: [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

Mensagem por chuckzin Seg 2 Jan 2012 - 17:41

Ja vi muito dessas termotape em carros de arrancada de grande performance!

O principal motivo para o uso delas é que em carros de performance, o motor tende a esquentar bem mais que o de costume, com isso eles tentam diminuir o calor no cofre do motor, utilizando dessas "fitas" no escapamento..

Sobre performance, não deve ser tão notória assim, na teoria ele melhoraria a vazão de gazes do motor, se isso realmente se consolidar, há um ganho real, porém nada exorbitante como muitos esperam do produto!
chuckzin
chuckzin
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 165
Idade : 37
Cidade/Estado : Joinville/SC
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : AC/DH
Data de inscrição : 27/12/2011

https://www.facebook.com/diogo.kopmann

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) Empty Re: [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

Mensagem por peca_schin Sex 27 Jan 2012 - 20:19

Usada nos escapamentos a na admissão , onde no escape ela ajuda a reter o calor dos gases dentro do cano de descarga, mantendo a densidade baixa, o que facilita a expulsão dos gases, trazendo benefício no desempenho do carro e nos tubos de descarga também reduz o calor no cofre do motor, bem como em tudo que está no cofre do motor, tais como, mangueiras de combustível, mangueiras de óleo, eletrônicos, compressor de ar condicionado, etc. aumentando a vida útil destes componentes.
Já na admissão , ela faz o mesmo papel, neste caso não deixando que os tubos de admissão se aqueçam, mantendo o ar mais frio, mais denso, portanto dando uma maior potência. Principalmente para os carros TURBO, onde o benefício é ainda maior, pois a temperatura da carcaça quente da turbina é muito maior do que em um coletor de um carro aspirado. Ela consegue reduzir 30% da temperatura , nesse caso .

O ar é sugado para a admissão. É muito importante que o ar seja recolhido da zona mais fria que consiga encontrar, o que pode, eventualmente, não ser dentro do compartimento do motor (utilizam-se tubos para recolher ar do exterior, por baixo do carro por exemplo). O ar fresco oferece mais potência do que o ar quente devido ao maior conteúdo de oxigénio por volume. Para se ter uma ideia dos ganhos que se pode obter, ?grosso-modo? ganha-se 1% de potência por cada descida de 2ºC na temperatura do ar que entra na admissão. O que a termotape faz é exatamente ajudar a reduzir esse calor externo .



peca_schin
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 51
Cidade/Estado : Natal/RN
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : AR/VE/DH/TE/AL
Data de inscrição : 05/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) Empty Re: [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

Mensagem por chuckzin Sex 27 Jan 2012 - 23:13

Do jeito que o motorzin do Ka esquenta, isso deveria ser acessório de fábrica no cofre do motor do Karro, pelo menos no dimensionado, ja ajudaria um monte Wink
chuckzin
chuckzin
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 165
Idade : 37
Cidade/Estado : Joinville/SC
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : AC/DH
Data de inscrição : 27/12/2011

https://www.facebook.com/diogo.kopmann

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) Empty Re: [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

Mensagem por Black Devil Car Sáb 25 Fev 2012 - 18:45

Olá, pessoal!

Meu antigo Ka tive a fita em todo o escapamento e no atual resolvi colocar tbm... Hoje consegui terminar de passar a fita no escapamento... trabalheira mas que já está sendo recompensada, pois até o calor que passava para o interior do carro diminuiu...

Como a fita é composta por fibra de vidro, dá um pouco de coceira, mas nada comparada a outra fita nacional que comprei e coloquei no falecido... Recomendo investir um pouquinho mais e colocar a da Thermo-tec mesmo, pois a irritação na pele foi quase zero, além de não fumaçar absolutamente nada na primeira vez que pegou calor, sendo que a outra nacional pensei que meu ka estava pegando fogo de tanta fumaça... hehehe

segue imagem de como ficou:

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) 240220121447 [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) 240220121448 [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) 240220121449
[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) 250220121451
[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) 250220121452
[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) 250220121450

Abraços
Black Devil Car
Black Devil Car
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 326
Idade : 41
Cidade/Estado : Petrópolis/RJ
Motorização/Cor : Sport/Prata
Código de Opcionais : KSC2 + Algumas Coisas
Data de inscrição : 02/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) Empty Re: [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

Mensagem por PacoMed Sáb 25 Fev 2012 - 21:52

e por quanto que sai pra colcar?

Edit: opa.. achei por R$ 60,00 + frete no ML (10 mt de fita)
PacoMed
PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 673
Idade : 36
Cidade/Estado : Araguaina / Porto Nacional - TO
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Verde
Código de Opcionais : Class: Roda, Ar, Direção, Alarme e Vidros.
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) Empty Re: [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

Mensagem por Black Devil Car Sáb 25 Fev 2012 - 22:30

fala Paco, já está rodando com o protetor de cárter?

