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[DÚVIDA] - Problema no reservatório de água, aquecimento e válvula termostática. Como evitar problemas?

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Mensagem por Aurelio_Araujo Sáb 19 Nov 2011 - 19:48

Seria interessante ver as fotos. O meu, após várias brigas com o mecânico, está assim. A ventoinha está normal, mas quando ligo o ar-condicionado, noto que o compressor fica ligando e desligando.
Enfim, já não sei mais o que fazer para esse carro voltar ao "normal". O jeito vai ser levar para a concessionária e deixar que eles me metam uma faca nos bolsos.

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Mensagem por marcoalves1970 Dom 20 Nov 2011 - 11:48

Thiago Ávila escreveu:
Para quem for trocar pela segunda vez a válvula leia com atenção!!!

Principais sintomas de válvula pseudo travada:

1.Ventoinha disparada no terceiro estagio direto apos o motor aquecer ( ela nao liga e desliga como em qualquer outro carro) so desligando quando vc desliga o carro na chave, e, ao liga-lo novamente ele ja inicia no terceiro estágio.
3.Reservatorio de expansao do radiador com borra de ferrugem ou ressecado ou trincado ou com tampa do reservatorio sem pressão.
4. Tubo de entrada inferior de agua do radiador com temperatura fria contrastanto com o tubo superior que está muito quente. (os dois tem q estar com temperatura semelhante)
4.Consumo elevado tanto na gasolina quanto no alcool, motor batendo pino (se feito revisao regularmente pq vela e cabo de vela estragados fazem bater tb...)
5.Ar condicionado ligando e desligando ( vc tah acelerando numa estrada reta e sente no acelerador, o compressor do ar ligar e desligar - existe outra causa para isso explico mais embaixo...)


Bom gente eu não tive muito saco pra ver se alguem descreveu em topicos anteriores o que eu vou dizer aqui. Entao me perdoe se alguém ja fez esse tutorial de conserto de valvula temostatica.

Deixa eu explicar o que aconteceu com meu carro:

Meu carro queimou a vavula expanssora do ar quente do sistema de ventilação. É ela que permite que ao vc ligar o ventilador na posicao de ar quente, a agua do motor passa por um pequeno radiador dentro do sistema de ventilação e aqueça o ar. Quando queima essa peça, se vcs nao sabem, ele desliga todo o carro. Desliga painel todo, farois nao funcionam, setas nao funcionam e, se vcs desligarem o carro, o carro nao pega mais ( essa queima da valvula aconteceu com o carro em movimento). So levando na concessionaria pra trocar um fusivel da ignição e essa bendita valvula que custa em torno de 130 reais.

So que a concessionaria nao tinha essa valvula entao eles a isolaram. Mas ao fazer isso deixaram entrar ar no sistema. O ar se alojou na camara da valvula termostatica, travando esta. No meu caso nao chegou a comprometer a cacarça na valvula, so a valvula mesmo.

Valvula trocada na garantia despois de muita confusao na concessionaria.. como muitos aqui ja relataram.

Tranquilo, passou-se 1 ano e meio.

Meu carro comecou a disparar novamente a ventoinha o tempo todo, consumia muito, batia pino, a mangueira inferior do radiador fria, ar condicionado com funcionamento irregular. Resultado?? valvula travada. Mas dessa vez eu nao levei na concessionaria pois meu carro tava fora ja da garantia.

Levei em um mecanico meu de confianca aqui perto da cidade de Nova Iguaçu -Rj

Ele viu o carro, e ouviu minhas queixas, pegou na mangueira inferior do radioador com o carro ligado e a ventoinha disparada e ja deu o diagnostico: valvula travada.

So que pra minha supresa ele disse que nao precisa comprar outra valvula. Ele disse que ia fazer um "macete" pois provavelmente a valvula nao tava quebrada....

Então vamos lá:

1. Drene a agua do radiador.
2. Retire a valvula termostatica. (desligua a cebolinha, o sensor de temperatura)
3. na valvula termostatica vc tem duas tampas de latao separadas por uma haste metalica e uma mola (é o que faz abrir e fechar a passagem de agua. É nessas tampas que vc vai mexer:

Vc vai pegar uma furadeira com uma broca muito pequena com a espessura de um palito de dentes (ou ate um pouquinho menor) e vai fazer dois buracos: Um na tampa superior e outro na tampa inferior que fica na base desta haste. O furo é na regiao mais externa da tampa de latao e não proxima ao centro.

Atenção!!

Observe o posicionamento da valvula termostatica no motor. Os furos tem q ser feitos como se eles ficassem na parte superior da tampa de latao, ou seja, em cima digamos assim. O "ar" que se forma ali vai se direcionar para parte superior da camara da carcaça como qualquer bolha de ar faz, o furo nesse regiao é estrategico para facilitar a passagem do ar.

Outro ponto importante é que os furos tem de estar alinhados. para facilitar o escoamento do AR.

Mas pq fazer isso???

Nosso motor.. consegue gerar mais vapor que o normal ( como o mecanico me falou, devido a fluido de radiador ja velho e com borra de ferrugem) e esse vapor com tempo comeca se acumular na camara onde fica a haste e a tampa de latao movel que controla a passagem de agua e na camara que fica atras dessa base de latao que fecha e nao dar pra ver (Lembre que a fluxo de agua tem um sentido de frente para do motor, ou seja sai pela parte de traz da valvula se eu n estiver errado). Com o tempo a maior presença de ar faz com que a valvula nao se abra pois aumenta MUITO a pressão interna DAS DUAS PRIMEIRAS camaras e tambem pelo não contato suficiente de agua quente com a haste e pelo liquido rico em borra de ferrugem. Resultado, a valvula trava. Ela nao trava pq estar quebrada, ela trava por essa condição acima. O vapor quente não consegue transmitir calor suficiente para a cebolinha ler e ativar a abertura da valvula. Salvo nos casos que vc passa o leitor de centralina do motor que acusa que a valvula tah quebrada ou sensor de temperatura estar com defeito. Mas mesmo assim o mecanico disse q era primeiro tentar fazer esse macete pra, se nao funcionar, comprar outra valvula nova.

