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[SOLUÇÃO] - CONSERTO DEFINITIVO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA - Para quem for trocar pela segunda vez a válvula leia com atenção!

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Mensagem por Thiago Ávila Sáb 19 Nov 2011 - 17:17

CONSERTO DEFINITIVO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Para quem for trocar pela segunda vez a válvula leia com atenção!!!

Principais sintomas de válvula pseudo travada:

1.Ventoinha disparada no terceiro estagio direto apos o motor aquecer ( ela nao liga e desliga como em qualquer outro carro) so desligando quando vc desliga o carro na chave, e, ao liga-lo novamente ele ja inicia no terceiro estágio.
3.Reservatorio de expansao do radiador com borra de ferrugem ou ressecado ou trincado ou com tampa do reservatorio sem pressão.
4. Tubo de entrada inferior de agua do radiador com temperatura fria contrastanto com o tubo superior que está muito quente. (os dois tem q estar com temperatura semelhante)
4.Consumo elevado tanto na gasolina quanto no alcool, motor batendo pino (se feito revisao regularmente pq vela e cabo de vela estragados fazem bater tb...)
5.Ar condicionado ligando e desligando ( vc tah acelerando numa estrada reta e sente no acelerador, o compressor do ar ligar e desligar - existe outra causa para isso explico mais embaixo...)


Bom gente eu não tive muito saco pra ver se alguem descreveu em topicos anteriores o que eu vou dizer aqui. Entao me perdoe se alguém ja fez esse tutorial de conserto de valvula temostatica.

Deixa eu explicar o que aconteceu com meu carro:

Meu carro queimou a vavula expanssora do ar quente do sistema de ventilação. É ela que permite que ao vc ligar o ventilador na posicao de ar quente, a agua do motor passa por um pequeno radiador dentro do sistema de ventilação e aqueça o ar. Quando queima essa peça, se vcs nao sabem, ele desliga todo o carro. Desliga painel todo, farois nao funcionam, setas nao funcionam e, se vcs desligarem o carro, o carro nao pega mais ( essa queima da valvula aconteceu com o carro em movimento). So levando na concessionaria pra trocar um fusivel da ignição e essa bendita valvula que custa em torno de 130 reais.

So que a concessionaria nao tinha essa valvula entao eles a isolaram. Mas ao fazer isso deixaram entrar ar no sistema. O ar se alojou na camara da valvula termostatica, travando esta. No meu caso nao chegou a comprometer a cacarça na valvula, so a valvula mesmo.

Valvula trocada na garantia despois de muita confusao na concessionaria.. como muitos aqui ja relataram.

Tranquilo, passou-se 1 ano e meio.

Meu carro comecou a disparar novamente a ventoinha o tempo todo, consumia muito, batia pino, a mangueira inferior do radiador fria, ar condicionado com funcionamento irregular. Resultado?? valvula travada. Mas dessa vez eu nao levei na concessionaria pois meu carro tava fora ja da garantia.

Levei em um mecanico meu de confianca aqui perto da cidade de Nova Iguaçu -Rj

Ele viu o carro, e ouviu minhas queixas, pegou na mangueira inferior do radioador com o carro ligado e a ventoinha disparada e ja deu o diagnostico: valvula travada.

So que pra minha supresa ele disse que nao precisa comprar outra valvula. Ele disse que ia fazer um "macete" pois provavelmente a valvula nao tava quebrada....

Então vamos lá:

1. Drene a agua do radiador.
2. Retire a valvula termostatica. (desligua a cebolinha, o sensor de temperatura)
3. na valvula termostatica vc tem duas tampas de latao separadas por uma haste metalica e uma mola (é o que faz abrir e fechar a passagem de agua. É nessas tampas que vc vai mexer:

Vc vai pegar uma furadeira com uma broca muito pequena com a espessura de um palito de dentes (ou ate um pouquinho menor) e vai fazer dois buracos: Um na tampa superior e outro na tampa inferior que fica na base desta haste. O furo é na regiao mais externa da tampa de latao e não proxima ao centro.

Atenção!!

Observe o posicionamento da valvula termostatica no motor. Os furos tem q ser feitos como se eles ficassem na parte superior da tampa de latao, ou seja, em cima digamos assim. O "ar" que se forma ali vai se direcionar para parte superior da camara da carcaça como qualquer bolha de ar faz, o furo nesse regiao é estrategico para facilitar a passagem do ar.

Outro ponto importante é que os furos tem de estar alinhados. para facilitar o escoamento do AR.

Mas pq fazer isso???

Nosso motor.. consegue gerar mais vapor que o normal ( como o mecanico me falou, devido a fluido de radiador ja velho e com borra de ferrugem) e esse vapor com tempo comeca se acumular na camara onde fica a haste e a tampa de latao movel que controla a passagem de agua e na camara que fica atras dessa base de latao que fecha e nao dar pra ver (Lembre que a fluxo de agua tem um sentido de frente para do motor, ou seja sai pela parte de traz da valvula se eu n estiver errado). Com o tempo a maior presença de ar faz com que a valvula nao se abra pois aumenta MUITO a pressão interna DAS DUAS PRIMEIRAS camaras e tambem pelo não contato suficiente de agua quente com a haste e pelo liquido rico em borra de ferrugem. Resultado, a valvula trava. Ela nao trava pq estar quebrada, ela trava por essa condição acima. O vapor quente não consegue transmitir calor suficiente para a cebolinha ler e ativar a abertura da valvula. Salvo nos casos que vc passa o leitor de centralina do motor que acusa que a valvula tah quebrada ou sensor de temperatura estar com defeito. Mas mesmo assim o mecanico disse q era primeiro tentar fazer esse macete pra, se nao funcionar, comprar outra valvula nova.