Para a instalação podeser custo zero se tiver paciência, e chave de boca 8 para retirar os defletores de alumínio sobre o coletor e catalisador... Talvez em loja que trabalhe com escapamento faça o serviço, mas não tenho idéiade valores.

Para envolver o coletor, catalisadoraté a flange antes do flexível do escapamento gastei 15m de fita de 2". Da flange até oabafador intermediário que ficapróximo ao abafador final no final do escapamento (acho que o intermediário tem apenas nos 1.6) gastei mais 15m de fita de 2". Não sobrounem uma tirinha de fita...

Normalmente o pessoal envolve apenas o coletor de escapamento... Eu que optei por revestir tudo para diminuir a passagemde calor para dentro do carro durante as viagens...

Abraço
Black Devil Car
Black Devil Car
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 326
Idade : 41
Cidade/Estado : Petrópolis/RJ
Motorização/Cor : Sport/Prata
Código de Opcionais : KSC2 + Algumas Coisas
Data de inscrição : 02/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) Empty Re: [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

Mensagem por PacoMed Sáb 25 Fev 2012 - 23:02

Black Devil Car escreveu:fala Paco, já está rodando com o protetor de cárter?

Para a instalação podeser custo zero se tiver paciência, e chave de boca 8 para retirar os defletores de alumínio sobre o coletor e catalisador... Talvez em loja que trabalhe com escapamento faça o serviço, mas não tenho idéiade valores.

Para envolver o coletor, catalisadoraté a flange antes do flexível do escapamento gastei 15m de fita de 2". Da flange até oabafador intermediário que ficapróximo ao abafador final no final do escapamento (acho que o intermediário tem apenas nos 1.6) gastei mais 15m de fita de 2". Não sobrounem uma tirinha de fita...

Normalmente o pessoal envolve apenas o coletor de escapamento... Eu que optei por revestir tudo para diminuir a passagemde calor para dentro do carro durante as viagens...

Abraço

Hum... vou dar uma olhada aqui.. talvez coloque no meu no mes que vem... nesse to sem grana, compre uns trens aqui pro meu pc, pro not e pro meu som tbm (um crossover, depois atualizo meu post do som la)...
To rodando com ele sim... esses dias atraz cai em um buraco que deixou uma marca enorme nele... ainda bem que ele tava la porque pela marca poderia ter danificado meu carter...

Valeu.. abraços..
PacoMed
PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 673
Idade : 36
Cidade/Estado : Araguaina / Porto Nacional - TO
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Verde
Código de Opcionais : Class: Roda, Ar, Direção, Alarme e Vidros.
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) Empty Re: [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

Mensagem por Maniche Seg 27 Fev 2012 - 9:51

Vamos aos fatos que eu tenho como experiencia:

Usei em meu VTi quando aspirado e tive uma sensivel melhora na temperatura no cofre (aferida com termometro digital). Uso atualmente no VTi Turbo envolvendo o Downpipe que passa perto de uma parte da pressurização e realmente dá alguma diferenca. Recomendo a todos que tenham coletores tubulares expostos (sem o Heat Shield que vem de fábrica). A melhora é sensivel.

Devemos lembrar que além da temperatura de admissão, comumente chamada de IAT, ficar mais baixa e ajudar no desempenho do carro, os sensores dentro do cofre sofrem muito menos com o calor dissipado. Lembrem-se, quanto mais fresco for o cofre, mais os plásticos e borrachas vão durar. Isso é fato.

Maniche
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 27
Idade : 35
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / RJ
Motorização/Cor : 1.6 / Prata Geada
Código de Opcionais : Class
Data de inscrição : 22/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) Empty Re: [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

Mensagem por kentakk Qua 30 Nov 2016 - 15:46

pode ate ser que nao melhore o desempenho, mas pelo fato de reduzir bem a temperatura do cofre do motor ajuda a preservar peças plastica e borrachas dentro do cofre. Exemplos: conectores eletricos podem ficar quebradiços prococemente, cabos de velas, etc...
Pena que os coletores dos modelos 2009 por exemplo ficou mais dificil de colocar termotape, pois antes eram feitos de tubos, agora de ferro fundido.

kentakk
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 27
Cidade/Estado : sao paulo
Motorização/Cor : 1.6 prata 2009
Código de Opcionais : xlt freestyle
Data de inscrição : 22/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) Empty Re: [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

Mensagem por Maraccini Dom 4 Dez 2016 - 16:58

Explicando de forma simples melhora sim o desempenho e consumo pois o ar captado não aquece tanto (se temperatura externa estiver em vinte e poucos graus no IAT (sensor de temperatura do ar) vai marcar perto de 41 graus ) e assim fica mais denso (mais oxigênio ) e melhora a combustão e a ECU percebendo o ar mais frio adianta o ponto de ignição (sem perigo de pré detonação - batida de pino/grilar) . E outros !

