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[DÚVIDA] - Problema no reservatório de água, aquecimento e válvula termostática. Como evitar problemas?

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Mensagem por Lasek Sex 27 Jan 2012 - 11:53

eu n andaria sem!até porq no sul faz um frio e o carro falha q ta loco! nem sei se pode andar sem, mas sei q tem uns aqui no forum q andaram e tals, o meu até um marcador de temperatura bolei pra ver a temperatura do motor...Já q o nosso n tem!
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Mensagem por alex63 Sex 27 Jan 2012 - 11:59

Tem detalhes deste marcador de temperatura que vc instalou ? pode me dar o link ?

Abcs



Lasek escreveu:eu n andaria sem!até porq no sul faz um frio e o carro falha q ta loco! nem sei se pode andar sem, mas sei q tem uns aqui no forum q andaram e tals, o meu até um marcador de temperatura bolei pra ver a temperatura do motor...Já q o nosso n tem!
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Mensagem por William_WRC Sex 27 Jan 2012 - 12:38

alex63 escreveu:Tem detalhes deste marcador de temperatura que vc instalou ? pode me dar o link ?

Abcs



Lasek escreveu:eu n andaria sem!até porq no sul faz um frio e o carro falha q ta loco! nem sei se pode andar sem, mas sei q tem uns aqui no forum q andaram e tals, o meu até um marcador de temperatura bolei pra ver a temperatura do motor...Já q o nosso n tem!

Eu tbm gostaria de saber onde se encontra marcadores de temperatura , e se tem alguma solução para colocar no painel, ou só mesmo colocando aquelas colunas com marcadores e tal...
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Mensagem por marcoalves1970 Sex 27 Jan 2012 - 12:45

alex63 escreveu:Marcos,

Ok vi sua descrição do teste e ela esta correta. Porém só uma coisa não faz sentido pra mim, se o modulo (ECU) manda sinal de massa ( negativo), ja que o outro lado do " aquecedor" vem do positivo da bateria, ou seja ele é usado para aquecer a "cera" que tem dentro da válvula para ela abrir, então se conclui que ela abre por aquecimento ( forçado pelo resistor que nada mais é do que um aquecedor) então ela deveria abrir tambem pelo contato com a agua quente ! Por isso que num faz muito sentido pra mim ela so abrir como aquecedor. Eu estou quase conseguindo uma para testes, pois realmente estou curioso demaios com este " brinquedo". Com relação ao " lado" da montagem da válvula o que quiz expleicar que antigamente ( MAVERICK/JEEP/RANGER/VW e Outros) a válvula sempre foi colocada no lado da saída da agua do motor, ou seja ela ja " tomava" agua quente assim que o motor aquecia o que para mim fazia mais sucesso! Só que no KA e outros com Motor ROCAM, ela esta no lado da entrada, e por isso entendo que eles " criaram' este pré-aquecedor( vamos chamar ele assim o da tomadinha com dois fios na parte de tras da válvula) para ela poder abrir mais cedo e deixar desta forma a agua quente circulando ! Pois se não fosse isso olha o caminho que a agua faz > sai do bloco/cabeçote, vai para o radiador e depois sai do radiador e vai para a parte de traz da válvula termostatica e ja chega la com menos temperatura que saiu...e ae custa a abrir ( dai o recurso do aquecedor). Agora tem de considerar tbm os dois tubos que vão para o aquecimento interno, pois eles ajudam a válvual a receber agua quente... bem num sei até aqui é só achismo... mais espero que ate semana que vem eu tenha um teste de bancada efetuado e postarei aqui.
Por isso um colega relatou aqui a solução do mecanico dele, de fazer um pequeno furo na parte de metal da válvulae na parte superior, para drenar o ar, masi com isso passa a existir uma pequena comunicação entre as camaras da carcaça da válvula e ae ela recebe agua quente mais rápido..

Bem vamos aguardar os testes !

abcs

Beleza, poste sim!! Valeu
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Mensagem por alex63 Seg 30 Jan 2012 - 14:57

Marcos,

Boas noticias !É Boa é que eu consegui uma válvula completa com carcaça e tudo e melhor zero KM, para teste.

Vamos aos resultados:

Válvula totalmente montada com aquecedor instalado só submetida a panela de agua quente:

1 - Resultado ela começa a abrir quando chega a +/- 96° Celcius e esta totalmente aberta a 98°celcius.

Válvula montada, porem com o aquecedor eletrico removido e submetida a panela de agua quente:
2 - Ela não abre nunca ! Pore ? porque o pino longo do aquecedor elérico, funciona como um " embolo" ou seja a cera ao ser aquecida internamente, começa a se expandir força o pino contra o corpo da válvula( parte de tras) por isso ele é travado na sua sede e só sai girando e puxando. Como o pino não se move prea tras, o corpo da válvula começa a se mover no sentido oposto e a mesma se abre.

Válvula montada, porem o aquecedor eletrico alimentado com 12 volts e submetida a panela de agua quente:
3 - Ela começa a se abrior mais cedo +/- 92 a 94°Celcius em com 94 esta toda aberta.

Resumindo : Ela tem o mesmo tipo de funcionamento das válvulas comuns mecanicas! Funcionam por aquecimento da camera interna , que expande a cera e empurra um embolo ou eixo que a faz abrir ! Por isso , que sem o pino aquecedor ela não abre! Pois a cera se expande mais não pressiona nada !!! A questão é o Aquecedor, é usado para pré aquecer ela, e para provavelmente na gasolina ela abrir mais cedo como eu comprovei nos testes !

Pude entender também porque o motor zetec não pode funcionar sem ela, é porque o primeiro disco redondo ( ponta da válvula - disco pequeno) veda o orifício que existe entre a saída e entrada de agua do bloco !

O que faz ela se abrir , é justamente o retorno da agua quente, que vem do circuito de aquecimento interno. Ou seja, na camera de saída da carcaça da válvula termostatica ( Parte maior onde fica o sensor de temperatura da ECU), sai um tubo fino que vai para o reservatorio de expansão e dele vai para a base do bloco! O outro tubo mais grosso, vai para a valvula de aquecimento interno, passa por ela ( válvula de aquecimento interno) e retorna na outra camera da carcaça da valvula termostatica ( Camera menor retangular). Ele sim é que aquece a válvula termostática para ela para abrir, em conjunto com o aquecedor eletrico .

Outra coisa muito importante que percebi, ha uma peguena válvula de esfera para remoção do ar na parte maior da valvula termostatica ( disco de metal maior) é importante que ele fique para cima sempre !!!!
Bem , enfim tirada as dúvidas!

Abcs




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Mensagem por Lasek Seg 30 Jan 2012 - 15:42


tem um topico marcadores, relogios n me lembro certo, lá com as fotos q coloquei é um relogio cronomac com T de inox, coloquei antes de entrar na bomba dagua...





alex63 escreveu:Tem detalhes deste marcador de temperatura que vc instalou ? pode me dar o link ?


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Lasek escreveu:eu n andaria sem!até porq no sul faz um frio e o carro falha q ta loco! nem sei se pode andar sem, mas sei q tem uns aqui no forum q andaram e tals, o meu até um marcador de temperatura bolei pra ver a temperatura do motor...Já q o nosso n tem!
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Mensagem por marcoalves1970 Seg 30 Jan 2012 - 16:04

alex63 escreveu:Marcos,

Boas noticias !É Boa é que eu consegui uma válvula completa com carcaça e tudo e melhor zero KM, para teste.

Vamos aos resultados:

Válvula totalmente montada com aquecedor instalado só submetida a panela de agua quente:

1 - Resultado ela começa a abrir quando chega a +/- 96° Celcius e esta totalmente aberta a 98°celcius.

Válvula montada, porem com o aquecedor eletrico removido e submetida a panela de agua quente:
2 - Ela não abre nunca ! Pore ? porque o pino longo do aquecedor elérico, funciona como um " embolo" ou seja a cera ao ser aquecida internamente, começa a se expandir força o pino contra o corpo da válvula( parte de tras) por isso ele é travado na sua sede e só sai girando e puxando. Como o pino não se move prea tras, o corpo da válvula começa a se mover no sentido oposto e a mesma se abre.

Válvula montada, porem o aquecedor eletrico alimentado com 12 volts e submetida a panela de agua quente:
3 - Ela começa a se abrior mais cedo +/- 92 a 94°Celcius em com 94 esta toda aberta.

Resumindo : Ela tem o mesmo tipo de funcionamento das válvulas comuns mecanicas! Funcionam por aquecimento da camera interna , que expande a cera e empurra um embolo ou eixo que a faz abrir ! Por isso , que sem o pino aquecedor ela não abre! Pois a cera se expande mais não pressiona nada !!! A questão é o Aquecedor, é usado para pré aquecer ela, e para provavelmente na gasolina ela abrir mais cedo como eu comprovei nos testes !

Pude entender também porque o motor zetec não pode funcionar sem ela, é porque o primeiro disco redondo ( ponta da válvula - disco pequeno) veda o orifício que existe entre a saída e entrada de agua do bloco !

O que faz ela se abrir , é justamente o retorno da agua quente, que vem do circuito de aquecimento interno. Ou seja, na camera de saída da carcaça da válvula termostatica ( Parte maior onde fica o sensor de temperatura da ECU), sai um tubo fino que vai para o reservatorio de expansão e dele vai para a base do bloco! O outro tubo mais grosso, vai para a valvula de aquecimento interno, passa por ela ( válvula de aquecimento interno) e retorna na outra camera da carcaça da valvula termostatica ( Camera menor retangular). Ele sim é que aquece a válvula termostática para ela para abrir, em conjunto com o aquecedor eletrico .

Outra coisa muito importante que percebi, ha uma peguena válvula de esfera para remoção do ar na parte maior da valvula termostatica ( disco de metal maior) é importante que ele fique para cima sempre !!!!
Bem , enfim tirada as dúvidas!

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Bleza. Mas vc fez o teste desta valvula só ligada o 12 V? Eu fiz na minha aqui em casa e ela abriu, e sem colocar na água quente. Por isso q tenho duvidas q precisa da água quente pra ela abrir com o 12V ligado, faça esse teste e me fala. Se vc tiver alguma fonte de 12V fica mais facil, ou se não liga dois fios na bateria mesmo, um no positivo e um no negativo q da certo ok.
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Mensagem por alex63 Ter 31 Jan 2012 - 8:33

Marcos,

Fiz sim so com 12 volts e ela abre também ! Ou seja ela funciona das duas formas ! Como a convencional mecanica e como eletronica. Exatamente como descrito no link que enviei retirado do site oficina Brasil.

Agora como disse sem o " aquecedor" " enfiado" dentro dela ela não funciona, mais somente porque a pressão interna aumenta e não tem nada para empurrar..... Como eu disse o poiono funciona como um " embolo" exatamente igual as válvulças convencionais !

Esqueci de mencionar a resistência do aquecedor é igual a 16 Ohms.

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marcoalves1970 escreveu:
alex63 escreveu:Marcos,

Boas noticias !É Boa é que eu consegui uma válvula completa com carcaça e tudo e melhor zero KM, para teste.

Vamos aos resultados:

Válvula totalmente montada com aquecedor instalado só submetida a panela de agua quente:

1 - Resultado ela começa a abrir quando chega a +/- 96° Celcius e esta totalmente aberta a 98°celcius.

Válvula montada, porem com o aquecedor eletrico removido e submetida a panela de agua quente:
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Resumindo : Ela tem o mesmo tipo de funcionamento das válvulas comuns mecanicas! Funcionam por aquecimento da camera interna , que expande a cera e empurra um embolo ou eixo que a faz abrir ! Por isso , que sem o pino aquecedor ela não abre! Pois a cera se expande mais não pressiona nada !!! A questão é o Aquecedor, é usado para pré aquecer ela, e para provavelmente na gasolina ela abrir mais cedo como eu comprovei nos testes !

Pude entender também porque o motor zetec não pode funcionar sem ela, é porque o primeiro disco redondo ( ponta da válvula - disco pequeno) veda o orifício que existe entre a saída e entrada de agua do bloco !

O que faz ela se abrir , é justamente o retorno da agua quente, que vem do circuito de aquecimento interno. Ou seja, na camera de saída da carcaça da válvula termostatica ( Parte maior onde fica o sensor de temperatura da ECU), sai um tubo fino que vai para o reservatorio de expansão e dele vai para a base do bloco! O outro tubo mais grosso, vai para a valvula de aquecimento interno, passa por ela ( válvula de aquecimento interno) e retorna na outra camera da carcaça da valvula termostatica ( Camera menor retangular). Ele sim é que aquece a válvula termostática para ela para abrir, em conjunto com o aquecedor eletrico .

Outra coisa muito importante que percebi, ha uma peguena válvula de esfera para remoção do ar na parte maior da valvula termostatica ( disco de metal maior) é importante que ele fique para cima sempre !!!!
Bem , enfim tirada as dúvidas!

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Bleza. Mas vc fez o teste desta valvula só ligada o 12 V? Eu fiz na minha aqui em casa e ela abriu, e sem colocar na água quente. Por isso q tenho duvidas q precisa da água quente pra ela abrir com o 12V ligado, faça esse teste e me fala. Se vc tiver alguma fonte de 12V fica mais facil, ou se não liga dois fios na bateria mesmo, um no positivo e um no negativo q da certo ok.
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Mensagem por marcoalves1970 Ter 31 Jan 2012 - 10:59

alex63 escreveu:Marcos,

Fiz sim so com 12 volts e ela abre também ! Ou seja ela funciona das duas formas ! Como a convencional mecanica e como eletronica. Exatamente como descrito no link que enviei retirado do site oficina Brasil.

Agora como disse sem o " aquecedor" " enfiado" dentro dela ela não funciona, mais somente porque a pressão interna aumenta e não tem nada para empurrar..... Como eu disse o poiono funciona como um " embolo" exatamente igual as válvulças convencionais !

Esqueci de mencionar a resistência do aquecedor é igual a 16 Ohms.

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marcoalves1970 escreveu:
alex63 escreveu:Marcos,

Boas noticias !É Boa é que eu consegui uma válvula completa com carcaça e tudo e melhor zero KM, para teste.

Vamos aos resultados:

Válvula totalmente montada com aquecedor instalado só submetida a panela de agua quente:

1 - Resultado ela começa a abrir quando chega a +/- 96° Celcius e esta totalmente aberta a 98°celcius.

Válvula montada, porem com o aquecedor eletrico removido e submetida a panela de agua quente:
2 - Ela não abre nunca ! Pore ? porque o pino longo do aquecedor elérico, funciona como um " embolo" ou seja a cera ao ser aquecida internamente, começa a se expandir força o pino contra o corpo da válvula( parte de tras) por isso ele é travado na sua sede e só sai girando e puxando. Como o pino não se move prea tras, o corpo da válvula começa a se mover no sentido oposto e a mesma se abre.

Válvula montada, porem o aquecedor eletrico alimentado com 12 volts e submetida a panela de agua quente:
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Resumindo : Ela tem o mesmo tipo de funcionamento das válvulas comuns mecanicas! Funcionam por aquecimento da camera interna , que expande a cera e empurra um embolo ou eixo que a faz abrir ! Por isso , que sem o pino aquecedor ela não abre! Pois a cera se expande mais não pressiona nada !!! A questão é o Aquecedor, é usado para pré aquecer ela, e para provavelmente na gasolina ela abrir mais cedo como eu comprovei nos testes !

Pude entender também porque o motor zetec não pode funcionar sem ela, é porque o primeiro disco redondo ( ponta da válvula - disco pequeno) veda o orifício que existe entre a saída e entrada de agua do bloco !

O que faz ela se abrir , é justamente o retorno da agua quente, que vem do circuito de aquecimento interno. Ou seja, na camera de saída da carcaça da válvula termostatica ( Parte maior onde fica o sensor de temperatura da ECU), sai um tubo fino que vai para o reservatorio de expansão e dele vai para a base do bloco! O outro tubo mais grosso, vai para a valvula de aquecimento interno, passa por ela ( válvula de aquecimento interno) e retorna na outra camera da carcaça da valvula termostatica ( Camera menor retangular). Ele sim é que aquece a válvula termostática para ela para abrir, em conjunto com o aquecedor eletrico .

Outra coisa muito importante que percebi, ha uma peguena válvula de esfera para remoção do ar na parte maior da valvula termostatica ( disco de metal maior) é importante que ele fique para cima sempre !!!!
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Bleza. Mas vc fez o teste desta valvula só ligada o 12 V? Eu fiz na minha aqui em casa e ela abriu, e sem colocar na água quente. Por isso q tenho duvidas q precisa da água quente pra ela abrir com o 12V ligado, faça esse teste e me fala. Se vc tiver alguma fonte de 12V fica mais facil, ou se não liga dois fios na bateria mesmo, um no positivo e um no negativo q da certo ok.

Beleza. Mais eu tenho minhas dúvidas se ela funciona sem a tomadinha montada no motor, como hj tenho um Fiesta, e ele tem um marcador de temperatura fica mais facil fazer esse teste, vou esperar o dia q dar o problema na minha valvula, e quando for trocar vou fazer o teste dela com a tomadinha desligada e se a temperatura começar a passar do meio pode apostar q essa valvual não funciona mesmo com essa tomadinha desligada.
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Mensagem por alex63 Ter 31 Jan 2012 - 12:16

Pode ficar tranquilo que funciona sim ! O que acontece é que a ventoinha ja dispara na segunda velocidade direto ! Fiz o teste hoje no KA e alem disso acendeu a luz de anomalia no painel !!!! Ou seja a ECU percebeu a falta da conexão ao aquecedor e alertou, mais a agua quente circulou perfeitamente entre as manqueiras. Como disse o aquecedor é para traqbalahr em conjunto mais ela funcioan da mesma maneira que a convencional !!! Agora é claro que se vc remover o pino ( aquecedor) ela não abre, pois ela perde o apoio onde ela pressiona para abrir.

De uma olhada neste link na pagina 218 pois tem a descrição do funcionamento detalhada da valvula normal, mais a eletrica é a mesma coisa só tem um pre-aquecedor.

http://www.mte-thomson.com/templates/mte_thomson/files/catalogo_temperatura.pdf

Observando bem a válvula eletrica e carcaça, a única coisa que não gostei foi o fato da carcaça ser de plástico, pois com o tempo isto deve ressecar e rachar !! Na própria MTE eles tem o conjunto completo de metal !!!

Pagina 235 do mesmo link que te enviei ! Fica ae a dica para quem quiser ou tiver de trocar a carcaça pode trocar por uma de aluminio.

Abcs


marcoalves1970 escreveu:
alex63 escreveu:Marcos,

Fiz sim so com 12 volts e ela abre também ! Ou seja ela funciona das duas formas ! Como a convencional mecanica e como eletronica. Exatamente como descrito no link que enviei retirado do site oficina Brasil.

Agora como disse sem o " aquecedor" " enfiado" dentro dela ela não funciona, mais somente porque a pressão interna aumenta e não tem nada para empurrar..... Como eu disse o poiono funciona como um " embolo" exatamente igual as válvulças convencionais !

Esqueci de mencionar a resistência do aquecedor é igual a 16 Ohms.

Abcs





marcoalves1970 escreveu:
alex63 escreveu:Marcos,

Boas noticias !É Boa é que eu consegui uma válvula completa com carcaça e tudo e melhor zero KM, para teste.

Vamos aos resultados:

Válvula totalmente montada com aquecedor instalado só submetida a panela de agua quente:

1 - Resultado ela começa a abrir quando chega a +/- 96° Celcius e esta totalmente aberta a 98°celcius.

Válvula montada, porem com o aquecedor eletrico removido e submetida a panela de agua quente:
2 - Ela não abre nunca ! Pore ? porque o pino longo do aquecedor elérico, funciona como um " embolo" ou seja a cera ao ser aquecida internamente, começa a se expandir força o pino contra o corpo da válvula( parte de tras) por isso ele é travado na sua sede e só sai girando e puxando. Como o pino não se move prea tras, o corpo da válvula começa a se mover no sentido oposto e a mesma se abre.

Válvula montada, porem o aquecedor eletrico alimentado com 12 volts e submetida a panela de agua quente:
3 - Ela começa a se abrior mais cedo +/- 92 a 94°Celcius em com 94 esta toda aberta.

Resumindo : Ela tem o mesmo tipo de funcionamento das válvulas comuns mecanicas! Funcionam por aquecimento da camera interna , que expande a cera e empurra um embolo ou eixo que a faz abrir ! Por isso , que sem o pino aquecedor ela não abre! Pois a cera se expande mais não pressiona nada !!! A questão é o Aquecedor, é usado para pré aquecer ela, e para provavelmente na gasolina ela abrir mais cedo como eu comprovei nos testes !

Pude entender também porque o motor zetec não pode funcionar sem ela, é porque o primeiro disco redondo ( ponta da válvula - disco pequeno) veda o orifício que existe entre a saída e entrada de agua do bloco !

O que faz ela se abrir , é justamente o retorno da agua quente, que vem do circuito de aquecimento interno. Ou seja, na camera de saída da carcaça da válvula termostatica ( Parte maior onde fica o sensor de temperatura da ECU), sai um tubo fino que vai para o reservatorio de expansão e dele vai para a base do bloco! O outro tubo mais grosso, vai para a valvula de aquecimento interno, passa por ela ( válvula de aquecimento interno) e retorna na outra camera da carcaça da valvula termostatica ( Camera menor retangular). Ele sim é que aquece a válvula termostática para ela para abrir, em conjunto com o aquecedor eletrico .

Outra coisa muito importante que percebi, ha uma peguena válvula de esfera para remoção do ar na parte maior da valvula termostatica ( disco de metal maior) é importante que ele fique para cima sempre !!!!
Bem , enfim tirada as dúvidas!

Abcs





Bleza. Mas vc fez o teste desta valvula só ligada o 12 V? Eu fiz na minha aqui em casa e ela abriu, e sem colocar na água quente. Por isso q tenho duvidas q precisa da água quente pra ela abrir com o 12V ligado, faça esse teste e me fala. Se vc tiver alguma fonte de 12V fica mais facil, ou se não liga dois fios na bateria mesmo, um no positivo e um no negativo q da certo ok.

Beleza. Mais eu tenho minhas dúvidas se ela funciona sem a tomadinha montada no motor, como hj tenho um Fiesta, e ele tem um marcador de temperatura fica mais facil fazer esse teste, vou esperar o dia q dar o problema na minha valvula, e quando for trocar vou fazer o teste dela com a tomadinha desligada e se a temperatura começar a passar do meio pode apostar q essa valvual não funciona mesmo com essa tomadinha desligada.
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[DÚVIDA] - Problema no reservatório de água, aquecimento e válvula termostática. Como evitar problemas? - Página 12 Empty Re: [DÚVIDA] - Problema no reservatório de água, aquecimento e válvula termostática. Como evitar problemas?

Mensagem por marcoalves1970 Ter 31 Jan 2012 - 14:06

alex63 escreveu:Pode ficar tranquilo que funciona sim ! O que acontece é que a ventoinha ja dispara na segunda velocidade direto ! Fiz o teste hoje no KA e alem disso acendeu a luz de anomalia no painel !!!! Ou seja a ECU percebeu a falta da conexão ao aquecedor e alertou, mais a agua quente circulou perfeitamente entre as manqueiras. Como disse o aquecedor é para traqbalahr em conjunto mais ela funcioan da mesma maneira que a convencional !!! Agora é claro que se vc remover o pino ( aquecedor) ela não abre, pois ela perde o apoio onde ela pressiona para abrir.

De uma olhada neste link na pagina 218 pois tem a descrição do funcionamento detalhada da valvula normal, mais a eletrica é a mesma coisa só tem um pre-aquecedor.

http://www.mte-thomson.com/templates/mte_thomson/files/catalogo_temperatura.pdf

Observando bem a válvula eletrica e carcaça, a única coisa que não gostei foi o fato da carcaça ser de plástico, pois com o tempo isto deve ressecar e rachar !! Na própria MTE eles tem o conjunto completo de metal !!!

Pagina 235 do mesmo link que te enviei ! Fica ae a dica para quem quiser ou tiver de trocar a carcaça pode trocar por uma de aluminio.

Abcs


marcoalves1970 escreveu:
alex63 escreveu:Marcos,

Fiz sim so com 12 volts e ela abre também ! Ou seja ela funciona das duas formas ! Como a convencional mecanica e como eletronica. Exatamente como descrito no link que enviei retirado do site oficina Brasil.

Agora como disse sem o " aquecedor" " enfiado" dentro dela ela não funciona, mais somente porque a pressão interna aumenta e não tem nada para empurrar..... Como eu disse o poiono funciona como um " embolo" exatamente igual as válvulças convencionais !

Esqueci de mencionar a resistência do aquecedor é igual a 16 Ohms.

Abcs





marcoalves1970 escreveu:
alex63 escreveu:Marcos,

Boas noticias !É Boa é que eu consegui uma válvula completa com carcaça e tudo e melhor zero KM, para teste.

Vamos aos resultados:

Válvula totalmente montada com aquecedor instalado só submetida a panela de agua quente:

1 - Resultado ela começa a abrir quando chega a +/- 96° Celcius e esta totalmente aberta a 98°celcius.

Válvula montada, porem com o aquecedor eletrico removido e submetida a panela de agua quente:
2 - Ela não abre nunca ! Pore ? porque o pino longo do aquecedor elérico, funciona como um " embolo" ou seja a cera ao ser aquecida internamente, começa a se expandir força o pino contra o corpo da válvula( parte de tras) por isso ele é travado na sua sede e só sai girando e puxando. Como o pino não se move prea tras, o corpo da válvula começa a se mover no sentido oposto e a mesma se abre.

Válvula montada, porem o aquecedor eletrico alimentado com 12 volts e submetida a panela de agua quente:
3 - Ela começa a se abrior mais cedo +/- 92 a 94°Celcius em com 94 esta toda aberta.

Resumindo : Ela tem o mesmo tipo de funcionamento das válvulas comuns mecanicas! Funcionam por aquecimento da camera interna , que expande a cera e empurra um embolo ou eixo que a faz abrir ! Por isso , que sem o pino aquecedor ela não abre! Pois a cera se expande mais não pressiona nada !!! A questão é o Aquecedor, é usado para pré aquecer ela, e para provavelmente na gasolina ela abrir mais cedo como eu comprovei nos testes !

Pude entender também porque o motor zetec não pode funcionar sem ela, é porque o primeiro disco redondo ( ponta da válvula - disco pequeno) veda o orifício que existe entre a saída e entrada de agua do bloco !

O que faz ela se abrir , é justamente o retorno da agua quente, que vem do circuito de aquecimento interno. Ou seja, na camera de saída da carcaça da válvula termostatica ( Parte maior onde fica o sensor de temperatura da ECU), sai um tubo fino que vai para o reservatorio de expansão e dele vai para a base do bloco! O outro tubo mais grosso, vai para a valvula de aquecimento interno, passa por ela ( válvula de aquecimento interno) e retorna na outra camera da carcaça da valvula termostatica ( Camera menor retangular). Ele sim é que aquece a válvula termostática para ela para abrir, em conjunto com o aquecedor eletrico .

Outra coisa muito importante que percebi, ha uma peguena válvula de esfera para remoção do ar na parte maior da valvula termostatica ( disco de metal maior) é importante que ele fique para cima sempre !!!!
Bem , enfim tirada as dúvidas!

Abcs





Bleza. Mas vc fez o teste desta valvula só ligada o 12 V? Eu fiz na minha aqui em casa e ela abriu, e sem colocar na água quente. Por isso q tenho duvidas q precisa da água quente pra ela abrir com o 12V ligado, faça esse teste e me fala. Se vc tiver alguma fonte de 12V fica mais facil, ou se não liga dois fios na bateria mesmo, um no positivo e um no negativo q da certo ok.

Beleza. Mais eu tenho minhas dúvidas se ela funciona sem a tomadinha montada no motor, como hj tenho um Fiesta, e ele tem um marcador de temperatura fica mais facil fazer esse teste, vou esperar o dia q dar o problema na minha valvula, e quando for trocar vou fazer o teste dela com a tomadinha desligada e se a temperatura começar a passar do meio pode apostar q essa valvual não funciona mesmo com essa tomadinha desligada.

Realmente, eu ja até mandei um e-mail para a MTE perguntando dessa carcaça de aluminio mas eles disseram q por inquanto só fornece pra rocam a gasolina e q ainda não tem carcaça para valvulas flex eletronicas, faze o q né. Ainda bem q pelomenos a valvula eletronica do Fiesta é de aluminio... he he he
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[DÚVIDA] - Problema no reservatório de água, aquecimento e válvula termostática. Como evitar problemas? - Página 12 Empty VALVULA TERMOSTÁTICA, CONEXÃO TERMO E TAMPA DO RESEVATÓRIO

Mensagem por Monique Flôr Ter 14 Fev 2012 - 11:53

Mais um desabafo....
Olá pessoal meu Fod Ka é 2008/2009.
Tive problema no reservatório de água 3 vezes, onde eu estava dirigindo na cidade de São Paulo e o carro começou a soltar fumaça, parecia um incêndio. Levei o carro na Ford e trocaram, claro que cada vez que fiz a troca não deixei menos que R$ 200,00. Desta ultima vez o carro esquentou novamente e levei na FORD.
Olharam o carro por cima e ja falaram que tinha que trocar a VALVULA TERMOSTÁTICA, CONEXÃO TERMO E TAMPA DO RESEVATÓRIO Total R$ 772,20.
Ou seja um PROBLEMA DE FÁBRICA!!!!!!
Outos Problemas:
Quando abasteço o ponteiro do combustível demora para subir.
A porta do lado esquerdo tem trava elétrica e só abre do lado de fora e a do lado direito funciona normalmente.

Gosto muito do carro! Mas acho um absurdo a FORD ter um problema de fabricação nos carros e agente ter que pagar por um erro que não é nosso! Estou indignada com uma empresa desse porte tratar com tanta frienza um assunto de tamanha importância e que corremos RISCO DE VIDA! E quem paga por isso???????

Vamos falar da má qualidade do carro!!!!! E dizer pra todo mundo sobre a nossa indignação. Sad
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Mensagem por Lasek Ter 14 Fev 2012 - 12:30

pelo jeito seu ka foi os primeiros a serem feitos e dar problemas!é brabo pegar um carro novo e n ter confiança!o meu n deu problemas, mas já rachou 2 reservatorios. todo ano agora troco reservatorio tampa e faço uma limpeza no radiador e coloco aditivo e agua nova!
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Mensagem por marcoalves1970 Ter 14 Fev 2012 - 15:30

Monique Flôr escreveu:Mais um desabafo....
Olá pessoal meu Fod Ka é 2008/2009.
Tive problema no reservatório de água 3 vezes, onde eu estava dirigindo na cidade de São Paulo e o carro começou a soltar fumaça, parecia um incêndio. Levei o carro na Ford e trocaram, claro que cada vez que fiz a troca não deixei menos que R$ 200,00. Desta ultima vez o carro esquentou novamente e levei na FORD.
Olharam o carro por cima e ja falaram que tinha que trocar a VALVULA TERMOSTÁTICA, CONEXÃO TERMO E TAMPA DO RESEVATÓRIO Total R$ 772,20.
Ou seja um PROBLEMA DE FÁBRICA!!!!!!
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Gosto muito do carro! Mas acho um absurdo a FORD ter um problema de fabricação nos carros e agente ter que pagar por um erro que não é nosso! Estou indignada com uma empresa desse porte tratar com tanta frienza um assunto de tamanha importância e que corremos RISCO DE VIDA! E quem paga por isso???????

Vamos falar da má qualidade do carro!!!!! E dizer pra todo mundo sobre a nossa indignação. Sad

Monique, precisa notar o seguinte, com quantos km teve q trocar a valvula termostática do seu carro?
Quando vc completava a água do reservatório era com aditivo ou água de torneira, ou vc deixava um frentista qualquer de posto fazer isso? Se vc completar com água de torneira vai inferrujar tudo, tem q completar com água destilada diluida com o próprio aditivo original do Ka, pra não inferrujar, se inferrujar os dias da valvula estão contados.
Tem pessoas aqui no Club q tem Ka com mais de 50.000 e nunca trocaram a valvula termostática, no entanto nunca deixaram inferrujar a água do radiador, só trocaram reservatórios, mas mesmo assim se manter a água limpa com adidtivo na proporção correta, fazendo a limpeza no sistema no max. a cada 1 ano e meio demora até pra rachar o reservatório. Baleza?
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Mensagem por Reginaldo Dom 17 Jun 2012 - 12:03

Pow galera, estou achando que a vávula termostatica foi pro saco mais uma vez, fazem apenas 60 dias que troquei-a. A peça deve está na garantia,90 dias, geralmente é.

A mangueira superior está "quente". E a inferior(baixo), próximo do radiador(final da mangueira) está fria e já próximo da valvula(inicio) está quente.

Na outra vez que troquei a valvula, essa mangueira inferior era toda fria, de ponta a ponte.
O que acham?
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Mensagem por alex63 Qua 11 Jul 2012 - 9:37

Pessoal Como alguns me perguntaram sobre este teste somente no Etanol, aqui vai ele. Estava sem tempo mais ontem consegui realizar o mesmo.


Condições do teste N°1:
Garagem coberta, temperatura ambiente em torno dos 21C° celcius , 08:00 hs locais no Rio de Janeiro , primeira partida ( veículo parado por mais de 24 horas) compartimento do motor fechado (capo fechado), veículo abastecido somente com ETANOL.

1 - partida no motor
temperatura da agua = 21°C
temperatura do ar admitido= 22°C
2 - Apos 5 minutos
temperatura da agua = 45°c
temperatura do ar admitido = 28°c
3 -Apos alguns minutos ( Novamente para encurtar depois +/- 20 /25 minutos) valvula termostatica abre com aproximadamente 103 ~ 104 °c
temperatura da agua = 104°C
temperatura do ar admitido = 38°C
4 - Ao chegar a 106°C a ventoinha do radiador ligou na 1 velocidade e só desligou ao chegar a 101°c e repetindo este ciclo durante todo o teste acima, que foi de mais ou menos 1 Hora.

Condição de teste N 2:
Garagem coberta, temperatura ambiente em torno dos 24° celcius , 10:30hs locais no Rio de Janeiro , veículo já aquecido ( teste n°1) compartimento do motor fechado (capo fechado), veículo abastecido com Etanol + Ar- Condicionado ligado:

Resultados
1 - Ao ligar o ar-condicionado, a ventoinha é acionada na velocidade 1 , constantemente (normal) com isto a temperatura da agua se manteve como abaixo:
temperatura da agua = 101~102°C°C
temperqatura do ar admitido 47°c
2 - Ao colocar o ar-condicionado na posição de velocidade interna, número 2 ( vai de 0 a 4) e ao acelerar o carro até 1500/2000Rpm a ventoinha do radiador , passou a velocidade 2 e assim permanecendo ( comando vindo da central por causa do ar condicionado ligado- absolutamente normal)
Resultado
a temperatura fica oscilando entre 98° C ate 101°C ( ventoinha em primeira velocidade direto, por causa do ar-condicionado)

Resumo: com o Ar condicionado ligado e veículo parado, o motor se mantém mais frio, o que é muito bom em relação a engarrafamentos. Porem sem o Ar condicionado ligado , a ventoinha só é acionada aos 106°C e desliga somente aos 101°C. ( lembre na Gasolina no mesmo teste ficava entre 94 e 96°C )

O teste acima, é um teste " estatico" ou seja com o carro sem ser submetido a nehuma carga ( carro parado , apenas motor em funcionamento).

Realizei testes de estrada/cidade e a conclusão, na minha opinião , não é das melhores, pois o carro trabalha o tempo todo em torno dos 98°C ate 101°c, isto com ar Condicionado ligado. Sem o ar, tive picos de 108°C !! Com ventoinha armando e permanecendo armada direto, na segunda velocidade, depois reduzindo para primeira velocidade e depois desligando ao chegar a +/- 101°C, e repetindo o ciclo.

Observação: Vale mencionar que, em sistema pressurizado, igual ao utilizado em nosso KA, sistema "selado" por meio de reservatório externo, e tampa de pressão e água com aditivo.
O ponto de Ebulição ( fervura )só ira ocorrer em torno dos 130°C.
Porém é ai que mora o perigo, pois esta condição de fervura somente aos 130°C, só ocorre nas condições ideais! Ou seja com água limpa e aditivo em dia, tampa do reservatório e sistema em perfeitas condições.

Portanto, para quem roda exclusivamente com etanol, é muito importante, redobrar a atenção com isso!!!

Na minha opinião, é um sistema que trabalha no limite, quando abastecido com Etanol! Porém ok, quando abastecido com gasolina.

Abcs
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Mensagem por marcoalves1970 Qua 18 Jul 2012 - 7:50

alex63 escreveu:Pessoal Como alguns me perguntaram sobre este teste somente no Etanol, aqui vai ele. Estava sem tempo mais ontem consegui realizar o mesmo.


Condições do teste N°1:
Garagem coberta, temperatura ambiente em torno dos 21C° celcius , 08:00 hs locais no Rio de Janeiro , primeira partida ( veículo parado por mais de 24 horas) compartimento do motor fechado (capo fechado), veículo abastecido somente com ETANOL.

1 - partida no motor
temperatura da agua = 21°C
temperatura do ar admitido= 22°C
2 - Apos 5 minutos
temperatura da agua = 45°c
temperatura do ar admitido = 28°c
3 -Apos alguns minutos ( Novamente para encurtar depois +/- 20 /25 minutos) valvula termostatica abre com aproximadamente 103 ~ 104 °c
temperatura da agua = 104°C
temperatura do ar admitido = 38°C
4 - Ao chegar a 106°C a ventoinha do radiador ligou na 1 velocidade e só desligou ao chegar a 101°c e repetindo este ciclo durante todo o teste acima, que foi de mais ou menos 1 Hora.

Condição de teste N 2:
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Resultados
1 - Ao ligar o ar-condicionado, a ventoinha é acionada na velocidade 1 , constantemente (normal) com isto a temperatura da agua se manteve como abaixo:
temperatura da agua = 101~102°C°C
temperqatura do ar admitido 47°c
2 - Ao colocar o ar-condicionado na posição de velocidade interna, número 2 ( vai de 0 a 4) e ao acelerar o carro até 1500/2000Rpm a ventoinha do radiador , passou a velocidade 2 e assim permanecendo ( comando vindo da central por causa do ar condicionado ligado- absolutamente normal)
Resultado
a temperatura fica oscilando entre 98° C ate 101°C ( ventoinha em primeira velocidade direto, por causa do ar-condicionado)

Resumo: com o Ar condicionado ligado e veículo parado, o motor se mantém mais frio, o que é muito bom em relação a engarrafamentos. Porem sem o Ar condicionado ligado , a ventoinha só é acionada aos 106°C e desliga somente aos 101°C. ( lembre na Gasolina no mesmo teste ficava entre 94 e 96°C )

O teste acima, é um teste " estatico" ou seja com o carro sem ser submetido a nehuma carga ( carro parado , apenas motor em funcionamento).

Realizei testes de estrada/cidade e a conclusão, na minha opinião , não é das melhores, pois o carro trabalha o tempo todo em torno dos 98°C ate 101°c, isto com ar Condicionado ligado. Sem o ar, tive picos de 108°C !! Com ventoinha armando e permanecendo armada direto, na segunda velocidade, depois reduzindo para primeira velocidade e depois desligando ao chegar a +/- 101°C, e repetindo o ciclo.

Observação: Vale mencionar que, em sistema pressurizado, igual ao utilizado em nosso KA, sistema "selado" por meio de reservatório externo, e tampa de pressão e água com aditivo.
O ponto de Ebulição ( fervura )só ira ocorrer em torno dos 130°C.
Porém é ai que mora o perigo, pois esta condição de fervura somente aos 130°C, só ocorre nas condições ideais! Ou seja com água limpa e aditivo em dia, tampa do reservatório e sistema em perfeitas condições.

Portanto, para quem roda exclusivamente com etanol, é muito importante, redobrar a atenção com isso!!!

Na minha opinião, é um sistema que trabalha no limite, quando abastecido com Etanol! Porém ok, quando abastecido com gasolina.

Abcs

Muito boa a explicação Alex... valeu

abços
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Mensagem por Franklin Viana de Souza Sex 27 Jul 2012 - 22:47

Boa noite, pessoal.
Este é o meu 1º post no forum... mas acho que pode ajudar a fechar as brechas que faltam à este "pequeno" problema. A ideia não é dar uma solução, mas apontar mais um potencial agravante da falha: aparecimento de rachaduras no reservatório de expansão.
1- A matéria prima base deste reservatório é um material chamado polipropileno (ou PP). Este é um dos materiais mais comuns para transformação na industria automobilística, pois possui boa processabilidade e um mix de propriedades muito importante para esta aplicação (módulo de elasticidade, resistência ao impacto, resistência à tensão, resistência térmica).
1.1- Primeira falha: se não me engano, o material usado para injeção deste reservatório é o GE7100 da QUATTOR (atual BRASKEM). Este é um ótimo material, mas para esta aplicação, classifico como regular ou bom. Só para se ter uma ideia, o material usado nos reservatórios da VW é importado e custa quase o dobro do preço do GE7100 (as propriedades, para esta aplicação, são muito melhores).
2- Este reservatório é feito à partir de dois processos: injeção e soldagem por ultrassom.
2.1- Segunda falha: a grande maioria dos recipientes que são projetados para suportar pressões (positiva ou negativa), devem respeitar o princípio geométrico de uma catenária (os ovos, os tuneis, as bases de aerosóis, todos tem o formato esférico). Quanto mais cantos, maiores tensões e, portanto, menor resistência.
3- Estes reservatórios passam por testes de controle de qualidade, sejam visuais ou destrutivos. Os principais são os testes de desempenho, como estouro e vida útil.
3.1- Terceira falha: vou fazer outro comparativo. No teste de estouro, o reservatório VW (conhecido como GEIGER), é submetido à uma pressão positiva de 15 bar e não estoura. Já o reservatório do nosso querido KA, não resiste à 10 bar.
Além disso a VW exigia um teste chamado ciclo dinâmico de dois estágios, que consiste em simular uma situação extrema de trabalho do motor (a temperatura do líquido de arrefecimento GLYSANTIN - BASF - chega à 135ºC). Neste teste, o reservatório deve suportar o baque por ,no mínimo, 800 horas sem parar.
Nunca soube que a FORD já tenha realizado tal teste.

Bom pessoal, passei um pouco do histórico que tenho, com base em informações de colegas que atuam do ramo automobilístico. Além disso, trabalhei em uma empresa onde tive a oportunidade de acompanhar vários destes processos.

Infelizmente, nenhum fabricante de peças paralelas irá investir em uma material que custa o DOBRO do GE7100. Mas seria interessante testar um reservatório feito com o material da GEIGER da VW (SABIC PP 4935). Na época, fizemos um protótipo para apresentação à FORD, mas não houve encaminhamento (e eu não tinha um KA).
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Mensagem por alex63 Sáb 28 Jul 2012 - 7:35

Parabéns Amigo,

Excelente contribuição e esclarecimento sobre o assunto!

Abcs
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Mensagem por Franklin Viana de Souza Sáb 28 Jul 2012 - 18:38

Obrigado, alex63.
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Mensagem por saulofajardo Qui 1 Jan 2015 - 23:47

Boa noite.

Como todos sabem, o KA nao tem o bendito marcador analogico de temperatura. Tive problema com isso numa viagem e a junta do cabeçote queimou e tive que gastar 1000 reias para consertar. O mecanico verificou tudo e disse que a valvula termostatica está ok. Instalei um medidor no carro e tenho percebido que o carro chega até 90 graus e so aí a ventoinha arma e baixa um pouco a temperatura. Alguém ainda tem o KA e pode me ajudar com alguma solução que funcione?

Desde já OBG

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Mensagem por JP Dom 24 maio 2015 - 19:45

saulofajardo escreveu:Boa noite.

Como todos sabem, o KA nao tem o bendito marcador analogico de temperatura. Tive problema com isso numa viagem e a junta do cabeçote queimou e tive que gastar 1000 reias para consertar. O mecanico verificou tudo e disse que a valvula termostatica está ok. Instalei um medidor no carro e tenho percebido que o carro chega até 90 graus e so aí a ventoinha arma e baixa um pouco a temperatura. Alguém ainda tem o KA e pode me ajudar com alguma solução que funcione?

Desde já OBG
Olá amigo.

Quais são os sintomas quando a junta do cabeçote queimou?

Hoje fiz uma viagem e no meio dela notei que a ventoinha não parava de funcionar e como sou o primeiro dono do carro (Ka 2008/2009) eu parei e notei que não havia mais água no reservatório. Olha que beleza!

Não chegou acender o sensor de temperatura no painel, mas morri de medo de ter fundido (o correto seria dizer sem a letra "n") o motor.

Quando o motor deu uma esfriada notei que havia muita água vazando por baixo da válvula termostática. Acredito que o anel de vedação foi pro saco.

Nunca tive problema de arrefecimento no meu Ka e estou com 80.000.

Acho que o pior é que na minha cidade só tem mexanico, e a CSS (que tbm tem mexanico) cobra o olho da cara cyclops para qualquer serviço.
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[DÚVIDA] - Problema no reservatório de água, aquecimento e válvula termostática. Como evitar problemas? - Página 12 Empty Re: [DÚVIDA] - Problema no reservatório de água, aquecimento e válvula termostática. Como evitar problemas?

Mensagem por Maraccini Seg 25 maio 2015 - 22:34

JP verifique o oleo se misturou com agua ( forma uma gosma esbranquiçada) ai queimou junta, ou algum barulho diferente.
Gente nos meus fiestas rocam Flex só tive problema com o reservatório no 2005 devido a baixa qualidade do material e do formato, uma DICA é numa completar o reservatório com agua sempre com aditivo (organico) pronto para uso ou em ultimo caso com o aditivo puro, cuidado para não passar muito da proporção. No 2013 mesmo com problema na ventoinha que acarretou problema da direção hidráulica ( aqueceu ) não houve problema com válvula (quantidade de aditivo ajudou) e nem no reservatório ( este alias parece ter material melhor visualmente e também tem uma forma ligeiramente diferente (devem ter melhorado)
Opção para os ka flex instalar um instrumento para visualizar temperatura da água e fazer uma chave independente que ligue a ventoinha tb, além da função automática. E usar dica acima nunca complete o reservatório com agua sempre com aditivo pronto ou ...

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Mensagem por JP Ter 26 maio 2015 - 7:48

Maraccini escreveu:JP verifique o oleo se misturou com agua ( forma uma gosma esbranquiçada) ai queimou junta, ou algum barulho diferente.
Gente nos meus fiestas rocam Flex só tive problema com o reservatório no 2005 devido a baixa qualidade do material e do formato, uma DICA é numa completar o reservatório com agua sempre com aditivo (organico) pronto para uso ou em ultimo caso com o aditivo puro, cuidado para não passar muito da proporção. No 2013 mesmo com problema na ventoinha que acarretou problema da direção hidráulica ( aqueceu ) não houve problema com válvula (quantidade de aditivo ajudou) e nem no reservatório ( este alias parece ter material melhor visualmente e também tem uma forma ligeiramente diferente (devem ter melhorado)
Opção para os ka flex instalar um instrumento para visualizar temperatura da água e fazer uma chave independente que ligue a ventoinha tb, além da função automática. E usar dica  acima nunca complete o reservatório com agua sempre com aditivo pronto ou ...

Veleu pelas dicas.

Eu sempre troco (a cada 2 anos) toda a água do sistema de arrefecimento e reservatório. Não acho caro essa manutenção e acredito que isso tenha dado uma sobrevida maior na válvula termostática, afinal, são quase 7 anos que tirei o carro e estou próximo aos 80 mil Km. Outra coisa bacana nessa manutenção é que a ventoinha liga menos vezes em dias de verão infernal e dá para sentir que o motor fica mais tempo em uma temperatura normal.

Dessa vez a minha válvula termostática já era, aproveitei e troquei o reservatório e tampa (que ainda era original). Serviço feito e achei que ficou muito bom.

De manhã eu sentia que o carro estava mais fraco e eu acreditava que era por ele não ter atingido a temperatura ideal. Eu ficava com ele ligado uns 3 minutos na minha vaga do estacionamento só para depois sair com ele. Depois desse serviço o motor respondia perfeitamente de primeira.

Acredito que a válvula já tinha algum tipo de vazamento e permitia a entrada de água fria na câmara do motor e isso fazia com que ele não atingisse a melhor temperatura. Agora coma válvula nova de acordo com o combustível e com a temperatura ele abre ou fecha corretamente para manter a temperatura do motor sempre ideal.
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Mensagem por Maraccini Ter 26 maio 2015 - 21:27

Em sistemas com problemas de arrefecimento conhecido como estes Rocam uma outra dica que já foi dada aqui é fazer um, dois ou três furos na válvula termostática (metal) pois assim impede que quando a válvula ficar travada não interrompa de vez a circulação de água/aditivo e não queime a junta do cabeçote o mais recomendado são de dois a três furos ( preferível 2 para evitar passar muita água na fase fria). Deixar sem válvula aumenta muito ( muito mesmo) consumo de combustivel e rodar em tempo frio com etanol fica ruim até aquecer . Espero ter ajudado

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Mensagem por biodapesada Dom 19 Jul 2015 - 14:10

Olá galera, esse é meu primeiro post aqui, bom vamos lá...

Nesta quinta-feira, meu carrinho 08/09 ferveu, estou com ele há dois meses, comprei de uma loja onde não souberam me informar se a devida manutenção estava em dia. Havia completado o reservatório do radiador há três semanas com água comum, e o resultado: o reservatório trincou! Notei que ele estava muito amarelado e com o aspecto empobrecido, em todos os cantos haviam rachaduras e uns riscos pretos, que provavelmente iriam trincar também!

Antes disto, eu notei que todo momento que eu parava o carro, havia um barulhinho no motor, como se algo estivesse "pingando", uma goteira que só era ouvida após parar com o motor quente. Mas, infelizmente pro meu azar e burrice, não fui preventivo e aconteceu...

O meu prejuízo foi R$30,00 do reservatório (que mesmo novo parece muito frágil) e, como precaução, 2 litros de aditivo Radiex 2 anos (Rosa) R$ 34,00. Minha sorte foi não ter queimado a válvula termostática e o cabeçote. Conferi as mangueiras do radiador e está tudo Ok. A água que saiu do radiador e canos era assustadora. Totalmente amarelada, com pedaços de ferrugens do tamanho de um grão de arroz. Após a limpeza e a inserção do aditivo, ao que parece resolveu o problema. Até mesmo a pressão da água que voltava ao reservatório aumentou consideravelmente.

Quanto ao vazamento: eu constatei que, a segunda mangueira do radiador (a mais grossa, na parte inferior), é onde a água quente permanece por mais tempo, e que, quando a água está muito quente, ela parece não segurar a pressão, e começam a surgir uns "pingos minúsculos". A gambiarra foi comprar uma abraçadeira de parafuso, para dar mais pressão no reservatório e conter os pingos, já que a que estava colocada era de pressão. Muito provável que eu compre uma daqui uns meses.

Quando peguei o KA pensei em um carro econômico e de manutenção barata, mas após ver relatos de muitos usuários aqui do fórum, ele parece não ser resistente em questão de arrefecimento do motor, e qualquer descuido pode ferrar o motor do carro. Estou para fazer uma viagem de 250km, não sei como o carrinho vai se comportar, mas vou preventivo do jeito que der.

Aqui está o vídeo que me ajudou a efetuar a limpeza no radiador, não é difícil, basta paciência e um dia inteiro de trampo:


Boa sorte aos KAzeiros! Abraço!

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Mensagem por Maraccini Ter 21 Jul 2015 - 23:03

A água a ser utilizada no sistema de arrefecimento deve ser destilada ou melhor desmineralizada para evitar a oxidação (ferrugem e incrustações) do sistema.
A mangueira que comentou pode estar cheia de incrustações e devido a isso não está agüentando pressão maior ! Cuidado!

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Mensagem por Giba Sex 14 Ago 2015 - 14:48

Pessoal uma ajuda, vale a pena ou não usar a válvula original no ka flex 08/09?

Estou pensando seriamente em ir para essa do link:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686265147-valvula-termostaticafiestakaescortcourrierocam-gasolina-_JM

Loucura?

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Mensagem por JP Sex 14 Ago 2015 - 14:55

Giba escreveu:Pessoal uma ajuda, vale a pena ou não usar a válvula original no ka flex 08/09?

Estou pensando seriamente em ir para essa do link:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686265147-valvula-termostaticafiestakaescortcourrierocam-gasolina-_JM

Loucura?

Eu até pensei em comprar ela quando a minha deu pau, mas resolvi usar a original mesmo porque durou bastante.

O meu Ka é o mesmo ano e modelo do seu e o meu ka está com quase 90 mil KM.

Segundo o mecânico o problema não é só a peça e sim a vedação que mesmo nessa peça continua sendo a borracha. Ele diz que na de metal corre o risco do pino travar gerando prejuízos iguais. Não sei se é verdade o que ele disse mas faz sentido.

Vamos ver se a peça original dura mais uns 90 mil km... srrssrsr

Abs.
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Mensagem por Maraccini Sex 14 Ago 2015 - 16:41

Pelo que vi pessoal comentar esta de metal tem melhorado este problema.

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