Resumindo ao fazer esses dois buracos vc recupera a sua valvula pseudo-quebrada e evita de ser passado pra tras ou ter um conta bastante salgada.

Depois de fazer o furo:

1.Vc vai lavar a valvula (protegendo claro o conector da cebolinha) pra tirar o excesso de borra de ferrugem.
2.Vai verificar o estado do sensor de temperatura se for necessario substituir.
3. Vai colocar a valvula no seu lugar.
4.Vai fazer uma limpeza no sistema de arrefecimento com agua e um FLUSH de radiador ( pode ser o rad flush da bardahl pois esse faz a limpeza em quinze minutos)
5. Vai drenar o flush abrindo o radiador pela abertura inferior e drenar o flush jogando agua pelo reservatorio até sair todo liquido azul e a agua ficar cristalina.
6. Vai novamente drenar o liquido do sistema e colocar o novo fluido de arrefecimento organico na proporcao correta de agua.

Outro detalhe é quanto ao estado do liquido de arrefecimento. Quanto mais borra neste liquido, mais facilmente a valvula vai trancar. Nao me pergunte como, mas ocorre isso.

Lembrando tambem em uma situação em que o carro, andou com a luz de aquecimento acesa, derreteu a carcaça da valvula, estragou compronentes visiveis da valvula, sera realmente necessario realizar a troca.

Quanto a fluido de arrefecimento

SO ORGANICOOOO!!!! Nao coloque o mais barato! Nosso motor tem bloco de ferro fundido. Com o tempo ele acaba fazendo borra de ferrugem na agua e sujando o reservatorio de expansao. O Organico ele tem componentes anti ferrugem e conseguem lidar melhor com a alta tempuratura do que os mais baratos. Entao no caso Compre PARAFLU UP!Ou o original que é WURTH apesar de vir com o nome motorcraft. NÃO compre paraflu concentrado normal de embalagem azul. O Paraflu UP é o de embalagem cinza com emblema prateado/cinza. A cor do liquido eh vermelho. 60% de agua para 40% de liquido. Como a capacidade do sistema é 6,25L vc usa 2,5 Litros de aditivo. Lembre que tem liquido de arrefecimento no painel do carro do sistema de ar quente e ele tem q ser drenado ou preenchido quando vc for colocar/retirar o liquido.

Lembrando tambem que quando o carro está ligado essa valvula vai estar ativa, fechando a passagem de agua. Então ao preencher novamente o sistema, em certo momento, vc vai ter que ligar o sistema de ar quente e o ventilador e completar o resto que falta( nao eh ligar o carro, apenas ligar o painel). Não liguem o carro sem agua, claro ( so aviso mesmo).

Aperte as duas magueiras de agua maiores para ajudar a retirar o ar do sistema com a tampa do reservatorio aberta e complete se necessario. Espere a ventoinha armar e ve se ela está desarmando normalmente.

Aproveite também troque o sensor de temperatura. É barato custa 35 reais numa casa de de autopeças. No meu caso, a luz do painel de aquecimento NAO ACENDEU. TOMEM CUIDADO!!


Pronto.

Pra saber se o macete estar funcionando, eh so observar se a magueira inferior do radiador estar quente como a de cima ou com temperatura semelhante e se a ventoinha liga o terceiro estagio e depois volta pra o segundo estagio ou desliga depois de um tempo com o carro ligado.

Por fim passe o leitor de centraliza e veja se tem algum erro.

Atenção. Motor zetec rocam nao funciona sem valvula termostatica!!!!

Ele precisa dela. Nao a retirem como alguns mecanicos andam falando. Corre o risco de fundi o motor, derreter coletor de admissao e as juntas do cabeçote (vi um fiesta 1.0 na mesma oficina assim, o cara andou com o carro com a luz de aquecimento acesa)


Fim!

Concluindo...

Eu nao tive que comprar outra vavula, utilizei a mesma que diziam estar trancada!!!! Minha carcaça nao tinha sinais de derretimento ou vazamento e as juntas de borracha da carcaça estavam otimas.
So troquei o sensor de temperatura, e o liquido de arrefecimento. Não troquei reservatorio de expansao do agua do arrefecimento, tinha trocado há uns 3 meses atras pois o orginal do carro tava trincado ( meu carro tem 3 anos e meio).

Esse macete não estraga a valvula, ELA FUNCIONA NORMALMENTE, abrindo e fechando. So impede que ela acumule ar e crie pressão no sistema. Salvo se ela estiver realmente trancada, se vc furar no lugar errado no caso, em baixo, ou fizer um furo grande demais. Entao Fique atento a posionamento do furo e o diametro deste.

O meu Ka parou de bater pino, estar consumindo muuuuuuuuuuuuuuito menos ( ele nao passava de 8,5km/l na gasolina), estar com melhor desempenho, o ar-condicionado diminuiu o liga e desliga dele que da pra sentir no acelerador. Isso ocorre pois a centralina mandava o ar condicionado desligar o compressor devido a temperatura do motor estar chegando no limite de acender o luz expia de aquecimento.

Total do conserto:

R$ 80,00 DE FLUIDO DE ARREFECIMENTO - Paraflu UP
R$ 15,00 de Flush de Radiador - Rad Flush Bardahl
R$ 70,00 de mao de obra.
R$ 35,00 sensor de temperatura
R$ 12,00 Troca da tampa do reservatorio (so por precaução)
_______
R$ 212,00

Detalhe imporante!

A respeito do liga e desliga do compressor do ar-condicionado. Conversei com alguns mecanicos da concessionaria. Eles estao resolvendo da seguinte forma:

É pra fazer uma reciclagem do gas do ar condicionado, ou seja, retirar todo o gas e colocar outro. A pressao do gas do sistema tem que ser de 250 bar ou ate um pouquinho mais. Nao ultrapassaem muito se nao o arcondicionado nao funciona pq vai estar sobre-pressao e o compressor nao vai ligar. Ok??? Dessa maneira o compressor vai ficar ligado o tempo todo ou vai desligar de acordo com o posicionamento da velocidade do ventilador ou do botao de temperatura, evitando assim esse incomodo.

Esse macete da troca do gas eu ainda nao fiz. Quando eu fizer posto o resultado no topico especifico sobre isto.

Qualquer coisa se eu poder responder (afinal eu nao sou mecanico apena tive muita vivencia com o problema), vou responder com todo prazer pra poder ajudar vcs tb.

Depois posto fotos da Broca utilizada, E das duas mangueiras que vc tem que colocar a mao para sentir a temperatura e a localizacao da valvula termostatica, do sensor de temperatura e da cebolinha que fica na parte mais posterior da valvula.

Abraços ..

P.S se a moderação deixar faço um novo tópico pra ficar bem mais evidente no forum e junto com as fotos ( nao tirei foto do procedimento), pq esse aqui ja tem 11 paginas.

É, seria mesmo legal se tivesse fotos, eu tenho uma valvula eletronica do ka aqui comigo, vou passar as fotos pra vc ver o q pode fazer pra explicar melhor pra gente, pode ser?
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Mensagem por Thiago Ávila Dom 20 Nov 2011 - 12:46

Pode ser siim!! mando meu e-mail por mensagem privada.

Assim q eu tiver um tempinho ( tou em em epoca de provas da facu) eu posto todas as fotos.

Abraçooo

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Mensagem por Lasek Dom 20 Nov 2011 - 15:10

Esse macete de fazer um mini furo é interesante e parece q gera resultado.
o meu ka ta com quase 3 anos e já troquei 3 tampas do reserv. e um tanque de expansão.
e procuro sempre manter a agua com aditivo, to usando o ipiranga concentrado rosa. muito bom!
Até agora n deu problema na valvu. abraço!
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Mensagem por Thiago Ávila Ter 22 Nov 2011 - 3:54

galera, ja postei as fotos no tópico especifico que eu criei.

http://www.clubedonovoka.com/t6317-conserto-definitivo-da-valvula-termostatica-para-quem-for-trocar-pela-segunda-vez-a-valvula-leia-com-atencao

Abraçoss!

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Mensagem por Eulalio Ter 22 Nov 2011 - 18:37

Bem,

Eu estava até o presente momento sem problemas com a válvula, porém, após 85.000km rodados ela veio a apresentar problemas junto com a "câmara", que fissurou e começou a vazar líquido.

Fica o prejuízo do reparo...
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Mensagem por icarobarros Dom 15 Jan 2012 - 4:05

tenho um ford ka 2008, ele ja aqueceu uma vez e ja foi trocado a valvula termostatica e agora ele esta voltando a esquentar denovo estou achando que e o mesmo problema ou o reservatorio de agua esta vazando, ando pouco com ele e quando vou abastecer abro o capo e a agua ja abaixa mt, o meu ka tem quase 67 mil rodados se alguém pode me ajudar eu agracedo des de ja e ele também ta sambando um pouco acho que tem algo aver com o motor e as 2 lampadas do farol normal queimaram e a luz do painel do ventilador ta amecando a queimar tbm ai do umas batidas de leve ai volta e eu percebi tbm que a ventuinha ela esta ligado frequentemente pricipalmente quando ligo o ar condicionado

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Mensagem por Lasek Dom 15 Jan 2012 - 13:58

icarobarros escreveu:tenho um ford ka 2008, ele ja aqueceu uma vez e ja foi trocado a valvula termostatica e agora ele esta voltando a esquentar denovo estou achando que e o mesmo problema ou o reservatorio de agua esta vazando, ando pouco com ele e quando vou abastecer abro o capo e a agua ja abaixa mt, o meu ka tem quase 67 mil rodados se alguém pode me ajudar eu agracedo des de ja e ele também ta sambando um pouco acho que tem algo aver com o motor e as 2 lampadas do farol normal queimaram e a luz do painel do ventilador ta amecando a queimar tbm ai do umas batidas de leve ai volta e eu percebi tbm que a ventuinha ela esta ligado frequentemente pricipalmente quando ligo o ar condicionado

Amigo seu carro chegou a ferver alguma vez na sua mão? vc comprou o carro de outra pessoa?
Se teu carro ta baixando agua e n é reservatorio nem algo furado? pode ser q vc queimou a junta e empenou seu cabeçote...Verifique a vareta de oléo se estiver com aparencia esbranquiçada a agua do radiador ta se misturando com o oléo por causa dessa junta...Se n for nenhuma dessas opções pode ser q esteja vazando agua pelo coletor e saindo na descarga...O mais certo é um bom mecanico ver isso pra vc...O meu ka tava baixando agua pela tampa do reservatorio troquei ela e parou de baixa a agua e o nivel fico estabilizado!!
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Mensagem por alex63 Qua 18 Jan 2012 - 11:39

Bom como tenho visto relatos, sobre super aquecimento do Novo ka 2008/2009 , resolvi fazer alguns testes e medições em meu KA Sport 20111/2012.
Conectei um scanner na porta OBDII, iniciei o scanner , e selecionei somente para monitorar a temperatura do liguido de arrefecimento e temperatura do ar admitido. Depois dei partida no carro e comecei as medições as quais relato abaixo:

Condições do teste N°1:
Garagem coberta, temperatura ambiente em torno dos 30° celcius , 17:30hs locais no Rio de Janeiro , primeira partida ( veículo parado por mais de 24 horas) compartimento do motor fechado (capo fechado), veículo abastecido com gasolina.

1 - partida no motor
temperatura da agua = 32°C
temperatura do ar admitido= 31°C
2 - Apos 5 minutos
temperatura da agua = 45°c
temperatura do ar admitido = 34°c
3 -Apos alguns minutos ( Para encurtar depois +/- 15 /20 minutos) valvula termostatica abre com aproximadamente 89 ~ 92 °c
temperatura da agua = 96°C
temperatura do ar admitido = 47°C
4 - Ao chegar a 100°C a ventoinha do radiador ligou na 1 velocidade e só desligou ao chegar a 96°c e repetindo este ciclo durante todo o teste. O que esta absolutamente correto!

Condição de teste N 2:
Garagem coberta, temperatura ambiente em torno dos 32° celcius , 18:30hs locais no Rio de Janeiro , veículo já aquecido ( teste n°1) compartimento do motor fechado (capo fechado), veículo abastecido com gasolina + Ar- Condicionado ligado:

Resultados ( aqui a surpresa )
1 - Ao ligar o ar-condicionado, a ventoinha é acionada na velocidade 1 , constantemente (normal) com isto a temperatura da agua se manteve como abaixo:
temperatura da agua = 92°C
temperqatura do ar admitido 54°c
2 - Ao colocar o ar-condicionado na posição de velocidade interna, de 2 ( vai de 0 a 4) e ao acelerar o carro até 1500/2000Rpm a ventoinha do radiador , passou a velocidade 2 e assim permanecendo ( comando vindo da central por causa do ar condicionado ligado- absolutamente normal)
Resultado ( não podia ser melhor)
a temperatura caiu dos 92°c como descrito acima para 89/90 °C.

Resumo: com o Ar condicionado ligado e veículo parado, o motor fica ainda mais frio, o que é muito bom em relação a engarrafamentos.

O teste acima, é um teste " estatico" ou seja com o carro sem ser submetido a nehuma carga ( carro parado , apenas motor em funcionamento).

Irei realizar um terceiro teste " Dinamico" (Transito + estrada) e colocarei o resultado aqui.
Vale ainda observar que ha uma tolerancia em torno de 1% nos valores aqui informados em relação a temperatura da agua e ar admitido.

Abcs

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Mensagem por Lasek Qua 18 Jan 2012 - 11:52

alex63 escreveu:Bom como tenho visto relatos, sobre super aquecimento do Novo ka 2008/2009 , resolvi fazer alguns testes e medições em meu KA Sport 20111/2012.
Conectei um scanner na porta OBDII, iniciei o scanner , e selecionei somente para monitorar a temperatura do liguido de arrefecimento e temperatura do ar admitido. Depois dei partida no carro e comecei as medições as quais relato abaixo:

Condições do teste N°1:
Garagem coberta, temperatura ambiente em torno dos 30° celcius , 17:30hs locais no Rio de Janeiro , primeira partida ( veículo parado por mais de 24 horas) compartimento do motor fechado (capo fechado), veículo abastecido com gasolina.

1 - partida no motor
temperatura da agua = 32°C
temperatura do ar admitido= 31°C
2 - Apos 5 minutos
temperatura da agua = 45°c
temperatura do ar admitido = 34°c
3 -Apos alguns minutos ( Para encurtar depois +/- 15 /20 minutos) valvula termostatica abre com aproximadamente 89 ~ 92 °c
temperatura da agua = 96°C
temperatura do ar admitido = 47°C
4 - Ao chegar a 100°C a ventoinha do radiador ligou na 1 velocidade e só desligou ao chegar a 96°c e repetindo este ciclo durante todo o teste. O que esta absolutamente correto!

Condição de teste N 2:
Garagem coberta, temperatura ambiente em torno dos 32° celcius , 18:30hs locais no Rio de Janeiro , veículo já aquecido ( teste n°1) compartimento do motor fechado (capo fechado), veículo abastecido com gasolina + Ar- Condicionado ligado:

Resultados ( aqui a surpresa )
1 - Ao ligar o ar-condicionado, a ventoinha é acionada na velocidade 1 , constantemente (normal) com isto a temperatura da agua se manteve como abaixo:
temperatura da agua = 92°C
temperqatura do ar admitido 54°c
2 - Ao colocar o ar-condicionado na posição de velocidade interna, de 2 ( vai de 0 a 4) e ao acelerar o carro até 1500/2000Rpm a ventoinha do radiador , passou a velocidade 2 e assim permanecendo ( comando vindo da central por causa do ar condicionado ligado- absolutamente normal)
Resultado ( não podia ser melhor)
a temperatura caiu dos 92°c como descrito acima para 89/90 °C.

Resumo: com o Ar condicionado ligado e veículo parado, o motor fica ainda mais frio, o que é muito bom em relação a engarrafamentos.

O teste acima, é um teste " estatico" ou seja com o carro sem ser submetido a nehuma carga ( carro parado , apenas motor em funcionamento).

Irei realizar um terceiro teste " Dinamico" (Transito + estrada) e colocarei o resultado aqui.
Vale ainda observar que ha uma tolerancia em torno de 1% nos valores aqui informados em relação a temperatura da agua e ar admitido.

Abcs



Vc ligou o ka em um laptop? é mecanico?tem o programa onde cnseguiu e como, foi barato?hehehe q cara chato né?abraço!
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Mensagem por alex63 Qua 18 Jan 2012 - 12:07

Opa, Sim,

Ferramentas de teste
Laptop com windows xp/vista ou 7 com porta usb
ELM327 ( Generico) ( EBAy / Mercado livre) porta OIBD-II de um alado e USB do outro
Programa scan master ( consegue baixar na internet, tem muita fonte so procurar )

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Mensagem por marcoalves1970 Qua 18 Jan 2012 - 12:52

alex63 escreveu:Bom como tenho visto relatos, sobre super aquecimento do Novo ka 2008/2009 , resolvi fazer alguns testes e medições em meu KA Sport 20111/2012.
Conectei um scanner na porta OBDII, iniciei o scanner , e selecionei somente para monitorar a temperatura do liguido de arrefecimento e temperatura do ar admitido. Depois dei partida no carro e comecei as medições as quais relato abaixo:

Condições do teste N°1:
Garagem coberta, temperatura ambiente em torno dos 30° celcius , 17:30hs locais no Rio de Janeiro , primeira partida ( veículo parado por mais de 24 horas) compartimento do motor fechado (capo fechado), veículo abastecido com gasolina.

1 - partida no motor
temperatura da agua = 32°C
temperatura do ar admitido= 31°C
2 - Apos 5 minutos
temperatura da agua = 45°c
temperatura do ar admitido = 34°c
3 -Apos alguns minutos ( Para encurtar depois +/- 15 /20 minutos) valvula termostatica abre com aproximadamente 89 ~ 92 °c
temperatura da agua = 96°C
temperatura do ar admitido = 47°C
4 - Ao chegar a 100°C a ventoinha do radiador ligou na 1 velocidade e só desligou ao chegar a 96°c e repetindo este ciclo durante todo o teste. O que esta absolutamente correto!

Condição de teste N 2:
Garagem coberta, temperatura ambiente em torno dos 32° celcius , 18:30hs locais no Rio de Janeiro , veículo já aquecido ( teste n°1) compartimento do motor fechado (capo fechado), veículo abastecido com gasolina + Ar- Condicionado ligado:

Resultados ( aqui a surpresa )
1 - Ao ligar o ar-condicionado, a ventoinha é acionada na velocidade 1 , constantemente (normal) com isto a temperatura da agua se manteve como abaixo:
temperatura da agua = 92°C
temperqatura do ar admitido 54°c
2 - Ao colocar o ar-condicionado na posição de velocidade interna, de 2 ( vai de 0 a 4) e ao acelerar o carro até 1500/2000Rpm a ventoinha do radiador , passou a velocidade 2 e assim permanecendo ( comando vindo da central por causa do ar condicionado ligado- absolutamente normal)
Resultado ( não podia ser melhor)
a temperatura caiu dos 92°c como descrito acima para 89/90 °C.

Resumo: com o Ar condicionado ligado e veículo parado, o motor fica ainda mais frio, o que é muito bom em relação a engarrafamentos.

O teste acima, é um teste " estatico" ou seja com o carro sem ser submetido a nehuma carga ( carro parado , apenas motor em funcionamento).

Irei realizar um terceiro teste " Dinamico" (Transito + estrada) e colocarei o resultado aqui.
Vale ainda observar que ha uma tolerancia em torno de 1% nos valores aqui informados em relação a temperatura da agua e ar admitido.

Abcs


Pegunta? Q combustivel vc estava usando no teste?
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Mensagem por alex63 Qua 18 Jan 2012 - 12:55

Marcos, esta la no início do test ' gasolina"

abcs
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Mensagem por marcoalves1970 Qua 18 Jan 2012 - 13:50

alex63 escreveu:Marcos, esta la no início do test ' gasolina"

abcs

Beleza, ja imaginava pq as temperaturas estavam mais baixas, é q quando se usa etanol tem uma diferença de + - 5° pra mais, como a nossa valvula é eletronica com etanol ela abre com + - 97 a 98°, mas gostaria de tirar essa dúvida, se um dia q vc estiver usando etanol, se vc puder fazer o teste denovo pra poder confirmar as temperaturas com etanol, seria legal beleza?
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Mensagem por alex63 Qua 18 Jan 2012 - 14:04

marcos, este sera o teste de numero 3 e 4 ( mesmas condições do teste com gasolina)

Com relação a valvula eltronica, estou tentando arrumar uma em bom estado, para entender seu funcionamento.

Abcs
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Mensagem por marcoalves1970 Qua 18 Jan 2012 - 14:21

alex63 escreveu:marcos, este sera o teste de numero 3 e 4 ( mesmas condições do teste com gasolina)

Com relação a valvula eltronica, estou tentando arrumar uma em bom estado, para entender seu funcionamento.

Abcs

Beleza, eu tenho uma valvula eletronica do ka em casa q cheguei a desmontar e montar denovo pra ver como era por dentro e depois liquei ela na fonte q tenho em casa de 12 V e esperei, pois a danada esquentou o miolo e abriu toda, depois fiz outro teste, coloquei a mesma na água fervendo sem ligar os fios, nem se mexeu, então essa danada dessa valvula só funciona com 12V apenas, quanto ao combustivel, depende da central, ela manda a voltagem na hr certa pra ela abrir em uma determinada temperatura, foi a conclusão q eu cheguei.
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Mensagem por Lasek Qua 18 Jan 2012 - 14:29

alex63 escreveu:Opa, Sim,

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bah q maneiro fuçar no carro hehee! o meu só pra por no scanner pra ver se td tava em ordem gastei 100 mangos...
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Mensagem por diegomda Qua 18 Jan 2012 - 14:33

infelismente esse problema já eh conhecido. O meu estou tomando o maximo cuidado com a agua do radiador para nao trincar

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Mensagem por alex63 Seg 23 Jan 2012 - 16:36

Bom como tenho visto relatos, sobre super aquecimento do Novo ka 2008/2009 , resolvi fazer alguns testes e medições em meu KA Sport 20111/2012.
Conectei um scanner na porta OBDII, iniciei o scanner , e selecionei somente para monitorar a temperatura do liguido de arrefecimento e temperatura do ar admitido. Depois dei partida no carro e comecei as medições as quais relato abaixo:

Teste Dinâmico ( carro em movimento, abastecido com Gasolina, duas pessoas a bordo)

Condições do Teste Dinâmico N°1:
Local = Rio de Janeiro , primeira partida ( veículo parado por mais de 24 horas) Temperatura ambiente= 37°C, veículo abastecido com gasolina. e aquecido até o primeiro acinamento da ventoinha.
Ar- Condicionado Desligado
1 - partida no motor
temperatura da agua = 32°C
temperatura do ar admitido= 36°C
2 - Apos 15 minutos
valvula termostatica abre com aproximadamente 90 ~ 92 °c
temperatura da agua = 96°C
temperatura do ar admitido = 34°C
3 - Ao chegar a 100°C a ventoinha do radiador ligou na 1 velocidade e só desligou ao chegar a 96°c .( normal)
4 - Início do deslocamento
temperatura da agua =96°C
temperatura do ar = 50°c
5 - Comecei a pegar transito ( anda e para e semáforo)
temperatura da agua = 100°C a ventoinha é acionada e desliga normalmente a 96°c
6 - Durante todo o anda e para do transito , a temperatura se comportou como no ítem 5.

Condições do Teste Dinâmico N°2:
Local = Rio de Janeiro , veículo abastecido com gasolina, ar condicionado ligado.

1 - velocidade média entre 80km/h a 90km/h ( linha vermelha)
temperatura da agua =95°C caindo até 90°C onde começa a subir novamente ate 95°C ( acredito ser o ciclo de abertura e fechamento da valvula termostatica - ciclo normal)
temperatura do ar admitido 58°c, permanecendo neste ciclo.
2 -velocidade media entre 100km/h e 110km/h ( BR-040)
temperatura da agua =95°C caindo até 91°C onde começa a subir novamente ate 95°C ( acredito ser o ciclo de abertura e fechamento da valvlua termostatica - ciclo normal)
temperatura do ar admitido 60°c, permanecendo neste ciclo.
3 -Esticando a 4 marcha até 140km/h e a temperatura da agua chegou a 98°c durante o momento de aceleração ( de 10Km/h até 140Km/h), depois ao se rodar a velocidade constante de 140km/150km/h em 5 marcha a temperatura retornou ou ciclo de 95°c at 91°c
temperatura do ar admitido = 60°C
4 - subida da serra de Petrópolis, a temperatura se manteve na casa dos 97°c em um breve momento chegou a 98°c, quando tive de reduzir a 3 marcha e acelerar para realizar uma ultrapassagem e depois caindo a 97°c durante toda a subida.

Resultado geral dos testes:
Em média pode se afirmar que a temperatura do motor, não subiu além da normalidade ( media entre 94~95°c), para a carga submetida, motorista + passageiro + tanque cheio, pneus calibrados ou seja veículo " em ordem de marcha".

No retorno ( descida da serra), pude obeservar claramente o ciclo de abertura e fechamento da valvula termostatica ou seja quando a temperatura começa a cair ate +/- 90~91°C ela se fecha ou restringe o fluxo , a temperatura sobe até 94~95°c e fica neste ciclo que é o nromal.

Havia uma clara dúvida em minha mente, devido a este novo parachoque adotado no KA 2011/2012 ( Kinetic) pois acreditava ser pequena a entrada de ar pelas aberturas existentes, o que poderia comprometer o resfriamento do carro em movimento, mais se mostraram adequadas ao projeto, ainda se deve levar em consideração que em sistemas pressurizados e com aditivo que a agua não ferve antes dos 120°celcius.

Bem aqui foi minha contribuição aos colegas.

Observação importante: Notei que ao esticar as marchas até +/- 5500 /6000 rpms, fica evidente o ruído do ar sendo admitido pelo bocal de admissão do filtro de ar.



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Mensagem por JP Ter 24 Jan 2012 - 11:16

Parabens Alex pela descrição.

Eu gostaria de ver um detalhamento igual esse que tu fez no 2008/2009 1.0

Abs
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Mensagem por alex63 Ter 24 Jan 2012 - 13:20

JP, não creio que seria diferente não.... Mais o dia que eu tiver oportunidade de fazer em um 2008/2009 1.0 farei com certeza .

abcs
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Mensagem por diegomda Ter 24 Jan 2012 - 15:06

muito bom o teste.

Voce comprou o teste onde?quanto foi?

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Mensagem por alex63 Ter 24 Jan 2012 - 16:00

Diego,

Eu comprei via ebay o leitor USB/OBDII e o software ( Scanmaster veio no cd dele) mais vc mpode baixar na internet tbm de vários locais.

http://www.ebay.com/itm/190622912402?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649#ht_160

http://www.ebay.com/itm/V1-4-ELM327-OBD2-OBDII-CAN-BUS-Diagnostic-Scanner-USB-/150742755649?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2318f7e941#ht_4646wt_1396

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-218721883-scanner-automotivo-promoco-imperdivel--_JM

Todos funcionam muito bem, só é mais chato quando se trata de FIAT....

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Mensagem por marcoalves1970 Ter 24 Jan 2012 - 16:41

Muito loko... valeu
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Mensagem por alex63 Qui 26 Jan 2012 - 11:12

Marcos,

Eu não havia visto sua resposta do teste da válvula termostatica. como vc fez os testes ? Colocou ela em agua para ferver ? Mesmo assim só abriu quando vc colocou 12 volts no sensor ? Mais pelo que li ela deveria funcionar das duas formas... aquecimento eletrico e pela agua quente.

http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/reportagens-tecnicas/342-como-funciona-a-valvula-termostatica-eletronica-dos-veiculos-flex-da-ford

Essa " novidade" de válvula eletronica é legal, o modulo (ECU) que controla de acordo com os parametros dele, ate ae tudo legal melhor desenpenho , maior economia, menos poluição. Eu só extranho ainda, porque normalmante a valvula termostática é instalada no sentido da saída de agua quente ou seja saída do bloco ou cabeçote,para ela receber logo a agua quente e começar a se manifestar ( abrir) e no KA e em outros modelos novos da Ford, ela esta do outro lado ou seja na entrada.... Como nunca tive uma válvula desta em mãos, nunca pude ver como ela realmente funciona, porém a " tendencia" é que ela retarde a abertura..

Agora mesmo se ela não for eletronica como nos modelos não Flex ( KA /ECOSPORT/FIESTA) ela esta no contra fluxo ou seja na entrada e não na saída! E acho que ela é aquecida pela circulaçao de agua das manqueiras do aquecimento interno..... bem é achometro mesmo, pois ate agora não testei nenhuma .

Assim que eu arrumar uma e testar eu confirmo ou " desconfirmo" o seu teste... heheheheheh

Grande abraço

marcoalves1970 escreveu:
alex63 escreveu:marcos, este sera o teste de numero 3 e 4 ( mesmas condições do teste com gasolina)

Com relação a valvula eltronica, estou tentando arrumar uma em bom estado, para entender seu funcionamento.

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Beleza, eu tenho uma valvula eletronica do ka em casa q cheguei a desmontar e montar denovo pra ver como era por dentro e depois liquei ela na fonte q tenho em casa de 12 V e esperei, pois a danada esquentou o miolo e abriu toda, depois fiz outro teste, coloquei a mesma na água fervendo sem ligar os fios, nem se mexeu, então essa danada dessa valvula só funciona com 12V apenas, quanto ao combustivel, depende da central, ela manda a voltagem na hr certa pra ela abrir em uma determinada temperatura, foi a conclusão q eu cheguei.
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Mensagem por johnes.souza Qui 26 Jan 2012 - 11:51

alguém ae pode mim ajuda
meu ka pifou a válvula temostatica e a ford não se responsabiliza pois disse q ja saiu da garantia esta com 45 messes de uso o mecânico tirou a minha válvula algum problema ou terei que comprar uma? mim ajudem

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Mensagem por marcoalves1970 Qui 26 Jan 2012 - 13:18

alex63 escreveu:Marcos,

Eu não havia visto sua resposta do teste da válvula termostatica. como vc fez os testes ? Colocou ela em agua para ferver ? Mesmo assim só abriu quando vc colocou 12 volts no sensor ? Mais pelo que li ela deveria funcionar das duas formas... aquecimento eletrico e pela agua quente.

http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/reportagens-tecnicas/342-como-funciona-a-valvula-termostatica-eletronica-dos-veiculos-flex-da-ford

Essa " novidade" de válvula eletronica é legal, o modulo (ECU) que controla de acordo com os parametros dele, ate ae tudo legal melhor desenpenho , maior economia, menos poluição. Eu só extranho ainda, porque normalmante a valvula termostática é instalada no sentido da saída de agua quente ou seja saída do bloco ou cabeçote,para ela receber logo a agua quente e começar a se manifestar ( abrir) e no KA e em outros modelos novos da Ford, ela esta do outro lado ou seja na entrada.... Como nunca tive uma válvula desta em mãos, nunca pude ver como ela realmente funciona, porém a " tendencia" é que ela retarde a abertura..

Agora mesmo se ela não for eletronica como nos modelos não Flex ( KA /ECOSPORT/FIESTA) ela esta no contra fluxo ou seja na entrada e não na saída! E acho que ela é aquecida pela circulaçao de agua das manqueiras do aquecimento interno..... bem é achometro mesmo, pois ate agora não testei nenhuma .

Assim que eu arrumar uma e testar eu confirmo ou " desconfirmo" o seu teste... heheheheheh

Grande abraço

marcoalves1970 escreveu:
alex63 escreveu:marcos, este sera o teste de numero 3 e 4 ( mesmas condições do teste com gasolina)

Com relação a valvula eltronica, estou tentando arrumar uma em bom estado, para entender seu funcionamento.

Abcs

Beleza, eu tenho uma valvula eletronica do ka em casa q cheguei a desmontar e montar denovo pra ver como era por dentro e depois liquei ela na fonte q tenho em casa de 12 V e esperei, pois a danada esquentou o miolo e abriu toda, depois fiz outro teste, coloquei a mesma na água fervendo sem ligar os fios, nem se mexeu, então essa danada dessa valvula só funciona com 12V apenas, quanto ao combustivel, depende da central, ela manda a voltagem na hr certa pra ela abrir em uma determinada temperatura, foi a conclusão q eu cheguei.

Realmente, esta valvula só funciona com o 12 V ligado, pode ver q se vc desligar a tomadinha e colocar o carro em funcionamento o motor aquece pq ela não abre mesmo, eu vi esse link q vc mando, na minha opinião pode ser assim, com a valvula montada na carcaça e com a tomadinha ligada: Quando a água aquece no ponto em q ela vai abrir, com o miolo quente, manda um sinal à central pra q ela mande o 12 V pra abrir ela, eu tb achava q era isso, mas não é.

Eu fiz um teste no meu ex novo ka, tirei a valvula eletronica e na mesma carcaça coloquei a valvula mecanica (a gasolina) e liguei o motor, essa valvula mecanica funcionou perfeitamente mas tem um problema, com a tomadinha desligada, quando chegou o momento de ligar a ventuinha ela não desligou mais, pq? Pq a central entendeu q, ou a vavula eletronica estava com problemas ou está sem ela, q no caso é a 2 opção... então fiz o seguinte, deixei a valvula mecanica montada na carcaça e peguei a eletronica, amarrei com uma cinta no cabo do acelerador e liguei a tomadinha nela. Resuldado: quando a carro aqueceu a valvula eletronica q estava fora, abriu e logo ligou a ventuinha mas só q ela desligou normalmente, foi aí q descobri q essa valvula maldita só funciona com o 12 V conectado.
Eu troquei essa valvula eletronica por precaução, mas estava funcionando perfeitamente. A questão de q vc disse q a valvula mais antiga é colocada na saida do bloco eu num sei não, pois quando coloquei a mecanica funcionou normalmente, só não deu certo pq quando liga a ventuinha, com a tomadinha desligada, ele entra em modo de emergencia e não desliga, só se delsigar o motor.
Depois disso tudo fui fazer o teste do canecão de água fervendo, deixei essa valvula eletronica até quase q a água do canecão começar a baixar, ou seja, tava quente pra burro e ela não abriu, depois levei na minha fonte de 12 V, liguei os fios e ela foi abrindo devagar, beleza?

Abraços
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[DÚVIDA] - Problema no reservatório de água, aquecimento e válvula termostática. Como evitar problemas? - Página 11 Empty Re: [DÚVIDA] - Problema no reservatório de água, aquecimento e válvula termostática. Como evitar problemas?

Mensagem por Lasek Qui 26 Jan 2012 - 13:22

johnes.souza escreveu:alguém ae pode mim ajuda
meu ka pifou a válvula temostatica e a ford não se responsabiliza pois disse q ja saiu da garantia esta com 45 messes de uso o mecânico tirou a minha válvula algum problema ou terei que comprar uma? mim ajudem

Recomendo vc trocar ela por uma nova! Andar sem valv. seu carro vai gastar mais gasolina...porq o motor trabalha em uma faixa de temperatura ideal pra se ter otimo rendimento...Sem valvula ele vai demorar a esquentar toda a agua do bloco mais a do radiador...Por isso ficara gastão de gasosa! poderá falhar principalmente no inverno...!
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Mensagem por alex63 Sex 27 Jan 2012 - 11:31

Marcos,

Ok vi sua descrição do teste e ela esta correta. Porém só uma coisa não faz sentido pra mim, se o modulo (ECU) manda sinal de massa ( negativo), ja que o outro lado do " aquecedor" vem do positivo da bateria, ou seja ele é usado para aquecer a "cera" que tem dentro da válvula para ela abrir, então se conclui que ela abre por aquecimento ( forçado pelo resistor que nada mais é do que um aquecedor) então ela deveria abrir tambem pelo contato com a agua quente ! Por isso que num faz muito sentido pra mim ela so abrir como aquecedor. Eu estou quase conseguindo uma para testes, pois realmente estou curioso demaios com este " brinquedo". Com relação ao " lado" da montagem da válvula o que quiz expleicar que antigamente ( MAVERICK/JEEP/RANGER/VW e Outros) a válvula sempre foi colocada no lado da saída da agua do motor, ou seja ela ja " tomava" agua quente assim que o motor aquecia o que para mim fazia mais sucesso! Só que no KA e outros com Motor ROCAM, ela esta no lado da entrada, e por isso entendo que eles " criaram' este pré-aquecedor( vamos chamar ele assim o da tomadinha com dois fios na parte de tras da válvula) para ela poder abrir mais cedo e deixar desta forma a agua quente circulando ! Pois se não fosse isso olha o caminho que a agua faz > sai do bloco/cabeçote, vai para o radiador e depois sai do radiador e vai para a parte de traz da válvula termostatica e ja chega la com menos temperatura que saiu...e ae custa a abrir ( dai o recurso do aquecedor). Agora tem de considerar tbm os dois tubos que vão para o aquecimento interno, pois eles ajudam a válvual a receber agua quente... bem num sei até aqui é só achismo... mais espero que ate semana que vem eu tenha um teste de bancada efetuado e postarei aqui.
Por isso um colega relatou aqui a solução do mecanico dele, de fazer um pequeno furo na parte de metal da válvulae na parte superior, para drenar o ar, masi com isso passa a existir uma pequena comunicação entre as camaras da carcaça da válvula e ae ela recebe agua quente mais rápido..

Bem vamos aguardar os testes !

abcs
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Mensagem por alex63 Sex 27 Jan 2012 - 11:38

Amigo Lasek,

No Rocam ele não pode funcionar sem a valvula ! Alias como na maioria dos motores modernos,, vc corre o risco de ter super aquecimento em marcha lenta, por fluxo errado de agua na camara da válvula termostatica!

Abcs
Lasek escreveu:
johnes.souza escreveu:alguém ae pode mim ajuda
meu ka pifou a válvula temostatica e a ford não se responsabiliza pois disse q ja saiu da garantia esta com 45 messes de uso o mecânico tirou a minha válvula algum problema ou terei que comprar uma? mim ajudem

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