Outra função é evitar o aquecimento da peça nos motor Rocam que mais sofre com calor : a bobina de ignição.

Dá para colocar nos de 2009 em diante mas é muito mais dificil e trabalhoso !! (pequenos pedaços de fita inicialmente e abraçadeiras individuais ) . Abraço .

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) Empty Re: [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

Mensagem por cyber Qui 5 Jan 2017 - 17:42

Nunca usei, mas ele ajuda bastante sim. Não tanto no desempenho, mas na durabilidade e também no sentido de manter um desempenho constante.

O problema é que ainda tem partes que geram muito calor, como o cabeçote expostas. Mas quanto mais isolado, melhor.

No que ajuda?
Com menos calor o módulo irá restringir menos o desempenho do carro quando o bicho pega.

A bobina que tanto queima por estar no cabeçote dura mais e por isso restringe menos o desempenho quando fica ruim.

O fluido de freio fica em temperatura menor, o que faz com que ele ferva menos em situações extremas.

O motor e as peças de plástico (como a "capa" da válvula termo stato) duram mais.

O consumo melhora (não muito o desempenho embora melhore também... toda a pequena ajuda é bem vinda, kkk) bastante.

cyber
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 14
Cidade/Estado : SP
Motorização/Cor : Preto
Código de Opcionais : 0
Data de inscrição : 04/01/2017

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) Empty Re: [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

Mensagem por kentakk Seg 6 Fev 2017 - 21:41

ola pessoal.  Na verdade tenho uma ecosport 2009 motor 1.6 o mesmo motor dos KA´s e fiestas... o motor e o cofre ficam quentes demais, o que na minha opiniao prejudica a durabilidade da peças de plastico e a fiacao que podem ressecar, cabos de vela principalmente que fica logo acima do coletor e catalisador....
Comprei 10 metros de termotape e a principio so fiz o teste ligando o motor na garagem.... parece que funciona mesmo.... ele segura o calor.
Na verdade o escudo original de aluminio nao serve pra nada.... pois como o calor nao tem pra onde ir fica ali na mesma temperatura do coletor.... Entao pra que o escudo de aluminio????
O escudo funciona apenas embaixo do carro onde o vento acaba por ventilar o escudo....

Um outro defeito dos fords sao as saidas de ar quente que sai do ventilador do radiador que acaba jogando calor para o motor..... Seria como ficar tirando agua de um barco furado....  O correto seria canalizar o calor do radiador para fora o cofre... Tipo fazer uma especie de duto em fibra de vidro para direcionar o calor para fora do cofre.


Última edição por kentakk em Ter 7 Fev 2017 - 10:43, editado 1 vez(es)

kentakk
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 27
Cidade/Estado : sao paulo
Motorização/Cor : 1.6 prata 2009
Código de Opcionais : xlt freestyle
Data de inscrição : 22/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) Empty Re: [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

Mensagem por cyber Ter 7 Fev 2017 - 0:46

kentakk escreveu:ola pessoal.  Na verdade tenho uma ecosport 2009 motor 1.6 o mesmo motor dos KA´s e fiestas... o motor e o cofre ficam quentes demais, o que na minha opiniao prejudica a durabilidade da peças de plastico e a fiacao que podem ressecar, cabos de vela principalmente que fica logo acima do coletor e catalisador....
Comprei 10 metros de termotape e a principio so fiz o teste ligando o motor na garagem.... parece que funciona mesmo.... ele segura o calor.
Na verdade o escudo original de aluminio nao serve pra nada.... pois como o calor nao tem pra onde ir dica ali na mesma temperatura do coletor.... Entao pra que o escudo de aluminio????
O escudo funciona apenas embaixo do carro onde o vendo acaba por ventilar o escudo....

Um outro defeito dos fords sao as saidas de ar quente que sai do ventilador do radiador que acaba jogando calor para o motor..... Seria como ficar tirando agua de um barco furado....  O correto seria canalizar o calor do radiador para fora o cofre... Tipo fazer uma especie de duto em fibra de vidro para direcionar o calor para fora do cofre.
O escudo ajuda, mas sua função maior não é diminuir a temperatura, mas sim fazer com que os sensores não captem influencias termicas de outras partes que geram calor

cyber
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 14
Cidade/Estado : SP
Motorização/Cor : Preto
Código de Opcionais : 0
Data de inscrição : 04/01/2017

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) Empty Re: [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

Mensagem por kentakk Ter 7 Fev 2017 - 10:56

Maraccini escreveu:Explicando de forma simples melhora sim o desempenho e consumo pois o ar captado não aquece tanto (se temperatura externa estiver em vinte e poucos graus no IAT (sensor de temperatura do ar) vai marcar perto de 41 graus ) e assim fica mais denso (mais oxigênio ) e melhora a combustão e a ECU percebendo o ar mais frio adianta o ponto de ignição (sem perigo de pré detonação - batida de pino/grilar) . E outros !

