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[DÚVIDA] - Problema no reservatório de água, aquecimento e válvula termostática. Como evitar problemas?

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Mensagem por Stefany Sáb 29 maio 2010 - 14:47

Amigos

Gostaria de compartilhar com voces o meu problema
Tenho um ford ka 2008, 32 mil rodados e ja troquei 3x o reservatório de radiador, e ele continua rachando, e aquecendo o carro, hoje fui na oficina e descobri que estou com a valvula termostatica pifada.
Como um carro de menos de 2 anos pode ter tantos problemas, e o valor para troca dessa peça varia em 500R$
Eu acho um absurdo a ford não fazer recall desse problema.
Eu entrei em contato com a Ford e eles me falaram que deveria ir a um distribuidor Ford de minha cidade, mas eu não fui devido meu carro não ter mais garantia, e não ter feito a 3 revisao com eles, e a ultima vez que eu fui na ford com problema na chave de seta que simplemente pifou eu na via Anchieta sem luz, tive que brigar para eles cobrirem a peça que custa em médica 500 reais pela garantia, mas com isso eu paguei a revisao preço fixo + 3 hrs de mao de obra a 120R$ h/h.
Eu sei que se levar esse carro la eles nao vao cobrir por defeito e ainda vao querer me cobrar uma fortuna para arrumar.
Noto que nao é um carro com o mesmo problema, sao vários.
Agora estou com outro problema, o meu carro por dentro aonde é as saidas de ar do ar condicionado, sai ar quente mesmo que desligado, e se ligo a ventilaçao sai um ar quente que parece uma sauna, não sei o que pifou agora, nao sei se é pelo aquecimento do radiador ou se pifou algo mais.
Sei que o logo da Ford deveria ser.. compre um ford Ka e ganhe uma sauna gratis.
Ummmmmmmmmm absurdo
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[DÚVIDA] - Problema no reservatório de água, aquecimento e válvula termostática. Como evitar problemas? Empty Tenho um Ka 2008 e estou com o mesmo problema

Mensagem por Nane Qui 3 Jun 2010 - 12:53

[DÚVIDA] - Problema no reservatório de água, aquecimento e válvula termostática. Como evitar problemas? Affraid Stefany,
Compartilho com você da mesma situação, embora a FORD esteja aprovando o serviço de reparação, por muito pouco não perdi o motor porque não tem sequer indicador de temperatura.
Este situação aconteceu exatamente após um mês da revisão feita na concessionária, a água do radiador começou a ferver e só percebi pela fumaça e o cheiro que exalava para dentro do carro.
Apesar deste problema enorme tem o agravante de estar extremamente barulhento, já está parecendo uma carroça.
Assim como você...
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Mensagem por Rodrigo Sartori Qui 3 Jun 2010 - 17:10

Stefany, mesmo depois de trocado o reservatório, válvula ainda continua saindo ar quente?
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Mensagem por Renato F. Qui 3 Jun 2010 - 19:12

Stefany,

O seu carro está com a válvula do ar quente também com defeito. O meu carro estava apresentando este defeito. Acho que este defeito pode ter alguma relação com o tal do chicote elétrico do recall.

Sds,
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Mensagem por Rodrigo Sartori Qui 3 Jun 2010 - 20:58

Renato F. , o q teria a ver o ar quente com o chicote?

Q eu saiba o ar quente é acionado mecanicamente (manualmente) e utiliza apenas a água que circula no sistema de arrefecimento para o aquecer o ar. Não tem nada elétrico nisso.

A unica valvula q pode apresentar problemas elétricos é a termostática e essa não tem nada a ver com ar quente, serve para ativar ou não a ventoinha para controlar a temperatuda do sistema.
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Mensagem por Alessandro Qui 3 Jun 2010 - 21:04

Nossa nem tem nada a ver com a valvula do ar quente, e q nem foi dito a Stefany e até a concessionaria aonde ela levou, é e foi a válvula termostática q ficou problemática.

Mas quando acontece isso é com mto tempo, e como o Ka tá novo esse problema pode demorar. Se já tivesse a Ford deveria ter visto antes e a concessionaria também.
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Mensagem por Renato F. Sex 4 Jun 2010 - 20:09

Rodrigo,

Na realidade também não sei se tem alguma relação. Pode ser uma coincidência mas meu carro aconteceu o seguinte:

1 - Queimou as luzes do painel onde regulamos o ar.
2 - 2 dias após queimar esta lampada a válvula do ar quente foi para o beleléu após eu regular a temperatura do ar quente no meu carro.
3 - Pane elétrica com queima de fuziveis no mesmo dia em que minha válvula do ar morreu.

Ou seja, se a válvula do ar quente não tem nenhuma relação com o sistema elétrico, qual foi a razão pela qual tive problemas de pane elétrica? Questões interessantes para entendermos.

Pesquisando agora no google descobri que a válvula é elétrica também.

Detalhe, fiz o recall hoje e foi colocado os isolantes no bendito chicote.

Sds,

link
http://www.ishi.com.br/detalhapublicacao.php?cod=12


Última edição por Renato F. em Sex 4 Jun 2010 - 20:23, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Renato F. Sex 4 Jun 2010 - 20:14

Primeiramente peço perdão aos moderadores pelo POST seguido. Estou fazendo isso pois gostaria de dissociar da discussão anterior, devido a importância do tema.

Acho muito bom, todos deste fórum verificarem o estado do reservatório do sistema de arrefecimento. Hoje durante o recall o rapaz me mostrou, na parte debaixo do reservatório, o início do trincamento do reservatório. Ele me explicou que o reservatório trinca de dentro pra fora. Amanhã vou tentar tirar uma foto e encaminar a voces para visualizarem o problema.
Mas para isso é preciso sacar o reservatório (é muito fácil, é só um parafuso) e olharem debaixo dele.

Ainda não houve rompimento, mas em breve terei problemas. Mas vou trocar antes disso.

Sds,
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Mensagem por Rodrigo Sartori Sex 4 Jun 2010 - 21:32

Poxa, não fazia idéia q essa válvula do ar tb era eletronica. Imaginei q não fosse pois o Ka nao tem ar quente elétrico igual a alguns outros carros q possuem uma resistencia pra aquecer. Por isso não estava entendendo quel relaçao poderia existir entre ela e o prob eletrico.
Pior de tudo é saber q além do prob de arrefecimento (oxidação dos componentes) temos agora o prob eletronico que pode afetar dispositivos do sistema de arrefecimento, ou seja, temos uma bomba nas maos. Brincadeira isso.

Qto ao reservatório é isso mesmo q acontece, ele começa a trincar até estourar. Da minha namorada ele começou a vazar muito pouco a ponto de vc nao identificar onde era e a agua ir baixando lentamente. Fomos ao mecanico q colocou a bomba de pressao pra tentar descobrir e tb nao consegui pq o carro tava frio ainda e a trinca provavelmente nao tinha dilatado. Depois de muito custo, um tempo depois, qdo ja nao tinha mais o q fazer foi feita a limpeza e troca do reservatorio e ai resolveu.

Pior é q vc nao acha o reservatorio original, o paralelo troquei em outubro do ano passado qdo minha bomba estourou e esse ano em março ja estava todo trincado novamente.
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Mensagem por Renato F. Sex 4 Jun 2010 - 21:35

Rodrigo,

O problema é mais grave quanto parece mesmo. No outro tópico da válvula termostática, tem o depoimento de um colega que também teve problema na válvula do ar quente. Da mesma forma que o meu, pane elétrica geral!!!
Estou muito preocupado. Estou começando a cogitar trocar meu ka, por outro carro e de outra marca.

Certamente o problema 2 da Stefany é a valvula de ar quente.

Sds,
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Mensagem por Rodrigo Sartori Sex 4 Jun 2010 - 21:40

É, complicado isso, pior de tudo é a montadora fingir de morta.

Entao, as vezes o meu sai esse bafo tb, mas logo passa. Pode ser por conta da oxidação, ou entao logo logo ela pifa tb.
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Mensagem por rubenich Sáb 5 Jun 2010 - 12:06

o meu e pelada não tem ar,mais mesmo assin tive problemas cm a v,termostatica, a ventuinha nao parava nunca mandei olhar foi a maldita valvula,500,00 pila p arrumar ainda bem q conprei ele d uma revenda aqui e eles pag o concerto,tomara q seja so isso porq nao era minha ideia gastar em manutenção vendi meu vectra cd porq era 98 p pegar um 2009 tomara

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Mensagem por Renato F. Sáb 19 Jun 2010 - 20:41

Pessoal,

Troquei meu reservatório em função do trincamento do mesmo. Ainda não estava apresentando qualquer vazamento, mas achei prudente trocar antes de um problema. É super tranquilo trocar: Soltando 1 parafuso que prende o reservatório e as 2 mangueiras dele. Drenei todo o sistema e renovei a agua e o fluido do radiador.
Sugiro que todos verifiquem as condições de seus reservatórios.

Foto do meu reservatório trincado.
https://2img.net/r/ihimizer/i/p1010304au.jpg/
https://2img.net/r/ihimizer/i/p1010306vm.jpg/

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Mensagem por aroucha Qua 30 Jun 2010 - 16:50

Nane escreveu:[DÚVIDA] - Problema no reservatório de água, aquecimento e válvula termostática. Como evitar problemas? Affraid Stefany,
Compartilho com você da mesma situação, embora a FORD esteja aprovando o serviço de reparação, por muito pouco não perdi o motor porque não tem sequer indicador de temperatura.
Este situação aconteceu exatamente após um mês da revisão feita na concessionária, a água do radiador começou a ferver e só percebi pela fumaça e o cheiro que exalava para dentro do carro.
Apesar deste problema enorme tem o agravante de estar extremamente barulhento, já está parecendo uma carroça.
Assim como você...
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Olha só, o meu deu o mesmo problema, levei na Autorizada já que o meu tinha 2 semanas que tinha saído da revisão, entrei em contato com o atendimento da FORD que está analisando a situação, prazo expira hoje 18:00, 18:01 vou ligar para saber a resposta que até agora não me deram, fato é que não vou pagar pelos R$ 880,00 que queriam me cobrar!

Em relação ao barulho no seu motor, provavelmente aqueceu demais e dilatou o cabeçote e outras peças, por isso esse barulho, seu motor certamente está comprometido!!!!

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Mensagem por marcoalves1970 Qui 1 Jul 2010 - 10:49

Tive um problema sério no meu novo Ka 2010, com 5000 kms. Estava voltando do Guaruja num domingo a tarde (14:00 hrs) a 110 km/h quando acendeu a luz da temperatura... pânico... parei o carro rapidinho, tinha estourado o dreno do radiador e vazou toda a água. Usamos a assistencia Ford, taxi e guincho e acabei indo embora pra Ribeirão preto só na segunda 17:00... fiquei muito desanimado com isso não confio mais no carro.
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Mensagem por Big Spin Qui 1 Jul 2010 - 12:17

Mandei fazer a limpeza do sistema de arrefecimento e o reservatório também estava trincado por dentro, mesmo sem vazamento resolvi trocá-lo, 42 reais na ford.
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Mensagem por aroucha Qui 1 Jul 2010 - 16:50

O meu caso foi válvula termostática queimada, orçamento da Autorizada (MO + peça) = R$ 880,00.
Graças a esse fórum pesquisei e verifiquei que era apenas mais 1 de tantos casos idênticos, busquei o atendimento FORD reclamando a situação, e apesar de passados 4 dias sem carro, resolvi hoje, caso concluído, a FORD arcou com os custos, não desembolsei 1 centavo e meu problema foi resolvido!

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Mensagem por marcoalves1970 Seg 5 Jul 2010 - 16:45

Pessoal vai aí uma dica para os donos e donas de Ka. Conversando com um mecânico de confiança, falei sobre os problemas deo sistema de arrefecimendo e então é o seguinte: Mesmo enquanto tiver na garantia cuidem muito bem de seu Ka... como? Quando forem completar a água do reservatório do radiador não usem de jeito nenhum água de torneira, usem o aditivo original ford (motorcraft) ou água destilada nunca de torneira para não inferrujar o sistema e não prender a valvula termostática... e mais uma coisa, pelo menos 1 vez por ano levem em um mecânico de confiança(menos em concessionária) de vcs e mandem limpar todo o sistema de arrefecimento e junto troquem o reservatório que costuma rachar com o tempo ok. Façam isso pessoal eu garanto pra vcs q é bem mais barato q trocar o cabeçote em virtude de um superaquecimento ok valeu. Marco
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Mensagem por Fernanda Alves Seg 16 Ago 2010 - 17:57

Estou com sério problemas com a FORD devido as estes problemas relatados, pretendo acionar a FORD, quem tiver interesse, favor entrar em contato no email fernanda@attivarep.com.br

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Mensagem por Mauryce Qua 25 Ago 2010 - 9:47

Vejo que não sou a única... Tive que trocar duas vezes o reservatório de água em menos de 6 meses, estou super insatisfeita com a compra desse carro, pois é um defeito atrás do outro e a Ford nada faz. Mad

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Mensagem por guicatani Seg 30 Ago 2010 - 1:02

Na ultima sexta-feira, no meio da estrada a luz do radiador acendeu acusando superaquecimento.
Parei, esperei esfriar, completei com água e fui tentando seguir a viagem. A luz acendeu umas 3 4 vezes ainda nessa viagem, de 100 km.
Chegando ao destino levei a uma auto-elétrica e eles consertaram a ventoinha que nao tava funcionando.
Pois bem, o problema nao acabou, meu ka está parado agora, não tenho condições de pagar 800 reais para trocar a bendita válvula termostática.
O Ka realmente é uma bomba, nunca vi um carro dar tanto problema quanto esse.
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Mensagem por PedroMachado Seg 30 Ago 2010 - 2:30

Cara. Quantos km tem o seu carro?
Se for algo em torno de 15.000km, e de preferencia se voce tiver feito pelo menos as 2 primeiras revisões, leva o carro na concessionária, de lá liga pro 0800 da FORD e abre uma reclamação.
O meu tambem deu problema no reservatório e a FORD se responsabilizou por tudo.

Obs: Se voce nao correr atrás o consultor nao vai te dar essa opção.

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Mensagem por guicatani Seg 30 Ago 2010 - 2:33

Meu carro tem em torno de 10000km, não ando muito com ele pq saiu de fábrica com problema elétrico em que a bateria descarrega ao ficar 2 dias parado o carro. Então, fiz a primeira revisão, a segunda nao cheguei a fazer. Mas sendo defeito de fábrica, eles tem que arrumar, terça-feira vou a Londrina para tentar solucionar esse problema, o carro fico lá, e eu voltei de onibus para Maringá.
Entao eu levo lá, falo para eles fazerem orçamento e já ligo para o 0800?
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Mensagem por elber fabricio Qua 27 Out 2010 - 14:43

O meu carro tem quase 25000 km rodados, mas des de os 24000 eu acho,
ele vem aquecendo, aqueceu uma vez e disseram na autorizada que era entrada de ar no radiador, e, que o cabo do sensor tava mal encaixado.
Probléma supostamente resolvido, viajei com o carro e com uns 250 km rodados , a luz de temperatura acendeu denovo, acionei a ford, peguei o carro ontem , e hoje tive que acionala novamente com super aquecimento, com um xeiro desagradavel exalando, e com total peda de desempenho, resumindo . eu to puto da vida com essa bomba e acho que o motor foi pras cucúias.
to esperando a resposta da autorizada, p/ eu brigar com a ford.
Aguém com esse probléma tb?

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Mensagem por Vogel Design Qui 28 Out 2010 - 4:07

cara, não da pra saber de fato qual teu problema!? teve perda de agua!? ou algum problema mais aparente! este cheiro que vc sita pode ser do fluido do radiador, se a agua vazou ela ta quente e sai um cheiro estranho!
como pode ser a lenda da valvula termostatica, mas por sorte ainda acendeu a luz, geralmente quando a valvula da pau o motor aquece, mas nem da tempo de acender a luz e já era!
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[DÚVIDA] - Problema no reservatório de água, aquecimento e válvula termostática. Como evitar problemas? Empty to esperando a resposta da oficina

Mensagem por elber fabricio Qui 28 Out 2010 - 9:43

Vogel Design escreveu:cara, não da pra saber de fato qual teu problema!? teve perda de agua!? ou algum problema mais aparente! este cheiro que vc sita pode ser do fluido do radiador, se a agua vazou ela ta quente e sai um cheiro estranho!
como pode ser a lenda da valvula termostatica, mas por sorte ainda acendeu a luz, geralmente quando a valvula da pau o motor aquece, mas nem da tempo de acender a luz e já era!

Vlw parceiro!! eu estou esperando um parecer da oficina onde o carro se encontra , hoje a tarde ja devo saber qual o probléma, ou não.
Divulgarei assim que souber.

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Mensagem por Vogel Design Qui 28 Out 2010 - 13:57

legal, estamos no aguardo! abraços!
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[DÚVIDA] - Problema no reservatório de água, aquecimento e válvula termostática. Como evitar problemas? Empty foi o cabeçote!!!

Mensagem por elber fabricio Qua 3 Nov 2010 - 12:18

Vogel Design escreveu:legal, estamos no aguardo! abraços!

bom dia a todos !!
bom...!! como disse publicaria qual o meu probléma.
O cabeçote foi pras cucúias affraid . Hoje tive a noticia.
nos proximos dias terei mais detalhes, e vou relatar a respeito Smile .

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Mensagem por Vogel Design Qua 3 Nov 2010 - 12:28

nossa cara que maus en!? boa sorte ai com o carro, qualquer coisa da um toque!
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Mensagem por Nithium Dom 7 Nov 2010 - 17:52

Kra aqui to sentindo que o motor anda esquentando muito e eu mal passei dos 5 mil KM! e ja ta tb com esse problema de aquecimento do motor ta tensa a situação!
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