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[DÚVIDA] - Retirando Catalisador (Ganho de Desempenho)

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Mensagem por leonardo.barroso.5 Qua 11 Jul 2012 - 11:54

Olá pessoa do forum, sou novo e vim compartilhar experiencia com vocês.

Trabalho em uma loja de acessorios automotivos e que inclusive faz escapamentos
então resolvi acabar com a moleza do meu carro.
Nossa muito amarrado!!! sem arranque, não se pode nem passar em um cruzamento sem medo.

Vamos la, RETIRANDO A COLMEIA DO CATALISADOR E DEIXANDO OCO:

PRIMEIRO ABRE-SE UMA "JANELA" EM BAIXO PARA RETIRAR TODO O INTERIOR DO CATALISADOR PARA DEIXA-LO OCO, conforme foto abaixo:
[DÚVIDA] - Retirando Catalisador (Ganho de Desempenho) Foto23pr

[DÚVIDA] - Retirando Catalisador (Ganho de Desempenho) Foto26mj

Depois de verificar que ja foi tudo retirado, hora de fechar a janela e esta pronto.
[DÚVIDA] - Retirando Catalisador (Ganho de Desempenho) Foto25oa

No meu carro o desempenho depois desse serviço foi incrivel ao meu ver.
A arrancada ficou excelente, mudou mesmo.. antes precisava acelerar e depois de subir a rotação que podia soltar a embreagem, agora posso soltar a embreagem e acelerar que vai na boa.
O barulho muda um pouco, mas nada que incomode.

O que esta me incomodando é a luz no painel dizendo que a ECU já identificou q retirado do catalisador na leitura da LIM, e fica acessa essa Luz
[DÚVIDA] - Retirando Catalisador (Ganho de Desempenho) Foto24p

Ainda não sei como retirar essa luz, se alguem souber me avise.

Mais para frente irei realizar um serviço mais completo:
Retirar o catalizador e fazer uma tubulação desde o Coletor ate o final em 2" ou 1 7/8" com abafador esportivo e silencioso final de um carro 1.8

Espero ter ajudado. Um abraço

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Mensagem por alex63 Qua 11 Jul 2012 - 12:50

Amigo, Vc terá problemas na vistoria anual ! A partir de 2012 os postos do DETRAN, reprovarão carros com a LUZ check engine ou LIM acessa ou aidna se detectado que o catalisador foi removido !!!

Portanto cuidado, pois seu carro esta irregular.

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Mensagem por Lasek Qua 11 Jul 2012 - 12:53

tirar o catalisador é bom pra poluir mais o ar que por sinal já ta uma mer@#$%¨&* ele transforma os gases prejudiciais em gases diferentes tipo o CO² que fura, arromba a camada de ozonio...
o pessoal em vez de comprar um carro mais potente prefere tirar isso e poluir mais o ar... mais o q q é só mais um carro sem catalisador né...
e outra tirar o catalisador desregula o carro...

Por isso que algumas cidades já adotaram a pericia que consta em por um aparelho na surdina e medir os gases que saem e o barulho...
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Mensagem por alex63 Qua 11 Jul 2012 - 12:56

Lasek, A coisa ainda ficará pior , ou melhor para todos! Os carros agora também poderão ser vistoriados , pelos DETRANS , pela colocação de um scanner na tomada OBDII e ae o bicho vai pegar......é só encontrar erro e reprova no ato !!!! Carros, sem sonda lambda, carros sem catalisador e etc... em São Paulo , sem catalisador já não passa no controlar !

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Mensagem por Lasek Qua 11 Jul 2012 - 13:00

Eu acho que isso tem que ser pra todos mesmos ah muitos carros nas ruas e caminhões que poluem dmais o ar que já esta podre...Aqui no RS já ouvi um papo que eles vão começar a fazer só não sei quando!
ah o amigo que fez o topico n fique brabo cmg pois n estou com ofensa a ninguém! até porq seu carro é novo e n queima oléo que ajuda a poluir ainda mais o ar!
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Mensagem por leonardo.barroso.5 Qua 11 Jul 2012 - 13:16

Claro que não vou ficar com raiva, cada um tem o seu pensamento, optei por retirar o catalisador para melhorar o desempenho do meu carro, acho excelente vocês optarem por não retirarem o de vocês, melhor para o meio ambiente!

Já tive um Old ka e também fiz a mesmo coisa, só que no antigo não tinha o sistema LIM e nesse atual tem.

O carro esta rodando muito bem e não deu nenhum problema ate agora, somente a luz acessa... me informaram que ela apaga se usar gasolina aditivada.. no momento estou usando alcool.


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Mensagem por alex63 Qua 11 Jul 2012 - 13:26

Olha, ate onde eu sei ela não vai apagar .... o seu carro tem duas sondas lambda ou uma so ? Se tem as duas não vai apagar....

