Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DICA] - ÓLEO DE TONEL - UM PROBLEMA - ATENÇÃO!

2 participantes

Ir para baixo

[DICA] - ÓLEO DE TONEL - UM PROBLEMA - ATENÇÃO! Empty [DICA] - ÓLEO DE TONEL - UM PROBLEMA - ATENÇÃO!

Mensagem por Luluka Sex 11 Abr 2014 - 21:57

Introdução:


[DICA] - ÓLEO DE TONEL - UM PROBLEMA - ATENÇÃO! Gota-do-petr%C3%B3leo-12475106DURANTE uma aventura no maravilhoso mundo das oficinas mecânicas, qualquer um, vez ou outra, pode se encontrar sob uma situação de saia justa quando confrontados com o parecer de um técnico bom em "mecanês". Triste são os leigos usuários de automóveis que, por sua vez, estarão sujeitos a uma série de sortilégios dentro destes estabelecimentos.


Óleo com colarinho:
[DICA] - ÓLEO DE TONEL - UM PROBLEMA - ATENÇÃO! CHOPPALEGRE e contente, feliz a cantar, você chega a uma oficina mecânica para trocar o óleo do motor que já está mais preto que os pentelhos lá de "baixo". O óleo naquela oficina está muito barato mas você não se dá conta disso. O mecânico levanta seu carro, tira o filtro, escorre o óleo velho e se dirige para pegar o óleo novo. Então se depara com o que não espera. O mecânico carrega o óleo novo em um regador de plástico translúcido sujo. Mas o curioso é que o óleo parecia um chopp na pressão com colarinho até a metade,haja vista a enorme quantidade de espuma que o óleo apresentava. Ou seja: metade do volume do recipiente era óleo e a outra metade era espuma!


SuspectOLHEI DESCONFIADA, meio nauseada para aquilo, quando eu esperava mesmo era ver as 4 garrafinhas de 1 litro do óleo que pedi.

silent- "Senhor... esse é o óleo que você vai colocar no motor do carro?" - perguntei.
pirat- "Sim senhora." - disse ele.
silent- "Bom, desculpe a ignorância do macaco que vôs fala, mas eu pensei que veria 4 garrafinhas."
pirat- "Não senhora, é porque isto é óleo de galão."
silent - "De galão? como assim de galão? Quero ver este galão..."

ExclamationGALÃO: medida de volume com cerca de 4 litros, depende do  padrão. O galão norte-americano tem ~4,4 litros e o inglês ~4,5 litros. Um galão de óleo é geralmente vendido em recipientes plásticos. Estes, parecem as garrafas de 1 litro de óleo, só que maiores e com alcinha. Às vezes lembram um desinfetante ou água-sanitária de super-mercado. O que conhecemos como "galão de água" brasileiro, é na realidade um "garrafão", que armazena de 0,5 à 5 galões.

Sherlock HolmesSUSPEITEI desde o princípio de duas alternativas: 1) o mecânico era muito ingênuo. 2) o mecânico me achava muito ingênua. Então o mecânico me encaminhou até o consultor, que por sua vez me encaminhou até o "galão". Chegando ao local, tenho uma interessante surpresa. Era um tonel.

ExclamationTONEL: O barril, tambor, latão ou tonel de óleo é um nome comum denominado para o recipiente, geralmente cilíndrico, capaz de armazenar grandes volumes do líquido. Um tonel de verdade é uma medida de volume e pode armazenar cerca de 1.000 litros ou mais de óleo. Existe, porém, na prática, tonéis de diferentes volumes e tamanhos. Pode ter cerca de 200 litros de óleo um pequeno tambor ou latão.

ShockedA SURPRESA era que o galão não era um galão. Era um TONEL de óleo lubrificante. Confesso que isto, como cliente, me entristeceu. Não pelo fato de ser um tonel, mas pelo fato de não ser o galão cuja curiosidade tanto me motivou. Nada tenho contra aos tonéis de óleo lubrificante. São os tonéis que parecem que tem algo contra mim. Vou explicar porque:

Identificação do Tonel
Idea Os tonéis de óleo lubrificante para motores devem vir visivelmente e devidamente rotulados contendo, nítida e claramente à primeira vista do cliente, o nome da empresa e o tipo de óleo (API, SAE, 5w30, 20w40, etc) e sua especificação, assim com é nas garrafinhas. Deve também ter bem estampado a data de fabricação e, se for o caso, o prazo de validade. Preferencialmente em local visível colado no tambor o certificado da empresa. A maior parte dos tonéis de empresas sérias tem a informação. Outra parte está pequena e escrita de lado. É complicado.

Extração do Óleo do Tonel
Idea As oficinas compram os tonéis e também as bombas de extração. De ótima qualidade, caríssimas, com rápida vazão. E aí surge o problema. Como cliente, não quero ver rápida vazão. Não quero ver mágica. Quero ver o óleo. As bombas de rápida vazão dos tonéis, quando acionadas em sua velocidade e vazão máxima, disparam jatos de alta pressão que produzem bolhas de ar quase que instantaneamente, o chamado colarinho, sobre o óleo em estado líquido. Os óleos de boa qualidade contém aditivos anti-espumantes que minimizam muito a capacidade emulsiva desses óleos com o ar. O excesso de espuma de ar formada pelo óleo de má qualidade devido ao movimento do motor, pode prejudicar, a longo prazo, o desempenho de partes metálicas da qual entra em contato, como por exemplo, o virabrequim. Isso se o óleo em questão não estiver contaminado com água, que é pior ainda. De acordo com o site www.machinerylubrication.com , a presença de espuma no fluido pode provocar oxidação, redução da lubrificação e até falha nos sistemas hidráulicos.


Os Quatro Grandes Problemas de Óleo de Tonel
Segue abaixo os quatro (4) grandes riscos que os clientes devem saber ao optar por adquirir o óleo de tonel (descartando tipo e procedência). São eles: espuma, volume, transparência e impurezas.

1 Like a Star @ heavenESPUMA
A geração da espuma de colarinho é formada pelos jatos de alta pressão das bombas de tonel de grande vazão. Um bom óleo não espuma ou espuma muito pouco. A espuma no óleo pode identificar a presença de impurezas, emulsão de água, mistura com outros óleos lubrificantes, etc.

2 Like a Star @ heavenVOLUME
Uma vez que o óleo sai na pressão e se forma emulsão com o ar, não é possível garantir que o volume de óleo aplicado no motor é o volume de óleo adquirido.

3 Like a Star @ heavenTRANSPARÊNCIA
Uma vez que o óleo sai na pressão e se forma emulsão com o ar, o índice de turbidez do óleo é alterado e, por incrível que pareça a emulsão com o ar o deixa mais claro e mais leitoso! Sim! E a tonalidade real do óleo fica maquiada.

4 Like a Star @ heavenIMPUREZA
Uma vez que o óleo sai na pressão e se forma emulsão com o ar, a tonalidade mais leitosa deixa o óleo mais turvo também, permitindo esconder quaisquer impurezas que porventura possa estar carregando.

Solução para o Óleo de Tonel - Torneira
Idea O que poderíamos fazer para minimizar o problema? Simples: torneira na base do tonel. Sim! Torneira! Uma torneira na base do tonel permitiria minimizar os 4 grandes problemas causados pela bomba de alta pressão. Se um vinho que tomamos de um barril chique tem uma torneirinha na base, porque o óleo que o carro bebe não pode ter também? Com uma torneira na base do tonel, é possível demonstrar ao cliente a qualidade do óleo e ao mesmo tempo eliminar qualquer suspeita de fraude. O que uma simples torneira na base do tonel deitado (ou em pé mesmo) pode fazer:

1 Like a Star @ heavenVOLUME GARANTIDO
Uma vez que o óleo sai do fundo do tonel, sem pressão, o fluido se deposita sem espuma, garantindo que o volume de óleo aplicado no motor é o volume de óleo adquirido.

2 Like a Star @ heavenTRANSPARÊNCIA GARANTIDA
Uma vez que o óleo sai do fundo sem emulsão, o índice de turbidez do óleo é original, já que estava em estado de repouso. A tonalidade do óleo exibida é a tonalidade real no interior do tonel.

3 Like a Star @ heavenPUREZA COMPROVADA
Uma vez que o óleo sai do fundo do tonel, qualquer impureza ou particulas mais pesadas que possam ter contaminado o óleo, serão imediatamente vistas ao ser derramado no recipente. E o melhor: quaisquer impurezas mais leve que o óleo quer porventura tenha se fracionado acima, não contaminará a amostra adquirida pelo cliente.

4 Like a Star @ heavenSEM ESPUMA
Uma vez que o óleo sai do fundo do tonel, sem pressão, nenhuma espuma de colarinho é formada. Isto permite que o volume do óleo não sofra um aumento de volume, mesmo que leve, muito embora não garanta que aquele óleo esteja misturado com outros.

Considerações Finais
Idea O óleo de tonel é uma excelente alternativa ecológica e barata, tanto para as oficinas como para os clientes. O óleo de tonel economiza um montão de garrafinhas de plástico que iria contaminar o ambiente e, por isso, é vendido mais barato. Por outro lado, todo cuidado é pouco, pois algumas oficinas inescrupulosas, que são a minoria, acabam por desvalorizar o óleo de tonel, filtrando, misturando e reaproveitando o óleo para colocar nos veículos de outros clientes. Isto acaba desprestigiando as empresas distribuidoras de óleo e aumentando a desconfiança do cliente até em respeitáveis centros automotivos. Óleo de tonel, portanto, é que nem hímem de virgem. Tem que ver para crer. É isso aí pessoal. Deixem suas sugestões e críticas neste tópico e compartilhem suas experiências comigo e com o grupo. Até mais.


Última edição por Luluka em Qui 8 Jan 2015 - 17:47, editado 4 vez(es) (Motivo da edição : Acerta link)
Luluka
Luluka
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 43
Cidade/Estado : Rio de Janeiro/RJ
Motorização/Cor : 1.0/preto
Código de Opcionais : Class
Data de inscrição : 04/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - ÓLEO DE TONEL - UM PROBLEMA - ATENÇÃO! Empty Re: [DICA] - ÓLEO DE TONEL - UM PROBLEMA - ATENÇÃO!

Mensagem por Dragoniten Sáb 12 Abr 2014 - 23:17

Hahahahaha, Show! Assim como todos os seus tópicos eu adoro como você conta a história e detalha de forma tão engraçada e bem explicada.

Continue assim! Esse tipo de tópico faz do fórum um lugar muito melhor pra arranjar informações do que as redes sociais.
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - ÓLEO DE TONEL - UM PROBLEMA - ATENÇÃO! Empty Re: [DICA] - ÓLEO DE TONEL - UM PROBLEMA - ATENÇÃO!

Mensagem por Luluka Seg 14 Abr 2014 - 15:10

Obrigada. O objetivo é esclarecer aos desavisados. É tema recorrente, mas ainda há muito o que ser explorado. Afinal, todo carro precisa trocar óleo. E todo óleo precisa ser trocado.


Última edição por Luluka em Ter 15 Abr 2014 - 15:36, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Esclarecimentos.)
Luluka
Luluka
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 43
Cidade/Estado : Rio de Janeiro/RJ
Motorização/Cor : 1.0/preto
Código de Opcionais : Class
Data de inscrição : 04/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] - ÓLEO DE TONEL - UM PROBLEMA - ATENÇÃO! Empty Re: [DICA] - ÓLEO DE TONEL - UM PROBLEMA - ATENÇÃO!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos