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[DÚVIDA] - Problema no reservatório de água, aquecimento e válvula termostática. Como evitar problemas?

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Mensagem por Vogel Design Seg 20 Dez 2010 - 15:18

marcoalves1970 escreveu:
dan79 escreveu:Tenho um Old ka 2007 e acho o motor muito bom!! Muito resistente... nao entendo como o novo Ka anda tendo esse problema de superaquecimento. A unica coisa que me veem a cabeca eh que o projeto flex nesse motor nao foi bem feito. Porque se voce observar bem o motor do old ka e do novo ka, eh muito parecido... Entao, fiquei com uma duvida. Pergunta pra quem teve problema com a valvula termostatica: Voces rodavam na maioria do tempo com Etanol? Alguem no forum que teve o mesmo problema e rodava so com gasolina?

Bom... eu não tive problemas com a valvula termostatica mas sim outros problemas como, mangueira de tampar o ar quente q estourou com 5000 km e vazou toda a água do radiador, bateria q pifou com 9500 km e tensor da corrente com 11300 km q fazia um barulho danado no motor, tudo trocado na garantia... agora to com medo do carro e esperando o q pode vir por aí. Quanto ao ka mais antigo, minha irmã tem um fiesta 2000 motor zetec tb e ta com 135000 km e ja faz 4 anos q nunca deu um problema, só trocou oleo... isso é de dar raiva pois o meu novo ka com muito mesnos de 1 ano deu varios problemas q acabei de relatar... é inconformável. Quanto ao combustivel acho q num tem nada a ver, se usar gasolina ou alcool no ka flex o motor aquece do mesmo jeito pois a valvula termostatica só vai abrir com uma determinada temperatura, o problema é q eles estão fabricando carros com prazo muito curto e acaba deixando a desejar a quanlidade.

então cara, na verdade quem não teve certos problemas é pq teve sorte, este problema da valvula termostatica e do reservatório são antigos! desde os primeiros ainda quando era o zetec e o endura já tinha problema no reservatório, a valvula veio nos rocan!
sobre aquecer mais ou menos, a gasolina aquece mais, não é igual não, inclusive em carros turbos geralmente se usa alcool por um destes problemas!
sobre alguns outros problemas! depende muito de sorte! infelizmente, o meu troquei reservatório 2 vezes, do resto suave e tive um problema que ninguém aqui do forum teve que foi a bomba d'agua que estourou o rolamento! então vai muito de sorte, vcs podem comprar carros de qualquer outra marca e ter sérios problemas tbm! eu já tive 3 unos, 1 deles me deu tanto problema que tudo que eu mais queria era passar ele pra frente!
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[DÚVIDA] - Problema no reservatório de água, aquecimento e válvula termostática. Como evitar problemas? - Página 3 Empty Aquecendo de novo.................

Mensagem por Kamila Sáb 8 Jan 2011 - 20:20

Gente, meu Kazinho tá com 22mil KM e 2 anos. Era pra eu fazer revisão de 24 meses agora no final de Dezembro, mas essa data é sempre corrida na concessionaria e eles acabam fazendo a revisão de qualquer jeito. Por isso, deixei para fazer a revisão quando voltasse de viagem, agora em janeiro.

Pois é, antes de sair de BH, chequei o nível da agua, porque sempre foi o grande problema do meu Kazin (a primeira vez que o carro esquentou não tinha nem 1 ano, tava na garantia. Já fiz três limpezas no sist de arrefecimento por conta da Ford.) O nível tava no mínino, o que eu achei normal haja visto que a última troca foi na revisão de 18 meses, em julho/2010.

Como estava indo viajar para Brotas/SP, com o carro desligado e frio, completei com água mesmo, deixando o nível entre o mínimo e o máximo. Viajei bem....

Na volta, antes de sair, olhei e o nível da água tava no mínimo de novo.... Completei mais um pouquinho, só até chegar na linha do Máx.

Chegando na minha casa em BH, a luz do painel acendeu. Quando fui olhar, o reservatório tava SEQUINHO, sem uma gota sequer. Chegou tb a pingar um pouco do líquido vermelho no chão, perto do radiador.

Tô com medo de ligar o carro agora para levá-lo na concessionária, o que eu faço??? Posso comprar aditivo Ipiranga ou Motorcraft e encher o reservatório de novo???

Tô louca pra terminar de pagar meu Ka para vendê-lo e comprar um GOL de novo...

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Mensagem por Vogel Design Sáb 8 Jan 2011 - 20:31

não aconcelho, se esta vazando liquido não é bom ligar o carro, o certo e levar no mecanico e ai ver o que aconteceu! não importa o quanto de liquido vc por provavelmente vai perder tudo!
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Mensagem por marcoalves1970 Dom 9 Jan 2011 - 10:17

Kamila escreveu:Gente, meu Kazinho tá com 22mil KM e 2 anos. Era pra eu fazer revisão de 24 meses agora no final de Dezembro, mas essa data é sempre corrida na concessionaria e eles acabam fazendo a revisão de qualquer jeito. Por isso, deixei para fazer a revisão quando voltasse de viagem, agora em janeiro.

Pois é, antes de sair de BH, chequei o nível da agua, porque sempre foi o grande problema do meu Kazin (a primeira vez que o carro esquentou não tinha nem 1 ano, tava na garantia. Já fiz três limpezas no sist de arrefecimento por conta da Ford.) O nível tava no mínino, o que eu achei normal haja visto que a última troca foi na revisão de 18 meses, em julho/2010.

Como estava indo viajar para Brotas/SP, com o carro desligado e frio, completei com água mesmo, deixando o nível entre o mínimo e o máximo. Viajei bem....

Na volta, antes de sair, olhei e o nível da água tava no mínimo de novo.... Completei mais um pouquinho, só até chegar na linha do Máx.

Chegando na minha casa em BH, a luz do painel acendeu. Quando fui olhar, o reservatório tava SEQUINHO, sem uma gota sequer. Chegou tb a pingar um pouco do líquido vermelho no chão, perto do radiador.

Tô com medo de ligar o carro agora para levá-lo na concessionária, o que eu faço??? Posso comprar aditivo Ipiranga ou Motorcraft e encher o reservatório de novo???

Tô louca pra terminar de pagar meu Ka para vendê-lo e comprar um GOL de novo...


O meu aconteceu o mesmo, era a manqueira q tampa da saida do ar quente q o meu não tem, pois é, estava nq estrada vindo de guaruja e vazou toda a água, a luz ascendeu e parei, resultado, guincho a té a oficina e pronto é o q aconcelho
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Mensagem por Sam Brito Qui 10 Fev 2011 - 0:15

Nossa, estou apavorada, pois meu carro completou 1 ano e 3 meses, e nunca vi aparecer tanto problema. 15 dias após completar 1 ano, fiquei na rua pois a bateria foi embora. Segundo o mecânico do seguro tinha durado até muito. Agora o carro começou a ter um desempenho péssimo, parece que esta arrastando toneladas, chega a quase morrer em subidas. Hoje vi a luz do arrefecimento acender, parei em um posto e esperei esfriar, e há uns 7 dias fica um barulho constante de ventilador, só parando quando desligo o carro. Vim pesquisar e pelo visto muita gente passa por isso. Será a tal válvula ou outra coisa. Meu Deus, nem terminei de pagar a bateria, nem parece que comprei um carro novo, meu antigo me dava menos gastos, e trabalho. Isso sem falar na briga que tive de ter pra que a concessionária fizesse os pontos de ferrugem e descamação que o carro apresentou com 6 meses de comprado. E a droga do vidro elétrico que não sobe ou desce com o controle...diversas idas lá e nunca resolveram, desisti, uso o comando da porta mesmo. Nosso país será sempre assim, pagamos caro para termos péssimos produtos e serviços...
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Mensagem por Sam Brito Qui 10 Fev 2011 - 20:32

É Srs, realmente vcs tinham razão hoje levei à concessionária comde comprei e faço as revisões e segundo eles. o reservatório de água do radiador está rachado e precisa fazer uma limpeza no sistema de arrefecimento pois está muito sujo, n sei de que... não falaram na válvula termostática, sinceramente acho que ela deve ser a razão de tudo, mas eles acham que não. Como meu carro tem 15 meses, eles não quiseram cobrir o prejuízo, o valor foi mais de 500 reais só para trocar o reservatório e limpar. Então liguei para a ford e pedi uma ampliação do prazo de garantia mas a resposta só sairá em 2 dias úteis, e não posso tirar o carro de lá pq não deixam e ele não anda. Resumo, estou pagando 700,00 de financiamento pra andar de ônibus e morrer de raiva... Afff. Ah segundo eles, é uma novidade esse problema no meu carro, nunca ouviram falar disso no Ka.
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Mensagem por Vogel Design Qui 10 Fev 2011 - 20:47

hahhahahha nossa, estão metendo a faca na tuas costas heheheh, fazer a limpeza de todo o sistema, trocar reservatório e tampa e recolocar todo fluido de radiador se fizer em qualquer ótima mecanica não passa de 200 reais! 200 conto na verdade ainda ta caro D+
reservatório! 32 reais! fluido e agua! põe ai uns 70 reais estourando, se for trocar todo fluido do sistema! tampa nova, 12 conto! limpeza, 70 reais! mais uns 50 de mão de obra pra trocar o reservatório, que ainda é caro!
concessionaria não vale a pena fazer qualquer tipo de serviço!!!
e seu reservatório pode estar sujo sim, esta sujeira e de ferrugem e ela não tem nada a ver realmente com a valvula termostatica! mas muito ferrugem no sistema pode acontecer de travar a valvula com maior facilidade! por isso que é bom a limpeza!
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Mensagem por a.j_tech Sex 11 Fev 2011 - 0:48

Bom o meu problema é sobre o fluido de arrefeicimento !!!

Quando peguei o carro zerado em dezembro olhei o motor ,bunitinho, tava tudo dentro dos comformes ai rodados uns 1500km, alem de uma mancha que apareceu no burrinho do freio graças ao fluido que estava vazando do mesmo pelos o'rings reparei que o fluido de arrefeicimento tinha baixado um pouco ai já levei o carro na ford o pessoal falou que não era nada e que estava no nivel certinho, a respeito do burrinho a peça foi trocada e realizado os testes ficou novo =] !!!

De manhã de vez em quando tenho o habito saudavel de olhar o oleo do motor e ver se ta tudo no lugar, agora com 2500km o fluido de arrefeicimento tava na marca do minimo no reservatorio tirei uma foto, liguei para a ford e agendeu uma consulta, chegando lá eles fizeram o teste de pressurização do sistema de arrefeicimento com aquela bombinha colocando 10bar no sistema para ver se tinha algum vazamento, e nada O.o ai eles completaram o fluido que faltava e voltei para casa !!!

Sera que alguem tem alguma ideia para onde o fluido está indo ? Question ?
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Mensagem por Rafael...... Sex 11 Fev 2011 - 10:13

Isso é normal amigo, a borracha quando aquecida dilata, sendo assim os poros dela abrem, com isso vazando a agua sob pressão, entre os poros.


Pq o pneu esvazia quando não calibrado? para aonde vai o ar?

Sacou???
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Mensagem por a.j_tech Sex 11 Fev 2011 - 10:18

Hummm agora tudo faz sentido heheee !!!

Mas então achei estranho, com 2 meses e 2500km o fluido baixar da marca do max para min e no palio do meu irmã e no corolão do meu pai o mesmo não ocorre !?!

Mas estou de olho no reservatório qualquer coisa agendo uma consulta na ford e peço para eles trocarem o sistema inteiro de arrefeicimento hehee !!!

Tem que aproveitar a garantia !!!

abraço T+ ! Exclamation !
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Mensagem por Rafael...... Sex 11 Fev 2011 - 10:30

a.j_tech escreveu:Hummm agora tudo faz sentido heheee !!!

Mas então achei estranho, com 2 meses e 2500km o fluido baixar da marca do max para min e no palio do meu irmã e no corolão do meu pai o mesmo não ocorre !?!

Mas estou de olho no reservatório qualquer coisa agendo uma consulta na ford e peço para eles trocarem o sistema inteiro de arrefeicimento hehee !!!

Tem que aproveitar a garantia !!!

abraço T+ ! Exclamation !


É meios estranho mesmo o meu com 15 mil diminuiu do max para min, ai ja vou completar amanha.

Espera completa, e fica de olhos, se continuar assim vc, pede o teste de pressão com o carro quente e ligado.
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Mensagem por a.j_tech Sex 11 Fev 2011 - 10:58

ahamm estou de olho e qualquer coisa ligo na ford =] !!!
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Mensagem por marcoalves1970 Sex 11 Fev 2011 - 13:04

a.j_tech escreveu:ahamm estou de olho e qualquer coisa ligo na ford =] !!!

Olha, o meu ka está com 13.000 km, com 5.000 km ele deu um problema q estourou a manqueira q tampa a saida do ar quente no radiador, q o meu não tem, e esvaziou toda a água e agora com 13.000 km de lá pra ca ainda não precisei completar e olha q comprei o aditivo original na ford caso precisasse... mais até hj não, mais acho q com 2.500 km baixar água claro q não é normal. Mais pode procurar a garantia sim pq se deixar pra eles vão empurrando com a barriga até sair da garantia ou até vc cansar.
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Mensagem por Vogel Design Sex 11 Fev 2011 - 15:35

cara, a agua baixar é totalmente normal! olhar o niver com o carro quente tbm não adianta de nada! quando o motor ta quente o fluido ta circulando e tal e muita coisa dilata, então da a impressão do nivel estar muito mais baixo que o normal! mas relaxa
agua e oleo só se confere com o carro frio! e baixar o nivel tanto de agua quanto de oleo é normal! claro que em um nivel seguro, baixar toda a agua e sumir muito oleo tbm não é bom heheheh
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Mensagem por a.j_tech Sex 11 Fev 2011 - 16:30

Com certeza hehee !!!

pior foi oq o consultor da ford falou quando me entrgou o carro, que é normal o carro comsumir 100ml de oleo a cada 1000km achei muito e até agora o meu oleo não baixou nadinha, o bixinho ta sempre na marquinha !!!

E do fluido de arrefeicimento eu estou de olho, meu medo é vazar para dentro do bloco do motor por alguma junta defeituoda, ai dana tudo, apesar que sempre que eu olho o oleo ele está normal e sem a presença de agua ou corpos estranhos, mas do fluido sempre olho com o carro frio de manhã junto com o oleo e qualquer coisa se começar a baixar novamente vou na ford e vou mandar eles trocarem o sistema inteiro de arrefeicimento e colocar fluido inorganico !!!

Ai vamos ver se a saga continua heheeee =] !!!
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Mensagem por Lasek Sex 11 Fev 2011 - 17:21

Gurizada se os mecanicos colocam o relogio e testam a pressão do sistema e n da vazamento...O vazamento é na tampa!!!! A tampa tb deve ser testada olhem o DR CARRO no Youtube.Meu carro fico tres dias na concessionaria por estar abaixando a agua e n acharam o problema...eu troquei a tampa e nunca mais baixo o nivel...O carro ta com 22 mil km e 2 anos de uso...
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Mensagem por Vogel Design Sex 11 Fev 2011 - 19:42

mas isso é real, até mesmo eu que já troquei 2 vezes o reservatório pq trincou trocava a tampa junto!
sobre o lance de dar problema de junta fica tranquilo, é raro acontecer em carro novo assim! e outra se a agua vai pro cilindo pode ficar sussa que vc vai ver facil facil a mega neblina que vai ser feita atras do teu carro hahahha
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Mensagem por Lasek Sex 11 Fev 2011 - 19:49

meu reservatorio original n chego a vazar mas quando fui troca a agua q faz umas 2 semanas...Ele tava bem sujo ai tive uma brilhante idéia de lavar com sabão em pó e areia n é q deu uma boa limpada tiro praticamente todo o pó de ferruegm acumulado...ai olhei contra o sol n é q o desgraçado já tava trincando de dentro pra fora...tive q trocar o maldito...agora ta andando hehehe!!!essa da neblina atras da charanga foi muito boa...
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Mensagem por Vogel Design Sex 11 Fev 2011 - 19:55

só por curiosidade, vc tirou o reservatório pra limpar ele assim né? hehhehe
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Mensagem por Lasek Sex 11 Fev 2011 - 21:55

ah tirei sim ai botei uma tampa velha q tinha e fechei com os dedos e chacoalhava pra cima e pra baixo...hehehe
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Mensagem por a.j_tech Sex 11 Fev 2011 - 23:45

cara fiquei curioso sobre a neblina !!!

ja imaginei a cena dos filmes do 007 aquela parade de fumaça atras do carro kkkkkkkkkkkkkk !!!!

muito bom heheee !!!
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Mensagem por Vogel Design Sáb 12 Fev 2011 - 5:16

pior que é verdade, joga agua no cilindro pra ver que coisa linda que acontece hehheheh
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Mensagem por a.j_tech Sáb 12 Fev 2011 - 10:44

kkkkkkkkkkk tive um ideia !!!

vou tentar bolar um esquema para gerar uma nuvem de fumaça heheee ja até pensei em tudo heheee !!!

depois posto o esqueminha ai galera kkkkkkkkkkkkkk !!!

kazin 007 O.o !!!

ai só vai faltar os lança misseis, o oleo para jogar atras, as taxinhas, maçanetas que dão choque e por ai vai heheee...
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Mensagem por Lasek Sáb 12 Fev 2011 - 23:06

podia colocar tb aquela essencia q tem nas maquininhas de festinhas pra da um cheiro de tuti-fruti hahahaha.
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Mensagem por a.j_tech Dom 13 Fev 2011 - 0:53

Galera tá ai minha ideia Lógico que faltam muitos detalhes como a pressão de trabalho da bomba, tamanho das tubulações, material das mesmas, a parte eletrica, que bomba utilizar, qual bico utilizar, e onde coloca-lo no cano de escape !!!

Deixo os detalhes para os 007 de plantão ai heheee !!!!

abraço galera T+ !!! Estupido
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Mensagem por a.j_tech Dom 13 Fev 2011 - 0:59

galera faltou o link com a imagem heheee =] !!!

https://2img.net/r/ihimizer/i/esqueminha.jpg/

abraço T+ !!!
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Mensagem por flaviofifa Dom 13 Fev 2011 - 10:27

Pessoal dei uma lida no tópico e tenho uma dúvida, meu KA ta com 1100km e quando eu ando com o ar desligado eu sinto um ar quente saindo pelo duto, é normal? Estou com essa dúvida porque eu antes tava com um fiesta street e não acontecia isso.

Abraços!

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Mensagem por oReIaAaA Seg 14 Fev 2011 - 0:00

bom depende.. quando o carro esta mtu quete.. ou tipo.. mto tempo no sol é normal.. pq o ar é puxado la parte inferior direita do parabrisa..
quando o capô esta muito quente acaba entrando ar quente..
outra coisa tbm é quando o carro esta pegando o ar de dentro do carro e o carro estiver quente.. para isso basta regular aquele botão de correr que tem no painel... direita ele pega o ar de dentro.. esquerda pega o ar de fora

bom.. o meu deu um problema de vazamento na sexta
alias.. está jorrando agua... aquela carcaça de distribuição(Cavalete de Distribuição de Água) está tricada.. fui na ford e os caras me disseram que tem ki troca a valvula termoestatica!!..
$400 conto manu!!
ai pesquisei e descobri que não preciso trocar o kit inteiro da valvula.. até pq a valvula está funcionando!!..
soh preciso trocar essa carcaça de plastico!!.. axei no ML por $50!!..
vou levar o carro amanhã pra um mecanico e vamos ver se da pra tocar soh a carcaça!!..
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Mensagem por flaviofifa Seg 14 Fev 2011 - 10:23

oReIaAaA escreveu:bom depende.. quando o carro esta mtu quete.. ou tipo.. mto tempo no sol é normal.. pq o ar é puxado la parte inferior direita do parabrisa..
quando o capô esta muito quente acaba entrando ar quente..
outra coisa tbm é quando o carro esta pegando o ar de dentro do carro e o carro estiver quente.. para isso basta regular aquele botão de correr que tem no painel... direita ele pega o ar de dentro.. esquerda pega o ar de fora

bom.. o meu deu um problema de vazamento na sexta
alias.. está jorrando agua... aquela carcaça de distribuição(Cavalete de Distribuição de Água) está tricada.. fui na ford e os caras me disseram que tem ki troca a valvula termoestatica!!..
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ai pesquisei e descobri que não preciso trocar o kit inteiro da valvula.. até pq a valvula está funcionando!!..
soh preciso trocar essa carcaça de plastico!!.. axei no ML por $50!!..
vou levar o carro amanhã pra um mecanico e vamos ver se da pra tocar soh a carcaça!!..

Blza irmão!!

Obrigado!

flaviofifa
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Mensagem por marcoalves1970 Seg 14 Fev 2011 - 17:02

oReIaAaA escreveu:bom depende.. quando o carro esta mtu quete.. ou tipo.. mto tempo no sol é normal.. pq o ar é puxado la parte inferior direita do parabrisa..
quando o capô esta muito quente acaba entrando ar quente..
outra coisa tbm é quando o carro esta pegando o ar de dentro do carro e o carro estiver quente.. para isso basta regular aquele botão de correr que tem no painel... direita ele pega o ar de dentro.. esquerda pega o ar de fora

bom.. o meu deu um problema de vazamento na sexta
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Nossa??!! Quantos km está seu ka? O meu ta com 13.200 km e ja tá começando a passar ferrugem pro reservatório mais a água continua vermelha do aditivo.
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