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Mensagem por leonardo.barroso.5 Qua 11 Jul 2012 - 13:45

Alex63, então também acho mito esse negocio de apagar, pra mim vai ficar acessa direto.
a sonda é depois do catalisador, entao é fatal...

Meu chefe tem uma Dogde Ram 1500 V8 5.7 2012 e tirou os dois catalisador, ficou com a mesmo luz acessa e ficou muito mais forte. O carro ja tem 4 meses e sem nenhum problema.

Agora o kazinho 1.0 polue muito menos q aquela ali viu... rsrs

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Mensagem por alex63 Qua 11 Jul 2012 - 14:07

Bem, problema não dá...Só polui mais mesmo..... com relação ao aumento de potência, só mesmo medindo em dinamômetro antes e o depois.. pois acredito que o catalisador não roube nem 1% de potencia..... O que não é nada no caso do Ka !

Agora, cuidado, não sei como é ai em Manaus a inspeção anual veicular, aqui no Rio e em São Paulo não passa mais não !!!

Pois se colocarem um scanner provavelmente vai indicar a falta do catalisador.. no teu KA tem duas sondas certo ?

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Mensagem por Lasek Qua 11 Jul 2012 - 15:38

eu n sei sobre catalisador mas sei q se tu tira a surdina perde força será q eles n calculam a pressão do motor com o catalisador junto? e se tirar vai perder força ao invés de ganhar...
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Mensagem por alex63 Qua 11 Jul 2012 - 15:42

Lasek,

Há casos onde isso realmente acontece. Principalmente em carros com sondas antes e depois do catalisador. Pois a ECU entende mistura rica, e manda reduzir a proporção de ar combustível injetado, alterando o tempo de abertura dos injetores.... com isso cai a potencia, este é o caso de Ford Ranger V6 com motor Americano ou Canadense e da Cherokee Sport com motor 6 Cilindros em linha.

No Ka, eu nunca fiz isso, mais na Ranger e na Cherokee sim e o desempenho caiu !

De qualquer forma, hoje eu não faria isso em carro algum....

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Mensagem por marcoalves1970 Qua 11 Jul 2012 - 16:17

Hummmm!! Isso não é bom, acho bom vc recolocar denovo pra não da pau.
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Mensagem por leonardo.barroso.5 Sex 13 Jul 2012 - 9:43

A questão não é potência e sim torque, o catalisador rouba sim e muito o torque...
desde que a ford mudou o local do catalisador para mais perto do motor, o ford ka ficou manco... arrancada pessima.
o que mais vejo e valvula batendo de ford ka arrancando por ai... tectectectec.. rsrs

o seu é 1.6, é otimo mesmo com catalisador.

experimente andar em um old ka com catalisador em baixo do carro e depois anda no new ka com catalisador colado no coletor.

ate agora tudo 100% no meu, graças a deus!

valeu, um abraço

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Mensagem por alex63 Sex 13 Jul 2012 - 12:20

Infelizmente, a posição do catalisador nao afeta em nada! O que mudou do antigo KA 1.6, para o novo KA foi a relação da caixa de mudanças e diferencial, que nos novos foram alongadas. Ae, vc tem esta sensação de melhor desempenho, no KA antigo.

A mudança do catalisador , para mais perto do coletor, so contribui, mais ainda para eficencia do mesmo e para que com a sonda lambda, mais proxima o motor possa entrar em closed loop mais cedo. O que contribui, para maior eficiencia do sistema como um todo, e para melhor aproveitameto do combustivel!!!

Quanto ao barulho , de tec,tec isso ae e batida de pino, devido a ma qualidade do combustivel!
Continuo afirmando, que nesse motor 1.0 ou 1.6 tirar o catalisador não muda nada! So faz o carro ficar irregular , perante aos órgãos fiscalizadores.
Eu já tirei o catalisador da Fiat Strada 1.8 Flex que eu tinha, e não mudou nada! Só aumentou o consumo !!
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Mensagem por leonardo.barroso.5 Sex 13 Jul 2012 - 17:10

Blz,

Alex você sabe me dizer se fica bom fazer o escapamento do ford ka 1.0 de 2" do inicio ao fim
usando um abafador esportivo no meio e um de algum carro 1.8 ou 2.0 no final (não quero barulho) ?

se não, qual polegada vc recomenda?

é 1.0 ok

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Mensagem por alex63 Sex 13 Jul 2012 - 18:17

Bem,

Eu aconselharia a vc, somente retirar seu abafador intermediário, mantendo o silencioso no final!

Normalmente isso é barato e da bons resultados sonoros.

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Mensagem por Lasek Seg 16 Jul 2012 - 15:43

Eu e meu pai tinhamos uma parati cl quadrada o maquina q andava bem... inventei de tirar a surdina é por uma de 2.0 o carro era 1.8... nossa o motor fico horrivel n tinha força arrancada era manca...fui lá na loja e pedi a original 1.8 da parati...

Meu ka já gosta de beber um alcool se ficar mexendo nisso em surdinas, cabeçote, ponto, bicos, turbo ai vo ter q andar com um reboque tanque pra abastece-lo hehe... e o dono da mecanica rico me vendo toda semana pra terminar a salada d frutas...
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Mensagem por jinksam Qua 19 Jun 2013 - 21:57

Boa noite a todos sou novo aki leonardo vi sua postagem eu tbm to querendo fazer isso no meu ka 2012 gostaria de saber onde vc fez o servico ja fui em varios lugares e nao levei fé no caras pra fazer o servico tive uma experienca alguns meses atras meu carro de uma hora pra outra ficou muito potente so que o consumo foi la pra cima entao resolvi fazer uma leitura e acusou a sonda lambida que fica logo depois do catalizador estava queimada entao troquei a peca e ficou tudo normal mais tenho uma duvida nao acendeu nenhum tipo de aviso no painel que avia algum defeito e como ficou o cnsumo do se ka apos servico

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Mensagem por alex63 Qui 20 Jun 2013 - 16:16

Amigo, se seu carro esta ok, nada que se preocupar, muitas das vezes eu diria que em 90% das vezes defeitos na sonda lambda , não irão gerar acendimento da luz de MIL.

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Mensagem por jinksam Qui 20 Jun 2013 - 19:57

Amigo acho q vc nao entendeu minha pergunta ao Leonardo gostaria de saber onde ele fez serviço do catalisador do ka dele sou de Manaus tbm

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Mensagem por alex63 Qui 20 Jun 2013 - 20:47

Me desculpe então!

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Mensagem por Rafael Matos Qui 20 Jun 2013 - 22:45

não conheço muito dessa parte mais ja ouvi falar que ganha desempenho,diminui a vida util do motor e a primeira blitz é multa...é isso mesmo?
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Mensagem por alex63 Sex 21 Jun 2013 - 8:14

Rafael, Na maioria dos casos, hoje em dia não ganha potência e sim perde. Além disso não passará mais na controlar.....
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Mensagem por Danilo Sex 21 Jun 2013 - 12:41

Alex, 

só q o controlar é só em São Paulo... aqui pro nosso lado

nawn tem essa frescura, ainda bem...

Abrç...
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Mensagem por gpfranceRS Sex 10 Out 2014 - 15:36

Galera, o seguinte.

Sou novo no forum e fiz o teste de arrancar o catalisador do meu ka 2012 1.0 Class. O carro tem AC, DH, então fica MUITO manco na gasolina, sério fica uma vergonha. O outro Ka, 2009 que temos, peladinho, dá show no 2012 em desempenho.

Então, comprei um coletor do old Ka 1.6 e tirei o catalisador do carro. Apesar do ronco de descarga furada que ficou, não chega a ressonar dentro do carro nem do lado de fora.

Resumo: Valeu a pena, desempenho com álcool melhorou em baixas rotações, o carro ficou mais solto.

Hoje vou completar na gasolina e ver qual será o resultado da média, que atualmente fica entre 11,5 e 12,5km/l no meu trajeto. No álcool fica entre 9,5 e 10,5km/l.

Em breve posto o resultado!!! Abraço

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Mensagem por gpfranceRS Qua 29 Out 2014 - 17:17

Galera, além do catalisador botei um filtro InFlow. O carro está muito bom mesmo, ainda 1.0 mas com um gás muito melhor. Consumo melhorou.

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Mensagem por Dragoniten Qua 29 Out 2014 - 22:48

Melhorou quanto? Mande os números pra gente ter ideia! Abçs.
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Mensagem por gpfranceRS Qui 30 Out 2014 - 8:01

A diferença no álcool foi excelente. Creio que veio uns 5cv. No roteiro que faço com álcool costumo fazer 10km/l andando beeeem na boa. Agora fiz 10km/l com uma boa dose de acelerador (pq agora ficou com um ronco mais tri então o cara se emociona). Na gasolina o carro melhorou mas não é tão perceptível como no álcool, estou desconfiado que a segunda sonda detecta a malandragem na gasolina pela maior quantidade de gases nocivos e corta o tempo de injeção deixando o carro manco.
Comprei um OBD2 via wi-fi, logo vou ver o que ta rolando na gasola.

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Mensagem por Luquinha Ter 23 Dez 2014 - 13:33

Caralho to vendo aqui, o mlk veio com a pegunta sobre resolver a ECU e nego vem dar lição de moral sobre poluição e o outro ja joga pilha que o Detran vai fuder ele!
como tem zé ruela nesse mundo!

Pra ajudar tem poucos, pra atrapalhar é que tem muitos!
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Mensagem por Christian Diniz Qui 5 Jan 2017 - 0:07

Galera, recentemente retirei o catalisador do meu Ka 2010 e notei alguma melhora, mas logo em seguida a luz de avaria acendeu e entrou em modo segurança, dando corte de giro a 4000 rpm...

Alguém sabe se o espaçador de sonda realmente resolve esse problema?

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