Resumindo ao fazer esses dois buracos vc recupera a sua valvula pseudo-quebrada e evita de ser passado pra tras ou ter um conta bastante salgada.

Depois de fazer o furo:

1. VC VAI REVISAR A BOMBA D'AGUA e ver se ela está boa para evitar um possível problema conjunto de Valvula E Bomba d'agua.
2.Vc vai lavar a valvula (protegendo claro o conector da cebolinha) pra tirar o excesso de borra de ferrugem.
3.Vai verificar o estado do sensor de temperatura se for necessario substituir.
4. Vai colocar a valvula no seu lugar.
5.Vai fazer uma limpeza no sistema de arrefecimento com agua e um FLUSH de radiador ( pode ser o rad flush da bardahl pois esse faz a limpeza em quinze minutos)
6. Vai drenar o flush abrindo o radiador pela abertura inferior e drenar o flush jogando agua pelo reservatorio até sair todo liquido azul e a agua ficar cristalina.
6. Vai novamente drenar essa agua pura do sistema e colocar o novo fluido de arrefecimento organico a a proporçao correta de agua.

Outro detalhe é quanto ao estado do liquido de arrefecimento. Quanto mais borra neste liquido, mais facilmente a valvula vai trancar. Nao me pergunte como, mas ocorre isso.

Lembrando tambem em uma situação em que o carro, andou com a luz de aquecimento acesa, derreteu a carcaça da valvula, estragou compronentes visiveis da valvula, sera realmente necessario realizar a troca.

Quanto a fluido de arrefecimento

SO ORGANICOOOO!!!! Nao coloque o mais barato! Nosso motor tem bloco de ferro fundido. Com o tempo ele acaba fazendo borra de ferrugem na agua e sujando o reservatorio de expansao. O Organico ele tem componentes anti ferrugem e conseguem lidar melhor com a alta tempuratura do que os mais baratos. Entao no caso Compre PARAFLU UP!Ou o original que é WURTH apesar de vir com o nome motorcraft. NÃO compre paraflu concentrado normal de embalagem azul. O Paraflu UP é o de embalagem cinza com emblema prateado/cinza. A cor do liquido eh vermelho. 60% de agua para 40% de liquido. Como a capacidade do sistema é 6,25L vc usa 2,5 Litros de aditivo. Lembre que tem liquido de arrefecimento no painel do carro do sistema de ar quente e ele tem q ser drenado ou preenchido quando vc for colocar/retirar o liquido.

Lembrando tambem que quando o carro está ligado essa valvula vai estar ativa, fechando a passagem de agua. Então ao preencher novamente o sistema, em certo momento, vc vai ter que ligar o sistema de ar quente e o ventilador e completar o resto que falta( nao eh ligar o carro, apenas ligar o painel). Não liguem o carro sem agua, claro ( so aviso mesmo).

Aperte as duas magueiras de agua maiores para ajudar a retirar o ar do sistema com a tampa do reservatorio aberta e complete se necessario. Espere a ventoinha armar e ve se ela está desarmando normalmente.

Aproveite também troque o sensor de temperatura. É barato custa 35 reais numa casa de de autopeças. No meu caso, a luz do painel de aquecimento NAO ACENDEU. TOMEM CUIDADO!!


Pronto.

Pra saber se o macete estar funcionando, eh so observar se a magueira inferior do radiador estar quente como a de cima ou com temperatura semelhante e se a ventoinha liga o terceiro estagio e depois volta pra o segundo estagio ou desliga depois de um tempo com o carro ligado.

Por fim passe o leitor de centraliza e veja se tem algum erro.

Atenção. Motor zetec rocam nao funciona sem valvula termostatica!!!!

Ele precisa dela. Nao a retirem como alguns mecanicos andam falando. Corre o risco de fundi o motor, derreter coletor de admissao e as juntas do cabeçote (vi um fiesta 1.0 na mesma oficina assim, o cara andou com o carro com a luz de aquecimento acesa)


Fim!

Concluindo...

Eu nao tive que comprar outra vavula, utilizei a mesma que diziam estar trancada!!!! Minha carcaça nao tinha sinais de derretimento ou vazamento e as juntas de borracha da carcaça estavam otimas.
So troquei o sensor de temperatura, e o liquido de arrefecimento. Não troquei reservatorio de expansao do agua do arrefecimento, tinha trocado há uns 3 meses atras pois o orginal do carro tava trincado ( meu carro tem 3 anos e meio).

Esse macete não estraga a valvula, ELA FUNCIONA NORMALMENTE, abrindo e fechando. So impede que ela acumule ar e crie pressão no sistema. Salvo se ela estiver realmente trancada, se vc furar no lugar errado no caso, em baixo, ou fizer um furo grande demais. Entao Fique atento a posionamento do furo e o diametro deste.

O meu Ka parou de bater pino, estar consumindo muuuuuuuuuuuuuuito menos ( ele nao passava de 8,5km/l na gasolina), estar com melhor desempenho, o ar-condicionado diminuiu o liga e desliga dele que da pra sentir no acelerador. Isso ocorre pois a centralina mandava o ar condicionado desligar o compressor devido a temperatura do motor estar chegando no limite de acender o luz expia de aquecimento.

Total do conserto:

R$ 80,00 DE FLUIDO DE ARREFECIMENTO - Paraflu UP
R$ 15,00 de Flush de Radiador - Rad Flush Bardahl
R$ 70,00 de mao de obra.
R$ 35,00 sensor de temperatura
R$ 12,00 Troca da tampa do reservatorio (so por precaução)
_______
R$ 212,00

Detalhe imporante!

A respeito do liga e desliga do compressor do ar-condicionado. Conversei com alguns mecanicos da concessionaria. Eles estao resolvendo da seguinte forma:

É pra fazer uma reciclagem do gas do ar condicionado, ou seja, retirar todo o gas e colocar outro. A pressao do gas do sistema tem que ser de 250 bar ou ate um pouquinho mais. Nao ultrapassaem muito se nao o arcondicionado nao funciona pq vai estar sobre-pressao e o compressor nao vai ligar. Ok??? Dessa maneira o compressor vai ficar ligado o tempo todo ou vai desligar de acordo com o posicionamento da velocidade do ventilador ou do botao de temperatura, evitando assim esse incomodo.

Esse macete da troca do gas eu ainda nao fiz. Quando eu fizer posto o resultado no topico especifico sobre isto.

Qualquer coisa se eu poder responder (afinal eu nao sou mecanico apena tive muita vivencia com o problema), vou responder com todo prazer pra poder ajudar vcs tb.

Fotos:

[SOLUÇÃO] - CONSERTO DEFINITIVO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA - Para quem for trocar pela segunda vez a válvula leia com atenção! 20111120121353

By thiagotavila at 2011-11-21

Mangueiras em que vc tem que colocar a mao. Se o motor está quente, as duas mangueiras tem de estar em temperatura próximas. Se a debaixo está fria é sinal de valvula pseudotravada.

[SOLUÇÃO] - CONSERTO DEFINITIVO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA - Para quem for trocar pela segunda vez a válvula leia com atenção! 20111118143339

By thiagotavila at 2011-11-21

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By thiagotavila at 2011-11-21

Furadeira e broca utilizada para fazer o mini-furo na tampas de latão da válvula. Espessura de um palito de dentes.

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By thiagotavila at 2011-11-21

Localização da válvula termostática

[SOLUÇÃO] - CONSERTO DEFINITIVO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA - Para quem for trocar pela segunda vez a válvula leia com atenção! 20111120121502

By thiagotavila at 2011-11-21

Sensor de temperatura da válvula ao centro.

[SOLUÇÃO] - CONSERTO DEFINITIVO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA - Para quem for trocar pela segunda vez a válvula leia com atenção! 20111120121638

By thiagotavila at 2011-11-21

Parte Posterior da Válvula. observe o posicionamento dela. Veja o tubo em "L" que sai da parte posterior (esta se liga a mangueira inferior do radiador), pegue esse tubo como referência de nível. O furo nas tampas de latoes da valvula tem que estar acima desse nivel, ok??

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By thiagotavila at 2011-11-21

Conector da Valvula termostática ( a cebolinha que os mecânicos falam)

[SOLUÇÃO] - CONSERTO DEFINITIVO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA - Para quem for trocar pela segunda vez a válvula leia com atenção! Marco0434

By thiagotavila at 2011-11-21

As localizações dos furos. Observe que eles devem estar alinhados. Antes de realizar os furos veja se no local que vc vai furar nao fica obstruido pela parede da carcaça da valvula, evitando assim tampar o furo. Observe tambem que nesta foto a valvula está posicionada de forma invertida. Então o furo teria que ser embaixo e nao em cima como está na foto. Só fiz assim para poder ficar melhor ilustrado. Crédito da Foto da válvula ao colega Marcos Machado que me disponibilizou a foto para que eu pudesse fazer a ilustração.

Abraçoss!


Última edição por Thiago Ávila em Ter 22 Nov 2011 - 11:25, editado 5 vez(es)

Thiago Ávila
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Mensagem por robshow Seg 21 Nov 2011 - 13:52

Muito bom!

Acho que tá no tempo de trocar o liquido de arrefecimento do meu, e evitar um pouco o problema, já passou de 2 anos...
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Mensagem por Rafael...... Seg 21 Nov 2011 - 16:48

favoritos... depois vou ler..
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Mensagem por djfernandolages Seg 21 Nov 2011 - 21:25

ótimo tutorial, obrigado pelas informações de primeira, não tive problema com a válvula, mais já estou começando a me preocupar, como vc falou que a borra de ferrugem ajuda a dar pau na válvula, o meu tá com a água bem escura, cor de barro mesmo. estou preocupado, obrigado pelas dicas aí, valeu
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Mensagem por marcoalves1970 Ter 22 Nov 2011 - 6:53

Thiago Ávila escreveu:CONSERTO DEFINITIVO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Para quem for trocar pela segunda vez a válvula leia com atenção!!!

Principais sintomas de válvula pseudo travada:

1.Ventoinha disparada no terceiro estagio direto apos o motor aquecer ( ela nao liga e desliga como em qualquer outro carro) so desligando quando vc desliga o carro na chave, e, ao liga-lo novamente ele ja inicia no terceiro estágio.
3.Reservatorio de expansao do radiador com borra de ferrugem ou ressecado ou trincado ou com tampa do reservatorio sem pressão.
4. Tubo de entrada inferior de agua do radiador com temperatura fria contrastanto com o tubo superior que está muito quente. (os dois tem q estar com temperatura semelhante)
4.Consumo elevado tanto na gasolina quanto no alcool, motor batendo pino (se feito revisao regularmente pq vela e cabo de vela estragados fazem bater tb...)
5.Ar condicionado ligando e desligando ( vc tah acelerando numa estrada reta e sente no acelerador, o compressor do ar ligar e desligar - existe outra causa para isso explico mais embaixo...)


Bom gente eu não tive muito saco pra ver se alguem descreveu em topicos anteriores o que eu vou dizer aqui. Entao me perdoe se alguém ja fez esse tutorial de conserto de valvula temostatica.

Deixa eu explicar o que aconteceu com meu carro:

Meu carro queimou a vavula expanssora do ar quente do sistema de ventilação. É ela que permite que ao vc ligar o ventilador na posicao de ar quente, a agua do motor passa por um pequeno radiador dentro do sistema de ventilação e aqueça o ar. Quando queima essa peça, se vcs nao sabem, ele desliga todo o carro. Desliga painel todo, farois nao funcionam, setas nao funcionam e, se vcs desligarem o carro, o carro nao pega mais ( essa queima da valvula aconteceu com o carro em movimento). So levando na concessionaria pra trocar um fusivel da ignição e essa bendita valvula que custa em torno de 130 reais.

So que a concessionaria nao tinha essa valvula entao eles a isolaram. Mas ao fazer isso deixaram entrar ar no sistema. O ar se alojou na camara da valvula termostatica, travando esta. No meu caso nao chegou a comprometer a cacarça na valvula, so a valvula mesmo.

Valvula trocada na garantia despois de muita confusao na concessionaria.. como muitos aqui ja relataram.

Tranquilo, passou-se 1 ano e meio.

Meu carro comecou a disparar novamente a ventoinha o tempo todo, consumia muito, batia pino, a mangueira inferior do radiador fria, ar condicionado com funcionamento irregular. Resultado?? valvula travada. Mas dessa vez eu nao levei na concessionaria pois meu carro tava fora ja da garantia.

Levei em um mecanico meu de confianca aqui perto da cidade de Nova Iguaçu -Rj

Ele viu o carro, e ouviu minhas queixas, pegou na mangueira inferior do radioador com o carro ligado e a ventoinha disparada e ja deu o diagnostico: valvula travada.

So que pra minha supresa ele disse que nao precisa comprar outra valvula. Ele disse que ia fazer um "macete" pois provavelmente a valvula nao tava quebrada....

Então vamos lá:

1. Drene a agua do radiador.
2. Retire a valvula termostatica. (desligua a cebolinha, o sensor de temperatura)
3. na valvula termostatica vc tem duas tampas de latao separadas por uma haste metalica e uma mola (é o que faz abrir e fechar a passagem de agua. É nessas tampas que vc vai mexer:

Vc vai pegar uma furadeira com uma broca muito pequena com a espessura de um palito de dentes (ou ate um pouquinho menor) e vai fazer dois buracos: Um na tampa superior e outro na tampa inferior que fica na base desta haste. O furo é na regiao mais externa da tampa de latao e não proxima ao centro.

Atenção!!

Observe o posicionamento da valvula termostatica no motor. Os furos tem q ser feitos como se eles ficassem na parte superior da tampa de latao, ou seja, em cima digamos assim. O "ar" que se forma ali vai se direcionar para parte superior da camara da carcaça como qualquer bolha de ar faz, o furo nesse regiao é estrategico para facilitar a passagem do ar.

Outro ponto importante é que os furos tem de estar alinhados. para facilitar o escoamento do AR.

Mas pq fazer isso???

Nosso motor.. consegue gerar mais vapor que o normal ( como o mecanico me falou, devido a fluido de radiador ja velho e com borra de ferrugem) e esse vapor com tempo comeca se acumular na camara onde fica a haste e a tampa de latao movel que controla a passagem de agua e na camara que fica atras dessa base de latao que fecha e nao dar pra ver (Lembre que a fluxo de agua tem um sentido de frente para do motor, ou seja sai pela parte de traz da valvula se eu n estiver errado). Com o tempo a maior presença de ar faz com que a valvula nao se abra pois aumenta MUITO a pressão interna DAS DUAS PRIMEIRAS camaras e tambem pelo não contato suficiente de agua quente com a haste e pelo liquido rico em borra de ferrugem. Resultado, a valvula trava. Ela nao trava pq estar quebrada, ela trava por essa condição acima. O vapor quente não consegue transmitir calor suficiente para a cebolinha ler e ativar a abertura da valvula. Salvo nos casos que vc passa o leitor de centralina do motor que acusa que a valvula tah quebrada ou sensor de temperatura estar com defeito. Mas mesmo assim o mecanico disse q era primeiro tentar fazer esse macete pra, se nao funcionar, comprar outra valvula nova.

Resumindo ao fazer esses dois buracos vc recupera a sua valvula pseudo-quebrada e evita de ser passado pra tras ou ter um conta bastante salgada.

Depois de fazer o furo:

1. VC VAI REVISAR A BOMBA D'AGUA e ver se ela está boa para evitar um possível problema conjunto de Valvula E Bomba d'agua.
2.Vc vai lavar a valvula (protegendo claro o conector da cebolinha) pra tirar o excesso de borra de ferrugem.
3.Vai verificar o estado do sensor de temperatura se for necessario substituir.
4. Vai colocar a valvula no seu lugar.
5.Vai fazer uma limpeza no sistema de arrefecimento com agua e um FLUSH de radiador ( pode ser o rad flush da bardahl pois esse faz a limpeza em quinze minutos)
6. Vai drenar o flush abrindo o radiador pela abertura inferior e drenar o flush jogando agua pelo reservatorio até sair todo liquido azul e a agua ficar cristalina.
6. Vai novamente drenar essa agua pura do sistema e colocar o novo fluido de arrefecimento organico a a proporçao correta de agua.

Outro detalhe é quanto ao estado do liquido de arrefecimento. Quanto mais borra neste liquido, mais facilmente a valvula vai trancar. Nao me pergunte como, mas ocorre isso.

Lembrando tambem em uma situação em que o carro, andou com a luz de aquecimento acesa, derreteu a carcaça da valvula, estragou compronentes visiveis da valvula, sera realmente necessario realizar a troca.

Quanto a fluido de arrefecimento

SO ORGANICOOOO!!!! Nao coloque o mais barato! Nosso motor tem bloco de ferro fundido. Com o tempo ele acaba fazendo borra de ferrugem na agua e sujando o reservatorio de expansao. O Organico ele tem componentes anti ferrugem e conseguem lidar melhor com a alta tempuratura do que os mais baratos. Entao no caso Compre PARAFLU UP!Ou o original que é WURTH apesar de vir com o nome motorcraft. NÃO compre paraflu concentrado normal de embalagem azul. O Paraflu UP é o de embalagem cinza com emblema prateado/cinza. A cor do liquido eh vermelho. 60% de agua para 40% de liquido. Como a capacidade do sistema é 6,25L vc usa 2,5 Litros de aditivo. Lembre que tem liquido de arrefecimento no painel do carro do sistema de ar quente e ele tem q ser drenado ou preenchido quando vc for colocar/retirar o liquido.

Lembrando tambem que quando o carro está ligado essa valvula vai estar ativa, fechando a passagem de agua. Então ao preencher novamente o sistema, em certo momento, vc vai ter que ligar o sistema de ar quente e o ventilador e completar o resto que falta( nao eh ligar o carro, apenas ligar o painel). Não liguem o carro sem agua, claro ( so aviso mesmo).

Aperte as duas magueiras de agua maiores para ajudar a retirar o ar do sistema com a tampa do reservatorio aberta e complete se necessario. Espere a ventoinha armar e ve se ela está desarmando normalmente.

Aproveite também troque o sensor de temperatura. É barato custa 35 reais numa casa de de autopeças. No meu caso, a luz do painel de aquecimento NAO ACENDEU. TOMEM CUIDADO!!


Pronto.

Pra saber se o macete estar funcionando, eh so observar se a magueira inferior do radiador estar quente como a de cima ou com temperatura semelhante e se a ventoinha liga o terceiro estagio e depois volta pra o segundo estagio ou desliga depois de um tempo com o carro ligado.

Por fim passe o leitor de centraliza e veja se tem algum erro.

Atenção. Motor zetec rocam nao funciona sem valvula termostatica!!!!

Ele precisa dela. Nao a retirem como alguns mecanicos andam falando. Corre o risco de fundi o motor, derreter coletor de admissao e as juntas do cabeçote (vi um fiesta 1.0 na mesma oficina assim, o cara andou com o carro com a luz de aquecimento acesa)


Fim!

Concluindo...

Eu nao tive que comprar outra vavula, utilizei a mesma que diziam estar trancada!!!! Minha carcaça nao tinha sinais de derretimento ou vazamento e as juntas de borracha da carcaça estavam otimas.
So troquei o sensor de temperatura, e o liquido de arrefecimento. Não troquei reservatorio de expansao do agua do arrefecimento, tinha trocado há uns 3 meses atras pois o orginal do carro tava trincado ( meu carro tem 3 anos e meio).

Esse macete não estraga a valvula, ELA FUNCIONA NORMALMENTE, abrindo e fechando. So impede que ela acumule ar e crie pressão no sistema. Salvo se ela estiver realmente trancada, se vc furar no lugar errado no caso, em baixo, ou fizer um furo grande demais. Entao Fique atento a posionamento do furo e o diametro deste.

O meu Ka parou de bater pino, estar consumindo muuuuuuuuuuuuuuito menos ( ele nao passava de 8,5km/l na gasolina), estar com melhor desempenho, o ar-condicionado diminuiu o liga e desliga dele que da pra sentir no acelerador. Isso ocorre pois a centralina mandava o ar condicionado desligar o compressor devido a temperatura do motor estar chegando no limite de acender o luz expia de aquecimento.

Total do conserto:

R$ 80,00 DE FLUIDO DE ARREFECIMENTO - Paraflu UP
R$ 15,00 de Flush de Radiador - Rad Flush Bardahl
R$ 70,00 de mao de obra.
R$ 35,00 sensor de temperatura
R$ 12,00 Troca da tampa do reservatorio (so por precaução)
_______
R$ 212,00

Detalhe imporante!

A respeito do liga e desliga do compressor do ar-condicionado. Conversei com alguns mecanicos da concessionaria. Eles estao resolvendo da seguinte forma:

É pra fazer uma reciclagem do gas do ar condicionado, ou seja, retirar todo o gas e colocar outro. A pressao do gas do sistema tem que ser de 250 bar ou ate um pouquinho mais. Nao ultrapassaem muito se nao o arcondicionado nao funciona pq vai estar sobre-pressao e o compressor nao vai ligar. Ok??? Dessa maneira o compressor vai ficar ligado o tempo todo ou vai desligar de acordo com o posicionamento da velocidade do ventilador ou do botao de temperatura, evitando assim esse incomodo.

Esse macete da troca do gas eu ainda nao fiz. Quando eu fizer posto o resultado no topico especifico sobre isto.

Qualquer coisa se eu poder responder (afinal eu nao sou mecanico apena tive muita vivencia com o problema), vou responder com todo prazer pra poder ajudar vcs tb.

Fotos:

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By thiagotavila at 2011-11-21

Mangueiras em que vc tem que colocar a mao. Se o motor está quente, as duas mangueiras tem de estar em temperatura próximas. Se a debaixo está fria é sinal de valvula pseudotravada.

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By thiagotavila at 2011-11-21

Furadeira e broca utilizada para fazer o mini-furo na tampas de latão da válvula. Espessura de um palito de dentes.

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By thiagotavila at 2011-11-21

Localização da válvula termostática

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By thiagotavila at 2011-11-21

Sensor de temperatura da válvula ao centro.

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By thiagotavila at 2011-11-21

Parte Posterior da Válvula. observe o posicionamento dela. Veja o tubo em "L" que sai da parte posterior (esta se liga a mangueira inferior do radiador), pegue esse tubo como referência de nível. O furo nas tampas de latoes da valvula tem que estar acima desse nivel, ok??

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By thiagotavila at 2011-11-21

Conector da Valvula termostática ( a cebolinha que os mecânicos falam)

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By thiagotavila at 2011-11-21

As localizações dos furos. Observe que eles devem estar alinhados. Observe tambem que nesta foto a valvula está posicionada de forma invertida. Então o furo teria que ser embaixo e nao em cima como está na foto. Só fiz assim para poder ficar melhor ilustrado. Crédito da Foto da válvula ao colega Marcos Machado que me disponibilizou a foto para que eu pudesse fazer a ilustração.

Abraçoss!

Ow legal, essa valvula eu troquei do meu ex ka 2010 por precaução de tanto medo de dar pau e acabou servindo para malhorias, hj tenho um ford fiesta rocam 2011, creio eu q seria a mesma coisa pois a valvula só muda o material q é de aluminio, mas vo ficar esperto, muito bom esse club, trcamos varias experiencias q podem melhorar esse sistema fragil do nossos carros... valeu Tiago.
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Mensagem por Thiago Ávila Ter 22 Nov 2011 - 10:49

Galera, tem quase cinco dias que eu fiz esse macete no carro.

Ateh agora, ventoinha funcionando normalmente (ligando-desligando)sem está ligada o tempo todo.

CONSUMO ATE AGORA: 11,5 KM/L (podendo chegar até mais pq nao acabou o combustivel que eu coloquei). Meu carro tinha um consumo de 8,5 km/l de gasolina - no maximo 9KM/L l!!!

eu coloquei 11 litros de gasolina comum para 4,5 litros de alcool e mesmo assim o carro está economico!!!!

Só falta ver mesmo o problema do ar condicionado ligando e desligando.

Abraços

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Mensagem por Thiago Ávila Ter 22 Nov 2011 - 11:18

Valeu pela foto Marco!

Cara, eu cheguei a olhar essa vavula do fiesta comparando com a do ka! Realmente o fundo dela eh de metal ao inves do ka que eh de plasticol!

Abraçoss

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Mensagem por marcoalves1970 Ter 22 Nov 2011 - 13:08

Thiago Ávila escreveu:Valeu pela foto Marco!

Cara, eu cheguei a olhar essa vavula do fiesta comparando com a do ka! Realmente o fundo dela eh de metal ao inves do ka que eh de plasticol!

Abraçoss

É, realmente, será q é mais resistente? Se for ainda vou ficar sabendo pois o carro ainda está com 3.500 km, vai longe ainda.. he he he. Olha, toma cuidado com gasolina comum, mesmo vc misturando com menos etanol pode fazer grilar o motor, procure usar a V-Power da shell, é mais confiável ok?

abraços.
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Mensagem por Eulalio Ter 22 Nov 2011 - 17:22

Senhores,

Evitem citar esses posts. Além disso, comentem apenas os resultados dessa operação. Qualquer post inútil será deletado.
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Mensagem por Thiago Ávila Ter 22 Nov 2011 - 21:29

Marcos,

Vamos ver... Afinal pelo que eu to vendo fui o unico que fez esse macete.

Vou ficar acompanhando como o carro se comporta. Se eu tiver algum problema com a valvula novamente, eu posto aqui de novo. Mas por enquanto, eu to aliviado com o melhor consumo dele e o fim do barulho infernal de ventoinha ligada no terceiro estagio 100% do tempo.

Alem do mais, eh uma alternativa economica e os procedimento que vc vai fazer, serve tambem para limpar todo sistema ( quando fiz o flush do radiaodor vocês não imaginam o quanto de borra de ferrugem saiu - aquela chamada lama do radiador - ateh isso deve ter ajudado a melhorar a refrigeração do carro) e dar uma otima revisao no sistema de arrefecimento do carro. No minimo, se esse macete nao der certo, vou ter q trocar somente a valvula ( o sensor de temperatura eh novo, a carcaça e as junstas estão otimas) pois, o liquido de arrefecimento novo, eu posso tah retirando pela saida inferior do radiador evitando o disperdicio.

Outra coisa eh que fazendo o mini furo, vc vai evitar o aprisionamento de ar dentro da valvula. Veja que numa simples troca de liquido de arrefecimento mal feita pode fazer com q a valvula fique com ar em seu interior fazendo ela trava. outro ponto eh que esse tamanho de furo eh muito insuficiente para fazer com que a agua fria fique circulando o tempo todo no bloco (nos sabemos que o motor tem q trabalhar em uma temperatura ideal - essa eh tb uma das funcoes da valvula) evitando possiveis problemas nos pistoes e bielas carbonizadas.

Lembrando tambem a todos, que isso eh pra quem tem problema recorrente de valvula termostatica e nao pra aqueles q tem a valvula dos seus carros funcionando corretamente, oq nao foi o meu caso.

Abraçoss

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Mensagem por marcoalves1970 Qua 23 Nov 2011 - 7:55

Thiago Ávila escreveu:Marcos,

Vamos ver... Afinal pelo que eu to vendo fui o unico que fez esse macete.

Vou ficar acompanhando como o carro se comporta. Se eu tiver algum problema com a valvula novamente, eu posto aqui de novo. Mas por enquanto, eu to aliviado com o melhor consumo dele e o fim do barulho infernal de ventoinha ligada no terceiro estagio 100% do tempo.

Alem do mais, eh uma alternativa economica e os procedimento que vc vai fazer, serve tambem para limpar todo sistema ( quando fiz o flush do radiaodor vocês não imaginam o quanto de borra de ferrugem saiu - aquela chamada lama do radiador - ateh isso deve ter ajudado a melhorar a refrigeração do carro) e dar uma otima revisao no sistema de arrefecimento do carro. No minimo, se esse macete nao der certo, vou ter q trocar somente a valvula ( o sensor de temperatura eh novo, a carcaça e as junstas estão otimas) pois, o liquido de arrefecimento novo, eu posso tah retirando pela saida inferior do radiador evitando o disperdicio.

Outra coisa eh que fazendo o mini furo, vc vai evitar o aprisionamento de ar dentro da valvula. Veja que numa simples troca de liquido de arrefecimento mal feita pode fazer com q a valvula fique com ar em seu interior fazendo ela trava. outro ponto eh que esse tamanho de furo eh muito insuficiente para fazer com que a agua fria fique circulando o tempo todo no bloco (nos sabemos que o motor tem q trabalhar em uma temperatura ideal - essa eh tb uma das funcoes da valvula) evitando possiveis problemas nos pistoes e bielas carbonizadas.

Lembrando tambem a todos, que isso eh pra quem tem problema recorrente de valvula termostatica e nao pra aqueles q tem a valvula dos seus carros funcionando corretamente, oq nao foi o meu caso.

Abraçoss

Beleza, eu ia mesmo perguntar sobre a passagem de água fria quando a valvula estiver fechada e vc ja acabou respondendo. A sim, carro novo q não deu problema não precisa mexer ainda, no caso o meu tem muito chão pra rodar... he he he... valeu.
Só mais uma pergunta? O segundo furo vc posicionou na parte de plastico com o metal, qual o correto, furar o plastico e o metal ou um pouco mais embaixo, sendo só no metal?
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Mensagem por Thiago Ávila Qua 23 Nov 2011 - 13:27

Marcos,

Não tou entendo sua pergunta.

Mas o seguinte:

O meu mecanico so furou as 2 tampas de latão na parte externa delas, observando antes de furar, se o furo ficaria encoberto pelas paredes da carcaça da valvula, ou seja, ele marcou o lugar antes de furar. Somente furar o metal, já que se fizer furo em plastico vc vai acabar levando a uma trinca na carcaça que vai fazer vazar liquido de arrefecimento. Nosso ka não tem sensor de liquido de arrefecimento baixo, ou seja, ele soh vai avisar quando o carro ja aqueceu. Ai, o problema vai ser beeeeem maior.

Vou reforçar de novo algo que eu disse no tutorial pra que fique beem claro a todos.

A VAVULA TERMOSTATICA FUNCIONA NORMALMENTE APESAR DO FURO! Ela abre e fecha mantendo a temperatura ideal do bloco. O furo eh feito para aliviar a pressão entre as duas primeiras camaras e evitar a formação de bolha de ar dentro delas fazendo a válvula trancar. Esse é um macete para quem estar tento problema crônico de valvula termostatica e não para aqueles em que a primeira troca da valvula resolveu situação.


Se condenarem a sua segunda válvula como trancada, ai amigo faça esse macete primeiro, revise sua bomba dagua, revise tambem a carcaça da valvula e suas juntas, troque o sensor de temperatura e façam o flush do radiador que é muito importante para tirar a lama que se forma!! Se não adiantar, retire com cuidado o liquido de arrefecimento para não desperdiçar ( atenção que são 6,25L contando com o reservatorio de expansão de ar quente, tenha um balde por perto) pela abertura inferior do radioador e substiua a válvula.


Se a valvula tiver realmente trancada. Vai ter que comprar OUTRA!

Isso vc observa pelo leitor da centralina do motor (NCAP) ou na observação da peça mesmo com defeito visivel. Se eu não me engano se a cebolinha estragar ( conector posterior da valvula - ele que faz o comando da valvula abrir e fechar de acordo com a cetralina do motor) vc vai ter que trocar a valvula sem dó e nem piedade, pois ela eh fixa.

Sempre que vc mexerem na valvula troquem o sensor de temperatura. É barato e evita qualquer leitura errada.

Abraçosss

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Mensagem por Thiago Ávila Qua 23 Nov 2011 - 15:04

Amigos,

Entao. A respeito do consumo do meu ka apos o conserto.