Outra função é evitar o aquecimento da peça nos motor Rocam que mais sofre com calor : a bobina de ignição.

Dá para colocar nos de 2009 em diante mas é muito mais dificil e trabalhoso !! (pequenos pedaços de fita inicialmente e abraçadeiras individuais ) . Abraço .

Realmente depois de 2009 o coletor eh feito de ferro fundido o formato dificulta a instalacao de termotape, pois a peça parece ser um bloco e os mais antigos era feita de 4 tubos curvados o que facilita a instalacao do termotape.
Com relacao a bobina eu montei um suporte de aço e coloquei encima da tampa do cabeçote, pois na ecosport tem espaço entre o motor e o capo do motor...

kentakk
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 27
Cidade/Estado : sao paulo
Motorização/Cor : 1.6 prata 2009
Código de Opcionais : xlt freestyle
Data de inscrição : 22/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) Empty Re: [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

Mensagem por kentakk Ter 7 Fev 2017 - 11:02

cyber escreveu:
kentakk escreveu:ola pessoal.  Na verdade tenho uma ecosport 2009 motor 1.6 o mesmo motor dos KA´s e fiestas... o motor e o cofre ficam quentes demais, o que na minha opiniao prejudica a durabilidade da peças de plastico e a fiacao que podem ressecar, cabos de vela principalmente que fica logo acima do coletor e catalisador....
Comprei 10 metros de termotape e a principio so fiz o teste ligando o motor na garagem.... parece que funciona mesmo.... ele segura o calor.
Na verdade o escudo original de aluminio nao serve pra nada.... pois como o calor nao tem pra onde ir dica ali na mesma temperatura do coletor.... Entao pra que o escudo de aluminio????
O escudo funciona apenas embaixo do carro onde o vendo acaba por ventilar o escudo....

Um outro defeito dos fords sao as saidas de ar quente que sai do ventilador do radiador que acaba jogando calor para o motor..... Seria como ficar tirando agua de um barco furado....  O correto seria canalizar o calor do radiador para fora o cofre... Tipo fazer uma especie de duto em fibra de vidro para direcionar o calor para fora do cofre.
O escudo ajuda, mas sua função maior não é diminuir a temperatura, mas sim fazer com que os sensores não captem influencias termicas de outras partes que geram calor
Eu continuo achando que o escudo de aluminio eh mero enfeite.... pois ele sofre com os 3 tipos de forma de conducao do calor...... Por contato atraves dos parafusos de aço que os fixa, atraves da irradiacao e por convecção pois o calor sobe do coletor para o escudo e dai para as peças logo acima dela. E como o calor apenas sobe ele fica preso dentro do capo.....

kentakk
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 27
Cidade/Estado : sao paulo
Motorização/Cor : 1.6 prata 2009
Código de Opcionais : xlt freestyle
Data de inscrição : 22/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) Empty Re: [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

Mensagem por Maraccini Sáb 11 Fev 2017 - 19:10

O cofre do motor Rocam é muito quente e o coletor de escape infelizmente não é a única fonte de calor o ar que passa pelo radiador aquece a caixa de filtro de ar e o coletor de admissão ! E por consequência o ar admitido diminuindo assim o desempenho que poderia ter !!  Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) Empty Re: [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

Mensagem por kentakk Sáb 11 Fev 2017 - 19:41

Maraccini escreveu:O cofre do motor Rocam é muito quente e o coletor de escape infelizmente não é a única fonte de calor o ar que passa pelo radiador aquece a caixa de filtro de ar e o coletor de admissão ! E por consequência o ar admitido diminuindo assim o desempenho que poderia ter !!  Abraço

eu percebi isso sim.... o radiador joga todo o calor pra cima do filtro e motor no geral, e ainda por cima pelo efeito   convecao o calor sobe  e fica preso dentro do cofre.....  
Eu ate pensei em montar um tipo de carenagem para direcionar todo o fluxo do ar quente do radiador pra baixo do carro e com o vento levar o calor embora....
Afinal radiador jogar calor no motor é igual tirar agua com balde de um barco furado....
O radiador gera calor sim no cofre, mas essa temperatura do radiador eh cerca de 110º no etanol, o grande problema eh no coletor que deve chegar perto dos 400graus..... ou mais..... vou comprar um termometro laser pra medir essa temperatura.

kentakk
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 27
Cidade/Estado : sao paulo
Motorização/Cor : 1.6 prata 2009
Código de Opcionais : xlt freestyle
Data de inscrição : 22/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho) Empty Re: [DICA] - TERMOTAPE (Redução de Temperatura no Cofre do Motor e Maior Desempenho)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos