Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DICA] - KA G2 AQUECENDO POR CAUSA DO XENON (MILHA). AQUI ESTÁ MINHA EXPERIÊNCIA.

Ir para baixo

[DICA] - KA G2 AQUECENDO POR CAUSA DO XENON (MILHA). AQUI ESTÁ MINHA EXPERIÊNCIA. Empty [DICA] - KA G2 AQUECENDO POR CAUSA DO XENON (MILHA). AQUI ESTÁ MINHA EXPERIÊNCIA.

Mensagem por gabrielbmira Seg 17 Ago 2015 - 19:58

Pessoal boa noite!

A tempos que acompanho o Fórum e muitas das dicas aqui presente me ajudaram a resolver diversos problemas e é por esse motivo que vou deixar aqui um fato que aconteceu recentemente comigo e espero ajudar vocês!

Calma, esse post não está em lugar errado, sim o problema do meu Ford Ka G2 1.6 Tecno foi um problema elétrico que causou um superaquecimento. Somente não perdi o motor porque tenho um ODB II ligado a um celular velho que monitora a temperatura e sonda de O2! E ai vai a primeira dica: Para quem gosta de acompanhar de perto o funcionamento do carro, esse ODB II é uma boa aquisição, no meu problema a temperatura subiu de 100 ºC  para 125 ºC em menos de 1 minuto e nem senti a água do Radiador Secar. Sim! Exatamente isso, a água sumiu devido a pressão do sistema ter subido a mais de 3bar e a tampa do reservatório fez seu papel em abrir e deixar a pressão sair junto com o vapor de água.

Agora, chega de lero lero e vamos ao problema. Nossos Ford Ka G2 e acredito que até no G3, possuem esse tipo ELETROVÁLVULA TERMOSTÁTICA no sistema de arrefecimento, para os mais leigos essa válvula é como se fosse uma porta que abre e fecha para água gelada, resfriada pelo radiador, entrar dentro do motor, mas do que ela abrir com a temperatura existe uma trava elétrica que pode ou não deixar ela abrir veja porque.

Essa eletroválvula é feita para abrir em temperaturas diferentes dependendo do combustível utilizado (ÁLCOOL 100ºC - 105ºC ou GASOLINA 98ºC - 103ºC). Isso porque em alguns carros temos temperaturas ideais de funcionamento diferentes para cada combustível . Se você tiver um ODBII ligado ao carro, você veria que se sua válvula estiver trabalhando corretamente o motor irá funcionar dentro dessa temperatura. Vale lembrar que essa temperatura informada na caixa da peça não é um padrão, vai depender da temperatura ambiente, pressão, umidade, % de fluido vs água e também da qualidade do combustível, uma vez que essa eletroválvula fica analisando a variação da sonda lambda para saber em qual temperatura ela deve deixar ou não de abrir. Enfim essa temperatura pode chegar a 110ºC - 115ºC e voltar, mas nunca ultrapassar!!!

A primeira vez que tive esse problema foi quando instalei o Xenon nos FAROIS DE NEBLINA (MILHAS). Ele funcionou por uns 4 a 5 meses e logo parou de funcionar. Fiz algumas modificações de onde estava o aterramento dos faróis de milha (não originais) e resolveu o problema do farol, mas logo me deparei com o problema da válvula. Ela tinha travado aberta (UFFA) o carro trabalhava +FRIO mas sem problemas... (coincidência? talvez).

Após 6 meses dessa primeira troca de válvula, o Xenon veio a apagar novamente, as vezes ele ligava, as vezes não, mas quando funcionava o reator da esquerda fazia um barulho "Tipo um curto circuito" mas logo parava e se mantia normal. rs... Até achei normal desse xenon xingling da vida... Mas ai que me enganei.

A eletroválvula parou de novo, só que dessa vez fechada, elevando assim a pressão e temperatura nas alturas, (SIM ESTAVA EM PISTA À 120 km/h +/-).

BOM O PROBLEMA FOI QUE MEU REATOR DE XENON que estava no carro estava dando retorno no NEGATIVO do carro. Esse retorno afetava a eletroválvula que por sua vez, de tanto receber essa "interferência", acabava queimando ou travando devido a leitura incorreta junto ao modulo do carro!

AGORA O MAIS LEGAL É COMO CHEGUEI ESSE DIAGNOSTICO?

APÓS O CARRO SUPERAQUECER, RESOLVI TROCAR TUDO! Sendo eletroválvula, sensor de temperatura, reservatório de água, tampa do reservatório, fluido de arrefecimento novo pronto uso já com água desmineralizada, fiz teste de vazamento e entupimento do radiador e tudo que não foi trocado foi revisado.
* Fiz até uma limpeza com o scanner para apagar as memorias de falhas.

Bom!! tudo resolvido até chegar 8h da noite do mesmo dia. Resolvi ligar o Xenon e logo após 10 minutos o bendito resolver superaquecer. (FIQUEI PUTOOOO  Mad  Mad  Mad  porque troquei tudo e não tinha porque aquecer novamente!) Eis ai que liguei as informações XENON vs VÁLVULA, passei o scanner novamente e tirei o xenon. Voala!! Válvula voltou a funcionando. Já fazem alguns dias que está funcionando normalmente e trabalhando na temperatura ideal.

#AdeusXenon O negocio agora é passar verniz VIDRAL AMARELO e andar na moda kkkk

Bom, espero ter ajudado, quem está tendo bastante problema com superaquecimento e o mesmo já levou diversas vezes para o mecânico resolver e nunca melhora essa é uma dica boa, façam os teste de variação de Ohm no conector da válvula, veja se ele chega os 12v e se a variação esteja dentro de 23 a 25ohm.  faça o teste com tudo acesso e ligado no carro, ou seja, não é somente XENON que pode afetar o sistema elétrico do carro.

Um Abraço aos fã de ka!

Att
Gabriel Mira
gabrielbmira
gabrielbmira
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 1
Idade : 35
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 23/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos