MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
ah
esse g teck não tem nada a ver com o do MArk
marca a menos mesmo
O Do Mark dá exatamente o mesmo tempo da fotocélula da arrancada
esse g teck não tem nada a ver com o do MArk
marca a menos mesmo
O Do Mark dá exatamente o mesmo tempo da fotocélula da arrancada
HPower- Piloto de Controle Remoto
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
HPower escreveu:ah
esse g teck não tem nada a ver com o do MArk
marca a menos mesmo
O Do Mark dá exatamente o mesmo tempo da fotocélula da arrancada
Como funciona o G Tech do mark?
Marcos Alpha- Tô tirando a carteira
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
mesma coisa
mas tem 3 acelerometros, é o TOP de linha da G teck
e ao instalar no carro calibramos TUDO, sempre medimos com 2 pessoas, no mesmo local, meio q na mesma condição de temperatura...
a pista é de concreto, totalmente plana. perfeito local
O carro mais rápido de todos os tempos aqui foi meu ex Celta 1.4 T, fez em 14 e poucos os 402 mts...
Ah, na arrancada no RJK cheguei a virar 13,7 (já com reação) o G teck do mark e a nossa metodologia de teste é tão chata de acertar / equalizar, que nem temos feito mais hjuahauhauahuaha
mas tem 3 acelerometros, é o TOP de linha da G teck
e ao instalar no carro calibramos TUDO, sempre medimos com 2 pessoas, no mesmo local, meio q na mesma condição de temperatura...
a pista é de concreto, totalmente plana. perfeito local
O carro mais rápido de todos os tempos aqui foi meu ex Celta 1.4 T, fez em 14 e poucos os 402 mts...
Ah, na arrancada no RJK cheguei a virar 13,7 (já com reação) o G teck do mark e a nossa metodologia de teste é tão chata de acertar / equalizar, que nem temos feito mais hjuahauhauahuaha
HPower- Piloto de Controle Remoto
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
Pelo meu sistema bruto e rústico e igggnoranteeeee hahaha marcou 19s....lerdin hein..
Juliana- Tô tirando a carteira
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
De qualquer forma, os tempos do Branquitude estão beem otimistas...
rafalb- Piloto de Controle Remoto
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
Eu corri na arrancada no Comércio aqui em Salvador-BA com o meu Corolla Turbo e o meu melhor tempo de pista foi de 9,3s nos 201m. O G-Tech marcou o tempo de pista na minha melhor arrancada como sendo 8.7-8.9s. Existe diferença sim, mas não é tão grande como estão dizendo. Na época o meu Corolla Turbo estava fraquinho, tinha acabado de partir o coletor de escape horas antes da prova, estava com cerca de 220cv no motor.
O G-Tech não é 100% preciso, mas é sim uma excelente referência para testes.
O meu G-Tech é o PRO SS e também possui 03 sensores de precisão, só ler no site:
http://www.gtechpro.com/
Abraços,
Branquitude da Bahia.
Evite posts seguidos e uma futura suspensão de 5 dias. Leia as regras 14.1 e 14.2
Ô Ju! (posso te chamar assim?)
Você troca de marcha com quantos RPM's.
No meu Ka 1.6 eu troco entre 5000-5500rpm, mais ou menos que isso perde eficiência e aumenta o tempo de aceleração.
Se trocar todas as marchas com 5500rpm seu KA vai fazer em torno de 13-14s.
Abraços,
Branquitude da Bahia.
O G-Tech não é 100% preciso, mas é sim uma excelente referência para testes.
O meu G-Tech é o PRO SS e também possui 03 sensores de precisão, só ler no site:
http://www.gtechpro.com/
Abraços,
Branquitude da Bahia.
Evite posts seguidos e uma futura suspensão de 5 dias. Leia as regras 14.1 e 14.2
Juliana escreveu:Pelo meu sistema bruto e rústico e igggnoranteeeee hahaha marcou 19s....lerdin hein..
Ô Ju! (posso te chamar assim?)
Você troca de marcha com quantos RPM's.
No meu Ka 1.6 eu troco entre 5000-5500rpm, mais ou menos que isso perde eficiência e aumenta o tempo de aceleração.
Se trocar todas as marchas com 5500rpm seu KA vai fazer em torno de 13-14s.
Abraços,
Branquitude da Bahia.
Última edição por LeonardoHB em Sex 13 Mar 2009 - 15:37, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Evite posts seguidos e uma futura suspensão de 5 dias. Leia as regras 14.1 e 14.2)
branquitude- Piloto de Kart
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
como eu disse
somos muito detalhistas na calibração deo equipamento e metodologia de testes
sempre com carona tbm
somos muito detalhistas na calibração deo equipamento e metodologia de testes
sempre com carona tbm
HPower- Piloto de Controle Remoto
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
Com certeza HPower,HPower escreveu:como eu disse
somos muito detalhistas na calibração deo equipamento e metodologia de testes
sempre com carona tbm
Tem que ser rigoroso mesmo, não adianta tentar enganar.
Por isso que proponho fazermos o teste aqui em Salvador com o Meu
G-Tech PRO SS e calibrando ele minuciosamente com cada carro que quiserem, em
pista plana e sem vento. Pode e deve-se inclusive ser filmado. Nada de placas, claro.
Sobre a questão do carona eu não concordo, pois aumenta a relação peso
potência e consequentemente os tempo 0-100km/h, 0-200m, 0-400m. Mas o
G-Tech deve ser zerado antes, devidamente configurado e só depois ver
os tempos. Ou instalar uma câmera na presença de 3 pessoas que atuarão
como auditores do procedimento.
Deve-se estabelecer as regras se vai ter ou não pneu de socorro, macaco, chave de rodas, triangulo e tapetes. Tanque sempre abaixo de 1/4. Tomar como base a média e a melhor de 3 ou melhor de 5 baterias, tudo conforme pré-combinado com a equipe.
Margem mínima de erro assim.
Abraços,
Branquitude da Bahia.
branquitude- Piloto de Kart
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
Posta um VIDEO Branquitude, como eu fiz, mostrando a pista e o Gtech.
Meu carro faz em 7,9~8 no Gtech, e para eu conseguir baixar para 7,2, precisaria no min uns 20cv a 30cva mais.
Com 121cv, e 940~950kg + motorista, fisicamente impossivel 7,25 e 15,15s.
Meu carro faz em 7,9~8 no Gtech, e para eu conseguir baixar para 7,2, precisaria no min uns 20cv a 30cva mais.
Com 121cv, e 940~950kg + motorista, fisicamente impossivel 7,25 e 15,15s.
rafalb- Piloto de Controle Remoto
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
Juliana escreveu:Pelo meu sistema bruto e rústico e igggnoranteeeee hahaha marcou 19s....lerdin hein..
Branquitude escreveu:Ô Ju! (posso te chamar assim?)
Você troca de marcha com quantos RPM's.
No meu Ka 1.6 eu troco entre 5000-5500rpm, mais ou menos que isso perde eficiência e aumenta o tempo de aceleração.
Se trocar todas as marchas com 5500rpm seu KA vai fazer em torno de 13-14s.
Abraços,
Branquitude da Bahia.
rapaz, e melhor deixar ate uns 6200 por causa da curva de potencia do ka... a mais ou menos 6200 e que atinge a potencia maxima... da uma olhada no site http://www2.uol.com.br/bestcars/comp4/celta-ka-5.htm e olha a curva de potencia e de torque do ka 1.0
igordmb- Motorista Veterano
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
igordmb escreveu:
rapaz, e melhor deixar ate uns 6200 por causa da curva de potencia do ka... a mais ou menos 6200 e que atinge a potencia maxima... da uma olhada no site http://www2.uol.com.br/bestcars/comp4/celta-ka-5.htm e olha a curva de potencia e de torque do ka 1.0
De fato essa é a maior faixa de potência do Ka 1.0 que gira quase 7000 rpm e no velocímetro marca em torno de 6800rpm, o meu é o KA 1.6 que gira 6450rpm. A melhor faixa de torque dele é entre 4600rpm e 4800rpm, portanto tenho que passar a marcha até 5500rpm, já o Ka 1.0 realmente pode passar entre 6000rpm a 6200rpm. Boa observação, obrigado.
Cada carro tem uma pequena diferença, nenhum é 100% igual ao outro.
Abraços,
Branquitude da Bahia.
branquitude- Piloto de Kart
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
e verdade...
igordmb- Motorista Veterano
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
Vou turbinar esse meu Ka 1.6 assim que sair da garantia. Quero colocar ele pra girar a 7500rpm e pressão máxima de turbo de 1.3BAR. Deve render em torno de 330cv a 360cv.
Tenho certeza que vai faltar é coragem de acelerar de 5ª marcha até o final, pois pela relação de marchas, quando o motor girar 7500rpm estará a 298km/h. Se não chegar nisso chega bem perto. E tome pneu 225 em diante.
Abraços,
Branquitude da Bahia.
Tenho certeza que vai faltar é coragem de acelerar de 5ª marcha até o final, pois pela relação de marchas, quando o motor girar 7500rpm estará a 298km/h. Se não chegar nisso chega bem perto. E tome pneu 225 em diante.
Abraços,
Branquitude da Bahia.
branquitude- Piloto de Kart
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
branquitude escreveu:Vou turbinar esse meu Ka 1.6 assim que sair da garantia. Quero colocar ele pra girar a 7500rpm e pressão máxima de turbo de 1.3BAR. Deve render em torno de 330cv a 360cv.
Tenho certeza que vai faltar é coragem de acelerar de 5ª marcha até o final, pois pela relação de marchas, quando o motor girar 7500rpm estará a 298km/h. Se não chegar nisso chega bem perto. E tome pneu 225 em diante.
Abraços,
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Qdo vai ser isso ?! rsrs!
Soh nao esquece de nos avisar!
fabio.mfp- Tô tirando a carteira
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
Claro que aviso... Nem se preocupe...fabio.mfp escreveu:Qdo vai ser isso ?! rsrs!
Soh nao esquece de nos avisar!
Amanhã estarei lá no encontro FordHP após 21:00.
Tenho ótimas novidades, vc e todos vão gostar muito de saber...
Hehehehe...
Abraços,
Branquitude da Bahia.
branquitude- Piloto de Kart
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
pra xegar a 330cv axo q vai precisar de + pressao..fabio.mfp escreveu:branquitude escreveu:Vou turbinar esse meu Ka 1.6 assim que sair da garantia. Quero colocar ele pra girar a 7500rpm e pressão máxima de turbo de 1.3BAR. Deve render em torno de 330cv a 360cv.
Tenho certeza que vai faltar é coragem de acelerar de 5ª marcha até o final, pois pela relação de marchas, quando o motor girar 7500rpm estará a 298km/h. Se não chegar nisso chega bem perto. E tome pneu 225 em diante.
Abraços,
Branquitude da Bahia.
Qdo vai ser isso ?! rsrs!
Soh nao esquece de nos avisar!
visto q a galera bota 0.8 a 1 quilo de pressao no turbo nos Ka's Xr/action conseguem em media 180/190cv
duche- Carteira Provisória
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
supondo que vc consiga 330 cv no ka... ja pensou?? se ele faz o que faz com o motor 1.6 normal imagina com o turbo?? vai deixar muita gente pra tras nas arrancadas... vai ter que botar um pneusao bem largo por que se nao vai patinar de quinta rsrsrsrsrsrs
igordmb- Motorista Veterano
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
O Duche,
Isso é muito relativo, pois depende do tipo de preparação e qualidade dos componentes escolhidos.
Eu te digo com certeza que vai mais, porque tem um Ka 1.0 T aqui em Salvador, que com 0.9BAR de pressão atingiu 159HP na roda, o que segundo o cálculo do fabricante do dinamômetro dá no motor:
(159 + 10) * 1.15 = 194.35HP no motor
194.35HP = 196.7cv
Portanto um ford Ka 1.0 turbo com 0.9BAR de pressão chegou a 196,7cv no motor.
Isso com um motor 1.0 de 65cv.
Por isso digo, o meu 1.6 que já está com 121cv, se ele ficar muito ruinzinho, com 1.3BAR já estará com mais de 300cv.
O meu Corolla chegou a 300cv com apenas 0.8BAR e ele tem 136cv originais, portanto é apenas 26cv mais forte que esse de 110cv. Tudo bem que o rendimento é um pouco maior porque é 16v, mas não tanto assim.
Tanto o Corolla T quanto esse Ka 1.0 T, tem exatamente o mesmo nível de preparação.
Abraços,
Branquitude da Bahia.
Isso é muito relativo, pois depende do tipo de preparação e qualidade dos componentes escolhidos.
Eu te digo com certeza que vai mais, porque tem um Ka 1.0 T aqui em Salvador, que com 0.9BAR de pressão atingiu 159HP na roda, o que segundo o cálculo do fabricante do dinamômetro dá no motor:
(159 + 10) * 1.15 = 194.35HP no motor
194.35HP = 196.7cv
Portanto um ford Ka 1.0 turbo com 0.9BAR de pressão chegou a 196,7cv no motor.
Isso com um motor 1.0 de 65cv.
Por isso digo, o meu 1.6 que já está com 121cv, se ele ficar muito ruinzinho, com 1.3BAR já estará com mais de 300cv.
O meu Corolla chegou a 300cv com apenas 0.8BAR e ele tem 136cv originais, portanto é apenas 26cv mais forte que esse de 110cv. Tudo bem que o rendimento é um pouco maior porque é 16v, mas não tanto assim.
Tanto o Corolla T quanto esse Ka 1.0 T, tem exatamente o mesmo nível de preparação.
Abraços,
Branquitude da Bahia.
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
branquitude escreveu:O Duche,
Isso é muito relativo, pois depende do tipo de preparação e qualidade dos componentes escolhidos.
Eu te digo com certeza que vai mais, porque tem um Ka 1.0 T aqui em Salvador, que com 0.9BAR de pressão atingiu 159HP na roda, o que segundo o cálculo do fabricante do dinamômetro dá no motor:
(159 + 10) * 1.15 = 194.35HP no motor
194.35HP = 196.7cv
Portanto um ford Ka 1.0 turbo com 0.9BAR de pressão chegou a 196,7cv no motor.
Isso com um motor 1.0 de 65cv.
Por isso digo, o meu 1.6 que já está com 121cv, se ele ficar muito ruinzinho, com 1.3BAR já estará com mais de 300cv.
O meu Corolla chegou a 300cv com apenas 0.8BAR e ele tem 136cv originais, portanto é apenas 26cv mais forte que esse de 110cv. Tudo bem que o rendimento é um pouco maior porque é 16v, mas não tanto assim.
Tanto o Corolla T quanto esse Ka 1.0 T, tem exatamente o mesmo nível de preparação.
Abraços,
Branquitude da Bahia.
e o supercharge, o que vc acha??
igordmb- Motorista Veterano
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
igordmb escreveu: e o supercharge, o que vc acha??
O custo do supercharge é alto para tão pouca potência. Melhor instalar logo um turbo, pois qualquer Kit Turbo "Mocinha" de R$1500,00 com apenas 0.5BAR de pressão rende mais que o dobro do supercharger.
Abraços,
Branquitude da Bahia.
branquitude- Piloto de Kart
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
branquitude escreveu:igordmb escreveu: e o supercharge, o que vc acha??
O custo do supercharge é alto para tão pouca potência. Melhor instalar logo um turbo, pois qualquer Kit Turbo "Mocinha" de R$1500,00 com apenas 0.5BAR de pressão rende mais que o dobro do supercharger.
Abraços,
Branquitude da Bahia.
eh desses turbo "mocinha" q quero colocar no meu 1.0 quando acabar a garantia eheheh quantos cv vc acha q meu 1.0 chega com um kit turbo basicao assim??
120cv pelo menos???
abraços
Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
120cv da pra ganhar com super charger m24...
turbo com 1 kilo de pressao axo q ganha seus 130/140
turbo com 1 kilo de pressao axo q ganha seus 130/140
duche- Carteira Provisória
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
1kg de turbo acho muito pra colocar.... queria algo light mesmo rendendo uns 110 120cv estaria feliz ja
e o supercharger o consultor da ford disse q nao compensa colocar pq ele saiu de linha ja e peças pra reposicao sao muito caras e dificeis de achar... ate ele me aconselhou um turbo se for pra mecher no motor...
e o supercharger o consultor da ford disse q nao compensa colocar pq ele saiu de linha ja e peças pra reposicao sao muito caras e dificeis de achar... ate ele me aconselhou um turbo se for pra mecher no motor...
Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
eu acho que pra ganhar 120 cv nao vai ser muito light nao... vao ser mais ou menos 60% a mais de cv
igordmb- Motorista Veterano
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
Aquele Old Ka Turbo 1.0 que alguns de vocês viram ontem lá no Hiper Bompreço aqui em Salvador chegou a 197cv com 0.9KG. Apenas com uma turbina T2, escape de 2.5'', intercooler, Gerenciador Turbo, bico extra e uma boa afinação, tudo isso usando a injeção original.
Se não me engano o Old Ka 1.0 tem 65cv correto? Me corrijam por favor. Então como o novo Ka 1.0 tem 73cv, que já são 8cv a mais, qualquer 0.6BAR já vai passar de 150cv no motor se usar a mesma configuração de turbo acima. Se usar algo melhor fica ainda melhor.
Agora imaginem o New Ka 1.6 Turbo!! Onde o rendimento por cada grama de pressão de turbo é bem maior. Qualquer 1KG já vai passar de 300cv no motor. Minha meta será rodar com 1.2-1.3KG.
hehehehe... Aguardem... coming soon...
Abraços,
Branquitude da Bahia.
Se não me engano o Old Ka 1.0 tem 65cv correto? Me corrijam por favor. Então como o novo Ka 1.0 tem 73cv, que já são 8cv a mais, qualquer 0.6BAR já vai passar de 150cv no motor se usar a mesma configuração de turbo acima. Se usar algo melhor fica ainda melhor.
Agora imaginem o New Ka 1.6 Turbo!! Onde o rendimento por cada grama de pressão de turbo é bem maior. Qualquer 1KG já vai passar de 300cv no motor. Minha meta será rodar com 1.2-1.3KG.
hehehehe... Aguardem... coming soon...
Abraços,
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
quando vc colocar o turbo no ka tira o "1.6" de tras do carro ehehehehe
igordmb- Motorista Veterano
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
cade o video do 0-100
+ 1 coisa ta na hora de sair um tutorial de como vc fez isso ae amigo...posta ae que vai ajudar agnt q eh dono de 1.6
+ 1 coisa ta na hora de sair um tutorial de como vc fez isso ae amigo...posta ae que vai ajudar agnt q eh dono de 1.6
duche- Carteira Provisória
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
Não sei não... 121cv fazendo 0-100 em 7.25s e ainda trocando marcha a 5500 rpm...
Bota pra andar do lado de um Civic Si e conta o resultado pra nós...
Como já foi dito e concordado por aí, é preciso ser rigoroso na metodologia e calibração do equipamento.
Acrescentando ao tópico, segue um trecho escrito por mim no FordHP
O princípio básico de funcionamento de um acelerômetro é um sistema
massa x mola. Neste sistema, simplificadamente a força é calculada
através da equação F=k.x, k é a constante da mola, x é o deslocamento.
Portanto conhecendo a massa que está presa na mola é possível calcular
a aceleração, ja que por sua vez F = m.a
F=m.a=k.x
m é
conhecida, é a massa da esferinha que está presa na mola, k é
conhecido, é propriedade da mola, e o deslocamento x é medido quando o
carro é submetido à aceleração (longitudinal ou lateral). Dessa maneira
a única variável que resta na equação é a aceleração, diretamente
calculável. Os Gtechs funcionam assim, só que eles tomam a
medida do deslocamento x muitas vezes a cada segundo, e assim calculam
a intensidade da aceleração muitas vezes por segundo também.
Para
calcular o tempo de aceleração longitudinal (arrancada ou frenagem),
0-200m, 0-400m, 0-1000m, 0-100km/h o cálculo segue simplificadamente
essas etapas:
A aceleração é a grandeza que mede a variação da
velocidade. Com a aceleração sendo medida em intervalos infinitesimais,
é possível calcular a velocidade em cada momento com muita precisão de
modo progressivo.
Vn = Vn-1 + an.t
onde Vn é a velocidade
no instante atual (n), Vn-1 é a velocidade no instante anterior (n-1),
an é a aceleração no instante atual (n) e t é o intervalo entre o
instante atual (n) e o instante anterior (n-1). Traduzindo, a diferença
de tempo entre o instante atual e o anterior é um pentelhésimo de
segundo, por isso esta equação é válida.
Bom, aplicando essa
equação sucessivamente temos a velocidade do carro sendo calculada a
cada pentelhésimo. E quando atinge-se os 27.77 m/s (100km/h). Pimba, é
só conferir o tempo que isso demorou e temos a medida do 0-100 km/h
Para
calcular o tempo decorrido em distâncias de 0-200m, 0-400m, basta ir
somando os pequenos espaços percorridos, considerando as velocidades
calculadas na explicação acima em cada micro intervalo de tempo.
Afinal,
Sn = Sn-1 + Vn-1.t
Vão
se somando os espaços percorridos em cada intervalinho de tempo e aí
quando a soma atinge 200 ou 400 ou 1000 m, pimba, é só conferir o tempo
total que isso demorou.
Na prática estamos trabalhando com Integrais Numéricas...
Para
estimar a potência é preciso inserir mais informações no acelerômetro,
a massa do carro é a principal informação. De posse de dos vetores de
aceleração e da massa do carro dá pra cacular a força que movimenta o
carro em toda a trajetória, em todo o período de teste, por sua vez o
torque e ainda, com a rotação, se calcula a Potência. É preciso ainda
fazer correções de vento, arrasto aerodinâmico, etc, etc, o que em
minha opinião deixa esse cálculo um tanto impreciso nos acelerômetros...
Bota pra andar do lado de um Civic Si e conta o resultado pra nós...
Como já foi dito e concordado por aí, é preciso ser rigoroso na metodologia e calibração do equipamento.
Acrescentando ao tópico, segue um trecho escrito por mim no FordHP
O princípio básico de funcionamento de um acelerômetro é um sistema
massa x mola. Neste sistema, simplificadamente a força é calculada
através da equação F=k.x, k é a constante da mola, x é o deslocamento.
Portanto conhecendo a massa que está presa na mola é possível calcular
a aceleração, ja que por sua vez F = m.a
F=m.a=k.x
m é
conhecida, é a massa da esferinha que está presa na mola, k é
conhecido, é propriedade da mola, e o deslocamento x é medido quando o
carro é submetido à aceleração (longitudinal ou lateral). Dessa maneira
a única variável que resta na equação é a aceleração, diretamente
calculável. Os Gtechs funcionam assim, só que eles tomam a
medida do deslocamento x muitas vezes a cada segundo, e assim calculam
a intensidade da aceleração muitas vezes por segundo também.
Para
calcular o tempo de aceleração longitudinal (arrancada ou frenagem),
0-200m, 0-400m, 0-1000m, 0-100km/h o cálculo segue simplificadamente
essas etapas:
A aceleração é a grandeza que mede a variação da
velocidade. Com a aceleração sendo medida em intervalos infinitesimais,
é possível calcular a velocidade em cada momento com muita precisão de
modo progressivo.
Vn = Vn-1 + an.t
onde Vn é a velocidade
no instante atual (n), Vn-1 é a velocidade no instante anterior (n-1),
an é a aceleração no instante atual (n) e t é o intervalo entre o
instante atual (n) e o instante anterior (n-1). Traduzindo, a diferença
de tempo entre o instante atual e o anterior é um pentelhésimo de
segundo, por isso esta equação é válida.
Bom, aplicando essa
equação sucessivamente temos a velocidade do carro sendo calculada a
cada pentelhésimo. E quando atinge-se os 27.77 m/s (100km/h). Pimba, é
só conferir o tempo que isso demorou e temos a medida do 0-100 km/h
Para
calcular o tempo decorrido em distâncias de 0-200m, 0-400m, basta ir
somando os pequenos espaços percorridos, considerando as velocidades
calculadas na explicação acima em cada micro intervalo de tempo.
Afinal,
Sn = Sn-1 + Vn-1.t
Vão
se somando os espaços percorridos em cada intervalinho de tempo e aí
quando a soma atinge 200 ou 400 ou 1000 m, pimba, é só conferir o tempo
total que isso demorou.
Na prática estamos trabalhando com Integrais Numéricas...
Para
estimar a potência é preciso inserir mais informações no acelerômetro,
a massa do carro é a principal informação. De posse de dos vetores de
aceleração e da massa do carro dá pra cacular a força que movimenta o
carro em toda a trajetória, em todo o período de teste, por sua vez o
torque e ainda, com a rotação, se calcula a Potência. É preciso ainda
fazer correções de vento, arrasto aerodinâmico, etc, etc, o que em
minha opinião deixa esse cálculo um tanto impreciso nos acelerômetros...
Última edição por edu.nozawa em Ter 31 Mar 2009 - 22:47, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adicionando informação técnica ao post)
edu.nozawa- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 6
Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Motorização/Cor : 1.6
Código de Opcionais : ?
Data de inscrição : 23/03/2009
Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
Vou filmar a aceleração mostrando o G-Tech e a pista ao mesmo tempo. Só não fiz isto ainda porque nao tive como fixar a câmera.
Já coloquei com o New Civic LXS e abri umas 2 carretas de diferença. Não conheço ninguém com SI aqui para medir, mas seria uma boa.
Abraços,
Branquitude da Bahia.
Já coloquei com o New Civic LXS e abri umas 2 carretas de diferença. Não conheço ninguém com SI aqui para medir, mas seria uma boa.
Abraços,
Branquitude da Bahia.
branquitude- Piloto de Kart
- Número de Mensagens : 90
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Motorização/Cor : 1.6/Prata
Código de Opcionais : Completo + Farol de Neblina + Amortecedores Dupla Ação + Filtro Duplo Fluxo + Intake Elétrico
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Re: MELHOR TEMPO 0-100KM/H COM SEU FORD KA?
branquitude escreveu:Vou filmar a aceleração mostrando o G-Tech e a pista ao mesmo tempo. Só não fiz isto ainda porque nao tive como fixar a câmera.
Já coloquei com o New Civic LXS e abri umas 2 carretas de diferença. Não conheço ninguém com SI aqui para medir, mas seria uma boa.
Abraços,
Branquitude da Bahia.
Turbine logo o Kazinho que eu quero ver mais um KApeta nas ruas !
ahahaha
Você andou contra o New Civic no 0 a 100 km/h?
Em que situação foi?
Marcos Alpha- Tô tirando a carteira
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