[DÚVIDA] - Retirando Catalisador (Ganho de Desempenho)
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Re: [DÚVIDA] - Retirando Catalisador (Ganho de Desempenho)
Que eu saiba, retirar o catalisador deixa o carro mais amarrado. Pois sim, o fluxo aumenta (embora ja tenha sido projetado para ter fluxo com o mapa e as limitações de bico, tbi, etc original), mas em compensação o módulo do motor vai ficar segurando o carro pois no sensor de escape, ele sabe que está poluindo mais do que deveria. então o computador irá afetar o desempenho do carro para tentar corrigir isso.
Não adianta, carro original tem de ficar original... Carro preparado... ai tem de mudar TUDO para ficar bom mesmo.
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cyber- Piloto de Arcade
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Re: [DÚVIDA] - Retirando Catalisador (Ganho de Desempenho)
Sem correção da relação ar/combustivel e do ponto de ignição o que o motor não consegue fazer sozinho o desempenho e consumo tende a piorar .
Somente no caso de catalisador entupido a retirada deste seria uma solução mas a melhor solução é trocar o catalisador !!
Somente no caso de catalisador entupido a retirada deste seria uma solução mas a melhor solução é trocar o catalisador !!
Maraccini- Motorista Veterano
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Re: [DÚVIDA] - Retirando Catalisador (Ganho de Desempenho)
Bom dia , para resolver o problema da luz de injeção é só colocar um espaçador na segunda sonda, eu tinha um fiesta rocam 1.6 com coletor do ka xr e sem catalisador. Vai em um torneiro, arruma uma sonda em um ferro velho e pede para fazer um espaçador. O único problema que tive foi trepidação que afrouxava a sonda com frequência, depois eu colei a sonda ficou perfeito.
Roberto besteiro- Piloto de Arcade
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Re: [DÚVIDA] - Retirando Catalisador (Ganho de Desempenho)
É uma gambiarra que faz o motor funcionar (fora dos padrões ) mesmo sem o catalisador mas não corrigi a mistura nem o ponto de ignição que a retirada do catalisador exige e portanto o consumo e desempenho pioram. E como mistura fica pobre há tendência de aquecimento que combinado com outros problemas se houver pode superaquecer o motor. Mas é uma solução... temporária ! Abraço
Maraccini- Motorista Veterano
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Re: [DÚVIDA] - Retirando Catalisador (Ganho de Desempenho)
A resposta ficou melhor sem catalisador + coletor do xr + inflow inbox + militec 1. Na pratica, sem teoria, funcionou por 3 anos e rodou 80000km, sem qualquer problema !
Roberto besteiro- Piloto de Arcade
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Re: [DÚVIDA] - Retirando Catalisador (Ganho de Desempenho)
Mais uma coisa, o consumo piora mas o desempenho melhora muito pq a ecu sempre está acertando o ponto queima de ar e cobustivel uma vez que vc engane para que não tenha erro, o acerto fica perfeito!
Roberto besteiro- Piloto de Arcade
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Re: [DÚVIDA] - Retirando Catalisador (Ganho de Desempenho)
Roberto tb já tive um carro com está configuração tb Inflow + coletor do XR e sem catalisador o coletor recupera em baixa e media rotação a perda de potência mas em alta rotação ainda terá menos potência e quando passei pelos equipamentos constatei a mistura mais pobre e corrigi na época com duas gambiarras para corrigir ! (ponto e mistura pobre) .
Para todos :
Hoje com pouco mais de conhecimento escrevo este texto para esclarecer/ajudar de vez a todos que tem está duvida quanto a ganhar desempenho e ou consumo se tirar o catalisador. Vou tentar usar linguagem mais simples .
Alguns acham que o modulo (ECU) corri o funcionamento do motor na retirada do catalisador . Vou tentar explicar em poucas palavras porque este conceito está errado.
Na realidade num carro ( gasolina ) a regulagem (acertos de ponto de ignição, mistura ar/combustível e etc) para um bom funcionamento do motor é feito pela ECU. (modulo) usando parâmetros (dados pelos sensores) como : temperatura do ar, temperatura do motor, pressão atmosférica , fase do motor, rotação e em outros ainda o fluxo de ar E para cada VARIÁVEIS destes parâmetros há um MAPA (uma indicação para a ECU de como fazer o acerto (regulagem) do motor para aquelas condições detectadas) e o acerto fino é feito quando da chegada dos dados do sensor de oxigênio (sonda Lambda) e com os dados reconfirmados quando há uma segunda sonda Lambda (normalmente nos motores nacionais somente carros flex tem a segunda sonda ! )
Na condição de estar sem o catalisador a sonda lambda informa que mistura ar/combustível está pobre e a ECU enriquece a mistura mais até certo limite que o MAPA permite e como não há outros parâmetros alterados sondados pela ECU e nem há um MAPA para carros sem catalisador (que alias é proibido) não há como a ECU fazer correções e acertos da regulagem do motor então mistura ar/combustível continua pobre tanto isso é constatado neste mesmo tópico onde uma flange /espaçador na segunda sonda (modo de engana-la) para motor continuar a funcionar ! Então não há correção automática.
O carro por motivo de ter margem de segurança para limites de emissões de poluentes já sai de fabrica com mistura pobre isso com calibragem com gasolina com 22% de etanol e hoje a gasolina nas bombas tem por lei 27,5 % de etanol e só por este motivo todo carro já roda na gasolina ( nem vou falar do lixo da gasolina formulada que representa mais de 60% da vendida no mercado) com mistura muito mais pobre
Então temos no carro sem catalisador uma mistura pobre e mais pobre ainda (acentuada) pela gasolina ruim vendida .
O que acontece no motor a mistura pobre e mesmo no etanol que tem a capacidade de abaixar a temperatura (se jogar álcool na mão e assoprar sentirá que abaixa a temperatura) e na câmara de combustão aumenta muito a temperatura podendo numa condução em alta rotação por bom tempo ( 30 minutos condição meio inviável hoje com tantos radares ) ainda mais se houver um bico sujo coisa normal em um carro usado pode queimar a junta, fundir ou furar pistão e ou derreter os eletrodos da vela .
E por ter alterado a pressão e contra pressão dos gases de escape pela retirada do catalisador a saída dos gases é mais rápida e parte ainda não queimada sai e termina a queima no coletor de escape e sonda lambda precisa de temperatura controlada para fazer a leitura correta ainda por este motivo de saída rápida quando da fase de cruzamento do comando (quando válvula de admissão e de escape ficam abertas juntas ((ao mesmo tempo)) assim parte da mistura (fria) que está entrando na câmara de combustão é puxada pelos gases na saída aumentando o consumo e alterando a temperatura na sonda lambda baguçando sua leitura e a gasolina presente nesta mistura fria adere a sonda lambda (sensor de oxigênio) dificultando ainda mais a leitura e com o tempo pode danifica -la.
Aqui o coletor do XR que aumenta a potência pode sem correção piorar a situação pois apesar da Ford disser tratar de um 4X1 na realidade é um 4x2x1 pois tem 3 conexões em H e a saida dos gases do cilindro 1 puxam o do cilindro 4 e o 2 do cilindro 3 e vise versa assim aumentando a velocidade da saida dos gases e o consumo aumenta pois mais mistura ar/combustível da admissão sai pelo escape e além da outras implicações já descritas que se acentuam !!
Agora no Flex está M.... de tecnologia , burra e porca que mais ninguém no mundo quer !!há mais problema quando da criação deste sistema quando está no etanol e em WOT (aceleração total) borboleta toda aberta e o etanol por ser um combustível oxigenado Produz mais potência e causa uma maior quantidade de vapor de óleo e este quando passa pelo sensor que faz a correção pós combustão (idéia burra e somente (pelo menos informado pelas fabricas) o motor TSI 1.0 do Up e Golf e Polo tem leitor de combustivel que indica inclusive a proporção de etanol neste e faz a correção antes da mistura e parâmetros antes da queima /combustão) o sensor de oxigênio ( sonda lambda ) este entendia pela leitura que o combustível utilizado era hidrocarboneto (gasolina) e entrava em parafuso para corrigir isso quando entra nesta condição WOT hoje os dados dos sensores são descartados e um programa (software ) assumi e corri o e regula o motor perdendo assim sua eficiência assim a retirada do catalisador nesta condição nem o sonda lambda irá corrigir um pouco como na gasolina .
Então espero que fique claro que sem correção de mistura e ponto de ignição a retirada do catalisador só é prejudicial ao desempenho , consumo e ao meio ambiente além de proibido !
Peço desculpa pelo texto grande mas foi a forma mais sucinta e com linguajar simples possível de como funciona o motor e tirar as duvidas aqueles que tem um pouco mais de conhecimento que me perdoem pela simplicidade e pelo uso de alguns termos menos técnicos !!
E se alguém achar uma termologia mais clara ou explicação fique a vontade !
Para quem tiver ainda duvidas fiquem a vontade para perguntar !
Deixando claro que não revisei fui só escrevendo !
Abraço e espeto ter ajudado
Para todos :
Hoje com pouco mais de conhecimento escrevo este texto para esclarecer/ajudar de vez a todos que tem está duvida quanto a ganhar desempenho e ou consumo se tirar o catalisador. Vou tentar usar linguagem mais simples .
Alguns acham que o modulo (ECU) corri o funcionamento do motor na retirada do catalisador . Vou tentar explicar em poucas palavras porque este conceito está errado.
Na realidade num carro ( gasolina ) a regulagem (acertos de ponto de ignição, mistura ar/combustível e etc) para um bom funcionamento do motor é feito pela ECU. (modulo) usando parâmetros (dados pelos sensores) como : temperatura do ar, temperatura do motor, pressão atmosférica , fase do motor, rotação e em outros ainda o fluxo de ar E para cada VARIÁVEIS destes parâmetros há um MAPA (uma indicação para a ECU de como fazer o acerto (regulagem) do motor para aquelas condições detectadas) e o acerto fino é feito quando da chegada dos dados do sensor de oxigênio (sonda Lambda) e com os dados reconfirmados quando há uma segunda sonda Lambda (normalmente nos motores nacionais somente carros flex tem a segunda sonda ! )
Na condição de estar sem o catalisador a sonda lambda informa que mistura ar/combustível está pobre e a ECU enriquece a mistura mais até certo limite que o MAPA permite e como não há outros parâmetros alterados sondados pela ECU e nem há um MAPA para carros sem catalisador (que alias é proibido) não há como a ECU fazer correções e acertos da regulagem do motor então mistura ar/combustível continua pobre tanto isso é constatado neste mesmo tópico onde uma flange /espaçador na segunda sonda (modo de engana-la) para motor continuar a funcionar ! Então não há correção automática.
O carro por motivo de ter margem de segurança para limites de emissões de poluentes já sai de fabrica com mistura pobre isso com calibragem com gasolina com 22% de etanol e hoje a gasolina nas bombas tem por lei 27,5 % de etanol e só por este motivo todo carro já roda na gasolina ( nem vou falar do lixo da gasolina formulada que representa mais de 60% da vendida no mercado) com mistura muito mais pobre
Então temos no carro sem catalisador uma mistura pobre e mais pobre ainda (acentuada) pela gasolina ruim vendida .
O que acontece no motor a mistura pobre e mesmo no etanol que tem a capacidade de abaixar a temperatura (se jogar álcool na mão e assoprar sentirá que abaixa a temperatura) e na câmara de combustão aumenta muito a temperatura podendo numa condução em alta rotação por bom tempo ( 30 minutos condição meio inviável hoje com tantos radares ) ainda mais se houver um bico sujo coisa normal em um carro usado pode queimar a junta, fundir ou furar pistão e ou derreter os eletrodos da vela .
E por ter alterado a pressão e contra pressão dos gases de escape pela retirada do catalisador a saída dos gases é mais rápida e parte ainda não queimada sai e termina a queima no coletor de escape e sonda lambda precisa de temperatura controlada para fazer a leitura correta ainda por este motivo de saída rápida quando da fase de cruzamento do comando (quando válvula de admissão e de escape ficam abertas juntas ((ao mesmo tempo)) assim parte da mistura (fria) que está entrando na câmara de combustão é puxada pelos gases na saída aumentando o consumo e alterando a temperatura na sonda lambda baguçando sua leitura e a gasolina presente nesta mistura fria adere a sonda lambda (sensor de oxigênio) dificultando ainda mais a leitura e com o tempo pode danifica -la.
Aqui o coletor do XR que aumenta a potência pode sem correção piorar a situação pois apesar da Ford disser tratar de um 4X1 na realidade é um 4x2x1 pois tem 3 conexões em H e a saida dos gases do cilindro 1 puxam o do cilindro 4 e o 2 do cilindro 3 e vise versa assim aumentando a velocidade da saida dos gases e o consumo aumenta pois mais mistura ar/combustível da admissão sai pelo escape e além da outras implicações já descritas que se acentuam !!
Agora no Flex está M.... de tecnologia , burra e porca que mais ninguém no mundo quer !!há mais problema quando da criação deste sistema quando está no etanol e em WOT (aceleração total) borboleta toda aberta e o etanol por ser um combustível oxigenado Produz mais potência e causa uma maior quantidade de vapor de óleo e este quando passa pelo sensor que faz a correção pós combustão (idéia burra e somente (pelo menos informado pelas fabricas) o motor TSI 1.0 do Up e Golf e Polo tem leitor de combustivel que indica inclusive a proporção de etanol neste e faz a correção antes da mistura e parâmetros antes da queima /combustão) o sensor de oxigênio ( sonda lambda ) este entendia pela leitura que o combustível utilizado era hidrocarboneto (gasolina) e entrava em parafuso para corrigir isso quando entra nesta condição WOT hoje os dados dos sensores são descartados e um programa (software ) assumi e corri o e regula o motor perdendo assim sua eficiência assim a retirada do catalisador nesta condição nem o sonda lambda irá corrigir um pouco como na gasolina .
Então espero que fique claro que sem correção de mistura e ponto de ignição a retirada do catalisador só é prejudicial ao desempenho , consumo e ao meio ambiente além de proibido !
Peço desculpa pelo texto grande mas foi a forma mais sucinta e com linguajar simples possível de como funciona o motor e tirar as duvidas aqueles que tem um pouco mais de conhecimento que me perdoem pela simplicidade e pelo uso de alguns termos menos técnicos !!
E se alguém achar uma termologia mais clara ou explicação fique a vontade !
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Maraccini- Motorista Veterano
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