Coloquei 11 litro de gasolina comum mais 4 de alcool. Total 15 litros de combustivel para 190 quilometros.

Fez 12,66 km/l

Uso do ar-condionado em 40% do tempo. Andando tranquilamente se forçar. Ventoinha funcionando normalmente sem estar ligada 100% do tempo.

Nunca ele fez uma marca tão boa.

Acreditem, eu quase fiz uma pane seca por causa disso. rs rs rs

Coloquei alcool agora. Vamos ver quanto ele faz.....

Abraçoos

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Mensagem por marcoalves1970 Qua 23 Nov 2011 - 15:23

Thiago Ávila escreveu: Marcos,

Não tou entendo sua pergunta.

Mas o seguinte:

O meu mecanico so furou as 2 tampas de latão na parte externa delas, observando antes de furar, se o furo ficaria encoberto pelas paredes da carcaça da valvula, ou seja, ele marcou o lugar antes de furar. Somente furar o metal, já que se fizer furo em plastico vc vai acabar levando a uma trinca na carcaça que vai fazer vazar liquido de arrefecimento. Nosso ka não tem sensor de liquido de arrefecimento baixo, ou seja, ele soh vai avisar quando o carro ja aqueceu. Ai, o problema vai ser beeeeem maior.

Vou reforçar de novo algo que eu disse no tutorial pra que fique beem claro a todos.

A VAVULA TERMOSTATICA FUNCIONA NORMALMENTE APESAR DO FURO! Ela abre e fecha mantendo a temperatura ideal do bloco. O furo eh feito para aliviar a pressão entre as duas primeiras camaras e evitar a formação de bolha de ar dentro delas fazendo a válvula trancar. Esse é um macete para quem estar tento problema crônico de valvula termostatica e não para aqueles em que a primeira troca da valvula resolveu situação.


Se condenarem a sua segunda válvula como trancada, ai amigo faça esse macete primeiro, revise sua bomba dagua, revise tambem a carcaça da valvula e suas juntas, troque o sensor de temperatura e façam o flush do radiador que é muito importante para tirar a lama que se forma!! Se não adiantar, retire com cuidado o liquido de arrefecimento para não desperdiçar ( atenção que são 6,25L contando com o reservatorio de expansão de ar quente, tenha um balde por perto) pela abertura inferior do radioador e substiua a válvula.


Se a valvula tiver realmente trancada. Vai ter que comprar OUTRA!

Isso vc observa pelo leitor da centralina do motor (NCAP) ou na observação da peça mesmo com defeito visivel. Se eu não me engano se a cebolinha estragar ( conector posterior da valvula - ele que faz o comando da valvula abrir e fechar de acordo com a cetralina do motor) vc vai ter que trocar a valvula sem dó e nem piedade, pois ela eh fixa.

Sempre que vc mexerem na valvula troquem o sensor de temperatura. É barato e evita qualquer leitura errada.

Abraçosss

Beleza, entendi, só no metal q fura, valeu.
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Mensagem por Thiago Ávila Qua 23 Nov 2011 - 15:32

tranquilo Marcoo,

É bom que façam perguntas como a que vc fez que, pra quem lê, fica mais claro.

Abraçoss

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Mensagem por Mckarttney Qua 21 Mar 2012 - 12:24

Hum.. Esse problema de a cebolinha ficar ligada o tempo todo está acontecendo com o meu kazinho. Ele tem quase 44000km rodados e 3 anos e meio de vida. Está horrível! Consumindo demais e eu já troquei o reservatório da água do radiador....
Vou procurar saber dessa sua fórmula. Smile
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Mensagem por Deva Sex 13 Jul 2012 - 17:41

Thiago, sei q já faz um tempo q vc mexeu em sua valvula termostatica, me diga está funcionando em ordem?Estou com problemas com a minha grato.

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Mensagem por Macedo Ter 9 Jul 2013 - 3:13

curioso. meu fiesta 2001 com válvula original e meu ka 2009 também.

nunca tive problemas.

interessante quando se supera anos de estudos dos engenheiros da Ford com apenas uma broca de 2mm...

Cool 
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Mensagem por Eulalio Ter 9 Jul 2013 - 8:40

Macedo escreveu:curioso. meu fiesta 2001 com válvula original e meu ka 2009 também.

nunca tive problemas.

interessante quando se supera anos de estudos dos engenheiros da Ford com apenas uma broca de 2mm...

Cool 

Macedo,

Qual a quilometragem do seu ka?
É apenas uma curiosidade, o meu é 2008 e está próximo dos 100.000km e já tive que trocar a válvula. Eu não sou favorável a alterações físicas em peças originais. O problema do travamento da válvula pode ser ocasionado por conta de ferrugem no radiador e algum outro impedimento, além do uso severo do veículo (acionamento por diversas vezes em função de trajetos curtos, engarrafamentos, etc.).
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Mensagem por Macedo Ter 9 Jul 2013 - 12:00

ka com 37.900 km - válvula eletrônica e aditivo orgânico

fiesta com 140.000 km - válvula mecânica rodou 30.000 km com água da torneira e eu refiz os reparos de vazamentos e coloquei aditivo.

válvulas originais.
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Mensagem por Deva Sáb 24 Ago 2013 - 11:32

Eu estive olhando uma valvula nova, agora já vem com esse furo..........

Deva
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Mensagem por marcondes Qui 26 Jun 2014 - 18:43

não consigo visualizar as fotos

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